• Nenhum resultado encontrado

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Núcleo Permanente de Processos Seletivos NUPPS/FUNCERN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Núcleo Permanente de Processos Seletivos NUPPS/FUNCERN"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DO RIO GRANDE DO NORTE

Núcleo Permanente de Processos Seletivos – NUPPS/FUNCERN

V

V

e

e

s

s

t

t

i

i

b

b

u

u

l

l

a

a

r

r

2

2

0

0

0

0

7

7

.

.

1

1

L

L

E

E

I

I

A

A

A

A

T

T

E

E

N

N

T

T

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

E

E

A

A

S

S

S

S

E

E

G

G

U

U

I

I

N

N

T

T

E

E

S

S

I

I

N

N

S

S

T

T

R

R

U

U

Ç

Ç

Õ

Õ

E

E

S

S

:

:

9 Verifique se seu caderno contém 40 questões objetivas;

9 Leia com atenção cada questão antes de respondê-la;

9 Para cada questão, existe apenas uma resposta certa;

9 Transfira suas respostas para a Folha de Respostas somente quando não for mais modificá-las;

9 Não deixe questão alguma sem resposta;

9 Não amasse nem rasure sua Folha de Respostas.

9 Opção de Língua Estrangeira:

INGLÊS

INSCRIÇÃO: NOME:

BOA PROVA!

A

A

T

T

E

E

N

N

T

T

E

E

!

!

ATIVIDADE PRAZO

LOCAL

Entrada de Recursos

16/01/2007 até 18 horas

Protocolo-CEFET-RN

Resposta aos Recursos

19/01/2007 até 18 horas

www.cefetrn.br

Resultado Final das provas objetivas

23/01/2007

www.cefetrn.br

(2)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 2 LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de 1 a 6 referem-se ao texto reproduzido a seguir.

O fim do vestibular?

Cláudio Moura e Castro

Para começar a entender o vestibular, precisamos liquidar o mito de que é possível acabar com ele. E, também, entender, que, quanto mais avançado o país, mais furiosamente competitivo é o acesso às boas escolas, pois passam a ser mais decisivas no futuro candidato. Na passagem do 2º para o 3º grau, há um estreitamento (mesmo nos países mais ricos). Ora, se há mais candidatos do que vagas, como decidir? Duelos ou sorteios? Melhor escolher os alunos mais bem preparados. Portanto, não há como evitar algum critério meritocrático.

No Japão e na Coréia há uma horrenda concorrência para entrar nas melhores escolas. Todos fazem cursinhos, desde o jardim de infância. Na Coréia, os pais gastam tanto nos cursinhos quanto o Estado em educação pública. E estudantes se suicidam quando os resultados desapontam. Nos Estados Unidos, em cada Estado há instituições públicas obrigadas a aceitar qualquer aluno. Todavia, no topo da pirâmide, nas supostamente melhores, a competição é feroz e, de longe, mais árdua que no Brasil. Portanto, mais vagas não resultam na eliminação da concorrência. Mesmo no Brasil, existem muitos cursos com mais vagas que candidatos.

Qual é o critério mais justo e menos traumático? O Brasil está à frente da maioria das nações, pois, em um país de cartórios e afilhados, no ensino superior não se entra por jeitinho, amizades ou suborno. Na França e na Argentina há outro sistema: entram todos os que têm diploma de 2º grau. Mas no primeiro ano a metade é podada. Não é um método melhor.

O vestibular é acusado de ser um momento único, um tudo ou nada. Uma dor de barriga ou de cotovelo poria a perder um ano de esforço. Exames “a prestações” estão sendo tentados com aparente sucesso. Mas é preciso estar em uma escola participante para ir fazendo as provas. Como solução única, peca pela falta de eqüidade, pois prejudica os alunos de outros estabelecimentos. Usar as notas do 2º grau não funciona, pois as escolas menos exigentes são as que dão melhores notas.

Diferentemente do que se pensa, há ampla evidência científica de que a sorte joga um papel modesto, mesmo em uma prova única como o vestibular. O bem aprendido nos muitos anos anteriores é o que determina as chances de êxito. O defeito da prova única é menos introduzir a sorte do que iludir os que julgam ser possível estudar na última hora.

O vestibular convencional exerce duas funções: descobre quem sabe mais e distribui os alunos pelas instituições e carreiras, de acordo com as notas. A primeira função é boa e indispensável. A segunda, mandona e dispensável. Com o exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), criado pelo MEC, mede-se o que sabe o aluno e cada instituição usa esse resultado como quer, combinando-o com que outras provas desejar. Fica-se com os benefícios de uma prova bem-feita e eliminam-se os mecanismos centralizados de determinar quem vai para onde.

O custo do Enem é compartilhado por muitos milhares de candidatos. Isso permite fazer uma prova cara e cujo desenho busca captar conhecimentos de ordem superior. Mudam-se as regras do jogo. Já não é mais a decoreba, em que se premia a memorização de fatos mais do que o aprender a pensar – como tendem a ser os vestibulares das nossas melhores universidades. Nesse sentido, dá claras vantagens aos alunos das escolas que ensinam melhor. Mas há um dilema aqui. Ao medir os domínios mais nobres do conhecimento, pelo menos inicialmente, pode dar ainda mais vantagens aos alunos das escolas elitizadas. Contudo, a alternativa de manter uma prova burra não parece convincente.

No fundo, o grande tema é um só: as sociedades modernas premiam cada vez mais a qualidade da educação recebida, tornando mais competitiva a entrada no curso superior e requerendo mais esforço dos alunos que disputam vagas nas melhores escolas. O resto é mecânica e detalhe, nada irrelevantes, mas que apenas dão as regras de trânsito no momento em que há mais candidatos que vagas.

(Veja, 15 de novembro de 2000) 1 5 10 15 20 25 30 35 40

(3)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 3 1. Sobre a argumentação apresentada pelo autor do

texto, é correto afirmar que ela é construída

a) exclusivamente a partir de relatos sobre ocorrências referentes aos exames vestibulares. b) essencialmente a partir de dados estatísticos

reveladores da eficiência do vestibular.

c) a partir de opiniões correntes sobre o vestibular, as quais vão sendo negadas.

d) a partir, apenas, das opiniões pessoais do autor, as quais vão sendo confirmadas.

2. A leitura do período “Mesmo no Brasil, existem muitos cursos com mais vagas que candidatos” deixa implícito que, no Brasil,

a) há um equilíbrio entre o número de vagas e o de candidatos.

b) existem muitos cursos com mais vagas que candidatos.

c) é mesmo comum existirem cursos com mais vagas que candidatos.

d) afirma-se, geralmente, que há mais candidatos que vagas.

3. As expressões “Na Coréia”; “Nos Estados Unidos”, no 2º parágrafo, e “A primeira”; “A segunda”, no 6º parágrafo, foram empregadas, respectivamente, para a) estabelecer uma seqüência de espaço e ordenar

as informações.

b) estabelecer uma seqüência de espaço e outra de tempo.

c) ordenar as informações e estabelecer uma seqüência temporal.

d) ordenar as informações e estabelecer uma relação comparativa.

4. Considere as frases

Transformando-as, por meio do uso do pronome relativo, em um só período, de acordo com o português padrão escrito, a redação adequada é:

a) As provas do vestibular, cujos os conteúdos abrangem todo o ensino médio, ainda provocam pânico nos estudantes.

b) As provas do vestibular, cujos conteúdos abrangem todo ensino médio, ainda provocam pânico nos estudantes.

c) As provas do vestibular, onde os conteúdos abrangem todo o ensino médio, ainda provocam pânico nos estudantes.

d) As provas do vestibular, que os conteúdos abrangem todo o ensino médio, ainda provocam pânico nos estudantes.

5. Na frase “Há mais candidatos do que vagas”, se substituirmos o verbo em destaque por existir, e este for flexionado no pretérito perfeito do indicativo, a nova redação será:

a) Existia mais candidatos do que vagas. b) Existiram mais candidatos do que vagas. c) Existiu mais candidatos do que vagas. d) Existiam mais candidatos do que vagas.

6. No período “Contudo, a alternativa de manter uma prova burra não parece convincente” (l.35), a palavra em destaque estabelece, com o período anterior, a) uma relação de adversidade e pode ser

substituída, sem alteração de sentido, por para

tanto.

b) uma relação de conclusão e pode ser substituída, sem alteração de sentido, por portanto.

c) uma relação de conclusão e pode ser substituída, sem alteração de sentido, por entretanto.

d) uma relação de adversidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, por no

entanto.

O texto transcrito abaixo refere-se à questão seguinte.

“– Essa hora, chapa? – Tive um programa. – Já. Esse é Mário, do Rio.

– Como é que vai? – disse com sotaque. Parecia ter um certo orgulho em chiar.

– Esse é o boy. O mascote. Tinha aproximadamente treze anos.

– Opa. – disse com cara de mau, procurando esconder a idade. Sorri.

– Carlos, você precisa conhecer Gegê – segredou Marcos.

– Quem?

– Gegê. Um cronista social. É veado. Convidou-me para uma festinha íntima na casa de um ricão. – A turma vai?

– Ele convidou só a mim, mas você é chapa.” (p.62-3)

7. Em relação ao fragmento de “Geração dos Maus” transcrito acima, pode-se afirmar que

a) sua estrutura construída por frases nas quais existem conectores, correspondem à prosa impressionista, enfatizando o desprendimento da linguagem utilizada pelo personagem principal, típico do estilo Realista.

b) sua construção, predominantemente, subordinativa, faz referência ao encontro amoroso dos personagens, correspondendo ao estilo de época denominado Pós-Modernismo.

c) sua construção, predominantemente, coordenativa, corresponde às tendências que deram continuidade às conquistas do Modernismo, sugerindo a dinamicidade vivida pelo personagem principal.

d) sua estrutura construída por frases enumerativas são próprias do estilo Realista brasileiro, quem entre outras temáticas enfatizava as relações amorosas, que valorizavam o ideal amoroso.

8. Abaixo temos um trecho da conferência proferida, no capítulo VI, de “O Ateneu”, pelo Dr. Cláudio, quando este disserta acerca da arte em geral:

“Da sensação acústica vem a estesia acústica: sentimento nos sons, nas palavras – eloqüência e música; da sensação da vista, a estesia visual, o sentimento na forma, no traço e no colorido, – escultura, arquitetura, pintura; da sensação palatal e olfativa nasce o sentimento do gosto e do perfume, – artes menos consideradas pela relativa inferioridade dos seus efeitos. A sensação do tato, secundada por todas as outras, dá lugar ao sentimento complexo do As provas do vestibular ainda provocam pânico nos

estudantes.

Os conteúdos das provas do vestibular abrangem todo o ensino médio.

(4)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 4 amor, arte das artes, arte matriz, razão de ser de todas

as espécies de estesia.”

A respeito de sua concepção de Arte, podemos afirmar que, segundo ele:

a) as sensações são, fundamentalmente, elementos primordiais da concepção estética, destoando dos ideais da Escola Realista-Naturalista.

b) a determinação fundamental das ações do protagonista Sérgio decorre das circunstâncias naturais e das sensações adquiridas.

c) o efeito do meio ambiente é realçado como condição primordial da concepção estética romântica, correspondente aos ideais naturalistas. d) a concepção artística é por ele apontada como

sendo resultado de uma ação espontânea e demasiadamente intencional.

9. O narrador de “O Ateneu” refere-se a Aristarco como “homem-sanduíche da educação nacional”. Assim o narrador:

a) ironiza o alarde que Aristarco faz de si mesmo, aludindo ao peso dos seus encargos educacionais passados e futuros.

b) elogia o comportamento recatado do diretor pelos seus esforços em relação à melhoria da educação dos jovens alunos.

c) estabelece uma ironia retomando a idéia de que Aristarco era um homem severo em seus tratos em relação aos alunos novatos.

d) satiriza Aristarco desmistificando sua figura imponente, ao ostentar a face de um deus olímpico e intangível.

A questão seguinte refere-se ao soneto de Cruz e Sousa:

Tortura eterna

Impotência cruel, ó vã tortura! Ó Força inútil, ansiedade humana! Ó círculos dantescos da loucura! Ó luta, ó luta secular, insana!

Que tu não possas, Alma soberana, Perpetuamente refulgir na Altura, Na Aleluia da Luz, na clara Hosana Do Sol, cantar, imortalmente pura.

Que tu não possas, Sentimento ardente, Viver, vibrar nos brilhos do ar fremente, Por entre as chamas, os clarões supernos.

Ó Sons intraduzíveis, Formas, Cores!... Ah! que eu não possa eternizar as dores Nos bronzes e nos mármores eternos!

10. Nesse poema, torna-se evidente a visão de mundo de Cruz e Sousa, para quem

a) o desejo de libertar-se das amarras da prisão material, só é alcançado através do apelo sensual e pelo espírito.

b) a morte e a vida material constituem a saída para a liberdade humana, simbolizada pelas almas presas nos silêncios solitários do cosmo.

c) a morte é uma forma de libertação, apesar do reconhecimento da impossibilidade de transcendência e de superação do espírito.

d) a imagem da morte representa a saída para uma vida espiritual para as almas presas, mudas e fechadas, conforme a visão romântica.

INGLÊS

TEXT 1 – Questions 11 to 15

Orkut is a virtual community designed to help users meet new friends and maintain existing relationships. Today, “virtual community” is loosely used and interpreted to indicate a variety of social groups connected in some ways by the Internet. It does not necessarily mean that there is a strong bond among the members. An e-mail distribution list on Star Trek may have close to one hundred members, and the communication which takes place there could be either one-way (the list owner making announcements) or merely informational (questions and answers are posted, but members stay relatively strangers and uninterested to each other). The membership turnover rate could be high. This is in line with the liberal use of the term community.

Similar to Friendster, Orkut goes a step further by permitting “communities” of users. It is also invitation only: users must be invited to join the community by someone already there.

Orkut was quietly launched on January 22, 2004 by Google, the search engine company. The service was created by Google employee Orkut Büyükkökten, who had developed a similar system, InCircle, for his previous employer, Affinity Engines. InCircle was intended for use by former university students.

Originally, the Orkut community was felt to be elite, because its membership is by invitation only. However, at the end of July 2004 Orkut surpassed the 1,000,000 member mark, and at the end of September it surpassed the 2,000,000 mark. Up to now, its creation has been considered a great happening on the Internet.

Adapted from http://www.whatis.tv/Orkut.html

11. The text is primarily concerned with:

a) Describing all the virtual communities on the Internet.

b) Discussing the kind of people who make friends through the Orkut.

c) Teaching how to make announcements on the Internet.

d) Informing people about the main characteristics of the Orkut.

12. The text states that:

a) The vast majority of Orkut users consists of university students.

b) Joining the Orkut requires an invitation from a current member.

c) All members of the large Orkut community are close friends.

(5)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 5 13. According to the third paragraph it is true to say that:

a) After Google, Orkut Büyükkökten worked for Affinity Engines.

b) Only graduated students had permission to join InCircle system.

c) Orkut Büyükkökten created more than one virtual community.

d) On January 22, Orkut was launched with a lot of media support.

14. The option in which the underlined expression indicates obligation/necessity is:

a) Users must be invited to join the community by

someone already there.

b) An e-mail distribution list on Star Trek may have close to one hundred members.

c) The communication which takes place there

could be either one-way or merely informational.

d) InCircle was intended for use by former university

students.

15. Check the alternative where the ING form represents a noun.

a) Orkut is a virtual community designed to help users to meet new friends and maintain existing relationships.

b) Up to now, its creation has been considered a great happening on the Internet.

c) … and the communication which takes place could be either one way (the list owner making announcements) .

d) Similar to Friendster, Orkut goes a step further by

permitting “communities” of users.

TEXT 2 – Questions 16 to 20

When it comes to teaching kids, computers are much more effective than real-life teachers. That’s the news from a comprehensive study at the University of Michigan. Dr. James Kulik, who headed the project, says: “In more than 200 studies on computerized learning, 63 percent of pupils from computer classes scored higher than students in human-taught courses. And students who switched to computerized classes significantly improved their grades.”

Kulik explains why computers are better. “They have two advantages over people. First, computer programs are created by teams of specialists who put far more time and expertise into each course than any single teacher ever could. Second, computers allow pupils to proceed at their own rate. Smarter pupils aren’t held back by slow learners, and slow pupils can learn without feeling they have to compete with smarter youngsters.”

And Kulik adds: “Computers can slash educational budgets by replacing incompetent instructors who have no aptitude for teaching. They would free the teachers to work with students who need individual guidance.”

In short, computers not only cut costs, they improve the teaching!”

Hollaender A. & Sanders S. in Keyword. 3rd edition.

16. The best Portuguese translation for the word

comprehensive highlighted in the first paragraph is:

a) Completo b) Compreensivo c) Complementar. d) Complicado.

17. The paragraph which details statistical results of the research is the:

a) Second b) Third c) Fourth d) First

18. According to the text, computerized classes a) Reveal who has no aptitude for learning.

b) Force slow students to compete with smarter ones.

c) Allow teachers to give more attention to slow learners.

d) Take all the teachers away from the classroom.

19. The word they, underlined in the last paragraph, refers to:

a) Budgets b) Computers c) Instructors d) Teachers

20. The most suitable title for the text is:

a) GRADES IMPROVE, NEW STUDY DENIES. b) THEY HAVE TO COMPETE WITH SMARTER

YOUNGSTERS!

c) COMPUTERS CANNOT SLASH EDUCATIONAL

BUDGETS!

d) COMPUTERS ARE BETTER TEACHERS THAN

PEOPLE.

HISTÓRIA

21. “Na época áurea de Atenas, o ensino era obrigatório para os rapazes, futuros cidadãos. Os meninos começavam aprendendo boas maneiras com os pedagogos (professores escolhidos pelo pai) e depois a ler escrever, contar e cantar acompanhados da lira além de praticar esportes.” (FUNARI, 2005. Pg. 44)

Com base no texto acima pode-se afirmar que a educação em Atenas

a) tinha como objetivo formar cidadãos capazes de defender a cidade e/ou cuidar dos assuntos públicos.

b) era igual à educação em Esparta e tinha os mesmos objetivos, ou seja, preparar os jovens para as guerras.

c) diferenciava-se da educação em Esparta, porque nessa última havia uma preocupação com a formação artística dos jovens.

d) era voltada exclusivamente para a formação de artistas e filósofos responsáveis pelo apogeu cultural grego.

22. A peste negra (1347 – 1350) foi uma epidemia trazida do oriente por um navio genovês contaminado. O seu efeito catastrófico sobre a população européia foi, de certa forma, facilitado

a) pela negligência dos senhores feudais que não se preocupavam com as condições de saúde pública e não emitiam nenhuma política nacional.

b) pela grande fome decorrente das perdas agrícolas que condicionou a população a uma situação de vulnerabilidade em relação às doenças.

(6)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 6 c) pela guerra entre os feudos que colocavam as

pessoas em contato umas com as outras, contribuindo para o processo de contaminação da peste.

d) pela aglomeração servil, característica do período feudal, o que facilitou a disseminação da doença entre os servos nos cortiços.

23. Quando a colonização ganhou força, a partir de meados do século XVI no Brasil, os conflitos e tensões, entre conquistador e indígena, já apontavam para a perspectiva de uma colonização dominadora. Diante da situação ameaçadora, os grupos indígenas agiram de diferentes formas, tais como:

I. Deixar-se catequizar e colocar-se sob os abrigos das ordens religiosas.

II. Empreender lutas contra os colonizadores em defesa da liberdade.

III. Retirar-se para o litoral e procurar fugir pelos mares. IV. Retirar-se para o interior procurando a Amazônia, o que

chamavam de “Terra sem Males”.

Estão corretas as afirmativas: a) II e III.

b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV.

24. Leia o texto abaixo:

E, se buscando vás mercadoria Que produze o aurífero levante, Canela, cravo, ardente especiaria Ou droga salutífera e prestante; Ou, se quizeres luzente pedraria, O rubi fino, o rígido diamante, Daqui levarás tudo tão sobejo Com que faças o fim a teu desejo.

Luís de Camões Os Lusíadas – Canto Segundo – vs. 4

Os versos acima nos remetem à expansão marítima européia no período da

a) expansão portuguesa para o Ocidente através da rota do Atlântico em busca das riquezas Americanas.

b) expansão marítima espanhola através da rota ocidental que culminou com a descoberta da América.

c) expansão portuguesa para o Oriente, através da rota de contorno da África em busca das riquezas na Ásia.

d) expansão marítima comercial espanhola através da navegação de cabotagem pela costa da África.

25. Apesar de todo o crescimento industrial da França, na 2ª metade do século XIX, a nação ainda continuava rural e artesanal. O operariado só existia em poucas cidades como Paris. Nesse contexto, a explosão revolucionária que levou à tomada da comuna de Paris, em 1871, foi causada entre outros fatores a) pelo conservadorismo do governo de Thiers que

aniquilou as pretensões reformistas do campesinato e proletariado.

b) pelo rearmamento da guarda nacional francesa, que, reconstituída, conseguiu enfrentar as tropas conservadoras.

c) pela crise econômica provocada pelas péssimas colheitas que elevou o custo dos alimentos. d) pela derrota francesa ocorrida na guerra

franco-prussiana, que incentivou o espírito revanchista francês.

26. No final do século XIX, iniciou-se o processo de transição do capital liberal para o capital monopolista. As nações européias, em disputas abertas, ratearam regiões da África em busca de expandir seus negócios e garantir taxas sempre crescentes de lucros. Os métodos de controle do continente africano envolviam a) o desenvolvimento de novos meios de transporte,

introdução de novas formas de agricultura, exploração de minérios, instalação de indústrias e propagação do cristianismo.

b) a preservação das culturas autóctones através da instalação de governos títeres que garantissem o bom relacionamento de brancos europeus com africanos em função da exploração comercial c) o desenvolvimento urbano, a modernização das

cidades, a instalação de sistemas de saúde e educação, visando qualificar a mão-de-obra africana para atuar nas unidades fabris, instaladas na África.

d) a descentralização do poder que ainda estava concentrada nas mãos de governos despóticos constituídos desde o século XV, influenciados pelo modelo absolutista europeu.

27. Enquanto a produção brasileira de café aumentava nas últimas décadas do século XIX, a grande seca de 1877-79 que atingiu o nordeste brasileiro fazia vítimas da fome.

Na política de combate às secas do nordeste, o governo federal

a) declarou estado de “calamidade pública” e aguardou os recursos vindos dos Estados Unidos. b) construiu açudes nas áreas mais afetadas pela

seca, beneficiando as populações atingidas. c) organizou as frentes de trabalho destinadas a

abrir canais de irrigação nas áreas afetadas. d) criou a Inspetoria Federal de Obras Contra as

Secas (IOCS) que enviava verbas para as elites regionais.

28. Sobre o período pós-Segunda Guerra Mundial na América do Sul, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Após a Segunda Guerra, houve a política de cooperação intercontinental, com a assinatura de tratados e a criação de organismos continentais como a OEA e a CEPAL.

II. A nova política fundamentava-se na doutrina da segurança Nacional que visava proteger o continente da influência soviética.

III. Idéias desenvolvimentistas e baseadas na preocupação com a segurança nacional motivaram a instalação de ditaduras militares em todo o continente.

IV. Nesse contexto surgiu a noção de “fronteira ideológica” que consistia em definir linhas de combates aos “subversivos” e não aos inimigos externos.

São corretas as afirmativas: a) I, II e IV

(7)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 7 c) II, III e IV

d) I, III e IV

29. A década de 30 no Brasil iniciou-se com uma Revolução que propunha o rompimento com o antigo sistema de poder, baseado em práticas políticas coronelísticas e oligárquicas. No Rio Grande do Norte, marca a derrocada da oligarquia seridoense dos Medeiros e o início de um período altamente conflituoso que se estende até 1934. Os conflitos políticos no RN, durante esse período, decorreram principalmente

a) pelos conflitos do movimento operário com os novos governantes, por estes últimos serem nomeados por Vargas e não eleitos diretamente. b) da resistência oligárquica ao projeto

revolucionário que propunha a substituição dos governos eleitos por interventores, na sua maioria, estrangeiros.

c) pelo descontentamento da maioria da população com os acordos firmados entre os grupos oligárquicos e os interventores nomeados por Vargas.

d) pela nomeação para cargos de confiança de representantes oligárquicos de facções tradicionalmente inimigos políticos o que gerou confrontos.

30. Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições presidenciais de 1994 e estabeleceu uma aliança entre o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o PFL (Partido da Frente Liberal), o que garantiu uma sólida maioria parlamentar, e permitiu, entre outras vantagens, a aprovação de medidas como:

a) O gatilho salarial que procurava reajustar os salários automaticamente de acordo com a inflação do período.

b) O protecionismo alfandegário que protegia a indústria nacional da grande concorrência estrangeira.

c) O programa de privatizações, com a venda de empresas estatais dos setores siderúrgicos, elétrico e telecomunicações.

d) O modelo de desenvolvimento nacionalista e estatizante que procurava modernizar a indústria nacional.

(8)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 8 QUÍMICA

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Com massas atômicas referentes ao isótopo 12 do Carbono

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ΙΑ IIΑ III Β ΙV Β VΒ VΙΒ VΙΙΒ VΙΙΙΒ ΙΒ ΙΙΒ IIIΑ ΙVΑ VΙΑ VΙΙΑ VΙΙΙ Α 1 H 1,00 8 2 He 4,00 3 3 Li 6,94 1 4 Be 9,01 2 5 B 10,8 1 6 C 12,0 7 N 14,0 8 O 16,0 0 9 F 19,0 0 10 Ne 20,1 8 11 Na 23,0 12 Mg 24,3 1 13 Al 27,0 14 Si 28,0 9 15 P 30,9 7 16 S 32,0 17 Cl 35,4 5 18 Ar 39,9 5 19 K 39,1 0 20 Ca 40,0 8 21 Sc 44,9 6 22 Ti 47,9 0 23 V 50,9 4 24 Cr 52,0 0 25 Mn 54,9 4 26 Fe 55,8 5 27 Co 58,9 3 28 Ni 58,7 1 29 Cu 63,5 5 30 Zn 65,3 8 31 Ga 69,7 2 32 Ge 72,5 9 33 As 74,9 2 34 Se 78,9 6 35 Br 79,9 0 36 Kr 83,8 0 37 Rb 85,4 7 38 Sr 87,6 2 39 Y 88,9 1 40 Zr 91,2 2 41 Nb 92,9 0 42 Mo 95,9 4 43 Tc (97) 44 Ru 101, 1 45 Rh 102, 9 46 Pd 106, 4 47 Ag 107, 9 48 Cd 112, 4 49 In 114, 8 50 Sn 118, 7 51 Sb 121, 8 52 Te 127, 6 53 I 126, 9 54 Xe 131, 3 55 Cs 132, 9 56 Ba 137, 3 * La 72 Hf 178, 5 73 Ta 180, 9 74 W 183, 9 75 Re 186, 2 76 Os 190, 2 77 Ir 192, 2 78 Pt 195, 1 79 Au 197, 0 80 Hg 200, 6 81 Tl 204, 4 82 Pb 207, 2 83 Bi 209, 0 84 Po (209) 85 At (210) 86 Rn (222) 87 Fr (223) 88 Ra (226) ** Ac 104 Rf (257) 105 Ha (262 ) 106 Un (263) 107 Uns (262) 108 Uno (265 ) 109 Une (266)

*SÉRIE DOS LANTANÍDIOS 57 La 138, 9 58 Ce 140, 1 59 Pr 140, 9 60 Nd 144, 2 61 Pm (145) 62 Sm 150, 4 63 Eu 152, 0 64 Gd 157, 3 65 Tb 158, 9 66 Dy 162, 5 67 Ho 164, 9 68 Er 167, 3 69 Tm 168, 9 70 Yb 173, 0 71 Lu 175, 0

**SÉRIE DOS ACTINÍDIOS 89 Ac (227) 90 Th 232, 0 91 Pa (231) 92 U 238, 0 93 Np (237) 94 Pu (244) 95 Am 243 96 Cm (247) 97 Bk (247) 98 Cf (251) 99 Es (254) 100 Fm (257) 101 Md (258) 102 No 255 103 Lr (256) CONSTANTES FÍSICAS

Número de Avogadro: NA = 6,02 x 1023/mol

Constante universal dos gases: R = 8,314 J/mol.K

R = 0,082 L.atm/mol.K Constante de Faraday: F = 96.500 C/mol

Carga do elétron: e− = 1,6 x 10−19C

N

º

Atômico

SÍMBOLO

(9)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 9 31. A tabela abaixo mostra algumas substâncias, suas

respectivas massas molares e correspondentes formas de ligações entre suas moléculas.

Substância Massa molar (g.mol-1)

Força intermolecular

Água 18 Pontes de hidrogênio Metanal 30 Dipolo permanente Propano 44 van der Waals

De acordo com informações contidas na tabela, assinale a alternativa que mostra os pontos de fusão e de ebulição das substâncias mencionadas em ordem decrescente.

a) Propano > Água > Metanal b) Água > Metanal > Propano c) Propano > Metanal > Água d) Água > Propano > Metanal

32. A seguir têm-se três definições sob o ponto de vista da Termodinâmica:

1) Porção do Universo cujas propriedades estão em estudo.

2) Parte do Universo que envolve o espaço a ser estudado.

3) Região que separa a porção do Universo em estudo da vizinhança. Pode ser isolante ou não.

As definições, como escritas acima, referem-se, respectivamente, a:

a) ambiente, fronteira, sistema. b) fronteira, sistema, ambiente. c) sistema, fronteira, ambiente. d) sistema, ambiente, fronteira.

33. “Quando se adiciona detergente à água, suas moléculas se distribuem na forma de pequenos glóbulos, denominados micelas. Nas micelas de detergentes, existe uma parte que não apresenta afinidade com a molécula de água e dissolve-se em gorduras e óleos e outra parte que possui afinidade com a molécula de água e dissolve-se em água.”

Mantendo-se a seqüência de leitura de como está escrito o texto, as propriedades atribuídas às micelas de detergentes são, respectivamente,

a) hidrofobia e hidrofilia. b) hidrofilia e hicrofobia. c) tensoatividade e hidrofobia. d) hidrofilia e tensoatividade.

34. O catalisador ZMS-5 é usado na conversão de metanol em hidrocarbonetos de aproximadamente oito átomos de carbono, ou seja, gasolina. A vantagem da conversão de álcool em gasolina está no fato de que o poder energético da gasolina é maior que o do álcool. Dentre as alternativas a seguir, pode-se destacar como correta:

a) energia de ativação da reação.

b) O poder energético da gasolina não está relacionado com a sua entalpia de combustão. c) O metanol não pode ser considerado um composto

polar.

d) Na conversão citada no texto, o ZMS-5 baixa a O ZMS-5, por ser catalisador, diminui a velocidade da reação.

35. Metais como o chumbo e o mercúrio são ditos metais pesados e contaminantes. Quando, por exemplo, encontram-se em sistemas de abastecimento de água, em concentrações mais elevadas, podem tornar essa água imprópria para o consumo humano.

Uma caixa d’água de dimensões (10m x 5m x 2m), possui Pb+2(aq) e Hg+2(aq), nas concentrações de 10 -12

mol/L e 10-10mol/L, respectivamente.

Sabendo-se que cada copo d’água comporta o volume de 200mL, a massa de cada metal, na ordem mencionada no texto, ingerida por uma pessoa que bebeu 1,5 copo dessa água, é aproximadamente e, respectivamente,

a) 6,2 x 10-11g e 6,0 x 10-9g. b) 3,0 x 10-13g e 3,0 x 10-11g. c) 6,0 x 10-9g e 6,2 x 10-11g. d) 3,0 x 10-11g e 3,0 x 10-9g.

36. Suponha que sejam construídas duas células eletrolíticas individuais com o objetivo de depositar totalmente as massas que fazem parte da resposta da questão anterior (05). Nesse sentido, marque a opção na qual podem ser encontradas, aproximadamente, as cargas envolvidas nos processos de deposição de Pb e Hg, respectivamente, a) 6,5.10-11 C e 5,6.10-11 C. b) 5,8.10-8 C e 5,8.10-6 C. c) 7,3.10-9 C e 8,9.10-10 C. d) 9,8.10-14 C e 3,4.10-30 C. Dados: 1 F = 96500 C

Hg

e

Hg

Pb

e

Pb

2+

+

2

;

2+

+

2

37. O principal minério de cobre é a calcopirita (FeCuS2).

Industrialmente, ela é submetida a um processo complexo para a obtenção de cobre metálico. Uma das etapas envolvida nesse processo pode ser representada pela equação abaixo:

) ( 2 ) ( 3 2 ) ( 2 ) ( 2 ) ( 2

9

2

2

6

4

CuFeS

s

+

O

g

⎯→

Δ

Cu

S

s

+

Fe

O

s

+

SO

g

Analisando a equação acima, pode-se afirmar que a) o Fe2O3 é considerado um óxido ácido.

b) o SO2 não pode ser considerado um poluente.

c) o nox do cobre no produto é +1.

d) obtêm-se 5 toneladas de SO2 a partir de 1 tonelada

de CuFeS2 (rendimento 100%).

38. O α-tocoferol (vitamina E) juntamente com a glutationa, vitamina C e os carotenóides constitui um dos principais mecanismos da defesa endógena do organismo. A figura abaixo representa a estrutura da vitamina E.

Na estrutura, é possível identificar grupos funcionais que caracterizam

a) ácido carboxílico e fenol. b) álcool e éter.

c) fenol e éster. d) fenol e éter.

(10)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 10 39. A força de doação de prótons pelos ácidos está

relacionada com a constante de acidez (Ka). Analisando

a tabela abaixo, cujas constantes foram obtidas nas mesmas condições, assinale a opção correta.

Ácido Ka CH3COOH 1,75 x 10-5 ClCH2COOH 136 x 10 -5 Cl2CHCOOH 5530 x 10-5 Cl3CCOOH 23200 x 10-5

a) O ácido Cl2CHCOOH transfere prótons com mais

eficiência do que o ClCH2COOH.

b) A diferença nos valores das constantes não pode ser atribuída à substituição do hidrogênio pelo cloro.

c) Considerando todos os ácidos na mesma concentração, pode-se dizer que o ácido

Cl3CCOOH apresenta o menor grau de ionização.

d) O ácido CH3COOH é, aproximadamente, 13.000

vezes mais forte do que o ácido Cl3CCOOH.

40. A adição de cloreto e de iodeto de hidrogênio aos alcenos segue a regra de Markovnikov. No que diz respeito ao brometo de hidrogênio a situação apresentava-se extremamente confusa, até 1933. Nesse mesmo período, M. S. Kharasch e F. R. Mayo, na Universidade de Chicago, conseguiram esclarecer a situação, ao descobrir que, na adição de brometo de hidrogênio à ligação dupla carbono-carbono, a orientação depende exclusivamente da presença, ou ausência, de peróxidos.

Numa reação de adição entre o propeno (figura abaixo) e HBr, na presença de peróxido, o nome do produto orgânico principal será:

2 3

C

CH

CH

H

=

a) 2-bromo-propano. b) 3-bromo-propano. c) 1-bromo-butano. d) 1-bromo-propano.

(11)

P R I M E I R O D I A – 1 4 / 0 1 / 2 0 0 7 L Í N G U A P O R T U G U E S A / L Í N G U A E S T R A N G E I R A / H I S T Ó R I A / Q U Í M I C A - 11 PRODUÇÃO ESCRITA

Você é o vestibulando ELVEST NONÔ e, ao chegar em casa, após ter lido o artigo O fim do vestibular?,

resolve escrever uma carta argumentativa, destinada ao autor do texto, Cláudio Moura e Castro. Nessa carta,

você deverá se posicionar de forma contrária à opinião do articulista de Veja.

ATENÇÃO: O texto deverá ser assinado com o nome ELVEST NONÔ . O uso de qualquer

outro pseudônimo, ou do verdadeiro nome, será considerado como identificação e implicará a

eliminação do candidato do processo seletivo.

Referências

Documentos relacionados

Rua João de Abreu, quadra E-8, lotes 12/42 e 14/44, Setor Oeste, Goiânia-GO.. SUBTOTAL (ETAPA) PREÇO

Ao tentar preencher com esses diferentes polígonos, vemos que o tanto o pentágono como círculo deixam buracos, e que com os triângulos e com os hexágonos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira