• Nenhum resultado encontrado

Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Minas Gerais"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Arquitetura e Urbanismo 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

(2)
(3)

Culto Ecumênico

12 de Agosto de 2009 • 19h30m • Igreja Batista Mineira

Rua Padre Marinho, 60 • Santa Efigênia

Colação de Grau

13 de Agosto de 2009 • 20h • Teatro Sesiminas

Rua Padre Marinho, 60 • Santa Efigênia

Missa em Ação de Graças

14 de Agosto de 2009 • 20h • Igreja Nsa Sra da Divina Prudência

Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 1038 • São Luiz

Baile

15 de Agosto de 2009 • 20h • Domus XX

Rua Toronto, 20 • Jardim Canadá • Nova Lima

Culto Ecumênico

12 de Agosto de 2009

19h30m

Igreja Batista Mineir

a Santa Efi gênia • Rua Padre Marinho, 60

Colação de Grau

13 de Agosto de 2009 • 20h • Teatr

o Sesiminas Santa Efi gênia • Rua Padre Marinho, 60

Missa em Ação de Graças

14 de Agosto de 2009 • 20h • Igreja N sa S ra

da Divina Prudência Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 1038

• São Luiz

Baile

15 de Agosto de 2009 • 20h •

Domus XX Jardim Canadá • onto, 20 Rua Tor

Nova Lima

Arquitetura e Urbanismo 2009

(4)

Homenageados

“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.”

Fernando Pessoa

Aos Mestres

Ronaldo Tadêu Pena

Heloisa Maria Murgel Starling Professor Flávio de Lemos Carsalade Professor José Eustáquio Machado de Paiva Juliana Torres de Miranda

Maria Cristina Villefort Teixeira José Eduardo Ferolla

André Guilherme Dornelles Dangelo,

Junia Maria Ferrari de Lima, Roberta Vieira Gonçalves de Souza Maria de Lourdes Custódio de Moura

Reitor: Vice-reitora: Diretor: Vice-Diretor: Coordenador de Curso: Paraninfa: Patrono: Professores Homenageados: Homenagem Especial:

(5)

Aos Mestres

Vocês um dia, concluíram a etapa que agora concluímos. Sabem também o que ainda enfrentaremos. E por esta sabedoria, aliada a experiência e a vontade de promover este saber, tornaram-se professores aptos a guiar nossa formação a fim de que fossemos, enquanto profissionais e cidadãos, melhores a cada dia. A vocês, mestres, nosso muito obrigado pelas palavras de incentivo, pelos desafios propostos e auxílio na superação dos obstáculos presentes em nossa vida acadêmica. Vocês foram essenciais para que nos tornássemos arquitetos cientes de nosso papel perante a sociedade e a história. Saibam que a lembrança de sua dedicação será sempre um alerta em nossas mentes para que sejamos profission-ais responsáveis e dedicados. Desejamos sinceramente que este momento não encerre os vínculos de aprendizado criados nos últimos anos, mas os incentive - afinal, o conhecimento é fonte inesgotável que jamais deve deixar de ser propagado. Nossa eterna gratidão.

Aluisio Daniel

Juramento

“Juro, no cumprimento do meu dever de arquiteto e urbanista, exercer a função dentro dos princípios da ética profissional e das normas institucionais; buscar aperfeiçoamento contínuo e contribuir, com meu trabalho, para uma sociedade mais justa e humana.”

(6)

Aos Pais Ausentes

Aos Amados

Você foi sem se despedir... Sonhamos juntos com este momento e, finalmente, ele chegou, mas você não está mais aqui... Não como imaginei. Muitas vezes, pensei que pudesse ser vencida pela saudade imensa que invadia meus pensamentos e enfraquecia minha determinação, mas, na verdade, nunca me senti só, porque você esteve sempre em meu coração, sorrindo. Hoje, em meio a tantos olhares e aplausos, sinto ainda mais a sua presença e ela sempre se fará sentir, porque você está vivo dentro de mim. Obrigada por nunca ter me abandonado. A você e àqueles que acompanharam os nossos passos, mesmo que através de nossas lembranças, os nossos eternos agradecimentos.

Giselle Lopes

Vocês, que com paciência e dedicação sempre se fizeram presentes, não poderiam deixar de ser lembrados. Os gestos de carinho e a mão amiga por várias vezes nos ajudaram nos momentos em que tudo parecia perdido; sorrisos e lágrimas se misturam ao longo do caminho e nos ajudaram a crescer. Hoje também somos muito de vocês! Por isso, o abraço apertado, nossos melhores sonhos e muito obrigado!

(7)

Aos Pais

Hoje nos sentimos tão felizes e realizados por finalmente sermos arquitetos e urbanistas, que talvez nos custe lembrar que essa caminha-da iniciou-se há muito mais que apenas cinco anos. Porque antes de sermos profissionais ou estucaminha-dantes, antes de sermos amigos, irmaos, primos ou namorados, antes de tudo, viemos ao mundo filhos. Por isso hoje, terminado o primeiro de muitos projetos que virao, somos imensamente gratos àqueles que foram nossa primeira e verdadeira escola. Pai e mae, vocês nos ensinaram valores, principios, visoes de mundo, nos guiaram e nos protegeram para que pudessemos nos tornar cidadaos, encontrar nosso próprio caminho através da arquitetura, e tentar fazer um mundo melhor como o que vocês imaginaram para nós. Ao longo deste tempo, vocês foram as maiores testemunhas do nosso esforço, os maiores incentivadores e admiradores do nosso trabalho, e hoje, mais que ninguém no mundo, estao orgulhosos. Pois saibam, pai e mae, que vocês é que sao nosso grande motivo de orgulho, pois se nós demoramos cinco anos para chegar onde chegamos, vocês dedicaram uma vida para que pudessemos alcançar esse e tantos outros sonhos. A felicidade que sentimos hoje só faz sentido por-que podemos compartilhá-la com vocês... Muito obrigado!

Lucia Machado

A Deus

Durante esta longa jornada, foste à nossa frente, como quem nos guia o caminho; acima de nós, como quem nos preside a vida; ao nosso lado, como eterno e fiel companheiro; dentro de nós, dando-nos vigor e moti-vação para prosseguir; e abaixo de nós, como rocha inabalável sobre a qual firmamos os pés. Agradecemos ao maior arquiteto, o autor de todo o Universo, por nos emprestar o dom da criatividade, nos dando ousadia para criar e transformar tudo que está ao nosso redor. Por nos impulsionar a sermos sempre melhores, a transpor os obstáculos com alegria e alcançar os nossos maiores sonhos com excelência.

(8)

Aluísio Al ves Daniel Ana Car olina O. V el oso Ana P aula Rocha

Bruna Luana L. S. C. Lima Bruno Rodrigues F

ont es Car olina Almeida R. de Sá Car olina M. S. Mour a Cat arina F err eir a Viana

(9)

Clar

a F

ernandes Urbano

Cláudia Sabino Soar

es Cris tiane Sant os Balbi Daniel Carneir o P aes Daniel e F aria Mendes Débor a Mis son Débor a B. A. T eix eir a Cor deir o Gisel e Lopes F err eir a

(10)

Hernane F ernandes Igor Bernar des Isabela T ol entino Jacqueline Mot er ani Maia

José Luiz de Abr

eu Júnior Julia Melill o Br aga Karine F ranck evicius Mayrink Laris sa P aiv a

(11)

Lígia S. N. Machado Pint o Lúcia Vieir a Machado Maria Clar a Maciel S. Bois Mariana Sant os Mariana Nogueir a Pf eils tick er Mariana Sil va Rodrigues Natália Vill ela Natália P onciano

(12)

Olávio José da Cos ta Net o P atrícia H. T . T akamatsu P edr o Henrique Cos ta Raf ael Mir anda Renat a Ribeir o Abr eu Renat a V asc onc el os Rogério F aria Puc ciar elli Sabrina Br aga

(13)

Tatiana Ramos Vill ela Victória Sant os P er digão

Aos Colegas

No início tudo era novo: o prédio, as matérias e os colegas. Sem demora e pudor surgi-ram as tais panelinhas. Mas que bom era quando elas se juntavam! De uma forma ou de outra o bicho pegava! Juntos, a gente se divertiu muito. Às vezes na escola, na estrada, na quadra, na praia. Durante boa parte do curso vivíamos mais entre nós do que com a própria família. Cada um escreveu sua história e virou um personagem do qual nos lem-braremos para sempre. Para muitos deu tempo de criar cabelos brancos, ou de engordar pra depois emagrecer. Deu tempo de arrumar namorado, terminar ou casar. Sim, cole-gas, deu tempo pra muita coisa. Mas de uma hora pra outra se foram cinco anos. Voaram cinco anos! Tenho certeza que apesar de tudo que aprendemos o frio na barriga já se anuncia, afinal, a formatura é na verdade a estréia. Agora cada um de nós vai desenhar, com um traço ainda tímido e medroso, o caminho que deseja. Só espero que na medida em que se gasta o grafite não percamos a intenção legítima de fazer o bem. Que cada um de nós possa fazer o seu melhor. Tenho certeza que dessa forma mais sucesso e felici-dade serão conquistados.

(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Aluísio Alves Daniel

Comissão Mezanino Ana Carolina O. Veloso Daniel Carneiro Paes

Débora B. A. Teixeira Cordeiro Natália Villela

Igor Bernardes Lúcia Vieira Machado

(21)

Mensagem Final

Vocês um dia, concluíram a etapa que agora concluímos. Sabem também o que ainda enfrentaremos. E por esta sabedoria, aliada a experiência e a vontade de promover este saber, tornaram-se professores aptos a guiar nossa formação a fim de que fossemos, enquanto profissionais e cidadãos, melhores a cada dia. A vocês, mestres, nosso muito obrigado pelas palavras de incentivo, pelos desafios propostos e auxílio na superação dos obstáculos presentes em nossa vida acadêmica. Vocês foram essenciais para que nos tornássemos arquitetos cientes de nosso papel perante a sociedade e a história. Saibam que a lembrança de sua dedicação será sempre um alerta em nossas mentes para que sejamos profissionais responsáveis e dedicados. Desejamos sinceramente que este momento não encerre os vínculos de aprendizado criados nos últimos anos, mas os incentive - afinal, o conhecimento é fonte inesgotável que jamais deve deixar de ser propagado. Nossa eterna gratidão.

(22)

Fotografia: Phocus4

Projeto Gráfico: Artur Miglio [arturmiglio.com], Carolina Sá, Clara Urbano

Impressão: Tamoios Editora Gráfica

(23)

Referências

Documentos relacionados

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator