• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO ACADEMOS FUNDAMENTAL I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO ACADEMOS FUNDAMENTAL I"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REVISÃO

LOCALIZANDO O BRASIL E MAPA POLITICO E REGIONAL

O Brasil está localizado no continente americano, o continente americano tem três subdivisões, são elas: América do Norte, América Central e América do Sul. O Brasil fica localizado na América do Sul. Em relação a linha do Equador, parte do Brasil se encontra no hemisfério sul e uma pequena parte fica no hemisfério norte. Localizando-se totalmente no hemisfério ocidental.

O Brasil é o maior país da América do Sul, e os seus pontos extremos são: ao norte: nascente do rio Ailã no monte Caburaí, em Roraima, fronteira com a Guiana; Ao sul: o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai; a leste; a ponta do Seixas, na Paraíba e a oeste; a nascente do rio Moa na serra da Contamana, no Acre, fronteira com o Peru.

O Brasil é dividido em 26 estados e um distrito Federal(Brasília), a região geográfica é formada por um espaço que apresenta aspectos mais ou menos uniformes e características humanas e econômicas semelhantes. Os estados brasileiros estão agrupados em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e essa divisão foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE); essa divisão foi elaborada em 1970 e em 1998, houve uma mudança, quando o estado do Tocantins, foi desmembrado de Goiás e passou a pertencer a região Norte.

A REGIÃO NORTE: OCUPAÇÃO E ASPECTOS HUMANOS

A região Norte é a região mais extensa do Brasil, ela é compreendida pelos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e suas respectivas capitais. As primeiras vilas e cidades surgiram próximo ao litoral, como no caso de Belém, onde foi construído um forte que tinha como objetivo, defender as terras amazônicas de invasões estrangeiras.

Em meados do século XIX, houve a exploração da borracha e com isso aconteceu a intensificação de processo de ocupação e desenvolvimento econômico da região. O desenvolvimento econômico da região trouxe melhorias para o local, como melhoria nas condições sanitárias e de habitação.

A população da região norte, se distribui de maneira irregular, onde maior parte da população concentra-se nas capitais e em municípios situados às margens de grandes rios. A partir de 1960 a população cresceu bastante devido aos programas de povoamento criados pelo governo do país, onde atraiu-se milhares de migrantes e com isso ocasionou a miscigenação entre migrantes e indígenas.

TRABALHOS TRADICIONAIS, FOLCLORE E ASPECTOS NATURAIS DA REGIÃO NORTE

Alguns trabalhadores desenvolvem atividades típicas da região que são muito importantes, são eles os castanheiros que extraem a castanha- do- Pará, seringueiros que extraem o látex das

COLÉGIO ACADEMOS

COLÉGIO ACADEMOS

COLÉGIO ACADEMOS

COLÉGIO ACADEMOS

FUNDAMENTAL I

FUNDAMENTAL I

FUNDAMENTAL I

FUNDAMENTAL I

ALUNO: _____________________________________________________

SÉRIE: 5º ano TURNO: Manhã / Tarde DATA: _____ / _____ / 20 ____

PROFESSORA: ________________________ DISCIPLINA: Geografia

(2)

seringueiras, os juticultores que cultivam a juta para obtenção de fibras têxteis, garimpeiros que exploram ouro e diamante e os vaqueiros que cuidam do gado.

Os aspectos culturais são muito variados e compõe um rico folclore, entre as principais manifestações podemos destacar: festas populares como: Cirio de Nazaré, Festival folclórico de Parintins e as cavalhadas em Taguatinga; danças como carimbó, marujada, e as cirandas. Lendas como a mãe-d’água e Vitória Régia. Dentre os artesanatos pode-se destacar: a cerâmica de marajoara. Já os pratos típicos, os que predominam são os de influência indígena, como Pirarucu, açaí, cupuaçu, mandioca, castanha-do-Pará e tucupi.

A floresta Amazônica, ocupa grande parte da região Norte e estende-se sobre as áreas da Venezuela, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Bolívia, Peru, Equador e Suriname. A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta e abriga uma enorme biodiversidade, além de ser a maior bacia hidrográfica do mundo, tem uma vegetação densa e arvores de grande porte, porém nas últimas décadas essa vegetação tem sido devastada.

Já o rio Amazonas, é o maior do mundo em volume de água e não exclusivamente brasileiro, pois ele nasce no Peru, nas cordilheiras dos Andes, de lá desce e chega ao território, atravessando grande parte do Amazonas com o nome Solimões, e só recebe o nome Amazonas quando encontra o rio Negro e desemboca no Oceano Atlântico, junto a ilha de Marajó no Pará. Ele é utilizado para navegação e é muito utilizado para produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas.

TERRAS INDÍGENAS E ATIVIDADES ECONOMICAS DA REGIÃO NORTE

Os indígenas são originários do Brasil, e dentre os seus direitos está a demarcação de suas terras, que está assegurado pela constituição. As terras que podem ser demarcadas, são aquelas que são usadas permanentemente, onde são desenvolvidas suas atividades, costumes e tradições. Os índios precisam que os recursos ambientais sejam preservados para que consigam manter suas atividades de acordo com suas culturas.

Já que a prática sustentável é exercida pelos indígenas, esse é mais um motivo para a importância da demarcação de terras, a preservação do meio ambiente. Pois quando uma terra é reconhecida como indígena, ela não pode ser utilizada com finalidades comerciais.

Relacionado as atividades econômicas da região norte, muitos habitantes da região praticam a agricultura de subsistência, a agricultura comercial vem crescendo, principalmente a monocultura de soja, cacau, café, malva, juta e guaraná. Já a principal criação da região, é o gado bovino para corte e também existe uma considerável e importante criação de búfalos.

Uma das atividades econômicas mais importantes na região é o extrativismo, ou seja a extração de produtos da natureza. No extrativismo vegetal, são explorados os recursos vegetais que a floresta oferece. Quanto ao animal, a caça e a pesca são bastante praticáveis. Porém a prática vem causando o desaparecimento de diferentes espécies da fauna da região. O Extrativismo mineral tem grande importância para a região, pois abriga algumas das maiores reservas do mundo.

Manaus e Belém são os dois maiores centros industrias do Norte, a zona franca de Manaus é o maior polo industrial, comercial e agropecuário, e atualmente a produção concentra-se em aparelhos eletrônicos, químicos e motocicletas. As principais vias de transporte são os rios, destacando-se os portos de Manaus e Belém. O transporte rodoviário vem se desenvolvendo na região, as principais vias são Belém-Brasília, Cuiabá- Santarém e Cuiabá- Porto Velho. As ferrovias são poucas, porém as existentes são utilizadas no transporte de minérios. Dentre elas estão a: estrada de ferro do Amapá, a estrada de ferro do Carajás, o transporte aéreo é muito utilizado devido as grandes distancias e os principais aeroportos são de Manaus e Belém. Já no turismo há muitas atrações turísticas como o rio Amazonas, a ilha de Marajó, o teatro do amazonas, o Mercado, entre outras.

VAMOS EXERCITAR

(3)

Divisão regional brasileira

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.

b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento

sustentável.

c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.

d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras. e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

Observe o mapa Estados do Brasil e responda as questões abaixo:

2. Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.

a) 26 estados e 1 Distrito Federal b) 25 estados

c) 25 estados e 1 Distrito Federal d) 27 estados.

3. Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, os estados brasileiros que apresentam a maior e a menor extensão territorial.

a) Amazonas e Acre b) Pará e Alagoas c) São Paulo e Amapá d) Amazonas e Sergipe e) Mato Grosso e Roraima

4. Sobre os estados do Brasil marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as verdadeiras. Corrija as questões falsas, se houver.

(4)

a) Brasília, capital federal, está localizada em uma porção do estado de Goiás.

b) Amazonas, maior estado brasileiro, está localizado na Região Norte, totalmente acima da linha do Equador.

c) São Paulo é o estado mais populoso e povoado do Brasil, abrigando cerca de 21% da população nacional.

d) Localizado na Região Nordeste, o estado de Roraima é o menos populoso do Brasil. e) Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais formam a Região Sudeste, considerada a mais desenvolvida economicamente do Brasil.

5. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na porção norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados

brasileiros por onde essa linha imaginária passa. a) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

b) São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo c) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas

d) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte e) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

6. Observe o mapa de divisão regional do Brasil e em seguida assinale a alternativa INCORRETA: a) o número 3 assinala a região Centro-Oeste, onde se localiza a capital do país: Brasília.

b) o número 2 identifica a região Sudeste que apresenta maior índice de industrialização. c) o número 4 assinala a região Sul, onde se concentram um grande número de europeus. d) o número 5 corresponde a região Norte, onde está localizada a floresta amazônica. 7. O IBGE divide o Brasil em cinco regiões administrativas

a) Norte, Sul, Centro Norte, Sudoeste e Nordeste. b) Norte, Sudeste, Centro Sul, Noroeste e Oeste. c) Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul. d) Norte, Centro Leste, Sul, Nordeste e Leste.

8. Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a : a) Nordeste

b) Norte

c) Centro-Oeste d) Sudeste e) Sul

(5)

9. A Região Sul é:

a) a de maior em tamanho

b) a região que abrange mais estados c) a região que tem a menor área d) onde se localiza a capital do Brasil

10. Região brasileira que possui o maior número de estados: a) Norte

b) Nordeste c) Sul d) Sudeste e) Centro-Oeste

11. Essa é a região brasileira que possui o segundo maior contingente populacional do Brasil. Ainda que venha crescendo economicamente nas últimas décadas, boa parte de sua população enfrenta graves problemas sociais. Em algumas áreas dessa região, encontramos o clima tropical semiárido.

O texto refere-se a qual região brasileira? a) Nordeste. b) Centro-Oeste. c) Norte. d) Sul. e) Sudeste. 12. A Região Sudeste é: a) A maior em tamanho

b) a região que abrange mais estados c) a região que tem a menor área d) Nenhuma alternativa correta.

13. Todos os Estados abaixo fazem parte da região Nordeste, exceto: a) Alagoas

b) Rio Grande do Norte c) Paraíba

d) Roraima e) Sergipe

14. Considere as características abaixo e assinale alternativa correta.

- É segunda maior região em superfície territorial do Brasil apresentando 1.606.371,5 km². - A paisagem natural encontra-se, em parte, preservada.

- É a região onde predominam os cerrados. As informações acima correspondem a: a) Região Norte

b) Região Sul

c) Região Centro-Oeste d) Região Nordeste e) Região Sudeste

(6)

15. Esta região caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em

comparação com o restante do país. O texto acima se refere a:

a) Região Norte b) Região Sudeste c) Região Nordeste d) Região Sul

e) Região Centro-Oeste

16. Esta região apresenta vegetação bem diversificada, com predomínio da Caatinga. Ao longo do século XX diminuiu sua participação no conjunto da população brasileira por causa do expressivo número de migrantes que se espalharam pelas outras regiões. No período colonial era considerada a região mais rica e a economia tinha como base a monocultura da cana-de-açúcar.

O texto acima se refere a: a) Região Sul

b) Região Norte c) Região Nordeste d) Região Sudeste e) Região Centro-Oeste

Responda as questões abaixo:

17. Escreva as características gerais da Região Sudeste.

18. A região Nordeste apresenta uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste. Cite o nome das quatro sub-regiões do Nordeste.

19. A região Sul é formada por três Estados. Quais são eles? 20. Escreva as características gerais da Região Norte.

Referências

Documentos relacionados

Nesta etapa, voltamos ao bloco de diagrama, e iremos, inserir um loop em nosso sistema para que este seja executado de forma contínua pelo LabView, para tanto deve-se ir na

Educação a Distância na Arte 2016 Laura ressalta que: “O ensino a distância dá visibilidade a falta de professores de arte em todo Brasil, principalmente nos semestres que o aluno

Figura 4: Superfícies de respostas da eficiência de remoção de COT- Carbono Orgânico Total em função das variáveis críticas estudadas: (A) concentração do

SIMBOLOGIA Alarme de nível alto e baixo, instalado no painel, malha 2 Controlador indicador de nível, instalado no painel, malha 2 Instrumento compartilhado: registrador de

- Preferencial: experiência em cadeias de fast-food - Disponibilidade para trabalhar por turnos entre as 10 e. as 02 horas (com

*Utilizar "Não se aplica" quando não há o profissional que a linha indica (Exemplo: "com enfermeiros" se preenchido por enfermeiro quando não há outros enfermeiros

Todas as ordens dadas pela FISCALIZAÇÃO ao(s) engenheiro(s) condutor(es) da Supervisão do serviço serão consideradas como se fossem dirigidas a CONTRATADA; de mesmo

The EVM is the metric selected to evaluate the system performance, since it is related with the Signal-to-Noise Ratio (SNR). 5 presents the first measured carrier frequency