• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 10 Renúncia e o Reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 10 Renúncia e o Reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MÓDULO 1 – REINO DE DEUS

Aula 10 – Renúncia e o Reino de Deus

IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS

(2)

AULA 10 – Renúncia e o Reino de Deus

Reino de Deus, propósito e Renúncia

Temos estudado sobre o Reino de Deus durante essa escola de líderes. Já aprendemos que o Reino de Deus não é algo externo, mas sim que Ele está dentro de nós e se manifesta em atos de justiça, paz, alegria e temor do Senhor. Lucas 17.21

Com isso, o nosso desafio enquanto líderes é estabelecer o Reino de Deus na Terra e destruir o Reino das Trevas. Mas só conseguiremos fazer isso quando estivermos dentro do propósito que Deus predeterminou para nós.

Vimos na aula passada que Deus tem um propósito para cada pessoa, mas Ele nos deu o livre arbítrio para vivermos ou não esse propósito. Todavia, só somos plenamente felizes e realizados quando estamos dentro do propósito de Deus pra nós.

Mas para vivermos o propósito e deixar que o Reino de Deus cresça dentro de nós, é necessário que tudo aquilo que não foi plantado por Deus em nós, saia de dentro de nós. Só vamos conseguir manifestar o Reino de Deus na terra quando dentro de nós estiver transbordando do Reino de Deus. Na verdade, viver o Reino de Deus e cumprir o propósito de Deus é um processo que dura a vida inteira. Enquanto cristãos, a cada dia vivemos uma batalha para que o Reino de Deus cresça em nós, para que as coisas de Deus sejam mais importantes para nós que as coisas do mundo e das trevas. E nesse processo, para alcançarmos a plenitude do Reino de Deus e para perpetuarmos esse Reino na terra, precisamos renunciar muitas coisas. A renúncia está sempre presente no caminho para se alcançar o Reino de Deus. Evangelho que não fala de renúncia é engano.

A bíblia nos mostra que todas as pessoas que tiveram autoridade espiritual e implantaram o Reino de Deus na terra renunciaram muitas coisas em suas vidas. Enquanto vivermos um evangelho que sirva apenas para satisfazer as nossas vaidades e as nossas vontades pessoas, não vamos conseguir implantar o Reino de Deus na Terra.

A Renúncia como requisito para ser

discípulo de Jesus

Em uma de suas conversas com os seus discípulos, Jesus disse: Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33

Jesus sempre pregou renúncia para os seus discípulos. Quando Ele escolheu os seus discípulos, todos eles tiveram que renunciar a sua profissão, por exemplo Mateus, era cobrador de impostos (Mateus 9.9), Pedro e André eram pescadores (Lucas 5.1-11).

(3)

A parábola do jovem rico nos ensina muito sobre renúncia.

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

Mateus 19:16-22

Renúncia à soberba

Em resposta à pergunta do jovem, a primeira coisa que Jesus fez foi repreendê-lo por chama-lo de bom. Jesus não permitiu ao jovem chama-chama-lo de bom porque Ele ainda não havia concluído o seu propósito. Para Deus a pessoa só é considerada boa ou má quando o propósito é concluído.

Enquanto estamos vivendo na terra ninguém é bom. Não somos bons demais naquilo que fazemos. Não somos os únicos que estão buscando a Deus nessa terra. Muitos homens e mulheres de Deus estão na busca pelo Reino e temos que respeitar isso e viver com humildade.

Precisamos respeitar a obra de Deus na vida do próximo. Ninguém é melhor que ninguém nessa terra. O que diferencia um crente do outro não são os seus melhores dons e sim o tanto que ele tem de Deus dentro da vida dele. Na verdade, o diabo está aprisionando muitos crentes não pelo pecado declarado, mas pela soberba e a vaidade que está dentro de seus corações.

Querer glória antes de concluir o propósito é ter a síndrome de Lúcifer, achar-se superior ao seu Senhor.

A igreja hoje vive uma crise de soberba e vaidade. Muitos querem glória para si sem se preocupar se estão cumprindo o propósito ou não. Querem ser reconhecidos pelo título que é dado a eles, mas não se importam em renunciar a vaidade para que o Reino de Deus seja implantado na terra, na igreja, onde eles estão. Não se importam em servir e querem apenas ser reconhecidos. Isso não é viver o Reino de Deus, isso não é viver o propósito de Deus e isso não manifesta o Reino de Deus na Terra.

(4)

O jovem chamou a Jesus de bom não pelo que Jesus fazia mas pelo que Jesus tinha dentro Dele da parte de Deus. Aquele jovem foi atraído não pelo que Jesus dizia que era, mas pelo que Jesus manifestava do Reino dos céus.

Precisamos atrair as pessoas a nós e ajuda-las não pelo nome que carregamos, não pelo título que temos, mas pelo que manifestamos de Deus na terra.

Ao menor sinal de que seria engrandecido ou bajulado pelo jovem rico, Jesus já o repreende dizendo que não há ninguém bom senão Deus que está no céu. Jesus deixa claro para aquele jovem que para viver o Reino de Deus é necessário ter humildade.

Enquanto líderes...

A renúncia não se dá por imposição, ela se dá por amor. Jesus repreendeu aquele jovem rico com amor, ensinando-o que somente a Deus podemos dar a glória e que uma pessoa só é reconhecida após cumprido o propósito.

Enquanto líderes não adianta impormos nossa condição de líder. Se o seu liderado, se o seu filho não ver em você humildade, ele não vai aprender o que você quer ensinar a ele. O liderado aprende com exemplo e não com palavras.

Enquanto líderes Jesus nos ensina a não reter glória nenhuma para nós e dar toda a glória a Deus. Só seremos capazes de ensinar nossos liderados e a forjar novos líderes para dar continuidade ao que estamos fazendo, se os tratarmos como filhos e não como servos.

Renúncia ao que é pecado

A segunda lição que Jesus deu ao jovem rico foi renunciar ao que é errado. Quando Jesus cita pra ele os mandamentos, Ele está dizendo: para alcançar a vida eterna, siga aquilo que foi determinado por Deus desde a criação do mundo.

Jesus não veio para destruir a lei ou os profetas, Ele veio para cumprir a lei. E o fato Dele ter cumprido a lei não nos retira o dever de observá-la também.

A renúncia ao pecado e a observância dos preceitos de Deus ainda é o caminho para se alcançar o Reino de Deus. Para cumprirmos o nosso propósito determinado por Deus precisamos renunciar aquilo que Deus nos proibiu.

Desonrar pai e mão continua sendo pecado, adulterar continua sendo pecado e amar o próximo ainda continua sendo mandamento. O que Jesus disse para aquele jovem é: continue seguindo o que já te ensinaram.

Jesus não veio pregar um evangelho diferente daquele que já tinha sido estabelecido por Deus. Jesus veio dar continuidade ao que já estava sendo feito. E nós, como seguidores de Jesus também não podemos deixar de lado aquilo que Deus proibiu e aos mandamentos do Senhor.

Atualmente temos vivido uma crise de ideologia na sociedade. O que era errado agora está sendo visto como o certo e a igreja não pode se deixar levar por isso. Enquanto líderes precisamos

(5)

continuar combatendo o pecado e não podemos ceder a novas doutrinas que nos afastam dos mandamentos de Deus.

Renúncia ao que é permitido por amor a

Deus

Mas aquele jovem rico já observava os mandamentos e mesmo assim não se sentia preparado para alcançar a vida eterna. Perto da glória que Jesus carregava aquele jovem percebeu que somente seguir o que a religião lhe ensinava não era suficiente para alcançar o que Jesus estava pregando.

Da mesma forma somos nós. Apenas não pecar não é suficiente para carregar o Reino de Deus e o estabelecer na Terra. Apenas seguir os mandamentos não é suficiente para ter autoridade. Precisamos ir além...

Quantas pessoas passam a vida inteira pregando doutrina, que aliás, são corretas, mas não buscam algo além de Deus, passam a vida toda no mesmo patamar de religiosidade e não fazem diferença onde vivem.

Quando aquele jovem disse a Jesus que já observava os mandamentos, Jesus respondeu que para alcançar o Reino de Deus era necessário renunciar ao que é permitido mas te afasta da presença de Deus. Não era proibido por Deus ser rico naquela época e nem é proibido hoje, mas aquilo que era permitido não deixava o jovem colocar o seu coração na presença de Deus 100%, por isso que Jesus determinou que ele vendesse tudo e desse aos pobres.

É interessante que Jesus não determinou que ele vendesse os seus bens e levasse o dinheiro para a sinagoga. Não! E Ele não disse isso, porque ele não estava ensinando religião para aquele jovem. Certamente aquele jovem já sabia da necessidade de ofertar e dar o dízimo e certamente ele já fazia isso. Mas naquele momento Jesus o ensina a renunciar o seu conforto em prol do seu irmão que era necessitado. Jesus estava ensinando que viver o Reino de Deus é abrir mão do que não é proibido para servir ao próximo.

Jesus ensina que para ter algo além de Deus é necessário dar algo além para Deus. Para ser crente e ser salvo basta deixar o pecado, mas para carregar o Reino e o implantar na Terra é necessário ir além. É necessário renunciar o que é permitido por amor a Deus.

Jesus estava convidando aquele jovem a não apenas buscar a vida eterna, mas a viver o

Reino de Deus no tempo que ele viveu.

 Não é proibido dormir, mas renunciar algumas horas de sono para se dedicar a oração é ir além.

 Não é proibido ter dinheiro, mas renuncia-lo em benefício do seu irmão necessitado é ir além.  Não é proibido comer, mas fazer jejum é ir além.

 Não é proibido trabalhar, mas usar o seu trabalho para implantar o reino de Deus na terra é ir além.

Viver o Reino de Deus em plenitude é renunciar além do que é proibido.

(6)

O nosso desafio é ser como Jesus: fazer com que as pessoas queiram algo mais de Deus, fazer com que elas se sintam atraídas a querer mais, fazer com que elas vejam em nós humildade e presença de Deus a ponto de querer ser como nós.

O bom líder é aquele que renuncia a si mesmo por amor dos seus liderados. O líder que Jesus nos mostra é aquele humilde, que abre mão do seu conforto, dos seus bens, do seu tempo, em prol de seus liderados.

Renúncia gera autoridade

Aquele jovem rico se entristeceu, não quis renunciar e saiu da presença de Jesus. Por isso Jesus disse logo a seguir:

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Mateus 19:23,24

Jesus estava dizendo que aquele que não renunciar ao que é permitido por amor a Deus e ao próximo não vai entrar no reino dos céus. E mais, somente aqueles que renunciam ao que é permitido por amor a Deus podem implantar o Reino de Deus na terra.

Por isso Jesus disse que era mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha. Nesse caso, a agulha significa uma porta pequena que existe em Israel, na qual para o camelo passar ele precisava ser “descarregado”. Ou seja, Jesus estava dizendo que para uma pessoa viver o Reino de Deus, ela precisa de esforço e por isso é tão difícil.

Viver na renúncia não é fácil, mas quem vive na renúncia tem autoridade. Aquele jovem rico não quis renunciar, mas a bíblia nos traz vários exemplos de pessoas que renunciaram e receberam autoridade.

Na verdade, TODAS as pessoas que tinham autoridade na bíblia passaram por momento de renúncia.

 Moisés renunciou o palácio para viver no deserto em prol do propósito. Em consequência Moisés teve autoridade diante de Deus e dos homens. Exôdo 13:17-22; 14:1-31

 José renunciou viver com a família para viver no Egito. Em consequência José adquiriu autoridade para governar todo o Egito. Genesis 37

 Jesus renunciou a sua vida em prol do propósito. Em consequência, Jesus conquistou a autoridade para destruir as obras do inferno. Mateus 27

Existem demônios que só podem ser enfrentados após a renúncia. O diabo pediu pra testar Jó porque ele tinha tudo. Depois que Jó suportou a adversidade, o diabo perdeu a autoridade sobre ele.

(7)

Enquanto líderes só temos autoridade quando renunciamos em prol dos nossos liderados e da missão a que servimos.

Referências

Documentos relacionados

Contato com a pele : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.. Exposição a concentrações de ar acima dos limites legais ou dos limites de exposição recomendados

• Desconto de 50% para associados se houver apenas taxa de inscrição; • Presença em todos os catálogos que forem feitos para o evento em questão; • Colocação de

O Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas dos Campos Gerais do CESCAGE, no uso de suas atribuições legais, considerando a legislação em vigor, o seu Regimento

definida pelo professor Pensando no futuro 25 PONTOS Moodle AT1 Atividade Avaliativa Decorrer do Trimestre com data. definida pelo professor Integridade e Fidelidade 25

§ único - Incorre na mesma pena quem vende, expõe à venda, tem sob sua guarda, para o fim de venda, introduz ou tenta introduzir na circulação, bilhe- te de loteria estadual,

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

Esta conversa irá produzir uma sintonia mental entre eles, e mais ainda, cada um irá emitir ondas de formas-pensamento que atrairão também espíritos desencarnados (e encarnados) com