• Nenhum resultado encontrado

INDÚSTRIAS DE RECICLAGEM COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO - PARÁ EM PROL DO DESENVOLVIMEONTO SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDÚSTRIAS DE RECICLAGEM COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO - PARÁ EM PROL DO DESENVOLVIMEONTO SUSTENTÁVEL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INDÚSTRIAS DE RECICLAGEM COMO

POSSÍVEL SOLUÇÃO DOS RESÍDUOS

SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE

REDENÇÃO - PARÁ EM PROL DO

DESENVOLVIMEONTO SUSTENTÁVEL

Welison Teodoro de Sousa (UEPA)

welisonteodoro@hotmail.com

Ramon Waldir Silva da Silva (UEPA)

bryan-ramon28@hotmail.com

Delio da Rocha Lima (UEPA)

delio_rl@hotmail.com

rafaela marilia felizardo lima (UEPA)

rafaela_felizardo@msn.com

Com o intenso crescimento desordenado, os centros urbanos têm gerado impactos socioambientais, dentre eles destacam-se a disposição inadequada de resíduos sólidos e a exclusão social, que devido à falta de conscientização ambiental das pesssoas, de políticas publicas e tecnologias apropriadas ao tratamento ou descarte final dos mesmos, vem ocasionando problemas das mais diferentes magnitudes com agravantes sociais e econômicas, pois expõem os trabalhadores que retiram seus sustentos da reciclagem. As indústrias de reciclagem exercem um papel fundamental para o município, pois proporciona ao mesmo, inúmeros benefícios sociais, econômico e ambiental. Neste sentido, é de grande importância para o município e, sobretudo para o meio ambiente a presença e atuação de empresas e pessoas que desenvolvem a reciclagem. Através dela, muitos resíduos que antes eram diretamente depositados inadequadamente no meio natural agora podem gerar emprego e renda para comunidades locais e serem novamente reincorporados ao processo de produção das empresas. Tal procedimento envolve o desenvolvimento sustentável. Este artigo tem como objetivo analisar a importância das indústrias de reciclagem para o município de Redenção - PA. Possibilitando com isso, a melhoria na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Palavras-chaves: Resíduos Sólidos, Reciclagem, Participação da População, Coleta Seletiva

(2)

2

1. Introdução

A sociedade, de uma maneira geral, vem buscando alternativas para diminuir e acondicionar o excesso de produção dos resíduos sólidos urbanos. (CAMPOS, 2009). A indústria de reciclagem se apresenta como uma alternativa fundamental para controlar o problema, haja vista que ela reduz o volume final dos resíduos, que precisam ser incinerados ou aterrados, além de gerar renda às pessoas que manipulam o processo de reciclagem, geralmente indivíduos e famílias marginalizadas da sociedade. A recuperação dos resíduos e a sua reintegração, em determinados processos produtivos, asseguram relevante economia de matéria-prima e de energia. Com isso o rejeito proveniente da sociedade atual deixa de ser um problema e passa a ser solução.

É de fundamental importância que haja participação do poder público local, na problemática dos resíduos sólidos, pela necessidade da implantação de programa de coleta seletiva organizada, conscientização da população local através da educação ambiental na comunidade e nas escolas, envolvimento dos catadores e indústrias de reciclagem, assim desenvolvendo a cidade de uma forma sustentável (OLIVEIRA, 2007).

No município de Redenção, localizado no sul do Pará, a maior parte do rejeito gerado por sua população é descartado pelo órgão público e privado irregularmente no lixão a céu aberto ou em lugares clandestinos, ocasionando inúmeros impactos ambientais, sociais e econômicos. Por outro lado, uma pequena parcela dos resíduos produzidos já está sendo coletado e direcionado a duas empresas de reciclagem existentes na cidade. Empresas essas que desempenham um papel muito importante, pois, uma compacta e vende e a outra compacta alguns materiais e processam outros para a venda, as duas têm a capacidade de processar quantidade de resíduos, retirando do lixão a céu aberto do município de Redenção, além de gerar renda para catadores que retiram seu sustento dos materiais recicláveis, colaborando para a redução dos impactos ambientais no município.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um diagnóstico realizado sobre a estrutura e organização de indústrias de reciclagem no município de Redenção Pará, como forma a levantar subsídios para fomentar uma discussão a respeito dos benefícios ambientais, sociais e econômicos das cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos urbanos.

2. Metodologia

O estudo foi realizado em função de indústrias de reciclagem no Município de Redenção – PA na qual verificamos sua importância para o desenvolvimento sustentável gerado pela mesma. Para a realização desta pesquisa foi feito um estudo de caso em duas indústrias de reciclagem na qual abrangeram observações diretas, onde envolve análise metódica das condições estudadas e dos levantamentos bibliográficos, onde tem por finalidade situar a importância de pesquisa no contexto dos resultados obtidos, proporcionando recursos importantes para as pesquisas que foram exploradas, na medida em que referencia à maximização da pesquisa e dirigir uma metodologia de tomada de decisão.

O Município de Redenção localiza-se na região sul do Estado do Pará, no sul da Amazônia brasileira como demonstra a (Figura 01). Possui uma população de 75.505 habitantes. Ocupa uma área de 3.823,787 km². Densidade demográfica de 18,9 hab./km² e altitude de 227m.

(3)

3 Localiza-se a uma latitude 08º01'43" sul e a uma longitude 50º01'53" oeste, possui um PIB Per capta de R$ 8.224,00 (oito mil duzentos e vinte e quatro) reais. (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010).

Figura 01 - Imagem de Satélite do Município de Redenção – PA

3. Resultados e Discussões

No município de Redenção – PA existem duas indústrias de reciclagem, uma encontra-se no setor Novo horizonte (Figura 02), e a outra está localizada na rodovia PA – 150, ao lado do presídio municipal (Figura 03).

Para o desenvolvimento do trabalho primeiramente foi realizado, coleta de dados sobre a quantidade de resíduos gerados no município, visita in loco e registro de imagens das usinas de triagem e processamento.

O processo produtivo do empreendimento se resume às seguintes etapas:

(4)

4

 Aquisição do material: além do município de Redenção, a empresa adquire material em outros 11 municípios do sul do Pará através de compra ou doação de fornecedores;

 Transporte: uma vez adquirido, o material é levado, por caminhões de pequeno porte, até o pátio da empresa sendo armazenado antes de ser começar a ser beneficiado;

 Triagem: - durante o processo, é feita a segregação do material, de acordo com sua composição;

 Reciclagem: depois de realizada a separação dos resíduos, o material segue para o processo de reciclagem, um dos mais importantes, no qual ele é triturado por uma maquina e em seguida transformado em matéria-prima, tendo por obrigação, manter a boa qualidade da mesma;

 Acondicionamento: nessa etapa o produto reciclado, é acondicionado em sacos de 60 kg e empilhado até que o montante feito seja suficiente para a lotação completa de uma carreta (com capacidade média de 20 toneladas);

 Comercialização: corresponde à etapa final do processo, no qual os sacos são colocados na carreta e transportados para serem comercializados. Os destinos da carga são as cidades de Goiânia-GO e Guarulhos-SP.

Com base nos dados levantados efetuamos cálculos de composição gravimétrica para mensurar o potencial de material reciclável, principalmente plástico que é o material mais procurado pelas usinas e a viabilidade da formação de uma cooperativa de catadores no município.

O Município de Redenção – PA como qualquer outro munícipio produz resíduos sólidos, provenientes das mais variadas naturezas, determinando um processo contínuo de deterioração do meio ambiente com sérias implicações na qualidade de vida social (DEBORTOLI e BORBA, 2006). Com a falta de efetividade do poder público, aliado a falta de educação ambiental da comunidade local, relacionados ao fluxo e descarte final dos resíduos sólidos tem contribuído agressivamente para os danos gerados por essa atividade. Levando em consideração a produção per capta média do Brasil, que é de 0,6 kg/hab./dia (USP, 2010), a população do município produz em média 40,24 toneladas de lixo por dia. Tal densidade de resíduos sólidos, provenientes das mais variadas naturezas, determinando um processo contínuo de deterioração do meio ambiente com séries implicações na qualidade de vida social (LIMA et al, 2010). O aumento da quantidade de lixo por habitante produzido na cidade, fruto do modelo de alto consumo da sociedade capitalista, começou a preocupar o poder público e a população, tanto pelo seu potencial poluidor quanto pela necessidade permanente de identificação de uma área.

Contrapondo esta questão a existência de duas indústrias de reciclagem de resíduos sólidos e semissólido no município de Redenção que de maneira direta e indireta, ajudam a amenizar de forma significativa os impactos ocasionados na cidade, onde os rejeitos produzidos pelos moradores redencenses passam por importantes processos industriais até serem inseridos novamente ao mercado consumidor.

A partir da composição gravimétrica dos resíduos sólidos de Redenção expressos na tabela 01, podemos verificar que a quantidade de materiais descartados, de maneira irregular em um aterro comum, que podem ser aproveitados, como fonte de matéria-prima, para geração de novos produtos, através da reciclagem é de 85% do total de rejeito produzido pela população redencense. Os rejeitos mais procurados e tratados são o plástico, papel e metal, por possuírem um alto valor comercial.

(5)

5

Material Peso (kg) Percentual (%)

Matéria orgânica 454 55,93 Plástico 103 12,68 Papel 58 7,14 Metal 32 3,94 Vidro 46 5,66 Outros 119 14,65 Total 812 100

Fonte: LIMA et al, (2010)

Tabela 01 - Composição gravimétrica do Município de Redenção - PA

De acordo com a caracterização dos resíduos sólidos, expresso na tabela 01, cerca de 12% destes resíduos são de plásticos, que representa cerca de 4,82 toneladas dia, e cerca de 7% são de papel/papelão, que representa 2,81 toneladas dia, do total de rejeito remanescente da população, que podem ser destinados às duas indústrias de reciclagem presentes no município em questão. Se todo o plástico fosse aproveitado a cada 5 dias seria lotada uma carreta com capacidade de 20 toneladas somente com os resíduos plásticos do município e a cada 7 dias uma carreta seria completa com papel ou papelão. O município não possui coleta seletiva, e todo resíduo gerado pelo mesmo é descartado de maneira inadequada em um aterro comum (a céu aberto), devido à falta de consciência ambiental dos moradores.

O material plástico e vendido de 1.40 a 2.20 R$ por kg que em apenas um mês tem o potencial de lotar 6 carretas ou 120 toneladas por mês, que pode gerar uma receita média de 216.000 R$, tendo em consideração apenas o plástico, indicando que este resíduo é de fundamental importância para a geração de renda para os catadores.

O material é separado e coletado por estes sem menor EPI além de trabalhar moram nos locais destinados as cooperativas de reciclagem, onde a renda familiar é determinada pela quantidade em kg de resíduo coletado. Por outro lado, essa atividade industrial oferece de maneira direta e indireta ao município inúmeras benfeitorias ambientais, sociais e econômicos. Os catadores são formados por pessoas de baixo índice de escolaridade.

Na parte econômica, essa prática reduz de maneira impressionante o consumo de energia no processo de reaproveitamento do rejeito, além de recolocar o mesmo no processo produtivo, com isso reduzindo custo e gerando mais lucro. Já na parte social, exerce um papel importantíssimo, pois reduz o trabalho infantil, melhora a qualidade de vida da população de baixa renda que vive no lixão e oferece emprego e renda as mesmas. E por fim as questões ambientais, onde reutiliza os resíduos sólidos provenientes da comunidade como fonte de matéria-prima, bem como, possibilita a racionalização dos recursos naturais, assim como a reposição dos não reaproveitáveis. Reduz-se a acumulação de lixo cujo destino passa pelos aterros sanitários, permitindo que a durabilidade destes aumente, evitando o desperdício de recursos na construção de novos espaços. É ainda evitando o corte de milhares de árvores

(6)

6 necessárias para a produção de papel, e a redução da emissão de gases como metano e gás carbônico. Todos estes fatores contribuem para um melhor ambiente, uma melhor qualidade de vida que se traduz numa melhor sociedade e crescendo com forme o desenvolvimento sustentável.

Na qual Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro. Neste contexto as indústrias de reciclagem residentes em Redenção exercem uma atividade econômica sustentável, pois a mesma é atua com o intuito de reciclar, reduzir e reutilizar os recursos naturais do mundo, sendo, portanto ecologicamente viável sua existência (CAMPOS, 2009).

4. Conclusão

Os resíduos produzidos pelo homem na maioria das vezes são descartados e tratados de maneira irregular, assim ocasionando devastação do ecossistema natural poluindo o solo, a água e o ar, além de agravantes sociais e econômicos, pois expõem os trabalhadores que retiram seu sustento da reciclagem de materiais retirados do lixão. Devido a esse problema existente na maior parte dos municípios brasileiros é de fundamental importância implantar um sistema de coleta seletiva no município de Redenção – PA.

Neste contexto, indústrias de reciclagem exercem um papel fundamental para o município, pois proporciona ao mesmo, inúmeros benefícios nos mais variados âmbitos populacionais. Dentre eles podemos destacar a preservação de recursos naturais, equilíbrio do meio ambiente, geração e economia de energia através de alternativas sustentáveis, geração de renda para os catadores através da implantação de cooperativas, assim melhorando a qualidade de vida da população em geral, uma vez que problemas de saúde pública e ambiental diminuem consideravelmente.

Agravantes de caráter ambiental, econômico, social e cultural fazem com que a área mereça atenção especial por parte do ente público, iniciativa privada e comunidade. A disposição final feita de maneira correta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos geram benfeitorias que atingem todas as partes envolvidas.

Entretanto essa prática industrial exercida na cidade não tem subsídio algum do ente público local, onde poderia estar em parceria com esses empreendimentos fornecendo apoio administrativo e financeiro, assim podendo estar proporcionando aos catadores equipamentos apropriados para execução do trabalho, programas de inclusão social, como a alfabetização destes, e desenvolvendo a educação ambiental de fundamental importância para a conscientização da população local.

Referências Bibliográficas

ASSOCIALÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) NBR 10.004. Resíduos sólidos – classificação, 2004.

CAMPOS, L. M. S.; et al. A reciclagem como empreendedorismo: Fonte de transformação socioeconômica e

(7)

7 CHIVA, A. P. V. et al. Cooperativas de reciclagem: Solução para o problema do lixo em campinas, 2006. DEBORTOLI, R.; & BORBA, J. A. Análise do tratamento dos resíduos sólidos e dos e dos benefícios ambientais e econômicos da coleta seletiva: O caso dos catadores de Biguaçu-Sc, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso: 06 de março de 2011.

IX ENGEMA – ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE CURITIBA, 2007. Responsabilidade socioambiental: referência na reciclagem, mas e a questão social?

Disponível em: http:// pgamb.up.edu.br/arquivos/engema/pdf/pap0336.pdf; acessado em 06 de março de 2011.

JOIA, P. R.; & SILVA, M. DO S. Sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos domiciliares produzidos na cidade de Aquidauana, 2004.

JUCA, J. F. de P. Destinação final dos resíduos sólidos no Brasil: Situação atual e perspectivas. Universidade

Federal de Pernambuco, brasil. 2002.

LIMA, D. da R.; et al. Alternativas de reaproveitamento dos resíduos orgânico, 2010.

MONTEIRO, J. H. p.; ET AL. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Coordenação técnica

Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAM), 2002.

OLIVEIRA, T. M. N. de; MAGNA, D. J.; SIMM, M. Gestão de resíduos sólidos urbanos: O desafio do novo

milênio, 2007.

ROSA, B. N.; et al. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente, 2005. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Resíduos urbanos e a recuperação de energia. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Guilherme Pires João Canas José Cabeça AEIST AEIST IPSantarém 10476 Isabel Santos Jorge NOVA. Miguel Tomé Miguel Barros Pedro

O modelo desenvolvido, baseado no modelo de Agha (2006), demonstrou ser robusto para a determinação de rotas otimizadas para os caminhões de coleta de resíduos sólidos.. O

De acordo com a Atualização do Plano Integral de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGIRS) do Município de Villavicencio, emitido pela Prefeitura em 2015, a gestão da

Estudou-se a performance de adultos de Brontocoris tabidus (Signoret) (Heteroptera: Pentatomidae) em lagartas vivas (dieta um) e previamente congeladas (dieta dois) de Bom&vx

O objetivo deste trabalho foi caracterizar as superfícies de polímero à base de PLA (poliácido láctico) usados na confecção de face shields (protetores faciais)

Diante deste panorama, a necessidade não apenas de abordagem da temática da saúde, como também a preparação dos profissionais para desenvolver este trabalho, deve ser questionada e

7.2 - Em nenhuma hipótese poderá ser alterado o teor das propostas apresentadas ou anexado às mesmas qualquer tipo de documento que importem em modificações dos termos

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e