• Nenhum resultado encontrado

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: o uso do telefone celular em sala de aula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: o uso do telefone celular em sala de aula"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS

NÚCLEO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PLANALTINA-DF

2012

HÊNIO DELFINO heniohd@hotmail.com MÁRCIA A. DE SOUZA marciasouzajr@gmail.com

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: o uso do

telefone celular em sala de aula

RESUMO

O uso das tecnologias da informação como auxiliares do processo ensino-aprendizagem tem se tornado tema central de muitos debates, visto que diferentes tecnologias estão presentes na escola e também nas salas de aulas, ainda com o formato tradicional. Uma dessas tecnologias é o aparelho de telefone celular, porém muitos Estados possuem uma expressa proibição deste aparelho em sala de aula enquanto pesquisadores defendem este como mais um material didático. Entretanto o celular ainda gera alguns questionamentos sobre como os alunos o utilizam, assim, baseando na pesquisa de campo, buscou-se perceber o possível envolvimento dos alunos e professores com este aparelho.

Palavras chave: Tecnologia da Informação. Tecnologia da informação na escola. Celulares em sala de aula. Celulares como recursos didáticos.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade está globalizada, e conseqüência disso é a quantidade de informações que são apresentadas constantemente, seja no trabalho, em casa e na escola, todos podem ser informados de acontecimentos e também informar a quem quiser. Essa facilidade geralmente é proporcionada pelo celular, aparelho que se tornou popular já que em um país com aproximadamente 190.732.694 pessoas, segundo o senso do IBGE1 2010 e com 242,2 milhões de celulares, percebe-se que há mais celulares que habitantes no país sendo que o Distrito Federal2 é o local onde há mais celulares por habitante. Assim é possível que o celular se faça presente em quase todos os ambientes, na escola não poderia ser diferente. Enfrentado o uso do celular nas

1 <http://www.teleco.com.br/estatis.asp> - acessado em 19/11/2012. 2 <http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=df&tema=pnad_internet_celular_2008> – acessado em 19/11/2012.

(2)

escolas tem provocado certa polêmica, pois para alguns ele distrai os alunos para outros ele pode facilitar a cola. Assim, com o auxílio de uma pesquisa de campo, buscou-se comparar as possíveis verdades em relação ao uso de celulares no ponto em que se discute se ele distrai os alunos nos momentos da aula e se este facilita a cola nos momentos de avaliação.

A pesquisa foi realizada no dia 19 de novembro de 2012, em uma escola pública de Sobradinho, situada no Distrito Federal, a pesquisa de campo com aplicação do questionário3 com foco quantitativo.

Lembra-se que esta pesquisa foi realizada onde pela LEI4 Nº 4.131, DE 02 DE MAIO DE 2008 DODF DE 09.05.2008 fica proibido o uso dos celulares em determinados espaços da escola como cita o determinado artigo da referida lei.

Art. 1º Fica proibida a utilização de aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrônicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos alunos das escolas públicas e privadas de Educação Básica do Distrito Federal.

Nesta pesquisa também foi realizada com seis professores do 9º ano e como 44 alunos de duas turmas também do 9º ano, estes alunos possuem uma faixa etária de 13 até 17 anos e os professores lecionam as respectivas disciplinas: Educação Física 1, Educação Física 2, Educação artística, Matemática 1, Matemática 2 e Língua portuguesa. Onde responderam o mesmo questionário.

2 QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DE CAMPO

O questionário foi elaborado com cinco perguntas objetivas, baseando nos vídeos que mostram professores buscando alternativas para os celulares dos alunos

3

Questionário no Apêndice deste trabalho.

4

<http://www.buriti.df.gov.br/ftp/diariooficial/2008/05_Maio/DODF%2087%2009-05-08/Se%C3%A7%C3%A3o01-%20087.pdf >– acessado em 19/11/2012

(3)

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS

NÚCLEO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PLANALTINA-DF

2012

durantes suas aulas sejam estas alternativas a favor5 dos celulares ou contra estes6. A primeira busca a informação de que se realmente é unânime que todos os entrevistados possuam celulares, já que pelo senso comum todos já possuem este aparelho. A segunda questão procura saber se os que possuem o celular o leva para a sala de aula. A terceira questão quer saber o que acham os entrevistados sobre o celular com fator de distração durante as aulas.

As questões 4 e 5 abordam o tema “cola” já que o celular poderia ser uma alternativa de cola durante as avaliações.

3 PESQUISA DE CAMPO

3.1 Dados dos alunos e professores

Analisando os dados coletados foram estabelecidos dois meios de apresentação, para os questionários dos alunos, sendo a primeira por forma de tabela de porcentagem onde o leitor pode perceber pela porcentagem os dados colhidos nesta amostra e a segunda por gráficos de barras.

Questão SIM NÃO

Você possui celular? 90,9% 9,09%

Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula? 88,6% 2,2% Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar? 43,1% 56,8%

O celular facilita a cola? 29,5% 70,4%

Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular? 9,09% 90,9%

Tabela 1 – Dados relativos ao questionário dos alunos na pesquisa de campo

Assim percebe-se que neste espaço a maioria dos alunos possui celular e que grande parte destes o leva para a sala de aula, percebe-se também que quando 5 http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/redes-sociais-nas-escolas-proibir-ou-liberar - acessado em 19/11/2012. 6 http://diabeisso.com/top-5-professores-destruindo-celulares-de-alunos/ - acessado em 19/11/2012.

(4)

questionados sobre o celular como fator de distração dos alunos nos mome este estão divergindo quant

no ambiente escolar, entreta

atrapalha os alunos no ambiente escolar.

Quando foi tratado o assunto da cola nas avaliações

informou que o celular não facilita a cola, e que pouco menos que um décimo desse já colou alguma vez com o auxílio do celular.

Outro meio de visualizar os dados desta pesquisa é pelos gráficos seguintes.

Gráfico 1 – Barra de comparação dos dados da pesquisa d

As respostas dos professores foram seis entrevistados, veja:

Questão

Você possui celular?

Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula?

Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 Você possui celular? Você o leva para a sala de aula

questionados sobre o celular como fator de distração dos alunos nos mome

este estão divergindo quanto a resposta, pois para parte deste o celular distrai os alunos entretanto pouco mais que a maioria acredita que o celular não atrapalha os alunos no ambiente escolar.

Quando foi tratado o assunto da cola nas avaliações a maioria dos alunos que o celular não facilita a cola, e que pouco menos que um décimo desse já colou alguma vez com o auxílio do celular.

Outro meio de visualizar os dados desta pesquisa é pelos gráficos seguintes.

Barra de comparação dos dados da pesquisa de campo para os alunos

As respostas dos professores foram organizadas na tabela de distribuição, pois foram

SIM 06 Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula? 05 celulares distraem os alunos, no ambiente escolar? 06

Você o leva para a sala de aula Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar? O celular facilita a cola? Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular?

questionados sobre o celular como fator de distração dos alunos nos momentos da aula, o a resposta, pois para parte deste o celular distrai os alunos pouco mais que a maioria acredita que o celular não

a maioria dos alunos que o celular não facilita a cola, e que pouco menos que um décimo desse já

Outro meio de visualizar os dados desta pesquisa é pelos gráficos seguintes.

e campo para os alunos

de distribuição, pois foram

SIM NÃO 06 00 05 01 06 00 Sim Não Não possuo

(5)

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS

NÚCLEO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PLANALTINA-DF

2012

O celular facilita a cola? 05 01

Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular? 01 05

Tabela 2 – Dados relativos ao questionário dos professores na pesquisa de campo

Os professores entrevistados possuem aparelho celular e cinco destes o leva para sala de aula, todos concordam que o celular distrai os alunos no ambiente escolar que para maioria deles o celular facilita a cola sendo que um deles já o fez ao menos uma vez.

(6)

APÊNDICE

Questionário de pesquisa

Tema: O uso do telefone celular em sala de aula 1) Você possui celular?

( ) Sim ( ) Não

2) Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula?

( ) Sim ( ) Não ( ) Não possuo

3) Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar? ( ) Sim ( ) Não

4) O celular facilita a cola?

( ) Sim ( ) Não

5) Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular? ( ) Sim ( ) Não

Referências

Documentos relacionados

Após a apresentação do Impress pronta, é iniciado a gravação da vídeo aula, mas antes é necessário tomar alguns cuidados necessários para desenvolver uma vídeo aula como: Falar

da SIS adotado na Cofig, em 24 (85,7%) obteve- se resultados considerados excelentes ou bons (19 pacientes tiveram pelo menos um de seus ombros enquadrados nesses grupos*), enquanto

sim, resultado de forças histórias e relações ideológicas e sociais, logo, o que contemporaneamente se denomina literatura pode sofrer um abalo nessa estrutura

Considerando o limitado, e por vezes contraditório, conhecimento científico atual sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) em reservatórios de usinas hidroelétricas,

Em acampamentos volantes, que não se leva uma barraca para acampar e não se constrói um abrigo, tem de procurar um abrigo ou parapeito para se proteger do. vento, principalmente

Não se trata de estabelecer agendas voluntarísticas, como se, por exemplo, a atual ausência efetiva de coordenação de políticas macroeconômicas requeresse, de fato, a fixação de

Para dar cumprimento ao disposto no artigo 13º, ponto 1, alínea f), do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, procedeu-se à avaliação das atividades realizadas, em cada um

Enquanto o parâmetro alfa x, é um parâmetro definido na calibração dos modelos e depende do profissional, sendo mais sensível para aquíferos de condutividade hidráulica baixa