• Nenhum resultado encontrado

DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ,"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 16/2021

SEBRAE/RJ – CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG” – 2021 – 2ª Turma

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEBRAE/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, regida pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, inscrita no CNPJ sob o nº 29.737.103/0001-10, localizado na Rua Santa Luzia, nº 685 – 9° andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ, por intermédio de sua Coordenação de Escola de Negócios, torna público o presente Edital, que dispõe sobre os critérios de inscrição e seleção de Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro, para participação no projeto objeto do presente Edital, conforme as regras descritas abaixo:

1. Projeto:

O projeto “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG, de que trata o presente Edital, visa capacitar os potenciais empresários e as empresas selecionadas para alcançar os objetivos previstos neste projeto, por meio das ações e atividades que serão desenvolvidas e subsidiadas pelo SEBRAE/RJ, em conformidade com o cronograma de execução previsto neste Edital.

1.1. Apresentação:

Diante da redução de atividade econômica, ainda mais agravada pela crise do covid- 19, o SEBRAE/RJ propõe o projeto " Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG " como uma oportunidade de suporte aos pequenos negócios, sobretudo, com foco na melhoria da gestão.

(2)

A pesquisa “Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios do Rio de Janeiro”, publicada em abril de 2020, aponta que 91% dos pequenos negócios enfrentam queda no faturamento desde o início da epidemia, e dentro desse grupo, 75% registraram perda de mais de 50% do faturamento mensal. A pesquisa identificou, também, que 40% dos pequenos negócios fecharam temporariamente, e dentre os que permaneceram abertos, a redução do horário de trabalho foi indicada por 29% como medida adotada para a manutenção dos negócios.

Diante do exposto, a Escola de Negócios do SEBRAE/RJ, em alinhamento com a missão do SEBRAE de “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo", dará continuidade às suas atividades no Estado do Rio de Janeiro e promoverá mais uma turma de programa de capacitação on-line, com o objetivo de capacitar potenciais empresários e empresários nos aspectos gerenciais, subsidiando-os com informações que apoiarão o posicionamento e/ou redirecionamento das empresas no mercado.

O processo seletivo ocorrerá por meio das regras deste edital, com bolsa de 73% (setenta e três por cento) subsidiada pelo SEBRAE/RJ para empresas selecionadas neste Edital e 63% (sessenta e três por cento) para pessoas físicas selecionadas neste Edital.

1.2. Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo", por meio de ações de capacitação em temáticas de gestão, com a finalidade de colaborar com a manutenção das atividades das empresas, principalmente neste período de crise econômica, em decorrência da situação de calamidade pública e de emergência na saúde pública do país, causada pela COVID- 19.

1.3. Objetivo específico:

(3)

de Janeiro, por meio de atividades on-line, nas áreas de conhecimento indicadas como as principais dores das empresas, de acordo com a pesquisa “Impacto do Coronavírus nos Pequenos.

Negócios do Rio de Janeiro”, que apontou para os seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégia Empresarial, Finanças Empresariais, Gestão de Marketing e Marketing Digital, Gestão de Vendas, Negociação, Gerenciamento de Conflitos e Direito Empresarial, as quais contribuirão para o posicionamento e/ou redirecionamento das empresas no mercado, neste período de retomada das atividades econômicas.

1.4. Duração:

1.4.1. O projeto terá duração de até 04 (quatro) meses, iniciando no mês de setembro de 2021 e com término previsto para dezembro de 2021.

1.4.2. A execução do projeto, objeto deste Edital, será realizada, conforme cronograma de execução constante no item 11.1 deste Edital.

2. Pessoas Físicas Elegíveis: 2.1 Territorialidade:

Estão aptas a participar do presente processo seletivo pessoas físicas com residência no Estado do Rio de Janeiro.

2.2 Requisitos para as pessoas físicas:

Para participar desde projeto, as pessoas físicas devem atender aos seguintes critérios:

a) Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF; b) Possuir residência no Estado do Rio de Janeiro.

3. Empresas Elegíveis:

3.1 Segmentos de Atuação e Territorialidade:

Estão aptas a participar do presente processo seletivo empresas de qualquer segmento com atuação no Estado do Rio de Janeiro, estabelecidas em qualquer município, em conformidade com os requisitos do item 3.2 do Edital.

(4)

3.2. Requisitos para as empresas:

Para participar deste projeto, as empresas devem atender aos seguintes critérios: a) Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

b) Estar enquadrada como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa ou Empresa de Pequeno de Porte.

c) Possuir faturamento anual máximo de R$ 4.800.000,00 (quatro milhõese oitocentos mil reais);

d) Estar legalmente constituída com sede ou filial no Estado do Rio de Janeiro;

4. Inscrição:

4.1. A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada no período 18 de agosto à 08 de setembro de 2021, por meio do formulário de inscrição disponível no link:

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=cYIpl9cbxUqTW4it3vY2zPvmCMmdSB hFgiROSkYMb-xUQ0pEWjlGTkMzU1lTV0tBVEFFSlhEUVZRRyQlQCNjPTEkJUAjdD1n

4.2. Para se inscrever, o candidato precisa atender às condições do item 2 e 3 deste Edital.

4.3. A conformidade das informações encaminhadas no ato do preenchimento do formulário de inscrição será avaliada e, caso haja inconsistência, a pessoa física ou empresa candidata será automaticamente eliminada do processo de seleção.

4.4. O SEBRAE/RJ reserva o direito de desclassificar as pessoas e empresas que não preencherem os requisitos previstos neste Edital.

5. Das vagas:

5.1 O presente Edital oferece 30 (trinta) vagas, podendo, o excedente de inscrições servir como cadastro reserva para a primeira turma de 2022, a ser realizada no primeiro semestre de 2022.

5.1.1 Considera-se que a partir da 31ª classificada, estará apta para a 1ª turma 2022), a fim de evitar questionamentos futuros.

5.2 Considerando a abrangência estadual do Projeto, serão aceitas no máximo 15 (quinze) pessoas físicas ou empresas localizadas na capital/região metropolitana e

(5)

15 (quinze) pessoas físicas ou empresas localizadas nos demais municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.

5.2.1 Considera-se região metropolitana, os seguintes Municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

5.2.2 Consideram-se municípios do interior, os municípios não informados no item 5.2.1 deste Edital.

5.3 O limite de que trata o item 5.2 poderá ser flexibilizado, caso as vagas contempladas para a capital/região metropolitana e para os municípios do interior do estado não sejam integralmente preenchidas.

5.4 As vagas excedentes de que trata o item 5.3 poderão ser preenchidas por empresas do estado do Rio de Janeiro, com base nos critérios de seleção, classificação e desempate previstos nos itens 6 e 7 deste Edital.

6. Processo de Seleção:

6.1 O processo de seleção será realizado com base nos seguintes critérios e pontuações:

a) Número de Funcionários:

Este critério está relacionado a empresas que buscam a preservação de empregabilidade diante do cenário atual e que possuam recursos humanos para internalizar os conteúdos apresentados e aplicar as ferramentas necessárias para o alcance dos resultados propostos pelo projeto, por meio da seguinte pontuação: - Até 03 funcionários - 1,0 ponto;

- De 04 a 06 funcionários - 2,0 pontos; - A partir de 07 funcionários - 3,0 pontos.

b) Tempo de Existência da Empresa:

(6)

que já ultrapassaram os desafios dos primeiros 02 (dois) anos de existência, considerados críticos segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE, visto que tendem a ter um maior nível de maturidade e estruturação operacional, considerados importantes para o alcance dos resultados propostos pelo projeto, através da seguinte pontuação:

- Até 02 anos - 1,0 ponto;

- Acima de 02 anos até 05 anos - 2,0 pontos; - Acima de 05 anos - 3,0 pontos.

c) Práticas de Gestão implementadas:

Este critério está relacionado às empresas que utilizam a informação para a tomada de decisão e aplicam ferramentas de controle para a gestão do negócio. O projeto tem como premissa que as empresas que possuem processo de gestão básico e informações organizadas terão melhor aproveitamento das ações ofertadas para resolver os gargalos e se preparar para o crescimento, bem como atingir os resultados propostos pelo projeto, com base na seguinte pontuação:

- Não realiza controles de gestão – 1,0 ponto;

- Realiza controles de gestão, mas não tem programa ou sistema implementados na empresa - 2,0 pontos;

- Realiza controles e tem programa e/ou sistema de gestão implementados na empresa - 3,0 pontos.

6.2 O atendimento dos critérios descritos no item 6.1.a, 6.1.b e 6.1.c deste Edital serão evidenciados por meio de autodeclaração, no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

6.3 O SEBRAE/RJ reserva o direito de solicitar, a qualquer tempo, a comprovação do atendimento dos critérios previsto no item 6 deste Edital.

6.3.1 Nos termos do item 6.3, considerar-se-ão evidências para fins de comprovação dos critérios os seguintes documentos:

(7)

a) Relatório de Empregados ou SEFIP/GFIP, com relação ao critério “Número de Funcionários”, previsto no item 6.1, “a”;

b) Cartão do CNPJ ou outro documento válido que identifique o tempo de existência da empresa, com relação ao critério “Tempo de Existência da Empresa”, previsto no item 6.1, “b”;

c) Autodeclaração no formulário de inscrição.

6.4 Os critérios de seleção das pessoas físicas inscritas neste edital estão descritos no item 6.1.c.

7. Classificação e Seleção

7.1. As pessoas físicas e empresas participantes do processo de seleção serão classificadas e selecionadas de acordo com a maior pontuação obtida na soma dos critérios relacionados no item 5 deste Edital.

7.1.1 Em caso de empate será computada em dobro a pontuação do critério Práticas de Gestão Implementadas, do item 6.1, “c” do Edital.

7.1.2 Permanecendo o empate, será computada em dobro a pontuação do critério Tempo de Existência da Empresa do item 6.1, “b” do Edital. 7.1.3 Permanecendo o empate, após a observância do item 7.1.2, será

computada em dobro a pontuação do critério Número de Funcionários do item 6.1, “a” do Edital.

7.2. A Coordenação da Escola de Negócios do SEBRAE/RJ será responsável pela seleção e classificação das pessoas e empresas, com base nos critérios, pontuações e regras previstas no item 6 deste Edital.

7.3. Os critérios de seleção das pessoas físicas inscritas neste edital estão descritos no item 6.1.c.

8. Divulgação do Resultado da Seleção

(8)

setembro de 2021, por meio do site do SEBRAE/RJ (www.sebraerj.com.br), e-mail direcionado às empresas classificadas e por meio de ligações telefônicas direto às empresas selecionadas neste Edital.

8.2 Destaca-se que, nas ligações telefônicas, ocorrerão 3 (três) tentativas de contato com a empresa selecionada. Se não for possível a comunicação por telefone realizar- se-á contato por WhatsApp. Caso a empresa não responda em 24 horas, a empresa será eliminada.

8.3 Caso as empresas participantes não concordem com o resultado, poderão interpor

recurso à organização do Projeto, enviando e-mail para

escolasebraedenegocios@rj.sebrae.com.br com o título no assunto “Contestação

Edital “Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG”, solicitando revisão até 13 de setembro de 2021, cuja resposta será enviada por e-mail até o dia 15 de setembro de 2021.

8.4 A indicação do telefone de contato e do endereço de e-mail será de responsabilidade da empresa participante da seleção no ato da inscrição e será de sua inteira responsabilidade o acompanhamento e verificação do resultado.

9. Atividades do Projeto

9.1 As 30 (trinta) pessoas e empresas selecionadas, participarão do projeto e irão compor a primeira Turma do Programa De Desenvolvimento Gerencial – PDG 2021, em atividades às disciplinas cursadas ao longo de 04 (quatro) meses, que contribuirão para melhoria da gestão das empresas, com base nas ações descritas no item 8 deste Edital.

9.2 Será priorizada a realização de atividades em ambientes digitais, com acesso via Internet, por meio da ferramenta Zoom, indicada pelo SEBRAE/RJ.

(9)

por empresa ou colaborador que exerça função de gestão, indicado no ato da inscrição. Todas as disciplinas serão ministradas de forma remota.

9.4 A participação nas disciplinas deverá ser realizada pelo pessoa física aprovada ou representante legal da empresa - podendo ser o empresário ou sócio – ou um colaborador que exerça função de gestão, indicado pelo representante legal da empresa, no ato da inscrição.

9.5 A assinatura do termo de adesão habilita os inscritos a participarem das disciplinas que compõem o Programa de Desenvolvimento Gerencial.

9.6 As aulas serão realizadas à distância por intermédio de plataforma virtual disponibilizada pelo SEBRAE/RJ, três vezes por semana, das 18:30 às 22:10 horas, com início previsto para 28 de setembro de 2021 e término previsto para 16 de dezembro de 2021, conforme cronograma disposto no item 11.2 deste Edital, sendo necessário que todos os empresários atestem disponibilidade de tempo e de recursos tecnológicos para acesso à plataforma indicada. O material didático será entregue em arquivo digital.

9.7 Disciplinas e Conteúdo Programático:

9.7.1 Gestão Estratégica de Pessoas: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 Tendências Contemporâneas da Gestão de Pessoas e Equipes;  Os subsistemas de RH e o papel dos gestores;

 Motivação: O Trabalho e seus Significados;

 O Relacionamento Interpessoal: O Trabalho em Equipe;  O Líder;

 Pipeline de Liderança;  Gestão de Carreira;

 Gestão de Competências e Coaching. Carga horária: 24h de ação coletiva

(10)

9.7.2 Estratégia Empresarial: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 O ambiente competitivo;

 Critérios para geração de vantagem competitiva;  Análise dos Ambientes e Diagnóstico – SWOT  Definições de objetivos e metas – SMART  Estratégia de Negócios;

 Estratégia Corporativa.

Carga horária: 24h de ação coletiva

9.7.3 Finanças Empresariais: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

9.7.3.1 Matemática Financeira; 9.7.3.2 Gestão de Fluxo de Caixa,

9.7.3.3 Avaliação de alternativas de decisão de investimento; 9.7.3.4 Fontes de Financiamento de Longo Prazo – Formas e

Características;

9.7.3.5 Alavancagem e Estrutura de Capital; 9.7.3.6 Gestão do Capital de Giro.

Carga horária: 24h de ação coletiva

9.7.4 Gestão de Marketing e Marketing Digital: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 Análise de oportunidades de marketing;

 Análise do mercado consumidor e seu comportamento de compra;  Desenvolvimento das estratégias de marketing;

 Posicionamento e diferenciação de marcas, produtos e serviços;  Gestão estratégias e programas de preço;

 Gestão dos canais de distribuição;  Marketing Digital.

(11)

Carga horária: 24h de ação coletiva

9.7.5 Gestão de Vendas: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 Princípios e técnicas de vendas;  Metas e objetivos de vendas;  Estratégias e táticas de vendas;  Organização do esforço de vendas;  Implantação do plano de vendas;  Controle do Plano de Vendas. Carga horária: 24h de ação coletiva

9.7.6 Direito Empresarial: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 Abordagens que permeiam as áreas de Direito e Gestão Empresarial;  Introdução ao Direito Empresarial;

 Os impactos do Direito no setor econômico. Carga horária: 12 h de ação coletiva

9.7.7 Negociação e Gerenciamento de Conflitos: Realização de aula online com especialista de mercado, abrangendo a ementa:

 Comunicação Interpessoal;  Barreiras à Comunicação;

 Trabalhando os Aspectos Emocionais nas Negociações;  Estilos de Negociação;

 Percepção;

 Assertividade Aplicada à Negociação;  Etapas do Processo de Negociação;  Negociação Simulada.

(12)

Carga horária: 12 h de ação coletiva

9.8 Para as pessoas empresas que concluírem 75% (setenta e cinco por cento) em relação a cada uma das disciplinas cursadas, haverá emissão de certificado com carga horária.

9.9 O cronograma de execução das disciplinas propostas no Programa está previsto no item 11.2 deste Edital.

9.10 O limite de faltas é de 25% do total da carga horária de cada disciplina;

9.11 Faltas por motivo de doença deverão ser comprovadas;

9.12 Ausências, mesmo que justificadas, não dão direito a reposição de aula.

9.13 Os empresários participantes deverão respeitar os horários estabelecidos colaborando para o funcionamento do programa, bem como o Código de Ética do Sistema SEBRAE, disponível em www.sebrae.com.br.

10 Investimento:

10.1 O Programa de Desenvolvimento Gerencial, com preço estimado em R$ 10.800,00 (dez mil e oitocentos reais), será oferecido com bolsas de 73% (setenta e três por cento) subsidiadas pelo SEBRAE/RJ, para as empresas selecionadas neste Edital e 63% (sessenta e três por cento) para pessoas físicas selecionadas neste Edital.

10.2 Após a divulgação do resultado do recurso no dia 13 de setembro de 2021, as empresas selecionadas deverão efetuar o pagamento dos 27 % (vinte e sete por cento) restantes, no valor total de R$ 2.916,00 (dois mil, novecentos e dezesseis reais) e para as pessoas físicas selecionadas, deverão efetuar o pagamento de 37% (trinta e sete por cento) restantes, no valor total de R3.996,00 (três mil, novecentos

(13)

e noventa e seis reais) até o dia 27 de setembro de 2021 para habilitarem sua participação no Programa, além de preencherem o Termo de Adesão, disponível no anexo deste Edital

10.3 O Termo de Adesão será enviado por e-mail para a empresa selecionada, com os dados informados no formulário de inscrição, até o dia 27 de setembro de 2021, conforme cronograma de execução, disposto no item 12.1 deste Edital, A assinatura digital ocorrerá por meio do ADD – Assinador Digital de Documentos.

10.4 O valor do investimento previsto no item 10.2 poderá ser pago das seguintes formas:

a) À vista, mediante depósito identificado ou transferência bancária para conta corrente de titularidade do SEBRAE/RJ, no Banco do Brasil; agência 1769-8; conta corrente 17705-9; CNPJ: 29.737.103/0001-10; Favorecido: Adicional de Gestão.

b) Parcelado, em até 12 (doze) vezes, por meio de cartão de crédito.

10.5 A pessoa ou empresa que não efetuar o pagamento ou não encaminhar o comprovante de pagamento ao SEBRAE/RJ até o dia 27 de setembro de 2021 estará automaticamente eliminada.

10.6 Para pagamentos por meio de cartão de crédito, o participante selecionado receberá da Escola Sebrae de Negócios um e-mail com link para pagamento remoto ou deverá contatar a Central de Relacionamento do SEBRAE/RJ, por Whatsapp do número (21) 96576-7825 ou fazer contato telefônico através do 0800-570- 0800. Em ambas as opções, o pagamento será efetuado remotamente com a equipe de relacionamento do SEBRAE/RJ. Serão aceitas as bandeiras de cartão de crédito: Visa, Mastercard, Diners e Amex.

10.7 Para pagamentos por meio de depósito identificado e/ou transferência bancária, o comprovante deverá ser enviado até o dia 27 de setembro para o e-mail escolasebraedenegocios@rj.sebrae.com.br , com título no assunto “Pagamento PDG 2021”, para fins de efetivação da adesão.

(14)

10.8 O investimento, descrito no item 10.1 deste Edital, se destina exclusivamente para as atividades previstas no Programa de Desenvolvimento Gerencial 2021, a ser realizado no período de 28 setembro a 16 de dezembro de 2021.

10.9 Na hipótese de desistência do Programa, o investimento realizado não será devolvido, salvo se a desistência se der antes do início do Programa, até o dia 27 de setembro de 2021.

10.10 Em caso de desistência de uma empresa ou caso a empresa selecionada não comprove o pagamento no prazo sinalizado no item 10.2, a Coordenação da Escola Sebrae de Negócios poderá convocar outra empresa que tenha sido aprovada, mas não chamada devido à insuficiência de vagas, observando a ordem de classificação.

10.11 O investimento realizado pelas empresas selecionadas, na forma e condições previstas no item 10 do Edital, não lhes garante o direito de exigir qualquer indenização ou ressarcimento pelo eventual não atingimento dos objetivos e resultados pretendidos pelo presente projeto, pelas seguintes razões:

a) o projeto é subsidiado com recursos do SEBRAE/RJ;

b) o interesse do SEBRAE/RJ converge com o interesse das empresas participantes pelo alcance dos objetivos e resultados do projeto; c) as capacitações e atividades previstas não possuem natureza de

prestação de serviço;

d) o SEBRAE/RJ não possui finalidade lucrativa;

e) o projeto possui manifesta consonância com sua missão institucional, prevista no art. 9º da Lei 8.029/90 e art. 5º de seu Estatuto Social, pelo fomento da competitividade das Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro.

11 Disposições Finais

11.1 A candidatura e possível participação no Programa de Desenvolvimento Gerencial implicam no conhecimento e aceitação total e irrestrita dos termos descritos no presente Edital.

(15)

11.2 É vedada a participação de empresas que possuam algum dirigente ou sócio que seja conselheiro, diretor ou empregado do SEBRAE/RJ e, ainda, que tenham relação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau com conselheiro, diretor ou empregado do SEBRAE/RJ.

11.3 A participação no presente Edital implica no consentimento da coleta de dados, tais como: nome, endereço, e-mail, telefone, CPF e data de nascimento, com finalidade de registro nos sistemas de atendimento para comprovar/evidenciar o cumprimento da meta do SEBRAE/RJ, bem como para averiguar a participação nas atividades realizadas.

11.4 O SEBRAE/RJ se compromete a proteger os dados conforme Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

11.5 Todas as empresas participantes se responsabilizam integralmente pela veracidade das informações prestadas no formulário de inscrição.

11.6 As empresas selecionadas autorizam a divulgação e utilização das informações enviadas, com vistas à elaboração de relatórios, releases para a assessoria de imprensa do SEBRAE/RJ, resguardadas as informações sensíveis protegidas pela legislação vigente.

11.7 As empresas participantes do Programa autorizam a divulgação de fotografias, vídeos e imagem das pessoas físicas indicadas, bem como de sua marca e de seus produtos, no site, nas Redes Sociais e mídias digitais do SEBRAE/RJ, durante e após a conclusão do Projeto.

11.8 As ações do Programa de Desenvolvimento Gerencial não poderão ser transferidas a outras empresas, ainda que coligadas ou integrantes do mesmo grupo econômico ou com os mesmos sócios.

11.9 O SEBRAE/RJ poderá alterar o cronograma ou acarga horária definida nesse Edital, interromper ou suspender a execução do Projeto, com prévia comunicação às

(16)

empresas participantes.

11.10 As atividades que não puderem ser realizadas por problemas de conexão/tecnologia da empresa participante não serão reagendadas.

11.11 A relação jurídica estabelecida entre as partes e decorrente do presente Edital não está regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, por não haver relação de consumo.

11.12 Dúvidas acerca do teor do presente Edital deverão ser encaminhadas à Coordenação da Escola de Negócios do SEBRAE/RJ, através do e-mail escolasebraedenegocios@rj.sebrae.com.br

11.13 Casos omissos ou controversos sobre questões que não puderem ser sanadas com as cláusulas deste Edital serão submetidos à Coordenação da Escola de

Negócios do SEBRAE/RJ, através do e-mail

escolasebraedenegocios@rj.sebrae.com.br

11.14 Para a realização do Programa de Desenvolvimento Gerencial, será exigido o mínimo de 15 empresas aprovadas e pagantes até o dia 27 de setembro de 2021.

11.15 As aulas serão gravadas e disponibilizadas de forma restrita aos participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial para fins de reposição do conteúdo.

11.16 As atividades que não puderem ser realizadas por problemas relacionados ao SEBRAE/RJ serão reagendadas em datas a serem acordadas com a turma.

(17)

12 Cronograma

12.1 Cronograma de Execução do Projeto

Etapa Data prevista

Lançamento do Edital de Seleção para o Programa de Desenvolvimento Gerencial

18/08/21

Inscrição 18/08 a 08/09/2021

Divulgação do resultado 09/09/2021

Prazo final para interposição de Recurso 10/09/2021

Divulgação do Resultado do Recurso 13/09/2021

Prazo para pagamento do investimento 13 a 27/09/2021

Assinatura do Termo de Adesão 13 a 27/09/21

(18)

12.2 Cronograma das Aulas

Disciplina Carga

Horária Data das Aulas

Gestão Estratégica de

Pessoas 24 horas

28, 29 e 30 de Setembro 05, 06 e 07 de Outubro

Estratégia Empresarial 24 horas 13, 14 e 19 de Outubro

20, 21 e 25 de Outubro

Finanças Empresariais 24 horas 26, 27 e 28 de Outubro

03, 04 e 08 de Novembro

Gestão de Marketing e

Marketing Digital 24 horas

09, 10 e 11 de Novembro 16, 17 e 18 de Novembro

Gestão de Vendas 24 horas 23, 24 e 25 de Novembro

30, 01 e 02 de Dezembro

Direito Empresarial 12 horas 07, 08 e 09 de Dezembro

Negociação e

Gerenciamento de Conflitos 12 horas 14, 15 e 16 de Dezembro

ANEXO – TERMO DE ADESÃO - EMPRESA

TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG – 2021 – 2ª Turma, FIRMADO PELA EMPRESA XXX, NA FORMA ABAIXO: EMPRESA XXX, inscrita no CNPJ sob o nº XXX, estabelecida no Município XXX, na XXX, nº XXX, XXX, XX, CEP: XXX, neste ato representada por XXX, XXX, nacionalidade, estado civil, profissão, portador (a) da Carteira de Identidade nº XXX, expedida por XXX, inscrito (a) no CPF sob o nº XXX, doravante denominada

(19)

ADERENTE, selecionada por meio do Edital nº 16/2021, resolve firmar este Termo de Adesão mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O presente Termo de Adesão tem por objeto formalizar e regular a adesão, na melhor forma de direito, ao “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG” – 2021, que visa capacitar as empresas selecionadas para alcançar os objetivos previstos no referido programa, por meio das ações e atividades que serão desenvolvidas e subsidiadas em 73% (sessenta e três por cento) pelo SEBRAE/RJ, em conformidade com o cronograma de execução previsto no Edital nº 16/2021.

Parágrafo Primeiro – Pelo presente instrumento, a ADERENTE obriga-se a respeitar e cumprir fielmente as disposições contidas no Edital nº 16/2021, assumindo todos os direitos e obrigações dele decorrentes, e sujeitando-se às penalidades cabíveis, quando e se for o caso.

Parágrafo Segundo – Ao firmar o presente instrumento, o(s) representante(s) da empresa atesta(m), para todos os fins e efeitos jurídicos, ter os poderes necessários e suficientes para validamente vinculá-la nos termos do Edital nº 16/2021., conforme disposto nos instrumentos constitutivos e documentação societária pertinente, e que tais documentos estão regularmente em vigor e entregues neste ato ao SEBRAE/RJ. CLÁUSULA SEGUNDA – DO FORO

Fica eleito, desde já, o Foro da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, excluindo qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir eventuais questões oriundas da interpretação ou da execução deste Termo de Adesão.

E, assim, justas e acordadas, assinam o presente instrumento em 03 (três) vias, de igual teor e forma, para um só efeito de direito, juntamente com as testemunhas abaixo.

Rio de Janeiro, em de de .

[Assinatura]

(20)

[Representante] [cargo ocupado]

[Assinatura] [denominação completa da testemunha]

ANEXO – TERMO DE ADESÃO – PESSOA FÍSICA

TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG – 2021 – 2ª Turma, FIRMADO PELA PESSOA FÍSICA XXX, NA FORMA ABAIXO:

NOME PESSOA FÍSICA, residente no Município XXX, na XXX, nº XXX, XXX, XX, CEP: XXX, nacionalidade, estado civil, profissão, portador (a) da Carteira de Identidade nº XXX, expedida por XXX, inscrito (a) no CPF sob o nº XXX.

Doravante denominado ADERENTE, selecionada por meio do Edital nº 16/2021, resolve firmar este Termo de Adesão mediante as seguintes cláusulas e condições: CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O presente Termo de Adesão tem por objeto formalizar e regular a adesão, na melhor forma de direito, ao “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – PDG” – 2021, que visa capacitar pessoas físicas selecionadas para alcançar os objetivos previstos no referido programa, por meio das ações e atividades que serão desenvolvidas e subsidiadas em 63% (sessenta e três por cento) pelo SEBRAE/RJ, em conformidade com o cronograma de execução previsto no Edital nº 16/2021.

Parágrafo Primeiro – Pelo presente instrumento, a ADERENTE obriga-se a respeitar e cumprir fielmente as disposições contidas no Edital nº 16/2021, assumindo todos os direitos e obrigações dele decorrentes, e sujeitando-se às penalidades cabíveis, quando e se for o caso.

(21)

Parágrafo Segundo – Ao firmar o presente instrumento, a pessoa física, para todos os fins e efeitos jurídicos, ter os poderes necessários e suficientes para validamente vinculá-la nos termos do Edital nº 16/2021., conforme disposto nos instrumentos constitutivos e documentação societária pertinente, e que tais documentos estão regularmente em vigor e entregues neste ato ao SEBRAE/RJ.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO FORO

Fica eleito, desde já, o Foro da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, excluindo qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir eventuais questões oriundas da interpretação ou da execução deste Termo de Adesão.

E, assim, justas e acordadas, assinam o presente instrumento em 03 (três) vias, de igual teor e forma, para um só efeito de direito, juntamente com as testemunhas abaixo.

Rio de Janeiro, em de de .

[Assinatura]

[denominação completa da pessoa física]

[Assinatura]

Referências

Documentos relacionados

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e