• Nenhum resultado encontrado

Objetivos do Programa de Português

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivos do Programa de Português"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS – 7.º Ano

Ano letivo 2016/2017

Manual Adotado: Diálogos 7- Porto Editora

Objetivos do Programa de Português

1.Adquirir e desenvolver estratégias de escuta ativa com vista a reter informação essencial, a desenvolver a compreensão, e a produzir enunciados orais em contextos

específicos.

2. Compreender as diferentes intencionalidades comunicativas nas situações de oralidade e saber utilizá‐las criticamente, não só no quotidiano como na produção de

discursos em contextos formais, designadamente discursos de apresentação e discursos de argumentação.

3. Produzir textos orais em português padrão, segundo categorias e géneros específicos, complexificando progressivamente as suas diferentes dimensões e

caracteriza-ções.

4. Usar fluentemente a língua, mobilizando diversos recursos verbais e não‐verbais, e utilizando de forma oportuna recursos tecnológicos.

5. Adquirir, interiorizar e automatizar os processos que permitem a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente.

6. Desenvolver e consolidar a capacidade de leitura de textos escritos, de diferentes géneros e com diferentes temas e intencionalidades comunicativas.

7. Compreender a associação entre o código oral e o código escrito, apropriando‐se das características deste último, de modo a redigir com correção linguística.

8. Desenvolver a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação e em contextos específicos, fazendo uso reflexivo das diversas

modali-dades da língua.

9. Produzir textos com objetivos críticos, pessoais e criativos.

10. Produzir textos escritos de diferentes categorias e géneros, conhecendo e mobilizando as diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão.

11. Dominar os procedimentos que asseguram um adequado desenvolvimento textual, temático e discursivo, com progressiva consolidação do domínio dos géneros

escolares, nomeadamente a exposição e a argumentação.

12. Consolidar os domínios da leitura e da escrita do português como principal veículo da construção crítica do conhecimento.

13. Monitorizar, de formas variadas e regulares, a compreensão e a produção de textos orais e escritos.

14. Interpretar textos orais e escritos, de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.

15. Interpretar textos literários de diferentes géneros e graus de complexidade, com vista à construção de um conhecimento sobre a literatura e a cultura portuguesas,

valorizando‐as enquanto património de uma comunidade.

16. Apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores.

17. Reconhecer a inscrição da matriz cultural na aprendizagem do Português.

18. Construir um progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na escrita, através da capacidade de reflexão sobre as suas regularidades, de modo a

ganhar autonomia no uso dos códigos da mesma.

19. Mobilizar os conhecimentos gramaticais para aperfeiçoar as capacidades de interpretar e produzir enunciados orais e escritos.

20. Adquirir um conhecimento reflexivo sobre a língua e explicitar e sistematizar aspetos fundamentais da estrutura do português padrão.

21. Compreender o português padrão e fazer uso adequado dele nas diversas situações de oralidade, de leitura e de escrita.

(2)

Página 2 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

Avaliação de Diagnose Textos/

Conteúdos

METAS CURRICULARES - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO

Recursos/

Materiais Avaliação Calendari-zação

ORALIDADE LEITURA ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA

Texto Narrativo ou Texto Lírico ou Texto Dramático . Compreende o senti-do global e particular do que ouve. . Compreende o sentido global e particular do que lê.

. Expressa a sua opinião sobre um assunto propos-to. . Escreve um texto respeitando as indica-ções dadas. . Compreende o sentido global e particular do que lê. . Semântica/Classes de Palavras/ Sintaxe Ficha de avaliação diagnóstica; leitor de CD/computador

Diagnós-tica Início do ano letivo

Conteúdos temáticos / Obras obrigatórias

METAS CURRICULARES - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO

Avaliação Calendariza-ção

ORALIDADE LEITURA ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA

 Texto Narrativo:

.Tema / ideias princi-pais/pontos de vista / universos de refe-rência; . Intencionalidade comunicativa; . Valores culturais; . Articulação do texto; . Categorias do texto narrativo; . Géneros literários; . Recursos expressi-vos. . 1 Conto tradicional: - “Lenda do Paraíso” in Contos Tradicionais do Povo Português de Teófilo Braga (pág. 30);

(outras escolhas possí-veis)

. 1 texto de literatura juvenil a selecionar entre :

– “O meu noivo”de

. Interpretar textos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade.

1. Identificar o tema e explicitar o assunto. 2. Distinguir informa-ção essencial e infor-mação acessória. 3. Fazer deduções e inferências. 4. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas (narrar, expor/informar, des-crever, exprimir sen-timentos, persuadir). 5. Manifestar ideias e pontos de vista perti-nentes relativamente aos discursos ouvidos.

. Registar, tratar e reter a informação. 1. Identificar ideias- ‐chave. 2. Tomar notas. 3. Reproduzir o mate-rial ouvido, recorrendo à síntese.

. Participar oportuna

. Ler em voz alta.

1. Ler expressivamente em voz alta textos variados, após prepa-ração da leitura.

. Ler textos diversos.

1. Ler textos expositi-vos/informativos, arti-gos de opinião; textos narrativos e descriti-vos; texto biográfico, comentários, reporta-gens, entrevistas e texto publicitário. 2. Ler retrato e autor-retrato, críticas, car-tas, roteiros.

. Interpretar textos de diferentes catego-rias, géneros e graus de complexidade.

1. Formular hipóteses sobre os textos e com-prová‐las com a respe-tiva leitura. 2. Identificar temas e ideias principais. 3. Identificar pontos de vista e universos de . Planificar a escrita de textos.

1. Utilizar, com progres-siva autonomia, estraté-gias de planificação (por exemplo, recolha de informação e discussão em grupo). (Opcional.) 2. Estabelecer objetivos para o que pretende escrever e registar ideias.

3. Organizar a informa-ção segundo a categoria ou género do texto.

. Redigir textos com coerência e correção linguística.

1. Utilizar uma caligrafia legível.

2. Ordenar e hierarqui-zar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto.

3. Organizar a informa-ção, fazendo a marcação

. Ler e interpretar textos literários.

1. Ler textos literários, portugueses e estran-geiros, de diferentes épocas e de géneros diversos.

2. Identificar temas, ideias principais, pon-tos de vista e universos de referência, justifi-cando. 3. Explicitar o sentido global do texto. 4. Sistematizar ele-mentos constitutivos da poesia lírica (estro-fe, verso, refrão, rima, esquema rimático). 5. Detetar a forma como o texto está estruturado (diferentes partes).

6. Identificar e reco-nhecer o valor dos recursos expressivos estudados nos ciclos anteriores (retoma onomatopeia, enume-ração, personificação, comparação, anáfora,

. Explicitar aspetos funda-mentais da morfologia.

1. Identificar e conjugar ver-bos em todos os tempos (sim-ples e compostos) e modos. 2. Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2.ª e da 3.ª conju-gação.

3. Identificar as formas dos verbos irregulares e dos ver-bos defetivos (impessoais e unipessoais).

4. Sistematizar padrões de formação de palavras comple-xas: derivação (afixal e não afixal) e composição (por palavras e por radicais). 5. Formar o plural de palavras compostas.

6. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do português.

. Reconhecer e conhecer classes de palavras.

1. Reconhecer as classes de palavras estudadas nos ciclos anteriores (retoma Nome

Ficha de Ava-liação Diag-nóstica Fichas de Avaliação Formativa: ((de acordo com

os domínios da Oralidade, da Leitura, da Escrita e da Gramática) Observação direta Auto e hete-roavaliação Trabalhos extra-aula Trabalhos individuais 1.º P E R Í O D O 15/09/16 a 16/12/16 +/- 60 aulas

(3)

Página 3 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

Irene Lisboa, in Uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma. (pág. 69) ou - O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, (Excerto: uma sequência narrativa à escolha). . 3 Narrativas de autores portugueses a selecionar entre: Miguel Torga, “Ladino” in Bichos (pág. 84) – - Manuel da Fonseca, “Mestre Finezas” in Aldeia Nova (*) (pág. 91)

Luísa Costa Gomes, A pirata

(pág. 116)

ou

– Teolinda Gersão, “Avó e neto contra

vento e areia” in A Mulher que Prendeu a Chuva e outras Histórias (pág. 121).

. 1 texto de autor de país de língua oficial portuguesa:

Angola:

José Eduardo Agualu-sa, “Havia muito sol

e construtivamente em situações de inte-ração discursiva.

1. Respeitar as conven-ções que regulam a interação discursiva. 2. Pedir e dar informa-ções, explicações, esclarecimentos. 3. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interação. 4. Apresentar propos-tas e sugestões.

. Produzir textos orais corretos, usan-do vocabulário e estruturas gramati-cais diversificados e recorrendo a meca-nismos de coesão discursiva. 1. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tópicos. 2. Utilizar informação pertinente, mobilizan-do conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, sob supervisão do professor.

3. Usar a palavra com fluência e correção, utilizando recursos verbais e não verbais com um grau de com-plexidade adequado às situações de comunica-ção. 4. Diversificar o voca-bulário e as estruturas frásicas utilizadas no discurso. 5. Utilizar pontualmen-te ferramentas pontualmen- tecno-lógicas como suporte adequado de interven-referência. 4. Identificar causas e efeitos. 5. Fazer deduções e inferências. 6. Distinguir facto e opinião. 7. Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes).

8. Detetar elementos do texto que contri-buem para a constru-ção da continuidade e da

progressão temática e que conferem coerên-cia e coesão ao texto (repetições;

substituições por

pro-nomes pessoais,

demonstrativos e pos-sessivos; substituições por sinónimos e expressões equivalen-tes; referência por possessivos; conecto-res; ordenação correlativa de tempos verbais). 9. Explicitar o sentido global do texto. . Utilizar procedimen-tos adequados à organização e trata-mento da informação.

1. Tomar notas e regis-tar tópicos.

2. Identificar ideias- ‐chave.

. Ler para apreciar textos variados.

1. Expressar, de forma fundamentada e sus-tentada, pontos de

de parágrafos.

4. Dar ao texto a estru-tura e o formato ade-quados, respeitando as características do género indicado e as caracterís-ticas (orto)gráficas esta-belecidas. 5. Adequar os textos a diferentes públicos e finalidades comunicati-vas. 6. Diversificar o vocabu-lário e as estruturas sintáticas. 7. Utilizar adequada-mente os sinais auxilia-res da escrita e os seguintes sinais de pon-tuação: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois pontos (em introdu-ção do discurso direto e de enumerações) e vír-gula (em enumerações, uso do vocativo, datas, deslocação de consti-tuintes).

8. Respeitar os princípios do trabalho intelectual: identificação das fontes utilizadas.

. Escrever para expres-sar conhecimentos.

1. Responder por escrito, de forma completa, a questões sobre um texto. 2. Responder com eficá-cia e correção a instru-ções de trabalho. 3. Elaborar resumos e sínteses de textos expo-sitivos/informativos perífrase e metáfora.) e ainda: aliteração, pleonasmo, hipérbole. 7. Reconhecer o uso de sinais de pontuação para veicular valores discursivos. 8. Comparar textos de diferentes géneros, estabelecendo diferen-ças e semelhandiferen-ças (temas e formas). . Apreciar textos literários. (v. Lista em Anexo e Listagem PNL)

1. Ler textos literários, portugueses e estran-geiros, de diferentes épocas e de géneros diversos.

2. Reconhecer valores culturais presentes nos textos.

3. Exprimir, oralmente e por escrito, ideias pessoais sobre os tex-tos lidos ou ouvidos. 4. Escrever um peque-no comentário (cerca de 100 palavras) a um texto lido.

. Ler e escrever para fruição estética. (v. Listagem PNL)

1. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumen-tando progressivamen-te a exprogressivamen-tensão e com-plexidade dos textos selecionados.

2. Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo), recitação e dramatização de textos lidos.

(próprio, comum e comum coletivo); adjetivo (qualifica-tivo e numeral); verbo princi-pal (intransitivo, transitivo), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passi-va); advérbio (valores semân-ticos – de negação, de afirma-ção, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar; funções – interrogativo); determinante (artigo definido e indefinido, demonstrativo, possessivo); pronome (pes-soal, demonstrativo, possessi-vo, indefinido); quantificador numeral; preposição; interjei-ção.)

2. Integrar as palavras nas classes a que pertencem:

a) verbo principal: transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indire-to;

b) advérbio: valores semân-ticos – de dúvida, de inclusão, de exclusão, de designação; funções – relativo e conectivo; c) determinante: indefinido, relativo, interrogativo; d) pronome relativo; e) conjunção coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa; f) conjunção subordinativa: causal e temporal; g) locução: prepositiva e adverbial.

. Analisar e estruturar uni-dades sintáticas.

1. Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adja-cência verbal: em frases afir-mativas; em frases que con-têm uma palavra negativa; em

Trabalhos de pares Trabalhos de grupo 2.º P E R Í O D O

(4)

Página 4 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

do outro lado” in A Substância do Amor e outras Crónicas (manual pág. 102 ou outra). . 1 texto de autor estrangeiro:

Luís Sepúlveda, Histó-ria de uma Gaivota e do Gato que a Ensi-nou a Voar

(Excerto. Cf. Guiões de Leitura – pág. 14)

 Texto Dramático:

. Tema / ideias principais / pontos de vista / uni-versos de referência; . Intencionalidade comu-nicativa; . Valores culturais; . Articulação do texto; . Categorias do texto dramático; . Géneros literários; . Recursos expressivos. . 1 Texto Dramático de Autor português: Alice Vieira, Leandro, Rei da Helíria (Obra de leitura extensa: cf. Guiões de leitura pág. 24) ções orais. . Produzir textos orais (4 minutos) de diferentes categorias e géneros e com dife-rentes finalidades.

1. Narrar.

2. Fazer a apresenta-ção oral de um tema. 3. Apresentar e defen-der ideias, comporta-mentos, valores, justi-ficando pontos de vista.

vista e apreciações críticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes.

. Escrever textos expo-sitivos/informativos.

1. Escrever textos con-templando uma introdu-ção ao tópico; o desen-volvimento deste, com a informação agrupada em parágrafos e apresen-tando factos, definições, pormenores e exemplos; e uma conclusão.

. Escrever textos argu-mentativos.

1. Escrever textos com a

tomada de uma posição; a apresentação de razões que a justifi-quem; e uma conclusão coerente.

. Escrever textos diver-sos.

1. Escrever textos narra-tivos; comentário. 2. Escrever texto biográ-fico, retrato e autorre-trato, guiões de entre-vista, relatórios, cartas.

. Rever os textos escri-tos. 1. Avaliar a correção e a adequação do texto escrito. 2. Reformular o texto escrito, suprimindo, mudando de sítio e rees-crevendo o que estiver incorreto.

3. Escrever, por inicia-tiva e gosto pessoal, textos diversos.

frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advérbios (bem, mal, ainda, já, sempre, só, tal-vez…).

2. Consolidar o conhecimento sobre as funções sintáticas estudadas no ciclo anterior (Sujeito (simples e composto), vocativo, predicado, comple-mento direto, complecomple-mento indireto, complemento oblí-quo, complemento agente da passiva, predicativo do sujei-to, modificador.)

3. Identificar o sujeito suben-tendido e o sujeito indetermi-nado.

4. Transformar frases ativas em frases passivas e vice‐versa (consolidação). 5. Transformar discurso direto em indireto e vice‐versa (todas as situações).

6. Identificar processos de coordenação entre orações: orações coordenadas copulati-vas (sindéticas e assindéti-cas), adversativas, disjunti-vas, conclusivas e explicati-vas.

7. Identificar processos de subordinação entre orações:

a) subordinadas adverbiais causais e temporais; b) subordinadas adjetivas

relativas.

8. Identificar oração subordi-nante.

03/01/17 a 04/04/17

(5)

Página 5 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

 Texto Poético: . Tema/ideias princi-pais/pontos de vista / universos de referência; . Intencionalidade comu-nicativa; . Valores culturais; . Articulação do texto; . Noções de versificação; . Géneros literários; . Recursos expressivos. Poemas a Explorar: 12 poemas de, pelo menos, 8 autores diferentes a selecio-nar de entre: . Eugénio de Andra-de: – “As palavras”; - “Canção”; - “Urgentemente”. (págs. 160, 162, 163) . Alexandre O’Neil: – “Amigo”; - “Gaivota”;) (págs. 165, 167) - “Autorretrato” * . António Ramos Rosa: – “Para um amigo tenho sempre um relógio”) (pág. 169);

- “Não posso adiar o amor para outro século”*; . Miguel Torga: – “História antiga”; - “A espera”; (págs. 170, 172) - “Segredo” *; - “Ariane” *; 3.º P E R Í O D O 19/04/17 a 16/06/17 +/- 30 aulas

(6)

Página 6 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

. Manuel da Fonseca: – “Mataram a tuna!” (pág. 173); - “O vagabundo do mar” *; - “Maria Campani-ça”*; . António Gedeão: – “Lágrima de pre-ta” (pág. 176); - “Pedra filosofal” ) (pág. 178); - “Impressão Digi-tal”*; - “Poema do Fecho Eclair”*;

. David Morão Fer-reira:

– “Capital” (pág. 180) ;

- “Barco Negro”*; -“Maria Lisboa”*; - “E por vezes”*;

. José Régio: – “O Papão” (pág. 184) ; -“Cântico Negro” *; - “Nossa senhora” *; . Sebastião da Gama: – “O sonho” (pág. 187) - “O Papagaio”*; . Percy B. Shelley: – "Love’s philoso-phy" (pág.189); . Florbela Espanca: – “Ser poeta” (pág. 193) - “Amar”*;

(7)

Página 7 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

. Ruy Cinatti:

-

“Meninos tomaram coragem”*; - “Quando eu partir, quando eu partir de novo”*; - “Linha de Rumo”*; - “Morte em Timor”*; - “Análise”*; . Vitorino Nemésio: - “A concha”*; - “Five o’ clock

tea”*;

- “Meu coração é como um peixe cego”*.

* Os textos e obras assinalados com asterisco não estão disponíveis no manual adotado.

Sugestões Metodológicas: Estratégias/atividades:

Recursos/ Materiais:

▪ Leitura e interpretação / análise dos textos a explorar; ▪ Leitura/audição e comentário de textos de apoio; ▪ Resposta a questionários;

▪ Oficina de Escrita;

▪ Preenchimento de grelhas e de esquemas; ▪ Descrição de documentos icónicos;

▪ Confronto de textos verbais com documentos icónicos/multimodais; ▪ Audição de textos gravados (áudio e vídeo) e respetiva reconstrução;

▪ Produção de textos variados: narrativos, dramáticos, informativos, argumentativos, cartas, atas, textos publicitários, legendas; etc. ▪ Elaboração de questionários e/ou inquéritos e/ou guiões;

▪ Reconto a partir de imagens ou de frases; ▪ Mesa redonda/debate;

▪ Dramatizações/ Recitações/Declamações; ▪ Jogos;

▪ Atividades online propostas pela Escola Virtual; ▪ Trabalhos de grupo/individuais/pares; ▪ Resumo;

▪ Diálogo professor/alunos, alunos/professor, alunos/alunos; ▪ Tomada de notas;

▪ Exercícios de gramática;

▪ Resolução de fichas de trabalho variadas, sopas de letras, palavras cruzadas, etc.

Manual de Português Diálogos 7;

 Caderno de atividades e guiões de leitura;  Outros livros;

 Guiões de Leitura;  Caderno diário do aluno;  Textos fotocopiados;

 Material recolhido e produzido pelos alunos;  Jornais / revistas;

 Quadro / giz;  TV + Vídeo;  Leitor de CD;

 Retroprojetor/acetatos;

Computador; pen drive; CD Rom; Internet; Escola Virtual;  Projetor;  Quadro interativo;  Dicionários;  Gramática;  Enciclopédias;  Prontuários e afins;  Materiais do CRE/BE. Notas:

(8)

Página 8 de 8

AEQC Planificação Anual de Português – 7.º ano

Ano letivo 2016-2017

1. Esta planificação poderá sofrer alterações/adaptações, sempre que o perfil da turma assim o exija.

2. Dependendo das características da Turma, as obras e os textos assinalados com asterisco- que não constam no Manual - poderão eventualmente servir de alternativa aos indicados, pois encon-tram-se também no documento Metas Curriculares e no Novo Programa de Português - Lista de Obras e Textos para Educação Literária – 7.º ano.

3. Tendo em conta que, na disciplina de Português, os conteúdos temáticos e gramaticais não são estanques, alguns destes conteúdos serão lecionados, retomados e complementados ao longo do ano letivo.

4. As atividades a desenvolver ao longo do ano pressupõem que os domínios de referência, objetivos e descritores de desempenho sejam trabalhados em espiral.

Referências

Documentos relacionados

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)