• Nenhum resultado encontrado

Cidades inteligentes sob a perspectiva da sustentabilidade: Um desafio além da tecnologia / Smart cities from the perspective of sustainability: A challenge beyond technology

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Cidades inteligentes sob a perspectiva da sustentabilidade: Um desafio além da tecnologia / Smart cities from the perspective of sustainability: A challenge beyond technology"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Cidades inteligentes sob a perspectiva da sustentabilidade: Um desafio além da

tecnologia

Smart cities from the perspective of sustainability: A challenge beyond

technology

DOI:10.34117/bjdv6n8-333

Recebimento dos originais: 18/07/2020 Aceitação para publicação: 18/08/2020

José Augusto Paixão Gomes

Mestrando em Engenharia Civil do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na Área de Concentração em Gestão, Produção e Meio Ambiente,

com foco em Inovação e Cidades Inteligentes. Instituição: Universidade Federal Fluminense - UFF

Endereço: Rua Passos da Pátria, 156, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, CEP 24210-240, Niterói, (RJ), Brasil.

E-mail: oseaugustogomes@id.uff.br Orlando Celso Longo

Doutor em Engenharia de Transportes

Professor do Departamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Instituição: Universidade Federal Fluminense - UFF

Endereço: Rua Passos da Pátria, 156, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, CEP 24210-240, Niterói, (RJ), Brasil.

E-mail: orlandolongo@id.uff.br

RESUMO

O objetivo do artigo é de fornecer o resultado de vasta pesquisa pautada na tecnologia e o fator humano em como impactam o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. Serão apresentados conceito, desenvolvimento sustentável e suas transformações, ações contemporâneas e passadas, a preocupação com a sustentabilidade e o reflexo na sociedade.Será estabelecido um parâmetro com a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas e os seus 17 objetivos, que aponta a pobreza extrema como o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. O mundo poderá ser direcionado para um caminho sustentável e resiliente somente através de urgentes medidas ousadas e transformadoras.

Palavras-chave: cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação, transformação ABSTRACT

The purpose of the article is to provide the result of extensive research based on technology and the human factor on how they impact the development of Smart Cities. A concept, sustainable development and its transformations, contemporary and past actions, concern for sustainability and reflection in society will be presented. A parameter will be established with the United Nations Organizations' 2030 Agenda and its 17 objectives, which points to extreme poverty. as the greatest global challenge and an indispensable requirement for sustainable development. The world can be

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

directed towards a sustainable and resilient path only through urgent, bold and transformative measures.

Keyword: smart cities, sustainability, innovation, transformation.

1 INTRODUÇÃO

O tema cidades inteligentes tem assumido maior relevância conforme aumenta a concentração da população humana mundial nas cidades. Em 2008, pela primeira vez, foram contabilizados mais moradores de cidades do que do meio rural e estima-se que em 2030 mais de 60% da população mundial viverá em cidades. Para 2015 a estimativa é de ⅔ da população nos espaços urbanos (United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division, 2014).

A rápida migração e aumento populacional nas cidades elevam a pressão sobre a infraestrutura urbana, deteriorando a qualidade de vida da população já residente nas cidades e impedindo parte dos novos habitantes de obter condições satisfatórias de vida. Segundo o Painel Técnico e Científico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, Scientific and Technical Advisory Panel, 2014 Sustainable Urbanization Policy Brief), as cidades, apesar de ocuparem somente 5% da superfície terrestre, consomem cerca de 75% da energia produzida no mundo e são responsáveis, direta ou indiretamente, por 70% dos gases do efeito estufa. Essa pressão sem precedentes sobre os recursos inclui água, terras, materiais de construção e alimentos, exigindo esforço no controle da poluição do ar e no saneamento. A necessidade de prover serviços mais eficientes e com menor custo, evitando o congestionamento ou paralisação destes, além dos problemas ambientais, motivou as cidades a buscar as chamadas smart solutions (tradução, soluções inteligentes) (United Nations, Commission on Science and Technology for Development, 2016).

Em um contexto mais amplo, com o advento da tecnologia da informação, tornou-se possível armazenar o que antes era feito apenas em documentos e mapas em papel, viabilizando a combinação analítica das diversas informações geográficas (geoprocessamento). Através de técnicas matemáticas e computacionais, as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e regional são analisados mais complexamente pelas ferramentas computacionais (softwares) chamadas de Sistemas de Informação Geográfica - SIG (GIS - Geographic Information System, na sigla em inglês), integrando dados de diversas fontes, criando bancos de dados georeferenciados e facilitando as tomadas de decisões para um desenvolvimento mais harmonioso das cidades.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

A presente dissertação tem como objetivo tratar sobre o desafio que vai além da tecnologia, quando se trata de Cidades Inteligentes.

Os cenários de impactos resultantes do aquecimento global para o Brasil são analisados no Relatório GT2 (PBMC, 2013) e indica que o país sofrerá escassez em água e alimentos, propagação de doenças e desastres naturais, agravamento da crise energética e desequilíbrio econômico e social nas próximas décadas.

Verifica-se uma urgência em dedicar atenção a todos esses quadros com tendência a agravar-se, a partir do momento que as populações urbanas crescem por ano em 83 milhões de pessoas atualmente, tendo-se a estimativa de que seremos 9.7 bilhões de habitantes até 2050, com 66% deles vivendo em cidades (ONU, 2015; ONU, 2014b; ONU, 2012).

2 MÉTODO

Para que os objetivos propostos pelo presente trabalho fossem atingidos, uma vasta pesquisa bibliográfica foi realizada, reunindo informações atualizadas no sentido de obter dados sobre os diversos projetos/programas sobre cidades inteligentes, sustentabilidade e os desafios que vão além da tecnologia, pois envolve, dentre outras questões, o fator humano.

Desta forma, para a viabilidade da transformação das cidades atuais em SC ou a construção de novas cidades neste modelo, são necessários mais do que financiamentos: deve existir governança, onde a conectividade é fonte de desenvolvimento a partir da utilização da infraestrutura de redes para melhorar a eficiência econômica e política e permitir o desenvolvimento social, cultural e urbano.

3 RESULTADOS

A ciência e tecnologia começaram a se tornar importantes para o desenvolvimento da urbanização por volta do século XVII. Com o advento da era industrial e da modernidade, a urbanização começa a ser percebida como global. Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação no século XXI novas percepções começam a ser percebidas na vida urbana.

Segundo pesquisa do IBGE, o Brasil atingiu a marca de 205 milhões de habitantes em 2015. Estima-se que em 2050 sejamos 231 milhões. A urbanização no Brasil é recente, pois até o início da década de 60, 54,9% da população concentravam-se na área rural. Atualmente, 85% vivem nas cidades, onde se concentra a maior parte da riqueza do país gerando grandes desigualdades sociais.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

A forma de pensar das pessoas também vem mudando devido as constantes transformações significativas que o mundo tem passado. As demandas da sociedade já não são mais as mesmas, fazendo com que novas alternativas sejam criadas para atender as necessidades prementes e ter uma convivência harmoniosa com a natureza.

Com tudo isso, a qualidade de vida e a sustentabilidade passaram a ser os dois grandes objetivos dos novos empreendimentos que estão fazendo a diferença em muitos países.

Mas o que é sustentabilidade? A ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, usou o termo “desenvolvimento sustentável” pela primeira vez em 1987. Ela atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas e publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes:

"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

Gro Harlem Brundtland

O conceito de cidade inteligente começou a ser conhecido primeiramente como cidade digital, para depois ganhar esta nova nomenclatura, onde o fator essencial é a tecnologia, gerando inclusão social e a globalização, ajudando na criação de ambientes mais humanizados.

As antigas e novas demandas socioeconômicas e ambientais são respondidas pelas cidades inteligentes, que se utilizam da tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços urbanos, a qualidade de vida da população e transformar a relação entre governo, cidadãos, setor produtivo e terceiro setor.

É necessário associar o conceito de eficiência operacional das cidades com a sua sustentabilidade, visto que ambos apontam para a qualidade de vida do cidadão. Assim, tem sido usado o termo “Cidades Sustentáveis Inteligentes”, do qual a União Internacional de Telecomunicações (ITU, sigla original em inglês) estudou mais de 100 definições correntes, gerando a seguinte síntese:

“Uma cidade inteligente e sustentável (SSC, da sigla em inglês) é uma cidade inovadora que usa tecnologias de informação e comunicação (TICs) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência da operação e dos serviços urbanos e a competitividade, assegurando que atendam às necessidades do presente e das futuras gerações em relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.” (ITU-T FG-SSC, 2014)

A adoção do conceito de SC e a implantação de projetos, nesse sentido, pelas cidades pode ser considerada uma questão de troca de cultura, tanto por parte do poder público quanto por parte do cidadão. Cidades, como o Rio de Janeiro, apresentam grandes desafios em termos de qualidade

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

de vida, mas ainda assim são consideradas já iniciadas no processo de transformação em cidades inteligentes por alguns autores (Aires, 2016; Charbel, 2013). Uma abordagem com viés tecnológico para a transição de uma cidade para o nível de “Smart City” prevê a adoção de cinco passos (Charbel, op. cit.): Estabelecer a visão - objetivos; Disponibilizar a tecnologia; Trabalhar na integração (tecnologia e processos); Adicionar inovação e Guiar e incentivar a colaboração.

Zanni (2015) propõe também uma visão simplificada e de viés tecnológico, classificando as cidades inteligentes como sistemas ciber-físicos (Cyber-physical system) em ampla escala, com sensores monitorando indicadores virtuais e físicos e com atuadores mudando dinamicamente o ambiente urbano complexo de alguma maneira. Alguns exemplos de sistemas ciber-físicos são os robôs, a Internet das Coisas e máquinas conectadas em rede.

O Parlamento Europeu, no mapeamento das cidades passíveis de classificação como SC no continente, cita a diversidade de definições (Manville et al., 2014), mas adota a seguinte definição para fins de trabalho: cidade inteligente é uma cidade buscando atender aos interesses públicos a partir de soluções baseadas em tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo como fundamento parcerias com os atores-chave do município [tradução livre].

Outros autores defendem uma visão mais holística do conceito a atributos de uma SC, que deve ter bom prognóstico de desempenho em diferentes aspectos e ter foco em promover uma sociedade com autogestão, independente e participativa. Giffinger et. al. (2007) utilizam este conceito para o Ranking de SC de médio porte da Europa, avaliando seis vertentes das cidades e sua população: Capital Humano e Social; Qualidade de Vida; Transporte e Infraestrutura de Dados e Telecom; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Competitividade Econômica; e Gestão participativa (governo e cidadãos).

Existe uma nova palavra da moda no universo das cidades inteligentes: Digital Twin. Digital Twin ou gêmeo digital, em tradução literal, dentre outras coisas, é uma réplica digital do mundo físico; uma ferramenta indispensável de visualização de um objeto físico ou de um processo organizacional. A sua utilização pode prever as consequências de determinadas ações, fazendo melhorias antes de serem colocadas em prática, o que ajuda a tomar medidas para a redução de custos.

Os efeitos positivos são sinérgicos e cumulativos em relação a outros fatores de maturidade no conceito de cidade sustentável e inteligente, como melhoria da renda, melhoria da mobilidade, aumento da qualidade de vida do cidadão, entre outros.

Por outro lado, a proliferação de negócios de maneira não otimizada pode ter efeitos negativos diretos e indiretos, como, por exemplo, a alta mortalidade de empreendimentos (com

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

perda de investimentos) ou a geração de impactos ambientais e operacionais na cidade, como poluição, sobrecarga da infraestrutura, aumento do trânsito e congestionamentos. A otimização da localização dos negócios é de fundamental importância para minimizar os riscos e maximizar os seus impactos positivos para a sociedade.

O licenciamento para abertura e funcionamento de novos empreendimentos é um dos aspectos mais relevantes do ambiente de negócios das cidades e está fortemente relacionado à localização. A obtenção de alvará de funcionamento e o licenciamento ambiental são processos que podem ser demorados e complexos, especialmente nos casos de atividades com maior potencial de impacto de vizinhança e ambiental, como postos de gasolina, lavanderias, boates, casas de festas, fábricas, entre outros. O estabelecimento de regras claras e sua espacialização em mapas permite apoiar e acelerar o processo de avaliação e tomada de decisão dos fiscais e gestores sobre novos empreendimentos, reforçando a necessária transparência do processo de licenciamento. Quanto mais eficaz e rápido o sistema de licenciamento, melhor o ambiente de negócios da cidade.

Dar permissão para que um determinado negócio se estabeleça em um local da cidade depende essencialmente da avaliação de múltiplos aspectos e dos impactos positivos e negativos que esse negócio pode ocasionar na vizinhança e na cidade, seja nos aspectos ambientais ou nos aspectos socioeconômicos. Trata-se, portanto, de um processo típico de Avaliação Multicritério (AMC). Nestes processos, em que diversos fatores são avaliados concomitantemente, permite-se inclusive que se antevejam impactos sinérgicos e cumulativos, tanto negativos quanto positivos.

São inúmeros os fatores que podem influenciar na melhor localização de um negócio, que tem que ser avaliada ao menos sob dois pontos de vista: o do empreendedor e o da vizinhança. Ao empreendedor interessam especialmente alcançar sua clientela e obter rendimento de forma sustentável no tempo. À vizinhança interessam aspectos como não ser incomodado por empreendimentos alheios, mas ao mesmo tempo poder usufruir de uma variedade de serviços e produtos nas proximidades. À administração municipal cabe mediar esses interesses, zelando pelo bem estar coletivo e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.

O assunto sobre a criação de cidades inteligentes desperta cada vez mais o interesse do governo e da população.

Estas cidades buscam tratar de problemas comuns como meio ambiente, mobilidade, morosidade e ineficiência da gestão pública, a partir de soluções tecnológicas e inteligentes.

Atualmente existem dois tipos de SC: as que focam no uso da tecnologia e as que focam na economia.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

No primeiro tipo, busca-se uma série de soluções que aperfeiçoam o tempo, o acesso e a segurança da população, através da integração, do processamento e do monitoramento de informações. No segundo tipo fomenta-se a educação, a saúde e o empreendedorismo (digital e economia criativa) a fim de agregar valor para a cidade, aumentando a qualidade de vida e fortalecendo a economia com novos negócios e atraindo investidores pelas melhorias feitas com os cidadãos.

No cenário internacional, conforme o ranking do IESE Business School, instituição com melhor Educação Executiva do mundo, segundo a revista Financial Times, sobre as cidades brasileiras no ranking de SC, relaciona as seguintes cidades brasileiras: São Paulo (116ª), Rio de Janeiro (126ª), Curitiba (135ª), Brasília (138ª), Salvador (147ª) e Belo Horizonte (151ª).

A cidade de São Paulo ganha destaque pelos investimentos em mobilidade urbana, com a criação de mais ciclo faixas e corredores de ônibus.

A cidade de Belo Horizonte, também conhecida como “cidade jardim”, ganhou o destaque positivo para o meio ambiente. Destacam-se os bons índices de saneamento urbano e coleta pública de lixo. Outro orgulho de BH, merecedora do apelido de “capital solar do país”, é o estádio do Mineirão pelo uso de energia solar.

Rio de Janeiro teve a sua classificação pela infraestrutura de suas instituições de ensino superior, a construção de um ambiente favorável à inovação e a presença de instituições de apoio à tecnologia conforme avaliação feita pela Urban Systems.

O ranking Connected Smart Cities é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, sendo o mais importante levantamento sobre as cidades brasileiras. Todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) são mapeadas com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Ainda na edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities São Caetano do Sul, localizada na região metropolitana da Grande São Paulo, parte do Grande ABC, possui cerca de 150 mil habitantes e se destaca como a 5ª cidade mais inteligente do país e o 1º lugar nas categorias por Faixa Populacional de 100 a 500 mil habitantes e Educação.

O principal evento do setor no Brasil e um dos maiores da América Latina, Connected Smart Cities, é realizado pela Sator e Urban Systems envolvendo empresas, entidades e governos em uma plataforma para encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761 3.1 INICIATIVAS BRASILEIRAS NA DIREÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

No dia 23 de julho deste ano foi lançado pelo Governo Federal, em conjunto com o Ministério de Ciência e Tecnologia, o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis que irá estabelecer indicadores e metas e impulsionará soluções para a transformação das cidades brasileiras em cidades inteligentes. Alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas pelas cidades são: a instalação de câmeras de segurança, a identificação facial, o monitoramento de lavouras, os sistemas de aproveitamento de água de chuva, o prontuário eletrônico e a mobilidade urbana.

O desenvolvimento de centros urbanos em todo o mundo é uma realidade pela utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, proporcionando a redução do impacto das nossas vidas no meio ambiente por meio da transformação digital.

Alguns municípios brasileiros como a SC Laguna, no Ceará, conhecida como “smart city social”, projeto direcionado para a sustentabilidade e a qualidade de vida dos seus habitantes, até cidades como Cajamar, no interior de São Paulo, podemos listar uma série de municípios brasileiros com iniciativas espetaculares na busca por melhores condições de vida para as pessoas com o mínimo impacto ambiental possível.

Outro exemplo brasileiro que pode ser citado é a chamada cidade Pedra Branca, que, na verdade, é considerada uma “cidade-bairro” no município de Palhoça, na grande Florianópolis, Santa Catarina. Criada como um loteamento residencial em 1999, Pedra Branca foi construída onde antes era uma bela fazenda familiar. Idealizada pelo projeto chamado “Masterplan Pedra Branca”, esta estupenda comunidade terá o desenvolvimento do potencial urbanístico até o ano de 2020.

Um bom exemplo das características apropriadas para a adoção da cultura de Cidade Sustentável e Inteligente pode ser visto em Niterói, a saber:

• Inserção em uma região metropolitana onde já há iniciativas nesse sentido;

• Indicadores relativamente altos de desenvolvimento (IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, por exemplo);

• População relativamente esclarecida e engajada no acompanhamento da administração pública municipal;

• Orçamento relativamente alto;

• Território municipal relativamente pequeno e com boa proporção de áreas verdes (FAO, 2018);

• Implantação recente do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), com características compatíveis com um centro de controle operacional de uso múltiplo;

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

• Implantação recente do sistema de informação geográfico embasando o programa do Cadastro Territorial Multifinalitário, denominado SIGEO.

O ranking de IDH é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população, sendo formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local. Pesquisar a qualidade de vida de uma determinada cidade é de suma importância para o planejamento/gerenciamento adequado do seu desenvolvimento. Para um melhor entendimento, seguem abaixo os critérios utilizados pela ONU/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para calcular o IDH:

• Grau de escolaridade: dado da média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar ou o tempo que uma criança ficará matriculada;

• Renda Nacional Bruta (RNB) per capita: dado baseado na paridade de poder de compra dos habitantes. Inicialmente, tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, mas, a partir de 2010, foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita; • Nível de saúde: expectativa de vida da população, refletindo as condições de saúde e

dos serviços de saneamento ambiental.

O último IDH do Brasil divulgado pela ONU através do seu programa Pnud, conforme reportagem da Revista Exame veiculada na versão online do dia 9 de dezembro de 2019, (Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-mantem-posicao-no-indice-de-desenvolvimento-humano-em-2019/) e com base nos dados de 2018, foi do 79º lugar (IDH 0,761) entre os 189 países pesquisados, mantendo-se praticamente estagnado com a melhora de 0,001 em relação ao ano de 2017, quando ocupava o 78º lugar. Nos dados de novembro de 2010, o Brasil ocupava o 73º lugar com IDH de 0,699.

A elevação anual do IDH brasileiro se deve, principalmente, aos aumentos da expectativa de vida e da taxa de alfabetização. Entretanto, por conta das grandes disparidades sociais e econômicas dos estados brasileiros, com realidades totalmente distintas, torna-se irônico classificar o país com alto IDH na categorização de muito alto, alto, médio e baixo feita pela ONU.

3.2 COMPROMISSO DAS CIDADES INTELIGENTES COM A SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade global é um dos grandes desafios a ser enfrentado no século XXI. Diante deste panorama, os desafios diários vivenciados nas cidades são crescentes e a busca de soluções onde ocorra uma transformação no modelo de pensar, gerenciar e planejar os espaços urbanos é essencial.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Em linha com o desenvolvimento sustentável vale ressaltar o compromisso com o Acordo de Paris e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Acordo de Paris é um tratado mundial para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável, que foi aprovado em 23 de dezembro de 2015, tendo entrado oficialmente em vigor no dia 4 de novembro de 2016. Foi assinado por 195 países, inclusive o Brasil.

As medidas e metas estabelecidas do acordo passam a vigorar a partir de 2020.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (na sigla em inglês iNDC - intended Nationally Determined Contribution) apresentada pelo Brasil corresponde a “uma redução estimada em 66% em termos de emissões de gases efeito de estufa por unidade do PIB (intensidade de emissões) em 2025 e em 75% em termos de intensidade de emissões em 2030, ambas em relação a 2005”, conforme informação veiculada pelo Ministério do Meio Ambiente em seu site.

As metas da iNDC brasileira estão demonstradas na Figura 2, a seguir:

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborada pela Organização das Nações Unidas em setembro de 2015, quando 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York. Nesta agenda ficou reconhecido que o maior desafio global e um requisito sine qua non é a erradicação da pobreza extrema.

Conforme estabelecido na Agenda 2030 serão necessárias ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, conforme ilustrado na Figura 3, a seguir:

Buscando uma integração de todos os componentes do desenvolvimento sustentável foram estabelecidos os Objetivos do Milênio (conforme ilustrado na Figura 4 abaixo), resultantes da Rio+20 para engajar todos os países na construção de um futuro melhor para as próximas gerações. Portanto, para que uma cidade seja considerada inteligente é necessário também estar de acordo com os parâmetros elencados no Acordo de Paris, principalmente com a urbanização das cidades e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Outro fator importante a ser considerado é a Indústria 4.0. Uma cidade inteligente precisa estar alinhada com esta nova Revolução Industrial.

O conceito Indústria 4.0 surgiu na Alemanha por volta de 2012 e envolve as inovações tecnológicas nos campos de automação e tecnologia da informação para manufatura. Tem como objetivo base criar processos mais rápidos, flexíveis e eficientes, promovendo a união dos recursos físicos e digitais, conectando máquinas, sistemas e ativos a fim de produzir itens de maior qualidade a custos reduzidos.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Para alcançar os objetivos desta nova revolução é necessário gerar um alto nível de articulação entre as principais tecnologias que formam o conceito, os chamados pilares, ilustrados na Figura 6, que segue.

3.3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL URBANO E SEUS DESAFIOS

Um dos principais desafios dos nossos dias é pensar em novos caminhos para um desenvolvimento urbano mais sustentável, considerando a crescente população principalmente nas grandes metrópoles.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, mais da metade da população mundial vive hoje em áreas urbanas e a perspectiva é de que esse percentual suba para dois terços até 2050, o que certamente gerará uma diminuição da renda média per capita.

Para que haja um equilíbrio na economia, meio ambiente e qualidade de vida torna-se urgente avançar com a urbanização em escala global e transformar cidades a partir de uma abordagem mais ampla e integrada. Desta forma, se faz necessário ter uma agenda urbana estimulando a inovação, a comunicação e o uso da tecnologia, criando espaços mais modernos e inteligentes, adotando medidas resilientes e de práticas ambientais, que sejam engajadas com a eficiência energética, o combate às mudanças climáticas, a prevenção de desastres naturais e, principalmente, a preservação do meio ambiente.

Importante também incluir nesta agenda a implantação de estruturas e de serviços mais eficientes, promovendo o bem-estar das pessoas e a inclusão social, praticando não somente a sustentabilidade, educação, cultura, saúde, segurança pública e mobilidade urbana, criando um ambiente que gere oportunidades e que permita aos indivíduos potencializar seus talentos e sua criatividade.

As grandes tendências para as próximas décadas que impactarão as cidades serão: alterações demográficas, a revolução tecnológica, redução das emissões de CO2 e de gases do efeito estufa e o crescimento do risco climático. Diante desta nova perspectiva, a vida será afetada como também a governança das cidades: a automação, a internet das coisas, a mobilidade elétrica e o 5G. Grandes ajustes deverão ser feitos, principalmente na geração, na distribuição e no armazenamento da eletricidade. Outro fator a ser considerado urgentemente considerado são os riscos climáticos para prevenir uma provável catástrofe climática global tornando as cidades neutras em carbono o quanto antes.

Outras atitudes essenciais a serem tomadas para o desenvolvimento sustentável urbano: aumento das áreas verdes, eliminação total das sacolas plásticas, melhoria no sistema de transporte

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

público/coletivo, criação de programas para o descarte seguro dos resíduos sólidos gerando insumos sustentáveis através de reciclagem, fomentar políticas que estimulem a participação da sociedade ocupação urbana articulada e incentivo ao empreendedorismo.

Todas estas ações visam influenciar as políticas de estímulo do desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil com o forte propósito de quebrar e mudar paradigmas ultrapassados, dando margem a um desenvolvimento tecnológico e sustentável.

3.4 ANÁLISE ESTRATÉGICA DAS SOLUÇÕES DE CIDADES INTELIGENTES

Uma cidade pode ser habilitada a se tornar inteligente através de um conjunto de tecnologias e inteligências, promovendo a construção de novas soluções em diversas áreas, novas formas de relação e colaboração entre os mais variados atores de áreas diversificadas com uma governança compartilhada.

De acordo com o modelo do Observatório Nacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (ONTSI), seis pilares são apontados como essenciais em uma cidade inteligente, conforme demonstrado na Figura 7:

Para que estas ações sejam bem-sucedidas é crucial a participação, apoio e envolvimento com o plano estratégico de SC, ampla comunicação dos objetivos estabelecidos, gerenciando as expectativas de todos os agentes envolvidos e combatendo os entraves da falta de uma cultura política de longo prazo.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, as empresas passam a se preocupar mais com os impactos positivos para o meio ambiente e os consumidores ficam mais conscientes quanto às questões de preservação do planeta e da qualidade de vida, dando preferência pela utilização de recursos e serviços sustentáveis.

A Conferência do Clima da ONU realizada nas duas primeiras semanas do mês de dezembro de 2019 durante a Feira de Madrid foi palco de um grupo de brasileiro que mostraram seus negócios inovadores para o clima através de startups clean techs, que trazem soluções em como salvar o planeta.

Estas iniciativas crescem não somente no Brasil como em todo o mundo. O Instituto Climate Ventures mapeou 552 negócios no Brasil, que rendem impacto positivo no clima, promovem a chamada economia regenerativa e de baixo carbono e atuam nos setores de gestão da água e resíduos, agropecuária, energia, logística e mobilidade, e uso do solo e florestas.

“Em novembro de 2019, na Climate LaunchPad, competição internacional de clean techs que ocorreu em Amsterdã, o Brasil foi o país com o segundo maior número de negócios

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

inscritos – 155 –, perdendo só para a Índia, com quase 500. No total, participaram do evento 2.601 empreendedores de 53 países.”

Fonte: Artigo de Giovani Girardi

Várias iniciativas ocorrem tanto em pequena escala como também para setores inteiros. Em São Paulo surgiu a Pluvi.on, que tenta salvar pessoas de áreas de risco de enchentes pelas chuvas intensas e rápidas, que acontecem mais frequentemente como consequência do aquecimento global. Outro exemplo de projeto vencedor, citado pela Climate Ventures, foi o Macaúba, da Startup Inocas, de Minas Gerais, que tem como objetivo gerar uma alternativa ao óleo de palma a partir da palmeira típica do Cerrado brasileiro. A ideia surgiu estimulada pela companhia aérea Lufthansa, que queria substituir o abastecimento de seus aviões para não mais utilizar combustíveis fósseis. O diretor executivo da Inocas, Johannes Zimpel, explica:

“Hoje, 60% de tudo o que existe em um supermercado têm óleo de palma – do chocolate ao hidratante de corpo. Mas o plantio da palma levou ao desmatamento de grandes áreas de floresta tropical no mundo, em especial na Indonésia. Defendemos a macaúba como uma alternativa sustentável à palma.”

Fonte: Artigo de Giovani Girardi

O desafio do planejamento sustentável nas cidades inteligentes gira em torno do uso racional dos recursos disponíveis, a sustentabilidade do ambiente, a maior participação dos cidadãos na vida da cidade e a qualidade na oferta de serviços públicos.

De acordo com artigo escrito por Rita, Gois, Barbosa, Monteiro, Goes e Oliveira (2020) a sustentabilidade econômica, por sua vez, tem como componentes o fluxo permanente de investimentos públicos e privados (estes últimos com especial destaque para o cooperativismo), o manejo eficiente dos recursos, a absorção,pela empresa, dos custos ambientais e a endogeneização (contar com suas próprias forças), objetivando o aumento da produção e da riqueza social, sem dependência externa.

Há diferentes configurações de sistemas inovação, tais como: sistema nacional de inovação, sistemas regional de inovação e sistema setorial de inovação. Portanto, o sistema nacional de inovação considera todo o arcabouço institucional, jurídico e de políticas do país. Por outro lado, o sistema regional tem como característica a proximidade geográfica de seus atores. E, por último, o sistema setorial é concentrado num setor de atuação específico.

Já o conceito de ecossistema de inovação é mais recente e deriva da analogia com o ecossistema biológico.

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Conforme definido por Lemos (2011), o termo ecossistema é utilizado de modo amplo no gerenciamento e no discurso econômico objetivando descrever grupos heterogêneos de atores que trabalham de forma cooperativa e interdependente.

Já no entendimento de Jishnu, Gilhotra e Mishra (2011) e Russell et al. (2011) reportam que o ecossistema de inovação tem como referência os sistemas inter organizacionais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos da inovação, em que ocorre a catalisação, sustentação e apoio ao crescimento de negócios.

Um exemplo que pode ser citado como ecossistema de inovação é o Vale do Silício, localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA.

Como diferenças entre sistema e ecossistema de inovação, pode-se iniciar citando conforme o entendimento de Mercan e Göktas (2011), onde explicam que a abordagem de sistemas de inovação não explica a relação entre o processo de inovação e a estrutura inovadora. Por isso, levando-se em consideração a natureza estática do modelo de sistemas de inovação, foi criada a abordagem ecossistêmica, baseada na biologia. A natureza dinâmica da inovação é considerada no Ecossistema de Inovação. O conceito descreve as características evolutivas das interações entre os atores, suas relações com atividades inovadoras e suas relações com o ambiente em que operam. Os dois conceitos são diferenciados pelos autores Russo-Spena, Tregua e Bifulco (2017), como segue no Quadro 3:

De acordo com o artigo escrito por Bas Boorsma, John Baekelmans e Bob Bennett sobre o poder da colaboração para inovações digitais em cidades inteligentes, estratégias de inovação e digitalização beneficiam muitas cidades ao redor do mundo. Tais iniciativas das SC fornecem o catalisador para que as comunidades urbanas se tornem mais resilientes e sustentáveis, proporcionando eficiência econômica, inovações ambientais, segurança pública aprimorada, mobilidade mais inteligente, atividades econômicas renovadas e novas atividades econômicas e empregos no século XXI. O resultado dos desafios modernos enfrentados diariamente nas cidades (congestionamento no tráfego, qualidade do ar), colabora como fator natural para talentos, empregos e inovações.

Ressaltam a importância de levar inovações além dos centros das cidades como fator primordial para uma grande estratégia inteligente de sucesso para todos, facilitando regiões maiores e atendendo ao aprimoramento digital das comunidades, grandes ou pequenas.

Os autores afirmam que os STI´s das Estratégias de cidades inteligentes podem ter sucesso apenas se forem suficientemente inclusivas abrindo caminho para a inclusão digital. Somente com colaboração, aquisição, definição de agendas de inovação, compartilhamento de conhecimento,

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

criando economias de escala e agregar demanda, a inclusão digital pode ser tratada de maneira eficaz, com comunidades menores se beneficiando das mesmas inovações digitais das quais as grandes cidades já desfrutam.

Não há dúvida de que as grandes cidades estão melhores posicionadas e equipadas para lidar com a digitalização do que seus pares menores. Com mais recursos, sabem como articular e programar estratégias inteligentes. Para permitir um compartilhamento mais abrangente de conhecimento e recursos, as estratégias de regiões inteligentes facilitam a colaboração de cidades maiores, municípios menores e autoridades regionais.

Outro ecossistema que não pode deixar de ser citado é o programa Startup Weekend, facilitado pela empresa americana TechStars. Durante 54 horas os participantes desenvolvem suas ideias de negócios auxiliados por mentores com a missão de inspirar, educar e dar o suporte necessário para a criação de novas startups. Já foram formados mais de 45.000 times nos eventos realizados em mais de 150 países.

4 CONCLUSÕES

Para garantir que os cidadãos continuem utilizando qualquer tecnologia, as informações compartilhadas devem estar sempre atualizadas e relevantes. Todas as partes envolvidas no desenvolvimento das Cidades Inteligentes devem ter o compromisso em atualizar as informações pertinentes de suas áreas, ouvindo os feedbacks dos usuários internos, da população, dos investidores e empreendedores. A sustentabilidade de qualquer projeto se dá através do aumento de receita para o município com as novas empresas e a utilização de plataformas que democratizem informações aos investidores.

Setores tradicionais e seus modelos de negócios passam por profundas mudanças, o que influencia diretamente o desempenho da economia e pressiona para uma atualização da matriz econômica. O Brasil precisa urgentemente se reinventar, utilizar suas competências e sua natureza industrial para transformar-se em uma referência da indústria do futuro, por meio de um ecossistema pujante com empresas da nova economia. O desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e inovadores é o caminho para uma economia competitiva e sustentável capaz de acompanhar as tendências tecnológicas e econômicas.

Essa mudança não ocorrerá de forma natural. Ela precisa ser pensada, articulada, incentivada e implementada por lideranças que entendam sua urgência e importância.

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761 REFERÊNCIAS

AIRES, Joana Marta Ferreira - Utilização das Tecnologias de Informação no contexto das Cidades Inteligentes em grandes cidades - O Caso de Lisboa (Dissertação de Mestrado,

Universidade Nova de Lisboa, 2016); Disponível em:

<https://run.unl.pt/bitstream/10362/19373/1/TGI0061.pdf> [acesso em 27/09/2017].

Agência Brasil. Brasil tem crescimento minúsculo no IDH e perde uma posição no ranking. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-mantem-posicao-no-indice-de-desenvolvimento-humano-em-2019/ Acesso em 01 de outubro de 2019.

AGENDA 2030. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/sobre/. [acesso em 3/11/2019]. ALBUQUERQUE, E. L. S.; Medeiros, C. N.; GOMES, D. D. M.; Cruz, M. L. B. SIG-WEB Ceará em mapas interativos, novas ferramentas na cartografia escolar. Revista Mercator, Fortaleza, v. 11, n. 24, p. 253-269, jan./abr. 2012.

ALTUS S.A. Conheça os nove pilares da Indústria 4.0 e a sua relevância para a atividade industrial. Artigo disponível em https://www.altus.com.br/blog/categoria/2/detalhe/212/conheca-os-nove-pilares-da-industria-4-0-e-sua-relevancia-para-a-atividade-industrial. Acesso em 10 de novembro de 2019.

AOUN, Charbel – 2013 - The Smart City Cornerstone: Urban Efficiency (Schneider Electric,

2013), p. 13, Disponível em:

http://www.digital21.gov.hk/sc/relatedDoc/download/2013/079%20SchneiderElectric%20(Annex) .pdf Acesso em 27/09/2019

Artigo sobre o Desenvolvimento de Campinas, Disponível em:

https://www.connectedsmartcities.com.br/2019/09/18/prefeito-de-campinas-destaca-as-acoes-do-connected-smart-cities-no-desenvolvimento-de-campinas/. Acesso em 01 de outubro de 2019.

Artigo sobre Exemplos de cidades inteligentes. Disponível em:

https://www.automatichouse.com.br/imprensa/exemplos-de-cidades-inteligentes-no-brasil-que-vao-te-dar-orgulho/20190328-134649-v508 Acesso em 01 de outubro de 2019.

Artigo sobre Inovação. Disponível em:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/afinal/56629 Acesso em 02 de outubro de 2019.

Artigo sobre Programa de Estratégias para Cidades Inteligentes. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-07/governo-lanca-programa-de-estrategias-para-cidades-inteligentes. Acesso em 01 de outubro de 2019.

Artigo sobre Sistemas de Inovação. Disponível em: http://wri.ufsc.br/sistemas-de-inovacao-versus-ecossistemas-de-inovacao/ .Acesso em 02 de outubro de 2019.

BARBIERI, D. W. et al. Anomalias de precipitação para a região sul do Brasil: análise de consistência. In: Seminário Latino-Americano, 5; Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, 1., 2008, Santa Maria. Anais. Santa Maria: UFSM, 2008. p. 3891 - 3903.

(17)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

BAS BOORSMA, John Baekelmans e Bob Bennett. The power of collaboration for the digital innovations of Smart Cities. Disponível em https://www.greenbiz.com/article/power-collaboration-digital-innovations-smart-cities BNDES. Modernização da Administração

Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. Disponível em:

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_ e_Fundos/PMAT/index.html . Acesso em: 10 de novembro de 2019.

BORGES, K. A. V. Modelagem de dados geográficos: uma extensão do modelo OMT para aplicações geográficas. 1997. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Escola de Governo – Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte-MG

CAMPAGNA, M., Floris, R., Massa, P., Girsheva, A., Ivanov, K. - The Role of Social Media Geographic Information (SMGI) in Spatial Planning - In Stan Geertman, Joseph Ferreira, Jr. Robert Goodspeed, John Stillwell (Eds.) - Planning Support Systems and Smart Cities. 2015. Lecture Notes in Geoinformation and Cartography book series (LNGC). Peer-reviewed articles presented at the CUPUM (Computers in Urban Planning and Urban Management) Conference, July 2015, MIT in Boston, USA. Springer International Publishing Switzerland. 512p.

CARVALHO, Isabela. Startup cria primeiro táxi aéreo do mundo movido a hidrogênio. Disponível em: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/65085/startup-cria-primeiro-taxi-aereo-do-mundo-movido-a-hidrogenio. Acesso em 01 de outubro de 2019.

Confederação Nacional de Municípios. Aberta nova linha de financiamento para áreas urbanas

e smart cities para municípios e consórcios.

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/aberta-nova-linha-de-financiamento-para-areas-urbanas-e-smart-cities-para-municipios-e-consorcios Acesso em: 10/11/2019.

CONSÓRCIO QUANTA CONSULTORIA - JAIME LERNER ARQUITETOS ASSOCIADOS. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Tomo I: Plano Integrado Versão Preliminar Revisada. Rio de Janeiro, 2017.

CRUZ, Elaine Patrícia. Governo lança programa de estratégias para cidades inteligentes. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-07/governo-lanca-programa-de-estrategias-para-cidades-inteligentes Acesso em 7 de outubro de 2019

DA SILVA, Mirele Viegas e Neves, Tarcísio da Fonte. Mapeamento Digital da Cidade do Recife

PE. Maio de 2012. Disponível em:

https://www3.ufpe.br/cgtg/SIMGEOIV/CD/artigos/Todos_Artigos/147_2.pdf [Acesso em 3 de novembro de 2019]

Diversos Autores. Cadernos FGV Projetos. Cidades Sustentáveis, março 2018.

Rita, A. E. C. S; Gois, W. N; Barbosa, R. H. A; Monteiro, V. S; Goes, A. M; Oliveira A. P; Oliveira, L. M. S. R.; “Desenvolvimento sustentável no Brasil”, Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 2,p.8205 - 8213 feb. 2020. DOI:10.34117/bjdv6n2-213

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO/ONU) – 2018 - Forests and sustainable cities - Inspiring stories from around the world. ISBN 978-92-5-130417-4. Disponível em: http://www.fao.org/3/i8838en/I8838EN.pdf Consultado em: 20/10/2018.

(18)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

FGV PROJETOS. Diagnóstico Técnico, referente ao Projeto de Apoio à Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município de Niterói. Niterói, 2015.

FORATO, Fidel. China bate EUA e concentra maior número de unicórnios no mundo. Brasil é o 8º. Disponível em: https://canaltech.com.br/startup/china-concentra-maior-numero-de-unicornios-a-frente-dos-eua-153229/ 10 de novembro de 2019.

FULDAUER, Esther. Smarter cities are born with digital twins. Disponível em: https://www.smartcitylab.com/blog/digital-transformation/smarter-cities-are-born-with-digital-twins/. Acesso em: 16 de novembro de 2019

GIFFINGER, R., Fertner, C., Kramar, H., Kalasek, R., & Pichler-Milanovic, Nataša Meijers, E. (2007). Smart Cities - Ranking of European medium - sized cities. Disponível em: http://curis.ku.dk/ws/files/37640170/smart_cities_final_report.pdf . Acesso em: 27/09/2017. GIRARDI, Adriana. Na era da economia de baixo carbono, Brasil já tem 552 startups ambientais Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/na-era-da-economia-de-baixo-carbono-brasil-ja-tem-552-startups-

ambientais,c3edcd1131cef06ca56db338f876a107nlrmlz3i.html Acesso em 14 de outubro de 2019. GONTIJO, G. A.; PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, E. D. S.; JUNIOR, F. W. A Detecção de queimadas e validação de focos de calor utilizando produtos de Sensoriamento Remoto. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Curitiba/PR. Anais. São José dos Campos: INPE, 2011.

GUIMARAES, P.P.; SOUZA, S. M.; FIEDLER, N. C.; SILVA, A. G. Análise de Impacto Ambiental de um Incêndio Florestal. Revista Agrarian Academy. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.1, n.01, 2014.

LEI Nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Parcerias Pública-Privada. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm. Acesso em 09 de novembro de 2019.

LINDAU Luis Antonio. Transformações que vão moldar o futuro das cidades. Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/08/transformacoes-que-vao-moldar-o-futuro-das-cidades. Acesso em 09 de novembro de 2019.

MANVILE, Catriona, Gavin Cochrane, Jonathan Cave, Jeremy Millard, Jimmy Pederson, Rasmus Thaarup, and others, Mapping Smart Cities in the EU (European Parliament, Directorate General For Internal Policies - Policy Department A: Economic And Scientific Policy, January 2014), p. 200,Disponívelem:http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/etudes/join/2014/507480/IPOL -ITRE_ET%282014%29507480_EN.pdf Acesso em 1 de outubro de 2017.

MERCAN B., Gökta D. 2011. Components of Innovation Ecosystems: A Cross-Country Study International Research Journal of Finance and Economics (76) (2011).

Ministério da Economia. Manual de financiamento externos.

http://www.economia.gov.br/central-de-conteudos/publicacoes/guias/manual-de-financiamento-externos.pdf. Acesso em: 11/11/2019.

(19)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Ministério do Meio Ambiente. Acordo de Paris. Disponível em

https://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris Acesso em 3 de novembro de 2019.

Ministério do Meio Ambiente. Consórcios Públicos. Disponível em

https://www.mma.gov.br/informma/item/10551-consorcios-publicos . Acesso em 09 de novembro de 2019

Ministério do Planejamento. Infraestrutura Social e Urbana/Cidades Digitais. Disponível em: http://pac.gov.br/infraestrutura-social-e-urbana/. Acesso em: 11/11/2019.

New York Times. Sydney Harris, a Columnist and Author, Dies in Chicago. Disponível em: https://www.nytimes.com/1986/12/08/obituaries/sydney-harris-a-columnist-and-author-dies-in-chicago.html Acesso em 14 de dezembro de 2019.

NOVATERRA SOLUÇÕES EM GEOINFORMAÇÃO. Mapeamento e análise dos incêndios na vegetação no Município de Niterói no verão 2013/2014. Resultados e diretrizes de análise. Niterói, 2014.

OLIVEIRA, Dr. José Palazzo Moreira de. Um desafio além da tecnologia Disponível em: https://www.palazzo.pro.br/Wordpress/?p=5583 Acesso em 16 de outubro de 2019

PHALNIKAR, Sonia. Cidades inteligentes devem ir além da tecnologia, diz urbanista - Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cidades-inteligentes-devem-ir-al%C3%A9m-da-tecnologia-diz-urbanista/a-18059259 Acesso em 03 de novembro de 2019.

Posicionamento Global de Sustentabilidade. Disponível em:

https://www.amaggi.com.br/sustentabilidade/posicionamento-global/ Acesso em 01 de outubro de 2019.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Conheça os cinco projetos selecionados pela 3ª Chamada BR-UE, 2015. Disponível em: http://www.rnp.br/noticias/conheca-os-cinco-projetos-selecionados-pela-3a-chamada-br-ue. Acesso em: 9 de novembro de 2019.

RODRIGUES, Anderson. O segredo das startups inovadoras. Disponível em: https://canaltech.com.br/startup/o-segredo-das-startups-inovadoras-156019/ Acesso em 03 de novembro de 2019.

ROMERO, Marta A. B. Frentes do Urbano para a Construção de Indicadores de Sustentabilidade Intra Urbana. In Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo da FAU-UnB. Ano 6, n. 4 (novembro/2007). – Brasília: FAU UnB, 2007.

ROSA, R. Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 16, p. 81-90, 2005.

STAP (The Scientific and Technical Advisory Panel of the Global Environment Facility). (2014). Sustainable Urbanization Policy Brief: Proliferation of Urban Centres, their Impact on the World’s Environment and the Potential Role of the GEF. Report to the 5th GEF Assembly, México May 2014. Global Environment Facility, Washington, DC.

(20)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.58805-58824 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Tech Start XYZ. Tecnologias dos anos 80 que moldaram o futuro. Disponível em: https://techstart.xyz/tech/tecnologias-anos-80-mudaram-o-mundo/ Acesso em 01 de outubro de 2019.

Tractebel-Engie. A visit to India’s largest greenfield Smart City – Amaravati. Disponível em: https://tractebel-engie.com/en/news/2019/visit-to-amaravati-smart-city-project-site Acesso em: 16 de novembro de 2019

United Nations, Commission on Science and Technology for Development, Smart Cities and Infrastructure - Report of the Secretary General (United Nations - Commission on Science and Technology for Development, 26 February 2016), p. 18. Disponível em: http://unctad.org/meetings/en/SessionalDocuments/ecn162016d2_en.pdf

United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division, World Urbanization Prospects: The 2014 Revision, Highlights; 2014, ST/ESA/SER.A/352, p. 32. URL: Disponível em: https://esa.un.org/unpd/wup/publications/files/wup2014-highlights.Pdf acesso 26 setembro 2019

Who we are. Disponível em: https://www.unitedsmartcities.org/ Acesso em 24 de outubro de 2019.

Urban Systems. Ranking Connected Smart Cities 2019. Disponível em:

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/48668/1568738869Ranking_CSC_Final.pdf Acesso em 01 de outubro de 2019.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

WebGIS Árvores de Campinas. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/2300/webgis-arvores-de-campinas. Acesso em 03 de novembro de 2019.

ZANNI, Alessandro, Sistemas cyber-físicos e cidades inteligentes (IBM Developer Works, 2015). Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/br/library/ba-cyber-physical-systems-and-smart-cities-iot/index.html Acesso em 01 de outubro de 2019.

Referências

Documentos relacionados

Ao se inscreverem no Prêmio Connected Smart Cities - Soluções para Cidades Inteligentes, os participantes concordam inteiramente com as condições deste regulamento e

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O candidato deverá apresentar-se no local às 08h30min (meia hora de antecedência do horário de início das provas – 09h), munido com cartão de identificação, documento de

Esta configuração na posição “fechado”, isto garante o correto funcionamento do mesmo e do sensor de barreira (fotocélula). Nota importante: caso haja falta de

Nesta etapa do processo de distribuição de espécie proposto, foram coletados os pontos de ocorrência, na área de caatinga na região Nordeste do Brasil, para a modelagem de

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

13.1 - A inscrição para o Concurso Público implicará a aceitação, por parte do candidato, das normas contidas neste Edital, bem como de outras que forem necessárias para seu

As extensões propostas são o uso de uma forma paramétrica mais exível para a curva de juros; tornar todos os parâmetros do modelo variantes no tempo usando uma estrutura de