• Nenhum resultado encontrado

Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 08

CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20140001/METROFOR/CCC

OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE FORNECIMENTO E SERVIÇOS DE PROJETO, INSTALAÇÃO E MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES, A SER IMPLANTADO NA LINHA SUL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, ATRAVÉS DA COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS – METROFOR.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR, por intermédio da Comissão Central de Concorrências - CCC, apresenta as respostas aos questionamentos de licitantes, cujo teor transcrevemos abaixo:

PERGUNTA 01

Com base no Termo de Referencia “TR_TELECOM_19_11_METROFOR . 02.Fev.07.2014” e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

No terceiro paragrafo do item 5.1.2, menciona que o NVR e o roteador deverão ser apropriados para operação em veículos ferroviários, suportando o nível de vibração das composições, devendo utilizar disco rígido em estado sólido. Este equipamentos precisarão atender as normas, internacionais, EN50155 and EN45545?

RESPOSTA

Caso as normas constem no edital e ele assim o exija, sim . PERGUNTA 02

É necessário segurança/criptográfica com IPSEC, para os roteadores 4G/3G – Wi-Fi? RESPOSTA

Caso esta exigência conste no edital, sim . PERGUNTA 03

No termo de referência e seus anexo, não foram encontradas as funcionalidade requeridas para o roteador. Poderia nos enviar mais detalhes sobre este equipamento? RESPOSTA

Caso não conste no edital, deverão ser propostos roteadores com funcionalidades padrão de mercado e que atenda as especificações do edital e termo de referencia , do sistema como um todo.

PERGUNTA 04

(2)

RESPOSTA

Caso o edital assim o exija, sim. PERGUNTA 05

No nosso entendimento deveremos cotar um projeto com 5 centrais, a saber: - Administrativo

- Operacional

- Chamada de Emergência (Duplicada) - Manutenção.

Todos os ramais constantes do Anexo B2, itens 1.7.1.6 a 1.7.1.11, estarão conectados nas 4 centrais, sendo que a quinta central só entrará em funcionamento no caso de eventuais problemas na central de chamadas de emergência. Está correto nosso entendimento?

RESPOSTA

Entendimento incorreto. Na verdade são apenas 4 centrais . Sendo 03 no CCO e uma no Centro de Manutenção , conforme especificado no Termo de Referencia. Chamadas operacionais e de emergência serão realizadas através de suas centrais respectivas . A central do centro de manutenção será de caráter administrativo . Os quantitativos de equipamentos previstos nos itens citados do anexo B2 são referentes a aparelhos telefônicos e não ramais . Não existe uma quinta central.

PERGUNTA 06

Com referência à resposta presente no documento Esclarecimentos 2, na pergunta 69: "RESPOSTA: O cabo será utilizado para ligação dos ramais de emergência entre estações no túnel (via e poços de ventilação). Para que os ramais na via possam alternar a estação de chamada, cada ramal deverá ter conexão com as duas estações adjacentes. A seleção da estação poderá ser realizada de chave." Perguntamos: como um ramal analógico pode pertencer a 2 centrais diferentes? Ele precisa de conexão física na central. Neste caso ele precisaria de cabeamento duplicado em cada ponto, vindo um par de fios de cada central. Além disso, precisaria de uma chave manual para selecionar a central que será utilizada? Por favor, nos esclareça o tema.

RESPOSTA

Na verdade são 02 ramais de uma única central, por exemplo a de emergência, onde é prevista a possibilidade de seleção de uma estação, por exemplo , para comunicação num local específico como um poço de ventilação no túnel, localizado entre duas estações. Ou seja, o operador poderá selecionar a estação através de chave ou outro dispositivo , para comunicação através da central de emergência.

(3)

PERGUNTA 07

Na planilha do Anexo B2 nos é informado que são dois sistemas de tarifação. Como são 4 centrais, em qual delas o sistema será conectado?

RESPOSTA

Os dois terminais de gerencia e tarifação serão conectados à central administrativa e à central do centro de manutenção respectivamente.

PERGUNTA 08

Devemos cotar os 02 racks de 44Us para abrigar a central telefônica? RESPOSTA

Sim, conforme planilha. PERGUNTA 09

No documento "Esclarecimentos 3", na pergunta 63, faz-se menção a mensagem de texto. Como informado no item 5.2.6.7 do edital (Subsistema de Telefonia) entendemos que esta facilidade faz parte do sub item recursos, que deverá ser implementado no futuro. Está correto nosso entendimento? V. Sas poderiam detalhar como serão usadas as mensagens de texto?

RESPOSTA

O SERVER SIP deverá possibilitar todas os recursos previstos no item 5.2.6.7. As mensagens de texto deverão ser firmadas no desenvolvimento do projeto executivo. PERGUNTA 10

O item 5.2.7.4 do TR trata da configuração das Estações Rádio Base e tem a seguinte descrição:

“Em princípio a infraestrutura de rádio será constituída estações rádio base em cada estação no túnel e duas ERB para cobertura da área aberta da linha férrea, bem como outros materiais e softwares necessário. Todas as ERBs deverão ter arquitetura redundante.

a) Estação Rádio Base (túnel)

São ERB´s que serão instaladas em salas técnicas existentes nas estações túnel e sua composição mínima é de: 02 repetidoras (arquitetura 1+1), 04 duplexadores, 02 switch (arquitetura 1+1), cabo irradiante para propagação do sinal RF e banco de bateria para uma autonomia mínima de 4 horas para todo o sistema”.

Pergunta-se:

a) A configuração 1+1 significa que cada ERB deverá possuir pelo menos duas repetidoras (cada uma com dois canais de RF), sendo que uma dessas repetidoras será a redundância da outra. Está correto o entendimento?

(4)

b) Com a finalidade de otimização do sistema irradiante, os duplexadores poderiam ser substituídos, total ou parcialmente, por outros itens tais como: acopladores, splitters, multiacopladores, combinadores e antenas. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA

a) Está correto o entendimento .

b) Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente.

PERGUNTA 11

O item 5.2.7.4 do TR trata da configuração das Estações Rádio Base e tem a seguinte descrição:

“Em princípio, a infraestrutura de rádio será constituída estações rádio base em cada estação no túnel e duas ERB para cobertura da área aberta da linha férrea, bem como outros materiais e softwares necessário. Todas as ERBs deverão ter arquitetura redundante.

b) Estação Rádio Base (área aberta)

Prever-se duas ERB deste tipo serão instaladas em área externa. Caso os testes em campo confirmem a possibilidade de atendimento com apenas uma ERB, será retirada do fornecimento um site. A composição mínima é de: 04 repetidoras (arquitetura 1+1), 04 duplexadores, 02 antenas colineares, 02 switch (arquitetura 1+1) cabo coaxial de baixa perda, conectores, protetores contra surto e banco de bateria para uma autonomia mínima de 4 horas para todo o sistema e torre de 30m”

Pergunta-se:

a) A configuração 1+1 significa que cada ERB deverá possuir pelo menos duas repetidoras (cada uma com dois canais de RF), sendo que uma dessas repetidoras será a redundância da outra. Assim, a especificação de 04 repetidoras no item acima refere-se ao uso de duas repetidoras em cada uma das duas ERB da área aberta. Está correto o nosso entendimento?

b) Com a finalidade de otimização do sistema irradiante, os duplexadores poderiam ser substituídos, total ou parcialmente, por outros itens tais como: acopladores, splitters, multiacopladores, combinadores e antenas. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA

a) Está correto o entendimento .

b) Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente.

PERGUNTA 12

No item 5.2.8 do TR, o Subsistema de Gravação especificado deverá ser dimensionado para gravar 16 canais analógicos e 16 canais digitais. Deverão ser gravados todos os ramais telefônicos (IP e analógicos) do CCO, todos canais de radiocomunicação e mensagens ao vivo do sistema de sonorização). Não será necessária a gravação de todos os ramais do sistema de telefonia, especialmente ligações ramal a ramal, mas

(5)

apenas a gravação dos ramais que forem instalados no CCO. Também não será necessária a gravação das linhas telefônicas de entrada da rede pública/troncos E1. Está correto nosso entendimento?

RESPOSTA

Serão gravados todos os ramais das centrais de operação e emergência, instaladas no CCO, além de todos os canais de radiocomunicação e mensagens ao vivo do sistema de sonorização.

PERGUNTA 13

No item 5.2.9. do TR, a especificação da console de gerenciamento referente a “construção em aço” quer dizer que a estrutura básica deverá ser em aço, porém parte(s) dessa console poderá(ão) ser(em) construída(s) com outro(s) tipo(s) de material(is), tais como: alumínio, madeira, plástico.etc. Está correto nosso entendimento?

RESPOSTA

Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente.

PERGUNTA 14

Com base no Termo de Referencia “TR_TELECOM_19_11_METROFOR . 02.Fev.07.2014” e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

Com o objetivo de aumentar as opções de fornecimento serão aceitas câmeras com resolução mínima de 160x90?

RESPOSTA

Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente.

PERGUNTA 15

Com o objetivo de aumentar as opções de fornecimento serão aceitas câmeras de 1MP com sensor de imagem CMOS para varredura progressiva de 1/4?

RESPOSTA

Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente.

PERGUNTA 16

O Processo está com reabertura para o dia 03/10/2014, é necessário realizar uma nova vistoria técnica?

(6)

RESPOSTA

Caso já tenha sido realizada a visita técnica anteriormente, não há necessidade de uma nova.

PERGUNTA 17

Com base no Termo de Referencia “TR _ TELECOM _19_11 METROFOR . 02.Fev.07.2014” e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

a) Peço confirmar se o item 1.6.2.3 do anexo B1, refere-se na verdade a patch cord RJ45? Se sim, o valor do edital está bem abaixo do valor de mercado, que é aproximadamente R$ 25,00 cada.

RESPOSTA

Sim. O preço está em conformidade com as tabelas de referencia adotadas como base para o estado do Ceará.

PERGUNTA 18

Devido à alta complexidade dos sistemas, grandes quantidades de equipamentos e serviços a ser mesurados e cotados, grande volume de informações que precisam ser analisadas e apresentadas nos envelopes que compõem a proposta, e com o intuito de apresentarmos nossa melhor solução técnica e comercial, solicitamos um adiamento do presente certame por 30 dias.

RESPOSTA

O processo já sofreu várias interrupções, sem que tenham sido alteradas as suas características técnicas . A última por conta da desoneração do BDI, nas planilhas de preço. Portanto não se justifica adiamento do certame.

PERGUNTA 19

Por gentileza, existem algumas declarações que constam “Firma Proponente” no campo de assinatura.

No campo “Firma Proponente” quem assina é o representante da empresa e no campo “Representante legal”, a pessoa que tem procuração legal para nos representar no certame?

RESPOSTA

Está correto o entendimento . Fortaleza, 25 de setembro de 2014.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Entre a camada que tem interação direta com os funcionários (primeiro plano) e a camada que corre sem contato com os funcionários (segundo plano) existe uma nova classe de

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Para a safra de 2013 as cultivares Olímpia e Rei da conserva não diferiram estatistiscamente entre si (Tabela 4) e apresentaram melhor coloração das casca em relação

(entendidas aquelas entidades e organizações de assistência social que, conforme preconiza o art. 3º da LOAS) para realizar ações previstas na Política de

13.128.780/0045-12, representada pela Senhora Secretária Rosária de Souza Rabelo, torna público, para ciência dos interessados, a abertura de procedimento de seleção de

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

O membro de qualquer dos órgãos colegiados do ICSA que, por motivo justo, não puder comparecer a uma reunião deverá fazer à secretaria do órgão respectivo a