• Nenhum resultado encontrado

SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA

MUNICIPAL DE MARINGÁ

Jacira Monteiro Carvalho1; Kléia Matos Dutra¹; Umbelina Justo Vieira¹; Rute Grossi Milani2 ; Keila Mary abriel Ganem3

RESUMO: O diagnóstico de depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. O objetivo dessa pesquisa é detectar a prevalência de sintomas depressivos em escolares de 3ª e 4ª séries de uma escola municipal, na cidade de Maringá, buscando identificar os sintomas depressivos mais freqüentes. Utilizo u-se como instrumento de coleta de dados o Inventário de Depressão Infantil CDI (Children’s Depression Inventory). Participaram da pesquisa 93 alunos, com idade entre 8 e 12 anos. Desses 93 alunos, 41,94% eram do sexo masculino e 58,06% do sexo feminino. O presente instrumento foi aplicado em sala de aula em grupos de, no máximo cinco crianças, e em uma única sessão, conduzida em horário escolar. As alternativas do CDI foram apresentadas através de CD gravado na voz da avaliadora, evitando, assim, variações de leitura quanto a entonações e pausas. As crianças foram orientadas sobre como preencher as escalas e, caso tivessem dúvidas, que levantassem a mão para que as mesmas fossem esclarecidas. Para verificar o rendimento escolar da amostra solicitamos à direção da escola os conceitos dos alunos nas diferentes disciplinas referentes ao primeiro bimestre. O presente estudo encontra-se em fase de apuração e análise dos dados. Considera-se que os dados coletados junto às crianças poderão instrumentar práticas remediativas e psicoprofiláticas em relação à população envolvida.

PALAVRAS-CHAVE: Depressão Infantil; Idade Escolar; Rendimento escolar.

INTRODUÇÃO

Apesar dos avanços, o diagnóstico da depressão ainda precisa de uma base científica sólida e continua a ser um exercício clínico com bases nos sintomas. Sua prevalência, sua cronicidade e o grande sofrimento e incapacitação que produzem tornam os transtornos depressivos uma das doenças humanas mais importantes.

Traçando um paralelo entre a depressão e o rendimento escolar, alguns estudos sugerem haver uma estreita relação entre os mesmos. Sabe-se que

1

Discentes do Curso de Psicologia. Departamento de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, Maringá – Paraná. Programa de Iniciação Científica do Cesumar (PICC). jaciramonteiro@hotmail.com; kleia_dutra@hotmail.com; umbelinajusto@hotmail.com.

2

Profª Dra. Orientadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, Maringá – Paraná. rute@cesumar.br

3

Co-orientadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, Maringá – Paraná. keilagabriel@cesumar.com

(2)

há uma prevalência de sintomas depressivos maior entre aquelas crianças que apresentam alguma dificuldade escolar (CRUVINEL; BORUCHOVITCH, 2004). Em um estudo realizado por Martins e Graminha (1989, apud CRUVINEL; BORUCHOVITCH, 2004) sobre as características das crianças encaminhadas a um serviço de atendimento psicológico, constatou-se que a queixa mais freqüente relatada pelos pais referia-se à dificuldade de aprendizagem. Analisando as queixas posteriormente, constataram que apenas 33% das crianças apresentavam o problema escolar como queixa única, o que equivale a dizer que a maioria das crianças encaminhadas a esse serviço de atendimento psicológico manifestava também problemas emocionais e comportamentais, e não apenas as dificuldades escolares. Isso significa que apesar de a queixa mais freqüente ser dificuldade de aprendizagem, esta normalmente vem associada a outros problemas, inclusive dificuldades psicológicas e distúrbios de comportamento.

Segundo Cruvinel e Boruchovitch (2004), o baixo rendimento escolar normalmente é resultado da depressão em si e não de um problema de inteligência ou mesmo intelectual. Nesse caso, os problemas escolares estariam atuando como uma possível expressão da depressão, diretamente relacionada à falta de interesse e desmotivação da criança depressiva em participar das tarefas escolares e em função dos sentimentos de auto-desvalorização apresentados por ela.

Em um estudo realizado por Batista e Golfeto (2000) sobre a prevalência de sintomas depressivos em crianças de 7 a 14 anos em uma escola particular da cidade de Ribeirão Preto, aonde foi aplicado o CDI (Children´s Depression Invenctory), em um total de 135 crianças, 44% do sexo masculino e 56% do sexo feminino. A prevalência de sintomatologia foi de 1,48%.

Os dados mostram ainda que a criança ou adolescente que sofreu de depressão grave tem mais chances de apresentar futuras crises depressivas. Convém lembrar que as diferenças regionais, econômicas e culturais existentes entre as populações estudadas no Brasil podem ser um dos fatores envolvidos na diferença dos resultados.

No Brasil, ainda são escassos os estudos sobre a depressão na criança, os estudos epidemiológicos brasileiros mostram que a incidência de depressão, na criança, tem se revelado bastante variável. A depressão é um distúrbio orgânico, de natureza psiquiátrica, que envolve variáveis biológicas, psicológicas e sociais. Biologicamente falando, a depressão é encarada como uma possível disfunção dos neurotransmissores devido à herança genética, as anormalidades e/ou falhas em áreas cerebrais específicas são classificadas como endógena, ou seja, aquela geneticamente transmitida. Do ponto de vista psicológico, a depressão pode estar associada a algum aspecto comprometido da personalidade, baixa auto-estima e autoconfiança. Já no âmbito social, a depressão pode ser vista como uma inadaptação ou um apelo ao socorro, bem como uma possível conseqüência da violentação de mecanismos culturais, familiares e escolares (ANDRIOLA; CAVALCANTE,1999).

No contexto escolar a percepção do aluno influencia a escolha das atividades, a motivação, a quantidade de esforço a ser dispendido e investido, a tolerância aos obstáculos e a persistência, promovendo ou não o bom desempenho (BORUCHOVITCH,1994).

Ressalta -se que o desempenho acadêmico, o ajustamento ao ambiente escolar e a capacidade de estabelecer relações sociais gratificantes são

(3)

importantes indicadores dos recursos de adaptação da criança (JACOB; LOUREIRO, 1996). ,

Considerando que a depressão infantil pode influenciar o rendimento escolar dos alunos e a necessidade de estudos no contexto brasileiro acerca das variáveis que estão associadas ao desempenho escolar, pretende-se, no presente estudo detectar a prevalência de sintomas depressivos em escolares de 3ª e 4ª séries de uma escola municipal, na cidade de Maringá, buscando identificar os sintomas depressivos mais freqüentes.

Entendemos, portanto, que há necessidade da realização de novos estudos e pesquisas junto a crianças em idade escolar, pois há um número crescente de psicopatologias que vem se desenvolvendo na infância e na adolescência e que podem ser atribuídas, muitas vezes, a profundas transformações familiares e socioculturais.

MATERIAL E MÉTODOS

Selecionaram-se alunos de 8 a 12 anos da rede pública de ensino de Maringá, configurando uma amostra até o presente momento de 93 crianças de ambos os sexos, sendo 41,94-% do sexo masculino e 58,06% do sexo feminino O presente estudo foi desenvolvido em uma escola municipal do Município de Maringá. Após a autorização da Secretaria Municipal de Educação, foi agendado um encontro com o diretor da escola com a finalidade de apresentar os objetivos e procedimentos adotados na pesquisa. Foi solicitada aos pais ou responsáveis pelas crianças uma autorização por escrito para a participação das mesmas na pesquisa, esclarecendo a forma de participação. Esta carta foi encaminhada por intermédio do próprio aluno. Foram informados também que a participação será voluntária e que a pesquisadora estará disponível para o esclarecimento de dúvidas. Aos participantes foi assegurado o caráter confidencial do estudo e foi informado que suas respostas não influenciarão de forma alguma suas notas ou desempenho na escola. Esclareceu-se que para aquelas crianças que apresentarem sintomas depressivos será agendada uma devolutiva com os pais ou responsáveis, com o objetivo de encaminhar a criança para atendimento especializado.

Em um primeiro momento foram coletados dados referentes à identificação dos sujeitos. Em seguida, aplicado o Inventário de Depressão Infantil – CDI. O instrumento foi aplicado em pequenos grupos de, no máximo cinco crianças, e em apenas uma única sessão conduzida em horário escolar. As alternativas do CDI foram apresentadas através de CD gravado na voz da avaliadora, evitando, assim, variações de leitura quanto a entonações e pausas. As crianças foram orientadas sobre como preencher as escalas e, caso tivessem dúvidas, que levantassem a mão para que as mesmas fossem esclarecidas. Para verificar o rendimento escolar da amostra solicitamos à direção da escola os conceitos dos alunos nas diferentes disciplinas referentes ao primeiro bimestre. O presente estudo encontra-se em fase de coleta de dados, ainda serão integrados os dados coletados em uma segunda escola da rede de ensino municipal de Maringá.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(4)

TABELA 1 Dados demográficos da amostra SEXO Masculino 39 41,94% Feminino 54 58,06% IDADE 96 a 108 meses 33 35,48% 109 meses a 132 meses 55 59,14% 133 meses a 144 meses 5 5,38% TEM IRMÃOS Sim 82 88,17% Não 11 11,83%

TEMPO NESTA ESCOLA

Até 12 meses 8 8,60%

Acima de 12 meses até 24 meses 11 11,83%

Acima de 24 meses 74 79,57% SÉRIE 3a 69 74,19% 4a 24 25,81% REPETÊNCIA Repetente 26 27,96% Não repetente 67 72,04% TOTAL 93 100,00%

Conforme Tabela 1, a idade dos sujeitos variou de 96 a 144 meses ( 8 a 12) anos, prevalecendo um número maior de crianças na faixa etária de 9 a 11 anos de idade. A média de idade dos sujeitos foi de 10 anos. Quanto ao gênero, eram 41,94% do sexo masculino e 58,06% do sexo feminino. A maioria dos sujeitos (74,9%) freqüentava a 3ª e 25,81 4ª série. Ressalta ndo que 72,4% dos alunos não haviam repetido nenhuma série anterior e que 79,57% dos alunos já estudam há mais de 24 meses na mesma escola.

O número de alunos matriculados na 3ª série é 99, e na 4ª série 88 alunos. Dos alunos matriculados, 74,19% da 3ª série, 25,81% da 4ª série foram avaliados. O restante dos alunos não foram avaliados pelo fato de seus pais não autorizarem a participação de seus filhos ou pelo fato de não terem retornado o termo de autorização. Entre os alunos não autorizados 31,91% dos pais dos alunos de 3ª série e 68,9% de 4ª série não permitiram que seus filhos participassem da pesquisa

TABELA 2 – Número de sujeitos que ultrapassaram no CDI o ponto de corte 16

FREQUÊNCIA PORCENTAGEM

CRIANÇAS COM SINTOMAS

DEPRESSIVOS 3 3,23%

CRIANÇAS SEM SINTOMAS

DEPRESSIVOS 90 96,77%

TOTAL 93 100,00%

.

Aproximadamente 3,23% dos alunos atingiram ou ultrapassaram o ponto de corte, conforme ilustrado na Tabela 2.

Considera-se de extrema importância o reconhecimento e a identificação precoce de sintomas depressivos por professores e pela família, facilitando o

(5)

encaminhamento adequado, bem como contribuindo para a criação de novos programas de intervenção, que poderão instrumentar os profissionais da área da saúde nas medidas preventivas em relação à população envolvida.

REFERENCIAS

ANDRIOLA, A.; CALVALCANTE, B. Avaliação da depressão infantil em alunos da pré – escola. Psicol. Reflex. Crit., v. 12, p. 419-428. 1999.

BORUCHOVITCH, E. As variáveis psicológicas e o processo de aprendizagem: uma contribuição para a psicologia escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.10, n.1, p.129-139. 1994.

CRUVINEL, M.; BORUCHOVITCH, E. Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. Psicol.

Estud. Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 369-378. 2004.

MARTINS, M.A O & GRAMINHA S.S.V. Caracterização da população que procura o serviço de atendimento psicológico infantil ligado à Universidade. Programa e Resumos da XIX Reunião Anual de Psicologia da SPRP. 1989. BAPTISTA, C. A e GOLFETO, J.H.. Prevalência de depressão em escolares de 7 a 14 anos. Revista de Psiquiatria Clínica vol. 27 (5), pp. 253-255, 2000.

BANDIM, J.M, SOUGEY, E.B., CARVALHO, T.F.R.. Depressão em crianças: características demográficas e sintomatologia. Jornal Brasileiro de psiquiatria. 44 (1) pp. 27-32, 1995.

JACOB, A.V.; LOUREIRO, S. R. Desenvolvimento Afetivo: o processo de aprendizagem e o atraso escolar. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, Ribeirão Preto, n. 10/11, p. 149-160, fev./ago. 1996.

KOVACS, M. Children Depression Inventory CDI: Manual. New York: Multi-Health Systems, Inc., 1992.

Referências

Documentos relacionados

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Esta organização da gestão empreendida na EMBN faz parte da organização cultural que a equipe gestora utiliza no gerenciamento cotidiano da escola em estudo. É

Na escola atualmente não funciona o Programa de Tempo Integral (PROETI), uma vez que o público prioritário para atendimento do programa são alunos de baixo desempenho.

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

Com um orçamento municipal girando por volta de R$ 623 milhões em 2012, segundo o boletim on-line Sua Cidade 9 , o município de Limeira conta, após quinze anos

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à