• Nenhum resultado encontrado

Vozes da UERN: projeto de integração e curricularização da extensão / Voices of the UERN: integration project and extension curricularization

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Vozes da UERN: projeto de integração e curricularização da extensão / Voices of the UERN: integration project and extension curricularization"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761

Voices of the UERN: integration project and extension curricularization

DOI:10.34117/bjdv6n3-167

Recebimento dos originais: 05/02/2020 Aceitação para publicação: 12/03/2020

Daniel Augusto de Lima Mariano

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Música da UERN, Mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Educação – Universidade Federal da

Paraíba - UFPB e Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Endereço: Rua Sinhá Filgueiras, 99 - Bairro Presidente Costa e Silva, Mossoró - RN E-mail: danielmariano@uern.br

Laysa Ágatha Aires Santiago

Graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Endereço: Rua Manoel Cirilo, 639 ap 08 - Bairro Boa Vista, Mossoró - RN E-mail: laysa.santiago1@gmail.com

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de expor a criação e a execução do projeto de extensão “Vozes da UERN”, ação essa promovida por professores e alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além também de servidores da mesma instituição e comunidade externa. Para os alunos da Licenciatura em Música da UERN, esse projeto de extensão tem sido incorporado em alguns componentes curriculares na forma de Unidade Curricular de Extensão, que objetiva integrar os currículos das licenciaturas de maneira a trabalhar com projetos e programas de extensão para a comunidade interna e externa da universidade, proporcionando essa relação importante entre academia (alunos e servidores) e aqueles que tem a oportunidade de ter o contato com um projeto da universidade que ainda não faz parte do quadro docente, discente ou administrativo da universidade. A presente proposta de extensão pretende ser uma ação contínua no âmbito acadêmico, desenvolvendo conteúdos pertinentes ao currículo da Licenciatura em Música, sobretudo no que diz respeito ás disciplinas relacionadas à prática vocal, ministradas pelo coordenador do projeto, assim também como democratizar o processo de musicalização através de ensino e aprendizagem do canto coral.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761 ABSTRACT

This article aims to expose the creation and execution of the extension project “Vozes da UERN”, an action promoted by teachers and students of the Music Degree at the University of the State of Rio Grande do Norte, as well as servers from the same institution and external community. For UERN Music Undergraduate students, this extension project has been incorporated into some curricular components in the form of Extension Course Unit, which aims to integrate undergraduate curricula in order to work with extension projects and programs for the internal community and external to the university, providing this important relationship between the academy (students and employees) and those who have the opportunity to have contact with a university project that is not yet part of the university's teaching, student or administrative staff. The present extension proposal intends to be a continuous action in the academic scope, developing relevant contents to the Music Degree curriculum, especially with regard to the subjects related to vocal practice, taught by the project coordinator, as well as democratizing the musicalization process. through teaching and learning choral singing. Keywords: Choral singing. Extension project. Degree in music.

1 INTRODUÇÃO

O projeto de extensão “Vozes da UERN” é um trabalho que vincula o Coral da UERN e o curso de Licenciatura em Música de mesma instituição, realizando um processo integrado entre as disciplinas de Canto Coral (I, II e III) e Regência (I, II e III), proporcionando assim, um laboratório para os estudantes da licenciatura com formação para canto e para regência.

A partir da Resolução Nº 25/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEP da UERN que “Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN” (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2017), é criada a Unidade Curricular de Extensão – UCE, que integra os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado a qual institucionaliza projetos e programas de extensão contabilizando no mínimo 10% da carga horária total dos cursos que irão aderir a essa nova regulamentação.

Segundo a publicação realizada dia 05 de outubro de 2018, o Pró-reitor de Extensão Emanoel Márcio Nunes destacou a pertinência deste programa:

A UERN é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a assinar e a publicar essa instrução normativa entre todas da região. Temos dialogado com outras instituições como a UFRN, Ufersa e IFRN. A UERN está em um patamar privilegiado. O nosso manual já está praticamente pronto, e outras instituições já pediram para que sirva de modelo para a implementação em seus cursos de

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761 a curricularização da maneira que o MEC exige.1

Os cursos de bacharelados e licenciaturas da UERN terão até o ano de 2020 para implementação das UCE em seus currículos. O curso de Licenciatura em Música (turno noturno) da UERN, que totaliza 3.305h distribuídas em 8 períodos, corresponderá a 345 horas para a UCE, que será ofertada em 3 semestres ocorrendo: no 1º, 3º e 4º período da licenciatura.

Essas 345 horas serão divididas da seguinte forma: 1º semestre com 120 horas, 3º semestre com 120 horas e 4º semestre com 105 horas (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA NOTURNO, 2018). A UCE seguirá o calendário letivo normatizado pela UERN e será norteada pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG.

A UCE “Vozes da UERN” foi idealizada pelo professor Me. Daniel Mariano, docente do curso de Licenciatura em Música da UERN, que atua como coordenador do projeto, e conta com uma equipe formada pelo instrutor de canto da Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, Agamedes Rodrigues, que é regente do coral e uma bolsista do curso de graduação, Laysa Santiago, que atua como correpetidora para realizar o acompanhamento instrumental dos ensaios e apresentações do coral em questão. O projeto conta com membros constituídos pela comunidade externa da UERN, técnicos e alunos dos diversos cursos de graduação da universidade.

O objetivo do trabalho realizado no “Vozes da UERN” é investigar as possibilidades da prática de canto coral em seus aspectos musicais, performáticos, terapêuticos e educativos. Nesse sentido, a ações visam a consciência musical, nas quais todos os participantes poderão aprimorar sua técnica vocal para o canto através de práticas coletivas e colaborativas.

O presente resumo tem por finalidade discorrer sobre o surgimento do projeto de extensão

“Vozes da UERN”, bem como as metodologias aplicadas nos encontros e a importância do mesmo para a implementação da UCE na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

1 Disponível em: <https://portal.uern.br/blog/curricularizacao-da-extensao-uern-e-a-primeira-ies-aassinar-instrucao-normativa/>, acesso em 12 de novembro de 2019.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761

2 METODOLOGIA

Os encontros do projeto “Vozes da UERN” descritos nesse resumo ocorreram entre os meses de agosto e novembro de 2019. Nas segundas-feiras tínhamos um encontro das 17:00h às 18:30h, no qual ocorria o ensaio de naipes, ou seja, cada chefe de naipe integrante da UCE era responsável por aprender as suas respectivas vozes e transmitir para o restante dos membros do seu subgrupo, direcionando por fim ao ensaio geral onde todos os naipes ensaiariam juntos sob a condução do regente.

Nas terças-feiras os encontros eram realizados das 17:00h às 18:30h no auditório do Departamento de Artes – DART da Faculdade de Letras e Artes – FALA, no qual o regente realizava um ensaio de repertório integralizando não só as questões de afinação das vozes apreendida nos ensaios de naipe, mas também, questões que só cabiam ao regente. Tais como, dinâmicas, andamento, interpretações, intencionalidade, dentre outros.

Os planejamentos são realizados entre o coordenador do projeto e o regente do coral, a fim de atingir os objetivos estabelecidos na criação da UCE em questão. Por outro lado, a escolha de repertórios também leva em consideração o que o aluno quer aprender e o contexto de apresentação que as músicas serão inseridas. Brito (2011, p. 33, grifo nosso) descreve que:

Koellreutter sempre propôs a superação do currículo fechado, que determina previamente os conteúdos a serem transmitidos, sem averiguar e avaliar criteriosamente o que é realmente importante ensinar a cada aluno, grupo, em

cada contexto ou momento.

Baseado nisso, adquirimos repertórios específicos para apresentações no âmbito acadêmico, religioso, popular e quaisquer que sejam as necessidades apresentadas pelo projeto, como foi o caso do Hino da UERN que foi apresentada especificamente na Assembléia dos 50 anos da UERN, assim como também a inserção da Suíte Nordestina sugerida por um aluno que foi ensinada nos encontros do projeto antes mesmo de existir um local de apresentação no qual essa música se encaixasse.

Os ensaios são divididos em 3 momento distintos, que podem ser direcionados pelo coordenador do projeto, o regente do coral, a bolsista correpetidora ou algum integrante da UCE. O momento inicial consiste em um aquecimento corporal que é formado por exercícios que proporcionem ao corpo o tônus muscular necessário para a prática do canto (MELLO; ANDRADA E SILVA, 2008). O segundo momento é um aquecimento vocal que permite que

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761 do processo coral (SCARPEL; PINHO, 2001). E por fim, a passagem de repertório dirigida pelo regente e acompanhada com o uso do piano pela correpetidora do projeto.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O projeto de extensão “Vozes da UERN” busca manter o cronograma proposto, porém se depara com algumas divergências, uma vez que, precisa conciliar o calendário da Escola de Música

D’Alva Stella Nogueira Freire e o calendário da Licenciatura em Música da UERN. Foi observado um aumento no número de integrantes desde o início do projeto o que resultou na ampliação da dinâmica dos encontros e a participação dos estudantes, membros da UCE contribuiu para o compromisso dos extensionistas.

A presença da bolsista que atua como correpetidora foi também bastante significativa, uma vez que esta função era cumulativa do regente. Desta forma, cumpriu esta função liberando o regente e o coordenador para realizar outras demandas específicas necessárias para o projeto.

Foram realizadas algumas apresentações no Campus Central, assim também como em outros espaços e eventos na cidade de Mossoró. O projeto recebeu alguns convites para participar de apresentações em outras cidades, que foram inviabilizadas por não haver disponibilidade de transporte por parte da universidade. Por estes e outros fatores é necessário rever as estratégias e planejamentos a fim de buscar as melhores soluções para poder ampliar o raio de ação deste projeto, assim como também para que o mesmo possa servir de referências para outros espaços que trabalhem o fazer musical em canto coral.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A temática do aprendizado vocal, associado ao processo de uma prática coletiva e colaborativa, vem articular e colocar na pauta dos educadores a atenção aos movimentos e usos da nossa voz em diversos contextos. Da mesma forma, viabiliza o conhecimento construído na interação social, dando retorno à comunidade e contribuindo assim para formação da sociedade.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761 Atualmente o projeto de extensão tem encarado alguns desafios sendo estes: a falta de assiduidade e pontualidade dos extensionistas que acaba comprometendo a produtividade do projeto em si e retardando resultados; o raio de atuação do projeto é limitado devido à falta de transporte para a locomoção do grupo, onde muitas vezes o translado para as apresentações é custeado pelos próprios integrantes.

Alguns pontos positivos podem ser destacados: a presença de uma bolsista, que atua como correpetidora no coral, em que a mesma serve de apoio para o coordenador e o regente, suprindo até mesmo a ausência destes quando ambos não podem se fazer presentes; a equipe coordenadora do projeto almeja captar investimentos de terceiros para uma maior potencialização desse projeto, sendo estes recursos direcionados para produção de eventos, materiais audiovisuais e até mesmo criação de novos projetos a partir do “Vozes da UERN”, podendo ser integrado a universidade ou para além dela. Além também de ser um espaço para a formação não só de cantores e regentes como professores de música e pesquisadores nesse âmbito.

A presente proposta de extensão pretende ser uma ação contínua no âmbito acadêmico, desenvolvendo conteúdos pertinentes ao currículo da Licenciatura em Música, sobretudo no que diz respeito ás disciplinas relacionadas à prática vocal, ministradas pelo coordenador do projeto. O membro supracitado busca junto ao regente, à bolsista e aos extensionistas discussões e pesquisas relativas a este objeto, contribuindo assim para o desenvolvimento do campo de Educação Musical e Pedagogia.

REFERÊNCIAS

BRITO, T. A. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 1ª. ed. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001. v. 1. 185p.

MELLO, E.L.; ANDRADA E SILVA, M A. O corpo do cantor: alongar, relaxar ou aquecer?.

Revista CEFAC (Impresso), v. 10, p. 548-556, 2008.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3,p 12002-12008 mar. 2020. ISSN 2525-8761 Rebelo Pinho. (Org.). Tópicos em Voz. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2001, v. 1, p. 97-104.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do

Curso de Licenciatura em Música (Noturno). Faculdade de Letras e Artes – FALA.

Departamento de Artes – DART. Mossoró-RN. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução N° 25/2017 –

CONSEPE. Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de

graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 21 de junho de 2017.

Referências

Documentos relacionados

Riscos: A aplicação de recursos no fundo sujeita o cotista a riscos inerentes aos mercados nos quais o fundo e/ou os Fundos de Investimento aplicam seus recursos, bem como

Para um bom aproveitamento dessa atividade sugerimos ao professor que questione os alunos quanto ao volume de água consumido e, depois de esgotadas as sugestões

Para obter mais informações sobre a disponibilidade, contacte o seu operador de rede, fornecedor de serviços ou agente autorizado da Nokia mais próximo, ou consulte a área de apoio

Com este estudo pretende realizar-se uma análise comparativa entre os sentimentos de solidão dos indivíduos entrevistados e determinadas características pessoais e da rede

Abreviações: DP – Doença de Parkinson; UPDRS -Escala unificada de avaliação da doença de Parkinson; MMSE – Mini exame do estado Mental; Figuras de Nitrini – Teste de figuras

Os principais obstáculos encontrados foram preço das sementes; manutenção da temperatura constante no tambor de pasteurização a lenha; manutenção da umidade na estufa de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Para a realização das simulações no ambiente urbano e rodovia, foram consideradas diferentes densidades veiculares para cada caso. Além disso, a velocidade também