• Nenhum resultado encontrado

Ciências (6º/7º ano) 4ª Semana - Fevereiro de 22/02 a 26/02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciências (6º/7º ano) 4ª Semana - Fevereiro de 22/02 a 26/02"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Água: fonte de vida

Ciências (6º/7º ano) 4ª Semana - Fevereiro de 22/02 a 26/02

Classificação dos materiais

Sabemos que a água faz parte de nosso dia a dia e está em toda parte: na chuva, nos rios, no mar, no solo e até em nosso corpo, que é formado por pelo menos 70% de água. Podemos dizer que todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e, assim, garantir a permanência da sua espécie.

No entanto a água é um recurso que exige cuidados para estar disponível ao nosso consumo. Ela é considerada um recurso natural único, escasso e essencial a todos os seres vivos, a água (H2O) é classificada como

uma substância composta formada por dois elementos químicos – o hidrogênio (H) e o oxigênio (O). Abaixo teremos a definição de substâncias puras, simples e compostas.

Substâncias Puras

São aquelas compostas por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas. Elas possuem propriedades químicas e físicas próprias e podem ser classificadas como simples ou compostas.

Substâncias simples: são aquelas formadas unicamente por átomos de um mesmo elemento químico.

Como por exemplo, o gás hélio (He), que é composto apenas por átomos de hélio; o gás oxigênio (O2), que é composto apenas por átomos de oxigênio; e o gás ozônio (O3), que

também é composto apenas por átomos de oxigênio.

Exemplos de substâncias simples

(2)

hidrogênio, carbono e nitrogênio; o gás carbônico (CO2), que é composto por átomos de

carbono e oxigênio; e a água (H2O), que é composta por átomos de hidrogênio e oxigênio.

Exemplos de substâncias compostas

Misturas

Misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras e apresentam propriedades diferentes daquelas apresentadas pelas substâncias puras.

Um exemplo de mistura é o ar atmosférico, que é composto pelo gás nitrogênio (N2),

gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e diversas outras substâncias puras. A água do mar

também é considerada uma mistura composta de água pura (H2O), gases como gás oxigênio

(O2), e sais, como o cloreto de sódio (NaCl).

O que são misturas homogêneas?

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

Fase é portanto, cada uma das porções que possui aspecto visual uniforme, que pode

ser contínuo ou não, até mesmo quando é observado em um microscópio comum.

Toda mistura desse tipo apresenta, então, um aspecto uniforme. Dizemos que essas misturas são homogêneas (as misturas homogêneas são também chamadas de soluções).

As misturas homogêneas também são conhecidas como soluções. Nas soluções há um soluto e um solvente.

Soluto: é o componente que foi dissolvido. Esse componente se apresenta em menor

quantidade na mistura. Exemplo, em uma solução de água e sal, o soluto é o sal.

Solvente: é o componente que dissolve o soluto. Esse componente se encontra em

maior quantidade na solução. Exemplo, em uma solução de água e sal, o solvente é a água.

(3)

Creme dental Misturas Heterogênea

Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais

fases e são classificadas como polifásicas. Um exemplo é a mistura de água e óleo mostrada

abaixo. Visto que não se misturam e o óleo é menos denso que a água, formam-se duas fases (sistema bifásico), com o óleo na parte superior (Figura 05).

Algumas vezes não é possível detectar se uma mistura é homogênea ou heterogênea a olho nu. Existem misturas que só revelam seu caráter heterogêneo quando são observadas ao microscópio, como ocorre no caso do leite, do sangue, da maionese, das tintas, da neblina, da fumaça, da geleia, dentre outras.

Exemplo de mistura heterogênea

1 – Analise as misturas representadas nas imagens e classifique - as como homogêneas ou heterogêneas:

a) b)

Bolo

c) d)

Prato de Comida Massa de pão

2- Diferencie substâncias simples de subsâncias compostas:

________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________.

(4)

Diversidade cultural

Ciências (6º/7º ano) 1ª Semana - Março de 01/03 a 05/03

Organização dos seres vivos

No nosso planeta, há mais de 7 bilhões de

pessoas. Ao analisar as características de algumas delas, percebemos suas diferenças. Essa diversidade pode ser observada

diariamente nas pessoas da sua família, nas que você encontra na rua ou vê pela televisão e também em seus colegas. Podemos perceber que muitas características variam entre grupos de pessoas de diferentes partes do nosso planeta. Apesar de todas as diferenças culturais e físicas das pessoas, internamente e funcionalmente o corpo é semelhante em qualquer ser humano. Os organismos são classificados em unicelulares e multicelulares.

Organismos unicelulares e multicelulares

A presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum. Ela é a menor unidade que forma um indivíduo. Os seres vivos podem possuir somente uma única célula ou diversas células. Os unicelulares são aqueles constituídos por uma única célula, como a maioria das bactérias, muitas algas e um número enorme de protozoários. Os organismos multicelulares simples possuem dois ou três tipos de células, enquanto os mais complexos, como os mamíferos, possuem centenas de tipos de células.

Exemplos de orgnismos uniceulares (bactérias)

Os organismos multicelulares, também chamados de pluricelulares, apresentam uma grande quantidade de células. As células no corpo desses organismos são mais complexas e atuam de maneira conjunta para garantir a sobrevivência de um ser. Como exemplo podemos citar, as plantas e animais que são formados por mais de uma célula.

(5)

Vitória Régia – Planta típica do Pantanal Onça pintada Exemplos de organismos multicelulares

Estrutura básica da célula e sua classificação

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma. Desse modo, podemos classificar as células em procariontes e

eucariontes.

Células Procariontes

As células procariontes são definidas como células que não possuem material genético delimitado por um envoltório núclear, ou seja, a sua principal caractéristica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular. Essas células também não apresentam organelas membranosas, tais como, complexo golgiense e retículo endoplasmático. Como exemplo de células procariontes, podemos citar as bactérias.

Células Eucariontes

As células eucarióticas são mais complexas. Têm membrana individualizada e delimitada - sua principal característica, que envolve o núcleo celular, que, por sua vez, armazena o material genético.

Célula procarionte

Célula eucarionte animal

(6)

Essas células possuem muitas organelas celulares que têm diferentes funções e duas partes distintas: o citoplasma e um núcleo bem definido. Essas células podem ser encontradas nos protozoários, nos fungos, nos animais e nas plantas, por exemplo. As células vegetais diferem das células animais pois apresentam em sua constituição cloroplastos, parede celular e vacúolos.

A membrana plamática

A membrana plasmática, é uma

estrutura que delimita a célula. Ela atua

delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem.

O citoplasma

Célula eucarionte vegetal

Membrana plasmática

O citoplasma é constituído por uma substância denominada citosol, que possui um aspecto gelatinoso. As organelas estão espalhadas dentro do citoplasma. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.

O núcleo da célula

O núcleo é a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares.

Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem

cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros.

Atividade

1 – Relacione:

( ) Menbrana plasmática (B) Citoplasma (C) Núcleo ( ) Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo. ( ) É a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares.

( ) Película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular.

(7)

Ciências (6º/7º ano) 2ª Semana - Março de 08/03 a 12/03 Máquinas térmicas

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica. Toda máquina térmica necessita de uma fonte de calor e de uma substância de trabalho capaz de ter o seu volume modificado e, consequentemente, movimentar algum mecanismo, como válvulas ou pistões. Podemos citar como exemplo: os veículos automotores, geladeiras, máquina a vapor, motores de explosão que queimam a gasolina, álcool ou diesel, e a turbina a vapor.

História da primeira máquina térmica, “a eolípila”.

Um dos primeiros dispositivos que funcionava utilizando vapor para gerar movimento data do século I da era cristã. Um estudioso chamado Heron, que viveu em Alexandria, Egito, deixou um esboço da primeira máquina térmica de que se tem notícias, a eolípila. Nesse dispositivo o vapor produzido pelo aquecimento da água na parte inferior alcança a esfera metálica – parte superior

– e, ao escapar em jatos pelas duas saídas, faz com que a esfera gire. O esboço tinha o objetivo de demonstrar a “força” do vapor, perceptível pela realização de trabalho.

Esboço do “motor” inventado por Heron de Alexandria, a eolípila

Aperfeiçoamento das máquinas térmicas.

Em meados do século XVII, a humanidade iniciou uma nova fase no avanço tecnológico e no uso de novas técnicas de produção. Nesse período, as máquinas térmicas, em especial as movidas a vapor, passaram a ser aperfeiçoadas e utilizadas com maior intensidade.

Uma das primeiras máquinas térmicas com aplicação prática foi a de Thomas Newcomen (1664 – 1729). O objetivo da máquina era bombear água para retirá-la das minas de carvão. Outra aplicação era a elevação de materiais de uma mina. Já no século XVIII, James Watt (1736 – 1819), um matemático e engenheiro escocês, efetuou diversas melhorias nas máquinas a vapor da época, principalmente na de Newcomen, aumentando consideravelmente o rendimento e a versatilidade desses dispositivos. As melhorias realizadas por Watt foram tão significativas que sua máquina se tornou símbolo da

(8)

Revolução Industrial e das máquinas a vapor.

Representação da máquina a vapor construída por James Watt

Configuração da máquina térmica

Toda máquina térmica apresenta uma configuração similar: dispõe de uma fonte de calor (fonte quente), da qual extrai a energia necessária para o seu funcionamento, e um sorvedouro (fonte fria), para onde uma parte do calor absorvido é dissipada. Observe a imagem a seguir:

As máquinas térmicas absorvem calor e liberam trabalho.

Atividades 1- O que são máquinas térmicas?

. 2- Quais foram os principais benefícios no dia a dia com o advento das máquinas térmicas?

(9)

Ciências (6º/7º ano) 3ª Semana – Março de 15/03 a 19/03

O que é saúde?

Normalmente associamos saúde com o oposto de doença, um organismo saudável tem todos os órgãos funcionando adequadamente e o organismo doente já não possui essa estabilidade funcional em seu corpo.

Saneamento básico

Saneamento básico é uma expressão utilizada para falar sobre as medidas que permitem eliminar os resíduos que produzimos diariamente como por exemplo: coleta regular de lixo, tratamento da água para consumo humano, sistema de esgoto encanado ou fossa séptica etc. Saneamento básico é fazer o possível para que se evite e propague doenças associadas aos resíduos humanos. Observe com atenção a imagem abaixo:

Como seria o ambiente ideal para se viver? Você já parou para pensar nisso?

A falta de saneamento básico pode gerar inúmeros problemas de saúde. Portanto, o conjunto de fatores que reúnem o saneamento levam a uma melhoria de vida na população na medida que controla e previne doenças, combatendo muitos vetores.

Nesse caso, podemos pensar num dos maiores problemas enfrentados pela população brasileira atualmente com a disseminação do mosquito da dengue os quais se proliferam mediante a água parada.

Dessa forma, o saneamento básico promove hábitos higiênicos e controla a poluição ambiental, melhorando assim, a qualidade de vida da população.

Doenças causadas por falta de saneamento básico

Vamos agora conhecer algumas doenças causadas por falta de saneamento básico. Mas, primeiro você precisa compreender os termos: parasita e hospedeiro.

• Parasita: são organismos que se juntam a outros seres vivos, dos quais passam a se alimentar.

• Hospedeiro: são os organismos nos quais os parasitas se alimentam.

As principais doenças relacionadas com a falta de saneamento básico e má higiene precários podem colocar o sujeito em situações de risco. Ao não lavar as mãos

(10)

adequadamente ou ainda não lavar os alimentos ou lavá-los com água contaminada, podemos entrar em contato com agentes patogênicos, sendo esse o caso de algumas verminoses, como a ascaridíase, também chamada de lombriga.

Existem algumas doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem na água. Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades. Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, a Zika, a Chikungunya e a dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

Formas de prevenção contra as doenças relacionadas com a água

Como é possível perceber, as formas de prevenção quando o assunto é doenças relacionadas com a água são várias, uma vez que existem diferentes formas de transmissão. Apesar desse fator, algumas medidas básicas são fundamentais para evitar essas e outras doenças, tais como:

• Lavar bem as mãos e os alimentos; • Beber apenas água filtrada ou fervida;

• Não fazer as necessidades fisiológicas em locais não apropriados; • Não deixar expostos recipientes que podem acumular água; • Tampar a caixa d’água;

• Não jogar lixo em ambientes aquáticos e em locais impróprios para o descarte desse material;

• Evitar água de enchentes e locais em que a qualidade da água não é conhecida. Uma dica importante é o uso da água potável, ela é a água adequada para consumo humano, podemos obter água potável por meio da filtração com filtro de barro, e após esse processo a água pode ser fervida por alguns minutos ou pode se acrescentar “gotas” de hipoclorito de sódio. Estes processos garantem a eliminação de microrganismos capazes de causar doenças.

Atividades

01 – Qual a definição para o termo saúde?

. 02 – O que influencia a qualidade de vida de uma população?

03 – O que é saneamento básico e qual a sua importância para a população?

(11)

Ciências (6º/7º ano) 4º Semana - Março de 22/03 a 26/03

EFEITO ESTUFA

Efeito Estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente. Imagine um carro que esteja com as janelas fechadas e debaixo do sol. Depois de certo tempo, o interior desse carro vai ficar muito quente, não é mesmo? Isso acontece porque os vidros do carro deixam o calor do sol entrar, mas não deixa este sair. No efeito estufa acontece algo semelhante.

Esse nome – “efeito estufa” – originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas, compostas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolver melhor.

Como funciona o efeito estufa?

Observe a figura abaixo:

Quando os raios solares atingem a Terra, parte deles é “rebatida”, já a outra parte penetra, encontra a superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai embora para o espaço.

Naturalmente, esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra. Sem o efeito estufa, o nosso planeta seria muito frio, com uma temperatura aproximada de -18ºC, e a vida humana provavelmente não existiria.

Mas por que o efeito estufa é considerado um problema ambiental?

Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra ficará muito quente. O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade.

(12)

A principal causa para a intensificação do efeito estufa está relacionada ao aquecimento global, com a emissão no ar de grandes quantidades de gases do efeito estufa, como o gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), que se originam

principalmente das atividades antrópicas, porém, existem outros gases que também possuem uma grande influência para essa inensificação, como o óxido nitroso (N2O), o metano

(CH4), o clorofluorcarboneto (CFC) e os hidrofluorcarbonetos

(HFCs). Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de combustíveis fósseis, fator que favorece o aquecimento do planeta.

O aquecimento global afeta a qualidade de vida dos seres vivos no planeta, incluído os seres humanos. São algumas das consequências do aquecimento global:

a) alterações dos ecossistemas e extinções de espécies;

b) aumento da escassez de água, graças à diminuição das chuvas;

c) aumento da fome, porque a agricultura seria prejudicada pelo clima e pela falta d’água; d) elevação do nível do mar e inundações de cidades litorâneas por causa do derretimento das geleiras;

e) proliferação de doenças, graças ao aumento do calor e desequilíbrios climáticos.

Como combater o efeito estufa?

Para combater o efeito estufa, precisamos adotar medidas mais conscientes tais como: produzir menos lixo, economizar energia elétrica, evitar utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, dar preferência a carros a álcool, comer menos carne suína e bovina, reciclar o lixo, caso tenha um quintal em sua casa, plantar árvores, de preferência nativas da nossa região.

Atividades

1- De que maneira a reciclagem de papel e de latas de alumínio contribui para a diminuição de gases do efeito estufa na atmosfera?

.

2- Quais medidas devemos adotar para ajudar na diminuição do efeito estufa?

Referências

Documentos relacionados

Com 14 mil doses para aplicação como 1ª dose, município imuniza agora pessoas com 53 anos ou mais sem comorbidades, e lembra: é essencial comparecer para a 2ª dose.. O

Assim, pelos métodos de identificação por subespaços é possível a obtenção de um modelo MIMO no espaço de estados, a partir somente de dados de entrada e

Assim, no tocante aos escritores e livros mais recentes, há bastante motivo para divergências de opiniões, e não reivindicaremos para os últimos títulos da nossa relação o grau

Diversamente do que se tem procurado sustentar, como resulta da letra do seu artigo 144, a Constituição da República não fez da investigação criminal uma função exclusiva

“Recognizing that occupational health is closely linked to public health and health systems development, WHO is addressing all determinants of workers' health, including

Tais funções poderiam estar ligadas, num primeiro momento, à concepção tradicional de ensino, pois evocam o professor como elemento central no envolvimento, controle e

incluem os elementos constitutivos do solo urbano referidos no Capítulo V do presente Regulamento. As acessibilidades ao concelho de Aljustrel são asseguradas pela

ar. 12) Informações ecológicas. Toxicidade aquática: Tóxico para os organismos aquáticos. Potencial de bioacumulação: Resina Poliéster: Log Kow: 3,6 BCF: 13,5.. Outros