• Nenhum resultado encontrado

Para os Senhores Presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação desse grande Brasil e seus colegiados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para os Senhores Presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação desse grande Brasil e seus colegiados."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Para os Senhores Presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação desse grande Brasil e seus colegiados.

No período de 11 a 13 de novembro vivemos um período de pactuações do FNCE com os diversos órgãos do MEC cujas ações determinam impactos nas movimentações dos Conselhos Estaduais.

A agenda foi planejada para articulação com a SASE, SECADI, SETEC bem como organização das ações dos Fóruns regionais e nacionais do FNCE e das ações políticas, técnicas e de articulação com outros órgãos como CNE, MEC, Congresso Nacional e Senado. Assim, para facilitar o nosso entendimento faremos pequenos relatórios a partir da agenda geral colocada a seguir, valendo ressaltar que a mesma foi integralmente cumprida, com participação intensa dos conselheiros presentes e gerou agenda positiva de grande relevância.

Programação Dia 11/11/2014

9:00h – 12:00h

A- Mesa Redonda: O Sistema Nacional será um Sistema de Sistemas.

- Secretário Binho Marques: Concepções gerais do SNE.

- Diretora Flávia Nogueira: Os Sistemas Estaduais de Ensino - uma sistematização inicial. Debates

14:00h – 17:30h

B - Mesa Redonda: Os Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que incidem

sobre a agenda instituinte do SNE.

- Suely Menezes - Presidente do FNCE - Beatriz Padovani – Consultora Jurídica

- Diretora Flávia Nogueira – Diretora DASE/SASE Debates

C - Reunião interna FNCE – preparação para a CONAE e definições políticas de ação do

FNCE

Dia 12/11/2014

9:00h – 12:00h

D - Construção da proposta de agenda comum de trabalho.

- Flávia Nogueira - Diretora da DASE/SASE - Suely Menezes - Presidente do FNCE Debates

14:00h – 17:30h

E - Reunião do FNCE

Diretor Kleber Gesteira e Matos - Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – SECADI.

Construção de Agenda 2015 - FNCE

Dia 13/11/2014

9:00h – 12:00h

F - Organização de Agenda conjunta FNCE/SETEC

Diretor Marcelo Machado Feres - Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica

(2)

A- A SASE x FNCE: O sistema Nacional será um Sistema de sistemas.

1- A mesa redonda programada com a SASE permitiu exposição detalhada das ideias do Secretário Binho e da Diretora Flávia que discorreram sobre a construção do SNE como Sistema de Sistemas e a dinâmica de sistematização inicial, ressaltada a importância da participação dos Conselhos Estaduais nesse processo.

É importante recordar alguns conceitos discutidos do entendimento da SASE em direção ao Sistema Nacional de Educação:

Cooperação – entendimento entre os entes federados (União, Estados e Municípios). Colaboração – harmonia entre os sistemas e a sociedade civil.

Sistema Nacional de Educação – Aperfeiçoamento na forma de organização da educação nacional, para garantia do padrão de qualidade educacional e redução de desigualdades numa forma mais orgânica, capaz de garantir os direitos e oferecer equidade e qualidade educacionais.

Padrões de qualidade é discussão que deve perpassar por todos os sistemas, (nacional, estaduais, distrital e municipais) exigindo uma releitura da LDB, considerando que essa temática compareceu em todos os projetos de Lei em atual disputa no Congresso Nacional. Vale ressaltar que precisaremos pactuar:

 que é estruturante decidirmos de que Padrão de Qualidade estamos falando e desejando.

 que podemos falar de referenciais de qualidade pois esse conceito pode ser diferente em cada escola,em cada grupo.

 que precisamos de normas de cooperação federativa para regular as condições de supletividade para garantia do Padrão de Qualidade.

 é necessário um espaço de pactuação, regras de governabilidade que faça a mediação entre a necessidade de promoção do direito e a capacidade de oferta do ente federado.

 a ação supletiva, técnica ou financeira é garantidora dos padrões de qualidade, de governabilidade necessita de pactuação de todos os atores envolvidos.

 precisamos pensar novas formas de financiamento a partir da função distributiva orientada pelas condições de supletividade, gerando viabilidade real, considerando que o valor atual do FUNDEB não garante qualidade ou equidade.

2- Também foi foco de discussão a situação dos CEEs. Como estão os Sistemas Estaduais?

- 18 estados possuem ato legal que institui o Sistema Estadual de Ensino (9 antes e 9 depois da LDB)

(3)

- 9 estados não possuem ato legal que institua o Sistema Estadual de Educação, revelando situações que definem a criação dos Conselhos Estaduais de Educação por leis ou decretos governamentais.

Ficou clara a necessidade de cada CEE analisar a situação jurídica legal do seu ato de criação e buscar alternativa para revisão legal que:

- descreva a composição - institua o CEE

- defina o funcionamento da Educação Básica e de Educação Superior

- estruture as relações com os municípios nas formas de colaboração, planos de educação e gestão democrática.

- que revise as instâncias de participação e sejam observadas seu equilíbrio entre executivos e normativos.

- que façamos uma força tarefa para reestruturação da estrutura e atuação dos CEE’s, com maior participação social.

- que admitamos a necessidade de maior coerência interna que permita a superação das fragilidades dos conselhos estaduais.

B – SASE x FNCE: os projetos de lei em tramitação no congresso nacional que incidem sob a ajuda instituíste do SNE.

A reunião foi desenvolvida com as falas iniciais de Suely, Beatriz e Flavia e intensa discussão do grupo de conselheiros presentes.

Os debates denunciaram que a crise e a insegurança estão instalados e exigem um mergulho mais qualificado nas propostas das PL 413/2014 (Deputado Ságuas Moraes, PT/MT), PL 5.519/2013 (Deputado Paulo Rubens Santiago, PDT/PE) e outros projetos sobre o SNE que não foram ainda estruturados (16 PLs sobre Responsabilidade Educacional - Comissão Especial -- PL7420/06 (Deputada Raquel Teixeira, PSDB/GO); PLP15/2011 (Deputado Felipe Bornier, PHS/RJ)).

(4)

Ficou também muito evidente a necessidade de alinhamento conceitual do SNE, regime de colaboração e outras temáticas que precisam ser pactuadas entre SASE, FNCE, UNCME e outras entidades.

C – foi feita, na mesma noite, no hotel que o grupo se hospedou, uma reunião que ajustou nossas posições e deu substancia para a pactuação de agenda comum que foi constituída conjuntamente na manhã seguinte.

Na oportunidade foram feitos alguns acordos para a agenda FNCE/2015 em suas atuações técnicas, políticas e de articulação, possíveis estados anfitriões regionais e nacionais períodos e temáticas.

D – Construção de proposta de agenda comum de trabalho entre SASE e FNCE para 2015.

A reunião revelou muito o amadurecimento e objetividade do grupo que construiu uma agenda comum articuladora e propositiva na direção da construção do sistema nacional de educação dando realce a participação dos conselhos de educação além das propostas de discussão das questões de estrutura e funcionamento e principalmente da legalidade dos sistemas estaduais.

Consideramos a agenda construída muito importante para o FNCE, vale considerar que no arranjo pactuado daremos apoio as nossas plenárias nacionais.

AGENDA COMUM DE TRABALHO 2015 SASE/FNCE

O trabalho comum entre a SASE e o FNCE, que se realiza desde 2011, quando a SASE foi criada, será organizado em 2015 por meio da instituição de um Grupo de Trabalho cujo foco de discussão será o Sistema Nacional de Educação (GT-Sistema). O GT-Sistema se reunirá quatro vezes ao longo do ano (fevereiro, junho, setembro e novembro), com agenda articulada aos encontros nacionais que o FNCE realizará em junho (Maceió) e novembro (local a ser definido).

A composição do GT será definida pelo FNCE em tempo hábil para a organização da reunião de fevereiro, sendo de aproximadamente 15 pessoas que tenham envolvimento, produção e interesse nos temas a serem trabalhados.

As reuniões de fevereiro e junho terão como pauta acordos conceituais do Fórum e da SASE com relação ao Sistema Nacional de Educação. Neste sentido, servirão como base o texto da SASE oferecido para o debate e disponível para consulta no Portal Planejando a Próxima Década e os Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional que incidem sobre o tema. A partir

(5)

das primeiras discussões ocorridas em novembro de 2014 uma minuta a ser preparada pelo Fórum será distribuída no máximo até meados de dezembro para que o debate avance em fevereiro.

Reunião de fevereiro:

Local: Sala de Reuniões da SASE/MEC, Brasília

Insumo: minuta conceitual sobre o SNE elaborada pelo FNCE a partir das primeiras discussões conjuntas com a SASE Produto: documento inicial validado, a ser distribuído e discutido em cada um dos Conselhos Estaduais de Educação Reunião de junho:

Local: Maceió, AL

Insumo: contribuição de cada Conselho Estadual de Educação ao documento inicial preparado pelo GT Produto: documento final sobre SNE sistematizado

As reuniões de setembro e novembro terão como pauta os sistemas estaduais de educação, com a finalidade de construir acordos conceituais sobre sua estrutura e funcionamento básicos. A partir das primeiras discussões ocorridas em novembro de 2014 uma minuta a ser preparada pelo Fórum em conjunto com a SASE será compartilhada com os Conselhos e parceiros até no máximo o início de agosto para que o debate avance na reunião de setembro.

Reunião de setembro

Local: Sala de Reuniões da SASE/MEC, Brasília

Insumo: minuta conceitual sobre os sistemas estaduais elaborada pelo FNCE em conjunto com a SASE a partir das primeiras discussões já realizadas

Produto: documento inicial validado, a ser distribuído e discutido em cada um dos Conselhos Estaduais de Educação Reunião de novembro:

Local: a ser definido (o mesmo da reunião nacional)

Insumo: contribuição de cada Conselho Estadual de Educação ao documento inicial preparado pelo GT sobre sistemas estaduais

Produto: documento final sobre sistemas estaduais sistematizado

Apoio da SASE com passagens e diárias para 2015

1) 15 passagens e 30 diárias para cada uma das reuniões do GT que acontecerão em Brasília (junho e setembro); 2) 15 passagens e 60 diárias para as reuniões do GT que acontecerão nas sedes das reuniões nacionais, considerando

que a SASE apoiará os membros do GT para que participem também das reuniões nacionais;

3) Apoio a reuniões menores, dos responsáveis pela elaboração dos textos, a serem definidas em número e datas conforme necessidade ao longo do ano.

(6)

E – A reunião do FNCE com o professor Kleber Gesteira e Matos diretor da SECADI de políticas de direitos humanos e cidadania foi muito interessante para o nosso conhecimento e encaminhamentos.

Seu principal questionamento foi pela necessidade de cada CEE formatar discussões sobre as demandas das diversidades, bem como acompanhar os movimentos da SECADI em relação à:

ED continuada. Alfabetização.

ED inclusiva: Direitos humanos/ Sustentabilidade

Diversidade: Índios/ Quilombolas/ ribeirinhos/ Imigrantes.

Foi ressaltada a dificuldade de atendimento de mais 190.000 escolas no país que ainda oferece escola pobre para os mais pobres.

Foi realçada a questão do atendimento de uma clientela com mais de 17.000.000 de bolsas família

Para estreitamento de relacionamento e ações com a SECADI, foi proposta uma agenda comum que ainda não está pactuada e que encaminhamos para apreciação e sugestão de cada CEE:

1 – Encontro do FNCE com a SECADI para compartilhamento de ações e experiências da

diversidade na educação, na discussão dos seguintes temas:

Educação indígena (retomada da discussão dos territórios ético-educacionais) Ed no campo

EJA em diferentes cenários Ed para direitos humanos

Ed com medidas sócio educativas para privadas de liberdade

2 - formação continuada através de programa de capacitação em EAD para revisão conceitual

sobre a diversidade na educação, envolvendo os conselhos estaduais de educação.

Vale ressaltar a importância dessa mobilização para a normatização para a diversidade no âmbito estadual com repercussão nos municípios.

3 - organizar a coletânea de normas estatuais de cada CEE sobre os temas da diversidade e

oferecê-la à SECADI para enriquecimento de seus estudos

4 - ampliar as estratégias de comunicação que permita maior compartilhamento das

pesquisas e resultados nacionais dos públicos de diversidade, com os conselhos estaduais. Algumas demandas foram apresentadas para o professor Kleber Gesteira sobre as dificuldades dos CEE’s com a questão da diversidade:

 Necessidade das diretrizes nacionais para atendimento sócio-educativo.  Priorizar a agenda de discussão dos territórios sócio-educativos

(7)

 Qualificar os protagonistas dos projetos de inclusão a partir de projetos em programas em EAD ou presenciais

 Formação mais especifica inicial e continuada de conselheiros.

 Discussão e propostas em políticas de financiamento que favoreçam o protagonismo das ações da diversidade em educação

 Organizar a agenda comum e consolidar através de documentos a ser assinado posteriormente.

F - Construção da agenda de trabalho e proposição do FNCE 2015 a partir de agenda das reuniões plenárias, de temas políticos, de articulação com os órgãos da administração pública.

1 - AGENDA POLÍTICA

 Enviar documento de agradecimento, valorização do trabalho dos CEEs e oferta de apoio às secretárias do MEC, secretários de educação dos estados e DF, além do Ministro de educação (responsabilidade de elaboração do documento – Prof. Mauricio)  Enviar documento de acolhimento aos nossos dirigentes em todos os níveis de atuação, também falando do papel relevante dos CEEs (responsabilidade de elaboração do documento – Prof. Mauricio)

 Programar para janeiro e fevereiro visita ao ministro de educação e aos nossos presidentes das comissões de educação do congresso e do senado.

 Elaboração de documento do FNCE sobre o SNE (Beatriz Padovani) que evidencie as discordâncias perante o PL 413/2014, a ser entregue ao deputado Saguas em 16/ dezembro.

 Elaboração em conjunto com a SASE de documento sobre o SNE, parametrizando as boas normas sobre a questão que funcionará como proposta norteadora e conceitual para os sistemas estaduais.

 Divulgação da portaria nomeando a professora Beatriz Padovani assessora jurídica e relatora da minuta sobre os conceitos defendidos pela SASE no que se refere ao SNE e posterior construção de documento conjunto sobre os sistemas de ensino nos diversos âmbitos de atuação.

(8)

2 - AGENDA DE ARTICULAÇÃO

 Compartilhamento do stand do CONSED na CONAE/2014 com FNCE favorecendo a articulação entre os órgãos executivo e normativo dos sistemas estaduais

 Reunião com o professor Gilberto, presidente do CNE, prevista para 20/11 para pactuação de agenda comum para o fórum ampliado de conselhos estaduais de educação.

 Formalização de termo de cooperação técnico-politica com a UNCME a partir da participação e compartilhamento do FNCE na agenda dos presidentes de conselhos municipais e vice e versa.

 Construção e pactuação da agenda comum com a SECADI no sentido de capacitação, compartilhamento de dados e discussão para alinhamento de conceitos da educação inclusiva e da diversidade.

 Coordenar junto a SASE a execução da agenda comum proposta e assinada com FNCE durante a reunião de trabalho de 11 a 13/11/2014.

 Acompanhar e viabilizar a assinatura da portaria pelo ministro que consolida a parceria FNCE x SETEC no processo de avaliação no PRONATEC.

03 – AGENDA TÉCNICA

 SETEC – Participação do FNCE nas oficinas de construção dos itinerários formativos dos catálogos e guias produzidos pela SETEC, sobre a coordenação e diretoria de políticas de Ed profissional e tecnológica – Prof Nilva.

 Viabilização dos computadores para apoio aos trabalhos no SISTEC.

 CNE – Discussão da ultima versão da proposta de resolução ao regime de colaboração em EAD na educação básica – Ed profissional - Prof. Cordão.

(9)

4 – AGENDA DE EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS DO FNCE

Agenda FNCE 2015

Mês Local Natureza Temas

Fevereiro SP (a confirmar) Regional Sul e Sudeste

A base nacional comum e o currículo da educação básica Abril AC (a confirmar) Regional Norte A formação e valorização do

professor brasileiro

Junho AL (confirmado) Nacional A arquitetura e construção do sistema nacional de educação Agosto MT (a confirmar) Regional centro

oestes

Os conselhos de educação como órgãos de controle social (lei de gestão democrática)

Setembro PE (a confirmar) Regional nordeste O regime de colaboração e os arranjos educacionais

Novembro PA (confirmado) Nacional Os sistemas estaduais de educação articulados com o SNE.

Caros conselheiros,

Estamos amanhã em Brasília participando da CONAE/ 2014. Vamos nos comunicar por wp para programarmos encontros.

Não esqueçam dos deveres de casa, cada um pode pensar em como ajudar... Um abraço.

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Homenageados de 2016: Troféu Irene de Macedo Troféu Carlos Roberto da Silva. Homenageados

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de