• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Informações Geográficas do Cadastro Técnico de Redes de Água, Esgoto e Sistemas de Abastecimento do SAMAE Blumenau.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de Informações Geográficas do Cadastro Técnico de Redes de Água, Esgoto e Sistemas de Abastecimento do SAMAE Blumenau."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Sistema de Informações Geográficas do Cadastro Técnico de Redes de Água, Esgoto e Sistemas de Abastecimento do SAMAE – Blumenau.

Autores:

Artur Uliano.

Cargo Atual: Diretor Técnico.

Formação: Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho – UFSC. Especialização: Pós-Graduado em Engenharia Ambiental – FURB. Atuação: Projetos Especiais na Área de Abastecimento e Saneamento.

Elaine Carolina da C. F. Coelho. Cargo Atual: Coordenadora Técnica.

Formação: Arquitetura e Urbanismo – FURB.

Atuação: Cadastro Técnico de Redes e Sistemas de Abastecimento.

Raphael José de Oliveira. (APRESENTADOR DO TRABALHO) Cargo Atual: Gerente de Cadastro.

Formação: Arquitetura e Urbanismo – FURB.

Atuação: Cadastro Técnico de Redes e Sistemas de Abastecimento.

Endereço:

SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Rua: Bahia, 1530.

Bairro Salto – CEP: 89031-001 Blumenau – SC

Fone: (047) 331-8400 / Fax: (047) 331-8402 E-mail: cadtec@samae.com.br

(2)

1) Palavras-chave.

Cadastro Técnico, geoprocessamento, gerenciamento, corporativismo multifinalitário.

2) Objetivo.

O trabalho tem como objetivo mostrar o sistema de cadastro técnico de redes e sistemas de abastecimento do SAMAE – Blumenau, destacando o sistema corporativo de Geoprocessamento implantado para o gerenciamento de dados e a difusão de informações técnicas entre todos os setores da empresa, promovendo integração entre setores e futuramente entre demais órgãos municipais através de um sistema multifinalitário de informações.

2.1) Objetivos Específicos.

• Gerenciar o cadastro de redes de água, esgoto, sistemas de abastecimento;

• Integrar informações dos bancos de dados cadastrais a outras bases de dados e fontes de informações (modelagem hidráulica, departamento comercial, prefeitura etc.);

• Disponibilizar estrutura para gerar novas bases de dados (coleta de resíduos sólidos, logística, rotas de leitura, cadastro de imóveis, etc.); • Agilizar a busca de informações;

• Criar maior confiabilidade no cadastro por parte da empresa.

• Difundir a consulta do sistema entre os demais setores do SAMAE - Blumenau.

3) Metodologia.

O Cadastro Técnico do SAMAE - Blumenau vem evoluindo de maneira a facilitar o controle das redes de água e esgoto.

O referido cadastro vem sofrendo transformações gradativas ao longo do tempo, num processo continuo de aperfeiçoamento, onde a necessidade de

(3)

automatização tornou-se presente. A solução escolhida foi a implantação de um sistema corporativo de Geoprocessamento para a gerência das informações das redes de água e esgoto e sistemas.

Uma solução corporativa ajuda a alcançar metas críticas como a diminuição do tempo de resposta para determinada ação, uso efetivo de pessoal, satisfação dos clientes internos e externos, acesso a dados distribuídos para auxiliar em tomadas de decisões mais acertadas e diminuição de esforços redundantes.

3.1) O Cadastro Técnico do SAMAE - Blumenau.

O Cadastro técnico do SAMAE – Blumenau integra as informações das redes de água e esgoto com suas componentes, os sistemas de abastecimento e suas delimitações, dados e informações dos diversos departamentos em um formato gráfico (mapas do município), utilizando um sistema de Geoprocessamento.

3.2) Histórico.

Os primeiros registros em forma de cadastro realizados em meados de 1992 e só por volta de 1994/95 iniciam-se os trabalhos com cartografia digital, registrando as primeiras informações cadastrais em meio digital.

Em 1996, um piloto de um sistema de informações, o geoinfohidro, é desenvolvido com uma área piloto, mas sem um resultado satisfatório.

A partir de 1998 estrutura-se o departamento técnico e implanta-se a metodologia de recuperação e manutenção cadastral e no final de2002 contrata-se consultoria para converter as informações do cadastro digital para ambiente de geoprocessamento, inclusive o georreferenciamento das ligações de água;

Em 2005, adquiro-se o software de geoprocessamento e treinamentos específicos para a implementação e otimização dos bancos de dados para maior confiabilidade nas informações cadastrais.

3.3) Conceitos.

Serão descritos, a seguir, alguns conceitos básicos para melhor entendimento dos trabalhos realizados pelo Cadastro Técnico do SAMAE de Blumenau/SC.

(4)

Base Cartográfica – são mapas contendo informações cartográficas de interesse para perfeita identificação e localização dos equipamentos.

Georreferenciamento - Informações georreferenciadas têm como característica principal a localização, ou seja, estão ligadas a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas.

Geoprocessamento - É o conjunto de técnicas computacionais relacionadas com a coleta, armazenamento e tratamento de informações espaciais ou georreferenciadas, para serem utilizadas em sistemas específicos a cada aplicação que, de alguma forma, utiliza-se do espaço físico geográfico. Estes sistemas podem ser: GIS, LIS, AM/FM, etc.

Sistema de Informações Geográficas (SIG) – É um sistema complexo que envolve uma série de elementos como: informações cartográficas, computadores, softwares, bancos de informações, equipe multidisciplinar para manipular as informações. Possibilita o armazenamento destes dados num ambiente único, onde é possível analisar, manipular e mostrar graficamente as informações georreferenciadas.

Sistema Aberto (Open-SIG) – Permite que todos os servidores realizem consultas e pesquisas.

3.4) Estrutura e Conteúdo dos Bancos de Dados.

Os Bancos de Dados do Cadastro Técnico armazenam três tipos de informações básicas: A Geometria do Elemento: ponto, linha e área; Sua Localização Espacial: coordenadas geográficas; Informações Tabulares: características e seus valores.

As informações cadastrais são divididas em diversos Bancos de Dados devido ao volume de informação e seu respectivo contexto. Sendo os principais:

cartografia: Logradouros, Nomes de Ruas e Hidrografia.

cadastro_agua: Tubulações, ETAs, válvulas, conexões, bombeamentos, reservatórios, etc.

cadastro_esgoto: Tubulações, ETE, poços de visitas, terminais de limpeza, bombeamentos, etc.

(5)

delimitacoes_abastecimento: Sistemas de Abastecimento (ETAs), Regiões de Abastecimento, Zonas de Pressão de Bombeamentos, Zonas de Pressão de VRPs, etc.

hidrômetros: Ligações de água (hidrômetros). residuos_solidos: Coleta Seletiva.

bairros: Divisão política atual dos bairros. cn68***: Curvas de nível de 5 em 5 metros.

pontos_contados: Pontos cotados da cartografia.

IBGE_***: Bancos de Dados das informações censitárias do IBGE.

Utilizamos um total de 38 Bancos de Dados somando 503Mb

4) Manutenção Cadastral.

A manutenção cadastral consiste na conferência dos dados existentes e inserção de novos dados. As informações são passadas para equipe de cadastro que faz a validação das mesmas, que são transferidas para os bandos de dados pertinentes e disponibilizadas corporativamente.

Uma das grandes facilidades trazidas pelo Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi a possibilidade de realizar a conferencia de informações cadastrais de milhares de elementos semelhantes em poucos minutos, o que não era possível quando o cadastro estava em um formato “não-inteligente” em formato gráfico apenas.

O SIG aliado a diversos equipamentos que foram adquiridos ao longo do tempo para facilitar o levantamento de dados, como o GPS com precisão submétrica, válvula propagadora de ondas (VPO), detector de massa metálica, geofone e trena digital, criaram uma agilidade cadastral sem precedentes na empresa ao mesmo tempo em que fornecem informações cada vez mais confiáveis. Com o aumento do volume de dados que chegam pra serem processados e cadastrados, foi preciso uma adaptação na logística do setor, onde a equipe do Cadastro Técnico participou de cursos e treinamentos específicos, evitando assim acumulo de informações não cadastradas.

(6)

4.1) Implementação das Estruturas dos Bancos de Dados.

Os bancos de dados são baseados em Access, que permite que sua estrutura seja facilmente alterada e implementada a partir do software de Geoprocessamento segundo as necessidades de inclusão de novas informações, mesmo que operador não tenha domínio em Access.

Com freqüência sente-se a necessidade de adicionar novas características que precisam ter seus valores cadastrados, conseqüentemente a estrutura de banco de dados precisa ser adaptada.

4.2) Criação de Novas Bases de Dados Conforme Necessidade da Empresa.

O conhecimento adquirido durante a consultoria de implantação do SIG e principalmente no treinamento do software de Geoprocessamento, possibilitou a criação de novas Bases de Dados a partir das necessidades dos demais setores da instituição. Um exemplo foi o desenvolvimento de um cadastro imobiliário do próprio SAMAE – Blumenau, solicitado pelo setor de Patrimônio, que está em fase de estudos.

A versatilidade do sistema permite que todas as informações que estão vinculadas a um posicionamento espacial, podem ser cadastradas num formato “ponto”, “linha” ou “área”.

5) Integração entre Sistemas.

Após a implantação do Sistema, pretende-se integrar os bancos de dados existentes com outras fontes de informações. Será possível utilizar simultaneamente o Cadastro Técnico de redes com informações censitárias do IBGE e ainda com uma cartografia “inteligente” com informações sobre logradouros, cadastro Imobiliário e demais bases de dados da Prefeitura Municipal e demais autarquias do município de Blumenau.

Ainda serão estudadas formas de integração a outros sistemas utilizados na empresa, como: modelagem hidráulica; cadastro comercial; operações de expansão e manobras nas redes; qualidade e pontos de coleta para qualidade da água.

(7)

6) Consultas, Pesquisas, Analises, Extração e Cruzamento de Dados.

Alguns exemplos de pesquisas. (Vide anexos)

7) Perfil dos Usuários.

Desde o inicio da utilização do sistema, houve uma grande preocupação na disponibilização dessas informações para os diversos setores da empresa, no intuito de criar comprometimento de todos os setores em relação ao Cadastro Técnico, já que eles são uma das principais fontes de informações cadastrais. Para que isso ocorresse foi elaborado seminários, apresentações e treinamentos para todos os servidores da empresa.

Notou-se nos setores que foram instalados o sistema de Geo, maior agilidade na busca de informações e confiabilidade no cadastro técnico do Samae - Blumenau.

Manutenção de Redes: elaboram pesquisas relacionadas a rede de água, equipamentos, válvulas controladoras de pressão, regiões de abastecimento. Cruzamento de informações geográficas (curvas de nível) com regiões onde serão implantados novos equipamentos, relacionam a altimetria com a base cadastral da rede de água.

Expansão de Redes: utilizam o sistema cruzando informações da Base Cartográfica (logradouros, toponímia de logradouro) com o cadastro das rede de água, para verificar possíveis implantações de redes em determinados locais da cidade e preparo de materiais para idas a campo.

Eletromecânica: utilizam para fazer pesquisas relacionadas a características das bombas (sistema elevatório) como potência, marca e cruzamento de informações geográficas (curvas de nível) com as áreas de influência do bombeamento.

Qualidade de Operação: utilizam para pesquisar o local que estão os pontos de coletas, através do endereço, podendo localizar facilmente os pontos de coleta no cadastro da rede de água.

(8)

Setores que, por não fazerem parte da rede de comunicação ou por não possuírem infra-estrutura adequada, ainda não podem utilizar o sistema de forma a visualizarem as atualizações em tempo real: ETE; Divisão; Comercial; Resíduos Sólidos.

8) Vantagens do Sistema Aberto de Geoprocessamento (Open-SIG).

Uma dos principais motivos da implantação de um sistema corporativo é a difusão das informações técnicas entre os setores. Para que isso possa acontecer, foram instaladas copias gratuitas do software de geoprocessamento que permite apenas a visualização, consulta, pesquisas e extração de informações, sendo que a edição e atualização do cadastro ficam restritas à equipe de cadastro do Departamento Técnico que tem à sua disposição o software completo.

9) Potencialidades.

Além da consulta das informações já existentes, cada setor poderá solicitar o desenvolvimento de um banco de dados especifico para suas áreas de atuação.

Todos os setores precisam ter conhecimento adequado da utilização do software para desenvolver suas pesquisas e analises das redes, sistemas e demais informações constantes nos bancos de dados. Ao longo do processo pretende-se realizar outros treinamentos, para que os diversos setores possam elaborar e resolver pesquisas com mais autonomia.

Muitos setores como: manutenção, expansão, eletromecânica, divisão comercial, qualidade de operação, precisam de ferramentas que auxiliariam nas suas analises, como a base cartográfica (logradouros, toponímia de logradouros) inteligente, utilizariam os logradouros para realizar suas pesquisas. Outra ferramenta necessária para o setor de manutenção, expansão, eletromecânica e departamento técnico seria um aplicativo para o software, que servira para o gerenciamento da rede, como por exemplo a simulação do fechamento de válvulas para analise do seu efeito no local que será trabalhado, tornando mais ágil e rápido as analises, buscas da informação e conseqüentemente a consistência cadastral.

(9)

10) Conclusão: Avaliação dos Resultados.

Esse processo dentro da empresa vem tornando-se cada vez mais dinâmico, corporativo e atualizado, onde todos podem dar informações economizando tempo e adquirindo serviços de qualidade.

Pode-se verificar que durante a inclusão e manutenção dos dados, inconsistências no cadastro antigo estão sendo sanadas, isto se deve ao fato do sistema ser inteligente, da visão critica dos usuários e a flexibilidade do sistema nas atualizações cadastrais.

À medida que os dados são manipulados dentro do sistema, todos os usuários que dependem das informações cadastrais para algum tipo de informação, poderão extrair este dado de uma maneira muito rápida e precisa, gerando tomadas de decisões com confiabilidade.

O propósito deste projeto está alcançando seus objetivos de agregar valor para a criatividade e valorização do processo decisório (a inteligência) da empresa e seus colaboradores, que ao utilizarem o sistema percebem que os serviços executados internamente podem e devem melhorar economizando tempo e recursos oferecendo assim um serviço de melhor qualidade ao seu cliente final.

11) Bibliografia.

CAMARA, G. Anatomia de sistemas de informações geográficas: visão atual e perspectivas de evolução. In: ASSAD, E., SANO, E., ed. Sistema de informações geográficas: aplicações na agricultura. Brasília, DF: Embrapa, 1993.

RODRIGUES, M. Introdução ao geoprocessamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOPROCESSAMENTO, 1., 1990, S. Paulo. Anais... S. Paulo; EPUSP, 1990, V.1, p. 1-26.

FATOR GIS ON LINE, O que é Geoprocessamento?... E o que isso tem a ver com você? Definições Técnicas – http://www.fatorgis.com.br/geoproc/define_tecn.shtml

(10)

RODRIGUES, M., QUINTANILHA, J. A. A seleção de software SIG para gestão urbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CATOGRAFIA, 15., 1991, S. Paulo. Anais... S. Paulo; SBC, 1991, V.3, p. 513-9.

TEIXEIRA, A. L., MORETTI, E., CHRISTOFOLETTI, A. Introdução aos sistemas de informação geográfica. Rio Claro: Ed. do Autor, 1992.

RONZANI, DAMON F., Logística e Geoprocessamento Interativo. Dissertação de Mestrado PPGEP, UFSC. Florianópolis: [s.n.], 2001

12) Anexos. Fig. 1 Destaque dos hidrômetros de ligações comerciais sobre as demais com exibição de informações de uma ligação específica. Fig. 2 Destaque da zona de influência de um bombeamento, das redes e ligações afetadas com a exibição das informações referentes à bomba.

(11)

Fig. 4

Exemplo de extração de dados tabulares de uma pesquisa das ligações de água de uma

determinada rua Fig. 3

Mapa Temático das condições de

abastecimento de água em todo o município sobre a cartografia.

Referências

Documentos relacionados

Tentativa de Solução (1/4) #include <stdlib.h> #include <stdlib.h> #include <stdio.h> #include <stdio.h> #include <pthread.h> #include

Prístup ku živému vysielaniu cez www.magiogo.sk alebo natívne aplikácie pre Android a iOS (Jednotka, Dvojka, Markíza, Doma, Dajto, Joj, Plus, Wau, TA3, CT1, CT2, CT24, JOJ Cinema,

ção do processo de mudança no sistema de tratamento do português. Neste trabalho, pretende-se discutir de maneira exaustiva a cor- relação entre os fatores linguísticos

Visando possibilitar o custeio na realização de cursos profissionalizantes e de capacitação aos integrantes da categoria profissional de todo o Estado, as empresas abrangidas

Caso a licitante convocada não compareça para assinar a Ata de Registro de Preços, fica facultado ao SAAE convocar as licitantes remanescentes, na ordem de

17) Escreva cada função a seguir como função formada por duas sentenças e em seguida, esboce seu gráfico.. 18) Por que os gráficos do exercício anterior não são

 Uma Comissão de Seleção formada por profissionais da Gerência de Cultura do SESI e produtores dos Núcleos, das áreas de Artes Cênicas, Música, Artes

Ironicamente, a China e os EUA estão prestes a fechar um acordo comercial, para pôr fim a sua disputa, pelo qual a China se comprometeria a importar mais produtos agrícolas dos EUA,