• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA REGIONAL GERAL ESPORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICA REGIONAL GERAL ESPORTE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

¦

POLÍTICA

¦

REGIONAL

¦

GERAL

¦

ESPORTE

Produção de maçã deve chegar a

13 mil toneladas em Palmas

Devido às condições climáticas, a qualidade da fruta está ainda melhor no município. A previsão de safra para este ano

é que se mantenha a produção do ano passado, podendo haver aumento.

PÁG. 7

Pato Branco poderá mudar decisão sobre ponto facultativo no Carnaval

Embora não seja um feriado oficial, é uma tradição fazer recesso no período de Carnaval. Porém neste ano isso deverá ser diferente em alguns setores.

Na terça-feira (2), por exemplo, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decidiu cancelar o ponto facultativo no Estado e Pato Branco,

que já havia confirmado, estuda voltar atrás e seguir a decisão do governador.

PÁG. 5

Bolsonaro pede

aprovação de

reformas ao

Congresso

PÁG. 4

Marmeleiro se

articula para

debater contorno

viário

PÁG. 6

Pato Futsal

confirma nova

contratação para

temporada

PÁG. 15

Prefeitos pedem

prioridade para

profissionais da

educação

PÁG. 9 Elivelto Rossoni

(2)

A2

Política

Assessoria

Um ato emitido pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da quarta-feira (3) cancelou o ponto facultativo de Carnaval. A medida foi anunciada durante a abertura da sessão plenária desta quarta-feira.

Com isso, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro a Assembleia Legislativa funcionará normalmen-te, dentro das determinações já anunciadas de prevenção ao coronavírus, com a manutenção dos trabalhos legislativos, como a realização de sessões plenárias, reunião de Comissões e com expediente normal para os servidores efetivos e comissionados.

A medida segue o que determina o decreto estadual publicado na terça-feira (2) pelo Gover-no do Estado como medida para evitar aglomerações e conter o avanço da covid-19 Gover-no Paraná.

Assembleia cancela feriado e vai realizar

sessões plenárias no Carnaval

Assessoria

O Legislativo de Pato Branco aprovou na sessão dessa quarta-feira (3), uma série de indicações feitas pelos vereadores.

De autoria de Claudemir Zanco, Biruba (PL), foi apre-ciada a proposição da isen-ção da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os condutores de aplicativos, uma vez que os mesmos possuem Microempreende-dor Individual (MEI), e que seja cobrada uma taxa anual dos mesmos até o valor de 4 UFMs.

Em outra indicação, o parlamentar pede isenção da cobrança das taxas e im-postos municipais, por cau-sa da pandemia do covid-19, dos motoristas de táxi, van-zeiros e dos clubes e locais que realizam eventos.

Já o vereador Rafa-el CRafa-elstin (PSD), realizou as indicações são para que se procedam à manutenção

mas escolas municipais Al-vorada e São Cristóvão e respeitando as adequações, no que se refere à acessi-bilidade para crianças com deficiência física ou moto-ra, com as entradas das sa-las de aula rebaixadas e ba-nheiros adaptados, ainda, a possibilidade de uma

cober-tura sobre a lavanderia e a área de lazer. Também indi-ca ao Município, manuten-ção na estrada rural Pionei-ro José Zoche, comunidade Bela Vista interior São Judas Tadeu.

O vereador Lindomar Rodrigo Brandão apresen-tou a indicação que propõe

instalação de bebedouros em pontos da Avenida Tupi e no Distrito de São Roque do Chopim. Ele justifica de-vido ao número de pessoas que praticam esportes nas vias do município, em espe-cial na Tupi, via muito utili-zada para corridas e cami-nhadas, não tendo a oferta

de água potável no percur-so. No Distrito de São Ro-que do Chopim se deve ao fato de ser um ponto de re-ferência para corredores e ciclistas. Brandão salienta que já existem bebedouros na praça Presidente Vargas e na Prefeitura Municipal e que são muita utilidade à população.

A indicação do verea-dor Joercir Bernardi (PSD) é endereçada ao Institu-to Água e Terra (IAT). Ele pede que analise a possi-bilidade de realizar con-vênios com município de Pato Branco a fim de efetu-ar a instalação de cinco po-ços artesianos no interior do município.

Requerimentos

Os vereadores Dirceu Luiz Boaretto (Podemos) e Januário Koslinski (PSDB) reivindicam que se proce-dam melhorias, por exem-plo, patrolamento, casca-lhamento e compactação do

solo na estrada Municipal que dá acesso à Comunida-de São João Batista.

Da vereadora Thania Maria Caminski Gehlenue (DEM) que o Executivo de-termine a pavimentação de todas as ruas do bairro Su-doeste. Colocação de redu-tores de velocidade na rua São José, bairro Sudoeste e construção de uma cape-la mortuária no bairro São João.

O vereador

Mar-cos Junior Marini (Pode-mos) reivindica a limpeza e manutenção dos bancos existentes, bem como a ins-talação de novos bancos, na Praça, localizada no bairro Jardim Primavera.

O vereador Romulo Fa-ggion (PSL) requerer que Secretaria Municipal de Meio Ambiente notifique os proprietários de terrenos baldios e procedam a lim-peza dos espaços, confor-me determina a legislação municipal.

Assessoria

Em julho de 2019, a presidência da república ve-tou a proposta que criava no Brasil o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa. O projeto, de autoria da de-putada federal Leandre Dal Ponte, havia sido aprovada tanto na Câmara quanto no Senado. Hoje, Leandre ava-lia que, se o cadastro tivesse sido criado, teria efeito im-portantíssimo na vacinação contra a covid-19.

“O governo tem dificul-dades claras, como noti-ciado por vários veículos de imprensa, para identifi-car onde estão as pessoas idosas no Brasil, principal-mente aquelas que necessi-tam receber a vacina a do-micílio”, afirma a deputada paranaense.

O texto da deputada modifica o Estatuto do Ido-so, permitindo a coleta de informações, inclusive ge-orreferenciadas, para iden-tificar a população idosa brasileira. Na época, a pre-sidência da república justi-ficou o veto por contrariar o interesse público e ser in-constitucional, visto que ha-veria aumento de despesas para o Executivo, sem um demonstrativo dos impactos orçamentários da proposta.

“Se o governo, na épo-ca, entendeu que essas in-formações não eram rele-vantes, por que motivo hoje está se batendo tanto pra encontrar as pessoas ido-sas e fazer esta vacinação?”, questiona Leandre.

Ela reitera a importân-cia da matéria: “Com

cer-teza, estaríamos mais bem equipados, caso o proje-to fosse aprovado. Tería-mos tido tempo de construir uma base de dados consis-tente. E isso seria extrema-mente útil, agora, na vaci-nação dos idosos, principal grupo de risco da covid-19”.

Para Leandre, nunca é tarde para mudar de opi-nião. “O governo ainda pode criar o cadastro. Ainda tere-mos muitos problemas no Brasil relacionados ao enve-lhecimento da população. A pandemia é apenas um dos problemas que vamos en-frentar”, conclui.

Conheça o Projeto

O texto do Projeto de Lei 5678/2016, define o Cadastro Nacional da Pes-soa Idosa como um

regis-tro público eletrônico com a finalidade de coletar, pro-cessar, sistematizar e disse-minar informações georre-ferenciadas que permitam a identificação e a caracte-rização socioeconômica da pessoa idosa, bem como das barreiras que impedem a re-alização de seus direitos.

O projeto define que o cadastro seria administra-do pelo Poder Executivo e que os dados seriam obti-dos através da interação obti-dos sistemas de informação e da base de dados de todas as políticas públicas relaciona-das aos direitos da pessoa idosa, bem como por infor-mações coletadas, inclusive em censos nacionais e nas demais pesquisas realizadas no País.

A proposta restringe a

utilização dos dados do ca-dastro, exclusivamente, para formulação, gestão, monito-ramento e avaliação das

po-líticas públicas para a pes-soa idosa e para identificar as barreiras que impedem a realização de seus direitos.

“Cadastro Nacional do Idoso iria auxiliar e muito

a vacinação”, afirma Leandre

Projeto de Lei chegou a ser aprovado pela Câmara dos Deputados, mas vetado pela presidência da república;

governo tem dificuldades de encontrar idosos para vacinação

Em segunda sessão do ano, vereadores apresentam indicações e requerimentos

O Legislativo volta a se reunir em plenário, na segunda-feira (8)

DivuLgaçãO

DivuLgaçãO

(3)

Da Redação ADI-PR Curitiba jornalismo@adipr.com.br

A3

Política

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Vacinação

O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais apli-cou vacinas contra a Covid-19 no País. Enquanto o Para-ná vacinou 158.780 pessoas, o Distrito Federal imunizou 76.424, o Espírito Santo 62.367 e o Rio Grande do Norte 52.261. O Paraná está acostumado a vacinar, tem experi-ência. São 1.850 salas de imunização à disposição da popu-lação. Somos referência para o País , afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Capital empreendedora

De acordo com estudo da Endeavor (organização de apoio a empreendedores), em parceria com a Escola Na-cional de Administração Pública (Enap), Curitiba é a 11ª cidade com melhor ambiente para empreender entre os 100 maiores municípios do país. A capital paranaense conseguiu a pontuação 7,40 (de 10) na média de um con-junto de fatores, que inclui ambiente regulatório, infraes-trutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital hu-mano e cultura empreendedora.

Pequenas negócios

O Paraná sustentou bons números de emprego em 2020 e lidera o ranking nacional como o estado que mais gerou empregos entre os pequenos negócios do Brasil, em números absolutos. Segundo levantamento do Sebrae, ana-lisando os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desem-pregos (Caged) do Ministério da Economia, foram 38.272 novas vagas em micro e pequenas empresas (MPE).

Comida Boa

O Cartão Comida Boa, auxílio de R$ 50,00 oferecido pelo governo do Paraná a famílias carentes para a compra de alimentos, passará a ser permanente. O governador Ra-tinho Júnior comunicou que vai manter o auxílio para ali-mentação a 210 mil famílias paranaenses em situação de extrema pobreza. Vamos transformar em perene o proje-to Cartão Comida Boa para as famílias de extrema pobreza. Serão atendidas aproximadamente 210 mil famílias, o que beneficia cerca de 1 milhão de pessoas , declarou o gover-nador.

Unificação

O líder do governo na Câmara dos Deputados, depu-tado federal Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que o parecer sobre a reforma tributária deverá contemplar aspectos de todas as propostas em análise no Congresso Nacional. O governo quer votar tudo, inclusive privatizações, porque não há razão nenhuma para não tramitar tudo junto , dis-se o deputado.

Frente Agro

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. A vi-ce-presidência do colegiado será exercida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). A missão da frente é prote-ger o setor que tanto prote-gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse País , disse Sérgio Souza.

Espetáculo

O Senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos), ressaltou que não haverá oposição à pessoa do presidente do Senado, mas, sim, a ideias e projetos. Na política atual já não existem mais ideal, programas partidários, pensamen-to estratégico de longo prazo preocupado com o futuro do Brasil, de nossos filhos e netos. hoje é muito triste ser Sena-dor da República. O espetáculo é dantesco , disse.

Cancelado

O governador Ratinho Júnior confirmou durante a abertura dos trabalhos do Legislativo Estadual, que o Paraná vai cancelar o ponto facultativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo. De acordo com o governador, o ob-jetivo é desestimular viagens e eventos que possam causar aglomeração, comuns durante o período de Carnaval. Estadão Conteúdo

Como anunciado em de-zembro de 2020 pelo pro-curador-geral da Repúbli-ca, Augusto Aras, chegou ao fim neste mês o prazo para

integração da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba ao Grupo de Atua-ção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) instituído no Ministério

Pú-blico Federal do Paraná. Desde o dia 1º de fe-vereiro, a força-tarefa pa-ranaense deixou de exis-tir oficialmente, após quase sete anos de trabalho e 79

operações. Quatro de seus membros seguirão no Gae-co, com mandatos até agos-to de 2022, para garantir a continuidade das investi-gações em curso. A equipe é composta ainda por mais cinco procuradores.

Dados e números

Desde 2014, a Lava Jato abriu 79 fases e conde-nou 174 pessoas. Entre elas, o ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva, o ex-pre-sidente da Câmara Eduardo Cunha e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral - além de diversos atores políticos das últimas décadas como José Dirceu e Antônio Palocci. Segundo o Ministério Públi-co Federal (MPF), R$ 4,3 bi-lhões foram devolvidos aos cofres públicos por meio de acordos de colaboração pre-miada e de leniência.

Lava Jato em Curitiba chega ao fim e passa a integrar

grupo anticrime organizado

Assessoria

O Legislativo de Pato Branco aprovou na sessão dessa quarta-feira (3), uma série de indicações feitas pelos vereadores.

De autoria de Claudemir Zanco, Biruba (PL), foi apre-ciada a proposição da isen-ção da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os condutores de aplicativos, uma vez que os mesmos possuem Microempreende-dor Individual (MEI), e que seja cobrada uma taxa anual dos mesmos até o valor de 4 UFMs.

Em outra indicação, o parlamentar pede isenção da cobrança das taxas e im-postos municipais, por cau-sa da pandemia do covid-19, dos motoristas de táxi, van-zeiros e dos clubes e locais que realizam eventos.

Já o vereador Rafa-el CRafa-elstin (PSD), realizou as indicações são para que se procedam à manutenção mas escolas municipais Al-vorada e São Cristóvão e respeitando as adequações, no que se refere à acessi-bilidade para crianças com deficiência física ou moto-ra, com as entradas das sa-las de aula rebaixadas e ba-nheiros adaptados, ainda, a possibilidade de uma cober-tura sobre a lavanderia e a área de lazer. Também indi-ca ao Município, manuten-ção na estrada rural Pionei-ro José Zoche, comunidade Bela Vista interior São Judas

Tadeu.

O vereador Lindomar Rodrigo Brandão apresen-tou a indicação que propõe instalação de bebedouros em pontos da Avenida Tupi e no Distrito de São Roque do Chopim. Ele justifica de-vido ao número de pessoas que praticam esportes nas vias do município, em espe-cial na Tupi, via muito utili-zada para corridas e cami-nhadas, não tendo a oferta de água potável no percur-so. No Distrito de São Roque do Chopim se deve ao fato de ser um ponto de referên-cia para corredores e ciclis-tas. Brandão salienta que já existem bebedouros na pra-ça Presidente Vargas e na Prefeitura Municipal e que são muita utilidade à população.

A indicação do vereador Joercir Bernardi (PSD) é en-dereçada ao Instituto Água e Terra (IAT). Ele pede que analise a possibilidade de realizar convênios com mu-nicípio de Pato Branco a fim de efetuar a instalação de cinco poços artesianos no interior do município.

Requerimentos

Os vereadores Dirceu Luiz Boaretto (Podemos) e Januário Koslinski (PSDB) reivindicam que se proce-dam melhorias, por exem-plo, patrolamento, casca-lhamento e compactação do solo na estrada Municipal que dá acesso à Comunida-de São João Batista.

Da vereadora Thania Maria Caminski Gehlenue (DEM) que o Executivo

de-termine a pavimentação de todas as ruas do bairro Su-doeste. Colocação de redu-tores de velocidade na rua São José, bairro Sudoeste e construção de uma cape-la mortuária no bairro São João.

O vereador

Mar-cos Junior Marini (Pode-mos) reivindica a limpeza e manutenção dos bancos existentes, bem como a ins-talação de novos bancos, na Praça, localizada no bairro Jardim Primavera.

O vereador Romulo Fa-ggion (PSL) requerer que Secretaria Municipal de Meio Ambiente notifique os proprietários de terrenos baldios e procedam a lim-peza dos espaços, confor-me determina a legislação municipal.

Em segunda sessão do ano, vereadores

apresentam indicações e requerimentos

O Legislativo volta a se reunir em plenário, na segunda-feira (8)

(4)

A4

Política

Estadão Conteúdo

Em uma tentativa de derrubar a decisão do mi-nistro Ricardo Lewando-wski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autori-zou a defesa do ex-presiden-te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a acessar as mensa-gens obtidas na Operação Spoofing, o Ministério Pú-blico Federal (MPF) entrou com pedido de reconside-ração do compartilhamento do material.

Foram formalizados na terça-feira (2), os chama-dos ‘embargos de declaração com efeitos infringentes’ que, na prática, são uma espécie de recurso contra a declara-ção ou interpretadeclara-ção da sen-tença. O pedido é assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo. Ela alega ver ‘vícios de contradição e omissão’ na decisão de Lewandowski.

A subprocuradora

ques-tiona dois pontos principais. O primeiro é sobre a neces-sidade de esclarecer o al-cance do acesso às mensa-gens. A defesa de Lula não teve permissão para receber todo o acervo da Spoofing, apenas os trechos que pu-dessem ter relação com in-vestigações e processos aos quais responde na Lava Jato (leia aqui). Nos termos da decisão de Lewandowski, fo-ram compartilhadas conver-sas que ‘lhe digam respei-to, direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele mo-vidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira’.

O segundo é sobre a au-torização concedida aos ad-vogados do ex-presidente para acessarem o conteúdo da ação penal aberta con-tra o grupo de hackers

res-ponsável pela invasão dos celulares do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato em Curitiba.

Em novembro, o Minis-tério Público Federal já ha-via se manifestado contra o compartilhamento do ma-terial, requisitado pela de-fesa de Lula em outro ha-beas corpus no Supremo Tribunal Federal. Na época, o ministro Edson Fachin, re-lator dos processos relacio-nados à Operação Lava Jato em curso no STF, mandou o caso para análise no ple-nário, mas ainda não houve julgamento.

Em outra frente, o nú-cleo duro da Lava Jato em Curitiba renovou o pedido, enviado na semana passa-da a Lewandowski, pela re-consideração da decisão que autorizou a defesa de Lula a acessar as mensagens. O gru-po de integrantes e

ex-mem-bros da força-tarefa pede ainda a anulação do acer-vo da Operação Spoofing, que mirou o grupo respon-sável pelo ataque cibernético Embora a existência das conversas tenha sido revelada ainda em 2019 e trechos divulgados na sé-rie de reportagens conheci-da como ‘Vaza Jato’, lidera-da pelo portal The Intercept Brasil em parceria com ou-tros veículos de imprensa, o material voltou a repercutir na segunda-feira, 1º, depois que Lewandowski levan-tou o sigilo das mensagens compartilhadas com os ad-vogados do ex-presidente. A defesa do petista preten-de usar o teor das conver-sas para reforçar as acusa-ções de que Moro agiu com parcialidade e encarou o ex--presidente como ‘inimigo’ ao condená-lo a nove anos e meio de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

MPF tenta embargar decisão que suspendeu sigilo de

mensagens de Moro e Deltan

Agência Brasil

O presidente Jair Bolso-naro participou nesta quar-ta-feira (3) da sessão solene de abertura do ano legislati-vo e entregou a mensagem do Poder Executivo ao Con-gresso Nacional. A cerimô-nia marca a retomada das

atividades parlamentares

na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Antes de entregar a mensagem, Bol-sonaro fez um discurso em que elencou realizações do seu governo e também pe-diu ao Congresso apoio para uma série de pautas, como pacto federativo, reforma administrativa, reforma tri-butária e agenda de conces-sões e privatizações.

“Dando continuidade a todo esse processo, diversas outras proposições legislati-vas merecem a atenção e a análise do Congresso Nacio-nal neste ano de 2021; pro-jetos esses que dependem da devida análise, adequa-ção e aprovaadequa-ção pelo parla-mento brasileiro. Neste pon-to, citam-se, dentre outros, as propostas de emenda constitucional do reordena-mento da relação federativa; a reforma administrativa; a agenda de privatizações e de concessões; a revisão dos subsídios creditícios e gastos tributários; a refor-ma tributária; o projeto de lei complementar para a criação do Marco Legal das Startups e do

Empreendedo-rismo Inovador; o projeto de lei cambial; a modernização do setor elétrico; a partilha dos campos de óleo e gás; debêntures de infraestrutu-ra, entre outros projetos em tramitação no parlamento”, afirmou o presidente.

A sessão solene ocor-reu de forma presencial no plenário da Câmara dos De-putados e reuniu centenas de parlamentares, sob o co-mando do novo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Além do presi-dente da República, que foi o primeiro a discursar, tam-bém discursaram o presi-dente do Supremo Tribu-nal Federal (STF), Luiz Fux, que entregou a mensagem do Poder Judiciário; o pre-sidente recém-eleito da Câ-mara, Arthur Lira (PP-AL) e Pacheco, que falou ao final e encerrou os trabalhos.

Pandemia

Em seu discurso na en-trega da mensagem, Bol-sonaro disse que o gover-no federal buscou atuar, no contexto da pandemia, para preservar vidas e pro-teger empregos. “Com base nessas premissas e com um olhar especial às popula-ções mais vulneráveis, àque-les que mais necessitavam da atenção do Poder Pú-blico, todo o governo fede-ral foi mobilizado para uma atuação ainda mais

coorde-nada, integrada e efetiva. Todos os órgãos e todas as entidades governamentais passaram a direcionar es-forços no combate ao vírus e na proteção às pessoas”, afirmou.

O presidente também mencionou a execução do Plano Nacional de Vacina-ção contra a covid-19. “O governo federal se encontra preparado e estruturado em termos financeiros, organi-zacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Va-cinação contra a Covid-19. Com isso, seguimos envian-do toenvian-dos os esforços para

o retorno à normalidade na vida dos brasileiros”, afir-mou. Até agora, de acordo com painel do Ministério da Saúde, um total de 783.135 doses foram aplicadas em todo país, o que representa cerca de 1% do público prio-ritário da vacinação, que re-úne mais de 77,2 milhões de pessoas.

Balanço

Bolsonaro também de-dicou sua fala para apontar o que considera as princi-pais realizações de seu go-verno. Ele citou, por exem-plo, os 201 projetos de concessão incluídos no

Pro-grama de Parceria e Inves-timentos, a entrega de 374 mil unidades habitacionais, os investimentos federais em saneamento básico, a di-gitalização de serviços go-vernamentais, a aprovação da Lei de Falências, a im-plantação do PIX (sistema de pagamentos instantâne-os) e a redução da taxa bá-sica de juros, a Selic, atu-almente em 2% ao ano. “O governo federal não parou. Em paralelo ao monumental esforço exigido para ações de combate ao novo corona-vírus, prosseguimos traba-lhando em diversas outras frentes, sempre em prol do

povo brasileiro”, disse. Sobre política externa, o presidente defendeu o res-gate do que chamou de “va-lores” defendidos pela popu-lação brasileira e falou em integração econômica com outros países. “No âmbito in-ternacional, demos prosse-guimento a uma política ex-terna voltada ao resgate de valores e princípios defen-didos pelo povo brasileiro, com a reaproximação com as grandes democracias mundiais, com vistas a uma maior abertura comercial e integração de nossa econo-mia às cadeias transnacio-nais de agregação de valor”.

Fábio RodRigues Pozzebom/ AgênciA bRAsil

Bolsonaro pede aprovação de reformas em

mensagem ao Congresso Nacional

(5)

A5

Cidade

Assessoria

Os estudantes regular-mente matriculados, tanto na rede pública de ensino quanto na privada, em Pato Branco terão restaurados os descontos de 50% da tari-fa pública para o transporte coletivo, o meio passe.

Conforme com a por-taria nº 01/2021, emitida pelo Departamento Munici-pal de Trânsito (Depatran), o desconto só terá validade para os horários indicados na declaração emitida pela instituição de ensino.

Também os estudantes de vem atender alguns

re-quisitos, como: estar em pe-ríodo letivo e devidamente matriculado; estar em pe-ríodo de estágio pela insti-tuição de ensino; estar ca-dastrado no sistema da concessionária Tupã; ter crédito no cartão de usuá-rio; e enviar declaração pró-pria do consórcio Tupã, pre-enchida pela instituição de ensino.

A instituição de ensino deverá conceder aos alunos a declaração de matrícula, no modelo fornecido pelo Consórcio Tupã.

As regras de circulação, estabelecidas pelo Depatran

para continuidade do perí-odo de risco a saúde públi-ca por infecção viral da co-vid-19, entraram em vigor na segunda-feira (1º).

Dúvidas podem ser sa-nadas diretamente com o consórcio Tupã, pelo (46) 9 9119 2324.

Cristina Vargas

cristina@diariodosudoeste.com.br Embora não seja um fe-riado oficial, é uma tradição fazer recesso no período de Carnaval. Porém neste ano isso deverá ser diferente em alguns setores. Na terça-fei-ra (2), por exemplo, o go-vernador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, deci-diu cancelar o ponto facul-tativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo em âmbito estadual. A deci-são foi anunciada durante a abertura dos trabalhos do Legislativo.

Segundo Ratinho esta é uma forma de conter o avanço do coronavírus no Estado. De acordo com o go-vernador, o objetivo é deses-timular viagens e eventos que possam causar aglo-merações, comuns durante esse período.

O governo vai oficializar a decisão com a publicação de um novo decreto, que vai alterar o Decreto nº 6.554, publicado em 17 de

dezem-bro, que definiu o calendário de feriados e estabeleceu os dias de recesso e pontos fa-cultativos de 2021.

Com a decisão, todos os órgãos da administração pú-blica estadual direta e indi-reta terão expediente nor-mal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Pato Branco

Já o Município de Pato Branco ainda não definiu se manterá a decisão sobre o ponto facultativo, anun-ciado através do Decreto nº 8.851, de 29 de janeiro, para os dias 15 e 16 de fe-vereiro e no período da ma-nhã do dia 17, ou se voltará atrás e seguirá a decisão do governador Ratinho.

No fim da tarde de quar-ta-feira (3), a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o prefeito Ro-bson Cantu ainda não tinha definido sobre essa situação.

Assim, até o momen-to, prevalece o Decreto nº 8.851, de 29 de janeiro, que também define que os

servi-ços essenciais referentes ao Departamento de Trânsito, Departamento de Obras, Se-cretaria Municipal de Saúde, Limpeza Pública, Casa Abri-go Esperança e Horto Flo-restal terão horários reade-quados conforme interesse da Administração Pública, nesses dias.

Sindicomércio

O Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio)

in-formou que os estabeleci-mentos comerciais repre-sentados por ele estarão fechados no dia 16 de feve-reiro, terça-feira de Carnaval. O não funcionamento está definido nas atuais con-venções coletivas de traba-lho (CCTs) firmadas com os sindicatos dos comerciários de Pato Branco e Francisco Beltrão. O documento é vá-lido para 41 municípios do Sudoeste, excetuando Fran-cisco Beltrão que tem CCT

definida por outro sindicato patronal. Nos dias 15 e 17 de fevereiro, o expediente será normal.

O presidente do Sindi-comércio, Ulisses Piva, sa-lientou que as CCTs são vá-lidas para as empresas das

categorias representadas

pelo sindicato e a lista para consulta está disponível na internet, no site www.sin- dicomercio.org.br/sobre-o--sindicomercio/categorias/.

“Vale ressaltar que as

empresas representadas que abrirem no dia 16 de feve-reiro estarão sujeitas a mul-ta, estabelecida no próprio texto da CCT”, alertou Piva.

Febraban

Na semana passada a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu comunicado informando o funcionamento das agências bancárias durante o período do Carnaval 2021.

A Resolução nº 2.932 do Banco Central do Brasil definiu que nos dias 15 e 16 de fevereiro não haverá ex-pediente ao público. No dia 17, Quarta-feira de Cinzas, o início do expediente ao pú-blico será a partir do meio--dia, com encerramento no horário normal de fecha-mento das agências.

Nas localidades em que o encerramento do ex-pediente ocorra antes das 15h, o atendimento ao pú-blico deverá ter seu início antecipado de modo a ga-rantir o mínimo de três ho-ras de expediente.

Pato Branco poderá mudar decisão sobre ponto facultativo

no Carnaval após governador ter cancelado no Estado

Rodinei SantoS

Depatran estabelece regras de circulação para estudantes no transporte coletivo

divulgação

novas regras entraram em vigor na segunda-feira

(6)

A6

Regional

Assessoria

Nessa quarta-feira (3) o prefeito de Marmeleiro, Paulo Jair Pilati esteve reunido com integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Marmeleiro (Acimar), para um amplo debate de demandas locais.

A cidade que é cortada pela rodovia, é motivo de preocupação de lideranças, que temem que a implementação de um contor-no viário, torne inviável ecocontor-nomicamente a existência de estabelecimentos já instalados

em Marmeleiro.

Na tentativa de oferecer as autoridades responsáveis uma proposta menos agres-siva ao comércio do município, ficou con-cordado da Administração Municipal de Marmeleiro e a Acimar se reúnem na quin-ta-feira (11), no Centro de Capacitação de Professores, com as lideranças de cada seg-mento incluindo, sócios da associação e não sócios para debaterem juntos a melhor alternativa.

Assessoria

O Programa de Pós-Graduação em Saú-de, Bem-estar e Produção Animal Sustentá-vel (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com processo seletivo aberto para ingresso no primeiro semestre de 2021. São oferta-das 12 vagas e o curso de mestrado é diri-gido aos profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e Saúde.

Os interessados podem realizar a inscri-ção gratuitamente, no período de 2 de feve-reiro a 5 de março, pelo e-mail ps.ppgsbpas@ uffs.edu.br. No e-mail devem ser anexadas cópias dos documentos pessoais, histórico escolar de graduação, além dos formulários de inscrição, de intenção de pesquisa e plani-lha de currículo, cujos modelos estão dispo-níveis na página oficial do programa, no site da UFFS: www.uffs.edu.br, na área Ingresso> Processo Seletivo Regular. Pelo Edital Nº 55/ GR/UFFS/2021 é possível conferir os deta-lhes para o envio da documentação.

O Programa de Pós-Graduação possui duas linhas de pesquisa: 1) Saúde, Diagnós-tico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul; 2) Produção Animal Sustentável e Agricultura

Familiar na Fronteira Sul. O número de va-gas está distribuído de acordo com a dispo-nibilidade de orientadores e respectivos te-mas de pesquisa.

Seleção

A primeira etapa do processo seletivo consiste na avaliação do Formulário de In-tenção de Pesquisa (caráter eliminatório), observando aspectos científicos e/ou tecno-lógicos, originalidade e clareza, bem como a linha de pesquisa, o tema proposto e a in-tenção de pesquisa apresentada.

Também de caráter eliminatório, a se-gunda etapa é a arguição. A entrevista terá duração de no máximo 45 minutos e será realizada on-line, com link individual dispo-nibilizado para cada candidato e divulgado juntamente com o horário, posteriormente à etapa eliminatória, no site da UFFS: www. uffs.edu.br/ppgsbpas > Ingresso > Processo Seletivo Regular.

A última etapa consiste na avaliação da Planilha do Currículo (caráter classificató-rio), observando os itens indicados pelo can-didato e seus respectivos documentos com-probatórios.

Marmeleiro se articula para debater contorno viário

Abertas inscrições para processo seletivo

de Mestrado da UFFS

Paloma Stedile

paloma@diariodosudoeste.com.br Na noite de terça-fei-ra (2), foi realizada na Asso-ciação Empresarial de Coro-nel Vivida (Acivi) a primeira reunião com o novo comitê gestor de enfrentamento a covid-19. No encontro pas-sado, há 15 dias, ocorreu a formação desse grupo.

De acordo com o secre-tário de Saúde de Coronel Vivida, Vinícius Tourinho, nessa primeira reunião fo-ram discutidos sobre alguns ofícios, “vindos dos muní-cipes, que pretendem fa-zer eventos e precisavam de liberações”.

Nesse momento, nove ofícios [entre casamentos e aniversários] foram apresen-tados ao comitê, dos quais cinco foram aprovados e os demais precisam descrever melhor os detalhes dos even-tos, para que possam ser no-vamente avaliados.

Tourinho informou que [assim como os demais mu-nicípios], Coronel Vivida está sob o decreto estadual 6.745/21, publicado na úl-tima sexta-feira (29), o qual prorrogou, até 10 de feve-reiro, as medidas que res-tringem a circulação de pes-soas no Paraná.

Segundo o Governo do Estado, esta é a quarta atu-alização das medidas de restrição, previstas inicial-mente no decreto 10.824, de 3 de dezembro de 2020. “O texto institui proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas dia-riamente, das 23h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comer-ciais também estão proibi-dos de vender bebidas alco-ólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário”.

Ainda, conforme o Go-verno do Estado, está

proi-bida, a promoção de con-fraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, “com grupos de mais de 25 pessoas, ex-cluídas da contagem crian-ças de até 14 anos, com exceção dos eventos na

mo-dalidade de drive-in. Já as atividades religiosas, de qualquer natureza, devem observar as exigências fixa-das pela Secretaria de Esta-do da Saúde em ato norma-tivo próprio”.

Tourinho acredita “que

essa decisão será prorro-gada, devido ao Carnaval. Mais adiante, quando o de-creto estadual não tiver mais validade e cair para decreto municipal, prova-velmente conseguiremos flexibilizá-lo mais,

liberan-do horários melhores de funcionamento, sobretudo para quem tem comércio noturno”.

Ele destaca que, no mais, a situação no município con-tinua funcionando normal-mente. “Volta às aulas foi liberada, assim como auto-escolas, pois estão todos res-peitando os cuidados devi-dos. Comércio continua sob o decreto estadual, podendo abrir e funcionar, desde que permaneça adotando as me-didas de prevenção”.

O secretário de Saú-de lembra que houve bai-xa no número de casos da covid-19 no município, nos últimos dias. Com isso, ele reitera a importância dos cuidados, a fim de que os números não voltem a su-bir. “Reforçamos sempre a conscientização, afasta-mento, uso de máscaras e de álcool em gel, que de fato estão dando resulta-dos”, finaliza.

Coronel Vivida realiza primeira reunião com o novo

comitê gestor de enfrentamento a covid-19

AssessoriA/PrefeiturA de Coronel ViVidA)

(7)

A7

Regional

Assessoria

Na última semana, diretores e equi-pes pedagógicas de Chopinzinho voltaram à ativa. Agora, chegou a vez dos demais profissionais da educação retornarem ao trabalho.

Para começar o ano letivo, todos parti-ciparam de capacitação até na quarta-feira (2). Na sequência, dão andamento à orga-nização, confecção de apostilas e reuniões pedagógicas.

A abertura da formação ocorreu no Cen-tro de Eventos Splendore, na segunda-fei-ra (1º). Seguindo protocolos de segusegunda-fei-rança, a primeira interação foi com a equipe do Muni-cípio reunida, na parte da manhã. Na ocasião, foi apresentado o plano de ação de retomada de atividades e palestra sobre a conscientiza-ção da covid-19 no contexto escolar.

Nos outros períodos, o cronograma da formação foi nas escolas, com oficinas de musicalização, contação de histórias e edu-cação emocional.

“Pensamos primeiramente na qualida-de qualida-de ensino, no acolhimento, recebimento, boas-vindas a estes profissionais. Precisa-mos ter este equilíbrio para passar aos pais e crianças, dando tranquilidade de um re-torno com segurança”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Mari Lúcia Lazarotto.

As aulas retornam no dia 8 de feverei-ro, ainda com atividades remotas. No dia 9, os pais poderão retirar as primeiras aposti-las impressas, nas escoaposti-las em que seus fi-lhos estão matriculados. A previsão é per-manecer com aulas a distância durante todo o mês de fevereiro.

Professores recebem capacitação

em Chopinzinho

AssessoriA/PrefeiturA de ChoPinzinho

A formação seguiu até quarta-feira Paloma Stedile

paloma@diariodosudoeste.com.br

Os produtores de maçã do municí-pio de Palmas estão otimistas para a safra 2020/2021. Isso porque, neste ano, estima--se que a produção seja novamente em tor-no de 13 mil toneladas, como ocorreu na sa-fra passada.

A informação é do engenheiro agrôno-mo da unidade de Palmas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/ Emater (IDR-Paraná), Elivelto Rossoni.

Segundo ele, o município tem cerca de 15 produtores e a área implantada com a cultura da macieira é de 395 hectares [al-guns pomares estão localizados nos arredo-res da cidade, sendo que a maioria se encon-tra no Horizonte, às margens da PR-280].

“A previsão de safra para este ano é que se mantenha a produção do ano passado, podendo haver pequeno aumento na produ-tividade. O que se observa nos pomares é que a qualidade da fruta está melhor, devi-do a condições climáticas mais favoráveis à cultura deste ano”, diz.

Ele completa que o menor volume de chu-vas durante a floração dos pomares e no de-senvolvimento da fruta foi um ponto positivo, “diminuindo a incidência de doenças e pro-porcionando mais qualidade na produção”.

Variedades

O engenheiro agrônomo afirma que a maioria da produção consiste na variedade Gala (55%), seguida da Fuji (40%) e da Eva (5%). “Em torno de 90% da produção são co-mercializados no mercado in natura,

dis-tribuídos em praticamente todo o Brasil; e 10% comercializados junto à indústria para produção de sucos e outros derivados”.

Rossoni ainda diz que a colheita da maçã no município iniciou com a variedade Eva, na primeira quinzena de janeiro. Poste-riormente com a variedade Gala, na segunda quinzena, a qual se estenderá até meados de fevereiro, quando se iniciará a colheita da variedade Fuji, que se prolongará durante o mês de março e início de abril.

“O cultivo da fruta tem muita impor-tância no município, tendo em vista a ren-da que a ativiren-dade proporciona e o número de empregos gerados, uma vez que no mu-nicípio localiza-se uma unidade frigorífica da Companhia de Desenvolvimento Agrope-cuário do Paraná (Codapar) — para arma-zenamento de frutas, com unidades de

clas-sificação e embalagem —, propiciando aos produtores condições para armazenamen-to da produção para posterior comercializa-ção, sendo o IDR parceiro para o desenvolvi-mento da atividade na região”, finaliza.

Paraná

O otimismo em relação a safra de maçã não se restringe a Palmas. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abaste-cimento (Seab), no Paraná, a produção deve superar 32 mil toneladas, o que representa uma oferta ajustada ao consumo; por isso o preço melhor para o produtor.

Já no País, de acordo com Ivanir Leo-poldo Dalanhol, diretor técnico e de qualida-de da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, a previsão é colher 1,15 milhão de toneladas neste ano.

elivelto rossoni

Palmas deve

manter nesta safra a

produção de 13 mil

toneladas de maçã

(8)

A8

Geral

Assessoria

Em Brasília, na segunda-feira (1º), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV--PR) esteve na sede da Organização Pan--Americana da Saúde/Organização Mun-dial da Saúde (OPAS/OMS) para uma reunião sobre a entrega dos certificados aos 11 municípios paranaenses que foram aceitos na rede mundial de Cidades Ami-gáveis às Pessoas Idosas.

Todo o processo de certificação des-tes municípios teve o acompanhamento do mandato da deputada Leandre, tendo como base um modelo inovador, testado e aprovado no município de Pato Bran-co, que foi o primeiro do Paraná a receber o certificado de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, em 2018.

Participaram da reunião com a de-putada a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil, dra. Socor-ro GSocor-ross, e Lely Guzmán, coordenadora de Família, Gênero e Curso de Vida do escri-tório da OPAS/OMS no Brasil.

“Estamos organizando o momento de entrega dos certificados a estes novos municípios que foram aceitos na rede. A OPAS e a OMS também nos garantiram to-tal apoio na busca da certificação de no-vas cidades, ao longo deste ano de 2021”, afirmou Leandre.

“Cada vez mais se mostra imprescindí-vel as cidades se prepararem para acolher

as pessoas na medida que elas envelhe-cem. Com a pandemia, ficaram evidentes as fragilidades relacionadas ao envelheci-mento populacional e os enormes desa-fios que temos pela frente”, acrescentou Leandre.

Comissão Externa

Outros dois assuntos também foram debatidos durante a reunião: a instalação de uma comissão especial, na Câmara dos Deputados, para acompanhar as ações de promoção do envelhecimento saudável nos próximos 10 anos. E o projeto de lei que cria, no Brasil, uma Política Nacional do Cuidado. Leandre é a autora tanto do requerimento que cria a comissão quanto do Projeto de Lei 5.791/2019.

A dra. Socorro elogiou a iniciativa da deputada em criar a comissão. E afirmou que tanto a OPAS quanto a OMS vão parti-cipar, integralmente, dos trabalhos no co-legiado. Ela acredita que o Brasil é o pri-meiro do Mundo a criar uma comissão parlamentar de acompanhamento da Dé-cada de Envelhecimento Saudável. Segun-do ela, esta ação pode, inclusive, inspirar outras nações.

“Sem dúvidas as questões relaciona-das a um envelhecimento saudável pas-sam por uma política nacional de cuidado. Apresentei, ainda em 2019, uma propos-ta de lei que trapropos-ta do tema e temos todo o apoio da OPAS/OMS”, concluiu Leandre.

Estadão Conteúdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja for-necer ao Brasil 10.672.800 de doses de vacinas con-tra a covid-19 no primeiro semestre deste ano. O lote será distribuído por meio da iniciativa Covax, que alocará cerca de 337 milhões de do-ses a 145 paído-ses na primeira

metade de 2021, cobrindo em média 3,3% da popula-ção das nações participan-tes. As entregas, segundo a OMS, devem começar ainda este mês.

O programa mobiliza-rá os imunizantes desenvol-vidos pela AstraZeneca com Universidade de Oxford e da Pfizer com BioNTech.

Nes-te primeiro momento, o Bra-sil receberá apenas o produ-to da AstraZeneca, que teve autorização para uso emer-gencial concedida pela Anvi-sa. Segundo a coordenadora de imunização da OMS, Ann Lindstrand, as vacinas serão distribuídas de forma pro-porcional à população de cada país.

OPAS/OMS garante apoio na

certificação de novas cidades

amigas dos idosos

Rovena Rosa/agência BRasil

Covid-19: OMS

fornecerá 10,7 milhões de

doses de vacina ao Brasil

no 1º semestre

(9)

A9

Geral

Redação com AEN

redacao@diariodosudoeste.com.br No mesmo dia que começou a tramitar na Assembleia Legislati-va do Paraná (Alep), a proposta do Executivo para estabelecer as ati-vidades educacionais como essen-ciais em todo o estado, prefeitos de todo o estado se reuniram de forma remota para debater a volta às aulas em 2021.

Levantamento feito pela Ga-zeta do Povo aponta que a maio-ria dos municípios paranaense se preparam para regressar as ativi-dades escolares de forma remota, enquanto que uma pequena parce-la vai adotar desde o primeiro dia de aula, o ensino híbrido.

Ainda de acordo com a Gaze-ta, o entendimento dos prefeitos na reunião realizada nessa quar-ta-feira (3), é para que os profes-sores e trabalhadores da educação passem a ter prioridade na vacina-ção. “Isso seria um grande avan-ço para que a volta às aulas possa ser um pouco mais segura”, disse o presidente da Associação dos Mu-nicípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco, ao jornal da capital.

Na outra ponta, na Alep foi lido ainda na terça-feira (2), pelo 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o

texto que agora tramita pela Co-missão de Constituição e Justiça (CCJ), para estabelecer as ativida-des educacionais como essenciais. No entanto, para que a propo-sição chegue a este status, também é necessário passar pela Comissão de Educação e assim ir para o ple-nário para ser votada em primei-ra discussão. Vale lembprimei-rar que a proposição tramita em regime de urgência.

Vacinação

Foi também nessa quarta, que o Governo do Estado divulgou que o Paraná alcançou a marca de 163.106 pessoas vacinadas contra a covid-19. O número represen-ta 68,2% das 238.871 doses dis-tribuídas até o momento aos 399 municípios paranaenses.

De acordo com o balanço di-vulgado pela Secretaria de Esta-do da Saúde, 15 das suas 22 re-gionais no Paraná já ultrapassam o índice de 80% de vacinados. Oito delas, Irati (4ª RS), União da Vitó-ria (6ª RS), Francisco Beltrão (8ª RS), Campo Mourão (11ª RS), Cia-norte (13ª RS), Jacarezinho (19ª RS), Telêmaco Borba (21ª RS) e Ivaiporã (22ª RS) romperam a bar-reira dos 90%.

O balanço parcial é prelimi-nar e foi divulgado pela

Secreta-ria da Saúde a partir de um levan-tamento interno realizado com as regionais e os respectivos municí-pios. A expectativa é que nos pró-ximos dias o sistema integrado do Ministério da Saúde, Sistema de Informação do Programa

Nacio-nal de Imunizações (SI-PNI), fun-cione corretamente para divulga-ção de dados.

Segundo o boletim, as 163.106 aplicações da primeira dose da vacina contra o coronaví-rus foram divididas entre 146.235

trabalhadores da saúde (89,6%), 9.274 idosos em asilos e profissio-nais cuidadores (5,6%), 7.397 in-dígenas (4,5%) e 200 pessoas com deficiência severa. São 4.326 no-vas imunizações em relação ao ba-lanço de terça-feira (2).

Confira o balanço de aplicação por

Regional de Saúde:

1ª RS – Paranaguá – 2.394 (53,4% das 4.480 doses recebidas)

2ª RS – Metropolitana – 41.226 (51,9% das 79.421 doses)

3ª RS – Ponta Grossa – 8.232 (81,5% das 10.090 doses)

4ª RS – Irati – 2.338 (95,8% das 2.440 doses)

5ª RS – Guarapuava – 7.473 (87,6% das 8.530 doses)

6ª RS – União da Vitória – 2.303 (91% das 2.530 doses)

7ª RS – Pato Branco – 5.782 (88,5% das 6.530 doses)

8ª RS – Francisco Beltrão – 5.238 (90,6% das 5.780 doses)

9ª RS – Foz do Iguaçu – 6.047 (62,1% das 9.730 doses)

10ª RS – Cascavel – 11.398 (80% das 14.240 doses)

11ª RS – Campo Mourão – 5.644 (97,1% das 5.810 doses)

12ª RS – Umuarama – 4.265 (82,6% das 5.160 doses)

13ª RS – Cianorte – 2.262 (98,7% das 2.290 doses)

14ª RS – Paranavaí – 4.298 (83,1% das 5.170 doses)

15ª RS – Maringá – 12.979 (72,4% das 17.910 doses)

16ª RS – Apucarana – 5.841 (79,5% das 7.340 doses)

17ª RS – Londrina – 13.351 (50,8% das 26.240 doses)

18ª RS – Cornélio Procópio – 4.453 (85,8% das 5.190 doses)

19ª RS – Jacarezinho – 5.161 (92,9% das 5.550 doses)

20ª RS – Toledo – 6.380 (79,7% das 8.000 doses)

21ª RS – Telêmaco Borba – 2.600 (94,2% das 2.760 doses)

22ª RS – Ivaiporã – 3.441 (93,5% das 3.680 doses)

Total – 163.106 vacinados (68,2% das 238.871 doses distribuídas)

Até o momento, mais de 163 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina no Paraná

Prefeitos pedem que trabalhadores da educação

tenham prioridade na vacinação

(10)

Indicadores Econômicos: elaboração da agência

Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 99632-7866

Índices em % ago set out nov dez jan ano 12m

INPC (IBGE) 0,36 0,87 0,89 0,95 1,46 - 5,45 5,45 IPCA (IBGE) 0,24 0,64 0,86 0,89 1,35 - 4,52 4,52 IPCA-15 (IBGE) 0,23 0,45 0,94 0,81 1,06 0,78 0,78 4,30 IPC (FIPE) 0,78 1,12 1,19 1,03 0,79 - 5,62 5,62 IGP-M (FGV) 2,74 4.34 3,23 3,28 0,96 2,58 2,58 25,71 IGP-DI (FGV) 3,87 3,30 3,68 2,64 0,76 - 23,08 23,08 IPA-DI (FGV) 5,44 4,38 4,86 3,31 0,68 - 31,72 33,89 IPC-DI (FGV) 0,53 0,82 0,65 0,94 1,07 - 5,17 5,17 INCC-DI (FGV) 0,72 1,16 1,73 1,28 0,70 - 8,81 8,81

dez jan fev

TJLP (%) 4,55 4,39 4,39 Sal. mínimo 1.045,00 1.100,00 1.100,00 FGTS (%) 0,2466 0,2466 0,2466 UPC 23,54 23,54 23,54 TAXA SELIC ANUAL: 2,0%

Facultativo

Contribui com 20% sobre qquer valor entre R$ 1.100,00 (R$ 220,00) a R$ 6.433,57 (R$ 1.286,71), por carnê .

Empregados - taxas de desconto

Taxa até R$ 1.100,00 (sal. mínimo) 7,5% Taxa entre R$ 1.100,01 e R$ 2.203,48 9% Taxa entre R$ 2.203,49 e R$ 3.305,22 12% Taxa entre R$ 3.305,23 e R$ 6.433,57 14% COMO EFETUAR O CÁLCULO: é preciso calcular o valor da taxa para cada intervalo de salário, e depois somar os va lores obti-dos.

EMPREGADOR Pessoas físicas e empresas não optantes do Simples pagam uma taxa de 12%

BASE (R$) Alíquota Parc. a

% deduzir Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13 Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui ções à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b)

Carne Leão:itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período POUP POUP TR

ANTIGA NOVA 27/12 a 27/1 0,5000 0,1159 0,0000 28/12 a 28/1 0,5000 0,1159 0,0000 1/1 a 1/2 0,5000 0,1159 0,0000 2/1 a 2/2 0,5000 0,1159 0,0000 3/1 a 3/2 0,5000 0,1159 0,0000 4/1 a 4/2 0,5000 0,1159 0,0000 5/1 a 5/2 0,5000 0,1159 0,0000 6/1 a 6/2 0,5000 0,1159 0,0000 7/1 a 7/2 0,5000 0,1159 0,0000 8/1 a 8/2 0,5000 0,1159 0,0000 9/1 a 9/2 0,5000 0,1159 0,0000 10/1 a 10/2 0,5000 0,1159 0,0000 11/1 a 11/2 0,5000 0,1159 0,0000 12/1 a 12/2 0,5000 0,1159 0,0000 13/1 a 13/2 0,5000 0,1159 0,0000 14/1 a 14/2 0,5000 0,1159 0,0000 15/1 a 15/2 0,5000 0,1159 0,0000 16/1 a 16/2 0,5000 0,1159 0,0000 17/1 a 17/2 0,5000 0,1159 0,0000 18/1 a 18/2 0,5000 0,1159 0,0000 19/1 a 19/2 0,5000 0,1159 0,0000 20/1 a 20/2 0,5000 0,1159 0,0000 21/1 a 21/2 0,5000 0,1159 0,0000 22/1 a 22/2 0,5000 0,1159 0,0000 23/1 a 23/2 0,5000 0,1159 0,0000 24/1 a 24/2 0,5000 0,1159 0,0000 25/1 a 25/2 0,5000 0,1159 0,0000 26/1 a 26/2 0,5000 0,1159 0,0000 27/1 a 27/2 0,5000 0,1159 0,0000 28/1 a 28/2 0,5000 0,1159 0,0000 1/2 a 1/3 0,5000 0,1159 0,0000 TR MÊS % ano 12 m Novembro/20 0,00 0,00 0,00 Dezembro/20 0,00 0,00 0,00

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionais - R8N

R$/m2 DEZ JAN %m %ano %12m

Paraná 1.720,00 1.739,03 1,11 1,11 8,61 Norte 1.765,20 - 0,84 10,94 10,94 Noroeste 1.564,08 - 2,23 5,95 5,95 Oeste 1.758,75 - 1,46 9,48 9,48 SOJA - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Paranaguá 168,00 -0,6% 6,3% Ponta Grossa 166,00 -0,6% 12,9% Maringá 165,00 0,6% 13,0% Cascavel 166,00 1,2% 13,7% Sudoeste 167,00 1,8% 14,4% Guarapuava 167,00 1,8% 14,4% MILHO - saca 60kg Paranaguá 81,00 -2,4% 12,5% Sudoeste 79,00 -2,5% 6,8% Cascavel 78,00 -3,7% 5,4% Maringá 78,00 -2,5% 8,3% Ponta Grossa 78,00 -3,7% 5,4% Guarapuava 78,00 -3,7% 5,4% TRIGO - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Curitiba 85,00 0,0% 6,3% Ponta Grossa 83,00 0,0% 5,1% Maringá 78,00 0,0% 4,0% Cascavel 78,00 0,0% 4,0% SALÁRIO FAMÍLIA 2020 - Salários até R$ 1.503,25 51,27

Venc.: empresas 19/2, pes.físicas 15/2, emp. do més ticos 5/2. Atraso gera multa 4% a 100%+juros.

Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre R$ 1.100,00 (R$ 121,00) e R$ 6.433,57 (R$ 707,69), através de GPS

Autônomo

1)Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20% sobre os limites de R$ 1.100,00 (R$ 220,00) a R$ 6.433,57 (R$ 1.286,71).

2)Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe 11% sobre o máximo de R$ 6.433,57 (R$ 707,69) e desconta do autônomo

3)Quem recebe de jurídicas e físicas: des conto de 11% sobre as jurídicas, até R$ 6.433,57 (R$ 707,69). Se não atingir este teto, reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 6.433,57.

4) Aut. especial: sobre R$ 1.100,00, recolhe 5% (donas de casa, Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade..

SOJA- US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 1.371,25 16,50 -0,3% 4,6% mai/21 1.367,50 16,75 -0,4% 4,6%

MILHO- US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 552,00 9,00 3,4% 14,0% mai/21 549,00 6,75 2,6% 13,6%

FARELO- US$ por tonelada curta (907,2kg)

mar/21 435,50 7,50 -0,3% 1,4% mai/21 432,80 7,30 -0,2% 2,2%

TRIGO- US$cents por bushel (25,4 kg)

mar/21 648,25 3,50 -1,5% 1,2% mai/21 650,75 5,00 -1,1% 1,8% Ações % R$ Petrobras PN +0,66% 28,85 Vale ON +3,16% 90,43 ItauUnibanco PN -0,49% 28,32 Bradesco PN +0,48% 25,25 BTGP Banco +7,73% 106,47 Braskem PNA +6,22% 28,87 Viavarejo ON -1,31% 15,08 Cielo ON -0,47% 4,20 INDICE BOVESPA Alta: 1,26% 119.724 pontos

Volume negociado: R$ 32,09 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

IR 2020- A 8ª parcela do IR 2020 ven ceu em 29/01. Em fevereiro parcelas atrasadas tem taxa de 2,14% + multa. MÊS TAXA SELIC Nov/20 0,15% Dez/20 0,16% MÊS TAXA SELIC Jan/21 0,16% *Fev/21 1,00% *No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO

03/02/21

Indicadores Econômicos

Mercado Agropecuário

BOVESPA

03/02/21

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO

03/02/21

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA

COMPETÊNCIA JANEIRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ OUTROS INDICADORES

Índice dez jan fev

INPC (IBGE) 1,0520 1,0545 -IPCA (IBGE) 1,0431 1,0452 -IGP-M (FGV) 1,2452 1,2314 1,2571 IGP-DI (FGV) 1,2428 1,2308

-* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Novembro/20 0,5000 5,64 6,17 Dezembro/20 0,5000 6,17 6,17

NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Novembro/20 0,1159 1,99 2,29 Dezembro/20 0,1159 2,11 2,11

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B. PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 153,20 -1,4% -0,8% 15,0% 153,00 154,00 MILHO saca 60 kg 73,13 0,1% 0,6% 16,2% 75,00 74,70 TRIGO saca 60 kg 76,11 -0,1% 1,5% 12,7% 76,00 75,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 268,03 -0,1% 2,9% -0,9% - 270,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 302,18 2,0% 7,9% 8,2% - 300,00 BOI GORDO arroba, em pé 283,29 0,2% 0,8% 9,8% 280,00 275,00 SUÍNO kg, vivo 6,08 -0,5% -3,0% -8,2% 6,00 5,80 ERVA MATE arroba 22,22 -1,2% -0,8% 11,7% - 19,00 FRANGO kg, vivo 2,80 0,0% 0,0% 0,0% - -

PREÇO AO PRODUTOR

03/02/21

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQ PRODUTO 03/02 DIA MÊS Bezerro (1) 2.722,33 0,77% 1,79% Boi gordo (2) 301,90 0,28% 0,68% Café (3) 669,33 -0,06% 1,67% Algodão (4) 464,09 0,61% 1,56%

1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 03/02/21

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 03/02/21

CAFÉ- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 123,95 0,55 -1,2% -3,4% mai/21 126,10 0,55 -1,1% -3,1%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 29/08/17 *Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

115.882 118.883 115.067 117.517 118.233 119.724

SOJA Fin. Cross Listing- US$ saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

nov/17 20,66 -0,09 0,0% -7,5% mai/18 21,25 -0,07 0,2% -6,2%

MILHO- R$/saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

set/17 27,29 0,02 -2,4% 4,5% nov/17 28,91 0,09 -0,7% 2,9%

BOI GORDO- R$/arroba

ago/17 141,88 1,62 2,3% 8,5% set/17 142,98 0,89 2,8% 7,8%

CAFÉ- US$/saca 60 kg (arábica)

set/17 151,25 -3,45 -0,2% -8,2% dez/17 156,90 -2,20 0,3% -7,8%

27/01 28/01 29/01 01/02 02/02 03/02

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apurados

OURO - BM&F var. dia

03/02 R$ 314,50 /grama +0,16%

DÓLAR COMERCIAL

Alta: 0,28% Var. fevereiro: -1,90% Compra R$ 5,369 Venda R$ 5,370

DÓLAR PTAX (Banco Central)

Baixa: 0,84% Var. fevereiro: -2,44% Compra R$ 5,3417 Venda R$ 5,3423

DÓLAR PARALELO

Baixa: 0,18% Var. fevereiro: -1,91% Compra R$ 5,11 Venda R$ 5,64

DÓLAR TURISMO

Baixa: 0,18% Var. fevereiro: -1,92% Compra R$ 5,11 Venda R$ 5,62

EURO

Baixa: 0,96% Var. fevereiro: -3,53% Compra R$ 6,4154 Venda R$ 6,4182

EURO TURISMO

Baixa: 0,29% Var. fevereiro: -2,73% Compra R$ 6,02 Venda R$ 6,76

OUTRAS MOEDAS X REAL

Iene R$ 0,0509 Libra esterlina R$ 7,29 Peso argentino R$ 0,061 US$ 1 É IGUAL A: Iene 105,09 Libra esterlina 0,73 Euro 0,83 Grupo 1 R$ 1.467,40 Trab.s na agricultura. Grupo 2 R$ 1.524,60 Serviços administrati vos,

domésticose ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.577,40 Trab. produção de bens e serviços industriais Grupo 4 R$ 1.696,20 Técnicos nível médio. *Valores válidos de 01/01/21 a 31/12/21

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12 Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 80,99 0,30 0,2% 3,7% mai/21 82,33 0,28 0,4% 4,6% BOLSAS NO MUNDO % Dow Jones 30.723,60 +0,12 Londres 6.507,82 -0,14 Frankfurt 13.933,63 +0,71 Tóquio 28.646,50 +1,00

A10

Economia

46 - 3220 - 2066

Agência Brasil O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, que é a parcela da produção industrial do-méstica para o mercado in-terno acrescida das impor-tações, teve alta de 3,6% em dezembro, na comparação com o mês anterior.

De acordo com o Insti-tuto de Pesquisa Econômi-ca ApliEconômi-cada (Ipea), que di-vulgou o resultado hoje (3), o índice representa a oitava variação positiva seguida na margem. Teve crescimento também no quarto trimestre de 2020 (9,4%). Já em rela-ção a dezembro de 2019, o indicador subiu 20,1%.

No acumulado de 2020, o Indicador Ipea recuou 5,2%. Na produção indus-trial avaliada na Pesquisa Industrial Mensal de Produ-ção Física, do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), a queda foi

menor (-4,5%). O indicador mede a demanda por bens industriais, que é definida como a produção industrial interna não exportada,

so-mada às importações. O instituto informou ainda que entre os com-ponentes do consumo aparente, a produção de

bens nacionais cresceu 3,5% em dezembro, em relação ao mês anterior. Já as importações de bens industriais subiram 17,3% na mesma comparação.

Desempenho

O Indicador Ipea mos-trou ainda que o bom de-sempenho foi disseminado em dezembro nas grandes categorias econômicas. Um dos componentes dos inves-timentos, que é a demanda por bens de capital, avan-çou 99,2%, é explicado pe-las importações de plata-formas de petróleo, que atingiram US$ 4,8 bilhões no período.

Outras altas foram re-gistradas na demanda por bens intermediários (2,6%), na demanda por bens de consumo duráveis (0,2%), mas em relação aos bens semi e não duráveis houve recuo de 2,2%.

Classes de

produção

De acordo com o

Indica-dor do Ipea, entre as clas-ses de produção, houve avanço de 2,5% na deman-da interna por bens deman-da in-dústria de transformação, um reflexo do bom desem-penho das grandes catego-rias econômicas.

Após queda de 12,1% em novembro, a indús-tria extrativa mineral cres-ceu 5,5% no último mês de 2020.

Ao todo, 14 dos 22 segmentos da indústria de transformação apresenta-ram evolução, com desta-que para outros equipa-mentos de transporte, que por causa das importações das plataformas de petró-leo, avançou 557,3%.

Já em relação a de-zembro de 2019, 18 seg-mentos registraram

cres-cimento, entre eles,

novamente, outros equipa-mentos de transporte, com 369,5%.

Ipea: consumo de bens industriais subiu 3,6% em dezembro

Arquivo Agência Brasil

(11)

A11

Social

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele

nos dá, esta é a Sophia filha de Bruna e Fernando Rufato.

Foto By Luana Veigas - Casulo Baby Fotografia

Isadora

Deveras

Benedet em

seu batismo,

ela é filha

de Karini

e Maycon.

Foto Chicoski

Digital

Bianca

Giacomini

é filha de

Daiane e

Marcos e

irmã da

Brenda, nas

lentes da Foto

Chicoski

Digital

Eduardo Albani Dalla Costa está de aniversário nesta

quinta-feira (4). O jovem vereador, recebe os parabéns de

(12)

VERÃO

Supere o seu mau humor, que evi-tará questões, que poderiam ter-minar em sérios atritos. Evite, pois, estes atritos, porque muitas serão suas chances de sucesso, neste dia quer no campo profi ssional, quer no fi nanceiro.

As primeiras horas do dia poderão trazer conhecimentos que ajudarão você a superar qualquer obstáculo que possa surgir. Estará predisposto, alegre e otimista. Surpresas agradá-veis à tarde.

Ótima saúde e bastante capacidade criativa, você terá hoje. Pode fazer negócios, pôr em prática suas no-vas ideias e solicitar favores, que será bem sucedido.

Sua atividade zodiacal estará suma-mente favorecida no que diz res-peito ao seu interesse pessoal. Terá ideias brilhantes. Na parte amorosa, procure ser mais responsável agin-do de um moagin-do mais maduro e consciente.

Você tem inclinação para as pesquisas profundas, a medicina, a fi -losofi a, a ciência. Procure convergir tudo isto para o terreno prático, só-lido, rendoso. Não fi que no mundo dos sonhos.

Período que promete muito suces-so nos negócios, no trabalho e nas novas empresas que fi zer. Os ami-gos estarão dispostos a colaborar, e a vida amorosa e familiar lhe dará muita felicidade. Boas notícias.

CÂNCER21/06 A 20/07 LIBRA 23/09 A 22/10

VIRGEM23/08 A 22/09 SAGITÁRIO22/11 A 21/12

Uma notícia agradável sobre negó-cio ou encontro amoroso, vai lhe trazer satisfação. Excelentes opor-tunidades de se realizar sentimen-talmente, fi nanceiramente, social e profi ssionalmente.

Nem tudo sairá conforme seus pla-nos, neste dia. Mas não se aborreça, pois tudo, dentro em breve, muda-rá para melhor para você. Continue sendo cauteloso com seu dinheiro, com usa saúde e com a sua moral. Aproveite as próximas horas para dedicar-se à vida sentimental, cultural, intelectual e ter mui-to resultado nas relações huma-nas em geral. Êxito em assuntos com autoridades, civis, militares e eclesiásticas.

ÁRIES21/03 A 20/04

GÊMEOS21/05 A 20/06

TOURO 21/04 A 20/05 LEÃO22/07 A 22/08 ESCORPIÃO23/10 A 21/11

O excesso de desconfi ança, quan-to o excesso de confi ança, pode ser prejudicial. A sua energia continua em alta, propiciando-lhe um pico sensual, que não passará desper-cebido perante a pessoa amada.

Período neutro a vida sentimental e amorosa. Haverá, também, mui-tas difi culdades que só serão solu-cionadas com bastante trabalho, otimismo e perseverança. Período em que poderá fazer ou pedir empréstimos e assinar do-cumentos, ações ou mesmo pe-dir aumento de vencimentos, que será muito bem sucedido. A saú-de estará boa e as chances saú-de êxi-to amoroso e social. CAPRICÓRNIO 22/12 A 20/01 PEIXES 20/02 A 20/03 AQUÁRIO21/01 A 19/02 www.simepar.br

HORÓSCOPO

PATO BRANCO

F. BELTRÃO

CURITIBA

CASCAVEL

LONDRINA

LUA

ESTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

MÁX.

MIN.

26°/17°

32°/17°

26°/16°

30°/20°

25°

16°

POLÍCIA

190

BOMBEIROS 193

SAMU

192

MINGUANTE

PROBABILIDADE DE CHUVA 80% | 4mm

A12

Variedades

PASSATEMPO

TEMPO

RADICCI

iotti

ILUSTRAÇÃO

Solução

@editorapetra /editorapetra

Há uma muralha

entre você e

a felicidade?

Pois Deus quer

derrubá-la.

TAMBÉM EM E-BOOK

BANCO 26

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

G P H P A R A L I SA D A S T P A R A I B A I M O L A A I A L I A D E S TR A H I T A N O V O E P G A D O D E S M E R E C E R C E A R S A L E O C D O S E S F R A C A A R I F O R A P R A T A N C R U B U M H O T E L E I R O F A M O S O S A R Duas partes de armas de fogo Silvio de Abreu, novelista (?) Babá, herói de conto oriental O ipê e o pinheiro A música que toca nas rádios (ing.) "O Rei do (?)", novela de 1996 Comer a última refeição da noite Aquela que não é forte Líder religioso judaico Base da relação conjugal ideal Ao (?) livre: a céu aberto Célebres; conhecidos Do lado externo Um dos setores da indústria turística Estado nordestino 1.002, em romanos Enxugar Elvis Pres-ley, mito do rock Que não foi cozido Mantra de meditação Medalha do 2o colocado Cabeça de gado De + os (Gram.) Planta do deserto Treina o animal Base da redação Ana Néri, enfermeira Extravio; sumiço (?) Toledo, humorista Salto Nesse lugar Pôr gesso É incentivado com a criação de bibliotecas Apêndice da xícara Formamo mês Rebaixar alguém Sílaba de "bumbo" Elza Soares, cantora Enrai-vecida; furiosa Liquida-ção, em inglês Oduvaldo Vianna, radialista Fedor (pop.) Estáticas; imóveis Circuito da F1 (Itália) Uma das sobrinhas da Marga-rida (HQ) Conversa (bras.) Grama (símbolo)

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se