• Nenhum resultado encontrado

FILOSOFAR NESSA EDIÇÃO: Formatura do Curso Tec. Enfermagem do Colminas / Itabirinha.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FILOSOFAR NESSA EDIÇÃO: Formatura do Curso Tec. Enfermagem do Colminas / Itabirinha."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FILOSOFAR

filosofarcidade@gmail.com

www.marlonluiz.com.br

Edição 03

Educar é nossa meta!

Itabirinha/MG . Junho/ 2019

Prof. Lucas Flávio é eleito diretor da E.E.G.L.Aguiar.

1º Encontro de Pentecostes da Comunidade Católica de Boa União.

NESSA EDIÇÃO:

Homenagem ao Dia do Gari -

SAF - Sociedade Auxiliadora

Feminina da Igreja

Presbiteriana de Boa União

.

Formatura do Curso

Tec. Enfermagem do

Colminas / Itabirinha.

Automedicação: o que é, quais

são as consequências e causas?

Saiba mais.

Pag. 05 Pag. 03 Pag. 02 Pag. 03 Pag. 04

(2)

FORMATURA DO CURSO TEC. ENFERMAGEM DO COLMINAS / ITABIRINHA

Há dois anos deram início a um sonho. Che-garam sem saber ao certo o que iria aconte-cer nos anos que viriam, tudo parecia novo, não imaginavam que seria experiência única, louca e deliciosa. Hoje vocês podem come-morar, mas com certeza de que esse foi ape-nas o primeiro passo para muitas conquistas. (texto adaptado / Convite dos formandos). Está em suas mãos querido leitor a 3ª edição

do Filosofar, que é fruto de muito trabalho, com o foco em promover nosso comércio e a cultura de nossa gente.

Nesta edição, temos uma matéria sobre au-tomedicação: o que é, quais são as consequ-ências e causas? Saiba mais, com o Dr. Tanury E. Garcia Dutra, que trabalhou em nosso dis-trito de Boa União, e que muito contribuiu na saúde de nosso município. Há também par-te da entrevista realizada pelas alunas e re-pórteres, Eliária Naiane e Thalita Moreira, (3ª ano 2) com o novo diretor eleito da E. E. Gov. Lacerda de Aguiar, o professor Lucas Flávio, que a sua trajetória de vida simples, se torna inspiração para todos aqueles que com uma visão desejam crescer na vida. A matéria completa em nosso site.

A edição também parabeniza a instituição Colminas / Itabirinha, que tem formado bons profissionais para nossa cidade e região. Defendo essa “agência de conhecimento” e continuo a incentivar nossos alunos, a esco-lherem um dos cursos ofertados, pois, o mer-cado de emprego exige profissionais qualifi-cados e responsáveis.

Boa leitura, para todos, agradecemos desde já, a participação de nossos alunos tanto da escola Lacerda como do João Amâncio que são os primeiros a receberem o Filosofar e a fazerem a leitura do mesmo.

Termino aqui, com a seguinte frase do livro O Pequeno Príncipe onde a primeira tradu-ção para o português (feita pelo imortal Dom Marcos Barbosa) gerou como resultado a fa-mosa frase cristalizada no inconsciente cole-tivo: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Vamos filosofar? Marlon Luiz

Visite nosso SITE www.marlonluiz.com.br

EXPEDIENTE

Jornalista responsável: Marlon Luiz 15.874/MG Redação e Matérias:

E-mail: filosofarcidade@gmail.com Contatos.: (33) 99939-9192

Diagramação: Alex Guenther (contato@alexguenther.com)

Todas as matérias assinadas e anúncios, são de responsabilidades de seus anunciantes.

EDITORIAL

MARLON LUIZ

(3)

RELIGIÃO E FÉ

1º ENCONTRO DE PENTECOSTES DA COMUNIDADE CATÓLICA DE BOA UNIÃO

CURIOSIDADE BÍBLICA:

HOMENAGEM AO DIA DO GARI

A Comunidade Católica de Boa União promoveu na quadra da Igreja, o 1º Encontro de Pentecos-tes da Comunidade, contando com a presença dos jovens pregadores Lorena e William de Barra de São Francisco – ES, e com o ministério de música Restauração do grupo de oração Goma, grupo de jovens Arautos e coordenador da RCC Matriz Ita-birinha. O evento foi ministrado em dois dias de muito louvor e oração, com bênçãos derramadas, pela ação do Espírito Santo na vida de cada um presente. Encerrando na tarde de domingo com a Santa Missa presidida pelo padre Hugo. “(...)

fica-ram todos cheios do Espírito Santo”. Atos 2.4

A Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF, da Igreja Presbiteriana de Boa União, promove-ram uma homenagem aos Garis, do distrito de Boa União. Esses trabalhadores que diaria-mente cuidam da limpeza das ruas, dos córre-gos e das estradas. Parabéns cada gari por sua dedicação e compromisso com a população.

1. Você Sabia que a arca que construiu Noé foi de três andares? (Gênesis 6:16).

2. Você Sabia que dois personagens bíblicos foram chamados por nomes de planetas? Sim, eles fo-ram Bernabé (chamado Júpiter) e Paulo (chamado Mercúrio) (Atos 14:12)

3. Você Sabia quem é o rei que em sua enfermidade não procurou ajuda de Deus, só dos médicos? Foi o rei Asa, quando estava gravemente doente dos pés (2 Crônicas 16:12-13).

(4)

A automedicação é o ato de tomar re-médios sem a devida prescrição e orientação de um profissional de saúde, habilitado e ca-pacitado para diagnos-ticar doenças e indicar tratamentos.

É um hábito muito comum dos brasileiros. Segundo estudo feito pelo Conselho Federal de Farmácia(CFF), 77% dos brasileiros disseram que se automedicam, destes 47% revelaram que o faz pelo menos 1 vez por mês e, pasmem, 25% destas pessoas se automedicam 1 vez por dia ou semana, nos fazendo ser o detentor do triste tí-tulo de “campeão mundial em automedicação.” Como se não bastasse, as pessoas ainda praticam o uso irracional de medicamentos, que mesmo com prescrições, usam de maneira equivocada, aumentando ou diminuindo dose e prolongando ou encurtando o tempo de tratamento.

Em 2016, foi realizado uma pesquisa pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade(ICTQ) na qual revelou que 40% da população brasilei-ra faz autodiagnostico por internet. Diante desse universo é importante saber que essas práticas podem causar sérios danos à saúde, além de cus-tos indevidos a todo o Sistema Público de Saúde.

As consequências são várias, dentre as mais comuns estão: intoxicações, dependência, resis-tência (principalmente em caso de antibióticos) e interação medicamentosa, podendo causar anu-lação ou potencialização dos efeitos dos medica-mentos, além de poder mascarar um quadro mais grave, trazendo atraso no diagnóstico de várias doenças, algumas que podem até levar à morte.

É comum que as pessoas tenham em casa a famosa “caixinha de remédios”, muita das vezes com vários tipos e classes de medicamentos, em várias apresentações e tudo muito misturado,

au-SAÚDE

Automedicação: o que é, quais são as consequências e

causas? Saiba mais.

Dr. Tanury E. Garcia Dutra

mentando ainda mais o risco de intoxicações, uma vez que em reiteradas ocasiões essas substâncias sofrem degradação, estão ven-cidas ou violadas, sem falar na grande chan-ce de ingestão por crianças, causando ainda mais transtornos. Dentre as causas mais co-muns de automedicar-se no Brasil, estão a fa-cilidade de compra, a grande gama de infor-mação indevida ou não embasada na internet e o excesso de campanhas publicitárias.

Uma das alternativas para auxiliar no combate ao uso indevido de medicamentos seria promover a venda fracionada. Isso fa-voreceria o acesso aos remédios, aumentaria as chances de adesão ao tratamento e, ainda mais importante, evitaria o desperdício. Atu-almente tal proposta está em análise no Se-nado, por meio do projeto de lei nº 98/2017.

Importante também endurecer a fiscali-zação e punição, para que não haja venda de medicamentos que não são de acesso livre, sem prescrição médica.

O uso indevido de medicamentos, até mesmo os de venda livre, pode trazer con-sequências ao organismo. Por isso, consultar um médico e ler a bula é sempre a melhor op-ção em qualquer sinal de problema.

Dr. Tanury E. Garcia Dutra

Clínico Geral e médico da Estratégia de Saúde da Família.

(5)

ENTREVISTA

LUCAS FLÁVIO, NOVO DIRETOR DA E. E. G. L . AGUIAR

Lucas Flávio Batista dos Santos, 28 anos, professor de Geografia, pós graduou-se em Gestão Educa-cional, Educação Especial e Inclusiva, e está cursando pós-graduação de Ciência Política e Educacio-nal. Atualmente foi eleito como um dos diretores do Sind-ute, na sub-sede de Governador Valadares.

1. Como tomou a decisão de tornar-se um professor, na disciplina de geografia?

Gosto da área da educação e de política, outra questão também era econômica, pois financeiramente eu não tinha condições de fazer outro curso. Pensei em usar desse curso como trampolim, mas Deus me deu o presente de me tornar efetivo. Ao escolher ser professor eu já tinha certeza que seria na área da Geografia.

2. Como foi ver a possibilidade de ser diretor e a tomada dessa decisão?

Já trabalhei na zona rural e na sede em Tipiti. Entre 2011 e 2012 veio a possibilidade de assumir a direção da E.M. Duque de Caxias. Porém em março de 2012 veio o concurso e eu me efetivei, e não pude mais ser diretor em Tipiti. Tudo o que aconteceu depois foi presente do Senhor, eu fui para São José do Divino numa gestão maravilhosa da minha amiga Cida, diretora da E.E. Tranquilino Dias Brito, e depois de três anos vim para o Lacerda.

3. Como foi a escolha da formação de sua chapa?

Formei minha chapa com a Joelma Lemos que representa a continuidade da gestão, e com a Paula Angélica, com a qual acho que temos cumplicidade de alma, além de ser competente da minha intei-ra, restrita e total confiança. A Joelma foi minha professora da primeira série, foi a primeira turma que ela trabalhou, e pode vir a se aposentar no final do nosso mandato. Estive com ela no início e Deus nos dará o privilégio de estarmos juntos no final, nos ajudando mutuamente.

Agradecimentos e considerações finais...

Eu agradeço primeiramente a Deus por nos capacitar, e depois aos meus pais, familiares e amigos por todo apoio. Agradeço a comunidade que vibrou ao meu la

Entrevista realizada pelas alunas e repórteres, Eliária Naiane e Thalita Moreira ( 3o ano 2).

*matéria completa acesse nosso SITE: www.marlonluiz.com.br

(6)

GIRO SOCIAL

Inauguração da Itabikes, para os amantes e conser-vadores do ciclismo em nossa cidade.

Aniversariantes do semestre - E.E.G.L.Aguiar.

Parabéns Angélica, que Deus lhe abençoe

sempre! Parabéns Helem, felicidades! Jogos Escolares JEMG, alunos da E.E. G. L. Aguiar.

Referências

Documentos relacionados

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

A avaliação pós ocupacional poderá ser então, uma ferramenta que permita à entidade gestora do condomínio, perceber se o desempenho do edifício está de acordo com