• Nenhum resultado encontrado

CitiVida IPD-F Manual do Segurado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CitiVida IPD-F Manual do Segurado"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

CitiVida IPD-F

Manual do Segurado

(2)

1 Prezado(a) Cliente,

A partir de agora, você passa a contar com a proteção de um dos melhores seguros de vida do País,

comercializado pela ACCS Corretora de Seguros Ltda. e garantido por Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A.

Este manual contém todas as informações para que você possa conhecer melhor suas garantias contratadas e, assim, usufruir com segurança dos benefícios deste seguro.

Caso tenha alguma dúvida, estamos à sua disposição por meio dos telefones 4004 2484 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 2484 (demais localidades), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.

Atenciosamente,

ACCS Corretora de Seguros Ltda.

O recebimento deste Manual do Segurado não caracteriza a aceitação automática de sua proposta. A Seguradora tem o prazo de 15 dias para analisar sua Proposta de Adesão, a partir do recebimento

da mesma, devidamente preenchida e assinada. Caso sua Proposta de Adesão não seja aceita, essas Condições Gerais não têm validade.

Seguro comercializado pela ACCS Corretora de Seguros, CNPJ 63.058.648/0001-39 e código SUSEP 10.0228290, e sob responsabilidade da Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., CNPJ 02.102.498/0001-29 e Código SUSEP 0635-1.

(3)
(4)

3 ÍNDICE

MANUAL DO SEGURADO

A. INFORMAÇÕES IMPORTANTES 5

A1. QUANDO COMEÇA MINHA COBERTURA? 5

A2. QUAIS SÃO MINHAS GARANTIAS CONTRATADAS? 5

A3. POSSO ALTERAR MEU CAPITAL SEGURADO? 5

A4. QUANDO UTILIZAR O SEGURO? 5

A5. COMO SOLICITAR A INDENIZAÇÃO? 6

A6. COMO INDICO OS BENEFICIÁRIOS DO MEU SEGURO? 6

A7. O QUE ESSE SEGURO NÃO COBRE? 6

A8. COMO SERÁ FEITA A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO MEU SEGURO? 6

A9. QUAL SERÁ A DATA DE DÉBITO DO SEGURO DE VIDA? 6

A10. QUAL O ÂMBITO TERRITORIAL DE COBERTURA DO SEGURO DE VIDA? 6

A11. EXISTE LIMITE DE CONTRATAÇÃO DE CAPITAL SEGURADO PARA O SEGURO DE VIDA? 7

B. CONDIÇÕES GERAIS VIDA EM GRUPO “SEGURO DE VIDA” 8

1. OBJETO DO SEGURO 8

2. DEFINIÇÕES 8

3. GARANTIAS DO SEGURO 10

4. RISCOS EXCLUÍDOS/ EVENTOS NÃO COBERTOS PELO PLANO 10

5. ACEITAÇÃO 11

6. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO 12

7. CERTIFICADO INDIVIDUAL 12

8. ALTERAÇÃO DO CAPITAL SEGURADO 12

9. PRÊMIOS 12

10. REENQUADRAMENTO DE PRÊMIO 13

11. COBERTURA EM CASO DE NÃO PAGAMENTO DE PRÊMIO 13

12. CANCELAMENTO DE COBERTURA POR FALTA DE PAGAMENTO DE PRÊMIO 14

13. ATUALIZAÇÃO DO CAPITAL SEGURADO E DOS PRÊMIOS 14

14. DESIGNAÇÃO E ALTERAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS 14

15. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SINISTRO 14

16. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À LIQUIDAÇÃO DO SINISTRO 15

17. LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS 17

(5)

4

19. CANCELAMENTO DO SEGURO 17

20. OUTRAS OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE 18

21. DESISTÊNCIA 18

22. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO 19

23. ÂMBITO TERRITORIAL DA COBERTURA 19

24. TRIBUTOS 19

25. FORO 19

26. DISPOSIÇÕES GERAIS 19

CLÁUSULA DE GARANTIA ADICIONAL INDENIZAÇÃO ESPECIAL DE MORTE POR ACIDENTE 19

1. OBJETO DA CLÁUSULA 19

2. RISCOS EXCLUÍDOS 20

CLÁUSULA DE GARANTIA ADICIONAL INVALIDEZPERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE 20

1. OBJETO DA CLÁUSULA 20

2. RISCOS EXCLUÍDOS 25

CLÁUSULA ADICIONAL DE INVALIDEZ POR DOENÇA - FUNCIONAL (IPD-F) 26

1. OBJETIVO 26 2. DEFINIÇÕES 26 3. COBERTURA 28 4. RISCOS EXCLUÍDOS 29 5. CAPITAL SEGURADO 30 6. DATA DO EVENTO 30 7. COMPROVAÇÃO DA INVALIDEZ 30 8. CARÊNCIA 30

9. INÍCIO E TÉRMINO DESTA GARANTIA 31

11. DISPOSIÇÕES GERAIS 31

ANEXO À CLÁUSULA ADICIONAL DA GARANTIA DE INVALIDEZ POR DOENÇA – FUNCIONAL INSTRUMENTO DE

AVALIAÇÃO DE INVALIDEZ FUNCIONAL – IAIF 32

ASSISTÊNCIAS 34

PERSONAL FITNESS 34

ASSISTÊNCIA FUNERAL 35

SEGUNDA OPINIÃO MÉDICA INTERNACIONAL 37

CONVENIÊNCIA 40

(6)

5 A. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A1. QUANDO COMEÇA MINHA COBERTURA?

O seu seguro somente terá validade após aceita a Proposta de Adesão e quitada a 1ª parcela do pagamento do prêmio. Você receberá um Certificado de Seguro que, juntamente com este Manual do Segurado (que contém as Condições Gerais completas), compõe o seu seguro.

A2. QUAIS SÃO MINHAS GARANTIAS CONTRATADAS?

Seguro de Vida em Grupo com IPD-F: Morte, Indenização Especial por Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente e Invalidez por Doença-Funcional.

As Condições Gerais contidas neste Manual são completas, e descrevem todas as garantias que podem ser contratadas. Somente se aplicam ao seu seguro aquelas garantias efetivamente contratadas por você, conforme Certificado de Seguro emitido. Suas garantias possuem também algumas restrições, que podem ser consultadas nos itens “Riscos Excluídos” e “Perda do direito à indenização” das Condições Gerais.

A3. POSSO ALTERAR MEU CAPITAL SEGURADO?

Sim. A alteração do capital segurado pode ser solicitada através do preenchimento de nova Proposta Individual de Adesão, e somente entrará em vigor a partir das 24 (vinte e quatro) horas do dia do primeiro pagamento do prêmio correspondente.

A4. QUANDO UTILIZAR O SEGURO?

Seu seguro deverá ser acionado para a utilização das garantias ou serviços que o compõem. • Em caso de doença ou acidente que gerem morte ou invalidez. Ocorrendo morte, seus beneficiários devem saber que você possuía o seguro, para que eles possam solicitar a indenização. Por isso, avise seus beneficiários. Caso ocorra invalidez, você (ou um representante) deve solicitar a indenização. É importante consultar a relação de eventos não cobertos pelo seguro, no item “Riscos Excluídos” além do item “Perda do direito à indenização”, ambos das Condições Gerais.

• Ainda em caso de morte. Seus beneficiários devem acionar a Assistência Funeral para a realização dos procedimentos para o sepultamento.

• Caso você receba o diagnóstico de uma doença complexa. Se você ou seu médico tiverem dúvidas sobre o diagnóstico ou sobre condutas médicas, é possível solicitar uma segunda opinião de um especialista de renome. Veja as restrições a esta garantia na Cláusula Adicional “Segunda Opinião Médica Internacional”.

• Para desfrutar o melhor que a vida pode oferecer. Em estabelecimentos credenciados, você pode obter descontos ou serviços especiais, como em floriculturas, hotéis, redes de táxi e locadoras de automóveis.

(7)

6 A5. COMO SOLICITAR A INDENIZAÇÃO?

Consulte o item “Procedimentos em Caso de Sinistro”, que consta nas Condições Gerais. Caso ocorra um evento que resulte em invalidez, você deve solicitar a indenização ou nomear algum representante.

A6. COMO INDICO OS BENEFICIÁRIOS DO MEU SEGURO?

Você é livre para indicar as pessoas que poderão receber a indenização do seguro, salvo restrições legais. Para alterar a designação de beneficiários feita na Proposta Individual de Adesão entre em contato com um representante de seguros de sua agência e mantenha essa lista sempre atualizada. Caso você não defina seus beneficiários, a indenização será paga conforme a legislação em vigor. Você pode obter mais informações no item “Designação e Alteração de Beneficiários”, nas Condições Gerais.

Importante: Recomendamos que você mantenha seus beneficiários cientes de que você possui o seguro, pois eles poderão solicitar a indenização em caso de morte.

A7. O QUE ESSE SEGURO NÃO COBRE?

Leia o item referente a “Riscos Excluídos”, presente nas Condições Gerais, de acordo com as garantias contratadas, para conhecer os eventos que não são cobertos pelo seu seguro. Leia, ainda, o item “Perda do direito à indenização”, também constante das Condições Gerais.

A8. COMO SERÁ FEITA A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO MEU SEGURO? O valor do Capital Segurado e da parcela do prêmio serão reajustados em 2 situações:

• Anualmente, pela variação do Índice Geral de Preços para o Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGPM-FGV), ou outro índice que o substitua. Para mais informações, consulte o item “Atualização do Capital Segurado e dos Prêmios”, nas Condições Gerais.

• Quando houver mudança de faixa etária. Para segurados até 35 anos, o prêmio é determinado por uma taxa única. A partir dessa idade, o prêmio é atualizado de acordo com a faixa etária em que o Segurado estiver enquadrado. As faixas variam de 5 em 5 anos (até 35 anos, de 36 a 40 anos, e assim sucessivamente). Veja mais informações no item

“Reenquadramento de Prêmio” das Condições Gerais. A partir dos 65 anos, o reenquadramento será de 9% ao ano.

A9. QUAL SERÁ A DATA DE DÉBITO DO SEGURO DE VIDA?

O débito em conta-corrente ocorrerá mensalmente na data escolhida na proposta de adesão.

A10. QUAL O ÂMBITO TERRITORIAL DE COBERTURA DO SEGURO DE VIDA?

Estão cobertos eventos ocorridos em qualquer parte do globo terrestre, sendo que as eventuais indenizações serão pagas no Brasil e em moeda corrente nacional.

(8)

7 A11. EXISTE LIMITE DE CONTRATAÇÃO DE CAPITAL SEGURADO PARA O SEGURO DE VIDA?

(9)

8 B. CONDIÇÕES GERAIS VIDA EM GRUPO “SEGURO DE VIDA”

1. OBJETO DO SEGURO

O presente seguro tem por objetivo garantir ao segurado ou a seus beneficiários o pagamento do capital segurado caso venha a ocorrer um dos eventos cobertos, previstos nas garantias contratadas, exceto se decorrente de riscos excluídos e desde que respeitadas as demais cláusulas destas Condições Gerais.

2. DEFINIÇÕES

Acidente Pessoal é o evento com data caracterizada, exclusiva e diretamente externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física que, por si só e independentemente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a Morte ou Invalidez Permanente Total ou Parcial do Segurado. Incluem-se, ainda, no conceito de acidente pessoal as lesões decorre tes de:

a) ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica, quando a elas o Segurado ficar sujeito em decorrência de acidente coberto;

b) escapamento acidental de gases e vapores; c) sequestros e tentativas de sequestros;

d) alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas por fraturas ou luxações radiologicamente comprovadas;

e) ataques de animais e os casos de hidrofobia, envenenamento ou intoxicações deles decorrentes, excluídas as doenças infecciosas e parasitárias transmitidas por picadas de insetos;

f) atentados e agressões, atos de legítima defesa e atos praticados por dever de solidariedade humana; g) choque elétrico e raio;

h) contato com substâncias ácidas e corrosivas; i) tentativa de salvamento de pessoas ou bens; j) queda n’água ou afogamento;

k) suicídio, ou a sua tentativa, exceto nos dois primeiros anos de vigência do seguro ou de sua recondução depois de suspenso.

Excluem-se desse conceito:

• as doenças (incluídas as profissionais), quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente, por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto;

• as intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto;

(10)

9 • as lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou micro-traumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: Lesão por Esforços Repetitivos – LER, Doenças Osteo-musculares Relacionadas ao Trabalho DORT, Lesão

por Trauma Continuado ou Contínuo – LTC, ou similares que venham a ser aceitas pela classe médico–científica, bem como as suas consequências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo; e,

• as situações reconhecidas por instituições oficiais de previdência ou assemelhadas, como “invalidez

acidentária”, nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por acidente pessoal, definido no inciso I deste artigo.

Apólice é o documento escrito, emitido pela Seguradora, que caracteriza o instrumento do contrato de seguro celebrado entre a Seguradora e o Estipulante, e que é integrado por estas Condições Gerais. A apólice prova a existência e o conteúdo do contrato de seguro.

Beneficiários são as pessoas designadas pelo Segurado para receber quaisquer valores garantidos pelo seguro, em decorrência de seu falecimento, devidamente coberto. No caso de invalidez o próprio Segurado será o beneficiário. Capital Segurado é o valor máximo a ser pago pela seguradora, em caso de ocorrência de evento coberto. Este valor é contratado pelo Segurado e definido na sua Proposta Individual de Adesão, dentro dos limites máximos estabelecidos pela Seguradora. Nenhuma indenização poderá ser superior ao capital segurado.

Certificado individual é o documento emitido pela Seguradora que confirma a inclusão do segurado no seguro. Condições Gerais é o conjunto de cláusulas contratuais que estabelecem as obrigações e direitos do Segurado, do Estipulante, da Seguradora e dos beneficiários deste seguro, bem como as características gerais do seguro.

Doenças ou Acidentes Preexistentes são sinais, sintomas, estados mórbidos e doença contraída ou acidente sofrido pelo segurado, anteriores à contratação do seguro, e de conhecimento do segurado.

Estipulante pessoa física ou jurídica que propõe a contratação de plano coletivo, ficando investida de poderes de

representação do segurado, nos termos da legislação e regulação em vigor, sendo identificado como estipulante-instituidor quando participar, total ou parcialmente, do custeio do prêmio, e como estipulante averbador quando não participar do custeio. Para este seguro.

Evento Coberto é o acontecimento futuro e incerto, previsto nas garantias do seguro, ocorrido durante sua vigência e não excluído nas Condições Gerais do Contrato de Seguro, capaz de acarretar obrigações pecuniárias à Seguradora em favor do Segurado ou de seus Beneficiários. Prêmio é o valor a ser pago à Seguradora como contraprestação às garantias contratadas.

Proponente é a pessoa física que pretende participar do seguro, através do preenchimento da Proposta Individual de Adesão.

Proposta Individual de Adesão é o documento pelo qual o proponente expressa a sua vontade de ser incluído no seguro, onde deverão ser prestadas todas as informações que permitirão à Seguradora avaliar as condições de aceitação ou recusa do risco.

(11)

10 Segurado é o proponente incluído e aceito no seguro, responsável pela contratação individual.

Seguradora é exclusivamente a Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., que assume a responsabilidade dos riscos cobertos pela apólice, mediante recebimento do prêmio respectivo.

3. GARANTIAS DO SEGURO

O seguro cobrirá, de acordo com o plano de seguro informado na Proposta Individual de Adesão, as seguintes garantias, desde que contratadas e pago o respectivo prêmio, observados os demais termos destas Condições Gerais.

3.1. GARANTIA BÁSICA MORTE

Garante a(os) Beneficiário(s) o pagamento do Capital Segurado para esta cobertura, em caso de falecimento do Segurado, seja natural ou acidental, exceto se decorrente de riscos excluídos e observadas as demais cláusulas destas

Condições Gerais.

3.2. GARANTIAS ADICIONAIS

São garantias adicionais à básica as abaixo relacionadas. As garantias contratadas estarão expressas no Certificado Individual.

• Indenização Especial de Morte por Acidente • Invalidez Permanente total ou parcial por Acidente • Invalidez Permanente por Doença do tipo funcional

4. RISCOS EXCLUÍDOS/ EVENTOS NÃO COBERTOS PELO PLANO

Estão excluídos das coberturas deste seguro os eventos ocorridos em consequência:

a) do uso de material nuclear para quaisquer fins, incluindo explosão nuclear provocada ou não, bem como a contaminação radioativa ou exposição a radiações nucleares ou ionizantes;

b) de atos ou operações de guerra, declarada ou não, de Guerra química ou bacteriológica, de guerra civil, invasão, hostilidade, rebelião, insurreição de poder militar ou usurpado ou da participação do segurado em deveres de combate com força armada de qualquer país ou organização internacional, de guerrilha, de revolução, agitação, motim, revolta, sedição, sublevação, atos de terrorismo ou outras perturbações de ordem

pública e delas decorrentes, excetuando-se os casos de prestação de serviço militar ou de atos de humanidade em auxílio de outrem;

(12)

11 d) prática por parte do segurado de atos ilícitos ou contrários à lei, inclusive a direção de veículos automotores e aeronaves sem a devida habilitação legal, ou sem a utilização dos equipamentos de segurança exigidos por lei (cinto de segurança, capacete etc);

e) suicídio ou sua tentativa nos 2 (dois) primeiros anos de vigência do contrato de seguro ou de sua recondução depois de suspenso;

f) atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante, de um ou de outro. Se o segurado for pessoa jurídica, estão excluídos os danos causados por atos ilícitos dolosos praticados por seus sócios controladores, dirigentes e administradores, pelos beneficiários e pelos respectivos representantes; g) epidemias, envenenamento de caráter coletivo ou qualquer outra causa física que atinja maciçamente a população.

5. ACEITAÇÃO

A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

Poderão aderir ao seguro os Proponentes que tenham no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 65 (sessenta e cinco) anos de idade, completos na data de início de vigência do seguro, mediante preenchimento da proposta de adesão, que estejam em perfeitas condições de saúde e em plena atividade profissional.

A Proposta Individual de Adesão, assinada pelo proponente, deverá ser aceita ou recusada no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contado de seu recebimento pela Seguradora.

A Seguradora poderá solicitar documentos complementares para análise e aceitação do risco ou alteração da proposta, uma única vez durante este prazo. Neste caso, o prazo de 15 (quinze) dias ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação na Seguradora.

A Seguradora deverá, obrigatoriamente, proceder à comunicação formal, no caso de não aceitação da proposta,

justificando a recusa. Vencido o prazo de 15 (quinze) dias, sem manifestação da Seguradora, a proposta será considerada aceita.

Em caso de recusa do risco, em que tenha havido adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total de prêmio, o valor do adiantamento é devido no momento da formalização da recusa, devendo ser restituído ao proponente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, integralmente, atualizado monetariamente pelo IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O segurado está obrigado a comunicar à seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à cobertura, se ficar comprovado que silenciou de má-fé. A seguradora poderá, no prazo de 15 (quinze) dias após o recebimento do aviso de agravação do risco, dar ciência ao segurado, por escrito, de sua decisão de cancelar o seguro ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura ou cobrar a diferença de prêmio cabível.

(13)

12 6. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO

6.1. VIGÊNCIA

A apólice, os certificados e os endossos terão seu início e término de vigência às 24 (vinte e quatro) horas, das datas para tal fim neles indicadas. Nos contratos de seguro cujas propostas tenham sido recepcionadas sem pagamento do

prêmio, o início de vigência da cobertura se dará às 24 (vinte e quatro) horas da data expressa na Proposta Individual de Adesão.

Nos contratos de seguro cujas propostas tenham sido recepcionadas com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio, o início de vigência da cobertura se dará às 24 (vinte e quatro) horas da data de recepção da Proposta Individual de Adesão pela Seguradora.

6.2. RENOVAÇÃO

A Apólice vigerá por 1 (um) ano, podendo ser renovada automaticamente, por igual período, salvo se quaisquer das partes manifestarem-se em sentido contrário, mediante aviso prévio, por escrito, com antecedência minima de 60 (sessenta) dias. 6.2.1. A renovação automática prevista no item anterior só poderá ocorrer uma única vez, sendo que para as renovações posteriores deverá haver manifestação expressa das partes.

6.2.2. Caso haja, na renovação, alteração da apólice que implique em ônus ou dever aos Segurados, deverá haver anuência prévia e expressa de pelo menos 3/4 (três quartos) do Grupo Segurado.

7. CERTIFICADO INDIVIDUAL

A cada segurado incluído no seguro será enviado um “Certificado Individual” pela Seguradora no início do contrato e em cada uma das renovações subsequentes.

8. ALTERAÇÃO DO CAPITAL SEGURADO

A alteração de importância segurada será solicitada pelo Segurado através do preenchimento de nova Proposta Individual de Adesão e somente entrará em vigor a partir das 24 (vinte e quatro) horas do dia do primeiro pagamento do prêmio correspondente, desde que aceito pela Seguradora.

A Seguradora, em caso de recusa, se manifestará no prazo máximo de 15 (quinze) dias a partir do recebimento do pedido.

9. PRÊMIOS

O custeio deste seguro será totalmente contributário pelo Segurado. O prêmio mensal será calculado de acordo com a faixa etária do Segurado e com o valor do Capital Segurado. Os prêmios serão pagos mensalmente por meio de débito automático em conta corrente bancária dos Segurados, mediante autorização prévia do correntista ou outra forma de pagamento oferecida pela Seguradora. No caso de cobrança por carnê, se não tiver recebido um novo carnê até a data do vencimento, o Segurado deverá efetuar o pagamento do prêmio até a data do vencimento, através de depósito na conta

(14)

13 corrente da Seguradora, ou mediante ordem de pagamento bancário. Quando a data limite cair em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento do prêmio poderá ser efetuado no primeiro dia útil em que houver.

Em caso de atraso no pagamento do prêmio, incidirão sobre este encargos de multa de 2% (dois por cento), juros de 1% (um por cento) ao mês e atualização monetária pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em caso de extinção do IPCA, a atualização monetária de que trata este item será feita pelo índice que vier a substituí-lo. É vedado ao estipulante, recolher dos segurados, a título de prêmio do seguro, qualquer valor além do fixado pela Seguradora e a ela devido, inclusive taxa de inscrição ou intermediação.

10. REENQUADRAMENTO DE PRÊMIO

Quando o segurado atingir nova faixa etária, no aniversário da apólice, o prêmio mensal será automaticamente

reenquadrado para o custo correpondente à sua idade, conforme a seguinte tabela de taxas mensais, SEM IOF, para cada R$ 1.000,00 de capital segurado:

Plano com cobertura de Invalidez Permanente por Doença do tipo funcional:

FAIXA ETÁRIA MASCULINO FEMININO

Até 35 anos 0,44421 0,43583 De 36 a 40 anos 0,54533 0,51114 De 41 a 45 anos 0,71724 0,63466 De 46 a 50 anos 1,16621 0,88909 De 51 a 55 anos 1,91474 1,46920 De 56 a 60 anos 2,91261 2,32297 De 61 a 65 anos 4,84845 3,94358

Plano sem cobertura de Invalidez Permanente por Doença do tipo funcional:

FAIXA ETÁRIA MASCULINO FEMININO

Até 35 anos 0,41195 0,40807 De 36 a 40 anos 0,50016 0,47355 De 41 a 45 anos 0,65013 0,58097 De 46 a 50 anos 1,04179 0,80221 De 51 a 55 anos 1,69476 1,30665 De 56 a 60 anos 2,56524 2,04907 De 61 a 65 anos 4,25395 3,45828

Após 65 (sessenta e cinco) anos de idade haverá acréscimo de 9% (nove por cento) ao ano

11. COBERTURA EM CASO DE NÃO PAGAMENTO DE PRÊMIO

11.1. Em caso de não pagamento do prêmio, o segurado será notificado do atraso para que regularize os pagamentos.

(15)

14 11.2. O segurado deverá pagar as faturas em atraso para evitar o cancelamento de seu seguro, considerando o disposto no próximo item.

11.3. Ocorrendo sinistro no período de inadimplência, antes do cancelamento final do seguro, a seguradora realizará o pagamento do capital segurado ao beneficiário indicado, sem prejuízo da cobrança dos prêmios em atraso.

12. CANCELAMENTO DE COBERTURA POR FALTA DE PAGAMENTO DE PRÊMIO

12.1. A falta de pagamento do prêmio mensal por prazo superior a 90 (noventa) dias implicará no cancelamento do seguro, sem que caiba restituição de qualquer parcela do prêmio já paga, sendo que o Segurado será notificado a quitar o prêmio em atraso com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência do cancelamento.

13. ATUALIZAÇÃO DO CAPITAL SEGURADO E DOS PRÊMIOS

Os Capitais Segurados e os Prêmios serão atualizados anualmente pelo Índice Geral de Preços para o Mercado

(IGPM/FGV), tomando-se por base a variação do índice anual acumulado até o segundo mês anterior ao da atualização.

14. DESIGNAÇÃO E ALTERAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

Em caso de falecimento do segurado, a indenização será paga aos beneficiários indicados. É livre a designação de beneficiário, salvo as restrições legais. O Segurado poderá substituir o(s) Beneficiário(s), incluir outro(s) e/ou

complementar as indicações mediante manifestação por escrito à Seguradora. Será considerada, em caso de Sinistro, a última alteração de Beneficiários recebida pela Seguradora antes da ocorrência do sinistro. Não havendo Beneficiário indicado na ocasião do falecimento do Segurado, o Capital Segurado será pago na forma da Lei.

Havendo mais de um beneficiário indicado e vindo um deles a falecer antes do segurado principal, em ocorrendo o sinistro, a parte cabível ao beneficiário pré-morto reverterá em favor dos demais beneficiários indicados.

15. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SINISTRO OCORRÊNCIA DO SINISTRO

• Ocorrendo um sinistro que possa acarretar a responsabilidade da Seguradora, deverá ser ele comunicado por escrito à Seguradora.

• Na comunicação deverão constar: nome completo, nº do CPF e data de nascimento do segurado, data, hora, local e causa do sinistro, não eximindo o interessado da obrigação de apresentar o formulário Aviso de Sinistro.

• O Segurado deverá recorrer imediatamente, a sua custa, aos serviços de médicos legalmente habilitados, submetendo-se ao tratamento exigido para uma cura completa.

• Considera-se data do evento para : 1) Garantia Básica: a data do falecimento; 2) Morte Acidental e Invalidez por Acidente: a data do acidente.

(16)

15 COMPROVAÇÃO DO SINISTRO

• O Segurado ou o Beneficiário, para recebimento da indenização, deverá provar satisfatoriamente a ocorrência do sinistro através da entrega dos documentos relacionados no item “Documentos Necessários à Liquidação do Sinistro”, bem como todas as circunstâncias com ele relacionadas, facultando à Seguradora quaisquer medidas tendentes à elucidação do evento, sob pena de perda do direito à indenização.

• As despesas efetuadas com a comprovação do sinistro e documentos de habilitação dos beneficiários correrão por conta dos interessados, salvo as diretamente realizadas pela Seguradora.

• As providências ou atos que a Seguradora praticar após o sinistro não importam, por si só, no reconhecimento da obrigação de pagar qualquer indenização.

16. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À LIQUIDAÇÃO DO SINISTRO

Para análise do sinistro é imprescindível cópia dos documentos abaixo relacionados: a) Em caso de falecimento não decorrente de acidente:

• Aviso de Sinistro original, devidamente preenchido e assinado pelo beneficiário e pelo médico que atendia regularmente o segurado;

• Cópia autenticada da Certidão de Óbito;

• Cópia autenticada da Cédula de Identidade e CPF do Segurado; • Cônjuge: Certidão de Casamento, Cédula de Identidade e CPF.

- Companheira: Cédula de Identidade, CPF e comprovação de união estável por ocasião da ocorrência do sinistro. - Filhos: Certidão de Nascimento ou Cédula de Identidade e CPF.

- Pais e outros: Cédula de Identidade e CPF. - No caso de beneficiários incapazes:

• menores sujeitos ao poder familiar: cópia autenticada da certidão de nascimento do menor e documentos de identificação de ambos os pais (cédula de identidade e CPF);

• menores sujeitos à tutela: cópia autenticada da certidão de nascimento do menor e termo de tutela e documentos de identificação do tutor (cédula de identidade e CPF);

• maiores de idade: cópia autenticada da certidão de nascimento do maior e termo de curatela e documentos de identificação do curador (cédula de identidade e CPF).

• Cópia do comprovante de residência do segurado e de cada um dos beneficiário(s) • Cópia do comprovante de indicação de beneficiário(s), quando houver.

b) Em caso de falecimento decorrente de acidente:

Além dos documentos relacionados no subitem a., providenciar: • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial, se houver;

(17)

16 • Cópia autenticada do Laudo Necroscópico, se houver;

• Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação em caso de acidente com veículo dirigido pelo Segurado; • Cópia do Laudo do Exame de dosagem alcoólica, se houver;

• Cópia das Peças que instruem o Inquérito Policial, se houver. c) Em caso de Invalidez Permanente por Acidente:

• Aviso de Sinistro original, devidamente preenchido e assinado pelo Segurado e pelo médico assistente; • Cópia autenticada da Cédula de Identidade e CPF do Segurado;

• Cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT), quando o caso exigir, se houver; • Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação em caso de acidente com veículo dirigido pelo Segurado;

• Relatório médico e resultados de exames complementares disponíveis; • Cópia do Laudo do exame de dosagem alcoólica, se houver;

• Cópia do Comprovante de residência do segurado.

d) Em caso de Invalidez Permanente por Doença do tipo Funcional:

• Aviso de Sinistro original, devidamente preenchido e assinado pelo Segurado e pelo médico que atendia regularmente o segurado;

• Cópia autenticada da Cédula de Identidade e CPF do Segurado;

• Relatório médico e resultados de exames complementares que comprovem a incapacidade total e permanente;

• Declaração médica assinada por profissional legalmente habilitado que atendia o segurado, indicando a data a partir da qual a doença ocasionou a incapacidade total e permanente do segurado e justificando a data indicada;

• Cópia do Comprovante de residência do segurado.

Importante: com o objetivo de caracterizar a cobertura e agilizar a regulação dos processos, a Seguradora poderá solicitar outros documentos ou esclarecimentos que julgar necessários, em caso de dúvida fundada e justificável.

PERÍCIA MÉDICA/JUNTA MÉDICA

A Invalidez Permanente por Acidente e Invalidez Permanente por Doença – Funcional deverão ser comprovadas com a apresentação à Seguradora dos documentos mencionados no item ”Documentos Necessários à Liquidação de Sinistro” destas Condições Gerais. A Seguradora poderá, a seu critério, submeter o Segurado a exame

(perícia) para comprovação da invalidez e/ ou avaliação do nível de incapacidade. Em caso de divergências sobre a causa, natureza ou extensão das lesões, bem como a avaliação da incapacidade, poderá ser instituída uma junta médica por três membros, sendo um nomeado pela Seguradora, outro pelo segurado e um terceiro,

desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Cada uma das partes pagará os honorários do medico que tiver designado. Os honorários do terceiro serão pagos, em partes iguais, pelo Segurado e pela Seguradora.

(18)

17 17. LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS

Uma vez caracterizada a cobertura, o prazo para a Seguradora pagar a indenização é de 30 (trinta) dias, contados da data de entrega de todos os documentos requeridos. Caso a Seguradora venha a solicitar documentos adicionais, o prazo para pronunciamento será suspenso e reiniciado da data de entrega do último documento recebido. Caso a Seguradora ultrapasse o prazo de 30 (trinta) dias, a importância devida pela Seguradora, relativa a cada garantia, será atualizada com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), desde a data do sinistro até a data do efetivo pagamento, acrescida de multa de 2% (dois por cento) e juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, contados a partir da mora.

18. PERDA DA INDENIZAÇÃO

A Seguradora não pagará qualquer capital ou indenização caso haja, por parte do Segurado, seus prepostos, dependentes ou beneficiários:

a) inexatidão ou omissão nas declarações prestadas no ato da contratação deste seguro e durante toda sua vigência; bem como por ocasião da regulação do sinistro;

b) inobservância das obrigações convencionadas neste seguro;

c) dolo, fraude, simulação ou culpa grave para obter ou majorar a indenização;

d) inobservância do artigo 768 do Código Civil Brasileiro, que dispõe que o segurado perderá o direito à garantia do seguro se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato;

e) tentativa de, por qualquer meio, obter benefícios ilícitos do seguro a que se refere estas Condições Gerais; f) tentativa de impedir ou dificultar qualquer exame de diligência da Seguradora na elucidação do sinistro; g) declarações não verdadeiras e incompletas, omitindo circunstâncias que possam influir na aceitação do risco, ou na taxa de prêmio;

h) não fornecimento dos documentos solicitados. Em qualquer das hipóteses acima não haverá restituição de prêmio, ficando a Seguradora isenta de quaisquer responsabilidades.

19. CANCELAMENTO DO SEGURO

A cobertura de cada Segurado cessa no final do prazo de vigência da apólice, se esta não for renovada. Cessa ainda:

a) com a morte do Segurado;

b) quando o Segurado deixar de contribuir com o prêmio devido por período superior a 90 (noventa) dias, contados da data do vencimento, qualquer que seja a forma de cobrança (lâmina do carnê, fatura do cartão de crédito ou débito em conta corrente);

c) por solicitação expressa do Segurado, informando que não mais deseja continuar com o seguro, dentro dos seguintes prazos:

(19)

18 • Para pagamentos efetuados através de boleto bancário (carnê) ou débito automático em conta corrente, esta solicitação deverá ser enviada com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência da data do próximo pagamento; • Para os pagamentos efetuados através de cartão de crédito, a antecedência deverá ser de 60 (sessenta) dias da data do próximo pagamento;

d) imediatamente, se constatada uma das hipóteses previstas no item “Perda da Indenização” destas Condições Gerais, praticadas pelo Segurado, seus prepostos e/ou beneficiários;

e) com o pagamento do capital segurado de Invalidez Permanente por Doença - funcional; f) com o desaparecimento do vínculo entre o segurado e o estipulante.

20. OUTRAS OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE

Além das demais obrigações previstas nestas Condições, constituem, ainda, obrigações do estipulante:

a) fornecer à seguradora todas as informações necessárias para a análise e aceitação do risco, previamente estabelecidas pela seguradora, incluindo dados cadastrais;

b) manter a seguradora informada a respeito dos dados cadastrais dos segurados, alterações na natureza do risco, bem como quaisquer eventos que possam, no futuro, resultar em sinistro, de acordo com o definido contratualmente;

c) fornecer ao segurado, sempre que solicitado, quaisquer informações relativas ao contrato de seguro; d) repassar os prêmios à seguradora, nos prazos estabelecidos contratualmente;

e) repassar aos segurados todas as comunicações ou avisos inerentes à apólice, quando for diretamente responsável pela sua administração;

f) discriminar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da seguradora responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao seguro, emitidos para o segurado;

g) comunicar, de imediato, à seguradora, a ocorrência de qualquer sinistro, ou expectativa de sinistro, referente ao grupo que representa, assim que deles tiver conhecimento, quando esta comunicação estiver sob sua responsabilidade; h) dar ciência aos segurados dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros;

i) comunicar de imediato à SUSEP quaisquer procedimentos que considerar irregulares quanto ao seguro contratado; j) fornecer à SUSEP quaisquer informações solicitadas, dentro do prazo por ela especificado;

k) informar o percentual de participação no risco, no caso de co-seguro, em qualquer material de promoção ou propaganda do seguro, em caracter tipográfico maior ou igual ao do estipulante;

l) cumprir as determinações da SUSEP quanto à manutenção do banco de dados dos segurados e prevenção à Lavagem de Dinheiro.

21. DESISTÊNCIA

Poderá o segurado, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do início de vigência deste seguro, arrepender-se da contratação, com direito à restituição integral dos prêmios eventualmente pagos.

(20)

19 22. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

A propaganda e a promoção do seguro, por parte do Estipulante e/ou seu Representante legal, somente podem ser feitas com autorização expressa e supervisão da Seguradora, respeitadas as Condições da Apólice e as Normas do Seguro, ficando a Seguradora responsável pela fidedignidade das informações contidas nas divulgações feitas.

23. ÂMBITO TERRITORIAL DA COBERTURA

Estão cobertos eventos ocorridos em qualquer parte do globo terrestre, sendo que as eventuais indenizações serão pagas no Brasil e em moeda corrente nacional.

24. TRIBUTOS

Todo e qualquer tributo será pago conforme legislação em vigor.

25. FORO

Fica eleito o foro do domicílio do Segurado ou do Beneficiário, conforme o caso, para dirimir eventuais dúvidas oriundas das presentes Condições Gerais.

26. DISPOSIÇÕES GERAIS

A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

Os direitos decorrentes do presente seguro prescreverão nos prazos determinados em lei. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na susep, nome completo, CNPJ ou CPF. Este seguro está estruturado no regime financeiro de repartição simples, razão pela qual não haverá devolução ou resgate de prêmios ao segurado ou aos beneficiários.

Este seguro é por prazo determinado tendo a seguradora a faculdade de não renovar a apólice na data de vencimento, sem devolução dos prêmios pagos nos termos da apólice.

CLÁUSULA DE GARANTIA ADICIONAL INDENIZAÇÃO ESPECIAL DE MORTE POR ACIDENTE

1. OBJETO DA CLÁUSULA

Desde que contratada esta garantia e pago o prêmio respectivo, a presente Cláusula tem por objetivo garantir ao(s) beneficiário(s) o pagamento de um capital segurado adicional de até 100% (cem por cento) do capital previsto na garantia básica caso venha a ocorrer a morte do segurado exclusivamente por acidente pessoal coberto, exceto se decorrente de riscos excluídos e observados os demais itens desta Cláusula e das Condições Gerais deste Seguro.

(21)

20 2. RISCOS EXCLUÍDOS

Além dos riscos expressamente excluídos pelas Condições Gerais deste Seguro, estão também excluídos da cobertura desta cláusula:

a) as doenças (incluídas as profissionais), quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas,

desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente por acidente, exceto as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível;

b) as intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto;

c) acidentes ocorridos em consequência de:

• direta ou indiretamente de atos ou omissões do Segurado praticados sob o efeito do álcool que determine grau de alcoolemia superior a 6 dg por litro de sangue, qualquer que seja a ocorrência que tenha levado ao sinistro, ou sob efeito de drogas e entorpecentes e substâncias tóxicas;

• furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões danatureza; d) qualquer tipo de hérnia e suas consequências;

e) ato reconhecidamente perigoso que não seja motivado por necessidade justificada, exceto se o evento for decorrente da utilização de meio de transporte mais arriscado, da prestação do serviço militar, da prática de esportes, ou de atos de humanidade em auxílio de outrem;

f) gravidez, parto ou aborto e suas consequências;

g) perturbações e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como as intoxicações causadas pela ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos, salvo quando.

CLÁUSULA DE GARANTIA ADICIONAL INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE

1. OBJETO DA CLÁUSULA

Desde que contratada e o prêmio pago, a presente cláusula tem por objetivo garantir ao segurado um capital segurado contratado, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela seguinte, proporcional ao valor do capital segurado contratado para esta cobertura, limitado a 100% (cem por cento) da garantia básica, caso haja a perda, redução ou impotência funcional, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física, causada por acidente devidamente coberto, quando este ocorrer dentro do período de vigência deste seguro, e desde que tais lesões sejam insuscetíveis de reabilitação ou recuperação pelos meios terapêuticos disponíveis no momento de sua constatação, exceto se decorrente de riscos excluídos e observados os demais itens desta Cláusula e das Condições Gerais deste Seguro:

(22)

21 Tabela para Cálculo de Percentuais de Indenização em Caso de Invalidez Permanente por Acidente

INVALIDEZ

PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL

TOTAL

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os membros superiores 100 Perda total do uso de ambos os membros inferiores 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um membro superior e um membro

inferior 100

Perda total do uso de uma das mãos e de um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental total e incurável 100

Nefrectómica bilateral 100

INVALIDEZ

PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL

PARCIAL DIVERSAS

Perda total da visão de um olho 30

Perda total da visão de um olho, quando o Segurado

já não tiver a outra vista 70

Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

Surdez total incurável de um dos ouvidos 20

Mudez incurável 50

Fratura não consolidada do maxilar inferior 20 Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral 20 Imobilidade do segmento tóraco-lombo-sacro da coluna

vertebral 25 INVALIDEZ PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL PARCIAL MEMBROS SUPERIORES

Perda total de uso de um dos membros superiores 70

Perda total do uso de uma das mãos 60

Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos

rádio-ulnares 30

Anquilose total de um dos ombros 25

Anquilose total de um dos cotovelos 25

Anquilose total de um dos punhos 20

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o

metacarpiano 25

Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o

metacarpiano 18

Perda total do uso da falange distal do polegar 09 Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15 Perda total do uso de um dos dedos mínimos ou um

(23)

22 Perda total do uso de um dos dedos anulares 09

Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar: equivalente a 1/3 do valor do dedo respectivo

INVALIDEZ PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL PARCIAL MEMBROS INFERIORES

Perda total do uso de um dos membros inferiores 70

Perda total do uso de um dos pés 50

Fratura não consolidada de um fêmur 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos

tíbio-Peroneiros 25

Fratura não consolidada da rótula 20

Fratura não consolidada de um pé 20

Anquilose total de um dos joelhos 20

Anquilose total de um dos tornozelos 20

Anquilose total de um quadril 20

Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos

os dedos e de uma parte do mesmo pé 25

Amputação do 1º (primeiro) dedo 10

Amputação de qualquer outro dedo 03

Perda total do uso de uma falange do 1º (primeiro) dedo, equivalente ½, e dos demais dedos, equivalentes a 1/3 do respectivo dedo.

Encurtamento de um dos membros inferiores

- De 5 (cinco) centímetros ou mais 15

- De 4 (quatro) centímetros 10

- De 3 (três) centímetros 06

- Menos de 3 (três) centímetros: sem Indenização PERDA DO USO DE MEMBROS SEM PERDA ANATÔMICA

A perda ou redução da força ou da capacidade funcional considerada é a que não resulte de lesões articulares ou de segmentos amputados, constantes dos quadros próprios da tabela.

INVALIDEZ PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL DIVERSAS MANDÍBULA

Maxilar inferior (mandíbula) redução de movimentos

Em grau mínimo 05

Em grau médio 10

Em grau máximo 20

NARIZ

Amputação total do nariz com perda total do olfato 25

Perda total do olfato 07

Perda do olfato com alterações gustativas 10

(24)

23

Diplopia 15

Lesões das vias lacrimais

Unilateral 07

Unilateral com fístulas 15

Bilateral 14

Bilateral com fístulas 25

Lesões da pálpebra

Ectrópio unilateral 03

Ectrópio bilateral 06

Entrópio unilateral 07

Entrópio bilateral 14

Má oclusão palpebral unilateral 03

Má oclusão palpebral bilateral 06

Ptose palpebral unilateral 05

Ptose palpebral bilateral 10

APARELHO DA FONAÇÃO

Perda da palavra (mudez incurável) 50

Perda de substância (palato mole e duro) 15

SISTEMA AUDITIVO

Amputação total de uma orelha 08

Amputação total das duas orelhas 16

INVALIDEZ PERMANENTE DISCRIMINAÇÃO % SOBRE O CAPITAL DIVERSAS PERDA DO BAÇO 15 APARELHO URINÁRIO

Retenção crônica de urina (sondagens obrigatórias) 15

Cistostomia (definitiva) 30

Incontinência urinária permanente 30

Perda de um rim, com rim remanescente

com função renal preservada 30

Redução da função renal (não dialítica) 50

Redução da função renal (dialítica) 75

Perda de rim único 75

APARELHO GENITAL E REPRODUTOR

Perda de um testículo 05

Perda de dois testículos 15

Amputação traumática do pênis 40

Perda de um ovário 05

Perda de dois ovários 15

Perda do útero antes da menopausa 30

(25)

24 PESCOÇO

Estenose da faringe com obstáculo a deglutição 15 Lesão do esôfago com transtornos da função motora 15

Traqueostomia definitiva 40

TÓRAX

APARELHO RESPIRATÓRIO

Sequelas pós-traumáticas pleurais 10

Ressecção total ou parcial de um pulmão (pneumectomia - parcial ou total)

com função respiratória preservada 15

com redução em grau mínimo da função respiratória 25 com redução em grau médio da função respiratória 50

com insuficiência respiratória 75

MAMAS (FEMININAS)

Mastectomia unilateral 10

Mastectomia bilateral 20

ABDOMEM (ORGÃO E VÍSCERAS)

Gastrectomia subtotal 20

Gastrectomia total 40

INTESTINO DELGADO

Ressecção parcial 20

Ressecção parcial com síndrome disabsortiva ou

ileostomia definitiva 40

Não ficando inutilizadas por completo as funções do membro ou órgão lesado, a indenização por perda parcial será calculada pela aplicação, do grau de redução funcional apresentado à porcentagem prevista na tabela para sua perda total. Na falta de indicação da porcentagem de redução e sendo informado apenas o grau dessa redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, na base das porcentagens de 75% (setenta e cinco por cento), 50% (cinquenta por cento) e 25% (vinte e cinco por cento).

Nos casos não especificados na tabela, a indenização por invalidez será estabelecida com base na diminuição permanente da capacidade física do Segurado, independentemente da sua profissão.

Quando de um mesmo acidente resultar invalidez de mais de um membro ou órgão, a indenização será calculada somando-se as porcentagens respectivas, cujo total não pode exceder a 100% (cem por cento) do capital

segurado nesta cobertura.

Observação: Havendo duas ou mais lesões em um mesmo membro ou órgão, a soma das porcentagens correspondentes não poderá exceder a porcentagem prevista para sua perda total. Em caso de perda ou maior redução funcional de um membro ou órgão já defeituoso antes do acidente, o grau de invalidez preexistente será percentualmente deduzido do grau da invalidez definitiva.

(26)

25 A reintegração do Capital Segurado na cobertura de Invalidez Permanente por Acidente é automática após cada acidente, sem cobrança de prêmio adicional.

As indenizações previstas para Morte Acidental e Invalidez Permanente por Acidente não se acumulam, quando decorrentes de um mesmo acidente. Se, após paga uma indenização por Invalidez Permanente decorrente de Acidente, verificar-se a morte do Segurado em consequência daquele mesmo acidente, da indenização por Morte será deduzida a importância já paga por Invalidez Permanente, não exigindo entretanto a devolução da diferença se a indenização ultrapassar a estipulada para o caso de morte.

2. RISCOS EXCLUÍDOS

Além dos riscos expressamente excluídos pelas Condições Gerais deste Seguro, estão também excluídos da cobertura desta cláusula:

a) as doenças (incluídas as profissionais), quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas,

desencadeadas ouagravadas, direta ou indiretamente por acidente, exceto as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível;

b) as intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto;

c) acidentes ocorridos em consequência de:

• direta ou indiretamente de atos ou omissões do Segurado praticados sob o efeito do álcool que determine grau de alcoolemia superior a 6dg/l de sangue qualquer que seja a ocorrência que tenha levado ao sinistro, ou sob efeito de drogas e entorpecentes e substâncias tóxicas;

• furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza; d) qualquer tipo de hérnia e suas consequências;

e) ato reconhecidamente perigoso que não seja motivado por necessidade justificada, exceto se o evento for decorrente da utilização de meio de transporte mais arriscado, da prestação do serviço militar, da prática de esportes, ou de atos de humanidade em auxílio de outrem;

f) gravidez, parto ou aborto e suas consequências;

g) perturbações e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como as intoxicações causadas pela ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescritos por médicos, em decorrência de acidente coberto;

h) choque anafilático e suas consequências;

i) viagens em aeronaves que não possuam, em vigor, o competente atestado de navegabilidade; em aeronaves oficiais ou militares em operações que não sejam de simples transporte ou de condução de autoridades ou de passageiros, excetuando-se os casos de prestação de serviço militar ou de atos de humanidade em auxílio de outrem, em aeronaves furtadas, sequestradas ou dirigidas por pilotos não legalmente habilitados;

(27)

26 j) todas e quaisquer doenças profissionais ou ocupacionais, mesmo quando considerados acidentes do trabalho pela legislação previdenciária, inclusive as decorrentes ou não de microtraumas de repetição, tais como: DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), LTC (Lesões por traumas cumulativos), LER (Lesões por esforços repetitivos), DCO (Doenças cervicobraquialgias ocupacionais) e SSO (Síndrome da sobrecarga

ocupacional), assim consideradas as tendinites, sinovites, tenossinovites, artrites, fibromialgias,

cervicobraquialgias, lombociatalgias, bem como as perdas auditivas neurossensoriais induzidas pelo ruído de origem ocupacional (PAIR O).

Esta Cláusula faz parte das Condições Gerais deste Seguro. As normas constantes desta Cláusula, por serem mais específicas, prevalecem sobre quaisquer dispositivos existentes nas Condições Gerais deste Seguro, que em relação a esta Cláusula tem função subsidiária.

CLÁUSULA ADICIONAL DE INVALIDEZ POR DOENÇA - FUNCIONAL (IPD-F)

1. OBJETIVO

1.1. A presente cláusula, desde que contratada, garante ao segurado o pagamento antecipado do Capital Segurado contratado para a garantia Básica (morte), em caso de Invalidez Funcional Total e Permanente, consequente de doença que cause a perda de sua existência independente, sob critérios devidamente especificados no item Riscos Cobertos desta cláusula, exceto se decorrente de riscos excluídos, observados os demais termos desta Cláusula Adicional, das Condições Gerais e do Contrato.

2. DEFINIÇÕES

2.1. Agravo Mórbido: piora de uma doença.

2.2. Alienação Mental: distúrbio mental ou neuromental em que haja alteração completa da personalidade,

comprometendo em definitivo o pensamento lógico (juízo de valor), a realidade (juízo crítico) e a memória, destruindo a capacidade de realizar atos eficientes, objetivos e propositais e tornando o segurado total e permanentemente

impossibilitado para a vida civil.

2.3. Aparelho Locomotor: conjunto de estruturas destinadas ao deslocamento do corpo humano. 2.4. Atividade Laborativa: qualquer ação ou trabalho através do qual o segurado obtenha renda.

2.5. Auxílio: a ajuda através de recurso humano e ou de utilização de estruturas ou equipamentos de apoio físico. 2.6. Ato Médico: procedimento técnico-profissional praticado por médico legalmente habilitado e regido por Resolução específica do Conselho Federal de Medicina.

2.7. Cardiopatia Grave: doença do coração assim classificada segundo os critérios constantes do “Consenso Nacional de Cardiopatia Grave”.

(28)

27 2.8. Cognição: conjunto de processos mentais usados no pensamento, na memória, na percepção, na classificação, no reconhecimento etc.

2.9. Conectividade com a Vida: capacidade do ser humano de se relacionar como o meio externo que o cerca. 2.10. Consumpção: definhamento progressivo e lento do organismo humano produzido por doença.

2.11. Dados Antropométricos: no caso da garantia de Invalidez por Doença - Funcional, o peso e a altura do Segurado. 2.12. Deambular: ato de andar livremente com o uso do Aparelho Locomotor.

2.13. Declaração Médica: documento elaborado na forma de relatório ou similar, onde o médicoassistente ou algum outro médico escolhido exprime sua opinião sobre o estado de saúde do Segurado e respectivos fatos médicos correlatos. 2.14. Deficiência Visual: qualquer prejuízo da capacidade de visão abaixo do considerado normal.

2.15. Disfunção Imunológica: incapacidade do organismo de produzir elementos de defesa contra agentes estranhos causadores de doença.

2.16. Doença Crônica: doença com período de evolução que ultrapassa a fase inicial, persistindo ativa por tempo indeterminado.

2.17. Doença Crônica em Atividade: doença crônica que se mantém ativa apesar do tratamento.

2.18. Doença Crônica de Caráter Progressivo: doença crônica que se mantém evolutiva em curso de piora, apesar do tratamento.

2.19. Doença em Estágio Terminal: aquela em estágio sem qualquer alternativa terapêutica e sem perspectiva de reversibilidade, sendo o paciente considerado definitivamente fora dos limites de sobrevivência, conforme atestado pelo médico assistente.

2.20. Doença Neoplásica Maligna Ativa: crescimento celular desordenado, provocado por alterações genéticas no metabolismo e nos processos de vida básicos das células que controlam seu crescimento e multiplicação. São os chamados cânceres ou tumores malignos em atividade.

2.21. Doença Profissional: aquela que decorre especificamente do exercício de determinada profissão. 2.22. Estados Conexos: representa o relacionamento consciente e normal do Segurado com o meio externo. 2.23. Etiologia: causa de cada doença.

2.24. Fatores de Risco e Morbidade: aquilo que favorece ou facilita o aparecimento ou a manutenção de uma doença, ou que com ela interage.

2.25. Hígido: saudável.

2.26. Médico Assistente: médico que está assistindo ao Segurado ou que já lhe tenha prestado assistência continuada. 2.27. Prognóstico: juízo médico baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas acerca da duração, evolução e termo de uma doença.

2.28. Quadro Clínico: conjunto das manifestações mórbidas objetivas e subjetivas apresentadas por um doente. 2.29. Recidiva: reaparecimento de uma doença algum tempo depois de um acometimento.

(29)

28 2.30. Refratariedade Terapêutica: incapacidade do organismo humano em responder positivamente ao tratamento instituído.

2.31. Relações autonômicas: entende-se como pleno exercício das relações autonômicas de um indivíduo, a capacidade que o mesmo tem de desempenhar todas as suas atividades e funções físicas, mentais e fisiológicas independente de qualquer ajuda.

2.32. Relações Existenciais: aquelas que capacitam a autonomia existencial do ser humano em suas relações de conectividade com a vida.

2.33. Sentido de Orientação: faculdade do indivíduo se identificar, relacionar e se deslocar livremente, sem qualquer auxílio, como o meio ambiente externo que o cerca.

2.34. Sequela: qualquer lesão anatômica ou funcional que permaneça depois de encerrada a evolução clínica de uma doença.

2.35. Transferência Corporal: capacidade do Segurado se deslocar de um local para outro, sem qualquer auxílio.

3. COBERTURA

3.1. A perda da existência independente será caracterizada pela ocorrência de quadro clínico incapacitante, decorrente de doença, que inviabilize de forma irreversível o pleno exercício das relações autonômicas do Segurado. Este quadro clínico incapacitante deverá ser comprovado através de parâmetros e documentos devidamente especificados no item

“Pagamento do Capital Segurado” das Condições Gerais. 3.2. Riscos Cobertos

3.2.1. Considera-se como Riscos Cobertos a ocorrência comprovada - segundo critérios vigentes à época da regulação do sinistro e adotados pela classe médica especializada - de um dos seguintes quadros clínicos incapacitantes, provenientes exclusivamente de doenças:

a) doenças cardiovasculares crônicas enquadradas sob o conceito de “cardiopatia grave”;

b) doenças neoplásicas malignas ativas, sem prognóstico evolutivo e terapêutico favorável, que não mais estejam inseridas em planos de tratamento direcionados à cura e/ou ao seu controle clínico;

c) doenças crônicas de caráter progressivo, apresentando disfunções e/ou insuficiências orgânicas avançadas, com repercussões em órgãos vitais (consumpção), sem prognóstico terapêutico favorável e que não mais estejam inseridas em planos de tratamento direcionados à cura e/ou ao seu controle clínico;

d) alienação mental total e permanente, com perda das funções cognitivas superiores (cognição), única e exclusivamente em decorrência de doença;

e) doenças manifestas no sistema nervoso com sequelas encefálicas e/ou medulares que acarretem repercussões deficitárias na totalidade de algum órgão vital e/ou sentido de orientação e/ou das funções de dois membros, em grau máximo;

(30)

29 f) doenças do aparelho locomotor, de caráter degenerativo com total e definitivo impedimento da capacidade de

transferência corporal;

g) deficiência visual, decorrente de doença:

• cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; • baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; • casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; • ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

h) doença evoluída sob um estágio clínico que possa ser considerado como terminal (doença em estágio terminal), desde que atestado por profissional legalmente habilitado;

i) estados mórbidos, decorrentes de doença, a seguir relacionados:

• perda completa e definitiva da totalidade das funções de dois membros; ou

• perda completa e definitiva da totalidade das funções das duas mãos ou de dois pés; ou

• perda completa e definitiva da totalidade das funções de uma das mãos associada à de um dos pés. 3.3. Outros Riscos Cobertos

3.3.1. Outros quadros clínicos serão reconhecidos como riscos cobertos desde que, avaliados através de Instrumento de Avaliação de Invalidez Funcional - IAIF (anexo), e que o segurado atinja a marca mínima exigida de 60 (sessenta) pontos, em um total de 80 (oitenta) pontos previstos como possíveis.

3.3.2. O IAIF é composto por dois documentos. O primeiro (Tabela de Relações Existenciais, Condições Médicas e Estruturais e de Estados Conexos) avalia, através de escalas, compreendendo 3 graduações cada, as condições médicas e de conectividade com a vida (Atributos).

3.3.2.1. O 1º (primeiro) grau de cada atributo descreve situações que caracterizam .independência do Segurado na realização de tarefas, ainda que com alguma dificuldade ou desconforto. O quadro clínico será classificado neste grau apenas quando todas as situações ali previstas forem reconhecidas.

3.3.2.2. Para a classificação no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) Grau, basta que ocorra uma das situações ali descritas. 3.3.2.3. Todo os Atributos constantes no primeiro documento serão, obrigatoriamente, avaliados e pontuados.

3.3.3. O segundo documento (Tabela de Dados Antropométricos, Fatores de Risco e de Morbidade) valoriza cada uma das situações ali previstas.

3.3.3.1. Os itens da tabela deverão ser pontuados sempre que haja o reconhecimento da situação descrita.

4. RISCOS EXCLUÍDOS

4.1. Além dos riscos excluídos pelas Condições Gerais, consideram-se, também como riscos excluídos, ainda que redundando em quadro clínico incapacitante que inviabilize de forma irreversível o pleno exercício das funções autonômicas do Segurado, com perda da sua existência independente, os abaixo especificados:

(31)

30 a) a perda, a redução ou a impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um ou mais membros, órgãos e/ou sistemas orgânicos corporais, em decorrência, direta e/ou indireta de lesão física e/ou psíquica causada por acidente pessoal;

b) a doença cuja evolução natural tenha sido agravada por traumatismo.

5. CAPITAL SEGURADO

5.1. O Capital Segurado para esta garantia deverá constar em Contrato e nos respectivos Certificados Individuais.

5.2. Reconhecida a Invalidez por Doença do tipo Funcional pela Seguradora, o pagamento do Capital Segurado contratado será realizado sob a forma de parcela única.

6. DATA DO EVENTO

6.1. Considera-se data do evento para fins de caracterização da existência de cobertura e para fins de cálculo do capital segurado:

a) a data indicada na Declaração Médica, como sendo a data a partir da qual a evolução do quadro de saúde do segurado passou a enquadrar-se na pontuação da Tabela de Relações Existenciais, Condições Médicas e Estruturais e de Estados Conexos igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, devidamente justificada. A data da invalidez por doença – funcional será determinada por médico que esteja assistindo ao Segurado e, na ausência deste, por profissional médico que já tenha lhe prestado algum atendimento ou ainda, estabelecida através da verificação de evidências documentais apuradas em registros lavrados por profissionais médicos em qualquer tempo.

6.2. Não reconhecimento da Invalidez por Doença do tipo Funcional.

6.2.1. A aposentadoria por invalidez concedida por instituições oficiais de previdência social, assim como por órgãos do poder público e por outras instituições público-privadas, não caracteriza, por si só, o estado de invalidez permanente por doença funcional.

6.2.2. A Seguradora reserva-se o direito de não considerar quadros clínicos certificados por documentos médicos que apenas caracterizem incapacidade parcial e/ou de natureza profissional.

7. COMPROVAÇÃO DA INVALIDEZ

7.1. As despesas efetuadas com a legitimação da Invalidez por Doença do tipo Funcional são de responsabilidade do próprio Segurado, salvo aquelas realizadas diretamente pela Seguradora, com a finalidade de esclarecer circunstâncias sobre o quadro clínico incapacitante. As providências que a Seguradora tomar, visando esclarecer as circunstâncias do sinistro, não constituem ato de reconhecimento da obrigação de pagar o Capital Segurado.

8. CARÊNCIA

(32)

31 8.2. O período de carência poderá, a critério da Seguradora, ser reduzido ou substituído por Declaração Pessoal de Saúde e/ou por Exame Médico.

9. INÍCIO E TÉRMINO DESTA GARANTIA

9.1. A garantia compreendida por esta cláusula começa a vigorar, para todos os Segurados da apólice,

simultaneamente com o início da garantia básica, ou em data posterior, prevista em aditivo, quando esta cláusula não integrar o Contrato.

9.2. Além das hipóteses previstas nas Condições Gerais, a garantia do risco a que se refere esta Cláusula termina: a) simultaneamente com o cancelamento da apólice ou da presente Cláusula;

b) a partir da data em que ocorrer a exclusão do Segurado da apólice; c) com o pagamento da indenização prevista nesta cláusula;

d) com o falecimento do Segurado. 10. PRÊMIO

10.1. O prêmio referente a esta Cláusula Adicional está incluído na taxa do seguro, constante na apólice de seguro. 10.2. Desde que efetivamente comprovada, por ser a garantia de Invalidez por Doença Funcional uma antecipação da garantia básica (morte), seu pagamento extingue, imediata e automaticamente, a garantia para o caso de morte, bem como o presente seguro. Nessa hipótese, os prêmios eventualmente pagos após a data de caracterização da invalidez permanente por doença funcional serão devolvidos, atualizados monetariamente.

10.2.1. Não restando caracterizada a Invalidez por Doença do tipo funcional, o seguro continuará em vigor, observadas as demais cláusulas das Condições Gerais e, se houver, do Contrato e/ou Apólice, sem qualquer devolução de prêmios.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. Esta Cláusula faz parte das Condições Gerais da Apólice. As normas constantes desta Cláusula, por serem mais específicas, prevalecem sobre quaisquer dispositivos existentes nas Condições Gerais, em relação a esta Cláusula, têm função subsidiária.

Referências

Documentos relacionados

Garante ao Segurado o pagamento, parcial ou total, de até 100% do capital segurado contratado nas hipóteses e nos graus estabelecidos na anexa Tabela para Cálculo de Pagamento

Esta Cobertura, desde que contratada, garante ao Segurado uma indenização, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na Tabela para Cálculo da Indenização em caso

Desde que contratada, garante ao segurado uma indenização, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela seguinte, pro- porcional ao valor do capital segurado contratado para

Esta Cobertura, desde que contratada, garante ao Segurado uma indenização, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na Tabela para Cálculo da Indenização em caso

Desde que contratada e o prêmio pago, a presente cláusula tem por objetivo garantir ao segurado um capital segurado contratado, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela

Segurado o pagamento de uma indenização nas hipóteses e nos graus estabelecidos na Tabela para o Cálculo da Indenização, proporcional ao capital segurado contratado para

1. A presente cláusula, desde que contratada, garante ao segurado o pagamento de uma indenização, limitada ao Capital Segurado individual contratado para esta

Cabe ressaltar, que apesar da resolução falar em vários documentos capazes de comprovar a despesa, como a Nota fiscal e o bilhete de passagem, a comprovação da despesa