• Nenhum resultado encontrado

Análise curricular dos cursos de educação física no estado do ceará / Curricular analysis of physical education courses in the state of ceará

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Análise curricular dos cursos de educação física no estado do ceará / Curricular analysis of physical education courses in the state of ceará"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761

Análise curricular dos cursos de educação física no estado do ceará

Curricular analysis of physical education courses in the state of ceará

DOI:10.34117/bjdv6n4-302

Recebimento dos originais: 23/03/2020 Aceitação para publicação: 23/04/2020

Anna Paula Vieira Barboza

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará Instituto: Universidade Estadual do Ceará

Endereço: Av. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, CEP: 60.714-903 E-mail: paula.vieira@aluno.uece.br

Heraldo Simões Ferreira

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará Instituição: Universidade Estadual do Ceará

Endereço: Rua Tibúrcio Cavalcante 1440 AP 802, Aldeota, Fortaleza- CE, CEP 60125100 E-mail: heraldo.simoes@uece.br

Maria Adriana Borges dos Santos

Mestra e Doutoranda em educação pela Universidade Estadual do Ceará Instituição: Universidade Estadual do Ceará-UECE

Endereço: Av. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, CEP: 60.714-903 E-mail: madriborges@hotmail.com

Manoela de Castro Marques Ribeiro

Especialista em atividade física para grupos especiais pela Faculdades Nordeste - FANOR Instituição: Faculdades Nordeste - FANOR

Endereço: Rua Antônio Atualpa Rodrigues, 100 - Praia do Futuro, Fortaleza-CE, Brasil. E-mail: manoelaribeiro86@hotmail.com

Paulo Gabriel Lima da Rocha

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará Instituição: Universidade Estadual do Ceará - UECE

Endereço: Rua São Judas Tadeu, 827 - São Gerardo, Fortaleza - CE, Brasil E-mail: gabriellima_08@hotmail.com

Tamires Albuquerque Sampaio

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará Instituto: Universidade Estadual do Ceará

Endereço: Av. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza- CE, CEP: 60.714-903. E-mail: tamires.sampaio@hotmail.com

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761

Thaidys da Conceição Lima do Monte

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará PPGE/UECE

Endereço: Travessa José Candóia 124 Canindé- Ceará E-mail: thaidyslima@hotmail.com

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi identificar a organização dos cursos de Educação Física no estado do Ceará e analisar as Matrizes curriculares no que se refere à Psicomotricidade como disciplina. O estudo tratou de uma abordagem quantitativa utilizando-se para tanto de uma pesquisa documental, a partir da utilização dos dados das IES cadastros junto ao MEC e da análise das Matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física no estado do Ceará. Os dados mostram que dos 47 (100%) cursos de Educação Física no estado do Ceará 37 (79%) são na modalidade presencial e 10 (21%) à distância. São ofertados por instituições privadas 35 (74%) e 12 (26%) públicas, sendo oferecidos em Universidade, Centro Universitário, Faculdade e institutos. Quanto ao grau acadêmico 30 (64%) são licenciatura e somente 17 (36%) bacharelado. No que se refere aos cursos de licenciatura presencial, foram identificados 21, destes apenas 9 ofertam em suas Matrizes curriculares a disciplina de Psicomotricidade. Diante dos achados, considera-se fundamental que as instituições de nível superior ofereçam a Psicomotricidade em seus currículos habilitando o profissional, ainda na formação inicial, a se apropriar deste conhecimento didático pedagógico.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Psicomotricidade.

ABSTRACT

The objective of the present study was to identify the organization of Physical Education courses in the state of Ceará and to analyze the curricular matrices with regard to Psychomotricity as a discipline. The study dealt with a quantitative approach, using documentary research for this purpose, based on the use of data from the IES registered with the MEC and the analysis of the curricular matrices of undergraduate courses in Physical Education in the state of Ceará. The data show that of the 47 (100%) Physical Education courses in the state of Ceará 37 (79%) are in-person and 10 (21%) distance learning. 35 (74%) and 12 (26%) public institutions are offered by private institutions, being offered at the University, University Center, Faculty and institutes. As for the academic degree, 30 (64%) are undergraduate and only 17 (36%) have a bachelor's degree. With regard to classroom teaching courses, 21 were identified, of which only 9 offer the Psychomotricity discipline in their curricular matrices. In view of the findings, it is considered essential that higher education institutions offer Psychomotricity in their curricula, enabling professionals, even in their initial training, to appropriate this pedagogical didactic knowledge.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

A gama de estudo existente, hoje, sobre formação de professor traz diferentes concepções para classificar os estágios profissionais da docência, não se reduzindo a classificação de etapas, mas abrangendo todos os processos em diferentes contextos. Garcia (1999) considera a formação uma área em expansão que dialoga sobre o dia a dia e os processos formativos de diferentes contextos: escolar, político, social. O mesmo autor considera de maneira geral três tipos de formação: formação inicial, formação durante o período de iniciação e desenvolvimento profissional.

Desta maneira o autor define formação inicial como instituição que cumpre basicamente três funções que, são elas: a formação onde o futuro professor deverá ser treinado e preparado para desempenhar funções profissionais; a certificação, fornecida pela instituição formativa, que concede a permissão para exercer a função; a condição de agente de mudança, ou seja, a instituição deve promover essa função ao formando junto ao sistema educativo e a cultura dominante (GARCIA, 1999).

A formação de professores de Educação Física incide do berço militarista nas primeiras décadas do século XX quando foram criadas as primeiras escolas de formação, prioritariamente, militar. A década de 1930 foi marcada por significativo avanço no campo de formação de professores de Educação Física com a criação da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), da Escola de Educação Física de São Paulo e da Escola Nacional de Educação Física e Desporto (ENEFD) (AZEVEDO; MALINA, 2004).

Os cursos mencionados assumiam grau de Licenciatura Embora não apresentassem um currículo de formação contendo disciplinas pedagógicas. Em linhas gerais, os dados que dispomos, revelam características da racionalidade técnica a qual os professores em formação eram submetidos.

Partindo de um contexto histórico, a Educação Física foi inserida na escola brasileira oficialmente em 1851, sob a denominação de Ginástica, com a reforma Couto Ferraz. Não havia a necessidade de formação especializada nem formação em nível superior para desempenhar a função de professor de Educação Física (DARIDO; RANGEL, 2005).

No Ceará a Educação Física chega as escolar no inicio do século XX também sob denominação de Ginástica. Havia uma carência de profissionais habilitados para desenvolver esse trabalho, fato que dificultou sua implementação no estado. Assim como afirma Ferreira e Queiroz (2010) tal carência fez surgir o primeiro curso de graduação em Educação Física no Ceará pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 1973.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Na tentativa de consolidar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória na Educação Básica e na descoberta da importância dos procedimentos pedagógicos do professor para a qualidade do ensino, surge à crise epistemológica da Educação Física, em 1980. Com esta revela-se a Psicomotricidade, assim como afirma Darido (2005) a prática da Educação Física passa a ser conduzida sob a influência da Psicomotricidade que valoriza o processo de aprendizagem e dá condição ao professor de se sentir com responsabilidades escolares e pedagógicas.

A Psicomotricidade também chamada Psicocinética, Educação Psicomotora ou prática Psicomotora, no âmbito da Educação Física ganha impulso tanto pela ida de professores brasileiros ao exterior, como pela vinda ao Brasil do autor considerado pai dessa ciência, no campo da Educação, Jean Le Boulch, em 1978, para ministrar curso de Psicomotricidade, sob a coordenação da Secretaria de Educação Física e Desporto junto ao Ministério da Educação (SEED/MEC) e dirigido especialmente para professores das Universidades Brasileiras (SOARES, 1996).

A prática da Psicomotricidade busca favorecer o desenvolvimento integral do ser humano, seja no aspecto psicomotor, cognitivo ou afetivo, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem. Por meio de intervenções psicomotoras, é possível proporcionar a integração do homem com suas emoções, auxiliando-o a encontrar um lugar que lhe pertence, onde poderá ser verdadeiro e autêntico (SOUSA, 2007).

De acordo com Darido (2005), a Psicomotricidade propõe um modelo pedagógico baseado na relação do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos educandos. A influência desse tipo de abordagem retira o professor de Educação Física da prática meramente técnica, dando-lhe responsabilidades pedagógicas e educacionais.

O interesse em realizar esta investigação deu-se por sermos profissionais em estado permanente de formação no campo epistemológico da Educação Física e pela carência de estudos dessa natureza no estado do Ceará.

O objetivo do presente estudo foi Identificar a organização dos cursos de Educação Física no estado do Ceará e analisar as Matrizes curriculares no que se refere à Psicomotricidade como disciplina.

2 METODOLOGIA

A pesquisa se classifica na abordagem quantitativa, caracterizando-se como pesquisa documental. Foram realizadas buscas de documentos oficiais, no site do Ministério de

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Educação (MEC), http://emec.mec.gov.br/, base de dados oficial onde as Instituições e Cursos de Educação Superior são credenciadas e reconhecida, editadas com base nos processos regulatórios competentes, por meio da Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Os dados objetivos da busca documental receberam uma análise objetiva com tratamento estatístico simples. Além disso, os dados foram confrontados com a literatura sobre o tema.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para um retrato possível dos cursos de Educação Física no estado do Ceará, 47 cursos foram investigados apresentados inicialmente conforme três categorias: natureza administrativa Tabela 1; organização acadêmica Tabela 2; grau acadêmico dos cursos Tabela 3, e as Matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Educação Física.

Em relação à natureza administrativa, particular ou pública constatou-se que, do total de 47 (100%) cursos pesquisados, 35 (74%), a maioria, são oferecidos por instituições privadas e apenas 12 (26%) por públicas. E quanto a modalidade 37 (79%) são presenciais e 10 (21%) a distância, destes penas 1 (2%) é ofertado por instituiççao pública, no caso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e 9 (2%) por IES particulares, conforme a tabela 1 abaixo:

Tabela - 1 Distribuição das IES segundo sua natureza administrativa

Fonte: elaboração própria com base nos dados do e-MEC.

Em relação à organização acadêmica das IES para os cursos de graduação em Educação Física temos: Universidade, Centro Universitário, Faculdade ou institutos, os 47 cursos se distribuem como segue:

Natureza Nº de IES % de IES Presencial (P)/ a distância (D)

% de IES

Privada 35 74 9D – 26P 19%D- 81%P

Pública 12 26 1D – 11P 2% D- 98%P

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Tabela - 2 Distribuição das IES segundo sua organização acadêmica.

Fonte: elaboração própria com base nos dados do e-MEC.

Quanto ao tipo de instituição, identificou-se que 16 (34%) cursos são oferecidos por universidades, 11 (23%) por centros universitários, 15 (32%) por faculdades e 5 (11%) por institutos. É importante ressaltar que o sistema do MEC ao organizar os cursos se refere a uma mesma instituição mais de uma vez por contabilizar as diferentes sedes, por exemplo, quanto aos institutos federais, existem três polos do IFCE no estado do Ceará que oferece o curso de Educação Física.

Também se considera relevante os dados sobre o grau acadêmico que informa o tipo de profissional que as IES estão formando, observa-se a tabela 3 abaixo.

Tabela - 3 Distribuição das IES segundo o Grau acadêmico.

Fonte: elaboração própria com base nos dados do e-MEC.

Organização Acadêmica Nº de IES % de IES

Universidade 16 34

Centro Universitário 11 23

Faculdade 15 32

Instituto/ Instituto Federal 5 11

Total 47 100

Grau Nº de IES % de IES

Bacharelado 17 36

Licenciatura 30 64

Tecnológico ---- ----

Sequencial ---- ----

Total 47 100

Grau Nº de IES % de IES

Bacharelado 17 36

Licenciatura 30 64

Tecnológico ---- ----

Sequencial ---- ----

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Os dados revelam que a maioria das IES no Ceará que possuem curso de graduação em Educação Física está formando professores, pois como se pode destacar 30 (64%) daquelas são licenciaturas e somente 17 (36%) bacharelados.

O curso de Educação Física em nível superior no Ceará teve inicio em 1973 através da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), era presencial de grau apenas em licenciatura e interado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) (FERREIRA; QUEIROZ, 2010).

Uma das primeiras instituições de ensino superior em Educação Física foi a Escola Nacional de Educação Física e Desporto (ENEFD) oferecia a licenciatura com duração de apenas dois anos e não continha em sua grade curricular, nenhuma disciplina pedagógica (AZEVEDO; MALINA, 2004).

Ainda conforme pesquisa realizada por Ferreira e Queiroz (2010), até o mês de julho de 2010, funcionavam e/ou estavam autorizados pelo MEC a funcionar no Ceará um total de 11 cursos de graduação em Educação Física no estado do Ceará, são eles: Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade Católica do Ceará (Marista), Faculdades Nordeste (FANOR), Faculdade Metropolitana (FAMETRO), Universidade Regional do Cariri (URCA), Faculdade Grande Fortaleza (FGF), Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS).

De 2010 para 2017 o Ceará evidencia um crescimento muito significativo no campo de formação passando de 11 cursos de graduação em Educação Física para 47 cursos.

O quadro 1 trata das disciplinas de Psicomotricidade nos cursos de licenciatura presencial. Foram localizados 24 cursos e destes somente 9 ofertam a disciplina de Psicomotricidade em sua matriz curricular. O quadro foi construído a partir da leitura das Matrizes curriculares que cada instituição disponibiliza em seu site institucional, quando a matriz não era encontrada no site, enviava-se um email para a IES solicitando o documento.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Quadro 1- IES com cursos de Educação Física, cadastrados e reconhecidos pelo MEC, 2017, que

ofertam a disciplina de Psicomotricidade no estado do Ceará.

IES SEMESTRE

1 CATOLICA DE QUIXADÁ 3º

2 FANOR 2º

3 FATENE 4º

4 FLS DOUTOR LEÃO SAMPAIO OPTATIVA

5 FVJ – VALE DO JAGUARIBE 3º

6 IFCE – CANINDÉ 4º

7 UFC – FORTALEZA OPTATIVA

8 URCA – CRATO E IGUATU OPTATIVA

9 FAMETRO (AP) 2º

Fonte: elaboração própria com base nos dados do e-MEC.

Pesquisa realizada por Kajihara (2007) relata a experiência docente com a Psicomotricidade junto aos alunos de graduação de curso de Educação Física e conclui que a Psicomotricidade tem importante papel no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Pesquisa realizada por Carneiro e Llauradó (2016), sobre o ensino da Psicomotricidade no Brasil mostra que a região Nordeste é a que mais oferece cursos de Psicomotricidade, no estado do Ceará são ofertados quatro cursos de pós-graduação.

Os referidos autores realizaram busca na plataforma do MEC em 2014 para elaborar a referida pesquisa. Hoje, ao realizar a mesma busca eletrônica, são identificados 12 cursos de pós-graduação. Essa diferença revela um crescimento epistemológico na área da Psicomotricidade, o aumento pela procura, talvez pelo fato de muitas IES não ofertarem a nível de graduação a Psicomotricidade ou oferecerem de maneira que a aborda em curto espaço de tempo, não sendo possível a compreensão do amplo conhecimento que esta ciência consolida ao longo da história.

4 CONCLUSÃO

Diante dos achados, considera-se reduzido o número de IES que ofertam a disciplina de Psicomotricidade em sua matriz curricular, faz-se necessário que as instituições de nível superior ofereçam a Psicomotricidade em seus currículos habilitando o profissional, ainda na

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p.20730-20738 apr. 2020. ISSN 2525-8761 formação inicial, possibilitando aos futuros profissionais a apropriação deste conhecimento didático de fundamental importância no trabalho pedagógico do professor de Educação Física.

REFERÊNCIAS

Azevedo, A. C. B., e Malina, A. Memória do currículo de formação profissional em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências e Esportes, v. 25 (2), p. 129-142, 2004.

Carneiro, C. F., e Llauradó, C. C. O ensino da Psicomotricidade no Brasil: a construção de um panorama sobre os cursos de pós-graduação no território nacional. In: Carneiro, C. F.; Sousa, D. C.; Mila J., Psicomotricidade: pensamentos e produções Ibero-Americanos (p. 428- 455). Fortaleza: IMPRECE, 2016.

Garcia, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto editora. Portugal, 1999.

Darido, S. C., e Rangel, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Ferreira, H. S., e Queiroz, A. P. C. O Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza: EdUECE, 2010.

Kajihara, E. E. Psicomotricidade nos cursos de graduação. In: Congresso Brasileiro de psicomotricidade, Interfaces da psicomotricidade, Anais. (p. 290-294). Fortaleza-CE : Sociedade brasileira de psicomotricidade, 2007.

Soares, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís. (2), p. 6-12, 1996.

Sousa, D. C. Psicomotricidade: integração pais, criança e escola. Edições Livro Técnico. Fortaleza – CE, 2007.

AGRADECIMENTOS

Agradecimento ao grupo de pesquisa (GEPEFE) coordenado pelo professor Heraldo Simões Ferreira; à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES).

Imagem

Tabela - 1 Distribuição das IES segundo sua natureza administrativa
Tabela - 3 Distribuição das IES segundo o Grau acadêmico.

Referências

Documentos relacionados

Using conventional staining with acetic orcein and C-banding techniques it was investigated constitutive heterochromatin chromosomal polymorphisms and the mitotic and the

Os princípios gerais das relações entre a Igreja e a Comunidade Internacional: conceito e personalidade da Igreja católica; conceito e personalidade da Santa Sé; a

As três últimas crian- ças nasceram assintomáticas, foram identificadas apenas pela triagem neonatal e não apresentavam nenhum outro motivo, exceto a toxoplasmose, para explicar

Para análise dos dados cinemáticos referentes ao comprimento, largura e variabilidade do comprimento de passo foram considerados os 40 passos iniciais da marcha em solo e

insidiosus; mancozeb foi moderadamente nocivo para ninfas e levemente nocivo para adultos; lufenuron foi moderadamente nocivo para ninfas e adultos; dicofol foi nocivo para ninfas

Para a análise do Heat Map, em cada período foi feito a contagem da quantidade de vezes de como as correlações foram classificadas, por exemplo, a correlação entre a entropia e

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

• Fortalecimento da Atenção Básica á Saúde, através da adesão das equipes da Estratégia de Saúde da Família ao Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica – PMAQ