MBA. em Gestão de Projetos e Inovação

Texto

(1)

MBA

(2)

B.I. INTERNATIONAL

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

Ensinar ou Aprender?

Essa é uma das muitas questões que têm modificado as relações e as expectativas entre alunos e escolas. O desafio do Ensinar X Aprender ganha novas dimensões em se tratando de educação executiva, porque a demanda por conhecimento é diretamente proporcional às velozes e constantes mudanças do mercado.

O B.I. International surgiu em resposta a esse cenário de transformação pelo qual a educação está passando.

Missão

“Convergir e disseminar o conhecimento em empreendedorismo e inovação, com base em um modelo único de educação.”

(3)

MODELO ÚNICO DE

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

VISÃO GLOBAL

Programas Internacionais – ação permanente para que os alunos pensem e atuem globalmente através da realização de programas internacionais no exterior, em universidades mundialmente reconhecidas como precursoras do empreendedorismo e da inovação.

Tradução simultânea – tradução simultânea para todas as aulas e visitas externas. COACHING

Plano de Desenvolvimento Individual – O B.I. International destina uma disciplina em todos os programas para abordar questões especificas de planejamento de carreira e desenvolvimento de competências, com a presença de um coach em sala de aula, durante as sessões de PDI. Eventos e Treinamentos – São oportunidades extraclasse para que o aluno aborde questões comportamentais que, desenvolvidas, podem alavancar significativamente sua atuação e consequentemente, seus resultados.

DIAMANTE DO CONHECIMENTO

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

CEO's - Presidentes - Diretores - Acionistas

Superintendentes - Alta Gerência - Empreendedores - Gestores - Consultores

Gerentes - Líderes - Assessores - Supervisores - Sucessores

Profissionais em desenvolvimento da carreira executiva.

Trainees, graduandos e recém-graduados

Global Talent

Executive MBA - EMBA

MBA Internacional Strategic Club Partners

Master Internacional Post MBA

(4)

MODELO

DE APRENDIZAGEM

Mapa de Competências – O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno é traduzido num Mapa das Competências Individuais que apresenta de forma transparente quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que ele precisa desenvolver naquele momento específico de sua carreira. Líderes Construtivistas - Nossos professores são “facilitadores”, “instigadores”, educadores e executivos comprometidos com a evolução do conhecimento e a transformação dos seus alunos.

Avaliações Construtivas - Desenvolvimento de estudos de caso, Business Plans ou Business Projects, além de dinâmicas de design thinking e open innovation, reforçam a assimilação do aprendizado.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Inovação

2. Desenvolvimento Socioambiental 3. Liderança Construtivista 4. Orientação para o cliente 5. Visão Externa (Global e Local) 6. Gestão de Recursos Financeiros 7. Gestão dos Indicadores 8. Empreendedorismo

1. Planejamento

2. Comunicação e Negociação Eficaz 3. Construção do Business Plan/Case 4. Foco no Resultado

5. Gestão de Projetos 6. Gestão da Informação 7. Gestão de Processos 8. Excelência em Serviços *competências específicas do curso de MBA em Gestão de Projetos e Inovação.

(5)

MBA EM

GESTÃO DE PROJETOS E INOVAÇÃO

PROPOSTAS E OBJETIVOS

O MBA em Gestão de Projetos e Inovação tem por objetivo proporcionar um ambiente de formação aos líderes empresariais, para que eles consigam promover o êxito da organização a curto e médio prazo. Temos como proposição aliar os principais conceitos acadêmicos a uma pragmática gestão empresarial, educando líderes motivados para que se tornem gestores de sucesso com sólidos conhecimentos e princípios éticos permitindo vislumbrar negócios socioambientais sustentáveis.

PÚBLICO-ALVO

O Programa MBA em Gestão de Projetos e Inovação tem como público alvo profissionais em ascensão de carreira, com formação superior principalmente em ciências da computação, administração, engenharia e que tenham como desafio, inovar na gestão de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade. Enquadram-se neste perfil: Analistas e consultores Seniores, Gestores de Projeto, Gerentes de TI, segurança da informação e/ou Infraestrutura.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino utilizada no B.I. International está alinhada com o estado da arte mundial em educação de gestão, buscando desenvolver comportamentos e atitudes inovadoras.

O programa apresenta disciplinas estruturadas, que propiciam aos alunos o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Além disso, os alunos são expostos a estudos de caso e reflexão conjunta com professores experientes e profissionais de mercado, além da constante troca de experiência entre os participantes.

CARGA HORÁRIA

O curso tem 432 h/a, podendo o programa ser alterado tendo em vista novas tendências e assuntos pertinentes ao público-alvo, sem prejuízo da carga-horária total do curso.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem os programas nacionais, observados os critérios de frequência e aprovação, receberão o Certificado de MBA em Gestão de Projetos e Inovação (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu). Aqueles que completarem, adicionalmente, um ou mais dos programas internacionais no exterior receberão o Certificado de MBA em Gestão de Projetos e Inovação (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu), além dos Certificados emitidos pelas Instituições Internacionais.

CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO

1 - PDI E AUTODESENVOLVIMENTO

Compreender o importante papel da liderança no desempenho organizacional. Aprender e discutir sobre as inovadoras técnicas para tomada de decisão, o que melhor traduz as estratégias, as avaliações sobre mudanças, riscos e como se preparar para mudanças corporativas, desenvolvendo a eficácia na liderança. Saber como desenvolver o Plano de Desenvolvimento Individual. Compreender o processo decisório e da influência da liderança na organização.

Entendimento de suas escolhas pessoais e seu impacto na vida profissional. A importância do autodesenvolvimento e da comunicação assertiva interpessoal para a viabilização de projetos de inovação e realização de metas pessoais. Importância do comportamento que potencialize o desempenho individual. Conceitos, finalidade e resultados esperados com a utilização de um Plano de Desenvolvimento Individual. Ferramentas de autoconhecimento e avaliação do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), como o Workbook de Desenvolvimento de Competências e construção do PDI.

(6)

2 - EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

Conceitos de Empreendedorismo. O empreendedor no mercado global – hipercompetitividade. Características dos líderes empreendedores de sucesso. Os líderes de sucesso e a formação de equipes eficientes (talentos). Estilo de liderança X Maturidade organizacional.

3 - ANÁLISE DE OPORTUNIDADES

Competitividade global e a identificação de oportunidades (Oceano Azul). A Inovação como Estratégia para geração de valor superior. Conceitos e aplicações das Inovações (Fechadas e Abertas). Implantando a Gestão da Inovação (funil da inovação). Modelagem de Negócios (Organizacional, Funcional e de Informações).

4 - DESING THINKING

Inovação como diferencial competitivo. Tipos e níveis de inovação. O processo de inovação. Complexidade e competências para inovação. Design Thinking como mindset para inovação. Pilares do Design Thinking: Imaginação, Empatia e Prototipação. Metodologia e Processo Criativo. Inovação em Serviços. Técnicas para desenvolver a criatividade.

5 - GESTÃO ESTRATÉGICA EM MERCADOS GLOBAIS

Conceitos fundamentais sobre estratégia. O processo de planejamento estratégico. A Gestão do Balanced Scorecard. Os impactos das Inovações na Gestão Organizacional (capacidades organizacionais a serem desenvolvidas). Gestão de riscos provenientes dos projetos. O que é preciso melhorar no alinhamento organizacional e cumprir os objetivos estratégicos. Entender a importância da estratégia empresarial, as abordagens comprovadas e os conceitos emergentes, aprender a formular abordagens para melhorar o alinhamento entre as empresas e sua cultura, aprender a identificar as barreiras organizacionais para execução estratégica e as suas interferências na Gestão de Projetos, as estratégias e a realidade de priorizar investimentos. Aplicar foco no processo de planejamento e gerenciamento no caminho crítico, suas interfaces e suas interdependências.

6 - VENDA ESTRATÉGICA DOS PROJETOS (COMO JUSTIFICAR O INVESTIMENTO)

Definindo a proposição de valor (excelência operacional, orientação para o mercado, inovação, satisfação e fidelização). Análise de mercado (clientes, substitutos e concorrentes). Estratégia e Posicionamento competitivo – diferenciação dos substitutos e concorrentes. Técnicas de negociação. Business Intelligence. Análise e simulação dos resultados.

7 - GESTÃO DE PROJETOS INOVADORES

Principais características dos projetos. Ambiente e organização dos projetos. Ciclo de vida em projetos. Como identificar os recursos necessários para o desenvolvimento de um projeto inovador na rede de valor da empresa. Estabelecer as ações para reter o conhecimento gerado no projeto. Execução e controle de projetos. Formação de equipes adequadas ao projeto. Gerenciamento de escopo, tempo, qualidade, custo, Comunicação e risco. Planejamento do projeto e suas ferramentas. PMI - áreas do conhecimento. Projetos - Processos e fases. Disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos e sua importância no desenvolvimento/consolidação da empresa.

8 - PMBOK

Estruturação da iniciação, planejamento, controle e finalização de projetos através da aplicação de práticas de mercado como forma de execução dos processos de gerenciamento de projetos segundo as nove áreas do PMBOK, o guia de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo.

8.1 - PMBOK - INTEGRAÇÃO E ESCOPO 8.2 - PMBOK - TEMPO E CUSTOS

8.3 - PMBOK - QUALIDADE E PRODUTIVIDADE: INDICADORES DE DESEMPENHO (PERFORMANCE) E RISCOS

(7)

9 - FINANÇAS E ÁREAS DE APOIO NA GESTÃO PROJETOS

Compreensão de Finanças Corporativas aplicadas na Gestão de Projeto, saiba sobre o controle econômico-financeiro, a Análise de Investimento Capex, maximizar o retorno sobre os investimentos e identificar o que você pode fazer para melhorar desempenho do Projeto e ou desempenho do Portfolio, definir priorização de investimentos, saiba como é o papel do Controller de Projetos, aplicação de técnicas e metodologias de Avaliação de Empresas (Valluation) na Gestão de Projetos, a importância do conceito de GVA – Gestão de Valor Agregado. Análise Investimentos (Capex), Viabilidade Econômica Financeira de Projetos de Investimentos, Suprimentos, Aquisição e Logística.

10 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, VIABILIDADE ECONÔMICA

Definindo a proposição de valor (excelência operacional, orientação para o mercado, inovação, satisfação e fidelização). Análise de mercado (clientes, substitutos e concorrentes). Estratégia e Posicionamento competitivo – diferenciação dos substitutos e concorrentes. Técnicas de negociação. Business Intelligence. Análise e simulação dos resultados

11 - ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Ação ética, criatividade e transformação; Códigos e credibilidade; Conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; Dimensões da sustentabilidade; Ética, lei e moral; Indicadores de sustentabilidade empresarial; Limites e ameaças ao desenvolvimento sustentável (e à sobrevivência humana); O bem comum; Os cinco capitais para a sustentabilidade empresarial; Responsabilidade social/empresarial; Sustentabilidade empresarial - Os níveis ou dimensões da sustentabilidade empresarial; Valores humanos universais; Valores relativos. Objetivo: Fomentar a discussão em relação às atitudes (éticas) esperadas de nossos empresários, políticos, cidadãos, enfim, de todos os brasileiros e como isso impacta a sustentabilidade das empresas.

12 - GOVERNANÇA CORPORATIVA

Os cuidados com as Propostas, Contratos e SLAs (culturas, fuso-horário, línguas). O escritório de Projetos (PMO).Business Process Management – BPM (ênfase em SOA - Service Oriented Architecture - Arquitetura Orientada a Serviços). Gerenciamento dos entregáveis (serviços e/ou produtos) e Gestão da infraestrutura e segurança do projeto. Conceitos de Governança Corporativa; A Governança Corporativa no mundo; A Governança Corporativa no Brasil; Pilares da Governança Corporativa; Definições conceituais de Negócio, Missão Visão e Valores; Pontuando os Stakeholders; Valores e transparência nas Organizações; Estratégias com os Satkeholders pela Governança Corporativa; Tendências e expectativas. Análise e conceituação dessa nova ferramenta organizacional; Capacitação do participante no processo de implantação da Governança Corporativa em sua organização; Vivenciar cases de sucesso nessa área; Evidenciar as tendências da Governança Corporativa no Brasil.

13 - SUPRIMENTOS, AQUISIÇÃO E LOGÍSTICA

A infraestrutura logística brasileira; Análise conceitual da função logística; Benchmarking de processos logísticos; Estágio atual de desenvolvimento da logística empresarial (logística integrada, operadores logísticos, tecnologias de informação/ comunicação, cross-docking, transit point, logística reversa, etc); Logística empresarial e vantagem competitiva; Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos: as organizações líderes. Exposição de forma clara e eficaz das principais ferramentas logísticas da atualidade. O uso da logística para obtenção de vantagens competitivas e de alinhamento com a estratégia da empresa.

14 - GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS : PRIORIZAÇÃO E DECISÃO

Analisar os investimentos em Projetos das organizações, analisar as abordagens e premissas de investimentos em projetos certos, aplicação de recursos adequados, aprender e aplicar quadro estratégico com as métricas de decisão do Portfólio, quais projetos investir, alinhamento estratégico da empresa dentro do Planejamento, estabelecer eficaz carteira de projetos, o PMO e os pilares do PMI. Entender porque um PMO pode ser necessário para programas e projetos complexos. Compreender as falhas dos Projetos suas métricas de análise e mitigação.

15 - ORGANIZAÇÃO DE PROJECT MANAGEMENT OFFICCE (P.M.O.) 16 - BUSINESS PLAN – TCC

Conceitos, métodos e aplicações de Business Case. Metodologia científica para pesquisa. Orientação para desenvolvimento do Business Plan.

(8)

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

DURANTE O PROGRAMA

LIDERANÇA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO ORGANIZACIONALGESTÃO TOMADA DE DECISÃO EXECUÇÃO

1.Domínio pessoal e PDI (Plano de Desenvolvimento Individuo)

Domínio Pessoal Liderança

Mudanças Organizacionais Equipes alta performance Comunicação Planejamento Alinhamento Inovação Criatividade Desing Thinking Estratégias

Gestão Valor Agregado Sustentabilidade Sistemas Gestão Mercados Globais Valor Gestão Riscos Análise Sistêmica Modelagem Negócios Identificação Oportunidades Cultura Organização Negociação Papel PMO Gestão Portfólio Operação e entrega LIDERANÇA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO ORGANIZACIONALGESTÃO TOMADA DE DECISÃO EXECUÇÃO

2.Liderança

3.Tomada de Decisão e Pensamento Analítico 4.Planejamento Estratégico Gestão de Projetos 5.Módulo ”Innovation” Berkeley Brasil 6.Projeto e Inovação através Design Thinking 7.Integração, escopo

8.Tempo 9.Custos

10.Qualidade e Riscos

11.Recursos Humanos, Comunicação e Aquisição

12. Análise de Investimento 13. Suprimentos, Aquisição e Logística 14.Gestão de Portfólio, Priorização e Decisão 15.Qualidade e Produtividade: Indicadores de Desempenho (performance)

16. Organização de Project Management Office (P.M.O.)

(9)

PROGRAMAS

INTERNACIONAIS

Babson Executive Education - Wellesley/EUA*

Babson é considerada a nº1 no ensino do Empreendedorismo no Mundo pelo Financial Times. O foco do módulo “Desenvolvimento de Executivos, (Intra) Empreendedores e Acionistas” é no estudo de cases reais de sucesso e fracasso, analisando na prática, o porquê desses desfechos, quais os caminhos percorridos que deram certo e quais os que devem ser evitados. Além de analisar a postura do empreendedor frente ao projeto, sua cultura de liderança e sua visão do negócio, conceitos estes que, segundo muitos dos alunos que já participaram, mudaram completamente depois da participação do International Babson Program.

Berkeley University of California/ EUA*

O módulo “Innovation”, realizado no campus da Berkeley University of California, permite que os executivos vivenciem uma rica e singular experiência na científica, econômica e culturalmente excepcional área da Baía de São Francisco, incluindo visitas as empresas do Vale do Silício. A essência da Escola Hass, em Berkeley, reflete o espírito da Califórnia: explorar ideias inovadoras, buscar grandes oportunidades, ousar e mudar o mundo.

Columbia University - New York/EUA*

O módulo “Macroeconomic Risk Management” em parceria com a PRMIA (Professional Risk Management International Association), engloba os elementos essenciais de finanças, quantificação de riscos, mercados e instrumentos financeiros. Os executivos são apresentados às melhores práticas do mercado, crédito e gerenciamento de risco operacional, em uma das melhores escolas de educação executiva do mundo, de acordo com o Ranking do Financial Times.

Johns Hopkins University - Washington/EUA*

A Johns Hopkins University foi fundada em 1876. Sua escola de negócios internacionais SAIS (Paul H. Nitze School of Advanced International Studies), foi criada em 1943. Situada na área de Washington Dupont Circle, a SAIS tornou-se uma instituição internacional que já beneficiou cerca de 15 mil alunos nos campi de Washington, Bolonha, na Itália, e Nanjing, na China.

Shanghai Jiao Tong University - China*

Módulo “Oportunidades de negócios entre Brasil e China – The Future” é realizado em Xangai, por meio de palestras, debates e visitas a empresas e organizações na China e debates com seus principais executivos. O seminário possibilita aos participantes o acesso aos conceitos da economia chinesa, ampliação dos conhecimentos sobre a realidade política, cultural e social chinesa, e também sobre a competitividade chinesa e seus modelos de negócios. Busca compreender as opções estratégicas para a realização de negócios com a China, formação de networking com empresários chineses e latino-americanos.

(10)

INFORMAÇÕES

ADICIONAIS

CORPO DOCENTE

Formado por doutores, mestres, empresários e consultores com vasta formação acadêmica nacional e internacional, além de serem renomados profissionais em suas áreas de atuação.

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS

O Programa tem suas normas de funcionamento consolidadas no Manual do Aluno-Regulamento Geral dos Cursos. REALIZAÇÃO

Aulas quinzenais. RESOLUÇÃO DO MEC

Os cursos de MBA, Executive MBA e Master são certificados pela Faculdade Arnaldo. Instituição de Ensino credenciada e autorizada pelo MEC a oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Conforme a Resolução do CNE/CES n 01/2007, tais cursos podem ser oferecidos pelas instituições de ensino credenciadas independente de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Em seus cursos de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Empreendedorismo a marca B.I. International garante a excelência e qualidade do ensino lato sensu.

PROCESSO

SELETIVO

ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

Os interessados pelo curso participam de uma entrevista que tem como objetivo avaliar quais são as suas competências individuais. Além disso, avalia-se também os níveis de conhecimento e proficiência do indivíduo e mapeia-se as perspectivas profissionais e pessoais dos indivíduos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA - Ficha de inscrição preenchida

- RG (cópia) - CPF (cópia)

- Certificado / Diploma de graduação - Histórico de graduação

(11)

PARCERIAS INTERNACIONAIS

UNIDADES

BELO HORIZONTE | BRASÍLIA - DF | SÃO PAULO | RIBEIRÃO PRETO

www.biinternational.com.br

Babson Executive Education

Johns Hopkins

Shanghai Jiao Tong

Imagem

Referências

temas relacionados :