• Nenhum resultado encontrado

GAZETA DE NOTICIAS Stereotypada e impressa nas machinas rotativas de Marinoni, na typographia da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GAZETA DE NOTICIAS Stereotypada e impressa nas machinas rotativas de Marinoni, na typographia da"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

"H

•<-;*

Rio de Janeiro - Q,uiiita-feira 18 de Fevereirojde1893_,

N. 49

""dHIOMIOMÍ

MW fl OflnTAL

U_m ,,,', •<<•» '•"• JP""" ,,, ••• *"* j^OAUBNTO ADIANTADO ,000 10 E8CBIPT0HIO

ni'A »° «*»vi©on

*6

GAZETA DE NOTICIAS

ASSINATURAS Mil» OS ESTAOOi

•SlTUlTSIUI. lOJMÍ

Anko ~,...*...,..,,,,

PAGAMBOTO ADIANTADO

NUMERO AVULSO 60 RS.

Oi irtljoi rnviaJo» i redtqlt Rio serio rtsliluidjj ainda qun nlo w|am putlltata

Stereotypada e impressa nas machinas rotativas de Marinoni, na typographia da

eooiedade anonyma « Gaze$fc de Noticias »

fl

TVPOCnAPHU

70 IU!A BUTH UH MICI'lüMnitO ¦?«

NUMERO AVULSO CO RS.

Ai awiijiiaiurai comrjam em qujlijiirr dia o lerrainaiu eni lio do março, junlio, snlemliro on dornimbro

Tiragem 40.000

exemplares

CEARÁ

-rttKsraSar

alli orn so dosonrolam, jun-jidJo-no»

oÍSoi <H e»d»rewa a cnsanguen-CMd°,

w»da capiüild. brilhante torra laudo o»

^"«•ba-sc o espirito, ooilro a alm. ^SV l'-o «o recobor e«» triste, funo Í, cia.A<crr^.Llbord«Ytefir/; Klcoajaogttdclros, que tudo to-2 cmtovor da m»ltglorio» consista £1. de uma guorra, a que süo atl-SlnnSoi contro irmãos.

4i ba tre» dlM orft »nn,lnclodo csso (riSle episódio do quo ora no denomina a £Jht da Legalidade. Ha tres dias 2 uetomeute esperada a noticia do liccmquosodovla ferira batalha Ziva o na qual o governador seria elo, ou o governo da União ilcaria TcUu. Ao que parece, foi eslo o venço-L e o penúltimo dos governadores elei-liiclo |.ovo;jical.iudo poder; e depôs i?ora bombardeio do longas lioras, diri-Mo contra o palácio, o general Josò Cia-íi„do passou o governo ao emissário da Alastram o chão do Ceara muitos cada-«reai o sanguo banha as ruas.da Forta-ja», Mas está quasi finda a obra dn legalidade, e ji ngora, após mals nlGum «gue derramado em Mandos, podere-pos ficar descançados o tranquillos: a uniformidade de vistas políticas ter-se-ha estabelecido do norto ao sul do Brasil.

Oi telegrammas do Ceará, como 6 bem aeTcr.nttcrraram a populaçio d'csta ca-rilal. Durante todo o dia, as noticias d'n-íticlla procedência oram vivamente cpm-matadas. O publico, agitado, mal podia acreditar no horror da situação, i A posição d» imprensa neutra, inteira-jnente alheia aos interesses da politica, c Veste momento assás melindrosa o deli-cada.

O que dizer ante o quadro pavoroso que se apresenta a nossos olhos, como a re-Êultantc de ura plano definitivamente as-«atado e para. cuja realisação não ha melo que tonha sido poupado ?

; Resigncmos-nos.O patriotismo e a Re-publica exigem a maior prudência e cor-reeçáo. E sejamos patriotas o repu b canos, fazendo vot03 pela felicidade do Brasil, sem esquecer que em difTerentes jiontoa de nossa amada.":terra .suecum-liiramc jazem mortos muitovaciadadãos, deixando viuvas e orphãoa, r(0e*,caro; expiam a dedicação d'aquelles que sou-litism amar a liberdade o tiveram a

in-gcamikde de sonhar com a federação. '

A responsabilidade do massacre, do quo en sio victimas- os nosso/ irmãos do Amazonas, e do Uio Grando do Sul, deve entes ser attribulda á fatalidade...

Se assim não fosse, certo a justa

indi-telegramma. Kflodevols oggrollr adver-narios, porem proteger escola contra ollei.»

• Otário Official dovo publicar hoje o seguinto '.

« K retirada do U' batalhfio de Infanta-ria, da capital do Ceara para Maranguapo, clTcetuou-sc por tor sido solicitada pelo gonoral Ourique Jacques, commandanto do í* districto mllllar, em tologramma dirigido áo ministro da guerra noi so-gulnteg termos : Urga providencias, A vista telcgramma para ovltar choque en-tro escola e batalhão j julgo noccssldado Inadlavol, mandar o 11" acampar om Maranguapo distante da capital. Pcço-vos auetoriseis jà execução semelhante me-dida. .

Por sua vez o commandante da escola militar do Ceará, tratando de conilictos havidos alli entro alumnos, oillclaos e praças do 11", assim se exprime cm tele-gramma dò 11 d'osto moz '• Acho impôs-slvol continuação da escola o do batalhão no mesmo quartel.»

núncios nceeltas pela câmara, nilo »A antes, como depois da promulgação elcl-toral.

Essa compotencia fleou Armada com a resolução tomada pela mesa da câmara, om sua reunião do hontom.

Nilo podemos delxur do applaudir o procedimento avisado da mesa, entre-gando ao' critério da câmara o conheci-monto do fucto de ncharam-so dous re-ptesontantes & frortto do governos revo-iuclonarioi, no Maranhio o cm Pernam-buco, para n&o fallar no Sr. almirante Abreu, actualmente na Europa sem 11-cença da câmara.

Este nosso applauso tem tanto mais razilo de aer, quando essas Incompatibili-dades foram tambem objecto dc duvidas que apresentámos om nosso anterior ar-«go. '

Contamos qno a mesa do senndo so dò pressa em tomar uma resolução sobre esto importante assumpto»

fundo», saltando para nm telhelro da ct> zlnha do de n. 00 da rua do H. Podro.

Foi tambom salvo um rnpaz paralytlco quo residia no 7-1.

A autoridade mandou postar sontlnellai nas porlas de entrada, tanto no rua do Oo-neral Câmara, como no logar arrombado

na rua do S. Pedro. ,

O Sr. aubdologndo da Candelária abriu n respeito rigoroso Inquérito,

A's 8 n/-l lioras estava completo o ser-viço do esllncçj.0.

O Sr. mlnlatro da fazenda vai nomear uma commlssilo para rever os lançamen-tos das décimas prodiacs, e propor provi-tlcncias allm do quo o pagamento d'csass décimas seja feito do accordo com o alu-gncl dos prédios.

« Seguindo os inspirações de espíritos anarchia», quo procuram lançar o pânico n'esta capital, houve quem afllsasse, hon-tom, boletins annunclando revoluções em diilerentes Estados da União o. combates renhidos o sangulnolentos nas ruas da capital do Ceará.

Falsas asserções, perversamente postas cm circulação, stó essas, como tantas outras creadas por máos cidadãos, Ini-migos da ordem o da paz interna.

O movimento unico qúe so operou liontem, foi o da deposição do governador do Ceará, o general José Clarindo de Queiroz.

Em nenhuma outra parte do território da Republica so produziram lutas, so não deram factos, cuja gravidade pudesse trazer temor ou npprehensües ao espirito publico.

O governo tem por demais provado que não cerca do segredos ainda os factos mais graves que agitem a vida nacional. Não intercepta a transmissão dos te-legrammas, nem impede a. mais livre circulação aos despachos telegraphicos. E' claro,, pois, que se não arreceia de tornar publica o universal a contingon-cia a quo cheguem os Estados, cm quaes-quor manifestações agitadas da sua vida. Esse exemplo de inteira lealdade com que procede o poder publico, è ho. emtanto desprezado, pois quo os adversários e os inimigos das instituições e do bem-catar nacional formulam boatos teraero-sos,' transmittem de bocea em bocea as mais assustadoras noticias, o recorrem ao telegrapho para aprofundar, o sobre-salto a quo já conseguiram ater a po-pulação d'esta cidade.

No omtauto, o governo continua sove-ramohle na execução da lei, avoeando üv-cessantemente o concurso dos que se não movem pelos desditos, grosseiramente disfarçados, pelas coleras mal contidas ou extravasados nos ataq-ias pessoaes, pelas mbições cegas.que pmbçtam o sentimento

Reuniram-se hontem, no pnlaclo Ra-maraty, o Dr. Nlcoláo Moreira, nrosl-dente da intendencia, Dr. Honorio Ribeiro, presidenta da Associação Commercial, de-putado Vinhaes, com assistência do go-vorno o sob a presidência do Sr. vice-presidente da Republica, aiim de tratarem da carestia dos gêneros,

Ficou resolvido quo seria nomeada uma commissão de cinco membros, quo dove reunir-se todas as noites ás 8 horns, to-mando as providencias quo no dia sa-guinte serfio apresentadas ao governo. Da commissão fnzom parto os senhores acima citados e dous çommcrclantcs que serão hoje nomeados.

deueia uo» Campos Klyilo», foi-lho ex-trahida a bala pelo Sr. Dr. Santos Nora que logo declarou um cho perdido, vindo i'iri','ilviiini'iitii a succumblr o infeliz na madrugada do dia seguinto.

« O projoelll penetrou do lodo direito, na região do ligado, aondo a extracçao praticada do lado oppoato.

a' O criminoso, qun ovadlu-so, 6 ainda joven, pois conta 20 e poucos annos ue iilmlo. ,"..*,'

.. K dotado do «mio iroseivel, extra-mamanta arrebatado.

.« As auetoridades competentes toma-ram conhecimento do facto o procedem as diligencias competentes. »

'M

tamente aom oa doua fugitivos, ás aueto-rldndos ile AmbrU, - ¦ ,

HslA JA preso como cumpllco na fuga dos revoltosos o Sr.' Luiz Judlco Carneiro

da Cnala. . ,

O vajior om quo foram presos oa rugl-Uvos, era o ville de MaranMo, quo fazia carreira para o Ilnvrt.

O Sr. general de brigada Francisco Antônio de Moura acceitou. o convite para ministro da guorra.

BANCO DA REPUBLICA

Tomou posso a nova directoria d'esto Banco, que llcou assim organisada: pre-sidente, visconde dcGuahy; ylce-prèsi-dente, Camillo do Andrade; secretario, Frederico Duvai; directores : Joiquim Caetano Pinto Junior e Manuel Gonçal-ves Duarte.

O Sr. ministro de fazenda dirigin hon-tem iimacircujar aos presidente dos mais importantes bancos d'esta cidade, pe-dindo-lhes a sua opinião sobro'o estado

dá praça. "_

O ministério da agricultura declarou ao dns relações exteriores qno não apro-veita ao governo do Brasil o adiamento, para 15 de abril, dn assignatura e troca das ratificações dos. protocollos da con-ferencia de Madrid sobre a propriedade industrial, visto que o Congresso, a ema approvação foram submettido3 aqueles actos, ainda não se pronunciou sobro elles.

A ltepublica, èm sou editorial do 5, diz-que, quando a junta governativa tomou conta da administração doste Estado, so oncontrou no thesouro t!7 contos o poucos mil róis,

—Inaugurou-se na capital uma so-ciedado littorarla com o titulo Club Curl-tijliano. Diz u follm donde oxtrahimos esta noticia quo o club começou a serie do conferências nuo Inaugurou pela Morte da Poesia. E' um começo da máo agúiiro.

A partida do cruzador Parnahuba foi transferida para hoje.

O transito dos bonds da linha de S. Christovão estovo hontem interrompido desdo as 7 até ás 8 1/2 horas da noite.

Uma longa hora o meia, durante a qual os bonds iam se enfllolrando uns atraz dos outros, a partir da Intondcncia Municipal.pelD Campo de SanfAnna e rua do Viscondo de Itaúna: o os passagoiros agglomoravam-so anclosos no largo de S. Francisco.o estondondo-se em alas ao longo da rua da Lnmpadosa, lor,aSO do Rocio, rua da Constituição e Campo da Acclamaçao.

E todo esso transtorno o todo csso in-. commodo foi causado por uma carroça do carne, cuja roda so pnrüia».cni frente a Intendencia Municipal. Conhecido o nec -dento, acudirnm o pessoal superior da Companíiia do S. Christovão, diversas auetoridades o policias. Mandaram bus-car macacos, rodas novos para substitui-rem a quebrada, carros carregados do ferramentas, todus as providoncias (inal-. mento foram tomadas para o restabele-cimento do transito. Apenas do uma se esqueceram: descarregar a carroça, o depois de vasia tiraL-a do cima dos trilhos.

Sabemos quoo Sr. conselheiro Lafayetlo tom ciuasl concluído um tratado do

dl-reito Iiiteiiiacioiiiil. '

O trabalho do eminente .Jurisconsulto t«rá o aegulnto titulo—Da pas e da

guerra.- '

E' tal em França a allluencia do pre-tendentes áa palmas da Accudcmin, que n nctiial ministro da instrucçâo publica d clarou-Ro vencido, o acabo do roclamar uma commissão especial para o apura-mento dos candidatos á litinha roxa. Kss* commissão compor-se-ha do minis-tro,^Vice-reitor da Academia, directores e inapectores do ministério da instrucçâo publica o dm bellas artes, deputados,

sê-nadores, etc. . '_

Quo trabalho que dão 83 vaidades

humanas 1 ^_^^^

Começam hojo os. trabalhos para assen-tar-ao o encanamento do ca* dentro da Igroja matriz do Engenho Velho.

Foi nomendo secretario-da. Relação do Estado doRio-Grande do Súl:o Dr. Joso Ribeiro de.Souza Maura.'

Molcstias dos olhos—Dr. Neves da Ro-cho, espec. Cons, r. 1' do Março 8, de 1 ás 4.

Travou-w no relehstag allemão uma grande discussão acerca da participação da Allomanha na exposição universal dc

Chicago. , , i, ,.

O sub-sccrotariOa do Estado do minis-terio do inminis-terior, o. Sr. de Rottonburg, lamentou qi:e certos industrlnes allomiles onteiiilessom não so deverem fazor repre-sentar: disse que não cra.no momento cm (lUeiiAllomanna eslava a ponto de luctar vitoriosamente nos mercados da America ,d(f wil, quo convinha mostmr má cara á Anjorica, o convidou os doputados a que prociiarcm fazer reconsidoror sobro a sua decisão os industriaes obstrucclonislas.

Interpellado incidontomento sobre a opinião do Rovcrnõ acerca do projecto da Kxpôasição Universal em Berlim, o Sr. do Rottenuiirg declarou quoo governo ainda nãirüccidlra cousa alguma o tal respeito. 1

Finalmente o reiclistag appróvou por unanimidade o credilo extraordinário ijc 900ÍOOO mBrcos. pedido pelo ministro do Iníorior para a participação do imperio na cxíioaição do Chicago.

Tr

'

í|"4.5 foi' o máximo da temperatura do dia'do liontem, o 22.8 o minimo da noite dcanto-Iiontcm r.o observatório do morro d^áCástello.

gimção revoltaria o povo e ensinar-lhe o caminha a seguir..

Deploicmosa. pois, o catastrophe lamen-tabilissima. Façamos votos para que os últimos recalcitrantes, os do Amazonas, não-págnoin caro o sonho da liberdade enjuue durante tanto tempo embalaram o soii espirito.

• A'época é de tempestades. E' de crer que depois virá a bonança o o arco-iris.

'

Fortaleza, 10 (ás 8 b. da nj Graves aconte(simentos com a retirada áo 11" de infantaria; os. partidários do governador distribuiram boletins incen-¦diários, chamando o povo ás armas. A' tarde o esquadrão de: «avaliaria atacou a escola militar, que cepolliu o ataque. Ain-eaijiira o tiroteio; o palácio foi bombar-dealo pela artilharia do posição. Náo se •Me

precisar o numero de mortes. Fortaleza, l1» ÍTontem, antes de começar o movimento, foi dirigida ao governador a seguinte in-timação: «O maior reformado, senador Bezerra, conclta-vos a deixar o govorno desde já. A vossa permanência no poder representa insigníllcantissima partícula ía dictadura que cahiú a 23 de novembro. 0 sangue derramado pela vossa reluetan-cia paiiirá sobre a vossa cabeça. Não vos enganeis.»

0'gonernl Clarindo rêBpondeu que re sistiiin; que o sangue derramado cahiria sobre a cabeça dos revoltosos.

Morron na lueta sómcate o alumno Eiwminnndns Vasconcellos, por impru-Sentia de atacar à guarda civica, e ficou ferido Nabor Drummond. O numero de mortos e feridos, de praaças de seguranaaja e populares 6 calculado em doze.

Reina icgOaSijo geral pela queda da dictadura.

Fortaleaio, 1*7 ai- —•¦—•'-,.ia I patrioti

¦ I notnnvi

ico o, afastam, cada vez mais, do razoável critério aquelles que, em nada prezando a verdade, não conhecem cseru-pulos dignos de consciências esclarecidas c do civismo.»

O Sr. Dr. Bernardino Ferreira, da Silva foi hontem chamado ao palácio do governo, onde esteve om longa confe-rencia com o Sr. .vice-presidente- e seu gqverno.

Cons(ta quo S. Eife.será nomeado chefe de policia, assumindo porém o. exercício n'estes oito dias.

O ministério esteve hontem reunido no palácio Itamaraty, das 2 horas da tardo ás7 1/2 da noite.

O setor Loura, qno trabalha no theatro Phenix Dramatlea, vol hoje A poüola os-pllcar o destino <iun dura a uma menor, mordora ú rua da Ajuda,, quo rcpüra lm dois dias, ^^^__

-B. _4PJ-mXJj--<>

A cidado do Santos estA om paz-A respoito da greve que ulti so deu lia dias, referem os Jornaes:

« O governo federal, om vista das no-tidas tolegiaphicas publicadas pelos jor-naes do Rio, a respeito do conllicto n'aquolla cidade, mandou aprostnro trans-porto' do guorra Madeira e foz n'c!le om barcar com. destino a Santos um contlii gento do 100 praças do 1' batalhão do

infantaria. , ,,

O Madeira quo sahiu do Rio «s 4 horas da tarde dc sabbado,,entrou noporto ns 10 liorus da manha do domingjq. A forca desembarcou no caos da rua Xayioi ua

Silveira. -. . A

o D'ahi seguiu para o convento do Car-mo, ondo está ac|uartolada.

« E' commnndoda pelo capitão Sobas-tião Pyrrho o alferes Gentíí do .bouza o Evangelista da Silva. . , ,

« O Madeira, que 6 commandado pelo capitão do fragata i Loopoldino Josá dos Passos Junior, levantou ferro anto-Joon-tom para o Rio do Jauoiio.

b Depois dc tonuu- possoal ahi santrft para os portos do norte levando a com--missão, incumbida da inspecção do pha^ rd,es.

a Domingo, na estrada do fecro,. assi-gnaram o livro do ponto 301 trabalha-dores dos quaes 30 nnte-hootem nio oonipnrocorain ao serviçfl.

«O trabalho recomeçou ante-hontem, as fl horas doamaaltt; com 350 homoiis dos quoes alguns já oram empregados da

companhia-. ,.

« Piira,garantlro serviço dos quo qm-¦zessom trabalhar, estovo na estação uma

força do iníantacia.. ¦ , ,, «.Os Sr». 'Williaw SRoers o.Carlqs Mon do chogaram ante-hontem pel* mauha, nfim do presenciarem-a reorganisação do trnbnllio. ' • *

ii Durante o dia o noite de ante-hontem uma foiça de 12 praças do 1* batalhão, sob o commando de um cadete guardou, o edilicio da alfândega.

• i cidade tom estado cm completa paz o 6 de crer quo não haja mais novidade." — No hospital da Santa Casa da Mise-rloordla do Santos existiam ante-hontem 26 enfermos do febro amarella.

Mr. niochnllo porden o sou dinhoiro, porquo o collar por ollo adquirido u rn-inoso, bom quo careça do porgamlnnoij. Apezar do tudo,.a venda fui anniillnda du commum accõido untrunsjiarks con-tractantea, mas recebend.-. Mlfc. Leblanc 2:(100S eomo inilomnlzaçllo polo descre-dito dn sua joln., '

O- numero detrabalhndoroa empregados uas obras de con*lriicç&o da uitradii .do forro do Botafogo a Anjrra doa Reis, dn Companhia Viaçito Férrea Sapucaby, u

do MO. . , ,

O pessoal vai ser augmentnilo, no In-tujto do dar mniur Impulso aos trabalhos cm andamento.

Um do» nossos compnnhoims do trn-linlho observou liontom á tardo um modo bem singular do no fazer intimaçues. Em uma das esquinas da mia dos Ou-rives, ua parta, perteuccuia ii freguezia du Sacramento, havia ura Indivíduo, vou, dedor do fruetas, collocado na rua a cesta quo as tra2Ín, como de ordinário so vü na rua do Ouvidor, o principalmente na travessa do mesmo nome, cm frento ao nosso escriptorio.Semelhante pratica, qno transforma as,ruas em. verdadeiros mor-cados, çonstitue, Incontcstavelmente, uma. infracçáo de postura municipal. As li-cenças sao coucedidas pai-a quo ariia-lles nuo as obtÊm,.possam exorçor a. Industria do vendedòros ambulantes.'

Depois do haver intimado' a outros vendedores, que so retirassem, um. guaiua flscal dlrlglu-so aquelle Indivíduo, com a scghlnto gentileza:

— Oh I sujo I retiro isso d'nhl I '

Entendemos convonionto que o inton-dencia municipal procuro verificar (yiem 6 csso guarda municipal',, que por' ossa fórma mostra nãO' compi-ohendcr que n principal condição, paiu.qiie uma aueto» ridade,; qualquer que seja. a esphera do sua ncção,-sb faça respeitar, .consisto em conservar todo o. seu prestigio, nao insultando tam epithetos grosseiros aos que ostivèrcMsoh.a «ua jurisdição.'

A propósito da morte do filho primoge-.. nlto do príncipe de. Galles, um jornal portuguez dá a seguinte relação dos herdeiros do tlironos que tôm descido ao túmulo som reinar:

O filho de Napoleáo I, o rei do Roma, duque do Ruchsladt.

O duque de Bany, herdeiro do Carlos X. . O ilibo mais vplho de Luiz. Philippej;

duque d'Orleans. ,

O 'ílllio unico de Napolcão III, morto

pelos zulús. ¦ ¦ . .

O príncipe (VOrango, filho herdeiro do Guilherme HI (los Paizes-Bnixos. '

O novO'. herdeiro do mesmo throno, o príncipe Alexandre. '•¦

'•¦'-•' O czauowltciLNicoláOr herdeiro do Ale-xandro II da Russia.

O archidjiquo Rodolpho, herdeiro do flirono dá ÁUstri»;i '..'lir- , . .,

O principe'BnMamo, fílhojtto conde de"< Fiandres e herdeiro da coroa belga.

0 general Clarindo resignou o poder lioje. ás 7 horaida manhã, dirigin o sc-Ruintc ollicio ao tenente-coronel Bezerril, aakmmandante da guarnição : «Consldc-(•ando qne o bombardeamento que dura iia tre?:c lioras tem damnlficado grande Jflrte do

"palácio

do governo, e pi-ovar-telmcnlc muitos prédios particulares, tando causa a derramamento dc sangue, leontecimento graviasslmo, tanto mais dé-1'laOraveV quanto não foi precedido de »vià>: considerando que, perante- aggres-lão tio descommimal; náo posso conti-íuar no cargo para o qual fui eleito, que ^sereia sámcnte no intuito de aaserrir bem * Pátria; ríísolvi^ sob protesto, deixar o governo do Estado, entregando-o ao com-mante da guarnição, unica auetoridade em quem reconhca^i, na conjunclura actual, 'orça precisa para manter a paz.o. a ordem. Em manifesto que' opportuna-mente será publicado, darei.conta ao paiz ío meu procedimento c dos aeontccl-wento; a que acabo de alludir.—General íe divisão, José Clarindo de Queiros.v FortnH-zn, i"»,Ss.7 lis. da t. Porani disasolvidos o congresso, a guarda íiviaja e o c.irpo de segurança.

Foi substituída a intendencia da ca-Pitai.

'Gazela de

Noticias.4-0 'Sr. ministro da marinha dirigiu seguinte telogramma ao commandante da canb-.neira Jfracomior, no Estado do "e|rà,

s 6 dc coiTcntc mez :

«Voaiso telegramma está em contradição no lt!egrcmma do commandante da es-tóls QUitar. licitero ordem meu «W1^

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Reuniu-se hontom a mesa da câmara dos deputados para tomar conhecimento das vagas existentes na mesma câmara, de accordo com o § 2' do art. 59 da lei n. 35 de 26 do janeiro d'este anno, e de-liberou declarar vaga a cadeira do depu-tado Innocencio aSerzedello Corrêa por ter sido nomeado minislro.

Resolveu mais mandar publicar.no Dia-rio Official do hojo uma relação dns ngas existentes por fallecimontos, perdas do mandato erenuncias, das quaes aca-mara tomou conhecimento em suas. ulr Umas reuniiles, e tolegraphar aos gover nadores dos Estados por, onde se deram as Preferidas vagas, ponderando a coave-niencia de mandar-seprócedor ás eleiçOes para sen prcenchimonto,antcs da próxima reunião do Congresso.

Quanto ás vagas, dos Srs. Moira.dg Vasconcellos, membro da junta gover-nativa de Pernambuco,. Manúeí Ignaciti Bclfort Vieira, acclamado governadordo Maranhão, Joaquim Francisco de Abreu,, por ter acceitado commissão militar na Europa sem licença, da câmara o con-seguintemente incurso no pàragrapho unico do art. 24 da Constituição Federal, e Fernando Abbott,'por ter incorrido na suncção do mesmo, jiaragrapho accei-tando a nomeação de vice-governador do Efetndo do Rio Grande do Sulainda não oi-ganisado, após a promulgação da Constituiçáo Federal, vagas estas aberr tas nas representações dos,. Estados de Pernambuco a do 1', doAmazonas a do •2', e do Rio Grande, do Sul as dos dons iiltimos, a mesa resolveu aguardar as ma-nifestações da câmara dos' deputados cm siiit próxima- reunião.. ,.'•

Foram indeferidos pelo ministério da agricultura os requerimentos de : Ianacio Dias Paes Leme,, pedindo auxilio de 23:0008 para seccar seus terrenos .da fazenda de S. Pedro; .Tnrge Gomes do Araújo, pedindo para estabelecer no jar-dim da praça da Republica um diverti-mento com a denominação de—Monta-nhas Russas; Arthur do Magalhães, pe-dindo concessão parn o estabelecimento de. uma linha do navegação dosde a praia de Botafogo- ató á ponta do Caju durante o prazo de 30 nnnos.

Estão publicados os decretos:

Que abre ao ministério da agricultura um credito do 29!l:237p37, destinado á liquidação da dividas do exercícios findos.

Que altera o plano de uniformes doa offlciaes da armada e classes annexas.,

-Tendo o Sr. Dr. .Santiago, 1* delegado de' policia, expedido mandado de busca e apnrehcnsão do nm relógio quo fora em-penhádo por uni menor, gatuno, no Banco Centra! de Empréstimos sobre Penhores, á,'rua Sete de Setembro. 6, presidento do m>ásnio;banco, Cândido Josô. de.M.endonça,, oppòz-6e á execução do mandado, pelo 2 iie fòi cóndu/.ido á presença

"do Dr: 1* èlõgàdo pólos olllciaes' de justiça encar-rijgailds ittn diligencia. ";'.'.:>•"'.,. -«auetoridade,. policial na. oceasião dc

inquirir Mendonça sohrea opposição folta á'diligencia, foi por^este desrespeitada p)|blifittmonte,'poÍ8 em altas vozesprotes-tava contra as suas ordens, apezar de ter »idn muis de uma vez" advertido pela

re-ferida auctoridndp. .

fS3ait'i, para.contcl-o,^ddu-lpe voz depn-Sshffazeudftto recolher ao xa'drez.

Eín segnida maniloú apresentar Men-dança o as testemunhas do facto ao Dr. Tourinho, 5*r' delegado, afim do contra ello ser lavrado oauto do flagrante, por.desa-cato á auetoridade no exercício do suas funeções.

O Dr. Tourinho, depois de fazor lavrar o auto contra Mendonça, poz este om li-herdado por ser seu -crirae da natureza dnqiielles em quo o réu se livra solto, independente de fiança.

do

Para o logar de praticante da: administração cio Amazonas foi meado João Nery da Fonseca.

correio

no-Consta quo o Sr. Dr. Cyro de Azevedo, que acaba, de deixar o cargo de ministro do Brasil'na republica Argentina, irá no mesmo' caracter para o Chile.

Sabemos mais que brevemente serão postos-em disponibilidade alguns diplo-matas brasiloiros acreditados junto a cortes européas.

Depuzeram hontem na 1" acicgacia^de policia verias testemunhas, noinquerito sobro o furto do cafô; havida na estação do" SanfAnna de-Maruhy'.

Pelos depoimentos tomados, vermea-so q«& n'esse fiirto estao- implicados vários negociantes de nossa praça. .

JT-T-7.fST

T. SESSÃO ORlUiURSA-Hontem, 0* dia,do sessão_preparatória, compareceram .TJ Srs. jurados.

Fornm nomondos mais os. seguintes: ollicial do marinha Antônio Pedro Pereira, da.Cunha, Joaquim Marques Mecenas, Luiz Maxwel Bastos,. Dr. Egydio Pinto da Silva Mel)o, Antonib Carlos Ribeiro' da Rocha, Dr. Augusto Alvares do Aze-vedo» Annibal Eragoso de Andrade, Fran-cisco Cordovil de Siqueira e, MbIIo, Car-los José üarreto. Anysio Brandão, João dn Costa Pinto,. Domingos Gouvêa Corrêa, Manuel Teixeira Vaz Salermo, Joaquim Fernandes da Silva, Alberto de: Freitas Amaral o Gsuidencio FranciscoThomè.

BOLA BE SEBO

{Continuação)

O almoço foi multo trisio. Havia na» elite um> corto resfriamento- pnr» co« Bolado Sebo", porquo a noite,, que 6. ba* conselheira, tinha modificado um pouca OS. jiil/iis. Cnnsl qua odrlnrani nquolln rapariga ngora, por iião ter ído'.pròcUi!ar sei!ivt:inioiito o prussiana pnra fazer,' ao ílospcrtnr, umn boa sofprmm.' nòs- saus cimipanliciros, Nüoihavia mula mais sim-plcsl Alam d'Isso quem o snbcrlnf Po« derla salvar as appnronclas, mnndando dizer no ollicial, quo tivera di), das stins .iillii'i;ria's. Aquillo, pnra clin, tinha tfio pouca. Importância I

Mas ainda nlngiiom manifestava a» suas idéas.

A' tai du, como morressem do abori** cimento, o condo propoz quo so fizesse um passeio pelos arrabaldes da aldeia*-Todos so abafaram com cuidado o todos .subiram,) exeapto Coriuidot, quo proferi» llcar perto do. fogo o das lrmás do ca-rídado quo passavam o dia na Igreja, ott. em casa do cura.

O frio, cada dia mais intenso, picava cruelmente o nariz c os orelhas; os pés estavam: tão doloridos que, cada passo, era um- sofirimcnlo o quando chegaram; ao campo, esto pareceu-lhos tão horrl-' velmcnte lugubrc, debaixo da suanlvujja illlmitada, quo todos voltaram logo, comi a alma; gelada o o coração, confraugido-As quatro mulheres iam ha frento,sq«i, tres homens seguiam*as,um pouco atraz.

Loiscau, que comprolicndia a situação, perguntoir.de repeuto, se aquella nmere-triz» ia fazer com que ellos ficassem muitD atompo n'aquolle logar. O conde, sempr»

cortoz, disso qiic so nito.podlá exiglfc d»;, uma. mulher um sacrifício tão penpao 0) quo deviai partir- d'ella própria. Carré-Lamndon observou que,, so ,os francezes' fizessem, como m pensava, umn volU, oifensivai pon Dleppc, o ancontra, não so-podia realisar senão om Tôtes. Aquella; reflexão, tornou poqsatlvos, os outros.dois,, •ã— Se no3 safássemos a pé? disso Iioie»

Um dos. presentes quo as imperatriz, da Russia recebeu no dia das suas bodas de prata foi um manto, de arminho que custou 10 mil libras. Foi presente nobreza, da provincia de Kberson.

Mantenho os despachos anteriores e décimo improcedentes as reclamações do peticionario—foi o despacho (Io ministério da agricultura no requerimento do co-ronel João Josô Corrêa do. Moraes, ex-emprezario da navegação do rioAraguaya, pedindo a revogação do aviso que o obrigou a restituir. aos cofres públicos a quantiade 25:0008,a restituição da caução do, 5:0008, deduzida do. referido paga-mento a titulo de garantia, aenti-cgado material fixo o fluetuante, a continuação do serviço dá navegação, o qual poderá ser feito de accordo com a proposta apre-sentada em fevereiro do, 1S89 o indemnl-sacão pelos serviços, prestados e pelos estragos quo dovo ter recebido, o sou ma-terial, conforme se verificar no. acto da restituição,

A.rainha Victoria gosta,: immcnso de cães, eos que ella tem, são tratados prin-cipescamente. Os alojamentos çõ^ muito bem -ventilados o arejados com todo o* esmero. Quando morrem, têm os seus túmulos o os sous epitaphios. Uma das louzas diz: «Aqui jaz Maurice, cio favo-rito do principe Alberto, morreu em'1864.»

Da casa Buscbmann & Gnimarãos re-cebemos um exemplar da polkn Zelincla, composição do ArthurHjgino do Araújo.

Fomos procurados por diversos morado-i da rua Indmorado-iana, noCosmo Velho» que, jái não podem, supportacjisiconscquencias do dosloixoí da companhia' «City Improve:-nints».. . , : . .

-Tendo-sc' foito o rebaixamento da rua; pqr delilidração dai. câmara, ppr causa das excavaçCoH a que se.tqm procedido ficou «descoberto o encanamento de cs-goto nasua faco-i iroita.

Pelas junturas dos canos corre liquido dq natureza duvidosa, o do nm máuclieirp insupportavel. Jáncmapóilo uma família chegar, i janella, sem.sor.obrigadn a con-servar o lenço no nariz, , . ,

Já começaram ás obras de rebaixa-mento dos curtos de gaz e~agua, o entre-tanto as dos de osgoto, muito mais- ne-cessarias, estãojjuUtqJpng9.fle fi).ecê«er.a attenção da companhia.

Acccesce- que, não .ba.uma. só. j.untura quo • não dostille. o. que. passa, pelo .íatprioi*

dos tubos , ...

A não ser a .salubctdade.natural.d.a-quelle ponto da cidade^ com certeza ja lm muito teria a febro amarella estabele-cido alli o seu quartel-general. ' '

Desdo que acompanhia fecha òs ouvidos aos reclamos que lhe fazom, só nos resta appellar parji a intendencia, que tem o dever de' pôr cobro á, semelhantes immu-dicies, táo prêjúdiciáoW a saúde gulaliça.

Da casa n..220 da rua do .Senhor dos Passos desnppafeceu. ante-liontem umo menor de nomo Maria Elisa,; do 5 annos

do idade. _____

Entre muitos telegrammas que.de tpdoa os Estados d» Republica, do vários chefes politicos, tem recebido, o. Dr. Serzedello, ministre-do exterior, foi-lbe.-dirigido o seguinte.pelo Dr, Lauro.- Sodrô: .«Siqco-, raménte^ felicito governa por .tup* nomoa-çâo ati cargo dar mihistro, acto oste qu» pérmitte.' quo. contiiriiesT a prestai;. reler, vintes sewiços á Republica e, ao. Para,, quó tons sabido bonrar com teus tateotps. ,o j patriotismo. »

da

João Bernardo Soares'; mestre da barca Príncipe do Gram-Pará. tendo tido uma questão com Virgílio de Brito, nas ollici: nas dos Srs. Mattos & G.„onde.cste u empregado; foi aggredido e ferido na ca-beca com nm cano de ferro de que Brito lançara mão. ,..'.. , '.

O subdelegado do 2' districto de Santa Rita mandou lavrar auto do flagrante contra o otfensor e fazer corpo de delicto no oftendido, cujo estado é gravíssimo.

.

INCEHBIO

A's Tl/2'horas da noute de hontem maniféstou-se .violento incêndio no predio n. 74 da rua do.General Câmara.

A primeira estação de bombeiros qne comparecem foi'a da, Alfândega, seguinr

Idalina de tal, moradora & ruado S» Francisco da Prainha n. 17, entregou hontom ao subdelegado do 2' districto de Snnta Rita uma crinnça.de cGr branca, do sexo masculino,, representando ter 14 iliasdonascida,e declarou que encontrara a criança em abandono no corredor .de sua casa^nadia 12 da.corcente mez.

João Gualberto Fernandes, morador á travessa do Sereno n. 27, compadecendo-se da sorte da iiífcliz-criança, olíoreeeu-so ao subdelegado para tomar a si a cria-ção da mesma, até quo seja descoberta á residência dos pais.

ESTADO DO RIO

Foram nomeados: intendente do muni-cipio do S. Gonçaln. Antônio Vicente Souto Mayor;el'-e2* supplentesdojuiz substituto Antônio Tavares Guerra e o Dr. Manuel Antônio da Cosia.

—Fbia:nomeado-o Dr. Joaquim, de Al-meida Vidal superintendente do ensino em Itaborahy.

— Foi desiçnnda a professora ü> Maria Eulalia do Carmo Aranjo para a oscola do Barreto.eroinnvida para a de Mont'At-verno a professora D. Amélia Feliciana da Silva

Kelly.-.-•. — Foi posto em liberdade, visto ter prèafado-' fiança,'José Pinto Breves, vulgo ô Jucá Machinista, smdo-lho arbitrada a flança em 800ROOO.

Da casa Bo.vilacqna recebemos as se-guintes composições'músicáés:'"

Flocos,, valsa,'àaiiâftè' Menúelte, de Abon Miíanez; Maridinho, polka do Jucá Storonl; Q Diabo na praça, quadrilha, dea Miguel de Vasconcellos, o Emilia, polka do mesmo auetor.

CASOS POLICIAES

O menor Jnymo-Lopes-da Silva, de 13 annos, qnoaijtoa-se aa subdelegado do Espirito Santo quo fora ferido com um canivete, porá um indivíduo,, italiano! que evadira-se. . .- ¦ ¦ '¦¦¦-, -:

Foram presoa antc-noníem:

Manuel Marques, Ruas» o Josa Fran-cisco Pereira das .Chagas poi! furtarem uma peça do fazenda da porta da loj& n. 4 do largo doS;, Francisco do'Paula.

José Moreira-de Almeida, poi-esbo-fetoar Maria Julia,. em uma cstalagem. da. rua. da4 Constituição..

João de Medeiros, por- ter furtado uma mala de carno secca em um. trapiche.

dnj Saude.' •¦ ¦

Manuel Rezando dos Santos, portena-tar ferir com uma navalha, de, qpe so aaíhava armado, a Manuel Liberato do

Nascimento- . • L , ¦

—, Epiphanio de Mattos; por tor furtado, em um dos srmazons da alfândega,, duas: latas de pebceem conserva.

Concedeu-se eavequatur, nos termos do decreto n. 7777 de 27 de julho-de 1880 : A' carta de sentoiíça ctvet do formal de partilhas pafaada pelo juiz de direito da l*-vara cível da comarca do Porto, em Portugal, a favor de Joaquim EOpes.da Motta GuimarSes, co-berdeiro no^mven-tariff a quo se procedeu por fallecimonto do seu pai Joiiquim Lopèsda Motta Gut-marôes e asenirmão.Alfraedo.

Foi a seu pedido dispensadOado logar de machinista da lancha Luis Betim, da re-partição geral dos correios, Antônio Joa-quim Pereira, o nomeado para o mesrao logar Josó Bento Junior.

Fói nomeado continuo do gabinete do governo Antônio'Affonso de Paula Ro-drigues.

Foi exonerado a pedido João de Oli-veira Durão do cargo de professor da escola creada na Penitenciaria do Estado do Rio do Janeiro.,

Fornm nomeados; Aristides de1 Ma-gulhães Pery, habilitado pela escola Nor-mal. para reger a escola da Penitenciaria no Fonseca; Josó Joaquim Ferreira da Fonse:a. membro do conselho da inten-dencia de Magé; escrivão' da eoliectoria da.Sapucaia, Alfredo Teixeira de Car-valho ; D. EmHia Amclia Machado, para reger a escola do logar denominado- An-naya, na freguezia de S. Gonçalo.

Foi reintegrado o collector das ren-dns do municipio da Sapucaia, Paulino Joaquim de Oliveira.

Foi concedida a aposentadoria com ordenado por inteiro e C'im a gratifica-cão a Ismael Torres de Albuquerque, en-genheiro do Estado, ficando dependente da approvação do^poder legislativo.

Relação das vagas existentes na câmara _ àoi depntados, para cujo preenchimento a _Á__\r_ central'.

mesa da câmara-providenciou na coníe- O aviso fôi dado por Umajjraça. de po-lr:ncia-de honlem: - -

' - 'Maranhão, Custodio Alves dós Santos; Babia, Antônio Eusebio Gonçalves de Al-meida; Minas'Geráes, Francisco de Paula Amaral, c Rio Grande do Sul, Ernesto Alves do Oliveira . (por fallecimontos); Pará, Innocencio Serzedello Corrêa, per ter acceitado o «irgo de minislro} Per-nambuco, João Barbalho Uchôa Cavai-canti, idem; Bahia, Custodio José• de Mello, idem; aS. Paulo, Francisco de Paula Rodrigues Alves,, idem js Rio Grande do Sul, Antão Gonçalves de Faria, idem? Maranhão. Antônio Ennes do Souza, re-nuncia acceita pola câmara; Augusto TasSo Fragoso, Idem; Alagoas, Ladisláu do Souza: Mello Netto, ^dem; S. Paulo, Luiz Pereira Barreto,' idem; Rodolpho Nogueira da Rocha Miranda, idem.

A' carta- de sentençapara titulo e posse passada petojutZ' de direito da lVva..-» da comarca do Porto, no mesmo reino, a favor de D. Anna Francisca de Azevedo, co-herdeira no inventaria a qne se pro-cedeu por fallecimento de seu marido Ma.-nnel Perelra,Rebellò de Azevedo.

Folgamos de ver que pela mesa da ca mara dos deputados foram ouvidas as considerações que ultimamente entende mos dever fazer a propósito da iniciativa do nobre ex-ministro do interior, quando, no seu recente aviso-circular, dirigido aos governadores de vários Estados, lembrou a estes funecionarios a conveniência de, com a maior,brevidade, providenciarem sobre o preenchimento das vagas exis-tentes na representação nacional.

Procurámos provar então a competen-cia exclusiva da mesi de cada uma das câmaras para providenciar sobre o pre-enchimento das vagas oceorridas por íallmmentos, perdas d? mandato e

re-li ia, q' e passava.em um.bondo viu muita fumaça que. se .escapava do corredor do predio incendiado. •••"¦¦•

O serviço de extineçao oíTereçia muitas diíliculdades- pelas disposições da casa. O predio tí. 72, occiipado pela flrma Azambuja & C.nada solTren, assim como a de n. 76, óccnpado pela padaria deno-minada Fabricado. Pão Fortificante, de Foste de Rins Verdes A C. .

O primeiro andar, do predio incendiado era oceopado por uma fabrica de chapéus e modas.pertehcehte a Alfredo Pires & CO pavimento térreo eraoçcupado pela agen-cia de leilões de J. Dias.

Por emquanto ignora-so a-origem do fco, que se presume ter-se manifestado niTl" andar, cm cujos fundos residia a família de Joaquim Pereira de Azevedo Havia além d'isso um sotão ocçupado por um casal sem filhos.

Compareceram o commandanto do corpo de bombeiros, o 1* delegado dc policia Dr. Santiago, o subdelpgado do 1' dis-tricto do Sacramento, o tenente Cardoso, inspector do districto, o subdelegado da Candelária; capitão Martins, o comman-dante da 5* estação, alferes Prudenciò Nunes da Silveira com 10 praças e um calio; tomando logo;as providencias que o casn reqneria.c outros oiliciaes do corpo. A' hora em qúe escrevemos, não é pos-sivel precisar os prejuízos, quo sSo consi-deraveis, principalmente no estabeleci-mento de chapéos do 1" andar. A sala flcoii inteiramcnte; inutilisada. O tecto d'esta sala abateu, cm parte, machucando cinco liombairos, que foram recolhidos no

seu quartel. ,

As familias residentes no predio mecn-diadoconseuuiram escapar-se pelus fundos do mesmo"para o do n. 09 da-ruá-do S. Pedro, cujos moralores as rçjebattram, proporcionando-Hies os rc-cur;os do qna necessitavam. Para evitar as cbammss os fugitivos arr mbaram uma parede dos

Em Rezende, no dia 12 do corrente, dou-se um assassinato' que ó assim nar-rado pelo Tithburibd-.

«Manuel Ferreira Neves ó Lourenço Antônio de Oliveira, ambos residentes nos Campos Elysips desta cidade, .achavam-se no dia Iti do corrento no logar deno-minado Morro Redondo, cm companhia de Leonel de tãl, caixeiro interessado do estabelecimento do- Sr. Antônio T. No-guelra Filho.

«Para distrahirem-se um poucoadelibe-rnram jogar. Terminado o divertimento verificou Leonel que tinha perdido cerca de 4008000, que foram ganhos por Noves, Leonel, porém, não se conformando com o prejuízo, pediuàqúellequelhe réstitu-¦ isse o dinheiro, por isso.tiuo lhe não per-tencia o sim a casa, é elle tinha do prestar contas.

«Noves declarou que não fazia resti-tuição algiíma porque n dinheiro já era seu, visto que o.tinhn ganho.

«Como Leonel Insistisse.resolveu aquelle entregar cem mil réis apenas, quantia essa quo foi recusada- por Leonel, que por fim já exigia encolerisndo todo- o di-nheiro perdido, terminando a questão com estas palavras, em nr de ameaça:— Ah! não mo entrega o dinheiro, pois ha de ver o quo lhe acontece 1

o Em acto continuo retiraram-se a pé os dnus companheiros. Noves e Lourenço, em demanda da estação da Divisa, no in-tuitb dè ahi tomar o trem que chega a cata cidade ás S boras o tanto da noito. Já o dia terminava, quando, a dous lei-lometros antes da estação, solta Leonel de uma moita á margem do caminhe, dá uma forto cacetada em Neves e em se-guiila dispara-lhe dois tiros de revólver, unidos quaes accrla-lbe prostrando-o na estrada.

« Lourenço, o .companheiro do iiif,'liz Novos, logo que percebeu a aggreassaãò, fugiu com tndã n, presteza, c. secundo í.oí o.-insía, i:e£cre que f»i persegui'.;» pelu desvairado assn^siUQ Io«o que viu prós-Irada n sua viclima.

,i' CüTiduzilo o f'.:iüo para a sua

resi-A exposição do panorama da cidade do Rio dc Janeiro foi honíem visitada por 70 pessoas.- . ;,.

-Foi nomeado o agrimensor Augusto Paranhos da Silva' Velloso para o lo;»ar de (lascai da .exectíçãó dó contracto cole-brado com A. Fiqrita & C, para fUnda-ção de núcleos agricolas. na Estado de Santa Catharina e dc que é cessionária a Companíiia Metropolitana do Brasil, per-cebendo os vencimentos que lhe compe-tirem.

Como os leitores se recordam, o capitão Leitão o a actor ,'Vcrdial, Implicados.ua. revolta de 31 de janeiro do anno passado no Porto e que estão .comprindo degredo em Loanda, tentaram fugir n'um vapor francez, sendo novamente presos no Am-briz. .

São curiosas as condições em que pre-meditaram a fuga»

Os dois revoltosos iam dentro de uma caixa dc.lm,30de comprido, lm. de largo por lm. de alto. A caixa ê das que ser-vem para conducção de gêneros, mas a tampa, em logar de ser pregada, tem por dentro dois ganchos, que seriem pnrn nbrir o fechar poi' dentre, no fundo tem dois compartimentos onde estava o so-guinte: um garrafãó com agua, duas latas cheias dc biscoitos, duas garrafas de vinho do Porto, dez latas com gêneros ali-nienticios, quatro pães de trigo, um vi-dro com sal de fruetas, dous garfos e duas facas, um sacca-rnlhas, um ferro para nbrir latas, um copo o dous pratos de ferro. Dentro da caixa tambem estavam duas esteiras de Loanda. uma lata de pa-lha vasia. uni raboçâo ds caiote militar, um cobertor, um ' cíiapço do coco, uma camisa, Uroacamisoli úa iiaiiclln. umcol-laaip.hu c o livro «ItTiiiaai. do Sr. Alves Jbiules.

Na parte c:;teiiir tr.v.ia osa-i-iptn: Ila-r-a-ie—Fraiiil, o na tmiira llessiis.

O Sr. Juüo Emilio daxtnclijj Vnseon-c.Mlo.i. em n-imo dê qneni iai co-no bngà-agem a cai>.3, foi prOaso e entregue,

jun-• Crearam-se as seguintes agencias do correio: na pdvoação de-GamelleiraT-Esaa--taaado dns Alagoas; ria colônia Jaçuary, no Rio Grande do Sul j o na villa de Ja-guariba, municipio. de Santo Antônio do Pinhal,, em Si

Paulo.--O movimento-do hospital da-Misericor-dia, dos hospícios de Nossa Senhora da Saude, de S. João Baptista. de Nossa Senhoru do Soccorro

'&'

de Nosasa Se-nhora das Dôrca, em Caascadurai. foi o se' guinte no dia 16 do corrente: Existiam 1.527. entraram 68, sahiram 58, fallece^ rám 9 e existem 1.528. "

O movimento da sala" do banco 0 dos consultórios públicos foi, no mesmo dia de 3-13 consultanles para- os quaes se aviaram, 405 receitas, e flzeram-se'50 ex-tracç3cü'de dentes.

Recebemos o jornal de modas A Es-tação,. relativo ao dia 15 do corrente mez. Ü»";!ii!".»a

Concederam-se as seguintes licenças: De tres mezes, com soldo, ria fdrma da lei, ao cirurgião de 4* ÇlãsseDK.Fran-cisco Muniz Ferrão de Aragãò,. paia tra-tar do sua saúde onde lhe. convier.

P»ra residir no Estado de Pernambuco, ao sargento invalido da--batalhão -naval Francisco Campello do AibuquerquQt,

Continuou hontem na I' delegacia dS' policia o inquoríftv reqnirfdo peto tenente Vmliaes contra,o. Banco da Praça.

Depoz na mesmo inqjierito a Sr« Gar-vaJho, gerente da fabrica de floí.ea,

antill-ciaes. _, ,.

O tenente Vinhaes requereu ao D^ L delegado pata mandar-proceder a exame nos llvrosfa da escripturação do mesmoa

banco.. • ¦ .

Foram- dadta® na Policlinie* Geral du-rante. a quinzena, flftda l,gS7- consultas, assim distribuídas pelas diversas clinicas:-Moléstias internas-, (1* clinicai* 65 con; sultas; nervosas,, -Tf externai 54, e Si opcr^õeasr dtt utero eseus.aanexos,,d!) o. roperaçües-, dar éarganta,.fossas nasaes e ouvidos, 43; de cr&nças 26» e 4 ope-raçCes; da pelle c syphilis[.127je2lopera*-ções;. dos olbos, 75* o 6 operações^

Foram feitas as seguintes, appbcaçoes de electricidade:

No serviço de^ moléstias da pelle e sy-philis, 31; nwvosas; 4a2,e de. crianças,; 26, Falleceu. fiontsm cm SL João dfEl-Rei', D.Sophia.Pertenco, flIBa do flnado conse-lheiro Pertenço, o irmã da Dr^ Samuel Fertence, a q.uem apresentamos:, sineenos, pezames. ¦ ¦

Um collar famoso:."' , ., O tribunal do commeréió do Pariz acaba do resolver o litígio motivado pela venda do famoso collar do Leonido Leblanc.

Trata-so de um- magnillco. collar for-mado por quatro fios do formosíssimas pérolas brancas do oriente, qno foi ad-mirado nos djas do império, chamando, a attenção dc todo Pariz..' .

Quando ha tempos Leonide Leblanc vendou as suas jóias, Mr. Bloch comprou o famoso coliar, ou pelo- menos julgou compral-o. pela quantia de 40:0008, còm o qual rcalisava um bonito negocio, porqu.: segundo reza a lenda, tiiresio collar eus-tou' 2O0:000S ao admicador. da actriz a quem foi oilerecido n'uro momento doen-thusiasmo.

Pouco depois dc feita a vçnda suppoz Mr. Bloch que se tinha equivocado. O fa-niosu collar, o nue Napqleâo III qUercçeu como penhor de admiração a Leonide Leblanc, foi vendido om 183S, e oque Bloch acabava do comprar era um collar, magnien sem duvida, mas sem historia qno atigméntnsso o seu v.ilor.

Recorreu, pois, no tribunal do oom-mercio. solicitando qno a venda fosse aunulliida; mas Toram indeferidas .as suas pretençõos, fundando-se os macis-trailos para issil em q'.ie, nom o c.atáíogo das joins, neni as nnnuncins ria sua oiii'a ili/:iani quo so tratava do famoso

José Corrêa Martins, aopaassar pela rua da Harmonia, - foi comprimido; entra um bond de carris urbanos e a. carroça qua conduzia, do.que.resultou, llcar bastante

machucado. ...

O caso deu-se. ante-hontem; ás 8 noras da noite. .... ,. ,< , j

Martins foi. recolhido' ao. Hospital roa

Misericoradla. '

"B3ace.ap<si.*oi

O superior do dia liojo ti- o major José SotonnilbT • — Eailíaa-dffilia -S- reoarti^a:. do ojüdanloa ijiiiiariil: hoi« o maior Arnaldo Guimarães.

i- O 24" bal.illião do infantaria ía lioje a guar-nlajão da eidada n a23." da. mesma arma.uará.0 sar-viço exlraonliaanario. . , ¦ .

.0 9" rngimonlo do cavallariaua nojo o olucml ruma ronda de visita.. ..."

Devem compareirer hojo na.socn!larla,ilosor-viço STinilorio do eicrcilo, afim. iln serem, insueocio-nado» iwsla janta malica. mllilar, os ofltciacs ila coarniçao d'i»la capital, qna so adiara com parlo

tle líoftiile. , ,.

foram cpncciliiloi tros m:iss de lieonça, para tmUirem ilu sti» iliilo, a»3 sogiiltitos oiliciaes^: ea-nilin alo 27" liablliaio ilo' Infantaria Manuel Vicente Ile Pinho, o alferes ilo Ttreiiimeiao do cavallaria Otozimbo BaroaliiS do Sçnna Oliveira.

Conforme pcilii» o-28 tenonle ilo 50 batalho de artilharia Josc Antônio ile llcneift', mnndon^e irancar a matrícula com que freqüentava as aulas Ja escola militar iloagio Griimto do SuU

Concodoü-soliceniA pariprcslar oiarae. pratico ila arma ilo infantaria ao loneuls. i|o 1" totalhao il« infantaria Francisco Flanj.) da Cruí.

-Foi mamlnilo servir no hslailo do Piauhy o meitioo ile +' classe Dr. Traftcisco Ferreira Nina. ' — Foi manlaío scanit nara.o lislail» ile S. Tanlp, em «rviaio do mliiBwflo ila snerra. o altcriis ilo li rogiiuento ilo cavalaria Joso Pinlo Peuqto Foi transferido para o 2"'rovmcnlo ile cavai lari» o alferes ilo 1° un mcsníaarma agduaiao ire-.'orLo tio Rego Barro». : •¦

-Foi nomeoilo inspeolor ilo 24" batnlahpo da in,-. fanlafia o senerat reloiinailo íoío Baplista do ltogo Darra» Cataicanlo dc ÃHmquiariiae.

Kxpcilin-so onlçm pap qjie vcnlia a oslçt ca,-pilai n capitão dOOTaTOrogo Anlonio r.ahia."

Fni Iransferido ilo2°j:arao 12" reginàCnlo ilo

M

cavallaria o alferes Podro Fraociso Uc Soma.vli Eoi dispensado o, engjyihciro .Polydoro Olavo de S. Thiago do logar. de flscal dc •1* classe dn rcdVdc estradas de ferro do Kstado de Sanlà Gàthaiina e reintegrado, o cpgenhciro Çduárdo Macedo de Azam-bnia no mesmo' ío.aar^cpnsiderando.-si; licenciado por quaatiò iiiq?çs, a contar da ílãtji cm que foi ésoncrado.'

collar de Lcânidc Leblanc; e cm que I praça.

T«:ip eslado.bastante enferma o .S'.\ ca-pit.lo Jqsè Amprim Limanegoc;aiited'esta

sèau.

O' condo encolheu os hombros. —E-pensa nJisso,, com esta neve, e com as.nossas mulheres? E dopoisi seriamos immediatamente perseguidos, apanhados, em dez minutos e trazidos prisioneiros á moreô dos soldados.

Era verdade o todos se calaram. Asxlaraas faUavain em modas;, nua pareci», deaSHnyna&. um certo constrangi» mento.

De repente; no flm. da rua, appaweea. o ollicial;. Sobre, á novo que fechava, fl "

< horizonte; proj^ctava^e- te sua, alta este* tij.r£(, 4e vespa Ae uniformo! O' camlnbavfc, * cijm os joelhos

"àfastáftos,.

com csso movm , mwto,parMçiij/ir. dos; militares, qiio, ftf* . zém, toda a diligencia para mló sujar.aii . botas, cuidadosamente engraxadas,

ilncllnourse,, <liinj)d!>. passou, perto das-damas, e-olhou, dosdnnhosamente- para o», homens que tiveram, om todo' o caso, ft,' dignidade de so náo descobrie; so bej},,-, quo Lojseau. esboçasse um gesto, parií,,,; tirar oachnpéo.

Bola dc Sebo tinha-se-'-tornado encar»' nada cpmo-iim, pimentão ã as, t'r.os nUXf» lheres casados sentiam, uma grande; lui-. . milhaçüo, por Serem oncontráda.* poaf-aquello oJIicial,.em.companhia d'aqu?U* rapariga desmiolada,. que ello tinha, tra-tado com tanta- j>rosseitia.>'

Entilo faltou-se d'olle; do sen uniformo e da sua. cara- A.mulher de. Carré-I,a-madoni quo tinhai conhecido muitos.ofll— ciaoe- e-que.os julgava como conhecedor^.', "achava"

quo;aquelle nao era feio dõ todor lamentava, mnsmp que não, fosso. france^ porque: daria um: bonito, hussard. o, pelo,-qual, todos as rnulheres ficariamTdoidas., Eogpaueentraram emeasa,.não sabiam; o, qne; ahaviam de {azei;.,;

à Trocaram-se palavras azedas, a propor ; sito dte-cousas-'insignifleantesí O1 Jantar quo correu: erni silencio,,, durou pouco ds todos subiram- cedo,,, para-se deitar,, es«" . perando dormir, para.mataa ottompo.

Desceram, no dia seguinte, coma as carM; fatigadas e os corações, alllictissimos* As

°mulheresv

£alto'am. apenas d*, Boi,*-deiSfcVo;'

RepicararoT os sinos» Era para nm baí-ptismb. Bala da-aSebo, tinha um lllntuqu»; estava, s. crear' na casa- defuma* campona» zas de "Yvetot. NSo o via senão uma va»'. por anno è nunca pensava n'éllb. Mas.a. lomlirança da:criança, que. iam' haptisar,,-. !dbrramou-lhe, no coração; uma ternura; Isubita o violenta pelo. seu fllho e quis-1 labsolutamentO' assistir a ceremonia»

Assim, que; ella sahiu,, todos; olharam: uns-para-os outros, depois approximaranr aas cadeiras porque sir. septia perfeita-a mentorque por-fim de contas era. neces-a ¦sarioa.decidlí"' qiralquer- nousai Loisoa* teve uma. inspiração: era do> opinião que-se proptizessé ao oflicial. para qjie ficasse, stf com Bola de Sebo o deixasse partir os-outros.

Follenvia enacarregou.-so ainda dá com-mfesão, mas. tornou a descer pouco depois. O. allemão, que conhecia a natureza hu-mana, tinha-o posto fora db. quarto. Pre-tendia» ficar com todos-cmquanto.nãoasai»' ítlsflZesse o seu desojb..

Então o temperamento plebeu d* Sfa..-I,oiseau rebentou: «Entretanto nós não" havemos de morref aqui, de velhos. Uma vez qjie é ollicio d'aq.uella desav.ergonnada fazer issacom toda.a,gente, acho.qneélla não tema direito dç. recusar, nem. este. nem. aquelle. Trazem o Javor' dd mo: dizer um* cousa; aquillo recebe- tudo. quanto, ba em. Ituõto, ato mesmo coeheitosç' sim*, minhav sonliora, o cocheiro da. prefeitura-. Eu sei fsso porfertamentej porquo-ellp compra an vinho- em minlia casa.- E- hoje; que- *ss> trata, do nos tirar do dllllcirldades-, faz-se do niá bocea, aquella ' extraviada..' BOI' adio que o officiaL procede penTeitaménte, Está sem mulher ha muito.tompo» o eSatae^. mos aqui tres_q,ue elle: preferiria naturati-mente. Mas hão senhor,,contéhta.-se cobü aquella qne ô de toda a gente. Rcspelt» as mulheres casadas.. Lembrem-se que.eltes ê quem manda aqui. Bastavarlhe dizer—-quero, — e podia levar-nos â força» com auxilio dos seus soldados.», j

As diiji^ mulhptes ti»:ram. U.m; pequem»,, çtdafrio. Òsolhosdaformoasix Sra. Carré--timAdon brilharam o. estava um, tanto patlida eomo sc sentisse já agarrada áaJ força pelo oIHcial.

Os homens, que discutiam afastados, approxiniaram-se. Loiseau, furibnndp^ quçria entr.çgar. «aquella miserável» i-. iriãos e pés atados, ao inimigo. Mas o coiíde, nascido, de tçes. gerações.de. embaí-xãdores c dotado dc um physico. de dip^-,. niata, era partidário da habilidade.

' ¦ "4- Seria preciso decidii-a, disse ello,

¦ E çptãb conspiraram. GUY DE MAUrASSASt-i (Coiif/iüia.)

ffUíJI

Ji.

w

4Í»

*-.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Qual o número máximo de lotes que podem ser considerados para cada encomenda para garantir que a procura é efectivamente processada com recurso apenas a duas máquinas na estação

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

34 A obrigação relativa às exportações prevista no Regulamento (UE) n.º 258/2012 decorre das obrigações internacionais da União (Protocolo das Nações Unidas contra

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

En combinant le moment fléchissant (repris par les hourdis) et l’effort tranchant (repris par les âmes), il a aussi observé une très faible interaction. En 2008,