• Nenhum resultado encontrado

Control Ira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Control Ira"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Controle da Ira

A ira é uma das emoções que que frequentemente experimentamos, e que consiste numa “raiva violenta onde quase sempre se perde o domínio sobre si mesmo e se cometem agressões verbais ou físicas”. Isto sucede porque não sabemos como controlá-la adequadamente. A forma como a expressamos é aprendida. Todos temos direito de sentir ira, mas todos somos responsáveis pela forma como a manejamos. Quando se recebe uma queixa, ou algo que se considere; uma pessoa pouco capaz de controlar-se, responderá inapropriadamente; e cada vez que se reitere essa situação, a pessoa considerará o facto mais ofensivo, porque a sua memória, o seu pensamento e a sua imaginação avivam dentro dela um grande fogo que faz com que volte a actuar da mesma forma, mesmo que a pessoa não tenha culpa do que aconteceu no passado. É importante assinalar que existem muitas pessoas que provocam os outros de forma a responderem com violência. No entanto, ainda que seja provocado, não existe nenhuma desculpa para apelar à agressão física ou psicológica. A ira costuma ter como desencadeante uma frustração provocada por um bloqueio de desejos ou expectativas, que são defraudados pela acção de outra pessoa, cuja atitude percebemos como agressiva. Podemos irritar-nos por qualquer coisa, mas a verdadeira ira sente-se face a acções nas quais percebemos hostilidade voluntária por parte da outra pessoa.

A ira comporta uma enorme força destruidora, sendo a causa de grandes tragédias, onde esta pode arruinar um projecto, uma amizade, uma família. Por isso é conveniente que aprendamos a controla-la convenientemente. O controlo da ira e a sua expressão em comportamentos agressivos é essencial para uma interacção social positiva. A emoção da ira em si, não é boa nem má, quando se consegue canalizá-la pode ser útil e quando não é prejudicial. É impossível não sentir ira nunca, o problema é quando se vive habitualmente com esta emoção e se converte num comportamento violento frequentemente.

(2)

I- OBJETIVO GERAL

• Que os participantes reconheçam, exercitem técnicas de controlo e expressem a sua ira sem magoar ou danificarem as suas relações interpessoais.

II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Que os participantes identifiquem os pensamentos que antecedem a uma reacção de ira com o fim de controla-la.

• Que os participantes pratiquem o uso de auto-instruções para os ajudar a controlar a sua ira.

• Que os participantes evidenciem que mudando os nossos pensamentos sobre uma situação podem mudar os nossos sentimentos.

III. METODOLOGIA

Os participantes deverão conhecer e experimentar as três sessões de controlo da ira:

• Identificar os pensamentos que antecedem a ira

• Auto-instruções

(3)

Sessão 1

IDENTIFICANDO PENSAMENTOS QUE ANTECEDEM A IRA

I. OBJETIVOS

Que os participantes identifiquem os pensamentos que antecedem uma reacção de cólera ou

ira a fim de controla-la.

II. TEMPO 40 Minutos III. MATERIAIS Caderno de trabalho Canetas IV. PROCEDIMENTO

1. Saudar os participantes. Explica-se quais as ideias principais do módulo. 2.O facilitador iniciará a sessão lendo a seguinte situação: “O meu pai não me dá autorização para ir à festa de aniversário do meu melhor amigo”.

3. Agora pede-se aos participantes que respondam no seu caderno às seguintes preguntas?

(4)

b) Porquê reagias desta maneira, qual é o teu pensamento? 4. Pede-se a três alunos que leiam as suas respostas.

5. O facilitador preguntará se essas situações onde sentimos muita frustração acontecem frequentemente na escola ou em casa. Pedir exemplos.

6. Seguidamente, o facilitador assinalará que existem diferentes reacções frente a diversas situações, e que muitas dessas respostas têm relação com o que pensamos.

7. Começa-se por pedir aos alunos uma definição de Ira, solicitando voluntários para responder; depois define-se os seguintes termos:

A ira é uma das emoções que mais frequentemente experimentamos e que consiste numa “raiva muito violenta, onde quase sempre se perde o domínio sobre si mesmo e se comentem actos de violência física ou de palavras”. Enfatiza-se a importância de reconhecer que são os nossos pensamentos que activam mudanças frente a situações do ambiente quotidiano, favorecendo nalguns casos, que a ira se possa converter numa agressão. Por exemplo, se sempre pensámos que ninguém nos deve levantar a voz e que se o faz merece um castigo, isto pode levar a que, se alguém nos levanta a voz, numa situação crítica, reagimos batendo ou insultando a pessoas. Também deve assinalar-se que estes pensamentos produzem-se como resultado da aprendizagem que a pessoa teve frente a certas situações.

8. Escreve-se no quadro o seguinte exemplo, explicando que existe uma situação que provoca um pensamento e que este nos produz raiva, provocando uma resposta, que pode ser um comportamento agressivo.

Exemplo:

SITUAÇÃO PENSAMENTO REACÇÃO

Insulto: És um(a) Eu não sou nenhum tarado, a mim ninguém insulta

Bato-lhe

Um colega rasga-te uma

folha do caderno Ninguém deve mexer nas minhas coisas pessoais, ”o que o faz paga-as”

Insulto-o e bato-lhe

Devemos considerar que com frequência não fazemos conscientes os nossos pensamentos que associamos à situação e que desencadeiam a reacção

(5)

9. O professor pedirá que aos participantes que formem 5 grupos e que escolham um coordenador e um secretário. A cada grupo atribui-se uma situação para que respondam à seguinte questão:

Qual seria o pensamento e a reacção frente a um evento

desagradável?

Grupo N° 1

Situação: O João diz ao Carlos que não serve para nada e que é um estupido porque, estando apaixonado pela Maria não se declara.

a) Que pensará o Carlos? b) Que reacção terá Carlos?

GRUPO Nº 2

Situação: A Maria pede ao pai autorização para ir a uma festa mas este diz que não, e recordar-lhe que tem que limpar a casa toda

c) Que pensará a Maria? d) Que reacção terá a Maria?

GRUPO Nº 3

Situação: O Mário corre na hora do recreio, para o bar da escola, de repente o seu colega José coloca-lhe o pé à frente e o Mário cai ao chão.

e) Que pensará o Mário? f) Que reacção terá o Mário?

GRUPO Nº 4

Situação: A Laura sabe que o seu colega Samuel disse a vários amigos que ela é uma “aldrabona” e “manipuladora”.

g) Que pensará a Laura? h)Que reacção terá Laura?

(6)

GRUPO N° 5

Situação: As colegas da Carla acham que ela tirou a carteira da Lúcia, pelo que lhe dizem que é uma ladra. A verdade é que a Carla não sabia o que tinha acontecido.

i) Que pensará a Carla? j) Que reacção terá a Carla?

10. O facilitador pedirá aos secretários que leiam as suas respostas, enfatizando que são os pensamentos que poderiam provocar um comportamento agressivo.

11.Se culminará afirmando que existem pensamentos que activam a nossa cólera e não só a situação.

Alternativas de situações:

Situação

: Conheceste um grupo ao qual acabaste de te integrar, o líder chama-te e diz-te que para que faças parte do mesmo deves fazer um ritual: que consiste em beber bebidas alcoólicas e fumar haxixe.

• Que pensarias? •Que reacção terias?

Situação

: A Verónica é informada, pelo médico que a observou que está grávida.

Ela contente, conta ao seu namorado, que lhe diz que se ela quer seguir com a gravidez é problema dela e que não conte com ele para nada.

• Que pensará a Verónica? • Que reacção terá a Verónica?

(7)

Sessão 2

Auto- Instruções

I. OBJETIVOS

Que os participantes pratiquem o uso de auto-instruções com a finalidade de favorecer um melhor controlo face a situações que provoque a ira.

II. TEMPO 40 Minutos

III. MATERIAIS

Caderno de trabalho Canetas

(8)

Folha de representação de papéis de controlo da ira.

IV. PROCEDIMENTO

1. Saudar os participantes manifestando-lhes agrado e satisfação de trabalhar com eles.

2. O facilitador pedirá a dois voluntários para que representem a seguinte situação “Luís e Raúl discutem por demostrar que a sua equipa de futebol é melhor; de repente o Luís insulta o Raúl dizendo que é um “idiota”.

3. Depois da representação far-se-á a seguinte pergunta: Como acham que racionará o Raúl frente a este insulto? Que pensará o Raúl?

Que acham que sentirá o Raúl?

4. O facilitador, após as respostas, preguntará se situações parecidas costuma acontecer na escola ou em casa? Com que frequência? Devem pedir-se exemplos.

5. O facilitador explicará que estas são situações em que a maioria dos adolescentes perde o controlo e acabam agredindo-se. Enfatizará a importância de como é conveniente identificar a causa da ira, questionando-se sobre o que é verdadeiramente que lhe causa a ira e o leva a perder o controlo? Como forma de reflexão para descobrir porque reage violentamente. Talvez alguns pensamentos sobre estas experiências do passado o aborrecem e agora a reacção deve-se a eles, mais do que a outra pessoa fez ou disse. Quando se realizam reflexões, num momento de serenidade, sobre situações que originaram ou originam com frequência estados de ira, podemos aportar pensamentos que, sob a forma de ordens, podemos brindar-nos, com a finalidade de conseguir um melhor controlo no momento em que experienciemos a ira. A este tipo de pensamentos chamamos auto-instruções.

Explica-se aos alunos que as reacções de ira podem ser reduzidas fazendo uso das auto-instruções nos momentos em que se experimenta dita sensação.

A função das auto-instruções será a de substituir aqueles pensamentos que, sem nenhuma análise, nesses momentos nos vem à mente e que geralmente aumentam o nosso estado de ansiedade.

O ideal é empregarmos estas auto-instruções com tal frequência, que chegamos a fazê-las parte de nós e as podemos aplicar com o menor esforço possível.

(9)

6. O facilitador entregará uma cópia do registro das auto-instruções a cada participante. Perguntar aos alunos se consideram que dizer estas mensagens influenciará a emoção da ira, comentar e pedir exemplos.

7. O facilitador pedirá que se formem quatro ou cinco grupos e que escolham um secretário e um coordenador. De seguida será entregue uma cópia a cada coordenador, sobre as diversas situações. O objectivo é conseguir um melhor controlo dos seus impulsos. Cada grupo decidirá que mensagem auto instrutiva utilizará para cada situação. Pode utilizar-se o registo da folha de instruções ou criar as suas próprias auto-instruções

8. Será solicitado a cada coordenador que, dirigindo-se à turma, leia as suas respostas. Reforçam-se as ideias fortes.

9. A sessão culminará explicando que assim como os nossos pensamentos espontâneos podem incrementar a cólera, também utilizando auto-instruções positivas podem ver-se diminuída os nossos comportamentos de agressividade.

V. ACTIVIDADES PARA CASA

Escrever no caderno as estratégias que aplicaram durante a semana para poder controlar a agressividade.

REGISTO DE AUTO-INSTRUÇÕES

Instruções:

Tenta usar uma destas auto-instruções na próxima vez que sintas que estás a ficar zangando!

Fá-las tuas!

1. Enquanto mantenhas a calma, poderás controlar a

situação.

(10)

3. Pensa no que queres alcançar.

4. Não necessitas mostrar nada a ninguém.

5. Não há motivo para te aborreceres.

6. Procura o lado positivo.

7. Não permitas que isso te aborreça.

8. Provavelmente não és feliz, por isso aborreces-te

facilmente.

9. Não podes esperar que as pessoas se comportem como

tu queres.

10. Os teus músculos estão tensos. É hora de relaxar.

11.Provavelmente está tentando que percas a paciência,

controla-te!

12. Alto! Respira fundo várias vezes.

13. Tenta resolver o problema. Podes tratar a pessoa com

respeito.

Folha de representação de papéis no controlo da Ira

Instruções: Escreve as seguintes situações e depois decide que auto-instruções de enfrentamento utilizarias em cada caso.

(11)

Situação 1

O teu colega bebe o teu refrigerante.

Que mensagem de auto- instrução utilizarias para controlar a tua ira?

______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Situação 2

O teu colega insulta-te na frente do teu/tua namorado(a).

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 3

O professor acusa-te de copiar e tira-te o teste, não sendo verdade. Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 4

O teu irmão usa a tua roupa nova e suja-a.

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 5

Vês o teu namorado (a) a beijar outro(a).

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________

(12)

___________________________________________________________________

Situação 6

O teu grupo de amigos obriga-te para que possas continuar no grupo, que demonstres que podes beber bebidas alcoólicas até te embebedares e a fazer uso de outras drogas.

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira?

___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Situação 7

Informas o teu namorado que estás grávida e diz-te que isso não estava previsto, que te deixará e dá por terminada a relação.

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 8

O teu namorado põe a condição de terem relações sexuais para continuar com o namoro.

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 9

Vais a uma loja e o vendedor diz-te que as tuas notas são falsas e não tas devolve.

(13)

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Situação 10

Na escola o professor confronta-te com o teu comportamento e pede-te que saias da aula, tu sentes-te injustiçado e dizes que não sais.

Que mensagem de auto- instrução usarias para controlar a tua ira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(14)

Pensamentos saudáveis

I. OBJECTIVOS PARA O DOCENTE:

• Que os participantes evidenciem que mudando os nossos pensamentos sobre determinada situação podemos modificar as nossas emoções e/ou reacções

• Que os participantes pratiquem a aplicação desta técnica em situações provocadoras de ira. I. TEMPO: 40 Minutos II. MATERIAL: Folha de situações Quadro Caderno de trabalho III. PROCEDIMENTO:

1. Saudar os participantes expressando-lhes o agrado de trabalhar numa nova sessão.

2. O facilitador solicitará uma maior atenção e concentração para realizar o seguinte exercício:

“Imaginem que combinaram com o vosso melhor amigo e estão esperando à uma hora e ele não chega”.

3. O facilitador preguntará a 3 ou 4 alunos: Que pensaste quando estiveste à espera e ele não chegou? Que sentiste nesse momento? Mesmo assim perguntará a toda a turma se esta situação apresentada ocorre na escola com frequência.

Pedem-se exemplos

4. O professor explicará o que são os pensamentos ou ideias, que se têm sobre uma a persona ou situação. Isto produz-se no âmbito individual e

(15)

expressa-se no social. Por exemplo se temos a ideia de que na nossa escola és o melhor e que os outros são da nossa competência e terias de bater-lhes, para que não gozem contigo, estas ideias condicionariam enfrentamentos constantes com os outros. Outro exemplo, se pensamos que os colegas da equipa adversária são nossos inimigos, qualquer divergência com eles poderia incrementar a nossa ira e ocasionar situações de agressividade. É importante enfatizar que esta resposta é de âmbito individual, que depende da ideia ou pensamento de cada um sobre alguma pessoa ou situação. Podemos afirmar então que é possível mudar a nossa resposta emocional, frente a uma situação ou facto determinado, fazendo uso de pensamentos positivos ou saudáveis. Considerando os exemplos anteriores, se pensarmos que um cão é feroz e mordem sempre, provavelmente ao termos que passar diante de um cão vamos sentir medo. A estes pensamentos que nos ocasionam temores ou medo chamaremos “pensamentos negativos” e os que nos ocasionam confiança ou maior controle, chamaremos “pensamentos positivos”. O objectivo desta sessão é identificar os nossos pensamentos negativos e convertê-los em pensamentos positivos. Podem dar-se alguns exemplos de pensamentos positivos e de negativos.

5. Pede-se para analisar o seguinte exemplo:

Que aconteceu?

Situação

Que pensei?

Pensamento

negativo

Como me senti?

O meu colega tirou-me o

chapéu Não é justo, eu não lhe fiz nada Com muita fúria, com vontade de lhe bater

Mudando o meu

pensamento

Pensamento positivo

Mudança

de

sentimento

Não gostei da sua atitude, tenho de lhe perguntar porque o fez.

Vou tentar saber porque me tirou o chapéu

6. O professor pedirá para formar 4/5 grupos e em cada um escolhem um coordenador. De seguida entrega-se ao coordenador de cada grupo, a seguinte situação para ser analisada e respondida de acordo com as situações anteriormente desenvolvidas. Podem utilizar-se as auto-instruções para não responder agressivamente.

(16)

8. Afirmará que são os nossos pensamentos os que activam ou incrementam as emoções, neste sentido devemos procurar pensamentos saudáveis que nos façam sentir bem.

9. É importante explicar que para nos ajudarmos a pensar positivo, devemos procurar um estado de equilíbrio no nosso corpo. Para isso devemos procurar obter um maior relaxamento muscular. Deve ter-se presente ao decidir que quando esteja nervosos(a), irritado(a), tenso (a), alguns dos músculos estão em tensão. Se deliberadamente tensas os músculo do corpo, identificarás quais os músculos estão m tensão e poderás orientar a tua a atenção para relaxá-los. O seguinte exemplo permite relaxar o grupo muscular do pescoço: pede-se aos participantes que se coloquem numa posição cómoda (sentados) e que fechem os olhos; logo solicita-se que sigam as instruções. Com voz suave, o professor dirá:

• “Contrai os músculos do teu pescoço, inclinando-o suavemente para trás, concentrando-te nos lugares onde notas contracção (aos lados e na nuca). • Dirige a tua atenção para essas zonas.

• Relaxa e solta lentamente os músculos do pescoço.

• Dar atenção às sensações nesses músculos enquanto relaxam. • Concentra-te na diferença entre tensão e relaxamento.

• Inspira profundamente pelo nariz, retendo o ar por uns segundos e solta-o lentamente pela boca.

• Assim podemos escolher qualquer parte do nosso corpo contraindo-o e logo relaxando-o.

(17)

Folha de situações

Situação 1

A tua mãe chama-te à atenção na frente dos teus amigos Que

pensarias? Como te sentirias? Mudapensamentoo teu Mudasentimentoo teu

Situação 2

O meu irmão mais novo interrompe-me quando estou a estudar Que

(18)

Situação 3

O meu irmão mais velho goza comigo por que já chumbei em anos anteriores Que

pensarias? Como te sentirias? Mudapensamentoo teu Mudasentimentoo teu

Situação 4

O meu colega bate-me constantemente na brincadeira Que

(19)

Situação 5

Chamam-me nomes constantemente Que

pensarias? Como te sentirias? Mudapensamentoo teu Mudasentimentoo teu

(20)

Empurro os meus colegas constantemente e faço de conta que não é comigo Que

pensarias? Como te sentirias? Mudapensamentoo teu Mudasentimentoo teu

Avaliação das competências sociais

Nome:______________________________________Idade_______

Ano___________Turma___________Data____________

Instruções

De seguida encontrarás uma lista de competências que as pessoas utilizam na sua vida diária, assinala a tua resposta marcando um X a casa correspondente nas colunas da direita, utilizando os seguintes critérios:

N=NUNCA R= RARAMENTE AV= ÀS VEZES F=FREQUENTEMENTE S= SEMPRE

Recorda que a tua sinceridade é muito importante, não existem respostas boas ou más, verifica se respondeste a todas as questões.

COMPETÊNCIAS

N R AV F S

1.Prefiro manter-me calado(a) para evitar problemas 2. Se uma pessoa fala mal de mim insulto-a

(21)

4. Se uma amiga (o)tira uma boa nota no teste felicito-o 5. Agradeço quando alguém me pede ajuda

6. Abraço o meu amigo quando faz anos

7. Se um/a amigo(a) falta a um compromisso expresso a minha amargura

8. Quando estou triste evito falar sobre

9. Quando um amigo faz algo que não me agrada digo-lhe

10. Se uma pessoa mais velha me insulta, defendo-me sem agredi-la exigindo o meu direito a ser respeitado

.

11.Reclamo agressivamente com insultos, quando alguém quer passa-me à frente no cinema.

12. Não faço caso quando os meus amigos me pressionam para consumir álcool

13. Distraiu-me facilmente quando uma pessoa fala comigo

14. Pergunto novamente se não entendi o que me dizem

15.Olho nos olhos quando falam comigo

16. Não pergunto às pessoas se me compreenderam 17. Faço-me entender facilmente quando falo.

18. Utilizo um tom de voz e gestos apropriados para que me oiçam e me compreendam melhor

19.Expresso as minhas opiniões sem pensar nas consequências.

N=NUNCA, R= RARAMENTE, AV= ÀS VEZES, F=FREQUENTEMENTE,

S= SEMPRE N R AV F S

20. Se estou nervoso(a) tento relaxar-me para ordenar os meus pensamentos.

21. Antes de dar a minha opinião ordeno as minhas ideias.

22.Evito fazer coisas que podem prejudicar a minha saúde.

23. Não me sinto contente com o meu aspecto físico. 24.Gosto de me ver arranjado(a).

25. Posso mudar o meu comportamento quando acho que estou errado.

26. Tenho vergonha em felicitar um amigo quando realiza algo bom.

27. Reconheço as minhas qualidades positivas e negativas.

28.Posso falar sobre os meus temores.

29.Quando as coisas me saem mal não sei como expressar a minha cólera.

30. Comparto a minha alegria com os meus amigos. 31.Esforço-me para ser um bom estudante.

32.posso guardar os segredos dos meus amigos. 33.Recuso-me a fazer os trabalhos de casa.

(22)

34.penso em várias soluções para um problema

35. Desejo que os outros decidam por mim quando não posso solucionar um problema.

36.Penso nas possíveis soluções frente a um problema. 37. Tomo decisões importantes sobre o meu futuro sem o apoio de outras pessoas.

38. Faço planos para as minhas férias.

39. Realizo coisas positivas que me ajudarão no meu futuro.

40. Custa-me falar por medo de ser criticado.

41. Defendo o meu ponto de vista quando vejo que os meus amigos estão enganados.

42. Se me pressionam para ir à praia faltando à escola, posso dizer que não sem sentir medo nem vergonha.

OBRIGADA PELA TUA COLABORAÇÃO

Questionário de Cólera, Irritabilidade e Agressão

Nome:______________________________________Idade_______

Ano___________Turma___________Data____________

Instruções

Este questionário foi concebido para determinar o teu estado de ânimo. Assinala a tua resposta marcando um X a casa correspondente nas colunas da direita, utilizando os seguintes critérios:

(23)

N=NUNCA R= RARAMENTE AV= ÀS VEZES F=FREQUENTEMENTE S= SEMPRE

Recorda que a tua sinceridade é muito importante, não existem respostas boas ou más, verifica se respondeste a todas as questões.

Estado de Animo

N R AV F S

1.Sou um rufia

2. Não posso evitar ser um pouco estúpido com a pessoa que não me agrada.

3. Sinto como que se o sangue me fervesse quando alguém goza comigo.

4. Passo muito tempo irritado, mais do que a maioria das pessoas.

5. Quando estou irritado sinto como se tivesse um peso sobre os meus ombros.

6. Aborrece-me que as pessoas se aproximem muito de mim. 7. Irrito-me facilmente, mas também me passa facilmente. 8. Com frequência estou muito irritado ao ponto de explodir. 9. Não me irrito se não me tratam bem.

10. Eu sou muito compreensível com todas as pessoas. 11. Eu não permito que as coisas sem importância me irritem.

12. É muito frequente estar amargo e de seguida tranquilo.

13. Mudo rapidamente de conseguir controlar a minha amargura a não ser capaz de controla-la.

14. Quando estou muito irritado não posso deixar de gritar, enquanto noutras não grito.

15. Algumas vezes sinto-me bem e no minuto seguinte qualquer coisa irrita-me.

16. Há momentos em que estou tão irritado, que sinto como o coração bate rapidamente e passado algum tempo sinto-me completamente relaxado.

N=NUNCA, R= RARAMENTE, AV= ÀS VEZES, F=FREQUENTEMENTE,

S= SEMPRE N R AV F S

17. Normalmente sinto-me tranquilo e de um momento para o outro, enfureço-me de tal forma que seria capaz de bater em qualquer coisa.

18. Existem alturas nas quais estou tão irritado que explodo o dia todo à frente de todos, mas de seguida fico tranquilo.

19. Penso que as pessoas que chateiam constantemente, procuram um soco ou uma chapada. 20. Guerreio com quase todas as pessoas que conheço. 21. Se alguém me levanta a voz, insulto-a para que se cale.

22. Algumas vezes não consigo controlar a minha necessidade de fazer mal às outras pessoas.

(24)

23. Quando estou aborrecido não consigo parar de tocar (bater) em alguém.

24. Penso que se alguém me ofende ou ofende a minha família está procurando aborrecimentos.

25. Geralmente tenho uma boa razão para bater em alguém.

26. Se alguém me bate primeiro, respondo da mesma forma.

27. Posso usar golpes para defender os meus pontos de vista.

28. Bato ao outro se me insulta primeiro.

29. É-me difícil conversar com uma pessoa para resolver um problema.

30. Não posso evitar discutir com as pessoas que estão em desacordo comigo.

31. Se alguém me aborrece, sou capaz de dizer-lhe o que penso sobre ela.

32. Quando me gritam, também grito. 33. Quando me irrito digo palavrões.

34. Geralmente faço ameaças ou digo coisas feias que depois não faço.

35. Quando discuto geralmente levanto a voz

36. Ainda que esteja irritado não digo palavrões, nem falo mal.

37. Prefiro dar a razão a uma pessoa que discutir

38. Quando estou irritado algumas vezes bato com a porta.

39. Eu posso irritar-me tanto, que posso apanhar o objecto que esteja mais perto e atirar com ele.

40. Às vezes expresso a minha cólera batendo na mesa. 41. Irrito-me o suficiente para atirar objectos.

42. Quando me irrito muito bato nas coisas.

Referências

Documentos relacionados

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Caso jogue uma carta que não deva, se esqueça de gritar UNO cada vez que ficar apenas com uma carta na mão ou tente persuadir um dos jogadores a jogar uma carta que o favoreça, terá

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos