• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE VACARIA

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Instruções

Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem este Concurso Público.

1. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição.

2. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta.

3. O tempo para a realização da prova é de 03 horas, incluindo o preenchimento da grade de respostas. O candidato só poderá retirar-se do recinto da prova teórico-objetiva, portando o caderno de provas, após transcorrida 1 hora e 30 minutos de seu início. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova.

4. Nenhuma informação sobre as instruções e/ou sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal, pois são parte integrante da prova.

5. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar, calcular, etc.

6. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados no dia 17/03/2014, até às 23h59, no Mural da Prefeitura de Vacaria e no site www.fundatec.org.br.

7. Certifique-se de que este caderno contém 40 (quarenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição.

(2)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

LÍNGUA PORTUGUESA Instrução: As questões de números 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

O verão em que aprendi a boiar

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

Sei que a palavra da moda é precocidade, mas eu acredito em conquistas tardias. Elas têm na minha vida um gosto especial.

Quando aprendi a guiar, aos 34 anos, tudo se transformou. De repente, ganhei mobilidade e autonomia. A cidade, minha cidade, mudou de tamanho e de fisionomia. Descer a Avenida Rebouças num táxi, de madrugada, era diferente – e pior – do que descer a mesma avenida com as mãos ao volante, ouvindo rock and roll no rádio. Pegar a estrada com os filhos pequenos revelou-se uma delícia insuspeitada. Talvez porque eu tenha começado tarde, guiar me parece, ainda hoje, uma experiência incomum. É um ato que, mesmo repetido de forma diária, nunca se banalizou inteiramente.

Na véspera do Ano Novo, em Ubatuba, eu fiz outra descoberta temporã.

Depois de décadas de tentativas inúteis e frustrantes, num final de tarde ensolarado, eu conquistei o dom da flutuação. Nas águas cálidas e translú__idas da praia Brava, sob o olhar risonho da minha mulher, finalmente consegui boiar.

Não riam, por favor. Vocês que fazem isso desde os oito anos, vocês que já enjoaram da ausência de peso e esforço, vocês que não mais se surpreendem com a sensação de balançar ao ritmo da água – sinto dizer, mas vocês se esqueceram de como tudo isso é bom.

Nadar é uma forma de sobrepujar a água e impor-se ___ ela. Boiar é fazer parte dela – assim como do sol e das montanhas ao redor, dos sons que chegam filtrados ao ouvido submerso, do vento que ergue a onda e lança água em nosso rosto. Boiar é ser feliz sem fazer força, e isso, curiosamente, não é fácil.

Essa experiência me sugeriu algumas considerações sobre a vida em geral.

Uma delas, óbvia, é que a gente nunca para de aprender ou de avançar. Intelectualmente e emocionalmente, de um jeito prático ou sub__etivo, estamos sempre incorporando novidades que nos transformam. Somos geneticamente elaborados para lidar com o novo, mas não só. Também somos profundamente modificados por ele. A cada momento da vida, quando achamos que tudo já aconteceu, novas capacidades irrompem e fazem de nós uma pessoa diferente do que éramos. Uma pessoa capaz de boiar é diferente daquelas que afundam como pedras.

Suspeito que isso tenha importância também para os relacionamentos.

Se a gente não congela ou enferruja – e tem gente que já está assim aos 30 anos – nosso repertório íntimo tende a se ampliar, ___ cada ano que passa e ___ cada nova relação.

Assim como boiar, essas coisas são simples, mas precisam ser aprendidas.

Estar no interior de uma relação verdadeira é como estar na água do mar. ___ vezes você nada, outras vezes você boia, de vez em quando, morto de medo, sente que pode afundar. É uma experiência que exige, ao mesmo tempo, relaxamento e atenção, e nem sempre essas coisas se combinam. Se a gente se põe muito tenso e cerebral, a relação perde a espontaneidade. Afunda. Mas, largada apenas ao sabor das ondas, sem atenção ao equilíbrio, a relação também naufraga. Há uma ciência sem cálculos que tem de ser assimilada a cada novo amor, por cada um de nós. Ela fornece a combinação exata de atenção e relaxamento que permite boiar. Quer dizer, viver de forma relaxada e consciente um grande amor.

Na minha experiência, esse aprendizado não se fez rapidamente. Demorou anos e ainda se faz. Talvez porque eu seja homem, talvez porque seja obtu__o para as coisas do afeto. Provavelmente, porque sofro das limitações emocionais que muitos sofrem e que tornam as relações afetivas mais tensas e trabalhosas do que deveriam ser. Sabemos nadar, mas nos custa relaxar e ser felizes nas águas do amor e do sexo. Nos custa boiar.

A boa notícia, que eu redescobri na praia, é que tudo se aprende, mesmo as coisas simples que pareciam impossíveis.

Enquanto se está vivo e a relação existe, há chance de melhorar. Mesmo se ela acabou, é certo que haverá outra no futuro, no qual faremos melhor: com mais calma, com mais prazer, com mais intensidade e menos medo.

O verão, afinal, está apenas começando. Todos os dias se pode tentar boiar.

(3)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 01 – Analise as assertivas abaixo, em

relação ao assunto discutido no texto.

I. Dentre as conquistas tardias que realizou em sua vida, o autor elenca ter aprendido a dirigir e a nadar.

II. Para o autor, dirigir conferiu a ele facilidade de deslocamento e independência em sua locomoção.

III. A nova conquista do autor se deu de forma solitária, sem nenhum familiar próximo que lhe apoiasse ou ensinasse.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 02 – Analise as assertivas a seguir a

respeito do texto:

( ) Para o autor, sabemos lidar com o novo, mas não evoluímos a cada nova mudança.

( ) O autor compara os relacionamentos interpessoais a ações realizadas na água: nadar, boiar, afundar e naufragar.

( ) Viver de forma relaxada e consciente um amor é comparado ao ato de nadar.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V. B) V – F – F. C) F – F – F. D) F – V – V. E) F – V – F.

QUESTÃO 03 – Considerando o emprego do acento

indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 16, 28 (1ª e 2ª ocorrências) e 30. A) a – a – a – às B) a – a – à – às C) a – à – à – às D) à – a – à – as E) à – à – à – as

QUESTÃO 04 – Considerando o sistema ortográfico

vigente, analise as assertivas a seguir:

I. Na linha 11, o vocábulo “translú__idas” é grafado com c.

II. Na linha 21, o vocábulo “sub__etivo” é grafado com g.

III. Na linha 38, o vocábulo “obtu__o” é grafado com s.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas I e III.

QUESTÃO 05 – Considerando o emprego da

linguagem figurada, assinale a alternativa em que NÃO haja o emprego deste tipo de linguagem.

A) “Se a gente não congela ou enferruja” (l.27). B) “morto de medo” (l.31).

C) “a relação perde a espontaneidade. Afunda.” (l.33).

D) “Na minha experiência, esse aprendizado não se fez rapidamente” (l.37).

E) “nos custa relaxar e ser felizes nas águas do amor” (l.40).

QUESTÃO 06 – Assinale a alternativa que apresenta

um vocábulo que NÃO poderia substituir

corretamente a palavra “sobrepujar” (l.16), sem causar alteração do sentido original do texto.

A) dominar. B) exceder. C) persuadir. D) preponderar. E) vencer.

QUESTÃO 07 – Considere o período: “Mas, largada

apenas ao sabor das ondas, sem atenção ao equilíbrio, a relação também naufraga” (l. 33-34). Caso substituíssemos o vocábulo “relação”, por sua forma plural, quantas outras alterações deveriam ser feitas a fim de se manter a correta relação de concordância no período? A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 6.

(4)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 08 – Considerando o emprego das

vírgulas em língua portuguesa, analise as assertivas a seguir:

I. O emprego da vírgula na linha 1 deve-se à mesma situação de ocorrência de seu emprego na linha 09 (duas ocorrências): a separação de uma oração coordenada.

II. Na linha 04, o emprego das vírgulas deve-se à ocorrência de uma expressão explicativa, e elas poderiam ser substituídas por travessões sem prejuízo da correção gramatical do período. III. A ocorrência das duas primeiras vírgulas da linha

42 deve-se à mesma situação de emprego da primeira ocorrência da linha 45: separar orações subordinadas adjetivas.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 09 – Considerando os processos de

formação de palavras, assinale a alternativa na qual o vocábulo foi formado pelo processo de derivação parassintética, assim como ocorre em “insuspeitada” (l.06). A) Anoitecer. B) Ataque. C) Choro. D) Felizmente. E) Refresco.

QUESTÃO 10 – Considerando o sistema ortográfico

vigente, assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico NÃO forma um vocábulo pertencente a uma classe gramatical diferente da do vocábulo acentuado. A) é (l.01). B) têm (l.01). C) delícia (l.06). D) experiência (l.19). E) íntimo (l.28)

QUESTÃO 11 – Assinale a alternativa na qual NÃO

haja a ocorrência de dígrafo. A) conquistas (l.01). B) minha (l.02). C) fisionomia (l.04). D) Descer (l.04). E) filhos (l.06).

QUESTÃO 12 – Na linha 44, a conjunção “Enquanto”

expressa a ideia de ________ e poderia ser substituída por __________, desprezando-se a necessidade de eventuais alterações no período. A) condição – Contanto que

B) adversidade – Não obstante C) concessão – Mesmo quando D) tempo – Quando

E) consecutiva – De forma que

LEGISLAÇÃO/ESTRUTURA/FUNCIONAMENTO QUESTÃO 13 – Em relação ao que estabelece a Lei

nº 9.394/1996, pode-se afirmar que:

A) No currículo do Ensino Médio, será incluída a Filosofia em todas as séries, como disciplina facultativa para o aluno.

B) A pesquisa é considerada despesa de manutenção e desenvolvimento de ensino, mesmo quando não vinculada às instituições de ensino. C) A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive

quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no país e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. D) A educação física, integrada à proposta

pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno com idade maior que 35 anos. E) Um dos critérios em relação à verificação do

rendimento escolar é não acelerar os estudos para alunos com atraso escolar.

QUESTÃO 14 – A Lei nº 2.092/2003 que cria novo

Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Vacaria estabelece:

A) A cedência de professor é concedida pelo prazo máximo de dois anos, sendo renovável anualmente se assim convier às partes interessadas.

B) Congressos e seminários na área da educação não são considerados como cursos de aperfeiçoamento para fins de promoção de classe. C) Uma das competências da Comissão de Avaliação

da Promoção é fazer registro sistemático e objetivo da atuação do profissional da educação avaliado.

D) A jornada de trabalho do professor será de 20 (vinte) horas semanais, podendo acumular até 30 (trinta) horas semanais.

E) Uma das vantagens que o professor fará jus, além do vencimento, é a função gratificada, sendo esta cumulativa.

(5)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 15 – A Lei nº 1.301/1990 prevê que:

A) Adquire a estabilidade, após três anos de efetivo exercício, o servidor nomeado por concurso público.

B) Dois meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetido à homologação da

autoridade competente a avaliação do

desempenho do servidor.

C) Será tornada sem efeito a designação do servidor que não entrar no exercício de função gratificada no prazo de sete dias a contar do ato de investidura.

D) Entende-se por remuneração a retribuição paga ao servidor pelo efetivo exercício do cargo.

E) Considera-se como reversão o retorno do servidor aposentado por invalidez à atividade no serviço público municipal, verificado, em processo, que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.

QUESTÃO 16 – De acordo com a Lei Orgânica do

Município de Vacaria:

I. É dever do Município oferecer ensino noturno regular em escolas de ensino fundamental completo e supletivo, adequado às condições do educando.

II. É vedada ao servidor público municipal a acumulação remunerada de qualquer tipo de cargo público.

III. Compete ao Município, articulado com o Estado, recensear os educandos para o ensino

fundamental, fazendo-lhe a chamada

anualmente. Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 17 – “É dever do Estado assegurar à

criança e ao adolescente atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.” O parágrafo está estabelecido pela

A) LDBN, Lei nº 9394/1996.

B) Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente. C) Lei Orgânica do Município de Vacaria.

D) Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

E) Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

QUESTÃO 18 – A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13

de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Esse documento, quando se refere à organização curricular construída de forma contextualizada e aberta, mostra que cada escola, respeitando o seu projeto escolar, deve assegurar:

I. A organização da matriz curricular, entendida como alternativa operacional que embase a gestão do currículo escolar e represente subsídio para a gestão da escola.

II. O estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos que utilizem recursos tecnológicos de informação e comunicação para serem inseridos no cotidiano escolar.

III. A constituição de rede de aprendizagem, entendida como um conjunto de ações didático-pedagógicas, cujo foco é a aprendizagem e o gosto de aprender.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 19 – Em uma concepção de educação

inclusiva, a educação especial integra a proposta pedagógica da escola regular. Para que essa acessibilidade aconteça, é necessário que os sistemas de ensino organizem as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação. O documento, Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC 2010), ressalta a exigência de uma ação pedagógica direcionada para:

A) Mostrar que as diferenças não são fatores que influenciam em um ambiente de sala de aula e no processo ensino aprendizagem.

B) Focalizar exclusivamente a aprendizagem como prioridade.

C) Reforçar uma construção homogênea da aprendizagem.

D) Alterar a situação de exclusão e reforçar a importância dos ambientes heterogêneos para a promoção da construção da aprendizagem de todos os alunos.

E) A tentativa de fazer com que todos os alunos,

sendo ou não da Educação Especial,

desenvolvam um ritmo igual para a realização das

atividades propostas, sem atendimento

(6)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 20 – De acordo com a Resolução nº 7, de

14 de dezembro de 2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, é INCORRETO afirmar que:

A) A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental podem ser consideradas como dois blocos distintos.

B) Na implementação do projeto político-pedagógico, as escolas se articularão com as instituições formadoras com o objetivo de assegurar a formação continuada de seus profissionais.

C) A avaliação do aluno, entre outras coisas, deve criar condições de intervir de modo imediato em longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente.

D) A Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, requer uma política de formação permanente de seus professores. E) Os conteúdos curriculares que compõem a parte

diversificada do currículo serão definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas.

QUESTÃO 21 – Marque a alternativa correta em

relação à Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

A) Os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio.

B) Não cabe à União prestar assistência técnica aos Estados e Municípios.

C) Os recursos públicos poderão ser destinados a escolas comunitárias, desde que comprovem a finalidade não lucrativa e apliquem os excedentes financeiros em educação.

D) O Poder Público promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro sem a colaboração da comunidade.

E) É dever da comunidade fomentar práticas desportivas formais e não formais.

QUESTÃO 22 – A Resolução nº 7, de 14 de

dezembro de 2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos estabelece:

I. A necessidade de integração dos conhecimentos escolares no currículo que favorece a sua contextualização e aproxima o processo educativo das experiências dos alunos.

II. A organização do trabalho pedagógico incluirá, entre outras coisas, a mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares, e também a diversidade nos agrupamentos de alunos.

III. A avaliação dos alunos deve assumir um caráter processual, formativo e participativo.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 23 – Pela Lei nº 12.796/2013, a Educação

Infantil deve seguir algumas regras. Assinale a alternativa correta em relação a essas regras.

A) Avaliação, mediante acompanhamento e registro, do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção.

B) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.

C) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 8 (oito) horas para a jornada integral.

D) Não obrigatoriedade da realização de avaliação do

acompanhamento do desenvolvimento das

crianças, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

E) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.

(7)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 24 – Em relação ao Ensino Fundamental,

a Lei nº 9.394/1996 estabelece que:

A) O ensino fundamental será presencial, sendo que o ensino a distância não pode ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

B) O ensino fundamental será ministrado

progressivamente e em tempo integral, a critério dos estabelecimentos de ensino.

C) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.

D) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série não podem adotar o regime de progressão continuada.

E) O currículo deve incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental, mas de forma não integrada aos conteúdos obrigatórios.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

QUESTÃO 25 – Sobre a mudança, Carbonell afirma

que:

A) Deve ser abordada de modo sistêmico, integrando diversas ações coordenadas e complementares e que afetam toda a escola.

B) O enfoque principal para realizar a mudança necessita ser sobre o diagnóstico que, mesmo fragmentado, é importante.

C) A mudança exige um enfoque unidimensional.

D) É preciso priorizar o pensamento dos

especialistas sobre o pensamento construído do professor na sua prática.

E) O discurso teórico deve sobrepor as práticas escolares.

QUESTÃO 26 – Em relação ao ato de aprender,

Meirieu faz algumas reflexões estabelecendo referências significativas para a ação docente e para o educando. Para esse educador:

A) O professor não pode recusar a posição de genitor e o ato de transmissão.

B) Não há necessidade de substituir uma concepção linear em que os conhecimentos são revelados de forma progressiva por outra mais dinâmica com conhecimentos integrados.

C) Uma atividade cognitiva, mesmo que

perfeitamente teorizada, pode, sim, ficar sem a energia do desejo de aprender.

D) O ensino não pode ser considerado estéril se o educando não integrar dados em sua estrutura cognitiva.

E) O que mobiliza e introduz um aluno para aprender é o desejo de saber e a vontade de conhecer.

QUESTÃO 27 – Compreender o significado da

educação inclusiva é tão importante quanto o seu sentido, e alguns aspectos em relação a esse tema são desenvolvidos por Carvalho. Neste sentido, a autora entende que:

A) A igualdade diz respeito às características das pessoas e não aos direitos humanos.

B) A educação inclusiva pode sim acarretar o desmonte da educação especial.

C) Uma das funções de uma escola inclusiva é buscar todos os recursos humanos, materiais e financeiros para a melhoria da resposta educativa da escola.

D) O paradigma da educação inclusiva é específico para alunos com deficiência.

E) O direito à igualdade de oportunidades significa um modo igual de educar a todos.

QUESTÃO 28 – O trabalho docente envolve

diferentes atividades e olhares, e a forma como o currículo é abordado é um dos fatores determinantes para chegar ao objetivo maior que é a aprendizagem do aluno. Para Jonnaert, uma abordagem do currículo centrada nos saberes que serão adquiridos precisa, além dos saberes pedagógicos e disciplinares do docente, um conhecimento duplo do currículo. Quais sejam:

I. Conhecimento horizontal relacionado com as áreas e o ano escolar nos quais o docente atua. II. Conhecimento padrão relacionado ao modelo

específico do sistema de ensino onde o docente atua.

III. Conhecimento vertical relacionado às outras áreas e aos anos escolares nos quais o docente não atua.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 29 – “Como professor devo saber que

sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca não aprendo nem ensino.” Essa afirmação é de A) Bernard Charlot. B) Miguel Arroyo. C) Paulo Freire. D) Philippe Perrenoud. E) Cipriano Luckesi.

(8)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 30 – A sala de aula é um dos espaços

para a promoção da aprendizagem. Esta acontece na construção e reconstrução do conhecimento pelo aluno, possibilitando que ele possa agir e reagir diante da realidade. Isto é denominado por Santos de aprendizagem significativa. Santos elenca alguns passos para o professor promover a aprendizagem significativa, quais sejam:

I. Especificar: levar o aluno a perceber características específicas do objeto a ser estudado.

II. Argumentar: o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos.

III. Definir: é quando o aluno repete de maneira correta o conceito repassado pelo professor. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 31 – De acordo com Hoffmann,

A) a observação, a reflexão e a ação ocorrem em tempos lineares.

B) a avaliação que privilegia o aprender/processo segue o princípio da provisoriedade e o da complementariedade.

C) o olhar avaliativo pode ou não ser interpretativo. D) o olhar avaliativo precisa seguir os padrões fixos

e, também, ser comparativo.

E) a avaliação é contínua e, assim, pode ocorrer em etapas delimitadas.

QUESTÃO 32 – Organizar e dirigir situações de

aprendizagem é uma das 10 novas competências para ensinar de Philippe Perrenoud. Inserida nesta competência encontra-se a seguinte competência específica:

A) Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.

B) Ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.

C) Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais. D) Instituir um conselho de alunos.

E) Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

QUESTÃO 33 – Uma das afirmativas do pensamento

de Charlot em relação ao saber é:

A) A relação com o saber é relação do sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros.

B) A relação com o saber não tem uma relação com o tempo.

C) Adquirir saber não permite que o sujeito assegure certo domínio do mundo no qual ele vive.

D) A pluralidade de relações externas que o sujeito tem pode prejudicar a produção do seu saber. E) Na relação de um sujeito com o saber, não é

necessário levar em consideração sua origem social.

QUESTÃO 34 – A escola é um espaço que no seu

cotidiano possui movimento permanente,

experiências diversificadas e por onde transitam diferentes gerações com diferente status social. A escola tem, portanto, “um papel importante na socialização da cultura e do conhecimento...” (Arroio, 2000). Para Arroyo, no plano da docência:

I. As questões ligadas ao como ensinamos deveriam merecer mais cuidado por parte do professor.

II. O professor além de dominar os conteúdos de sua matéria ou área, também tem que dominar as teorias pedagógicas que fundamentam o seu ofício.

III. Educação entendida como processo de produção e não como uma mera inculcação. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 35 – Para Paulo Freire, “ensinar exige

pesquisa” (1998) por que:

I. A pesquisa leva a conhecer algo que não conheço para poder comunicar a novidade. II. Pesquiso para constatar e poder intervir. III. Ensinar exige busca.

Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

(9)

Prova29_V3_13/3/201420:30:32

QUESTÃO 36 – Para Carbonell, de acordo com

diversas óticas inovadoras, a utilização da memória na aprendizagem significa

A) a possibilidade de memorizar, sem discriminação, tudo o que a denominada sociedade da informação proporciona.

B) um recurso para que o aluno memorize com fidelidade o que é ensinado no livro texto, quando utilizado pelo docente.

C) que a mesma possa ser utilizada para facilitar a compreensão dos conceitos e dos conhecimentos relevantes.

D) reconhecer a importância do armazenamento e do acúmulo de informações no processo da aprendizagem.

E) ser um componente importante que conduz o aluno a prestar mais atenção ao que é ensinado pelo professor em sala de aula.

QUESTÃO 37 – A educação inclusiva tem sido um

fator de muita discussão e reflexão, pois envolve o direito que todo o sujeito tem à educação com igualdade de condições. Para Carvalho, em relação à elaboração do projeto da escola direcionada para uma educação inclusiva, é necessário considerar três dimensões, quais sejam:

A) Cultural, associativa e pedagógica.

B) Político/administrativa, cultural e a prática pedagógica.

C) Gestão democrática, política e social.

D) Aprendizagem com qualidade, processo de gestão e o contexto interno da escola.

E) Política, o clima na sala de aula e a coerência das atividades escolares.

QUESTÃO 38 – Libâneo considera a questão da

didática de suma importância para a formação docente no que se refere à prática e à metodologia de ensino. Duas dimensões fazem parte do processo de formação do docente, quais sejam:

I. A teoria científica.

II. O técnico que entre outras coisas envolve método e investigações.

III. Os objetivos políticos do ensino. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 39 – Os dois últimos séculos mostram um

contraste no modo de fazer pedagogia, por meio do modo da transmissão e do modo da participação adotada por alguns pedagogos. Nesse sentido, associe a 1ª coluna com a 2ª.

Coluna 1

1. Modo de transmissão. 2. Modo de participação.

Coluna 2

( ) Avaliação: reforços eletivos vindos do professor. ( ) Materiais: utilização regulada por normas

emanadas do professor.

( ) Objetivo: dar significado à experiência. ( ) Método: aprendizagem pela descoberta. ( ) Conteúdos: linguagem adulta.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 1 – 2 – 1 – 1. B) 2 – 1 – 2 – 2 – 2. C) 1 – 1 – 2 – 2 – 1. D) 1 – 2 – 2 – 2 – 2. E) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.

QUESTÃO 40 – Para Santos, novas aprendizagens

podem se suceder de aprendizagens antigas devido a alguns fatores, quais sejam:

I. Transferência positiva de experiências.

II. Princípios gerais aprendidos numa tarefa que auxiliam a aprender em outras tarefas.

III. O conhecimento concreto é o que mais pode ser transferido de uma situação para outra.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

Referências

Documentos relacionados

No Quadro 32 sao apresentadas as percentagens de per- da de peso de limoes tratados com acido giberelico, embalados em envoltorios de polietileno de 30 micra

7.2 Contribuições As principais contribuições deste trabalho foram: a definição de uma arquitetura para gerência autonômica que utiliza os conceitos da Teoria do Perigo no

[r]

Diante disso, o objetivo desta pesquisa revela-se na exposigao das principais teorias sobre a incidencia dos direitos fundamentais no ambito privado, bem como na analise da

O fato da ação não ter sido concretizada na comunidade Barro Vermelho devido a falta de apoio dos órgãos municipais gerou uma indignação por parte da dos moradores do

O contexto da criação de presídios femininos no mundo, especificamente na Europa, se deu muito à frente do surgimento do sistema prisional feminino brasileiro. É datado do século

adiante designado abreviadamente por CROS, é o serviço com funções de acompanhamento, coordenação e comando operacional das operações de socorro realizadas pelos

Quando a temperatura ambiente alcançar a temperatura definida para o modo de aquecimento, o abastecimento de capacidade por parte da unidade de exterior parou e a unidade de