• Nenhum resultado encontrado

IV ENCONTRO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA I FÓRUM DE DEBATES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA 07 a 11 de maio de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV ENCONTRO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA I FÓRUM DE DEBATES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA 07 a 11 de maio de 2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

07 a 11 de maio de 2012

IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA ÓPTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO

NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO

CAMPUS JUÍNA

Edilson Luis Cândido1 Eva Marinho de Souza2;

Jessica Dias² Jakson Fernando Goulart dos Santos² Cristiane Aparecida da Luz² Antonio Câmara Novais² Celina da Silva Rosante² Dalva Maria Trindade²

RESUMO

O ensino de jovens e adultos tem como caracterização a inclusão de cidadãos que não tiveram oportunidade no ensino regular em seu tempo certo. A visualização de células animais, vegetais e microrganismos, oferecem grande suporte no ensino de Biologia. No entanto observa-se o grande entusiasmo desse grupo social referente a aulas praticas de laboratório de biologia. Os dados foram levantados através de formulários, com participação direta de alunos alvo do de estudo na pesquisa proposta. É evidenciado que este grupo de jovens e adultos do ensino da modalidade PROEJA anseiam por praticidade da teoria apresentada em sala de aula, a microscopia é apenas uma da mais variadas ferramentas de ensino prático, no entanto, outras disciplinas devem apoiar-se em metodologias praticas quando possível, pois é visível a satisfação de alunos e a absorção de conteúdos pelos mesmos.

Palavras-chave: Microscopia Óptica. PROEJA. Ensino de Biologia

INTRODUÇÃO

1

Professor de Biologia IFMT Campus – Juína; Mestrando Educação Agricola pela UFRRJ. Email: edilson.candido@jna.ifmt.edu.br

2

Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade de ensino integrado profissionalizante de jovens e adultos - PROEJA

(2)

07 a 11 de maio de 2012

Baseado no Decreto nº 5.840/2006, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com denominação de PROEJA é uma modalidade de ensino que tem como proposta a profissionalização e continuidade educacional de cidadãos que se encontram de forma excluída do sistema. O IFMT Campus Juína oferece atualmente o curso de Técnico em Meio Ambiente na modalidade PROEJA, estando representado em duas turmas, com cerca de cinquenta alunos.

Em se tratando da Biologia na educação de jovens e adultos, Xavier e Godoy (2011) comentam que:

“É comum entre os alunos a visão da Biologia como uma disciplina difícil, centrada em termos e conceitos extremamente técnicos. Acreditam que a aprendizagem se dá através da memorização das informações, portanto, preocupam-se apenas com a especificidade, o detalhamento do conteúdo em detrimento da real compreensão do conceito ou processo biológico. Ainda permanece a ideia que os conteúdos são úteis apenas para a obtenção de aprovação nas atividades avaliativas, como se o conhecimento fosse algo descartável.”

Nesse contexto, segundo Morais (2009) o ensino de ciências e biologia tem como dever propiciar aos alunos jovens e adultos que não tiveram oportunidades escolares em seu tempo normal, a oportunidade de visualização de conceitos ou de processos que estão sendo construídos por ele na escola, pois a missão da educação é conduzir o crescimento intelectual, moral e ético da comunidade através de ensinamentos, exemplos, experiências levados à escola, fazendo com que cada um se conscientize e se responsabilize pelo destino da sua própria vida. Este trabalho teve como motivação a observação de alunos do ensino do PROEJA em aulas praticas no laboratório de Biologia, onde a utilização de equipamentos laboratoriais trouxe com evidência as emoções e anseios destes alunos perante aquelas aulas. Contanto, o objetivo geral da pesquisa foi caracterizado pelo estudo da importância de aulas praticas com microscopia no ensino de Jovens e Adultos, através de um estudo de caso com alunos do curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade PROEJA ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Juína.

(3)

07 a 11 de maio de 2012

A pesquisa teve como norteamento um estudo de caso no ensino de Técnico em Meio Ambiente na Modalidade PROEJA oferecido pelo IFMT Campus Juína, onde há duas turmas, que iniciaram seus cursos em Março e Agosto, respectivamente no ano 2010. A pesquisa foi realizada com sete alunos do curso objeto de estudo, numa perspectiva da iniciação cientifica desses alunos. Foi aplicado um formulário aos alunos nos dias 11 a 13 de maio de 2011, contendo perguntas relacionadas ao microscópico óptico e aulas práticas de laboratório de biologia com a utilização deste equipamento, partindo do principio das aulas já efetuadas durante o ano de 2010 e até o momento em 2011, incluindo experiências anteriores ao da estadia destes alunos no IFMT. Procurando conhecer expectativas, anseios e reações. Utilizou se o critério ético de não identificação do entrevistado e fazendo convite para participação do estudo enfatizando a não obrigatoriedade de responder ao entrevistador, tendo assim, 34 alunos que aceitaram participação. Os dados coletados foram analisados de forma quantitativa em gráficos e qualitativas numa discussão geral em analise da fala e comentários dos entrevistados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Questão 1. Questionamento ao aluno se já conhecia ou já usou o microscópico em algum momento de sua vida.

Observou-se que a maioria (82%) não conhecia e nunca tiveram nenhum contato com um microscópico, podendo afirmar que esse grupo de jovens e adultos demonstrou falta de conhecimento perante a microscopia, que é um equipamento com relação indireta no cotidiano em nosso cotidiano, pois o microscópico tem grande participação nos avanços da biologia, medicina, agricultura, etc.

(4)

07 a 11 de maio de 2012

Na segunda pergunta do formulário onde houve a pergunta sobre reação no primeiro manuseio do microscópico em aula pratica de biologia, observou-se que a grande maioria relata que ficaram surpresos e espantados com o que viam. Podendo citar alguns comentários: ”fiquei surpresa em que eu vi”; “fiquei com um pouco de medo, mas achei muito interessante”, “foi um espanto por ter visualizado diversos tipos de células que jamais pensava que iria ver”. Por tanto, ficou claro que aquele momento foi de grande importância na construção do perfil estudantil daqueles alunos, podendo afirmar que o espaço de aulas práticas com microscopia fez diferença na disciplina de biologia.

Terceiro questionamento: Esperava ter aula prática com microscópico no ensino profissionalizante no IFMT Campus Juína?

Uma parcela de 53% não esperavam ter envolvimento com microscopia aqui no IFMT, citando como exemplo a fala de um entrevistado: “Achei que isso só seria visto nos livros”. Isso demonstra a importância da utilização deste equipamento, para que o ensino não fique somente na teoria. Outra parcela (47%) alegou que esperavam sim, pois houve relatos em que enfatizavam: “A escola é federal, esperava um ensino de qualidade, tendo assim boa estrutura”. Podendo concluir o que uma instituição federal de ensino ainda gera expectativa no âmbito social, expectativas que todas escolas, sejam publicas ou privadas, também deveriam estar gerando.

(5)

07 a 11 de maio de 2012

Foram citados momentos de complementação da teoria em aulas praticas, onde dezoito entrevistados citaram a visualização da célula, oito (8) o aprendizado da parte teórica na pratica, cinco (5) a visualização de microrganismos, dois (2) aprender a manusear o microscópico, um (1) visualização da pele humana e somente dois (2) citaram que nada marcou. Os entrevistados tiveram aulas em sala de biologia celular, estudo de tecidos humanos e diversidade de vida. Por tanto, o microscópico foi uma ferramenta importante na memorização de conteúdos dessas ementas, pois isso foi evidenciado na diversidade de dados adquiridos.

Questão 5. Você acha importante a utilização do microscópico no ensino de biologia para uma maior compreensão da matéria ensinada em sala de aula?

Todos entrevistados disseram que é importante. Demonstrando em relatos a experiência do contato com o microscópico. Alguns relatos: “porque nos da visão verdadeira do que estamos estudando”; “porque há muitas coisas as que falamos na matéria de biologia que só da para observar através do microscópico”; “porque sempre fiquei indignado com os desenhinhos de células no quadro”. Conclui-se que com o contato com o microscópico o aprendizado foi facilitado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O ensino de Biologia é contemplado com temas instigantes relacionados à “vida”, por tanto aulas que envolvem a possibilidade da contextualização por meios práticos não devem ser deixadas de lado pelo Docente. A microscopia se demonstra neste estudo de caso ser uma grande ferramenta no ensino de biologia, dando contribuições no aprendizado e apoiando na construção de cidadania dessa classe social.

(6)

07 a 11 de maio de 2012

É evidenciado que este grupo de jovens e adultos do ensino da modalidade PROEJA anseiam por praticidade da teoria apresentada em sala de aula, a microscopia é apenas uma da mais variadas ferramentas de ensino prático, no entanto, outras disciplinas devem apoiar-se em metodologias praticas quando possível, pois é visível a satisfação de alunos e a absorção de conteúdos pelos mesmos.

BIBLIOGRAFIA

MEC. PROEJA / ROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica .Coordenação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: < http:// http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf> Acesso em: 03 de maio 2011.

MORAIS, F; A; O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de EJA: experiências

no município de Sorriso-MT.Revista Iberoamericana de Educación ISSN: 1681-5653

n.º 48/6 – 10 de marzo de 2009.

Disponível em: < http://www.rieoei.org/expe/2612Morais.pdf > Acesso em: 03 de maio 2011.

XAVIER, A. V; GODOY, M.T. A BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: FAVORECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1789-8.pdf > Acesso em: 02de maio 2011.

Referências

Documentos relacionados

Israel certamente irá para o exílio, para longe da sua terra natal..

Desta maneira, foi possível perceber que existe uma diferença significativa (P&lt; 0,05) entre o comportamento da cola A relativamente à cola A com 5% e com 10% m/m de

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem