• Nenhum resultado encontrado

CONTROLE METROLÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLE METROLÓGICO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Ferraz, Fernando Toledo1, Lazari, Renato Ferreira2, Da Silva, Mauricio Evangelista3 1 UFF, Rio de Janeiro, Brasil

2 Inmetro, Rio de Janeiro, Brasil 3 Inmetro, Rio de Janeiro, Brasil

RESUMO

Este artigo apresenta os aspectos conceituais do controle metrológico dos instrumentos de medição, executados pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ), sob a gestão da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), apresentando introdução ao tema, descorrendo sobre metrologia legal, controle metrológico e suas especificidades quanto a regulamentação técnica metrológica, apreciação técnica de modelo e verificações metrológicas.

Palavras- Chave : metrologia legal; controle metrológico; verificações metrológicas. 1. INTRODUÇÃO

O artigo apresenta o desenvolvimento do macro processo, controle metrológico de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), através da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) , que tem a missão de gestora deste serviço e para tal utiliza o seu braço executivo denominado Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ).

Em consonância com o conceito internacional adotado para metrologia legal, estabeleceu-se para o controle metrológico o seguinte objetivo específico: prover para os detentores e fabricantes de instrumentos de medição, de medidas materializadas e acondicionadores de produtos pré-medidos, regulamentos técnicos, certificados de aprovação e verificação de seus produtos, objetivando à proteção do cidadão e à concorrência justa.

Para o cumprimento de suas metas, bem como assegurar eficiente e eficaz cobertura de todo o território nacional, a estrutura de execução da metrologia legal está alicerçada nos órgãos metrológicos estaduais conveniados ao Inmetro, designados por RBMLQ, esta rede desenvolve as atividades operacionais de verificação metrológica e de supervisão de instrumento em uso e de produtos pré-medidos. Neste contexto, a Dimel realiza diretamente a apreciação técnica de modelo e a regulamentação técnica metrológica.

Cabe acrescentar, que o controle metrológico está alinhado à regulamentação técnica metrológica específica para cada tipo de instrumento de medição e está relacionado aos instrumentos que têm

(2)

interface direta com o consumidor, ou seja, aonde o Estado precisa garantir a lisura das medições e ser o fiel da balança, quando das dúvidas que possam surgir nas transações comerciais.

No que diz respeito ao Brasil, a regulamentação metrológica, base legal para execução desse controle, obedece as recomendações internacionais da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML). Tais recomendações são os pilares para gerar a regulamentação nacional.

2. Desenvolvimento 2.1 – Metrologia Legal

Conforme Theisen (1997, p. 23), a metrologia pode ser definida como “o campo de conhecimento relativo às medições ou a ciência das medições”, assim sendo, podemos afirmar que abrange todos os aspectos técnicos e práticos relativos às medições.

A aplicação da metrologia pode ser dividida em três segmentos, a saber: Científica, Industrial e Legal.

Entre os segmentos acima citados, iremos nos concentrar na metrologia legal por estar relacionada com o foco deste artigo.

A metrologia legal originou-se da necessidade de se assegurar um comércio justo e uma de suas mais importantes contribuições para a sociedade é o aumento da eficiência do comércio, através da confiança nas medições e na redução dos custos das transações comerciais.

Com a Lei 5966 de 1973, foi instituído o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industrializados, e ainda instituiu o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Desta forma, o Inmetro foi criado com as funções de órgão executor central deste novo sistema, incorporando as atribuições do INPM.

A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) descreve o termo metrologia legal como “parte da metrologia que trata das unidades de medida, métodos de medição e instrumentos de medição em relação às exigências técnicas e legais obrigatórias, as quais têm o objetivo de assegurar uma garantia pública do ponto de vista da segurança e da exatidão das medições”. Desta maneira, caracteriza todos os níveis e setores de uma nação desenvolvida. As ações governamentais nesse campo objetivam, por um lado, a disseminação e a manutenção das medidas e unidades harmonizadas e por outro a supervisão e avaliação dos instrumentos e métodos de medição.

O principal objetivo estabelecido legalmente no campo econômico é proteger o consumidor enquanto comprador de produtos e serviços medidos, e o vendedor, enquanto fornecedor destes. A exatidão dos instrumentos de medição, especialmente em atividades comerciais, dificilmente pode ser conferida pela segunda parte envolvida e não possui meios técnicos para fazê-lo. Em geral, os instrumentos de medição estão na posse de um dos parceiros comerciais, o qual tem

(3)

acesso aos instrumentos, independente da presença dos demais. É a competência da atividade do controle metrológico, quem estabelece a confiança entre as partes, com base em ensaios imparciais.

Atualmente, nos países desenvolvidos, não só as atividades no campo comercial são submetidas à supervisão governamental, mas também são supervisionados os instrumentos de medição usados: nas atividades oficiais, no campo da medicina, na fabricação de medicamentos, nos campos de proteção ocupacional ambiental e da radiação; todos submetidos, obrigatoriamente, ao controle metrológico. A exatidão das medições assume especial importância no campo médico face aos vários efeitos negativos que resultados de menor confiabilidade podem provocar à saúde humana.

Figura 1 – Modelo de Campo de Ação da Metrologia Legal

A Resolução nº 01 de 14 de Agosto de 2003 do Conmetro, aprova o documento “Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira 2003-2007”, a metrologia legal foca sua atenção em quatro direções básicas:

a) A qualidade dos instrumentos de medição utilizados nas transações comerciais, visando assegurar a confiabilidade das medidas e evitar a fraude;

b) As atividades essenciais do Estado, oferecendo os meios de medição e controle que garantam a segurança, eqüidade e eficácia à ação do Estado;

c) As atividades produtivas, tendo em vista disponibilizar às empresas instrumentos de medição mais adequados e compatíveis com suas necessidades;

d) A indústria nacional de aparelhos de medição e de produtos pré-medidos, visando à melhoria da qualidade de seus produtos e ao aumento de sua competitividade.

A confiabilidade na medição é, portanto, especialmente necessária onde quer que exista conflito de interesse, ou onde quer que medições incorretas levem a riscos indesejáveis aos indivíduos ou à sociedade.

METROLOGIA LEGAL

SAÚDE

SEGURANÇA

MEIO AMBIENTE COMÉRCIO

(4)

A metrologia legal atende tais necessidades principalmente através de regulamentos, os quais são implementados para assegurar um nível adequado de credibilidade nos resultados de medição. Em todas as suas aplicações, a metrologia legal cobre unidades de medida, instrumentos de medição e outras matérias tais como os produtos pré-medidos. A respeito dos instrumentos de medição, são especificadas exigências de desempenho, procedimentos de verificação, meios para assegurar a correta utilização das unidades de medida legalmente definidas e prescrições obrigatórias para uso.

Segundo Birkeland (1998, p. 9), o que há de tão especial na metrologia legal? Não é a metrologia, é o aspecto legal que é especial. A metrologia torna-se legal quando os legisladores induzem exigências legais compulsórias para as unidades, os métodos e os instrumentos de medição. O ideal é assegurar um nível adequado de credibilidade e exatidão confirmada das medições.

2.1.2 Organização Internacional de Metrologia Legal – OIML

Cada dia mais intensamente, nos dias atuais, há à necessidade de harmonização das práticas de metrologia legal entre as economias mundiais é com este propósito que, desde 1955, a OIML atua no sentido de promover esta consonância global, através do desenvolvimento de uma estrutura técnica que fornece aos seus países membros diretrizes para elaboração de regulamentos nacionais e regionais no seu campo de atuação.

A proposta da OIML é assegurar a compatibilidade internacional dos regulamentos técnicos relativos à metrologia e a avaliação da conformidade correspondente. O Decreto nº 89.461 de 20/03/1984, ratifica a convenção que institui uma Organização de Metrologia Legal concluída em Paris no dia 12 de outubro de 1955, e emendada 12 de novembro de 1963 com os seguintes objetivos:

Estudar uma visão para a unificação de métodos e regulamentos, como também os problemas

de metrologia legal, de caráter legislativo e regulamentar, cuja solução é de interesse internacional;

A determinação das características de desempenho são necessárias e devem ser adequadas aos

instrumentos de medição para que os mesmos possam ser aprovados pelos Estados Membros e tenham seu uso recomendado internacionalmente;

Promover relações mais próximas entre os departamentos responsáveis pela metrologia legal;

Determinar os princípios gerais da metrologia legal.

Atualmente, a ênfase da OIML é na harmonização internacional da metrologia legal. Para isso, três passos estão sendo considerados como essenciais: cooperação mútua, confiança mútua e reconhecimento mútuo. O desenvolvimento de uma harmonização internacional fornece a base para os acordos de reconhecimento mútuo entre diversos países, fundamentais para facilitar o comércio internacional e a cooperação técnica.

(5)

2.2 Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - RBMLQ

Para exercício de sua missão e tendo em vista garantir eficiente e eficaz cobertura de todo o extenso território brasileiro, a estrutura de execução da metrologia legal conta, além da Dimel, com órgãos metrológicos estaduais aos quais foram delegadas as atividades operacionais de verificação metrológica e de supervisão de instrumentos em uso e de produtos pré-medidos, que constituem a RBMLQ. A Dimel executando diretamente a regulamentação metrológica e a apreciação técnica de modelos de instrumentos de medição visa administrar a execução das atividades delegadas à RBMLQ.

A atuação da RBMLQ, em perfeita sintonia com a política e as estratégias ditadas pelo Inmetro para a atividade de metrologia legal, nelas incluídas as prescrições normativas, a forma de atuação, o orçamento e a fonte de recursos é fator primordial para a melhor consecução da missão desta Autarquia, na garantia metrológica das medições de interesse à proteção do cidadão e à consolidação de um mercado de livre e justa concorrência.

A RBMLQ, anteriormente conhecida por Rede Nacional de Metrologia Legal (RNML), recebe essa denominação por decisão homologada em reunião dos dirigentes máximos, ocorrida em Julho de 2003, na cidade de Aracaju – Sergipe, em razão da necessidade de identificar uma outra área de atuação, no que diz respeito a fiscalização de produtos com certificação compulsória.

Figura 2 – Estrutura da RBMLQ

Cooperação Mútua Confiança Mútua Reconhecimento Mútuo

Trabalhar conjuntamente com objetivos comuns

através de uma participação ativa nos

foros da OIML

Desenvolver uma base tecnológica firme para a metrologia legal de modo a

estabelecer confiança e consenso entre os membros

da OIML

Aceitar os resultados dos procedimentos dos ensaios previstos nas recomendações

da OIML para atingir uma implantação equivalente da

(6)

2.3 Controle Metrológico

Historicamente, “a metrologia legal foi originada com a necessidade de assegurar transações comerciais fiáveis, sob o ponto de vista metrológico” (IPQ, 2001, p.27). Assim sendo, o objetivo principal é proteger os indivíduos e o ambiente das conseqüências de medições incorretas.

Dentre as atividades de metrologia legal, merecem destaque pelo propósito do presente artigo, a regulamentação e o controle metrológico. Estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico os instrumentos de medição e medidas materializadas utilizados nas atividades econômicas (comerciais) e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas nas áreas da saúde, da segurança; e do meio ambiente e os produtos pré-medidos.

Em consonância com o conceito internacional adotado para a Metrologia Legal, estabeleceu-se para o controle metrológico o seguinte objetivo específico: prover para detentores e fabricantes de instrumentos de medição e de medidas materializadas e acondicionadores de produtos pré-medidos, regulamentos técnicos metrológicos e certificados de aprovação e verificação de seus produtos, visando à proteção do cidadão e à concorrência justa .

No Plano Estratégico de Negócios 2000-2003 do Inmetro, a atividade do controle metrológico focaliza o atendimento das necessidades dos consumidores (garantia metrológica, proteção e orientação); dos detentores de instrumentos de medição (garantia metrológica); da indústria de produtos pré-medidos (competitividade, concorrência justa); e da indústria de instrumentos de medição.

O controle metrológico pode ser entendido como uma expressão que designa a ação efetuada pelo Estado sobre os instrumentos de medição e medidas materializadas, notadamente utilizados nas atividades comerciais, na saúde, na segurança e no meio ambiente.

Como em todas as sociedades organizadas, o desenvolvimento tecnológico, econômico e social tem, também no Brasil, determinado a efetiva implantação do controle metrológico dos instrumentos de medição. Cobrindo inicialmente apenas as medições com fins comerciais e as atividades de Metrologia Legal vêm sendo estendidas, gradualmente, às demais áreas previstas na legislação.

Figura 3– Fluxo do Controle Metrológico Regulamento Técnico Metrológico Aprovação de Modelo Verificações Metrológicas

(7)

2.3.1 Regulamentação Metrológica

Para exercer este controle o Governo expede leis e regulamentos. Os regulamentos estabelecem métodos de ensaios, erros máximos, rotinas de calibração e a gama de procedimentos de natureza compulsória a que devem satisfazer os fabricantes, importadores e detentores dos instrumentos de medição a que se referem.

A elaboração de regulamentos técnicos metrológicos, de caráter compulsório, é baseada nas recomendações internacionais da OIML.

O Brasil é filiado a OIML, como país membro, participando do processo de elaboração destas recomendações, que também são a base para harmonização da regulamentação junto ao Mercosul.

Com o objetivo de tornar este processo de elaboração de regulamentos técnicos metrológicos mais participativo, representativo e transparente, foram criadas as Comissões Técnicas de Regulamentação Metrológica - CT. Estas comissões são de caráter permanente e consultivo e têm como objetivo elaborar regulamentos técnicos metrológicos na sua área de atuação, bem como propor medidas relacionadas ao planejamento e implementação da regulamentação metrológica, propondo também novos projetos de regulamento.

As CT’s atuam também na avaliação dos projetos de recomendação internacional da OIML, que são encaminhados ao Inmetro para obtenção do posicionamento do Brasil, estendendo-se na análise dos projetos de Resolução Mercosul.

As comissões são compostas por representantes do Inmetro, da RBMLQ, de representantes de entidades de classe, de órgãos governamentais envolvidos na área de atuação da comissão e outros que a própria CT julgar necessário. O objetivo fundamental é congregar os diversos

vetores que possam impactar na regulamentação metrológica, conforme Figura 3, a seguir,

observa-se o fluxo da regulamentação nacional.

Figura 4 – Fluxo da Regulamentação

OIML

INMETRO

DIMEL

RBMLQ

Recomendação Internacional

Regulamentação metrológica

Gestão

Execução

(8)

A elaboração da regulamentação técnica metrológica está se pautando no desenvolvimento de critérios que permitam a obtenção de maior abrangência das atividades metrológicas, privilegiando as áreas da saúde, da segurança e do meio ambiente.

Este enfoque tem como conseqüência o aprimoramento das ações de defesa do consumidor e da cidadania, e o alinhamento do sistema a padrões internacionais recomendados pela OIML, contribuindo para colocação de produtos brasileiros em outros mercados.

As ações descritas são os mecanismos disponíveis para uma efetiva proteção ao consumidor, e garantia da justa concorrência no mercado nacional, podendo ser assim resumidas:

a) Ações preventivas de proteção ao consumidor:

A edição dos regulamentos técnicos e das normas de procedimentos deles decorrente,

tendo por escopo a garantia da qualidade metrológica dos instrumentos, medidas, meios e métodos de medição;

A apreciação técnica dos modelos de medidas e instrumentos de medição

compreendida do exame técnico de sua performance, da proteção intrínseca que possuam para impossibilitar fraudes nas medições e do plano de selagem que iniba ou dificulte a adulteração de componentes ou mesmo do seu adequado funcionamento;

A verificação inicial e periódica destes instrumentos e medidas; a inicial antes de sua

colocação em uso e a periódica a intervalos, geralmente de um ano;

A padronização das quantidades em que são acondicionados os produtos pré-medidos,

evitando a concorrência desleal e a vantagem enganosa prometida, mesmo que veladamente ao consumidor;

A divulgação do correto procedimento nas operações com instrumentos de medição e

medidas materializadas;

A divulgação das unidades legais de medida e seu correto emprego.

b) Ações repressivas de proteção ao consumidor:

A inspeção metrológica para verificação do correto funcionamento e adequado uso

dos instrumentos e medidas;

A perícia metrológica em produtos pré-medidos para verificação da correspondência

(9)

A aplicação de penalidade de multa, apreensão e interdição de instrumentos e produtos que se encontrem em desacordo com a legislação metrológica;

2.3.2 Apreciação Técnica de Modelo

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia Legal (VIML), a apreciação técnica de modelo corresponde ao “exame do modelo de um instrumento de medição ou medida materializada com vistas a sua aprovação”.

Em suma, é um processo de avaliação que consiste na análise da documentação descritiva , inspeção visual e ensaios em exemplares do modelo, baseado na regulamentação metrológica pertinente. Caso seja evidenciado o atendimento às exigências regulamentares, o modelo em questão é aprovado.

Logo, a aprovação de modelo conforme o VIML, “é a decisão reconhecendo que o modelo de um instrumento de medição ou medida materializada satisfaz às exigências regulamentares”.

Essa atividade corresponde a um conjunto de ações destinadas a averiguar se dado modelo de um instrumento, sistema de medição ou medida materializada satisfaz às exigências regulamentares. Na prática, consiste de análise da documentação descritiva acerca do modelo (memorial descritivo, manual de instruções, etc.), inspeção visual e ensaios em um ou mais exemplares do modelo, conforme definido no Regulamento Técnico Metrológico aplicável.

A solicitação de aprovação de modelo deve ser feita de maneira padronizada, nos moldes da Norma NIE-DIMEL-013 – Solicitação de aprovação de modelos de instrumentos de medição e

medidas materializadas, contendo, além do pedido formal, detalhamento acerca do modelo

postulante à aprovação, em documento denominado memorial descritivo.

Os ensaios realizados visam a avaliar o desempenho do modelo quanto à exatidão das medições, através da determinação do erro de medição. Além disso, para modelos que possuem o que é comumente chamado de “partes móveis” (como por exemplo medidores volumétricos do tipo turbina, onde as paletas ou pás são as partes móveis), são ainda realizados ensaios de desgaste após o ensaio de desempenho, onde o modelo em questão é colocado em operação por um período pré-determinado de tempo (conforme regulamento aplicável), após o qual é realizado novo ensaio de desempenho, com o intuito de verificar se, durante a utilização normal, a exatidão das medições que podem ser afetadas pelo desgaste mecânico das partes móveis.

Para instrumentos ou sistemas de medição, que possuem dispositivos eletrônicos são aplicáveis ainda ensaios específicos para evidenciar o adequado funcionamento de tais dispositivos. Dependendo da finalidade e particularidades do modelo sob avaliação, outros ensaios podem ser recomendados, tais como, por questões de segurança em ambiente explosivo, preservação ambiental e etc.

Após a conclusão de todo o processo, caso seja evidenciado o atendimento às exigências regulamentares, conclui-se pela aprovação do modelo. Para tal, é expedida uma portaria de

aprovação de modelo, publicada no Diário Oficial da União, sendo este o documento hábil da

(10)

Em virtude da infra-estrutura laboratorial brasileira não contemplar todas as demandas do

segmento, ficou estabelecido pelas Portarias Inmetro nos. 83 de 1990 e 210 de 1994, a

possibilidade de se utilizar ensaios realizados em laboratórios de países que observem as prescrições técnicas e de ensaios constantes das Recomendações da OIML, quando da apreciação técnica de modelo.

2.3.3 Verificações Metrológicas

Conjunto de operações compreendendo o exame, marcação de selagem e a emissão de um certificado que comprove as condições metrológicas e o adequado funcionamento do instrumento de medição ou sistema de medição ou medida materializada que satisfaça às exigências regulamentares, correspondentes ao conjunto de operações destinadas a averiguar o desempenho do modelo aprovado.

Buscando dirimir dúvidas existentes junto a comunidade envolvida com a metrologia, no que diz respeito a identificar os parâmetros de uma verificação metrológica em relação a uma calibração, esclarecemos o que se segue:

Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia Legal (OIML, 2000) a calibração é um conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.

Uma abordagem quanto as ações mais importantes para garantir a indicação correta de instrumentos de medição e medidas materializadas pode ser observada no quadro abaixo.

Características Verificação Calibração

Bases Exigências Legais Regras técnicas, normas,

demandas de consumidor

Objetivos -Garantia de Indicações dentro dos

erros máximos permitidos - Admissão para uso em área regulada

-Relação entre valor indicado e o valor convencional

- Amplo reconhecimento de resultados de calibração

Pré-Requisitos -Admissão para verificação

diretamente ou com o modelo aprovado

- Instrumento deve estar disponível para ser calibrado

(11)

a) Verificação Inicial

A etapa seguinte a aprovação de modelo compreende a verificação do modelo aprovado, portanto após sua construção e antes da instalação e/ou primeira utilização. Corresponde a um ensaio de desempenho, conforme estabelecido pela regulamentação aplicável.

b) Verificações Periódicas

Representam verificações, que consistem em ensaios de desempenho, realizadas em intervalos de tempo pré-determinados, de acordo com procedimentos estabelecidos por Regulamentos.

c) Verificações Eventuais

Estas verificações de dado modelo aprovado podem ser efetuadas a qualquer momento, a pedido do usuário, ou por decisão das autoridades competentes, também correspondendo a ensaios de desempenho, na prática.

3 – Considerações finais

O papel da metrologia legal deve ser ressaltado como ferramenta capaz de veicular a confiabilidade nas relações comerciais, promovendo exigências e diretrizes aplicáveis nas áreas de interesses conflitantes, onde o alto nível de exatidão nos resultados de medição é apropriado do ponto de vista político e sócio econômico. O estabelecimento da garantia metrológica nas atividades de controle metrológico visa assegurar um nível adequado de credibilidade e exatidão confirmada das medições.

Observa-se que esta atividade vem demandando a cada momento novas áreas de atuação seja em razão da globalização que resulta para esse cenário novas tecnologias, bem como frente ao processo da mudança do foco do Estado que passa por uma transição de executor para regulamentador, surgindo as agências reguladoras e outros atores que buscam no Inmetro parcerias para amparar suas expectativas.

Neste sentido, esse controle passa a ser repensado pela instituição que além da RBMLQ terá que dispor de novos parceiros que comprovem habilidades e competências nesta área tão específica, onde o Estado não pode furtar-se de sua presença.

4 – Referências

BIRKELAND, Knut. Legal Metrology at the Dawn of the 21st Century: the role and

responsibilities of the international organization of legal metrology. Final version presented at the

(12)

BRASIL .Lei 5966, de 11 de dezembro de 1973. Institui o SINMETRO, cria o CONMETRO e o INMETRO, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

_______. Lei nº 9.933, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre as competências do CONMETRO e do INMETRO, institui a taxa de serviços metrológicos, e dá outras providências.

Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

DIAS, José Luciano de Mattos. Medida Normalização e Qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. 253 p.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL.

Diretoria de Metrologia Legal. Reformulação do modelo de metrologia legal (revisão). Rio de

Janeiro: DIMEL, 1995, 9p.

_______.Coordenação de Planejamento. Plano estratégico de negócios – controle metrológico

2000-2003. Rio de Janeiro: Cplan, 2000,28p.

_______.Vocabulário de metrologia legal. 2.ed. Brasília, SENAI/DN, 2000. 27p.

_______.Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. 2.ed. Brasília, SENAI/DN, 2000, 27p.

_______.Resolução Conmetro nº 11, de 12 de outubro de 1988. Aprovar a Regulamentação Metrológica, que com esta baixa, para fiel observância .

_______.Resolução Conmetro nº 1, de 14 de agosto de 2003. Aprovar o documento “Diretrizes Estratégicas para Metrologia Brasileira 2003-2007.”

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE METROLOGIA LEGAL. OIML Boletim. Volume XLII,

2001

THEISEN, Álvaro Medeiros de Farias. Fundamentos da metrologia industrial: aplicação no processo de certificação ISO 9000. Porto Alegre: Suliani, 1997, 205p.

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa exploratória desenvolvida através de um estudo de campo suportado numa análise quantitativa e qualitativa, pretende compreender a perceção dos inquiridos

domésticos, número de visitas a museus, número de vezes em que se hospedou em hotéis no último ano, número de livros existentes em casa, número de vezes que jantou

Comme précédemment, à vous de le compléter (en français ou portugais) puis vérifiez vos hypothèses par une mise en commun et enfin, comparez avec votre première réponse..

12 de Março de 2001, relativa à libertação deliberada no ambiente de organismos geneticamente modificados e que revoga a Directiva 90/220/CEE do Conselho 5 , tal como alterada

Resultados como estes supo11am a idéia de que ácidos orgânicos, como o málico e o cítrico, podem exercer papel protetor do sistema radicular das plantas contra os efeitos tóxicos do

Neste trabalho, tem-se como objetivos a construção de redes de trocadores de calor (RTC) ótimas com máxima recuperação de energia, consumo mínimo de utilidades e número mínimo de

Pelo valor médio diário, pode-se chegar a um valor per capta de 167 L∙hab -1 ∙dia -1 , que está dentro dos valores observados para a região Sudeste brasileira, conforme mostra

Um instrumento da comunicação, a imagem é um suporte, um meio que sustenta aquilo que deve ser dito: a mensagem. O presente trabalho pretende estudar a maneira pela qual