• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL

(Complemento à especialização em Psicoterapia)

OBJETIVOS

Fundamentar ao profissional de saúde os atos psicoterápicos, implícitos na relação profissional de saúde-paciente, ou aqueles estipulados tecnicamente para atender ao sofrimento psíquico, aos sintomas mentais, às adaptações necessárias à inserção da pessoa aos vários segmentos sociais (particularmente família e trabalho), às perturbações do desenvolvimento psíquico, ou aos sofrimentos decorrentes de traumas psicológicos, sociais ou físicos.

PROFISSIONAL ALVO

Médicos, psicólogos e demais profissionais universitários graduados e comprometidos com assistência a doentes.

SEDE

Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Rua Santa Luzia, 206, Centro, Rio de Janeiro, RJ

EMENTA

Os elementos teóricos comuns às escolas psicoterápicas em atividade terapêutica, expondo quatro módulos essenciais, a saber: 1) O que é a mente e como funciona; 2) como a mente adoece; 3) vias de intervenção sobre a mente, destacando as ações sobre o comportamento, sobre o conhecimento, sobre os vínculos afetivos e sobre a estrutura mental; 4) as relações mente-corpo, destacando o conhecimento psicossomático e sua face clínica: a psicologia médica.

PROGRAMA 1. Teórico:

(2)

1.1 História da Psicoterapia:O psiquismo na cultura greco-romana; o

psiquismo dos antigos hebreus; as intervenções psicológicas na antiguidade; o psiquismo no cristianismo primitivo. A psicoterapia no cristianismo perseguido e no cristianismo oficial; a idade média e a psicoterapia; a psicoterapia na Renascença e no Iluminismo; Pinel e a era moderna da Psicoterapia; Freud e a psicoterapia contemporânea; as escolas psicoterápicas atuais.

1.2 Conceito do Psíquico: O conceito biológico; o conceito psicodinâmico;

o psíquico como registro de informações; o psíquico como sede da consciência; comportamento, vontade e afeto; a questão corpo-mente e a questão psicossomática.

1.3 Conceito de Psicoterapia: conceito naturalista; conceito ético;

conceito social; conceito humanista; conceito psicodinâmico.

1.4 Objetivos da Psicoterapia: organização do espaço simbólico;

harmonização das representações em conflito; ampliação das funções psíquicas; elaboração da experiência vivida.

1.5 Psicopatologia: perspectiva fenomenológica: principais sinais e

sintomas, a normalidade e anormalidade psíquicas; perspectiva psicodinâmica: alterações da estrutura mental, a cena mental, dinâmica de vínculo e suas origens, a singularidade psíquica e a irrelevância do conceito de normal.

1.6 Ações psicoterápicas no espaço psicobiológico: ações sobre a

conduta (correção social); ações sobre a cognição (correção sobre a informação e sobre a representação); ações sobre os vínculos afetivos (correção sobre a dinâmica do vínculo). Particularidades técnicas. A comunicação terapêutica: estudo do diálogo clínico. Considerações diagnósticas sobre as relações neuropsíquicas e considerações diagnósticas sobre estresse psicológico e social,

1.7 Ações psicoterápicas no espaço psicodinâmico: Considerações

diagnósticas sobre o pensar onírico; a transformação psíquica e a trajetória para a consciência; a formação de sentido e o conteúdo da consciência; intervenção sobre o vínculo eu-tu; particularidades técnicas da intervenção psicodinâmica.

1.8 Associação bioquímica e psicoterapia: noções básicas sobre

neuropsiquiatria e psicofarmacologia; o uso sintomático e em associação com a psicoterapia; principais grupos de medicamentos em

(3)

psicofarmacologia, indicações e contra-indicações; hipóteses sobre as relações mente-corpo; princípios de medicina psicossomática; a intervenção clínica da medicina psicossomática: psicologia médica.

2. Clínico

2.1 Assistência a doentes internados: experiência acumulada em

sessenta consultas de no mínimo quarenta e cinco minutos de duração e a oito doentes diferentes com relatório escrito para supervisão semanal.

2.2 Assistência ao doente ambulatorial: experiência acumulada em cem

consultas de pelo menos quarenta e cinco minutos de duração e a dois pacientes diferentes com relatório escrito para supervisão semanal.

3. Participação em reuniões clínicas semanais: duas apresentações

obrigatórias durante o curso, uma relativa a um paciente internado e outra de um paciente ambulatorial.

4. Horários:

4.1 Módulos teóricos: quintas-feiras de 13,30 às 15,30 hs.; 4.2 Atividades clínica:

Nas enfermarias: de acordo com a alocação em Unidade de Psicologia Médica para pacientes internados;

No ambulatório: de acordo com a disponibilidade de ambulatórios;

4.3 Supervisões: conforme disponibilidade do supervisor.

5. Avaliação: Do módulo teórico: prova contendo dissecção teórica sobre um

caso clínico. Do módulo clínico: avaliação dos supervisores. Monografia final contendo um estudo teórico-clínico com orientação.

6. Métodos pedagógicos: do módulo teórico: seminários com estudo prévio de bibliografia e orientação mediante internet; do módulo clínico: supervisão por especialista indicado; formação de grupo de estudos; orientação geral mediante uso de internet e entrevistas pessoais ou em grupo.

(4)

Corpo Docente

Prof. Abram Eksterman: Direção geral do Curso e Docente. Médico (UFRJ, 1959);

especialista em Psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria), Psicanálise (International Psychoanalytical Association), Psicossomática e Psicologia Médica. Diretor do Centro de Medicina Psicossomática do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; ex-Professor Titular de Psicologia Médica da Escola de Medicina Souza Marques; ex-Professor Titular de Psicologia Médica da Escola de Medicina da Universidade Estácio de Sá; ex-Coordenador Didático da Disciplina de Psicologia Médica e professor de várias disciplinas de Psicologia Médica nas várias unidades de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ; ex-professor de várias disciplinas de pós-graduação em Mestrado e Doutorado em Educação no Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas RJ; fundador e ex-presidente nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Psic. Rosina Verta Bretas: Coordenação dos alunos graduados em Psicologia e

demais áreas de saúde não médicas e Docente. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (UGF, 1974); Psicóloga (Univ. Santa Úrsula, 1976); especialista em Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica (CRP/05); Chefe de Clínica do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, ex-presidente da Seção Regional do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Dr. Decio Tenenbaum: Coordenação dos alunos graduados em Medicina e

Docente. Médico (UGF, 1976); especialista em Psiquiatria (CREMERJ) e Psicanálise (International Psychoanalytical Association), com funções didáticas na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro; ex-professor da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento” da Escola de Medicina da Universidade Estácio de Sá; supervisor clínico de várias Unidades de Psicologia Médica do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Prof. José Galvão Alves: docente do Curso. Médico (UFRJ, 1966) Doutorado

(UFMG, 2002); Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Professor Titular de Clínica Médica da Escola de Medicina Souza Marques e da Escola de Medicina da Universidade Gama Filho; Chefe da 18ª. Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e Diretor de Educação do referido Hospital; ex-presidente da Seção Regional do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Prof. Eduardo Pereira Marques: Docente do Curso e coordenador do programa

(5)

(2001); membro da Coordenação Didática da Faculdade de Medicina da UERJ; ex-professor de Sociologia Médica da Escola de Medicina da UNESA, membro honorário da International Medical Informatics Association; coordenador adjunto e professor do Curso em Informática e Saúde da PUC-RJ; pesquisador em Informática e Saúde, Harvard Medical School e MIT, Decision Systems Goup.

Dr. Giorgio Trotto: Docente do Curso. Médico (Fac. Med. Univ. Fed. Juiz de Fora,

1961), especialista em Psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria); especialista em Psicanálise (International Psychoanalytical Association), com funções didáticas na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro; supervisor clínico de Unidades de Psicologia Médica do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Dr. Sérgio Costa de Almeida: Docente do Curso. Médico (UERJ, 1973),

especialista em Psicanálise (International Psychoanalytical Association), com funções didáticas na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro; supervisor clínico de Unidade de Psicologia Médica do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Dra. Lucila Faerchtein: Docente do Curso. Médica (UFRJ, 1978; Mestre (UFRJ,

1997); especialista em Psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria); especialista em Psicanálise (International Psychoanalytical Association), ex-professora de Psicologia Médica da Escola de Medicina Souza Marques.

Dr. Marcello Ciuffo: Docente do Curso. Médico (UFF, 1985), Doutorado concluído

pela UFRJ (1997); especialista em Psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Psic. Eliane Cotrim Levcovitz: Docente do Curso. Psicóloga (Fed. Fac. Celso

Lisboa, 1980); Mestre (UFRJ, 1998); especialista em Terapia de Familia (UFRJ, 1983), assistência psiquiátrica (UFRJ, 1981) e psicanálise (SBPRJ, 2008)

Referências

Documentos relacionados

O BRDE, dessarte, pretende uma futura contratada que tenha equipe técnica com experiência não apenas prática, mas também teórica, que possa oferecer diferenciadas teses, que pense

A Agenda 21 é um documento que contem compromissos dos países ricos em relação aos países pobres, onde cada país participante será responsável em incorporar às suas

Almeja-se, ainda, compreender o que esse movimento significou para a saúde pública nacional, tencionando também demonstrar como os preceitos sanitários foram considerados de grande

Com base em dados de nível de ocupação compilados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil registrou queda do indicador mais intensa do que as de 84,1% dos

Entre os módulos de botões EL610D de diferentes caixas de encastrar, insira o cabo de ligação curto no conector inferior do último módulo EL610D da primeira caixa de encastrar e a

Os sistemas SmartCam 3D, como o GOCATOR da LMI Technologies por exemplo, são ideais para estas aplicações já que dispõe de ferramentas internas para realizar

Todo mundo está indo para a festa se divertir de verdade Dançando no deserto, com o sol raiando?. Todo mundo está indo para a festa se divertir de verdade Dançando no deserto, com o

Ser Humano Atacado Manutenção Computador Roubo notebook Engenharia Social ….. Acesso não