• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO ACRE Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Edital para seleção de grupos e bandas musicais Carnaval de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO ACRE Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Edital para seleção de grupos e bandas musicais Carnaval de 2013"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Edital para seleção de grupos e bandas musicais Carnaval de 2013

O Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM, torna público que receberá inscrições para seleção de grupos, bandas e conjuntos musicais, com sede em Rio Branco – Acre, para apresentações no Carnaval 2013.

1. Dos Objetivos

1.1. Selecionar grupos ou bandas musicais, com sede em Rio Branco – Acre, para realizar apresentações no período carnavalesco, visando:

1.1.2. Fortalecer as expressões culturais, a diversidade e a identidade músico-cultural do carnaval acreano;

1.1.3. Democratizar o acesso e ampliar a possibilidade de artistas que poderão se apresentar durante a programação do Carnaval 2013;

1.1.4. Incentivar a participação efetiva, estimular a organização e a profissionalização dos músicos. 2. Do Local e Período de Realização

2.1. As apresentações musicais, objeto do presente edital, serão realizadas durante as festividades do Carnaval 2013, compreendidas as seguintes atividades:

• Esquenta do Carnaval 2013;

• Escolha do Rei Momo, Rainha, Rainha Gay e Rainha Travesti do Carnaval 2013;

• Quadra Carnavalesca de 2013;

• Bailes Infantis;

• Atividades Complementares.

Todas serão realizadas no município de Rio Branco – AC, em espaços determinados pela Comissão Organizadora do Carnaval 2013, sendo de obrigação exclusiva do proponente realizar sua apresentação no dia, local e horário para sua apresentação.

3. Dos Proponentes

Poderão concorrer ao edital de seleção de grupos ou bandas musicais para o Carnaval 2013, pessoas físicas ou jurídicas que atendam as seguintes condições:

3.1.1. Estar inscrito no Cadastro Estadual de Cultura até a data de entrega do Formulário de Inscrições, seus anexos e demais documentos exigidos;

3.1.2. Apresentar Formulário de Inscrição devidamente preenchido;

3.1.3. Apresentar lista com o repertório a ser executado, com a discriminação do tempo de duração de cada música;

3.1.4. Apresentar relação de músicos que compõem o grupo ou banda, com assinatura ou termo de anuência de cada um, com indicação dos respectivos instrumentos musicais;

(2)

Apresentar 1 (uma) cópia de CD ou DVD que possibilite conhecer o trabalho proposto. E, se possuir, encaminhar recortes de jornal, fotografias e demais materiais sobre o trabalho.

Apresentar comprovação de existência da banda/grupo e da atuação pelo período mínimo de 01(um) ano, bem como da participação em eventos carnavalescos ou similares.

4. Das Inscrições

4.1. As inscrições serão abertas a todos os grupos ou bandas musicais de Rio Branco - Acre que apresentem trabalhos que atendam aos objetivos do item 1 do presente edital;

Os formulários relativos ao presente edital estarão disponíveis na Fundação de Cultura e

Comunicação Elias Mansour, além do site www.cultura.ac.gov.br/editais bem como todos os anexos

necessários.

4.2.1 É facultado ao proponente anexar ao Formulário-Proposta, além dos documentos solicitados, outros textos contendo dados adicionais, de modo a permitir a avaliação mais aprofundada de seu conteúdo.

4.2.2 Após o cadastro das propostas e até que se encerre a sua análise, não será permitido anexar novos documentos, salvo por solicitação expressa da Comissão de Seleção.

4.3. O Formulário de Inscrição poderá ser preenchido das seguintes formas: 4.3.1. Escrita a mão usando caneta, de forma legível;

Digitada usando o computador e impressora.

5. Dos Prazos e Requisitos

5.1 As propostas e Iniciativas deverão ser entregues pessoalmente na Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, no endereço abaixo assinalado, até as 18h do dia 23/01/2013. Os formulários, devidamente preenchidos e assinados, acompanhados da documentação complementar descritas no item 3 deste edital, deverão estar em envelope lacrado e identificado externamente da seguinte forma:

Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour Departamento de Artes - DARTES

Edital para seleção de apresentações musicais para o Carnaval 2013 Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 - Segundo Distrito - Gameleira - CEP 69.901-160

Rio Branco-AC

5.2. Não será admitido o envio de propostas por meio de fax, e-mail ou instrumento similar.

5.3. Serão inabilitadas as propostas cadastradas de forma inadequada, seja por falta de documentação exigida, por não preenchimento integral do formulário ou por qualquer outra incorreção que não atenda às exigências deste Edital.

5.4. Além dos documentos relacionados no item 3, será exigido, em cada proposta:

Formação mínima de músicos integrantes de cada grupo, banda ou conjunto musical, de acordo com a proposta da banda. Nas seguintes categorias:

(3)

Categoria 1: Repertório de marchinhas/carnaval tradicional – Estilo Musical cuja convergência está na execução de músicas compostas para o carnaval brasileiro, desde os anos 20 aos anos 60, possuem um compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, com letras por vezes picantes e bem humoradas. Composição mínima:

2 (dois) vocalistas\cantores\crooners; 1 (um) backing vocal

1 (um) guitarrista 1 (um) contrabaixista 1 (um) baterista 1 (um) percursionista 1 (um) tecladista

1 (um) naipe de metais, sendo no mínimo: 01 sax tenor/alto, 01 trompete e 01 um trombone.

5.4.3 Categoria 2: Repertório de Música baiana:Axé Music, Swingueira/ Samba Reggae e Pagode Baiano – Estilo Musical cuja convergência está na expressão musical através de temáticas urbanas, de forte apelo popular e comercial,com ênfase na utilização de teclados eletrônicos, percussão, instrumentos da música latina, estética pop e na reinterpretação de ritmos de origem africana (samba e música afro) . Composição mínima:

2 (dois) vocalistas\cantores\crooners; 2 (dois) backing vocal

1 (um) guitarristas 1 (um) contrabaixista 1 (um) baterista

2 (dois) percursionistas 1 (um) tecladista

Categoria 3: Repertório de Samba Popular e Samba Enredo: Estilo Musical Brasileiro que, de forma geral, apresenta instrumentos percussivos e, atualmente, além destes, uma variedade de instrumentos de harmonia, bem como associações e inovações a outros tantos gêneros musicais. Composição mínima: 2 (dois) vocalistas/cantores/crooners 1(um) cavaquinho 3(três) surdos 2(dois) caixas 2(dois)tamborins 1(um) repique

(4)

6. Da Habilitação e avaliação das Propostas:

6.1. Encerrado o prazo das inscrições, a Comissão de avaliação confirmará se os proponentes e suas iniciativas reúnem as condições de habilitação exigidas neste edital para participarem do presente certame.

Não serão aceitas inscrições que não apresentarem a documentação exigida na forma do item 3 e as condições descritas no item 5.4 deste edital.

Não serão aceitas inscrições que possuam no repertório e na reprodução, músicas que incitem à violência ou desvalorizem e exponham as mulheres à situações de constrangimento, bem como, manifestações de homofobia ou discriminação racial e apologia ao uso de drogas ilícitas.

6.3. Não serão aceitas inscrições ocorridas fora do prazo estabelecido no item 5. 6.4 Na avaliação das propostas serão observados os seguintes critérios de pontuação:

6.4.1. Iniciativas que revitalizem e fortaleçam expressões culturais musicais carnavalescas, de reconhecido cunho cultural e contempladas de forma objetiva em ao menos 20% do total do repertório apresentado – de 0 a 10 pontos;

Iniciativas que extrapolem a quantidade mínima de músicos exigida no item 5.4.1 – de 0 a 10 pontos;

Iniciativas de longa experiência na prestação de serviços artísticos, para qual está se habilitando, comprovada pelo material fornecido no ato da inscrição. (fotos, declarações, notícias de jornal) conforme item 3.1.6 e 3.1.7 – de 0 a 10 pontos;

6.5. Na avaliação das iniciativas inscritas, a Comissão de Seleção, havendo necessidade, considerará os seguintes critérios de desempate:

6.5.1 Ecletismo do repertório – 1 ponto; Quantidade de músicos – 1 ponto;

Tempo de existência – 1 ponto

6.6. As iniciativas serão avaliadas por todos os membros da Comissão de Seleção, em duas fases distintas:

6.6.1. ANÁLISE DE DOCUMENTOS: será realizada por toda a Comissão de Seleção. Serão exigidos todos os formulários/declarações solicitadas nos itens 3 e 4 deste Edital, sendo esta uma fase eliminatória;

6.6.2. ANÁLISE TÉCNICA: após a avaliação detalhada, será atribuída uma pontuação a cada iniciativa habilitada, de acordo com os critérios estabelecidos no item 6.4 deste edital. Da soma das notas, será obtida a pontuação total de cada iniciativa. Poderão ser classificadas as 20(vinte) iniciativas que obtiverem as maiores notas, em ordem decrescente de grandeza.

6.6.3. Havendo empate, serão utilizadas as disposições contidas no item 6.5 deste edital.

6.7.Caberá a Comissão de Seleção, se necessário, detalhar procedimentos técnicos e operacionais

para realizar a avaliação, classificação e seleção das iniciativas em acordo com o disposto neste artigo e neste edital.

(5)

7. Da Seleção das Propostas

7.1. Poderão ser selecionadas, dentre as propostas recebidas, até 20 (vinte) grupos ou bandas musicais;

Cada grupo ou banda musical selecionada poderá ser contratado para no mínimo 01 (uma) e no máximo 02 (duas) apresentações musicais de 2 horas de duração cada uma, durante as festividades carnavalescas, em data e horário a ser definido pela Comissão Organizadora do Carnaval 2013;

7.1.2. O proponente fica ciente de que em caso de contratação, serão retidos no pagamento todos os tributos que por força de lei devam ser retidos pela fonte pagadora, não cabendo quaisquer reclamações ou reivindicações futuras.

7.1.3 Ficam os proponentes também cientes de que numa eventual contratação, os pagamentos serão creditados mediante a efetiva prestação dos serviços, não sendo possíveis adiantamentos, a que título for.

7.1.4 Fica estabelecido que os pagamentos serão condicionados à prévia apresentação de Nota Fiscal de Prestação de Serviços e serão efetuados através de depósito em conta bancária, de titularidade do emissor da nota fiscal.

7.2. Nos casos de propostas que impliquem a possível cessão de direitos autorais, fica o proponente da proposta responsável pelas respectivas autorizações junto aos autores e detentores dos direitos da obra.

7.3 Em caso de contratação, caberá ao proponente o transporte de materiais e instrumentos musicais até o local da apresentação e providenciar estrutura de cenário e equipamentos necessários à sua apresentação.

7.4. O processo de seleção das propostas será realizado na data de 24/01, findo o qual serão elaboradas listas contendo relação de propostas selecionadas e não selecionadas, ordenadas pelos nomes dos proponentes, que ficarão à disposição para consulta dos interessados no site

www.cultura.ac.gov.br/editais.

7.5 As propostas selecionadas formarão um banco de produtos culturais e poderão ser chamadas conforme a necessidade do projeto e durante o período de fevereiro a junho de 2013.

7.6 As propostas não selecionadas ficarão à disposição dos proponentes na sede da FEM e poderão ser retiradas no prazo máximo de 60 (sessenta) dias depois de divulgada oficialmente os selecionados, sendo que decorrido este prazo, poderão ser descartadas, a critério da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

8. Da Comissão de Seleção

8.1. A Comissão de Seleção será constituída por cinco membros titulares e suplentes, de notório saber e de reconhecida atuação na área musical, carnavalesca e de eventos;

8.2. Os membros da Comissão serão indicados pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

8.3. O presidente da Comissão de Seleção será um dos membros da Comissão, indicado pelos integrantes da mesma, com direito a voto de desempate.

(6)

8.5. As deliberações da Comissão serão efetuadas de maioria simples de voto, caso não haja consenso.

8.6. Os integrantes da Comissão não poderão ter nenhum vínculo com as iniciativas que estiverem em processo de avaliação sob pena de desclassificação das mesmas.

9. Do processo de contratação

9.1 Após o encerramento do processo de seleção e a confirmação de inclusão da proposta na programação, a Coordenação do Carnaval 2013 providenciará o contato com o proponente para fins de confirmação de sua participação.

10. Impedimentos

10.1. Ficam impedidos de apresentarem propostas a este edital, na qualidade de proponente: membros da Comissão de Avaliação, bem como seus parentes e dependentes até 3º grau; detentores de cargos eletivos na esfera estadual, bem como detentores de cargos de confiança do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco e beneficiados inadimplentes em outros editais das Fundações Elias Mansour e Garibaldi Brasil.

11. Divulgação dos Resultados

11.1 Serão publicadas todas as iniciativas selecionadas: a) No Diário Oficial do Estado;

b) Pela internet : www.ac.gov.br e www.cultura.ac.gov.br/editais

12. Diretos Autorais

12.1.Os proponentes deverão providenciar, se necessário, a liberação da execução pública dos fonogramas selecionados, resguardando os direitos autorias dos respectivos titulares e autorizando a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour a divulgar as informações contidas nos documentos enviados.

13. Disposições Gerais

13.1. É atribuição da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour a execução, o acompanhamento, a supervisão e a fiscalização de todos os atos administrativos do presente Edital; 13.2 Caberá a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, fornecer estrutura técnica de base (palco, iluminação e sonorização), conforme as especificações constantes no mapa de palco e rider de som e luz, dentro dos limites estruturais do local da apresentação e da disponibilidade técnica.

13.3. Os projetos inscritos, selecionados ou não, passarão a fazer parte do Cadastro da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour para fins de pesquisa, documentação e mapeamento da

(7)

13.4. Cada proponente poderá apresentar mais de uma proposta para ser analisada pela comissão porém, somente será classificada para participar deste projeto uma das propostas apresentadas. 13.5. Eventuais irregularidades relacionadas aos requisitos de participação, contatadas a qualquer tempo, implicarão na inabilitação da inscrição;

13.6. Dúvidas e informações referentes a este Edital poderão ser esclarecidos e/ou obtidas através da:

Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour Departamento de Artes - DARTES

Rua Senador Eduardo Assmar, 1.291 – 2º Distrito Rio Branco – Acre CEP 69.901-160

13.7. Os casos omissos, relativos ao Edital, serão resolvidos pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour em comum acordo com a Comissão Organizadora do Carnaval 2013.

Rio Branco-AC, 17 de janeiro de 2013

Francis Mary Alves de Lima Diretor-Presidente da FEM

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

A estratégia pedagógica utilizada na disciplina Fundamentos da Arte na Educação é a do trabalho colaborativo de pequenos grupos online. O trabalho colaborativo

[r]

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

O valor do factor parcial relativo às equipas de segurança, foi definido anteriormente no factor global de risco associado ao desenvolvimento e propagação do incêndio no edifício,

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,