• Nenhum resultado encontrado

Projeto Crescer. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Crescer. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto Crescer Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí)

Categoria do projeto: I – Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Casa do Bom Menino de Arapongas

Cidade: Arapongas

Contato: casabommenino@projetocrescerarapongas.org.br Autor (es): Paulo Hermínio Penacchi - Presidente

Marisa Padovezi Ferreira Bazana - Diretora Equipe: Nº. Função Formação 01 Diretora Administração 01 Financeiro Pedagogia 01 Coordenadora Letras

01 Supervisora Educação Física 01 Ass. Social Serviço Social 01 Etg. de ser. s. Acadêmico 03 Secretária (o) Acadêmico 01 Ed. de Matemática Matemática 01 Ed. de Matemática Matemática 01 Ed. Português Letras

03 Ed. de Inglês Letras/Turismo/Acadêmico 01 Ed. de Moral e Cívica Acadêmico

02 Ed. de Informática Acadêmicos 01 Ed. de Dança Educação Física 01 Ed. de Artes Acadêmico

02 Ed. de Flauta e Fanfarra Cursos de Música 02 Ed. de Canto Curso de Música/Canto 01 Ed. de capoeira Cursos de Capoeira 07 Ed. de Educação Física Acadêmicos 01 Cozinheira

07 Auxiliar de Cozinha 02 Auxiliar Geral

Parceria: O Projeto conta com a parceria da rede sócio assistencial do município de Arapongas a fim de realizar encaminhamentos que se fizerem necessários, a rede é

(2)

composta pelo CRAS; CREAS; entidades; Secretária da Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Assistência social. Possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Política Cultural. Possui parceria, também, com as escolas estaduais do município de Arapongas, visto que o projeto atende crianças e adolescentes advindos dessas escolas. Sendo assim os educadores vão até as escolas divulgar o projeto e durante o ano as escolas enviam os boletins escolares dos alunos para assim podermos acompanhar e dar o atendimento necessário no reforço escolar. Para a viabilização do trabalho há parceria também com pessoas físicas e jurídicas que realizam contribuições financeiras mensais, o projeto teve sua aprovação no Ministério da Cultura pela Lei Rouanet (lei de incentivo fiscal), onde recebe contribuição de incentivadores. Possui parceria, também, com o SESC, este disponibiliza duas educadoras para atuarem no projeto com aulas referentes à matemática e português.

Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: RESUMO

O Projeto Crescer oferece atendimento à aproximadamente 400 crianças e adolescentes com atividades educativas, esportivas e culturais, garantindo seus direitos, por meio de ações que visem o seu desenvolvimento integral. Os alunos são divididos em turmas de no máximo 24 alunos, com quatro aulas diárias das seguintes disciplinas: artes; canto/coral; flauta doce; fanfarra; dança; capoeira; educação física (modalidades esportivas); matemática, português, informática, inglês e educação moral e cívica.

Palavras-chave: Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A Casa do Bom Menino foi idealizada pelo Lions Clube Arapongas que, na época, o Companheiro Leão Padre Paulo Speiser, que fazia parte do clube, passou a visitar e conhecer vários orfanatos das cidades vizinhas e juntos optaram por construir o sistema de Casa Lar, modelo do Lar Betânia de Maringá. O Lions fundou, construiu e inaugurou a instituição com a finalidade de abrigar crianças e adolescentes desamparados sem famílias ou vítimas de maus tratos. Em 2005, a forma de atendimento mudou-se de Casa Lar para atendimento sócio educativo, criando assim o Projeto Crescer. Devido aos ótimos resultados, em 2009 a Universidade Norte do Paraná de Arapongas cedeu espaço para que a entidade executasse uma extensão do projeto a fim de alcançar crianças e adolescentes de outras localidades do município, sendo assim, foi criado o Projeto Crescer II.

Sendo assim, os Projetos tem como missão promover o desenvolvimento social, combatendo a pobreza e as desigualdades sociais através de ações socioeducativas

(3)

sustentadas por valores da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

1. JUSTIFICATIVA: A comunidade que participa do Projeto consiste em crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, que cursam de 6º a 9º com renda familiar de até três salários mínimos, da área urbana e rural do município de Arapongas. São crianças em situação de vulnerabilidade social.

A maioria das crianças da rede pública de ensino no período em que não estão na escola ficam nas ruas, visto seus pais trabalharem fora o que oportuniza a submissão a condições de violência; aprendizado de comportamentos agressivos e prejudiciais ao seu desenvolvimento; vulnerabilidade às drogas e criminalidade; o não comprometimento com a educação – alunos não estudam para a prova, não fazem sua tarefa escolar, baixas notas. Todos esses fatores contribuem ao aumento dos problemas sociais e familiares. Dessa forma, o projeto busca intervir nos problemas acima citados, oportunizando acesso a atividades que concretizem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos.

Considerando os dados do Ipardes, nos dias atuais existem no município de Arapongas 6.496 alunos matriculados no ensino fundamental (6º ao 9º ano), o município de Arapongas possui IDHM-E 0,883, nível considerado médio. A Taxa bruta de frequência escolar é de 81,82% e a taxa de rendimento educacional no ensino fundamental nos anos finais são de 83,8% aprovações; 13,2% reprovações e 3,0% abandonos. Os arranjos familiares das crianças e adolescente participantes do projeto se constituem de diversas formas, sendo que 56% das famílias dos alunos são nucleares; 26% são de famílias constituídas apenas por mães e filhos; 13% constituídas de padrastos ou madrastas; 2% apenas por pai e filhos; 2% por avós e netos e 1% por tios e sobrinhos. Em suma é nesta realidade que o Projeto irá atuar.

O Projeto Crescer trabalha a Educação, o acesso ao Esporte e a Cultura para contribuir ao desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.

Tem como problema prioritário a desmotivação por parte dos alunos, visto que a realidade de reprodução da pobreza vivenciada pelos mesmos os deixa sem motivação a sonhar em um futuro diferente de seu presente, gerando assim um descomprometimento à dedicação ao seu desenvolvimento. Logo, o projeto tem como oportunidades o despertar da consciência desses alunos para um futuro melhor, interrompendo a reprodução da pobreza, pobreza essa caracterizada como pobreza educacional, cultural, ou seja, são crianças e adolescente com difícil acesso para aquilo que lhes são garantidos constitucionalmente como direitos, direitos esses que lhes possibilitam um desenvolvimento pleno e digno.

2. OBJETIVO GERAL: O Projeto tem como objetivo geral: Proporcionar atendimento sociocultural, educativo e esportivo a crianças e adolescentes em sistema de contra turno escolar, visando o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania.Tem como finalidade formar cidadãos críticos/reflexivos sobre a realidade,

(4)

pessoas capazes de transformar sua realidade reduzindo sua exposição à violência e a exclusão social. Indivíduos que tenham a ousadia de sonhar e capacidade de lutar pelos seus sonhos, que saibam reconhecer seus direitos e deveres, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade, para que realmente tenham uma participação cidadã. Enfim, formar pessoas solidárias que vivam para servir contribuindo assim para um mundo melhor.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Oferecer educação complementar a alunos do 6º ao 9º ano, possibilitando condições para que as crianças e adolescentes evoluam em seu rendimento escolar; despertem interesses para a aprendizagem escolar e diminuem a evasão escolar.

• Oferecer práticas esportivas como elemento facilitador para a consecução do processo educacional.

• Promover atividades artísticas e culturais fundamentais para a construção da autoestima e a formação integral das crianças e adolescentes.

• Oportunizar orientação necessária à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

• Formar hábitos de cuidados com a saúde e higiene.

4. METODOLOGIA

:

A metodologia aplicada permite a priorização de atividades educativos, culturais e desportivos, proporcionando à criança e o adolescente atendido o desenvolvimento integral de suas potencialidades. A valorização na formação humana e a ação sobre a auto estima buscando sua melhoria que será enfocada em cada uma das atividades propostas.

O encaminhamento para a matrícula das crianças e adolescentes atendidas se faz a partir do comprometimento dos familiares e atendidos na integração com as atividades ofertadas no projeto.

As ações ofertadas são:

- Atividade escolar (Português e Matemática) - Biblioteca;

- Educação Física/ Práticas Desportivas; - Informática;

- Jogos Lúdicos; - Inglês;

- Música (flauta, fanfarra e canto); - Dança;

(5)

- Artes;

- Datas comemorativas

Especificamente com as famílias são desenvolvidas as seguintes atividades: - Reuniões trimestrais;

- Visitas domiciliares

- Atendimentos e orientações diversas.

5. MONITORAMENTO DOS RESULTADOS: A avaliação dos resultados alcançados é dada pela equipe de trabalho nas ações a serem realizadas, através de:

- Reuniões trimestrais com os pais; - Relatórios;

- Listas de Presença dos alunos; - Verificação de Boletins escolares; - Reuniões da equipe técnica;

- Outros mecanismos julgados pertinentes pela equipe.

6. VOLUNTÁRIOS: O Projeto conta com um professor voluntário na área de artes. Todos os componentes da diretoria do Projeto são voluntários.

7. CRONOGRAMA: Segue em anexo por email.

9. ORÇAMENTO: Temos uma despesa média mensal de aproximadamente R$145,00 por aluno

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao longo desses 8 anos de existência do projeto Crescer podemos verificar que os alunos atendidos obtém um crescimento pessoal, formação de caráter, compreensão do trabalho coletivo, acreditando em si mesmo e visualizando as oportunidades de maneira que possam saber aproveitá-las para sua vida futura e o bem da comunidade. Percebemos com o passar do tempo que os alunos permanecem no projeto, existe, também, uma constante procura por vagas no projeto e uma crescente adesão dos pais nos encontros promovidos para o acompanhamento do trabalho com seus filhos. Esses resultados foi o que nos inspirou a criar também o Projeto Crescer II, o que esta trazendo os mesmos benefícios.

REFERÊNCIAS xx

(6)

Referências

Documentos relacionados

Médio Tejo, EPE, o Hospital Distrital de Santarém, EPE, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, remeteram os

2.2.6.1 Compreende-se por Relatório Parcial o documento organizado pelo bolsista e pelo orientador, que tem o objetivo de apresentar à Comissão/Comitê do edital

 Informações necessárias - Serão utilizados para atender as rotinas diárias da revista Eletrônica Interação News, em média será utilizado por dez usuários, para isso

This means the value of all zeros and all ones in the subnet field should not be assigned to actual (physicall) subnets.”.  Na prática: u to de

educação de nível superior devido às dificuldades que os estudantes podem encontrar durante a graduação e vem sendo objeto de estudo de diversos trabalhos. Os estudos acerca

Este artigo encontra-se organizado da seguinte maneira: a Seção 1 apresentou o cenário, motivação e os objetivos do trabalho; a Seção 2 apresenta uma visão geral da Análise

Concerto de alunos das classes de instrumento do Conservatório Regional de Gaia 19º Festival Internacional de Música de Gaia – Concerto Sinfónico 12 de Julho de 2012

A produção crescente de uvas sem sementes no Vale do Rio São Francisco, exige conhecimento do comportamento dos cultivares em relação à brotação, desenvolvimento de bagas,