• Nenhum resultado encontrado

GENEALOGIA FLUMINENSE Região Serrana - Genealogias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GENEALOGIA FLUMINENSE Região Serrana - Genealogias"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

DENEVITZ

O dr.Henrique Denevitz foi casado com Carlota (Salbrão?). Pais de:

1.1 - Carolina (...), nascida na Suíça e casada em Itaocara no dia 7 de janeiro de 1852 (CB1, 82) com Manuel Alves Moreira, nascido em Portugal, filho de Caetano Alves Moreira e Maria Rosa de Jesus.

DENEVITZ

Domingos (...) foi casado com Carolina Sul(...). Pais de:

1.1 - Joaquim Henrique Denevitz, nascido em Cantagalo e casado em Itaocara na tarde de 31 de março de 1856 (CB1, 110) com Carolina Maria de Jesus Torres, também de Cantagalo, filha de José Joaquim Torres e Teresa Maria de Jesus.

Ela se casou em segundas núpcias com Luís Gonzaga da Silva, filho de Antônio João da Silva e Prudenciana Rosa da Conceição. Tit. TORRES.

Joaquim Henrique foi assassinado em Itaocara no dia 12 de janeiro de 1887 (Obitos, 3º, 52v).

DIAS

Francisco José Dias nasceu na freguesia de Santo Antônio do Ouro Branco (MG), filho de João José Dias e Antônia Maria de Pádua.

Casou-se na matriz do Santíssimo Sacramento de Cantagalo no dia 8 de janeiro de 1850 com Luísa Maria Francisca, nascida em Cantagalo, filha natural de Maria Francisca.

DIAS

Manuel Dias foi casado com Carolina de Jesus. Pais de?

1.1 - Maria Dias Carolina, nascida em Itaocara e ali casada às 11 horas da manhã de 29 de julho de 1880 (CB2, 154) com Francisco Antônio Alonso, que nasceu em Capivari, filho de Manuel Antônio Alonso e Severiana.

DIAS

Manuel José Dias (da Rocha?) foi casado com Bernardina Antônia Ferreira. Pais de:

1.1 - Ana Dias da Rocha, nascida em Cantagalo e ali casada no dia 30 de agosto de 1836 com Manuel Furtado de Araújo, nascido na ilha de São Miguel dos Açores, filho de José Furtado de Araújo e Rosa Maria de (...).

Deste casal vieram:

(2)

DIAS

Teotônio Dias, pardo, foi pai natural de uma criança falecida a 30 de março de 1818 e depositada no cemitério da Guarda do Paraíba.

DIAS

Vicente Dias foi casado com (...). Ele morreu em Itaocara a 2 de fevereiro de 1839 com 90 anos de idade.

DIAS DE ALMEIDA

Roque Dias de Almeida foi casado com Gertrudes Maria da Silva. Pardos. Pais de:

1.1 - Luísa Gertrudes da Silva, casada com Inocêncio Francisco de Azevedo, filho de João Francisco de Azevedo e Benigna Maria da Conceição. Com geração em AZEVEDO.

1.2 - Manuel Dias de Almeida, nascido em Ponte Nova e que estava com 24 anos quando se casou em Itaocara às 10 horas da manhã de 2 de fevereiro de 1887 (CB3, 76v) com Cândida Júlia de Faria, também parda e itaocarense, filha de Francisco Joaquim e Guilhermina Júnia de Faria.

DIAS DE ARAÚJO

Fidélis Dias de Araújo foi casado com Josefa Maria do Espírito Santo. Ambos pardos e naturais de Campos.

Pais de:

1.1 - Manuel, batizado em Itaocara a 28 de novembro de 1852, com 7 anos de idade.

1.2 - Úrsula Maria do Espírito Santo, casada na matriz de Itaocara às 10 horas da manhã de 1º de julho de 1858 com Antônio Martins Ribeiro, viúvo de Leopoldina Feliciana Teixeira.

1.3 - Laurindo, nascido em Itaocara a 20 de junho de 1849.

1.4 - Antônio, falecido em Itaocara a 9 de dezembro de 1858 com um ano de idade, de um garrotilho. 1.5 - José Fidélis Dias de Araújo, casado em Santa Maria Madalena com Maria Luísa Madalena, filha de

Manuel da Costa Soares (já defunto em 1889) e Rita Inocência de Jesus. Moravam em sítio em Itaocara.

O casal teve:

2.1 - Manuel Bernardino de Araújo, nascido em Itaocara às 3 horas da tarde de 20 de maio de 1889 (LB1, 1º, __).

DIAS DE ARAÚJO

Floriano Dias de Araújo nasceu na freguesia de Santa Luzia do Rio (Manso?), Minas Gerais, filho de Manuel Dias de Araújo e Rosa Maria Eugênia.

(3)

Casou-se em Cantagalo a 29 de agosto de 1840 com Felizarda Maria dos Anjos, viúva de Manuel da Silva Lobo.

DIAS COELHO

João Dias Coelho foi casado com Jacinta Eufrásia dos Ramos. Pais de:

1.1 - Prisciliana Jacinta Dias, nascida em Ubá (MG) e casada em Itaocara às 4 horas da tarde de 7 de julho de 1866 (CB2, 10) com João Gonçalves Júnior, português do Porto, filho de João Gonçalves e Joana Maria.

1.2 - Maria Eufrásia dos Ramos, casada com Francisco Henrique Pecli, filho de João Henrique Pecli e Ana Maria. Com geração em PECLI.

1.3 - Carolina Maria dos Ramos, casada com José Pinto Braga, filho de Julião Batista de Oliveira e Ana Francisca do Livramento. Com geração no tit. PINTO BRAGA.

DIAS COELHO

José Dias Coelho foi casado com Cândida Beralda Pelúcia. Pais de:

1.1 - Maria Cândida Dias, nascida em São Januário de Ubá (MG) e casada em Itaocara às 3 horas da tarde de 1º de julho de 1865 (CB1, 183v) com Manuel Ribeiro de Brito, nascido na vila de Funchal, ilha da Madeira, filho de outro Manuel Ribeiro de Brito e Maria Rosa de Jesus.

DIAS CORREIA

Antônio José Dias Correia foi casado com Luísa Maria de São José. Pais de:

1.1 - Inácia Maria da Conceição, nascida no Rio Preto, bispado do Rio de Janeiro, e casada em Cantagalo a 4 de maio de 1841 com Joaquim José de Oliveira, nascido em Nova Friburgo, filho de Agostinho José de Oliveira e Francisca Maria de Jesus.

DIAS DA COSTA

João Dias da Costa foi casado com Maria Josefa da Glória. Ambos naturais da cidade de Angra da ilha Terceira.

Moravam no Rio de Janeiro (RJ) e se mudaram para Cantagalo. Moravam na sesmaria da Pena.

Ele já estava morto em janeiro de 1806, quando a viúva batizou como exposta a sua neta Ana. Maria Josefa morreu a 29 de setembro de 1806.

Pais de:

1.1 - Jacinta Maria de Jesus, casada com Atanásio de Melo de Azeredo Coutinho, filho de Matias Francisco de Melo e Albuquerque e Mariana (Micaela?) de Almeida. Ver tit. MELO E ALBUQUERQUE.

1.2 - José Dias da Costa, casada com Polucena Angélica dos Serafins, filha de José de Almeida Nunes e Ana Joaquina do Amor Divino.

(4)

2.1 - João, branco, nascido em Cantagalo a 20 de setembro de 1805 e batizado no dia 29 do mesmo mês.

2.2 - Rosa Maria da Conceição, natural de Cantagalo e casada na matriz do Santíssimo Sacramento de Cantagalo a 4 de julho de 1834 com João Antônio Barbosa, natural de São João de Macaé (RJ), filho de Joaquim José de Santa Ana e Ana Antônia.

Depois, ela se casou em Cantagalo em 1843 com Joaquim José da Silva, filho de Manuel José da Rosa e Ana Maria de Jesus. Vide tit. ROSA em A Gente da Capitania da

Paraíba do Sul.

2.3 - José, branco, batizado em Cantagalo a 19 de novembro de 1809. 2.4 - Inácio, branco, batizado em Cantagalo a 29 de maio de 1812. 2.5 - Antônio, batizado em Cantagalo a 18 de abril de 1815. 2.6 - Maria, batizada em Cantagalo a 2 de setembro de 1816. 2.7 - Luís, falecido no dia 2 de agosto de 1822 em Cantagalo.

2.8 - Felisbina Maria, nascida em Cantagalo e ali casada a 30 de agosto de 1845 com Emiliano José Gomes, natural da freguesia de São Pedro, na ilha Terceira, filho de José Ricardo Gomes e Antônia da Conceição.

2.9 - Francisco Dias da Costa, nascido em Cantagalo e ali casado no dia 26 de novembro de 1848 com Felicidade Delfina de Jesus, também de Cantagalo, filha de Francisco da Costa Cordeiro e (...) do Espírito Santo.

2.10- Luís José Dias da Costa (ou Luís JOSÉ), nascido em Cantagalo e ali casado a 11 de agosto de 1848 com Francisca Rosa da Conceição, nascida em Nova Friburgo, filha de Francisco da Costa (...) e Maria Luísa do Espírito Santo.

Eles tiveram:

3.1 - Maria Francisca da Conceição, casada com Francisco Rodrigues Soares, filho de João Francisco Soares e Maria Madalena da Conceição. Com geração em SOARES.

1.3 - Rosa Maria de Jesus, solteira. Foi mãe natural de:

2.1 - Francisca, branca, nascida em Cantagalo a 28 de agosto de 1811 e batizada a 14 de outubro. 1.4 - Lauriano Dias da Costa, padrinho em Cantagalo em dezembro de 1798, junto com sua mãe.

Em 1798, foi padrinho em Cantagalo Lauriano LUÍS da Costa e sua mulher Rosa Maria. João Pedro de Santiago foi procurador dele no ato.

1.5 - (hipótese, pelo sobrenome) Anacleto Dias da Costa, padrinho em Cantagalo em outubro de 1842, junto com Ana Maria da Assunção1.

DIAS DA COSTA

Luís Dias da Costa foi casado com Francisca Rosa da Conceição. Pais de:

1.1 - Maria Francisca da Conceição, casada com Francisco Rodrigues Soares, filho de João Francisco Soares e Maria Madalena da Conceição. Com sucessores mostrados no tit. SOARES.

1.2 - Eugênia Maria da Conceição, nascida em Cantagalo e que estava 23 anos quando se casou em Itaocara às 9 horas da manhã de 9 de junho de 1888 (CB4, 12) com Manuel de Paula Lopes Jr., de 28 anos, nascido em São João Batista de Nova Friburgo, filho de Manuel de Paula Lopes e Felisbina Maria do Carmo.

DIAS DA COSTA

(5)

Pedro Dias da Costa foi casado com Feliciana Maria de Jesus, todos de Minas Gerais.

Pais de:

1.1 - Joana Maria de Jesus, casada com Francisco Rodrigues da Silva, filho de José Rodrigues Branco e Francisca Correia de Lima. Tit. GOMES DA SILVA em Povoadores e Colonos da Zona do Carmo.

DIAS FERREIRA

Francisco Dias Ferreira foi filho de Antônio Dias Ferreira2 e Inocência

Barbosa.

Casou-se com Teresa Josefina León, filha de Francisco Jorge León e Maria Josefina (...).

Pais de:

1.1 - Francisco, falecido em Itaocara no dia 28 de novembro de 1852 com 2 anos de idade.

1.2 - Antônia Amélia Ferreira, nascida em Itaocara a 14 de agosto de 1854 e que ali se casou à uma hora da tarde de 6 de fevereiro de 1869 com Eduardo de Seixas von Erwen, natural de Santa Rita do Rio Negro, filho de Jacob von Erwen e Francisca von Erwen.

Em 1887 ele era dito tenente-coronel e já estava falecido. Este casal gerou:

2.1 - Arinda Ferreira von Erwen, nascida em Itaocara e que tinha 15 anos de idade quando ali se casou ao meio-dia de 30 de abril de 1887 (CB3, 79v) com Félix Luís de Barros Jr, de 27 anos, nascido em Teresópolis e morador em Monte Verde (Cambuci), filho do comendador Felipe Luís de Barros e Maria Joaquina Moreira.

1.3 - Januária Josefina Ferreira, casada em Itaocara3 a 10 de dezembro de 1877 (CB2, 115v) com o dr.

Felipe Aristides Caire, nascido em São João Batista de Nova Friburgo, filho de Casemiro Caire e Paula Sardenberg (já finados em 1889).

Viviam em Itaocara de suas lavouras. Deste casal provieram:

2.1 - Oto Ferreira Caire, nascido em Itaocara às 10h 30min da manhã de 3 de abril de 1889 e falecido no dia 25 de março de 1890 (LB1, 1º, __).

1.4 - Emília Ferreira, casada com o dr. Antônio Monteiro Freire, filho de Isidoro Caetano Monteiro e Ana Pereira de Castro. Com geração em ___________.

1.5 - Clementina de Souza Ferreira, casada com o dr. José Francisco de Oliveira e Silva Jr., filho de outro de igual nome e Francisca das Virgens. Com sucessores ditos no tit. OLIVEIRA E SILVA.

1.6 - Bernardo Dias Ferreira, nativo de Itaocara e ali casado às 9 horas da manhã de 14 de novembro de 1889 (CB4, 128) com Elisa Perisset, natural de Cantagalo, filha de Simão Luís Perisset e Júlia Machado.

DIAS MARTINS

Felipe Dias Martins foi casado com Flausina Cândida de Jesus4.

Flausina depois de viúva se casou em Cantagalo em 1836 com Antônio José da Silva, filho de José Caetano da Silva e Catarina de Jesus. Com geração no tit. SILVA FREIRE.

2 Um desse nome morreu viúvo em Itaocara a 28 de junho de 1860, com 70 anos de idade. Era pardo.

3 No registro civil de nascimento do filho Oto, o casal foi declarado casado na capela da Glória, no Rio de Janeiro. 4 Ou Flausina CÂNDIDA DA FONSECA

(6)

Pais de:

1.1 - Ana, falecida em Cantagalo a 10 de março de 1824, com 3 meses de idade.

1.2 - Constantina Cândida de Jesus5, casada em Cantagalo a 31 de outubro de 1842 com Galdino Dias da

Cruz, viúvo de Francisca Rita de Jesus.

DIAS MARTINS

Manuel Dias Martins foi casado com Francisca Xavier de Proença. Pais de:

1.1 - Ana Rita de Jesus, casada com Domingos Francisco do Amaral, filho de Manuel Nunes Pinheiro e Rosaura Maria. Com sucessão no tit. NUNES PINHEIRO.

DIAS NEPOMUCENO

João Dias Nepomuceno foi casado com Luciana Rosa. Pais de:

1.1 - Rosa de Jesus, casada em Cantagalo a 15 de julho de 1841 com José Pedro Correia Dias, nascido em São Gonçalo (MG?), filha natural de Maria Felizarda do Nascimento.

DIAS PEREIRA

Joaquim Dias Pereira foi casado com Maria Quitéria do Nascimento.

Ele morreu em Cantagalo no dia 22 de novembro de 1821, com 23 anos de idade, vítima da picada de uma cobra.

DIAS PEREIRA

Nicolau Dias Pereira nasceu em Ouro Branco6 (MG) e teve um longo

relacionamento amoroso com Rosa Maria da Rocha, da freguesia de Guarapiranga (MG). Ele já estava morto em agosto de 1805.

Deste amor vieram:

1.1 - Ana Dias Pereira, casada com Lourenço da Costa Brito, filho de João de Brito dos Santos e Maria do Rosário. Com sucessão no tit. BRITO DOS SANTOS.

1.2 - Felisberto Dias Pereira, padrinho em Cantagalo em outubro de 1806, ao lado de sua mãe.

Depois, casou-se com Antônia Luciana de São José, natural de Minas Gerais, filha de João de Souza e Ana Josefa.

Deles procederam:

2.1 - Rita Maria de São José, casada com Francisco de Abreu. Vide tit. ABREU. 2.2 - Vicência, branca, que morreu em Cantagalo a 15 de novembro de 1806. 2.3 - José, batizado em Cantagalo a 11 de julho de 1807.

2.4 - João, branco nascido em Cantagalo no dia 22 de outubro de 1810 e batizado a 12 de novembro.

5 Confirmar, pois a mãe foi dita TERESA Cândida de Jesus. 6 Ou Santo Antônio de Itaverava.

(7)

DIAS RIBEIRO

Joaquim Dias Ribeiro foi casado com Maria Luísa do Espírito Santo. Ele já estava morto em 1856.

Compraram a Francisco Medeiros, a francisco José de Santa Ana, a Ludovico Rodrigues Ferreira e a João Francisco Medeiros terras em Cantagalo (S2, 28º, 41).

Pais de:

1.1 - Manuel Francisco de Lemos. Um deste nome foi casado com Maria Leopoldina da Conceição Tiveram:

2.1 - Ana, batizada na matriz de Cantagalo em 5 de novembro de 1838 (AA2, 1A, 27). 2.2 - Vicente, batizado na matriz de Cantagalo em 9 de janeiro de 1842 (AA2, 1A, 154). 2.3 - João, batizado na matriz de Cantagalo em 26 de março de 1846 (AA2, 1-2, 91v).

2.4 - Paula, batizada na matriz de Cantagalo no dia 13 de dezembro de 1847 (AA2, 1-2, 116v).

DIAS RIBEIRO

Manuel Dias Ribeiro foi casado com Emerenciana Maria. Pais de:

1.1 - Manuel Dias Ribeiro, nascido no arraial de N. Sra. das Mercês, freguesia do Pomba (MG) e casado em Cantagalo no dia 8 de outubro de 1842 com Ana Maria da Silva, nascida em Cantagalo, filha de Manuel de Moura da Silva e Luzia Fernandes.

DIAS DA SILVA

Henrique Dias da Silva foi casado com Ana Maria de Jesus. Brancos. Pais de:

1.1 - Severino Dias da Silva, casado em Itaocara a 11 de janeiro de 1851 (CB1, 77) com Alexandrina Maria do Amparo, filha de Alexandrino Nunes da Rosa e Florentina Rosa de Jesus.

Ele morreu em Itaocara a 30 de novembro de 1863, com 25 anos de idade, casado. 1.2 - Albino Dias da Silva, casado em Itaocara no dia 24 de janeiro de 1857 (CB1, 122) com Alexandrina

Rosa do Espírito Santo, nascida em Valença (RJ), filha de Patrício Antônio da Luz e Clara de Lima do Espírito Santo.

Tiveram:

2.1 - João, que morreu com um ano de idade em Itaocara a 31 de agosto de 1860.

1.3 - Antônio José Dias da Silva, casado em Itaocara em novembro de 1853 (CB1, 96) com Matilde Joaquina do Espírito Santo, filha de Antônio Lourenço de Azevedo e Joaquina Maria do Espírito Santo.

Pais de:

2.1 - Marta Joaquina da Conceição, casada com Luís João Fernandes, filho de João Antônio Ferraz e Maria Luísa da Conceição. Com geração no tit. FERRAZ.

2.2 - Florinda Maria da Conceição, casada com José Gomes da Cruz Sobrinho, filho de Silvério Gomes da Cruz e Maria Rosa da Conceição. Com geração em GOMES DA CRUZ.

(8)

José Dias da Silva nasceu no Rio de Janeiro e foi casado com Senhorinha Maria de Jesus7.

Pais de:

1.1 - Rufino, batizado na matriz de São José de Leonissa a 9 de agosto de 1847 por Henrique Dias da Silva e Ana Maria de Jesus.

1.2 - Cândido, nascido em Itaocara a 27 de setembro de 1849. 1.3 - Maria, que morreu em Itaocara a 11 de setembro de 1856.

1.4 - Maria Antônia de Jesus, falecida em Itaocara a 29 de agosto de 1859 com 9 anos de idade.

1.5 - Isidora Maria de Jesus, casada com Antônio Lourenço de Azevedo, filho de outro desse nome e Joaquina Maria do Espírito Santo. Com os filhos anotados no tit. AZEVEDO.

1.6 - Justina, nascida a 13 de março de 1854.

1.7 - Zeferino Dias da Silva, casado em Itaocara no dia 2 de março de 1867 com Maria Joaquina da Conceição, filha de João Francisco Soares e Maria Madalena da Conceição.

Pais de:

2.1 - Maria, falecida em Itaocara a 17 de julho de 1868.

DIAS DA SILVA LEITÃO

Antônio Dias da Silva Leitão foi casado com Ana Joaquina de Souza. Pais de:

1.1 - Maria do Carmo Vieira, casada com Antônio Manuel Barbosa, filho do cap. José Manuel Barbosa e Maria Quintina de Oliveira. Tit. BARBOSA.

1.2 - Querubina Laura do Carmo, casada com João Dias Pereira, filho de Lourenço da Costa Brito e Ana Dias Pereira. Com descendência mostrada em DIAS PEREIRA, de Guarapiranga.

1.3 - Florentina Genoveva do Carmo, nascida na aplicação da capela de São Caetano do Chapéu de Uvas (MG) e casada em Cantagalo no dia 9 de fevereiro de 1846 com Caetano do Rego de Medeiros, viúvo de Claudina Rosa de Jesus.

O casal foi viver em Itaocara. Lá Florentina morreu no dia 30 de dezembro de 1880 (Óbitos, 3º, 31). Caetano morreu a 27 de janeiro de 1893, com 72 anos de idade (Óbitos, 3º, 72v).

Deste casamento vieram:

2.1 - Porcina Genoveva do Carmo, casada na matriz de Itaocara às 3 horas da tarde de 16 de janeiro de 1869 (Itaocara, 2º, 38) com Manuel Bento de Medeiros, aborígene da ilha de São Miguel dos Açores, filho de Manuel Bento de Medeiros e (...).

2.2 - Florentina Genoveva do Carmo, casada com Vítor Dumience Merlim, filho de Serafim Vítor Merlim e Mariana Ludovina Misré. Com geração no tit. ARAÚJO.

2.3 - Caetano do Rego de Medeiros Júnior, natural de Santa Rita do Rio Negro e casado na matriz de São José de Leonissa às 3 horas da tarde de 29 de agosto de 1872 (Itaocara, 2º, 62) com Maria Rita Pinheiro, nascida em Itaocara no dia 24 de abril de 1854, filha de José Borges Pinheiro e Maria Rita de Gouveia.

Viúva, ela se casaria novamente com Antônio Manuel da Silva, filho de Antônio Manuel da Silva e Maria Rosa.

Caetano morreu de febres em Itaocara no dia 13 de fevereiro de 1875, com 28 anos de idade (Óbitos, 3º, 8v).

O primeiro casal teve:

3.1 - Maria, falecida de febres em Itaocara a 8 de fevereiro de 1875 (Óbitos, 3º, 8v).

2.4 - João do Rego Medeiros, natural de Itaocara e ali casado às 11 horas da manhã de 3 de agosto de 1881 (Itaocara, 2º, 173) com Francisca Amélia de Lima, sua conterrânea, filha de Antônio de Souza Lima e Maria da Silva.

2.5 - Antônio do Rego Medeiros, natural de Itaocara e ali casado às 11 horas da manhã de l3 de julho de 1880 (Itaocara, 2º, 153v) com Maria Jacinta de (Carvalho?), sua conterrânea, filha de Antônio José de (Carvalho?) e Rita Maria.

(9)

2.6 - Felisberto José de Medeiros, casado com Elisa Ferreira, filha de Joaquim Ferreira da Silva e Genoveva Maria da Silva.

O casal teve:

3.1 - Elisa Ferreira de Medeiros, nascida às 6 horas da manhã de 1º de abril de 1889 (RC, 1º, ___).

2.7 - Ana Colatina do Carmo, nascida em Itaocara, onde se casou às 11 horas da manhã de 20 de maio de 1875 com Francisco Ferreira da Silva, natural de Nova Friburgo, filho de Joaquim Ferreira da Silva e Genoveva Maria da Silva.

2.8 - Umbelina Josefa do Carmo, nascida em Itaocara e batizada em Santa Rita do Rio Negro. Casou-se na Matriz de São José de Leonissa, em Itaocara, às 11 horas da manhã de 7 de janeiro de 1865 (Itaocara, 1º, 179) com Felipe Antônio da Cunha, nascido em São Gonçalo (RJ), filho de Augusto Antônio da Cunha e Romana Maria da Conceição.

Deles vieram:

3.1 - Porcina, nascida em Itaocara a 11 de fevereiro de 1866.

2.9 - Maria Joaquina de Jesus, nascida em Itaocara, onde se casou às 10 horas da manhã de 9 de abril de 1866 (Itaocara, 2º, 5v) com Manuel Travassos Muniz, natural da ilha de São Miguel, filho de Francisco Travassos Muniz e Ana de Jesus.

2.10- Laudelina Medeiros de Jesus, nascida em Itaocara e que estava com 15 anos de idade quando se casou à uma hora da tarde de 15 de janeiro de 1884 (CB3, 4) com Joaquim Antônio Diniz, de 25 anos de idade, natural da freguesia de Santa Ana do Sapé, MG, filho de Antônio Diniz da Silva e Vicência Rosa da Silva.

DIAS DA SILVEIRA

Manuel Dias da Silveira, branco, nasceu em Minas Gerais e foi casado com Lauriana Angélica da Silveira.

Tinham terras e escravos em Cantagalo.

Ele morreu no dia 24 de maio de 1821, com 42 anos de idade. Ela já estava morta em 1833.

Pais de (pelo menos):

1.1 - Ana, branca, falecida de bexigas em Cantagalo a 13 de abril de 1821, com 6 anos de idade.

1.2 - Eugênia, que morreu de bexigas em Cantagalo a 13 de abril de 1821, com um ano de idade. Era gêmea.

1.3 - Maria Eugênia da Silveira, casada no oratorio da fazenda Vera Cruz a 16 de outubro de 1831 com Antônio José Pinto, nascido na freguesia de São Pedro de Canedo, comarca da vila da Feira, bispado do Porto, filho de João da Costa Soares e Maria Joana Ferreira.

Deste casamento vieram:

2.1 - Maria Eugênia da Silveira, nascida em Cantagalo a 8 de abril de 1833 e ali casada a 10 de abril de 1849 com José Bento de Arsênio (!), nascido na freguesia de Santo Ildefonso, bispado do Porto, filho de Arsênio Caldeira e (...) Joaquina de Jesus.

1.4 - Francisca de Paula da Silveira, nascida em Cantagalo e casada na matriz do Santíssimo Sacramento às 5 horas da tarde de 23 de setembro de 1833 (ACMRJ, AP 1141, p.2) com Custódio Francisco Gomes, batizado na freguesia de São Julião do Calendário, arcebispado de Braga (Portugal), filho de João Francisco Gomes e Josefa Maria de Souza.

Deles procederam:

2.1 - Manuel, batizado na matriz de Cantagalo a 27 de fevereiro de 1839 (AA2, 1A, 33). 2.2 - Antônio, batizado na matriz de Cantagalo em 10 de agosto de 1840 (AA2, 1A, 97). 2.3 - Ana, batizada na matriz de Cantagalo a 12 de outubro de 1841 (AA2, 1A, 149). 2.4 - João, batizado na matriz de Cantagalo em 21 de junho de 1843 (AA2, 1-2, 29v).

(10)

DIAS SOARES

Domingos Dias Soares foi casado com Maria Mônica da Silva. Pais de:

1.1 - Eduardo, nascido em Itaocara no dia 15 de outubro de 1878.

1.2 - Emília Dias Soares, casada com Antônio (Barbosa?) da França, filho de José Inácio de França e Maria José de Jesus. Ver tit. SILVA MALAFAIA.

DIAS DE SOUZA

Albino Dias de Souza foi casado com Francisca de Souza Lima. Pais de:

1.1 - Maria Albina de Souza, casada com Francisco Antônio de Faria, filho de Antônio de Faria Salgado e Jesuína Rosa de Jesus. Com geração no tit. FARIA SALGADO.

DIAS DE SOUZA

José Dias de Souza foi casado com Ana Rodrigues. Já eram ambos finados em fevereiro de 1813. Pais de:

1.1 - José Antônio de Souza, casado em primeiras núpcias com Ana Maria da Conceição.

Mais tarde, ele se casou na freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo a 26 de fevereiro de 1813 com Francisca de Paula, natural da freguesia de N. Sra. da Conceição de Ibitipoca (MG), filha de João Pascoal dos Santos e Isabel Antônia da Luz (já defuntos em fevereiro de 1813).

DIAS TOSTES

O cap. Antônio Dias Tostes nasceu por volta de 1777 e casou-se com Ana Maria do Sacramento, nascida em 1784.

Ela morreu em 1833 e ele faleceu em 1850.

Pais de (com a colaboração de Douglas Fazolatto, e-mail de 14 fev 2006 à lista de discussão Gen-Minas):

Pais de:

1.1 - cap. Marcelino Dias Tostes foi casado com Luciana Domingues Rodrigues Pereira. Ele era dito tenente em 1857.

O casal gerou:

2.1 - Antônio Dias Tostes, natural de Minas Gerais, casado em Itaocara a 28 de janeiro de 1857 (CB1, 122v) com Maria Cândida Tostes (sua parenta?), também de Minas Gerais, filha de Cassiano Dias Tostes e Umbelina Cândida de Morais.

O Almanak Laemmert de 1870 indica um Antônio Dias Tostes como negociante no arraial dos Brotos, termo de Santo Antonio de Pádua.

Pesquisa de Douglas Fazolatto (e-mail de 14 fev 2006 à lista de discussão Gen-Minas informa que o cap. Marcelino Dias Tostes e Luciana Rodrigues foram também pais de Antônio Marciano Dias, casado com Cândida Olinda de Campos, filha natural do ten. cel. Antônio Cândido de Campos e Emerenciana Maria da Silva.

(11)

2.2 - (hipótese, pelo nome) Marciano Dias Tostes, nascido em 1824 e que se casou às 6 horas da tarde de 16 de fevereiro de 1842 na capela de São Félix, do pe. Francisco Mendes Linhares, na freguesia de São José de Leonissa (CB1, 48) com Ana Francisca de Paula. O assento não traz os nomes dos pais de nenhum deles.

Marciano morreu em 1880. Pais de:

3.1 - Marciano Dias Tostes, nascido a 14 de fevereiro de 1857 e casado em São Fidélis no dia 3 de agosto de 1878 com Virgínia Mascarenhas Barroso, nascida a 23 de junho de 1860, filha de José Gomes Barroso e Maria Marcondes.

Marciano morreu em Niterói no dia 18 de maio de 1910. Ela morreu no Rio de Janeiro a 18 de agosto de 1958.

Deles vieram:

4.1 - Teófilo, nascido em São Fidélis a 7 de setembro de 1893.

4.2 - Edgar, batizado em São Fidélis a 10 de janeiro de 1895, no dia seguinte ao do nascimento.

2.3 - (hipótese, pelo nome) Cassiano Dias Tostes, casado com Umbelina Cândida de Morais. Pais de:

3.1 - Maria Cândida Tostes, casada com Antônio Dias Tostes, filho do ten. Marcelino Dias Tostes e Luciana Domingues Rodrigues Pereira.

notas:

x.1 - Francisco Inácio Tostes, cuja esposa Prudência Francisca Emília morreu em Itaocara a 21 de abril de 1871, com 35 anosde idade (CC1, 219).

Pais de:

2.1 - Maria Emília Tostes, casada com Francisco José de Souza, filho de Joaquim José de Souza e Rosinda Maria Lopoldina. Com geração no tit. SOUZA.

x.2 - Joaquim Dias Tostes, casado com Hipólita Braga. Moradores na freguesia de São Fidélis e pais dos gêmeos Manuel e Maria (nascidos a 6 de maio de 1895)

x.3 - inventários do 2o. Cartório de Notas de São Fidélis:

1864 - Marcelino Dias Tostes (sendo inventariante Luciana Pereira Rodrigues Tostes). 1871 - Francisca Umbelina Silva Tostes (sendo inventariante José Marcelino Dias Tostes) 1879 - Ana Marcelina Tostes (sendo inventariante Joaquim Pio Alvim)

x.4 - João Antônio Dias Tostes foi casado com Eufrásia Maria de Jesus. Moradores em Santa Bárbara do Mato Dentro (MG). Pais de:

1.1 - Vicente Dias Tostes, cas. Itaocara 11 ago 1842 com Carlota Josefina de Barcelos, cantagalense, filha de Floriano José dos Santos e Josefa Maria do Espírito Santo.

DOMINGOS

João Batista Domingos foi casado com Maria Madalena Patientia (Helner?). O casal foi padrinho em Cantagalo em abril de 1838 do neto João.

Pais de:

1.1 - Maria José da Paciência Domingos, nascida na freguesia de São Lourenço de Martigny, Valais (França?) e casada em Cantagalo a 21 de junho de 1825 com José Alexandre Vuillemat, natural da freguesia de São Loureço de Charmey, Cantão de Friburgo (Suíça), filho de Cláudio Francisco Dionísio Vuillemat e Maria Felicidade Tornare.

(12)

2.1 - João, nascido a 24 de fevereiro de 1838 e batizado em Cantagalo no dia 7 de abril8.

1.1 - Maria Catarina Domingos, casada em Cantagalo a 21 de junho de 1825 com Jacob Alexandre Vuillemat, também filho de Cláudio Francisco Dionísio Vuillemat e Maria Felicidade Tornare.

DOMINGUES

Francisco de Paula Domingues nasceu em Ouro Preto, filho natural de (...) e liberto por seu senhor.

Casou-se em Cantagalo no dia 1º de outubro de 1835 com Francisca Maria Madalena, perta da nação cabinda, liberta, batizada na igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

DOMINGUES

João Jorge Domingues foi casado com (...). Pais de:

1.1 - Frontino João da Silva, nascido em Itaocara e ali casado às 3 horas da tarde de 21 de novembro de 1880 (CB2, 162) com Laudelina da Silva Gouveia, também itaocarense, filha de João Aleixo da Silva e Laudiênia Carolina de Gouveia.

DOMINGUES BARBOSA

Manuel Domingues Barbosa foi casado com Ana Maria Custódia. Pais de:

1.1 - Maria Custódia de Jesus, casada com Manuel Teixeira da Silva, português, viúvo de Maria Alves. 1.2 - Maria Severiana, casada com Joaquim Martinho da Silva, filho de João Antônio da Silva e

Guilhermina Maria de Jesus. Com geração em __________

DOMINGUES COELHO

Sérvulo Domingues Coelho nasceu em Portugal e morava em Itaocara, onde foi juiz de Paz.

Foi casado.

Morreu em Itaocara, assassinado por João Ferreira da Silva (vulgo João Alfaiate) no dia 26 de outubro de 1838.

DOMINGUES DO COUTO

Manuel Domingues do Couto foi casado com Ana Maria.

(13)

Pais de:

1.1 - Maria Guardiana, nascida em Itaocara, onde se casou às 9 horas da manhã de 3 de maio de 1874 (CB2, 78) com Antônio Vicente da Silva, também de Itaocara, filho natural de Ara Rita.

1.2 - Antônio do Couto, índio nascido em Itaocara e ali casado às 10 horas da manhã de 25 de julho de 1878 (CB2, 123v) com Ângela de Jesus, também índia nascida em Itaocara, filha natural de Ana de Jesus.

1.3 - Domingas Maria, casada com Alexandrino José Luciano, filho natural de Manuel Luciano e Joana Maria de Jesus. Com descendência mostrada em (...).

DOMINGUES DE FREITAS

Joaquim Domingues de Freitas foi casado com Inácia Maria de Souza. Pais de:

1.1 - Maria Inácia de Souza, casada com Sebastião José de Carvalho, filho de Jorge José Manuel Pinto e Carolina Joaquina Margarida. Com descendentes mostrados no tit. PINTO.

1.2 - Prudêncio, batizado em Itaocara no dia 27 de maio de 1866, com 4 meses de idade.

DOMINGUES MONTEIRO

José Domingues Monteiro foi casado com Emerenciana Rosa Leite. Pais de:

1.1 - Honotara, branca, falecida em Cantagalo com 16 dias de vida a 4 de janeiro de 1825. 1.2 - Maria, branca, falecida em Cantagalo a 4 de abril de 1826, com 3 meses de idade.

DOMINGUES RAMOS

João Domingues Ramos foi casado em Maria Albina. Ele já estava morto em 1864.

Pais de:

1.1 - Rosina Ramos, nascida em Itaocara, onde se casou às 2 horas da tarde de 1º de outubro de 1864 com José Maria, também itaocarense, filho natural de Maria de Jesus.

DOMINGUES DOS SANTOS

Antônio Domingues dos Santos foi casado com Marcelina Rosa dos Santos. Pais de:

1.1 - Antônio Domingues dos Santos Júnior, nascido em Itaocara, onde se casou às 11 horas da manhã de 21 de outubro de 1882 (CB2, 184) com Sofia Maria de Souza, também de Itaocara, filha de José Gonçalves de Souza Coelho e Felismina Viana.

O casal teve:

2.1 - José Domingues dos Santos Sobrinho, nascido em Itaocara às 3 horas da tarde de 20 de maio de 1889 (LB1, ___).

(14)

1.2 - Porfíria Rosa dos Santos, casada com seu parente José Domingues dos Santos Sobrinho, filho de Jerônimo Domingues dos Santos e Maria Eugênia dos Santos, Com geração no tit. DOMINGUES DOS SANTOS.

1.3 - Porcino Feliciano dos Santos, casado na matriz de Itaocara às 11 horas da manhã de 17 de maio de 1884 (CB3 , 9) com Balbina Porfíria de Queiróz, nascida em Pirapetinga, filha de Marciano da Silva Queiróz e Porfíria da Silva Queiróz.

1.4 - Elísia Hélia dos Santos, casada com seu parente Francisco Domingues dos Santos, filho de Jerônimo Domingues dos Santos e Maria Eugênia dos Santos. Com descendência mostrada em DOMINGUES DOS SANTOS.

1.5 - Rita de Cássia dos Santos, casada com Antônio Pereira de Siqueira, filho de Antônio Timóteo Pereira de Siqueira e Deolinda Clara de Siqueira. Com sucessores mostrados em SIQUEIRA. 1.6 - Carolina Augusta dos Santos, casada com Luís Domingues dos Santos, filho de Jerônimo

Domingues dos Santos e Maria Eugênia dos Santos. Com os filhos mostrados em DOMINGUES DOS SANTOS.

DOMINGUES DOS SANTOS

Jerônimo Domingues dos Santos foi casado com Maria Eugênia dos Santos. Ele já estava morto em maio de 1889.

Pais de:

1.1 - Jerônimo Domingues dos Santos Júnior, nascido em Santa Maria Madalena que se casou em Itaocara às 11 horas da manhã de 22 de setembro de 1877 (CB2, 112) com sua parenta Emília Rosa do Nascimento, de Itaocara, filha de Luís Antônio do Nascimento e Rita Carolina do Nascimento.

Este casamento não durou muito, posto que ela morreu de quebradura no dia 14 de junho de 1878, com 18 anos de idade (CC2, 21).

Ele, então se casou na mesma igreja às 10 horas da manhã de 14 de junho de 1879 (CB2, 137v) com Matilde Clara de Siqueira, de Santa Rita do Rio Negro, filha de Antônio Timóteo Pereira de Siqueira e Deolinda Clara de Siqueira.

1.2 - José Domingues dos Santos Sobrinho, nativo de Santa Maria Madalena e casado em Itaocara às 3 horas da tarde de 13 de fevereiro de 1877 (CB2, 107v) com sua parenta Porfíria Rosa dos Santos, nativa de Itaocara, filha de Antônio Domingues dos Santos e Marcelina Rosa dos Santos.

Deste casamento nasceuram:

2.1 - José, nascido em Itaocara em 15 de janeiro de 1878.

1.3 - Marcelino Domingues dos Santos, aborígene de Santa Maria Madalena e casado em Itaocara às 10 horas da manhã de 7 de junho de 1879 (CB2, 137) com Deolinda Rosa Martins, nascida no distrito campista de Santa Rita da Lagoa de Cima, filha de José Pereira Martins e Guilhermina Rosa Martins.

1.4 - Mariano Domingues dos Santos, natural de Santa Maria Madalena, onde foi batizado a 21 de março de 1856 (SMM, 1º, 40v), e casado em Itaocara às 10 horas da manhã de 10 de janeiro de 1880 (CB2, 146) com Alcina Augusta do Nascimento, nascida em Cantagalo, filha de Manuel Claudino do Nascimento e Ambrosina Augusta do Nascimento.

1.5 - João Domingues dos Santos, natural de Itaocara e ali casado no dia 25 de novembro de 1882 (CB2, 184v) com Juliana Maria Bellieni, também itaocarina, filha natural de Ana Maria Alves Nicolher. 1.6 - Maria Cândida dos Santos, casada com João Batista Gomes de Azevedo, filho de Manuel José

Gomes e Ricarda Cordeiro de Resende. Com geração no tit. RESENDE.

1.7 - Francisco Domingues dos Santos, casado com 22 anos de idade em Itaocara às 11 horas da manhã de 18 de outubro de 1884 (CB3, 20) com sua parenta Elísia Hélia dos Santos, de 20 anos, filha de Antônio Domingues dos Santos e Marcelina Rosa dos Santos.

1.8 - Antônia Rosa dos Santos, nascida em Itaocara, onde se casou às 10 horas da manhã de 8 de setembro de 1888 (CB3, 33) com João Coelho da Rocha, nascido na freguesia de Altares, na ilha Terceira, filho de José Coelho Pinheiro da Costa e Maria de Jesus.

(15)

1.9 - Luís Domingues dos Santos, nascido em Itaocara e que estava com 22 anos de idade quando se casou às 11 horas da manhã de 15 de março de 1890 (CB4, 143) com Carolina Augusta dos Santos, de 16 anos, itaocarense, filha de Antônio Domingues dos Santos e Marcelina Rosa dos Santos.

DOMINGUES DOS SANTOS

José Domingues dos Santos foi casado com Carolina Poubel. Pais de:

1.1 - Cornélio José dos Santos, nascido em Santa Maria Madalena e morador em Itaocara quando ali se casou às 11 horas da manhã de 26 de fevereiro de 1881 (CB2, 166v) com Leocádia Francisca de Oliveira, nascida em Ponte Nova e também residente em Itaocara, filha de Antônio Francisco de Oliveira e Paulina Maria de Oliveira.

DOMINGUES DOS SANTOS

José Domingues dos Santos Júnior foi casado com Rosália Poubel dos Santos. Pais de:

1.1 - Cornélio, batizado em Santa Maria Madalena no dia 2 de março de 1856 (SMM, 1º, 38).

1.2 - Simpliciana Antônia dos Santos, nascida em Santa Maria Madalena, onde foi batizada a13 de junho de 1858 (SMM, 1º, 65v), e casada em Itaocara ao meio-dia de 8 de outubro de 1876 (CB2, 102v) com José Pinheiro Navega, nascido na vila do Amarante, bispado do Porto, filho de Francisco Pinheiro Navega e Teresa Xavier.

1.3 - Carolina Maria dos Santos, nascida em Santa Maria Madalena e casada em Itaocara às 2 horas da tarde de 29 de outubro de 1870 (CB2, 48v) com José Maria Boechat, nativo de Nova Friburgo, filho de Francisco Boechat e Maria Francisca Boechat.

1.4 - Eufrásia, nascida em Itaocara no dia 13 de janeiro de 1866.

DOMINGUES VIEIRA

José Domingues Vieira foi casado com Maria Francisca da Paixão. Pais de:

1.1 - Rosa Maria Vieira, casada na capela de Santa Rita de Cantagalo no dia 28 de abril de 1838 com Manuel Joaquim de Souza, filho natural de Ana Joaquina do Espírito Santo.

O casal teve:

2.1 - Maria, batizada na matriz de Cantagalo em 7 de fevereiro de 1840 (AA2, 1A, 83). 2.2 - João, batizado na matriz de Cantagalo em 12 de dezembro de 1841 (AA2, 1A, 152). 2.3 - Antônio, batizado na matriz de Cantagalo no dia 21 de junho de 1843 (AA2, 1-2, 29).

DORMUNDO CAMPOS

João Dormundo Campos foi casado com Joaquina Dias. Pais de:

1.1 - Fortunato, branco, falecido em Cantagalo a 30 de junho de 1812 e sepultado no cemitério da fazenda Bom Jardim.

(16)

DUARTE

João José Duarte foi casado com Umbelina Rosa de Jesus. Brancos.

Ele morreu em Itaocara no dia 17 de novembro de 1856 e foi sepultado no cemitério do Valão da Onça, na fazenda da Fortaleza.

Pais de:

1.1 - Joana Maria de Jesus, casada em Itaocara às 2 horas da tarde de 14 de julho de 1858 (CB1, 138v) com Antônio José de Campos, exposto.

1.2 - Maria Rosa de Jesus, casada em Itaocara às 2 horas da tarde de 14 de julho de 1858 (CB1, 138) com José Francisco de Oliveira, filho de João de Oliveira e Maria Joana de Oliveira.

1.3 - José Duarte Pereira, casado em Itaocara no dia 18 de maio de 1852 (CB1, 84v) com Constância Maria da Conceição, filha de Belisário da Fonseca e Souza e Casemira Maria de Almeida.

DURÃO

José Higino Durão foi casado com Veridiana Maria de Jesus. Pais de:

1.1 - Alexandre José Durão, itaocarense que se casou com 18 anos de idade às 8 horas da manhã de 30 de julho de 1887 (CB3, 87v) com sua conterrânea Francisca Maria de Jesus, de 18 anos, filha de João Custódio de Oliveira e Flausina Maria de Jesus.

DUTRA

João Dutra foi casado com Matilde Dutra. Pais de:

1.1 - Rita Ferreira da Silva, casada em Itaocara com Manuel Ferreira da Rocha, português, filho de João Ferreira e Leonarda Ferreira.

Eles tiveram:

2.1 - Ambrosina, nascida9 em Itaocara no dia 6 de março de 1878.

2.2 - Cristina Ferreira da Rocha, nascida em Itaocara à uma hora da tarde de 14 de março de 1888 (LB1, 1º, 11).

DUTRA DE AZEVEDO

Francisco Dutra de Azevedo foi casado com Emília Dutra de Azevedo. Pais de:

1.1 - Maria Dutra de Azevedo, nascida em Itaocara e ali casada às 9h 30min da manhã de 3 de maio de 1890 (CB4, 151) com João Augusto de Lima, natural de Cebolas, filho de Firmino Augusto de Lima e Albina de Lima.

DUTRA CALDEIRA

(17)

Antônio Dutra Caldeira foi casado com Francelina Joana de Jesus.

Um deste nome morreu em Itaocara aos 45 anos de idade, de hidropesia, no dia 2 de maio de 1875 (CC2, 10).

Pais de:

1.1 - Jesuína Dutra Caldeira, nascida em Itaocara e casada na matriz da vila às 7 horas da manhã de 10 de março de 1878 (CB2, 119) com João Cardoso de Queiróz, nascido em Niterói, filho de Joaquim José de Queiróz e Julieta Serra.

DUTRA DA COSTA

João Dutra da Costa nasceu na ilha do Faial, filho de José Dutra da Costa e Ana Maria da Silveira.

Ele foi casado com Maria Felícia de Jesus, também da ilha do Faial, filha de João da Silveira Souto e Ana Felícia de Jesus.

Pais de:

1.1 - José, batizado na matriz de Cantagalo a 14 de abril de 1813.

1.2 - Francisca, branca, batizada em Cantagalo no dia 12 de março de 1815. 1.3 - Ana Felícia de Jesus, madrinha em Cantagalo em 1816.

DUTRA SOARES

Antônio Dutra Soares foi casado com Antônia Maria de Jesus. Ele já estava morto em 1865.

Pais de:

1.1 - Antônio Dutra Soares Júnior, natural de São José do Ribeirão e casado em Itaocara às 5 horas da tarde de 23 de fevereiro de 1867 (CB2, 16) com Ana Rosa de Jesus, itaocarense, filha de Manuel Teixeira Barbosa e Luísa Rosa de Jesus.

1.2 - José Dutra Soares, nascido em São José do Ribeirão e que se casou em Itaocara às 11 horas da manhã de 19 de fevereiro de 1865 (CB1, 180v) com Ângela Maria Francisca, batizada em Itaocara a 16 de agosto de 1847, filha de Amaro da Silva Barreto e Domingas Maria do Espírito Santo.

Tiveram:

2.1 - Antônia Dutra Soares, mulata nascida em Itaocara e ali casada10 com 17 anos de idade às 9

horas da manhã de 21 de dezembro de 1885 (CB3, 51v) com Antônio Weber, de 24 anos, nascido em Santa Rita do Rio Negro, filho dos então defuntos Felipe Weber e Margarida Weber.

2.2 - (a confirmar) Ângelo Soares, pardo, itaocarense ali casado com 22 anos de idade às 11 horas da manhã de 22 de fevereiro de 1887 (CB3, 77) com Ana Maria de Jesus, também parda, nascida em Itaocara, com 18 anos de idade.

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Seria impossível estudá-los um por um, e aliás semelhante estudo ameaçava confundir-se como o que é realizado pela Ciência Jurídica. O que há de específico no Direito

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

3 - Os pedidos formulados por proprietários de embarcações afetas à atividade marítima turística que não eram utilizadores do cais, à data da entrada em vigor das “Normas de

O sistema agroflorestal tradicional da bracatinga - SAFT precisa mudar para não. desaparecer. Tal afirmativa deve-se ao fato de

Considerando a atratividade da tributação relacionada com os Valores Mobiliários de Longo Prazo, os tomadores 10 dos recursos captados, e não seus investidores, estão sujeitos