• Nenhum resultado encontrado

O PODER DO FENG SHUI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PODER DO FENG SHUI"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O PODER DO FENG SHUI

com Suzana Mendes

Perguntas frequentes

Considerações gerais:

1. O elemento do anfitrião, ou seja, do palácio ou área da casa é o mais importante, por isso convém protege-lo sempre de convidados ameaçadores, evitando-os ou se já lá estão e se for difícil mudar, introduzir um elemento DIPLOMATA, aquele que está entre os 2 elementos em conflito.

2. Sempre que possível é aconselhável fortalecer o elemento do anfitrião com um elemento que o ALIMENTA, mas não é obrigatório, por exemplo um palácio terra pode receber convidados terra e metal, ou até metal com uns apontamentos fogo.

3. O elemento logo a seguir ao elemento do anfitrião só o desgasta quando está em grande quantidade ou quando o anfitrião já está a ser ameaçado por outro elemento que o controla.

4. "A quantidade altera a qualidade" e sim, a QUANTIDADE é importantíssima e é exatamente aqui que entra a arte de praticar um bom Feng Shui, ou seja, conseguir harmonizar os 5 elementos em quantidades equilibradas. Como se faz? Com a prática, criatividade e intuição, embora já tivesse tido alunos que recorreram ao uso de percentagens.

5. Os elementos convidados mais fortes são aqueles que saltam aos olhos, como as cores das paredes, o piso, cortinas ou móveis grandes, o resto são detalhes.

6. No início tudo parece muito complicado, quando andava a estudar Feng Shui até as cores das roupas que as pessoas usavam serviam para praticar esta dinâmica entre os elementos.

(2)

Pergunta:O meu escritório tem a participação de 2 palácios: SE - Madeira (2/3 do espaço sensivelmente) e S - Fogo. Assim sendo, nesta divisão posso optar por elementos decorativos Madeira e Fogo e devo evitar elementos Água, Terra e Metal, é isso?

Resposta: Primeiro considera-se o anfitrião em maior quantidade, que neste caso é o anfitrião Madeira. Pode-se por isso, introduzir um pouco de Água para alimentar o palácio/anfitrião Madeira que está em maior quantidade, e elementos Madeira para alimentar o palácio Fogo. Pode-se colocar um pouco de Terra, mas sim, evitar o convidado Metal.

Pergunta: Qual o elemento a considerar como anfitrião quando uma determinada divisão da casa estiver colocada simultaneamente em duas direções da Ba Gua, praticamente 50% cada?

Resposta: Consideram-se os 2 anfitriões

Pergunta: Janelas grandes e elementos rectangulares (sofás, mesas, estantes ou armários rectangulares, roupeiros, camas de solteiro...) existem praticamente todas as divisões da minha casa. isso significa que tenho sempre que considerar a existência de elementos água e madeira, não é? Fica difícil reduzir a 3 os elementos de cada palácio (anfitrião + 2 convidados, um dos quais nutre o anfitrião)...

Resposta: Sim, não é fácil e é quase impossível ter somente 3 elementos. Mas para facilitar considera-se o que salta aos olhos e o que está em maior quantidade, o resto são detalhes.

Pergunta: Help!! No estudo do ciclo construtivo custa-me entender como a Terra alimenta o Metal e como o Metal alimenta a Água!

Resposta de uma aluna: eu fiz esta analogia:

Terra alimenta o Metal - penso em como os metais são formados no interior da Terra logo é como se a Terra alimentasse o Metal...

(3)

Metal alimenta a Água - penso no metal como algo que conduz a água tipo canos e torneiras. Também no facto de a água ter minerais e associo esses minerais ao elemento Metal...

Enfim foi assim como tentei entender o ciclo construtivo

Resposta Suzana Mendes: Muito bem, é isso mesmo. Água com terra dá lama, e é precisamente o metal que está presente na terra que "canaliza" a água que brotam nas fontes, são ciências da natureza.

Pergunta: A simbologia tem elementos?

Resposta: Pois claro que tem. Uma fotografia de uma floresta emana energia Madeira. Uma estátua prateada de metal emana energia Metal e assim por diante. Se voltarem a consultar a tabela do módulo 1, podem obter mais noções sobre os elementos, por exemplo, um quadro com bailarinos ou com uma cena de caça emana energia Fogo. Um quadro abstrato emana a energia da sua cor e formas.

Pergunta: Falaste que se a planta fosse do tamanho A4 (21cm por 30cm) o diâmetro do centro deveria ser 3 a 4 centímetros, mas eu estou a trabalhar sobre um retângulo 15cm por 11cm diminuo o diâmetro para 2, ou refaço tudo para o tamanho de uma folha A4... por exemplo uma parede onde quero colocar qualquer se tiver no centro é uma coisa, se tiver num palácio é outra e pode fazer toda a diferença..

Resposta: o tamanho do centro é proporcional ao tamanho da casa, apela ao teu sentido de equilíbrio. Não obstante, quando mais perto do centro, por exemplo uma parede, mais misturada é a energia, por isso determinada energia (5 elementos) ou simbologia tem mais força, quando afastada do centro.

Pergunta: O centro é calculado através da medição do comprimento e da largura da planta. Em casas quadradas e rectangulares com as mesmas dimensões, é mais fácil de calcular. E no caso de casas irregulares, em que o seu comprimento e/ou largura não são os

(4)

mesmos em toda a sua dimensão? Como calcular o centro da casa? Pela largura e comprimento de maior extensão? Não sei se estou a fazer-me entender...

Varandas, garagens, jardins de inverno, anexos e outros não são incluídos aquando do cálculo do centro da casa? São considerados externos à casa? Em apartamentos duplex, casas com 1, 2 ou mais andares, devemos colocar a Ba Gua em cada uma destas plantas e achar o centro. Nas varandas, garagens, jardins de inverno, anexos e outros, devemos fazer o mesmo?

Resposta: 1ª questão: Centro da casa. Quando as casas não são quadradas ou retangulares, a única fórmula seria encontrar o centro de gravidade, e não seria enquadrado neste curso pedir-vos isso, embora haja alunos que o saibam fazer. Portanto, seguindo a regra das áreas em falta e extensões é apelar para o vosso sentido de equilíbrio e intuição à mistura e sem regra geral, sendo cada caso um caso diferente e os quadrados tanto podem ficar na horizontal como na vertical. Não, não se contam os espaços exteriores, varandas e anexos. Salvo excepções quando houver necessidade de trazer de volta uma área em falta, ou seja, uma pequena "batota" para restabelecer o equilíbrio.

Pergunta: Eu medi o centro da planta do meu apartamento através das paredes internas. Pode dizer-me se medi pelas paredes certas?

Resposta: Tanto faz calcular o centro com base nas paredes externas ou internas.

Pergunta: Apareceu uma dúvida sobre os cristais para as áreas em falta : posso colocá-los em cima de uma mesa de jantar em frente à área em falta? Ou tem que ser em estantes junto á parede?

Resposta: Convém que haja um alinhamento claro e é melhor que fiquem mais próximos das paredes/cantos que precedem a área em falta. Se a mesa corresponder a esse alinhamento ok, pode servir para o efeito. Pode-se também colocar no chão (nos cantos) ou pendurados com uma linha no tecto.

Pergunta: A minha casa tem 5 pisos, é uma moradia, a minha dúvida é a seguinte: tenho de fazer o centro para cada um dos pisos? certo?

(5)

Resposta: Certo. Usar um Ba Gua para cada piso.

Pergunta: Casa arrendada, não tenho a planta em meu poder...Há alguma alternativa?

Resposta: Sim, medir e fazeres em papel quadriculado onde, por exemplo, cada quadrado equivale a 1m. Houve colegas que desenharam a planta e os seus trabalhos estão no grupo do Facebook.

Pergunta: As minhas divisões da casa, na sua maioria pertence a mais do que um palácio, sendo que algumas consequentemente têm elementos anfitriões diferentes... como fazer para equilibrar a energia? Qual dos elementos consideramos ou consideramos todos os elementos anfitriões?

Resposta: Consideram-se todos os elementos dos anfitriões. Quanto menores os espaços, mais difícil harmoniza-los precisamente por essa razão. Quando há mais que um Anfitrião torna-se mais complexo, mas segue sempre a mesma lógica de harmonização. Não obstante, como se verifica, existe uma maior área de um, por exemplo, no caso da sala o elemento do anfitrião está em maior quantidade, dai dar-lhe prioridade.

Pergunta: O centro da minha casa ocupa duas divisões da casa, o corredor e a sala (lá me safei da casa de banho... mesmo ali ao lado 😅), isto requer alguma atenção em especial...

Resposta: E importante ter a noção de quanto mais perto do centro mais misturada é a energia, porque o centro tem um pouco de cada palácio e não colocar lá o elemento madeira e água (mais uma vez seguindo a lógica da relação dos elementos), mesmo que seja água ou madeira "virtual", ou seja cores, formas, elementos e simbologia.

Pergunta: Anteriormente já havia dito que as minhas posições auspiciosas e as do meu marido não têm nada a ver, muito pelo contrário. A cama está colocada a favorece-lo. Neste momento o espaço onde eu durmo cai num palácio cuja posição não é das minhas auspiciosas,

(6)

no entanto, se mudar com ele fico num espaço que coincide com o palácio sul, das minhas posições auspiciosas, isso pode ter algum impacto?

Resposta: É sempre melhor se for possível combinar área da casa com direção para onde a cabeceira está virada, mas o óptimo é inimigo do bom, e neste caso, como são de grupos diferentes a situação torna-se mais complexa. Se conseguires colocar a cama numa área boa para ti, com a cabeceira virada para uma boa direção para o teu marido, melhor. Se não, vai buscar o “alimento” energético em outras partes da casa e, periodicamente, quando verificares que determinada dimensão da tua vida está enfraquecida, muda a posição da cama.

Pergunta: Uma varanda com tecto é considerada uma zona em falta? Obrigada

Resposta: Normalmente os espaços exteriores não são considerados, somente em algumas situações em que é necessário minimizar desequilíbrios nas áreas da casa, e aí pode-se considerar um espaço exterior para trazer "para casa" uma área em falta. Uma varanda com tecto é sempre melhor do que uma varanda sem tecto, mas terá de haver vivência nessa varanda, porque senão o efeito de trazer essa área em falta, fica fraco e pouco serve em termos energéticos.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, O conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da formação dos professores para que tenham elementos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

A divulgação do PS 2010/1 da Universidade Federal de São João del-Rei constitui uma etapa dos trabalhos em que se procura divulgar o nome e a marca da Universidade, além do