• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS RESIDÊNCIA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS RESIDÊNCIA MÉDICA"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

RESIDÊNCIA MÉDICA Aluno:

Componente Curricular: CIRURGIA GERAL, PEDIATRIA, CLINICA MÉDICA, MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

RESIDÊNCIA CLÍNICA MÉDICA CADERNO DE QUESTÕES 002

-1ª Questão

Uma das causas de abdome agudo encontrado na prática clínica é a pancreatite aguda, devendo o diagnóstico ser o mais precoce possível. Temos como a principal causa de pancreatite aguda no nosso meio qual das assertivas entre as abaixo citadas?

a. Trauma operatório b. Elevação de triglícerideos c. Reação a fármacos d. Taruma abdominal e. Etanol e litíase biliar

2ª Questão

Sobre a síndrome de Guillain-Barré (SGB), observe as afirmações abaixo:

Os indivíduos do sexo masculino correm risco ligeiramente maior de SGB e, nos países ocidentais, os adultos são acometidos com maior frequência do que as crianças.

O padrão habitual é de paralisia ascendente, que pode ser percebida inicialmente como sensação de peso nas pernas. A fraqueza surge em questão de horas a alguns dias e, muitas vezes, é acompanhada de disestesias com formigamento nos membros.

Cerca de 70% dos casos de SGB ocorrem 1 a 3 semanas após processo infeccioso agudo, em geral respiratório ou gastrintestinal.

Os achados no liquido cefalorraquidiano (LCR) são distintos, consistindo em nível de proteína elevado [1 a 10 g/L (100 a 1.000 mg/dL)] sem pleocitose concomitante. O LCR é frequentemente normal quando os sintomas estão presentes há ≤ 48 horas.

O prognóstico é pior em pacientes com lesão axonal motora e sensorial proximal grave. São corretas as afirmativas contidas em:

a. Todas são corretas exceto a afirmativa I b. Apenas I, II, III são corretas

c. Todas são corretas d. Todas são incorretas

e. Apenas I, II e IV são corretas

3ª Questão

O reconhecimento das úlceras genitais é fundamantal nas práticas ambulatoriais. Ao atender uma paciente gestante com quadro de úlcera indolor, única, com fundo limpo e bordas elevadas, provavelmente se trata de um quadro de?

a. Linfogranuloma venéreo b. Herpes zoster c. Donovanose d. Cancro mole e. Sifilis primária

4ª Questão

00004248001b7e634747e33b2d57fe722575e6277a463b9 Página 1 de 21

(2)

O diagnóstico da colite isquêmica geralmente apresenta um quadro de dor abdominal , diarréia e sangramento intestinal . São fatores predisponentes para o aparecimento desta patologia as seguintes assertivas exceto.

a. Desidratação b. Vaculite

c. Hipercogubilidade d. Hipertensão

e. Idade acima de 50 anos

5ª Questão

Um dos tipos de abdome agudo encontrado na prática clínica são os abdomens agudo obstrutivo . Ao diagnosticar uma situação de abdome agudo obstrutivo de cólon, temos como principal causa desta patologia?

a. Adenocrcionoma primário b. Pseudocisto c. Diverticulite d. Aneurisma e. Torção de volvo

6ª Questão

O quadro clínico encontrado na doença inflamatória pélvica apresenta sinais clínicos que permitem o diagnóstico . São sinais esperados:

a. Febre.

b. Massa pélvica.

c. Dor a mobilização do colo do útero. d. Todas são encontradas na DIP.

e. Dor a palpação em região abdominal inferior.

7ª Questão

A cobertura vacinal em queda tem sido uma das principais preocupações dos serviços de atenção primária , em especial a cobertura vacinal das vacinas que devem ser oferecidas as gestantes . Das vacinas abaixo qual deve ser ofertada para a gestante a cada nova gravidez?

a. Tetra Viral;

b. Nenhuma deve ser realizada nenhuma das vacinas citadas; c. dTpa;

d. Pentavalente; e. BCG;

8ª Questão

Muitas vezes precisamos de testes diagnósticos para decidir a terapêutica de uma determinada situação clínica. Em bioestatística a capacidade de um teste ser negativo em indivíduos saudáveis é denominado de:

a. Acurácia.

b. Valor preditivo positivo. c. Valor preditivo negativo. d. Sensibilidade.

e. Especificidade.

9ª Questão

Em caso de acidente ofídico, o tempo até o início dos sintomas e para a apresentação clínica é muito variável, dependendo da espécie envolvida, da localização da picada e da quantidade de veneno inoculada na vítima. Uma das complicações potenciais locais é a necrose dos tecidos, sobretudo agravada pelo garrote. Este tipo de complicação está relacionado sobretudo com o veneno de ação:

a. Hemorrágico b. Neurotóxico c. Proteolítico d. Quelante e. Coagulante

(3)

O reconhecimento laboratorial de um quadro de abdome agudo infeccioso como a apendicite exige o conhecimento laboratorial do médico assistente. Qual, dentre as alternativas abaixo, é o padrão esperado de um quadro de apendicite no hemograma do paciente?

a. leucopenia com basofilia b. leucopenia com neutrofilia c. leucocitose com neutropenia d. leucocitose com neutrofilia e. leucocitose com linfopenia

11ª Questão

O exame físico de uma pessoa com abdome agudo é etapa essencial no manejo destes quadros . Ao examinar um paciente com dor abdominal que apresenta dor a descompressão brusca do ponto de McBurney temos o sinal de?

a. Rosving b. Psoas c. Brudzinski d. Murphy e. Blumberg

12ª Questão

Paciente de 34 anos, comparece à unidade de saúde acompanhado pela irmã, manifesta-se lamurioso, queixando-se de indisposição, dificuldade para conciliar o sono (“dr. eu me acordo às 04:30 da manhã e não consigo mais dormir”), choro diário, falta de prazer para seu trabalho e também para as atividades de lazer que antes o agradavam, dificuldade de concentração e pensamentos de que tudo que acontece ao seu redor é sua culpa. Após realizar uma investigação clínica e laboratorial completa e descartadas outras condições clínicas, você realiza o diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior. Qual dos sintomas abaixo não corresponde a um critério diagnóstico pelo DSM-5?

a. Falta de prazer em suas atividades; b. Dificuldade de concentração; c. Sentimento de culpa. d. Choro diário;

e. Indisposição;

13ª Questão

O aconselhamento correto de uma pessoa, também pode ser um tipo de prevenção. Ao orientar um paciente sobre não realizar um exame desnecessário para sua condição clínica, por este ter uma possibilidade de causar malefícios de alguma ordem, estamos realizando:

a. Prevenção terciária. b. Não é prevenção. c. Prevenção quaternária. d. Prevenção primária. e. Prevenção secundária.

14ª Questão

O edema de membros inferiores são situações muito comumente encontradas durante o pré-natal. Qual das situações das assertivas abaixo não devem ser orientadas para as gestantes para as condutas do edema de membro inferiores?

a. evitar ortostatismo prolongado. b. prescrever diuréticos tiazídicos. c. Usar meias elásticas.

d. fazer repouso periódico em decúbito lateral.

e. evitar permanecer sentada por tempo prolongado em viagens.

15ª Questão

(4)

A malária é a mais importante das doenças parasitárias dos seres humanos, ela é transmitida em 106 países, que, juntos, somam 3 bilhões de pessoas, e causa aproximadamente 2 mil mortes a cada dia. A infecção humana começa quando uma fêmea do mosquito Anopheles inocula _____________ de plasmódios a partir de suas glândulas salivares durante uma refeição de sangue.

Asssinale a alternativa que melhor completa a lacuna acima: a. Esporozoítos b. Tripomastigotas c. Esporocistos d. Amastigotas e. Merozoítos

16ª Questão

As prioridades e metas no âmbito do SUS, são constantemente pactuados e repactuados entre os entes federativos brasileiros. Qual das prioridades abaixo não estavam contidas no Pacto pela Saúde em 2006?

a. Redução da mortalidade materna. b. Controle do Câncer de colo do uterino. c. Controle do câncer de próstata. d. Redução da mortalidade infantil. e. Controle do câncer de mama.

17ª Questão

O manejo adequado dos corrimentos genitais é um desafio para o bom desfecho das gestantes nesta condição. Ao atender uma gestante com corrimento branco, grumoso e prurido vaginal, durante o primeiro trimestre da gravidez, a conduta mais adequada seria dentre as abaixo:

a. miconazol creme vaginal b. Fluconazol vo

c. aciclovir vo d. itraconazol vo

e. metronidazol creme vaginal

18ª Questão

As anemias são situações extremamente comuns na rotina do pré-natal na APS. Ao atender uma gestante, quando devemos indicar o tratamento profilático das anemias segundo os protocolos do Ministério da Saúde?

a. Com hemoglobina maior a partir 10 g/dl b. Com hemoglobina maior a partir 12 g/dl

c. Nunca devemos fazer tratamento profilático para anemias na gestação d. Com hemoglobina maior a partir 11 g/dl

e. Com hemoglobina a partir de 9 g/dl

(5)

Paciente, 64 anos, teve quadro de mal estar, dispnéia e dor torácica em sua residência. Deu entrada no seu plantão evoluindo com parada cardiorrespiratória em AESP (Atividade elétrica sem pulso). Após as manobras de RCP (Reanimação cardiopulmonar), o paciente retorna com pulso. O eletrocardiograma é o que segue abaixo:

Em relação aos achados do eletrocardiograma, a alternativa que melhor declara a possível causa de PCR do paciente acima foi:

a. Infarto agudo do miocárdio de parede anterossuperior b. Pericardite

c. Embolia pulmonar

d. Infarto agudo do miocárdio de parede posterior e. Infarto agudo do miocárdio de parede anterior

20ª Questão

Um exame laboratorial tem sempre características próprias como sensibilidade, especificidade, acurácia entre outros. São caracteristicas de exames sensíveis:

a. São indicados para rastreios.

b. Todas as alternativas estão corretas. c. Pode determinar falsos positivos. d. Identifica bem os doentes.

e. É calculado pela razão dos verdadeiros positivos pelos doentes.

21ª Questão

O SUS foi construído a partir de uma rica história de mais de 100 anos. A história da organização da saúde pública tem um marco fundamental no começo do século passado, a chamada Lei Eloy Chaves que teve no escopo:

a. A crianção do INPS.

b. A criação do ministério da saúde. c. O fomento a reforma sanitária.

d. O desenvolvimento das campanhas de erradicação da varíola. e. A organização das caixas de pensões.

22ª Questão

O sarampo tem apresentado infelizmente aumento de sua incidência. Problema, em parte, provocado pela diminuição das coberturas vacinais. Qual a conduta mais adequada ao diagnosticar uma mãe com sarampo com lactente de 4 meses?

a. Ter conduta expectante.

b. Indicar precocemente a vacina tríplice viral. c. Indicar precocemente a tetra viral.

d. Vacinar precocemente o lactente contra sarampo. e. Indicar imonoglobulina para o lactente.

23ª Questão

(6)

A mortalidade infantil tem diferentes indicadores dependendo da faixa etária. Qual a principal causa de morte nas crianças brasileiras entre 5 e 9 anos?

a. Causas externas. b. Câncer.

c. Doenças cardíacas.

d. Doenças infecto parasitárias. e. Doenças respiratórias.

24ª Questão

Os sinais de alerta em pediatria são marcadores fundamentais de gravidade e dão segurança para o atendimento nesta faixa etária . Qual das assertivas abaixo não é sinal de alerta em menores de 2 meses?

a. Letargia.

b. Frequência respiratória de 40 IRM; c. Gemência;

d. Convulsões; e. Febre;

25ª Questão

O quadro clínico de abdome agudo por colangite apresenta um quadro clínico bem característico achado na anamnese e exame físico. O quadro clássico das colangites se caracertiza em quadros mais avançados de Pêntade de Reynalds, em que encontramos o quadro com os seguintes achados exceto:

a. Confusão mental b. Ictéricia

c. Dor em hipocôndrio direito d. Febre

e. Hipotensão

26ª Questão

Os indicadores de diferentes naturezas podem determinar diferentes perspectivas em uma sociedade, auxiliando sua compreensão e planejamento. Quando calculamos a razão da quantidade de óbitos de pessoas a partir de 50 anos por todos os óbitos deste local no intervalo de tempo estamos calculando o índice de Swaroop Uemura ou:

a. Coeficiente de mortalidade proporcional. b. Taxa de mortalidade.

c. Taxa de ataque da doença.

d. Coeficiente de mortalidade por doença. e. Taxa de morbidade.

27ª Questão

O Brasil tem sofrido uma epidemia de sífilis gestacional e côngenita, em parte por deficiência no atendimento deste grupo com esta patologia. Qual a conduta mais adequada durante um pré-natal de uma gestante com 20 semanas, com VDRL 1/8 e FTABS teste treponêmico positivo, sem história de tratamento prévio ou conhecimento de lesão e exame físico normal?

a. Tratar com Penicilina Benzatina 2.400.000 IM em dose única. b. Considerar cicatriz sorológica e tranquilizar a gestante.

c. Tratar com Penicilina Benzantina 2.400.000 IM por três semanas consecutivas. d. Tratar com Penicilina Benzantina 2.400.00 IM em duas semanas consecutivas. e. Repetir exames para melhor avaliação.

28ª Questão

A mortalidade infantil é um dos maiores indicadores de qualidade de vida nos diversos países. Em que fase da vida tem se conseguido avançar menos na redução da mortalidade infantil no Brasil?

a. Em todas as fases igualitariamente. b. Na mortalidade infantil neonatal. c. Na mortalidade infantil neonatal tardia. d. Na mortalidade infantil neonatal precoce. e. Na mortalidade infantil pós neonatal.

(7)

A suplementação com ferro para o lactente é uma medida muito importante na puericultura, mas muitas vezes realizada de forma equivocada. Qual a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria em relação a suplementação profilática com ferro para lactentes em aleitamento exclusivo?

a. Realizar a partir do quarto mês de vida. b. Não realizar suplementação profilática. c. Realizar a partir do terceiro mês de vida. d. Realizar a partir do segundo mês de vida. e. Realizar a partir do primeiro mês de vida .

30ª Questão

A frequência respiratória de um RN é um indicativo muito importante de gravidade. Ao examinar um RN de 1 mês de idade, qual a frequência respiratória que o MFC deve considerar preocupante e indicativo de patologia respiratória?

a. A partir de 60mIRM. b. A partir de 40 IRM. c. A partir de 30 IRM. d. A partir de 20 IRM. e. A partir de 50 IRM.

31ª Questão

Sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e os autoanticorpos utilizados para seu diagnóstico, é incorreto afirmar que: a. O Anti-histona está presente, mais frequentemente no lúpus fármaco-induzido que no LES.

b. O Anti-La está em geral associado ao anti-Ro e associa-se a maior risco de nefrite.

c. O antirribossomal P está associado com ocorrência de depressão ou psicose devida ao lúpus no sistema nervoso central.

d. O Fator antinuclear é o melhor teste de rastreamento e testes repetidamente negativos tornam improvável o diagnóstico de LES.

e. O anti-RNP não é específico para LES e é mais comum em negros do que em brancos.

32ª Questão

O aleitamento materno exclusivo é uma ação decisiva para a diminuição da mortalidade infantil em todo mundo, sendo uma ação fundamental de todas as equipes de ESF. Neste contexto, qual das características durantes as mamadas do RN, configuram uma boa pega?

a. Grande parte da aréola dentro da boca do RN. b. Bochecha enche quando o RN suga o leite. c. Todas estão corretas.

d. Queixo encostado no seio. e. Lábios do RN virados para fora.

33ª Questão

(8)

Correlacione a coluna A com a coluna B, de acordo com a associação entre manifestação clínica e deficiência de vitaminas:

Coluna A Coluna B

( 1 )Escorbuto ( )Deficiência de vitamina A ( 2 )Beriberi ( )Deficiência de vitamina C ( 3 )Pelagra ( )Deficiência de Niacina ( 4 )Cegueira noturna ( )Deficiência de Tiamina ( 5 ) Raquitismo ( )Deficiência de vitamina D

a. 4, 3, 2, 5, 1 b. 1, 4, 2, 3, 5 c. 4, 1, 2, 5, 3 d. 4, 1, 3, 2, 5 e. 5, 2, 3, 4, 1

34ª Questão

O exame físico no abdome agudo inflamatório tem vários sinais e sintomas patognomônico. Ao exame, ao se encontrar dor em flanco inferior direito a palpação profunda em ponto de MacBurney com o membro inferior hiperestendido e elevado, temos o sinal:

a. Lapisnski b. Psoas c. Murphy d. Blumberg e. Rosving

35ª Questão

O correto diagnóstico e tratamento dos contatos de tuberculose é um dos maiores desafios do Programa Nacional de Combate a Tuberculose. Ao atender uma jovem de 15 anos, que tem um irmão com quem divide o quarto, o MFC a encontra assintomática, com raio X de tórax normal e PPD de 8 mm. Qual o diagnóstico mais provável?

a. Paciente com Tuberculose pulmonar. b. Paciente saudável.

c. Paciente com ILTB.

d. Paciente com tuberculose pleural.

e. è preciso repetir o PPD após 8 semanas para termos o diagnóstico

36ª Questão

O estudo mais famoso do mundo acerca de doenças cardiovasculares é o estudo de Framingham, que forneceu muito do que conhecemos sobre esta patologia. Qual tipo de estudo é o estudo de Framingham?

a. Coorte observacional. b. Coorte experimental. c. Estudo clínico randomizado d. Estudo ecológico.

e. Caso Controle.

(9)

O diagnóstico dos pacientes com abdome agudo deve ser realizado em serviços de atenção primária . Ao atender um paciente com dor abdominal periumbilical com posterior localização em flanco inferior direito temos como causa mais provável ?

a. Apendicite aguda

b. Isquemia mesentérica aguda c. Colecistopatia crônica calculose d. Diverticulite aguda

e. Pancreatite aguda

38ª Questão

Ao atender uma paciente gestante com IG de 23 s e 4 dias em um acolhimento você averigua que a mesma apresenta quadro clínico de dísúria, estrangúria, febre, calafrio e giordano positivo. Qual o provável diagnóstico da gestante?

a. Bacteriúria assintomática. b. Cistite.

c. Pielonefrite.

d. O diagnóstico depende da urocultura. e. O diagnóstico depende do sumário de urina.

39ª Questão

As sorologias para Toxoplasmose devem ser obrigatoriamente solicitadas no pré-natal. Qual dos resultados das sorologias indica imunidade remota no primeiro trimestre e a não necessidade de repetir o exames nos demais trimestres ou que se continue a investigação?

a. IGM positivo e IGG negativo. b. IGM negativo e IGG positivo.

c. Teste de Avidez de IGG reator fraco com idade gestante com mais de 16 semanas. d. Teste de Avidez de IGG reator fraco com idade gestacional com menos de 16 semanas. e. IGM positivo e IGG positivo.

40ª Questão

Sobre o transtorno de adaptação, julgue as afirmações como verdadeiras ou falsas e marque a alternativa que corresponde a sequência correta.

I. Caracteriza-se por desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor ou estressores identificáveis ocorrendo dentro de três meses do início do estressor ou estressores.

II. É um diagnóstico comum nas interconsultas psiquiátricas e muitas vezes confundido com depressão maior.

III. Tem sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, mesmo se considerarmos o contexto e fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas.

IV. Caracteriza-se pela presença de obsessões, compulsões ou ambas.

V. Geralmente ocorre em quem vivencia diretamente episódio concreto de ameaça de morte, lesão grave ou violação sexual. a. V, F, V, F, V b. F,V,F,V, F c. F,F,V,V,V d. V,V,V, F, F e. V,V,F,V,V

41ª Questão

A correta interpretação dos exames laboratoriais permite a equipe médica reconhecer a gravidade dos casos atendidos, podendo antecipar tratamento mais adequado. Ao receber um hemograma de um paciente com síndrome gripal/COVID-19, qual exame denota maior risco de gravidade?

a. Linficitose. b. Eosinofilia. c. Linfopenia.

d. Nenhuma das alternativas expressa gravidade. e. Plaquetose.

(10)

Sobre a esquizofrenia assinale verdadeiro ou falso e marque a alternativa que corresponde a sequência correta. I- É mais comum que os sintomas psicóticos surjam antes do início da adolescência.

II- Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum sintoma é patognomônico do transtorno.

III- Alucinações auditivas são patognomônicas da esquizofrenia.

IV- Os sintomas negativos são importantes para a caracterização do quadro clínico, mas não são necessários para o diagnóstico a partir do DSM-5.

V- A catatonia é critério diagnóstico da esquizofrenia pelo DSM-5. a. V, F, V, F, F b. F, V, F, F, F c. V, F, V, V, V d. F, V, F, F, V e. V, V, F, V, F

43ª Questão

Medidas de prevenção ao COVID-19 são absolutamente fundamentais para que tenhamos a redução do número de casos graves e de óbitos. São medidas recomendadas de prevenção para a COVID-19 dentre as assertivas abaixo:

a. Isolamento social. b. Etiqueta respiratória.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. Lavar as mãos constantemente com água e sabão. e. Uso de máscara.

44ª Questão

O crescimento e desenvolvimento durante o primeiro ano de vida é um dos melhores indicadores de saúde no lactente. Ao realizar a consulta mensal de puericultura, segundo a OMS, qual o ganho de estatura ideal mensal, durante o primeiro trimestre de vida?

a. 5, 0 cm b. 3,0 cm c. 2,0 cm d. 0,5 cm e. 1,0 cm

45ª Questão

O abdome agudo encontrado na ruptura de baço é um grande urgência de alta mortalidade . Este tipo de abdome agudo é do tipo a. obstrutivo b. inflamatório c. vascular d. hemorragico e. perfurativo

46ª Questão

São causas de hipotireoidismo primário, exceto: a. Tireoidite de Hashimoto

b. Tireoidite atrófica

c. Irradiação externa do pescoço d. Deficiência isolada de TSH e. Deficiência de iodo

(11)

A avaliação do abdome agudo perfurativo deve ser minunciosa e obdecer diversas etapas para um desfecho satisfatório . Dentre os parâmetros abaixo citados , qual deles não deve ser necessariamente pesquisado na investigação diagnóstica?

a. Tempo de evolução do quadro b. Nivel da perfuração

c. Presença de comprometimento sistêmico d. Presença de doenças crônicas

e. Etiologia da perfuração

48ª Questão

A principal causa de mortalidade materna no Brasil é a Sindrome Hipertensiva Específica na Gravidez (SHEG). Qual a melhor conduta inicial ao atender uma gestante com quadro de pré eclãmpsia grave na Atenção Primária?

a. Prescrever Anlodipino

b. Prescrever Sulfato de Magnésio c. Prescrever Metildopa

d. Prescrever Hidralazina e. Prescrever Clonazepan

49ª Questão

A realização de uma puericultura qualificada é um dos pilares para uma assistência médica qualificada . Ao iniciar a puericultura em uma unidade básica de saúde é função do profissional médico realizar quais diagnósticos entre os abaixo citados ? a. Todos os citados. b. Desenvolvimento Neuropsicomotor. c. Nutricional. d. Vacinal. e. Patológico.

50ª Questão

A Lei 8142, discutiu a participação popular e financiamento do sistema de saúde. A forma de participação popular, com atuação permanente, de caráter deliberativo e fiscalizatório, com composição de 50% dos usuários e os outros 50% por trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Esta organização é chamada de:

a. Conselho Bipartite. b. Conselho Tripartite. c. Assembleia popular. d. Conselho de Saúde. e. Conferência de Saúde.

51ª Questão

Em relação a síndrome de lise tumoral (SLT), sabemos que a mesma pode surgir de maneira espontânea,

principalmente em tumores com alta taxa de divisão celular e naqueles com boa resposta ao tratamento com quimioterapia. Em relação a SLT, é característica laboratorial:

a. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hipouricemia, hipercalemia. b. Hiperfosfatemia, hipercalcemia, hiperuricemia e hipercalemia. c. Hiperfosfatemia, hipocalcemia, hiperuricemia, hipercalemia. d. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hipouricemia e hipocalemia. e. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hiperuricemia e hipercalemia.

52ª Questão

(12)

O Abdome agudo perfurativo geralmente é um quadro clínico de gravidade importante exigindo conduta assertiva. O abdome agudo perfurativo encontrado em região de estômago e duodeno geralmente vai apresentar entre as causas mais comuns todas as assetivas abaixo exceto ?

a. Corpo estranho b. Úlcera crônica c. Úlcera aguda d. Neoplasia e. Tuberculose

53ª Questão

A correlação entre tuberculose e gestação não é incomum e exige perícia na condução por suas complexidades . Qual a conduta mais adequada em relação ao RN que nasce de uma mãe em tratamento de tuberculose pulmonar que apresenta no momento do parto BK e culturas negativos?

a. Contra indicar o aleitamento materno e não vacinar para BCG b. Oferecer aleitamento materno e vacinar o RN com BCG. c. Contra indicar o aleitamento materno e vacinar para BCG. d. Oferecer o aleitamento materno e vacinar após 3 mês.

e. Oferecer o aleitamento materno e não vacinar o RN com BCG.

54ª Questão

Sobre doença inflamatória intestinal (DIII):

A retocolite ulcerativa (RCU) e a doença de Crohn (DC) são os dois tipos principais de DII. A apendicectomia tem caráter protetor na RCU e não-protetor na DC.

RCU é uma doença da mucosa, que costuma acometer o reto e estende-se proximalmente até atingir parte do cólon ou a sua totalidade.

A DC pode afetar qualquer parte do trato gastrintestinal (GI) desde a boca até o ânus.

A lactoferrina fecal é um marcador pouco sensível e pouco específico para a detecção de inflamação intestinal. Sobre as afirmações acima, são corretas apenas:

a. Apenas III, IV e V b. Apenas II e IV c. Apenas I, II, III e IV d. Apenas I, II, III e. Apenas I, II, IV e V

55ª Questão

O aleitamento materno deve ser alvo constante da atuação da equipe de saúde em todo o Brasil . Qual a recomendação do Ministério da Saúde em relação a manutenção do aleitamento materno exclusivo ?

a. Manter até o quarto mês. b. Manter até o terceiro mês. c. Manter até o segundo mês. d. Manter até o primeiro mês. e. Manter até o sexto mês.

56ª Questão

Os corrimentos genitais são queixas muito comuns e muitas vezes negligenciadas em serviços médicos. Qual dentre as assertivas abaixo é medicação mais adequada quando temos uma gestante de 25 semanas com queixa de corrimento branco, grumoso, prurido intenso e não se tem laboratório disponível?

a. Metronidazol creme vaginal b. Penicilina benzantina IM c. Miconazol creme vaginal d. Cefalexina vo

(13)

O abdome agudo encontrado na ruptura de baço é uma grande urgência, de alta mortalidade. Este tipo de abdome agudo é do tipo? a. Vascular b. Obstrutivo c. Inflamatório d. Perfurativo e. Hemorrágico

58ª Questão

A vacinação é uma das medidas em saúde pública que mais salva vidas em todo mundo, tendo um papel preponderante na puericultura. Pelo calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI), com qual idade deve ser indicada a realização da tetraviral?

a. 6 meses; b. 9 meses; c. 15 meses;

d. Não é oferecido no PNI. e. 12 meses;

59ª Questão

A oferta de ferro ao recém nascido prematuro deve obedecer recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ao atender um RN pré termo, que nasceu com menos de 1kg devemos?

a. Não oferecer ferro.

b. Oferecer 4 mg/dia a partir do primeiro mês de vida. c. Oferecer 4 mg/dia a partir do nascimento.

d. Oferecer 2 mg/Kg/dia a partir do primeiro mês de vida. e. Oferecer 2 mg/Kg/dia a partir do nascimento.

60ª Questão

A OMS recomenda durante a gestação a suplementação com cálcio para as gestantes, uma vez que pesquisas apontam uma ingesta inferior a 1 grama de cálcio na maioria das gestantes brasileiras. Qual a intencionalidade principal da suplementação com carbonato de cálcio para as gestantes?

a. Prevenir pré-eclâmpsia

b. Prevenir anemia megaloblástica. c. Prevenir diabetes gestacional. d. Prevenir hipotireoidismo. e. Previnir osteoporose.

61ª Questão

A puericultura realizada de forma adequada é fundamental para o futuro da criança e seu completo desenvolvimento . Qual o ganho de peso adequado esperado para o RN no primeiro trimestre?

a. 500 mg grama mês; b. 600 gramas mês; c. 300 gramas mês. d. 400 gramas mês; e. 700 gramas mês;

62ª Questão

O aleitamento materno é uma fonte de saúde e de bem estar para a mãe e para o recém nascido( RN ). Quais as contraindicações absolutas para o aleitamento materno por patologias no RN ?

a. Não existe contra indicação absoluta b. Fenicetonúria e galactosemia c. Hipotireoidismo e hipertireoidismo d. Fenicetónúria e hipotireidismo e. Galactosemia e hipotireoidismo

(14)

Sobre pancreatites é incorreto afirmar que:

a. Há correlação definida entre a gravidade da pancreatite e o grau de elevação dos níveis séricos de lipase e amilase.

b. 85 a 90% dos casos de pancreatite aguda são autolimitados e melhoram de forma espontânea, geralmente dentro de 3 a 7 dias após o início do tratamento, não exibindo falência de órgãos ou complicações locais.

c. A atividade sérica da lipase aumenta em paralelo com a atividade da amilase e é mais específica do que a amilase.

d. A hiperglicemia é comum e causada por múltiplos fatores, incluindo liberação diminuída de insulina, liberação aumentada de glucagon e débito elevado de glicocorticóides e catecolaminas suprarrenais.

e. A hiperglicemia é comum e causada por múltiplos fatores, incluindo liberação diminuída de insulina, liberação aumentada de glucagon e débito elevado de glicocorticóides e catecolaminas suprarrenais.

64ª Questão

A prevalência de uma doença é encontrada pela razão entre o número de casos encontrados do evento de interesse pelo número de pessoas suscetíveis a este mesmo evento. É fator que aumenta a prevalência das doenças:

a. Aprimoramento das técnicas diagnosticadas da doença em questão. b. Fatores que aumentem a cura da doença.

c. Correntes migratórias de regiões de baixos níveis endêmicos da doença. d. O aumento da letalidade da doença.

e. A diminuição da incidência.

65ª Questão

Os quadros de cólicas e dor abdominal são situações muito comuns durante o pré-natal sendo muitas vezes naturalizados. Em que situações esta situação deve ser considerada um sinal de alerta exigindo um exame físico minucioso e muitas vezes exames complementares?

a. Todas são sinais de alerta.

b. Quando acompanhado de quadro de abdome agudo. c. Quando acompanhado de sangramento vaginal.

d. Quando acompanhadas de contrações uterinas ritmadas. e. Quando acompanhado de queda de estado geral.

66ª Questão

O financiamento da Atenção Primária sempre foi um desafio para a saúde pública brasileira. A criação do PAB fixo e PAB variável deram certa estabilidade a este processo. Qual normativa criou este processo?

a. NOAS 2013. b. NOB 93. c. NOB 91. d. NOB 96. e. NOAS 2001.

67ª Questão

A interpretação correta dos exames laboratoriais deve ser realizada onde os serviços de Atenção Primária dispuserem destas ferramentas. Ao receber o resultado de um paciente com o resultado de clue cells, qual o diagnóstico mais provável? a. Candidíase. b. Vaginose bacteriana. c. Sífilis primária. d. Trichomonas. e. Herpes.

68ª Questão

(15)

A doença inflamátória pélvica acontece a partir da ascenção de microorganismos para o trato genital inferior. Quais os agentes mais comuns encontrados neste processo?

a. Estafilococos aureus e clamídia b. Gonococos e clamídia

c. Escherechia coli e gonocoos d. Clamídia e estreptococos e. Estreptococos e gonococos

69ª Questão

O momento de alta por cura em paciente com Tuberculose, quase sempre é um momento que gera dúvidas nas equipes de APS. Qual dos critérios abaixo não é considerado um ponto entre os critérios de alta para tuberculose?

a. TRM TB negativo. b. Cultura negativo. c. BAAR negativo. d. Ganho de peso. e. Melhora clínica.

70ª Questão

A decisão da prescrição de heparina no paciente com COVID-19, deve ser baseada no quadro clínico e em exames laboratoriais. Qual dos exames abaixo mostra com mais precisão a necessidade desta droga?

a. TGO elevado. b. Leucocitose. c. Ddímero elevado. d. Creatinina baixa. e. K baixo.

71ª Questão

Sobre os hormônios, sabemos que muitos deles variam em relação a sua dosagem sérica, podendo aumentar, se manterem estáveis ou diminuírem, conforme o aumento da idade do indivíduo. Todos os hormônios abaixo aumentam com o envelhecimento, exceto:

a. Cortisol b. Melatonina c. Prolactina d. Paratormônio e. Insulina

72ª Questão

A solicitação e interpretação dos exames complementares é etapa fundamental da condução adequada do pré-natal em serviços de atenção primária. Qual dos exames abaixo, não faz parte da rotina de exames obrigatórios para o pré-natal no primeiro trimestre? a. Glicemia de jejum; b. Anti Hbs; c. Anti HIV; d. Hemograma ; e. Urina 1 e Urocultura;

73ª Questão

Os testes diagnósticos tem diferentes propriedades, tendo utilidades diferentes em sua aplicabilidade. Caso um pesquisador desenvolva um teste para rastrear câncer de mama, qual deve ser a característica desejável para este teste?

a. Ter uma baixa sensibilidade. b. Ter um alto valor preditivo positivo. c. Ter um alto valor preditivo negativo. d. Ter alta especificidade.

e. Ter elevada sensibilidade.

(16)

A indicação de ácido acetil salicílico (ASS) durante o pré-natal quando indicada corretamente tem potencial para melhorar o desfecho negativo nos partos por prevenção de pré-eclâmpsia. Qual das situações abaixo indica o uso profilático do ASS durante o pré-natal segundo US Task Force?

a. Gestação múltipla. b. Diabetes tipo 1 e 2. c. Doença renal.

d. Todas as questões indicam o uso do ASS. e. Pré eclâmpsia em gestação anterior.

75ª Questão

A mortalidade infantil é um dos indicadores mais sensíveis para se mensurar a qualidade de vida de uma nação. Quando medimos a mortalidade infantil pós neonatal, estamos mensurando a morte de criança entre:

a. De zero a 27 dias. b. De zero a seis dias. c. De sete a 27 dias. d. De 28 a 364 dias. e. mortes após 364 dias.

76ª Questão

O diagnostico diferencial das pancreatites agudas deve ser realizado a partir da anamnese , examé fisico minuncioso e exames complementares . Qual das patologias abaixo não é um diagnostico diferencial esperado de um quadro clínico de pancreatite aguda .

a. obstrução intestinal b. apendicite aguda c. colecistite aguda d. infarto mesentérico e. Doença ulcerosa péptica

77ª Questão

O ganho de peso adequado na puericultura é um dos parâmetros mais fidedignos de boa saúde durante o primeiro ano de vida. Segundo a preconização da OMS, qual o ganho de peso mais adequado, para um lactente entre o quarto e o sexto mês? a. 700 gramas mês; b. 400 gramas mês; c. 300 gramas mês. d. 500 gramas mês; e. 600 gramas mês;

78ª Questão

Os casos de abdome agudo por diverticulite geralamente acomentem pessoas com idade mais avançada. Qual é o segmento anatômico, onde a presença de divertículos é mais prevalente?

a. Reto b. Cólon descendente c. Cólon ascedente d. Cólon transverso e. Sigmoíde

79ª Questão

(17)

Sobre síncope, assinale a alternativa INCORRETA:

a. O teste da mesa inclinada, com demonstração de sintomas na ausência de alteração hemodinâmica, pode ser útil para reproduzir a síncope nos pacientes em que se suspeita de síncope psicogênica.

b. A perda da consciência associada a uma convulsão, em geral dura menos de 5 minutos e não está associada a sonolência pós-ictal prolongada ou desorientação, enquanto após um evento de síncope ocorre quase imediatamente a reorientação.

c. O teste autonômico inclui avaliações da função do sistema nervoso parassimpático, função simpática colinérgica e função adrenérgica simpática.

d. Pacientes com cataplexia apresentam perda abrupta, parcial ou completa, do tônus muscular, desencadeada por emoções fortes, em geral raiva ou riso.

e. Os exames laboratoriais de rotina raramente são úteis no sentido de identificar a causa da síncope. Devem ser feitos exames de sangue quando houver suspeita de distúrbios específicos, por exemplo: infarto do miocárdio, anemia e insuficiência autonômica secundária.

80ª Questão

Os estudos de Coorte estão entre os tipos de estudos mais comuns em todo o mundo, sendo seus resultados extremamente úteis para as práticas clínicas mundiais. É uma vantagem do estudo de Coorte:

a. Exigem pouco tempo para sua execução. b. São estudos baratos.

c. É adequado para doenças rara.

d. Pode utilizar um número pequeno de participantes. e. Avalia a incidência.

81ª Questão

A caracterização do tipo de abdome agudo encontrado na prática clínica é muito importante, pois direciona a propedêudica e a terapêutica mais adequada para o paciente. Ao ter como causa uma colecistite aguda temos um abdome do tipo? a. Inflamatório b. Obstrutivo c. Isquêmico d. Perfurativo e. Hemorrágico

82ª Questão

A arbovirose Zika vírus causou um drama a muitas famílias e gestantes que foi a microcefalia . Segundo a OMS o que pode ser considerado uma microcefalia grave ?

a. o perímetro cefálico abaixo de 4 desvios padrões b. O perímetro cefálico abaixo 1 devio padrão c. O perímetro cefálico abaixo de 2 desvios padrões d. O perímetro cefálico abaixo de 3 desvios padrões e. O diagnostico só é possivel com angio- ressonância

83ª Questão

O manejo adequado das infecções do trato urinário é uma competência essencial do médico que realiza pré-natal. Qual o diagnóstico mais provável , entre as assertivas abaixo, que deve ser realizado pelo profissional médico ao atender uma gestante com disúria, estrangúria, febre, calafrio e giordano positivo?

a. IST.

b. Bacteriúria assintomatica. c. Cistite.

d. Pielonefrite.

e. Doença inflamatória pélvica.

84ª Questão

(18)

Ao iniciar um pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico recebe no primeiro trimestre de gravidez o resultado da glicemia de jejum da gestante com resultado de 105 mg/dl. Qual o diagnóstico encontrado dentre as assertivas abaixo?

a. Diabetes Gestacional b. Risco para diabetes c. Gestante com diabetes d. Gestante euglicêmica e. Cetoacidose diabética

85ª Questão

Os níveis de prevenção em saúde são tipos de organização e ações fundamentais para se evitar o adoecimento ou tentativas de recuperar a saúde. Quando se realiza um rastreio de Papanicolau, a equipe de ESF está realizando uma ação de:

a. Não é uma prevenção. b. Prevenção quaternária. c. Prevenção secundária. d. Prevenção primária. e. Prevenção terciária.

86ª Questão

Paciente do sexo feminino, 54 anos, G2P1A0, menarca aos 12 anos de idade e menopausa há 2 anos. Deu entrada na Unidade Básica de Saúde devido sangramento na região da mama direita. Ao exame foi verificada presença de lesão ulcerada na mama direita, com presença ainda de comprometimento da pele, quadro compatível com carcinoma inflamatório da mama, além de mamilo invertido. Relata que observou o surgimento de nodulação em mama direita há cerca de 6 meses, porém escondeu de sua família para “não preocupar os filhos”. Nunca havia realizado mamografia. À palpação, nota-se ainda presença de linfonodomegalia palpável e fixa em cadeia axilar ipsilateral (nível I e II), bem como tumoração palpável de cerca de 3 cm em mama direita. Foi encaminhada ao mastologista que indicou biópsia da lesão, recebendo resultado de Carcinoma ductal invasor, grau III. A Imuno-histoquímica revelou se tratar de um tumor do tipo triplo negativo. O estadiamento tomográfico não revelou metástases à distância, bem como apresentou cintilografia óssea negativa para implantes ósseos.

Sobre o estadiamento clínico do câncer de mama, associado ao quadro clínico e os dados do enunciado da questão, a paciente acima encontra-se no estadio:

a. IIIb b. IIIa c. IIc d. IV e. IIIc

87ª Questão

A prevenção da eritosblastose fetal depende do manejo adequado durante o pré-natal na unidade básica de saúde. Qual a conduta inicial quando temos uma gestante com fator RH negativo e parceiro desconhecido?

a. Solicitar no primeiro trimestre para a gestante o coombs direto e indireto. b. Solicitar no primeiro trimestre para a gestante o coombs direto.

c. Expectante pois não temos RH do parceiro. d. Prescrever Rhogan com 28 semanas.

e. Solicitar no primeiro trimeste para a gestante o coombs indireto.

88ª Questão

O desenvolvimento neuropsicomotor deve ser observado em todas as consultas de puericulta, pois são marcadores de desenvolvimento muito importantes. Quando deve ser esperado que o lactente sente sem apoio ?

a. Aos 5 meses. b. Aos 9 meses. c. Aos 3 meses. d. Aos 6 meses. e. Aos 4 meses.

89ª Questão

(19)

O Brasil é um dos países que tem melhor cobertura vacinal pública em todo mundo, sendo fundamental que se garanta este avanço para todas as crianças. Ao realizar a primeira consulta de puericultura durante o primeiro mês do RN, qual das vacinas o MFC espera que já tenha sido realizada?

a. As vacinas só devem ser realizadas na UBS aps avaliação do MFC e do enfermeiro. b. Pentavelente e BCG.

c. Rotavírus e BCG.

d. Sarampo e 1 dose de hepatite. e. BCG e 1 dose de hepatite.

90ª Questão

Nem sempre é simples fazer o diagnóstico diferencial entre as várias causas de abdome agudo, exigindo boa acurácia dos profissionais médicos. Ao atender o paciente com quadro clínico de dor tipo cólica, que evolui para dor contínua, que se localiza no hipocôndrio direito, com irradiação para epigástrio, acompanhada de náuseas, vômitos e icterícia . Provavelmente temos um quadro de?

a. Abdome agudo hemorrágico b. Diverticulite

c. Apendicite

d. Obstrução mesentérica e. Colecistite

91ª Questão

Karl Jaspers (1883-1969) foi um dos maiores psicopatologistas da história, dentre suas muitas contribuições, a definição de delírios tem grande destaque. Sobre as características fundamentais que compõe o delírio, qual das seguintes alternativas NÃO é correta?

a. Produção associal, idiossincrática.

b. O delírio é, quase sempre, um juízo falso; seu conteúdo é impossível. c. Bizarrice.

d. A modificação do delírio pela experiência objetiva seria impossível. e. Paciente apresenta convicção extraordinária.

92ª Questão

A criação das redes e regiões de saúde e sua organização e diretrizes foram criadas pela Lei nº 7.508, dando mais clareza a este processo que era discutido desde a Lei 8080. Neste contexto, qual serviço, dentre os abaixo citados, não é obrigatório para que se forme uma região de saúde ?

a. CAPS.

b. Serviços de urgência e emergência. c. Serviços de transplante de órgãos. d. Hospitais.

e. Serviços de atenção primária.

93ª Questão

Saber discernir quando o nosso paciente tem um alucinação verdadeira é fundamental para o diagnóstico diferencial em psiquiatria. Chama-se de alucinação a percepção clara e definida de um objeto (voz ruído, imagem) sem a presença de objeto estimulante real. Entre as elencadas, qual das características NÃO compõe as de uma imagem perceptiva real?

a. Introjeção b. Nitidez c. Constância

d. Projeção no espaço exterior e. Corporeidade

94ª Questão

(20)

Paciente de 32 anos, sexo masculino, deu entrada no seu plantão da emergência, trazido pela equipe do SAMU, com história de acidente motociclístico após colisão com um carro. Não aparenta hálito etílico. Ao avaliá-lo, você percebe que o mesmo se encontra com ausência de abertura ocular mesmo após estímulo doloroso e sonoro, responde ao que lhe é perguntado, porém não são claras as suas respostas (discurso confuso) e localiza o estímulo doloroso quando você o realiza tentando inclusive o interromper, sem, contudo, obedecer aos comandos que solicitas. Diante do quadro clínico, o Glasgow do paciente acima é:

a. 11 b. 10 c. 8 d. 9 e. 12

95ª Questão

O controle de ganho de peso pela gestante no pré-natal é fundamental para o controle do nível pressórico, glicêmico e bom desfecho no parto . Uma gestante que tem o peso adequado ao iniciar o pré-natal, deve ganhar até o final da gestação segundo a OMS?

a. De 5 a 9 kg; b. De 13 a 19 Kg. c. De 3 a 7 Kg; d. De 11,5 a 16 Kg; e. De 7 a 10 Kg;

96ª Questão

O abdome agudo isquêmico embora seja uma situação rara quando comparadas as demais causas de abdome agudo , apresentam altas taxas de morbidade e mortalidade . Na isquemia mesentérica aguda nas crianças tem como principal etiologia? a. Amiloidose b. Fibrilação atrial c. Displasia fibromuscular d. Doença aterosclerótica e. Diabetes

97ª Questão

Sobre a Síndrome de Lynch (Câncer de cólon sem polipose associada), marque a alternativa incorreta:

a. Esta síndrome está associada a mutações na linhagem germinativa de vários genes, em especial o hMSH2 no cromossomo 2 e o hMLH1 no cromossomo 3.

b. É doença de herança autossômica dominante.

c. Apresenta como característica a presença de três ou mais parentes com câncer de cólon confirmado à histopatologia, sendo um deles parente de primeiro grau dos outros dois, um ou mais casos de câncer colorretal na família diagnosticados antes dos 50 anos e câncer colorretal em pelo menos duas gerações.

d. A média de idade para o surgimento de um adenocarcinoma encontra-se após os 50 anos, semelhante à média da população geral, o que torna seu diagnóstico mais difícil.

e. Apesar de pouco diferenciados, com aparência histológica mucinosa, os tumores do cólon proximal que caracterizam o CCSPH apresentam melhor prognóstico do que tumores esporádicos para pacientes de idades semelhantes.

98ª Questão

Em relação ao comportamento adpatativo do lactente , muitas vezes o profissional médico não realiza esta importante etapa da consulta de puericultura . Nesta perspectiva , qual a idade em que se espera a aquisição do riso social pelo lactente? a. Com 4 meses; b. Com 1 mês; c. Com 2 meses; d. Com 6 meses. e. Ao nascer;

99ª Questão

(21)

A imunização da gestante é atributo essencial das equipes de APS. Ao atender uma gestante com uma dose prévia de DPT, qual a conduta durante o pré-natal?

a. Complementar com dTpa no puerpério

b. Tranquilizar a paciente, pois ela está corretamente imunizada.

c. Complementar o tratamento com uma dose de dTpa durante o pré-natal.

d. Complementar o tratamanto com uma dose dT e outra dose de dTpa durante o pré-natal. e. Complementar o tratamento com uma dose de dT durante o pré-natal.

100ª Questão

Ao realizar o exame físico o médico assistente encontra além do quadro clínico o nível de amilase sérica 2 vezes acima do normal após 6 horas do início da dor. Neste momento o diagnóstico mais provável é?

a. Apendicite aguda b. Diverticulite

c. Doença inflamatória pélvica d. Pancreatite aguda

e. Abdome agudo vascular

(22)
(23)

CURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA Aluno:

Componente Curricular: CIRURGIA GERAL, CLINICA MÉDICA, MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA e PEDIATRIA

Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

RESIDÊNCIA CLÍNICA MÉDICA

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04248 - CADERNO 002 Questão Resposta 1ª questão (E) 2ª questão (C) 3ª questão (E) 4ª questão (D) 5ª questão (A) 6ª questão (D) 7ª questão (C) 8ª questão (E) 9ª questão (C) 10ª questão (D) 11ª questão (E) 12ª questão (D) 13ª questão (C) 14ª questão (B) 15ª questão (A) 16ª questão (C) 17ª questão (A) 18ª questão (D) 19ª questão (C) 20ª questão (B) 21ª questão (E) 22ª questão (E) 23ª questão (A) 24ª questão (B) 25ª questão (E) 26ª questão (A) 27ª questão (C) 28ª questão (D) 29ª questão (C) 30ª questão (A) 31ª questão (B) 32ª questão (C) 33ª questão (D) 000042.480013.41a659.b8f607.b9956e.bc5b7c.d1750b.9858a Pgina 1 de 3

(24)

34ª questão (A) 35ª questão (C) 36ª questão (A) 37ª questão (A) 38ª questão (C) 39ª questão (B) 40ª questão (D) 41ª questão (C) 42ª questão (B) 43ª questão (C) 44ª questão (B) 45ª questão (D) 46ª questão (D) 47ª questão (D) 48ª questão (B) 49ª questão (A) 50ª questão (D) 51ª questão (C) 52ª questão (E) 53ª questão (B) 54ª questão (C) 55ª questão (E) 56ª questão (C) 57ª questão (E) 58ª questão (C) 59ª questão (B) 60ª questão (A) 61ª questão (E) 62ª questão (B) 63ª questão (A) 64ª questão (A) 65ª questão (A) 66ª questão (D) 67ª questão (B) 68ª questão (B) 69ª questão (A) 70ª questão (C) 71ª questão (B) 72ª questão (B) 73ª questão (E) 74ª questão (D) 75ª questão (D) 76ª questão (B) Questão Resposta

(25)

78ª questão (E) 79ª questão (B) 80ª questão (E) 81ª questão (A) 82ª questão (D) 83ª questão (D) 84ª questão (A) 85ª questão (C) 86ª questão (A) 87ª questão (E) 88ª questão (D) 89ª questão (E) 90ª questão (E) 91ª questão (C) 92ª questão (C) 93ª questão (A) 94ª questão (B) 95ª questão (D) 96ª questão (C) 97ª questão (D) 98ª questão (C) 99ª questão (D) 100ª questão (D) 000042.480013.41a659.b8f607.b9956e.bc5b7c.d1750b.9858a Pgina 3 de 3

Referências

Documentos relacionados

uso específico ..... que

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

Acção de formação, específica, leccionada pela Parque Expo na área da Direcção.. Geral

Por exemplo em França, nos anos sessenta e setenta, o desenvolvimento da produção nuclear foi acompanhado pela instalação de aquecimento elétricos cujo funcionamento era controlado

documentação deveria estar em castelhano e digitalizada para que seja susceptível de se enviar por correio electrónico. Igualmente é necessário, preparar os dados, listas

planejamento de transportes; políticas de transporte urbano; economia dos transportes urbanos; sistemas de transportes públicos; sistema viário; segurança de trânsito.