• Nenhum resultado encontrado

ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS (HFAR)

O Hospital das Forças Armadas (HFAR), na dependência do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas desde maio de 2014, é um estabelecimento hospitalar militar, que se constitui como elemento de retaguarda do sistema de saúde militar em apoio da saúde operacional, organizado em dois polos hospitalares:

Decorrente da sua missão, o HFAR presta cuidados de saúde diferenciados aos militares das Forças Armadas, bem como à família militar e aos deficientes das Forças Armadas, suportado numa estrutura organica dimensionada em função da missão e atribuições que legalmente lhe estão cometidas:

(2)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

2

Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH)

Construído para o efeito de raiz, no Campus de Saúde Militar, equipado com 2 câmaras hiperbáricas, constitui um

órgão da Marinha, vocacionado para a saúde operacional, na dependência funcional do HFAR.

A atual localização do Centro permite aos utentes o acesso imediato a todas as outras valências e serviços de saúde existentes no polo hospitalar de Lisboa, bem como, o apoio funcional das necessidades do HFAR.

CAPACIDADE ASSISTENCIAL

3.

1.

O QUE HÁ DE NOVO NO POLO DE LISBOA E NO CAMPUS DE SAÚDE

MILITAR DO LUMIAR ?

(3)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

Edifício H03 - Internamento, Medicina e Cirurgia.

Concluída a remodelação do edifício H03, destinado ao internamento de medicina e cirurgia, o que se traduziu no aumento da capacidade instalada em 28 novas camas, distribuídas por 6 enfermarias de 4 camas e 2 quartos de 2 camas, e na criação de novos espaços de estar e de refeição para os utentes internados.

Neste edifício foi ainda criado um quarto de pressão negativa / positiva, essencial para garantir o isolamento de utentes com doenças infetocontagiosas e doentes imunodeprimidos.

No Piso 0 encontram-se em funcionamento os serviços de Ortopedia e Urologia tendo sido aumentado o número de gabinetes/ salas de atendimento médico, de exame e tratamentos de enfermagem.

(4)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

4

Edifício H04 - Consultas externas e exames especiais de várias

especialidades cirúrgicas.

Os serviços realizados neste edifício funcionam atualmente em dois pisos. No piso 1 funciona a Oftalmologia, a Endocrinologia e a sala de tratamento do pé diabético. No Piso 2, funcionam as restantes especialidades cirúrgicas. Os espaços foram ampliados e requalificados, deixando de funcionar em contentores, passando assim a oferecer melhores e mais confortáveis condições a todos os utentes.

Edifício H07 - Hospital de Dia Polivalente, Especialidades de

Gastrenterologia, Imunoalergologia. Área de Ensino, Formação e

Treino.

Este edifíco está dotado de espaços amplos e funcionalmente adequados aos cuidados de saúde que aí são prestados, sendo constituido por dois pisos.

No piso 1 encontra-se ainda instalado o Hospital de Dia Polivalente equipado com 6 postos de tratamento, sendo 1 dedicado à medicina transfusional, 1 para tratamento de vias respiratórias em ambulatório e 4 para administração de fármacos por via endovenosa.

3.

(5)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

O piso 1 incorpora 5 gabinetes de consulta,

equipados para várias especialidades médicas, sendo 2 dedicados à especialidade de Gastrenterologia, bem como um espaço específico para a especialidade de imunoalergologia (consulta + testes cutâneos).

No Piso 2, para além de 6 gabinetes de consulta de especialidade, funcionam os gabinetes de trabalho médico e a Área de Ensino, Formação e Treino, equipada com sala de formação, biblioteca e videoteca

Edifício H09 - Saúde Mental, Centro de Epidemiologia e Intervenção

Preventiva (CEIP) e Serviço de Saúde Ocupacional

Ampliação/ remodelação do edifício H09, que permitirá aumentar a capacidade de resposta do HFAR/PL no âmbito da saúde mental, através da ativação de uma unidade de internamento com 14 camas; do hospital de dia de psiquiatria, com salas de actividades, gabinetes de consulta e salas de tratamentos; do serviço de psicologia clinica, com gabinetes para a consulta externa e salas de testes.

(6)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

6

Neste edifício ficarão ainda localizadas as novas instalações do Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP), atualmente a funcionar em contentores, e do Serviço de Saúde Ocupacional.

A data prevista para a entrada em funcionamento destas novas instalações é fevereiro de 2017.

Projeto do novo Edifício H05

Actividade concluída em julho de 2016, relativo à edificação das futuras instalações do Bloco Operatório Central (4 salas cirurgicas), da Sala de Recobro (8 camas), de uma Unidade de Internamento Cirúrgico (30 camas), do Hospital de Dia de Hemodiálise (8 postos de tratamento), da Farmácia Hospitalar, da Central de Esterilização e do novo “Espaço de Culto”. Este processo encontra-se neste momento em fase de “Revisão de Projecto”, de acordo com a legislação vigente.

(7)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

Serviço de Cardiologia

Encontram-se em fase de conclusão as novas instalações para o Serviço de Cardiologia, concentrando no mesmo espaço físico a consulta externa da especialidade e os meios complementares de diagnóstico (ECG, MAPA, HOLTER, EcoCardiograma e Prova de Esforço) tendo ainda sido criada uma área específica para a prestação de cuidados de Reabilitação Cardíaca.

Projeto do novo Edifício H10

A construção permitirá ativar a instalação de uma capacidade de internamento específica para o serviço de pneumologia, com 30 camas sendo 8 de isolamento com grau de segurança máximo (nível 5), bem como a instalação da central de colheitas, do serviço de anatomia patológica e da consulta aberta. Para além destes serviços clínicos, este novo edifício irá também possuir espaços próprios para acolher o gabinete do serviço social, o gabinete do utente e o núcleo de voluntariado; o serviço de sistemas de informação do HFAR, o armazém central do Hospital, os gabinetes de trabalho médico para todas as especialidades, as salas de ensino, formação e treino e a biblioteca técnica de saúde. Este projeto ficará concluído em fevereiro de 2017.

7.

(8)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

8

Serviço de Imagiologia

Concluída a instalação de um segundo equipamento de TAC e de outros equipamentos de diagnóstico tecnologicamente sofisticados na Imagiologia. Neste momento encontram-se a funcionar 2 TAC. Uma delas com capacidade para 128 cortes, que permite aumentar a fidelidade do diagnóstico, assim como a variedade e o número de exames especiais.

Foi ainda criada uma sala de Osteodensitometria, que permite a realização de exames para avaliar a perda de massa óssea e o grau de Osteoporose, aumentando assim a capacidade de realização de exames complementares de diagnóstico.

(9)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

Serviço de Medicina Física e de Reabilitação

Criado um gabinete de Hidroreabilitação e ampliada a área de ginásio conferindo dessa forma, melhores condições a todos os utentes.

Pertencendo ao mesmo serviço, está já a funcionar uma área de terapia ocupacional.

(10)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

10

Farmácia Hospitalar - Remodelação das atuais instalações

Foi concluída a ampliação das instalações existentes e a adequação dos novos espaços às “Normas da Farmácia Hospitalar”.

Quartos para apoio aos Deficientes das Forças Armadas

Construção de 3 Quartos para apoio aos Deficientes das Forças Armadas no acolhimento hoteleiro a este universo de utentes que necessitem de cuidados de saúde e/ou tratamentos prolongados. Recentemente foi também concluído o Parque de Estacionamento para utilização específica destes utentes.

11.

(11)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

ACESSIBILIDADES E ÁREAS DE APOIO

Acesso Pedonal

Realizado pela Rua César de Oliveira permite, atualmente, o acesso dos utentes pela parte sul do Hospital, evitando que o

tenham de contornar.

Percurso Pedonal

No interior das instalações hospitalares, foram concluídos os acessos aos vários serviços por parte dos utentes, inclusivamente para os detentores de mobilidade reduzida / condicionada.

1.

(12)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

12

O Refeitório Único

A conclusão do Refeitório Único localizado no edifício A04, Piso 0, com a capacidade para 312 lugares sentados, permite a otimização dos recursos, garantida pela ampliação do espaço e a centralização da confeção e distribuição de refeições. As novas instalações permitem ainda o acesso por parte de todos os utentes com mobilidade reduzida.

Cafetaria do Campus de Saúde Militar

A nova Cafetaria do Campus de Saúde Militar, instalada em piso térreo para permitir o acesso dos utentes com mobilidade reduzida/condicionada, foi dimensionada para, inclusivamente, garantir um serviço de refeições rápidas.

3.

(13)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

A cafetaria inclui também um espaço exterior de lazer.

Serviço de Informática

A contentorização do Serviço de Informática permitiu libertar espaços que serão utilizados para funcionamento de áreas assistenciais, nomeadamente o internamento.

(14)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

14

Edifício Ecocentro Hospitalar

Construção do edifício ECO 1 (Ecocentro Hospitalar), que permitirá ao Campus da Saúde Militar (CSM) dispor de uma infraestrutura, concebida de acordo com o “Guia para Organização e Dimensionamento do Ecocentro Hospitalar”, da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) / Ministério da Saúde.

Esta infraestrutura permitirá o armazenamento temporário de todos os tipos de resíduos hospitalares produzidos pelo HFAR e pelas restantes estruturas do Sistema de Saúde Militar instalados no Campus.

A entrada em funcionamento desta nova infraestrutura está prevista para fevereiro de 2017.

Área Comercial

Construção de uma Área Comercial com quatro espaços comerciais para apoio aos utentes (barbeiro/cabeleireiro, jornais e revistas, florista e brindes e lembranças).

Esta infraestrutura começará a funcionar em fevereiro de 2017.

6.

(15)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

O QUE HÁ DE NOVO NO POLO DO PORTO ?

A Unidade de Cuidados Intermédios

Criada fisicamente junto ao Serviço de Urgência, com capacidade instalada para três doentes e dotada de uma equipa de profissionais de saúde constituída para o efeito, permite potenciar a capacidade de diferenciação do tratamento dos doentes mais instáveis e garantir o adequado pós-operatório de cirurgias com patologias associadas que aconselhem uma vigilância clinica mais cuidada.

CAPACIDADE ASSISTENCIAL

(16)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

16

Incremento da capacidade cirúrgica através da introdução de imagem 3D e de uma Torre de Laparoscópica, permite potenciar o “Know How” dos profissionais do Polo do Porto que até aqui se viam condicionados por uma menor qualidade da ajuda técnica de imagem e constitui uma solução integrada que permite técnicas laparoscópicas avançadas, nomeadamente nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia.

(17)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

Aquisição de monitores/desfibrilhadores para o Serviço de Urgência. A aquisição de novos e mais modernos monitores/desfibrilhadores permite potenciar a capacidade de intervenção em situações de emergência e garantir a evacuação médica em condições de segurança.

Serviço de Urgência e Bloco Operatório

Desde 19 de dezembro de 2016 que a Urgência funciona ininterruptamente (24H/24H). Reequipamento do Serviço de Urgência e Bloco Operatório em termos de aparelhos de monitorização. A aquisição de novos equipamentos de monitorização permite maior rigor e a gestão centralizada da monitorização.

(18)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

18

Internamento de Medicina e Sala de Observações da Urgência

Remodelação das instalações sanitárias de alguns quartos do Internamento de Medicina e da Sala de Observações da Urgência, com o intuito de assegurar a constante melhoria do conforto proporcionado aos nossos utentes.

5.

Serviço de Imagiologia

A implementação do novo aparelho de TAC e da mesa de radiologia convencional. Foi renovada a mesa de radiologia convencional permitindo uma resposta mais eficaz e instalado um aparelho de TAC de 16 cortes em substituição do anterior de 4 cortes que permitirá uma melhor definição de imagem contribuindo assim para um mais correto diagnostico.

(19)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

ÁREAS DE APOIO

Capela do Polo do Porto

A renovação da capela. No sentido de proporcionar condições que favoreçam a reflexão e a oração, o Polo do Porto, beneficiou o espaço utilizado como Capela e dará seguimento a este esforço, no corrente ano, por forma a dotá-lo de dignidade e conforto que os lugares daquela natureza exigem.

1.

Edifício dos Lixos Tóxicos Hospitalares

2.

Aproveitando uma área devoluta numa zona periférica do Hospital, procedeu-se à criação de um espaço que permite o tratamento diferenciado e em segurança dos lixos tóxicos hospitalares.

(20)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

20

Processo Clínico Eletrónico Único

Foi agora concretizado um importante objetivo, há muito prosseguido no âmbito da saúde militar, materializado na implementação do “Processo Clínico Eletrónico Único”, suportado num Sistema de Informação e Gestão Hospitalar (SIGH) e numa ligação por fibra ótica, entre os polos de Lisboa e do Porto do HFAR, viabilizando, por esta via, a agregação e o acesso em tempo real a todo o historial clínico dos utentes do Hospital. Perspetiva-se, no curto prazo, a progressiva integração de outras estruturas do Sistema de Saúde Militar, com mais-valias assinaláveis do ponto de vista clínico e da gestão dos recursos, desafio em que o HFAR, se assume como “catalisador” ao disponibilizar uma plataforma tecnológica de topo, partilhada em prol dos utentes do Sistema de Saúde Militar.

3.

Esta nova plataforma permitirá ainda reforçar a cooperação institucional com o IASFA, através da partilha de sistemas de informação e dados clínicos dos beneficiários do subsistema de Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas (ADM), no âmbito dos cuidados de saúde primários e dos cuidados continuados.

(21)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

O QUE QUE ESTÁ AINDA PLANEADO PARA O POLO DE LISBOA ?

A ampliação do parque de estacionamento P2, que ficará com uma capacidade para 500 viaturas e potencial ampliação para 700 viaturas. O início deste projecto de conceção/ construção está dependente apenas da identificação da fonte de financiamento.

A construção do edifício H05, que aumentará significativamente a capacidade cirúrgica, a hemodiálise e o internamento do HFAR/PL, ficando este último a contar com 200 camas. Está previsto que o arranque desta nova construção ocorra no final de 2017.

Construção do edifício H08, que, entre outros espaços fundamentais para o desenvolvimento da atividade hospitalar do HFAR/PL, irá permitir a criação de uma unidade de cuidados intermédios, com uma capacidade de 30 camas.

Remodelação do piso superior do edifício A01 (edifício do novo refeitório), para futura localização das instalações da Direção do HFAR. A data prevista para a conclusão dos

1.

2.

3.

(22)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

22

A construção do edifício H06 que, com base numa arquitetura de “horizontalização” do HFAR/PL, suportada em várias plataformas de ligação entre os edifícios H01, H02 e A04, permitirá a criação novas vias de circulação interna e garantirá a existência de vias de evacuação.

A remodelação do edifício A03, destinado à criação de espaços para os serviços administrativos do HFAR/PL. O projecto para esta remodelação terá o seu início no 2º semestre de 2017.

A remodelação do edifício A04 (1º Piso) permitirá criar as instalações definitivas para a Direcção do HFAR. Este projecto de execução encontra-se concluído.

A remodelação do edifício H01. A intervenção planeada permitirá dotar o HFAR/PL com novos espaços para técnicas dos serviços de otorrinolaringologia (audiologia, impedânciometria e provas vestibulares) e pneumologia (provas funcionais respiratórias, estudos do sono e exames de broncofibroescopia). O projeto de execução ficará concluído em fevereiro de 2017, prevendo-se que a empreitada tenha inicio no 2º semestre deste ano.

A remodelação do edificio H02-Sul (piso térreo). Esta intervenção permitirá ampliar a área do serviço de Imagiologia, de forma a ser possivel reorganizar toda a área de exames, dispor de espaços que permitam a instalação de todos os equipamentos previstos no Programa Funcional (incluindo a ressonância magnética) e criar os circuitos de circulação adequados para o acesso dos utentes aos vários tipos de exames disponibilizados pelo serviço. Este projecto teve o seu início em dezembro de 2016 e estima-se a sua conclusão para o final do 1º semestre de 2017.

A remodelação da Cozinha do Campus de Saúde permitirá adequar o espaço existente aos normativos em vigor, incluindo a criação de áreas especificas para a preparação e confecção das dietas hospitalares. O projecto necessário para esta remodelação terá o seu início durante o 1º trimestre de 2017.

A remodelação da atual Porta de Armas do Campus de Saúde Militar, para além de melhorar a imagem do principal acesso ao hospital, permitirá criar vias de acesso diferenciadas, de acordo com graus de prioridade, para utentes e viaturas. O projeto de execução será entregue no final de fevereiro de 2017.

A remodelação/ ampliação de todas as redes técnicas que suportam a atividade do Hospital, nomeadamente a de distribuição de energia elétrica, de água para consumo, de águas sobreaquecidas, de gases medicinais, de gás natural e de esgotos. Estes projetos ficarão concluidos durante o 1º semestre de 2017.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

(23)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

O QUE QUE ESTÁ AINDA PLANEADO PARA O POLO DO PORTO ?

A remodelação da sala OBS da Urgência, com conclusão prevista no 1º semestre de 2017.

A modificação do acesso prioritário à Urgência, com conclusão prevista no 1º semestre de 2017.

A criação da futura área da Gestão de Utentes, com conclusão prevista no 1º semestre de 2017.

A ampliação e renovação dos serviços de Estomatologia e Oftalmologia, previstas para o 2º semestre de 2017.

1. 2. 3.

4.

O HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS É DE TODOS NÓS.

CONFIEMOS-LHE A NOSSA SAÚDE!

(24)

ESTADO-MAIOR-GENERAL

DAS FORÇAS ARMADAS

24

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como