• Nenhum resultado encontrado

EDITAL nº 08/2016/PROPPG/UFTM DE 03 DE MAIO DE 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, EM NÍVEL DE MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL nº 08/2016/PROPPG/UFTM DE 03 DE MAIO DE 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, EM NÍVEL DE MESTRADO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Telefone: 34 – 3700-6937

EDITAL nº 08/2016/PROPPG/UFTM DE 03 DE MAIO DE 2016

SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, EM NÍVEL DE MESTRADO

A Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições, torna público o Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES na 139ª reunião, realizada no período de 24 a 28 de setembro de 2012.

1- DAS INSCRIÇÕES

1.1 A inscrição do candidato ao PPGE compõe-se de duas etapas:

1.1.1 Primeira etapa: preenchimento da Ficha de Inscrição de 03 de maio a 15 de maio de 2016, exclusivamente pela Internet, no endereço:

http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

1.1.2 A segunda etapa consiste no envio, até 17 de maio, dos seguintes documentos: a. cópia da Ficha de Inscrição;

b. formulário de pontuação do currículo preenchido pelo candidato, inclusive com pontuação; c. duas cópias do projeto de pesquisa;

d. uma foto 3x4 identificada no verso;

e. cópia do diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou comprovação da colação de grau por documento equivalente como: certidão, declaração ou documento oficial do curso de graduação que afirme a possibilidade de o aluno concluir o curso até a data da matrícula; f. cópia do histórico escolar da graduação;

g. Currículo Lattes com cópia impressa dos comprovantes; h. cópias da Carteira de Identidade e do CPF.

i. cópia do título de eleitor e comprovação de quitação eleitoral emitida pelo sítio: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral ou pelo Cartório Eleitoral. j. cópia do certificado de reservista para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos.

1.2 Os documentos deverão ser enviados por serviço de encomendas expressas, com Aviso de Recebimento, estando consignado na parte de fora do mesmo o seu remetente com o respectivo endereço e o destinatário na seguinte forma:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Programa de Pós-Graduação em Educação

Av. Getúlio Guaritá, 159, Sala 326 - 3° andar Bairro Abadia - CEP 38.025-440 - Uberaba-MG

(2)

Telefone: 34 – 3700-6937

1.2.1 Neste caso recomenda-se utilização de um dos serviços: CORREIO (SEDEX), TAM (TAMCARGO), GOL (GOLLOG), FEDEX (FEDEX EXPRESS), DHL (DHL EXPRESS).

1.2.2 O PPGE não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica-operacional, greves, sinistro, ou qualquer outro fator que impeça a entrega do envelope.

1.2.3 A responsabilidade pelos envelopes encaminhados pelo serviço de encomendas expressa é inteiramente do candidato.

1.3 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por fac-simile (fax) ou correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

1.4 Em hipótese alguma será aceita entrega posterior de documentos.

1.5 Os comprovantes dos documentos deverão estar numerados, de acordo com o formulário de pontuação do currículo.

1.6 A UFTM não será responsável por: inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica de computadores; falhas e/ou congestionamento de linhas de comunicação; outros fatores que impossibilitarem a transferência de dados.

1.7 Ainda no ato da inscrição, os candidatos deverão sugerir um orientador do corpo docente do Programa, conforme subitem 2.3.

1.7.1 Inscrições sem indicação do orientador serão desclassificadas.

1.8 O descumprimento das instruções acima implicará indeferimento da inscrição.

1.9 A divulgação das inscrições deferidas será no dia 20 de maio de 2016, no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

2 – DAS VAGAS

2.1 A UFTM oferecerá até 7 vagas para o segundo semestre de 2016, na seguinte modalidade: Área Básica: Educação

Área de Concentração: Fundamentos Educacionais e Formação de Professores Linha de Pesquisa 1: Fundamentos e práticas educacionais

(3)

Telefone: 34 – 3700-6937

Descrição: Estudo e investigação dos fundamentos e práticas educacionais, a partir de bases epistemológicas da pesquisa em educação. Associação do processo educacional com áreas e temas abrangentes do conhecimento científico como Filosofia, Matemática, Linguagem, Ética e Corporeidade.

Número de vagas: 4

Linha de pesquisa 2: Formação de Professores e Cultura Digital

Estudo e investigação da formação de professores, da constituição da identidade profissional, dos saberes e práticas, considerando inovações pedagógicas e relações entre linguagens, tecnologias, aprendizagem e desenvolvimento em processos educacionais.

Número de vagas: 3

2.2 O Programa reserva-se o direito de não preencher todas as vagas.

2.3 Linhas de pesquisa, professores orientadores e respectivo número de vagas estão listados abaixo.

Linha de pesquisa:

Fundamentos e práticas educacionais

Docentes Vagas

Dr. Acir Mário Karwoski 2

Dr.ª Regina Maria Rovigati Simões 1

Dr. Wagner Wey Moreira 1

Linha de pesquisa:

Formação de professores e cultura digital

Docentes Vagas

Dr.ª Alexandra Bujokas de Siqueira 1 Dr. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli 1 Dr. Pedro Donizete Colombo Júnior 1

3 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A seleção será realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no período de 25 de maio a 11 de julho de 2016.

3.2 A nota final será definida a partir das notas obtidas em quatro avaliações específicas: a) Prova Escrita - peso 4

b) Análise do currículo - peso 2

c) Análise do projeto de pesquisa - peso 2 d) Arguição do projeto de pesquisa - peso 2

3.3 É obrigação do candidato acompanhar a divulgação dos horários e locais das etapas do Processo de Seleção, que serão publicadas no sítio: http://www.uftm.edu.br/ppged e no mural da Secretaria do PPGE, situado no 3.º andar do Centro Educacional - Sala 326 - na Av. Getúlio Guaritá, nº. 159, Bairro Abadia - Uberaba – MG.

(4)

Telefone: 34 – 3700-6937

A seleção será realizada em quatro etapas avaliativas: 4.1 – Etapa 1 - Prova Escrita

4.1.1 A prova escrita será realizada no dia 25 de maio de 2016, das 8 às 12 horas, nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em local a ser divulgado previamente no mural da Secretaria do PPGE e no endereço eletrônico http://www.uftm.edu.br/ppged.

4.1.2 A prova será realizada sem direito à consulta e versará sobre tema da área de concentração do programa “Fundamentos Educacionais e Formação de Professores”.

4.1.3 O candidato não deverá se identificar em nenhuma das páginas da prova, nem mesmo nas folhas de rascunho. Provas com qualquer tipo de identificação serão desclassificadas. 4.1.4 A prova escrita será eliminatória, cuja nota mínima para aprovação será de 70 pontos. 4.1.5 A avaliação seguirá “modelo duplo cego”, isto é, dois professores irão corrigir a prova, que não terá a identificação do candidato.

4.1.6 Os critérios para correção da prova escrita serão:

a) argumentação coerente com a situação-problema formulada – até 30 pontos; b) articulação lógica do texto – até 20 pontos;

c) precisão da linguagem – até 20 pontos;

d) pensamento analítico, autônomo e crítico – até 30 pontos.

4.1.7 O resultado será divulgado no dia 06 de junho de 2016, no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

4.2 – Etapa 2 - Análise do Currículo Lattes

4.2.1 A conferência da pontuação será realizada de 09 a 14 de junho de 2016, conforme formulário e comprovantes enviados pelo candidato no ato da inscrição.

4.2.2 Esta etapa será eliminatória, cuja nota mínima para aprovação será de 60 pontos. O candidato deverá preencher o formulário disponível no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged e enviá-lo juntamente com o Currículo Lattes documentado e encadernado. O candidato deverá também numerar os comprovantes, de acordo com a ordem do formulário de pontuação do currículo, e anotar o número dos respectivos comprovantes de cada item no campo “Número

da página comprovante no currículo documentado”, que consta no formulário.

4.2.3 Currículos sem a correta numeração e pontuação no formulário serão desclassificados. 4.2.4 O resultado será divulgado no dia 15 de junho de 2016, no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

(5)

Telefone: 34 – 3700-6937

4.3 – Etapa 3 - Avaliação do Projeto de Pesquisa

4.3.1 A avaliação do projeto de pesquisa será de 20 a 24 de junho de 2016.

4.3.2 O Projeto deverá conter, no mínimo 8 e, no máximo 10 páginas, incluindo capa e bibliografia, e estar vinculado aos assuntos de pesquisa dos professores orientadores sugeridos no ato da inscrição.

4.3.3 Deverá conter também os seguintes itens: título; introdução que caracterize o tema, o problema e os objetivos; justificativa que dialogue com o referencial teórico; procedimentos metodológicos; cronograma, descrevendo as etapas do trabalho e referências, respeitando as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10.520).

4.3.4 O projeto de pesquisa não poderá conter a identificação do candidato. Projetos identificados de alguma forma serão desclassificados.

4.3.5 Esta etapa é eliminatória, sendo 70 pontos a nota mínima para aprovação.

4.3.6 O projeto é uma proposta preliminar de pesquisa, que o candidato gostaria de desenvolver no Programa de mestrado, com vistas a evidenciar seus interesses específicos e sua capacidade de elaborar um projeto de pesquisa, no qual deverão ficar demonstradas:

a) convergência do projeto com a linha de pesquisa pretendida e com os assuntos de pesquisa do professor orientador sugerido no ato da inscrição - até 30 pontos;

b) capacidade de formular o problema e os objetivos da pesquisa com clareza, pertinência, coerência e articulação com as teorias e os métodos propostos - até 40 pontos;

c) viabilidade da realização do projeto, no tempo previsto para o Programa - até 30 pontos. 4.3.7 O resultado será divulgado no dia 27 de junho de 2016, no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

4.4 – Etapa 4 - Arguição do Projeto de Pesquisa

4.4.1 A arguição será realizada de 30 de junho a 06 de julho de 2016, em salas do Centro Educacional da UFTM, a serem divulgadas no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo.

4.4.2 Cada arguição terá duração de até 30 minutos, realizada por dois docentes do Programa e será gravada em vídeo.

4.4.3 Esta etapa é eliminatória, sendo, 70 pontos, a nota mínima para aprovação. A arguição versará sobre o projeto de pesquisa, segundo os seguintes critérios:

a) articulação, discussão e sistematização das ideias defendidas pelo candidato no projeto de pesquisa - até 35 pontos;

b) domínio e discussão dos autores, teorias e métodos apresentados no projeto de pesquisa - até 40 pontos;

(6)

Telefone: 34 – 3700-6937

c) conhecimento demonstrado pelo candidato sobre o tema do projeto de pesquisa - até 25 pontos.

4.4.4 O candidato assinará um documento atestando que a arguição foi realizada no prazo e de acordo com os critérios de avaliação.

4.5 As etapas 1, 2 e 4 do Processo de Seleção serão avaliadas por dois professores do PPGE. Será atribuída nota de zero a cem pontos, equivalente à média aritmética das notas emitidas pelos dois avaliadores.

4.6 A etapa 3 será avaliada por um docente que integra o PPGE/UFTM e/ou pelo orientador sugerido pelo candidato no ato da inscrição.

5 – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

5.1 Os resultados serão divulgados na Secretaria do PPGE, no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged, conforme datas previstas no Anexo 1 deste Edital.

5.2 Os aprovados serão relacionados por orientador, de acordo com o número de vagas.

5.3 Havendo desistência, os colocados nas posições subsequentes poderão ser chamados por edital específico.

5.4 Para fins de classificação, a comissão de seleção utilizará como critério de desempate, nesta ordem: (1) a nota da prova escrita; (2) a nota da arguição do projeto de pesquisa; (3) a nota do projeto de pesquisa.

5.5 O prazo para interposição de recursos será de até dois dias úteis, após publicação do resultado de cada uma das etapas.

5.6 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser entregues por escrito e protocolados na Secretaria do PPGE, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h.

5.7 Havendo deferimento de recursos, uma nova lista de aprovados será publicada no sítio http://www.uftm.edu.br/ppged.

5.8 O resultado do processo seletivo terá validade somente para o ano letivo de 2016.

6- DAS MATRÍCULAS

6.1 As matrículas serão realizadas de 18, 19, 21 e 22 de julho de 2016, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, situada na Av. Getúlio Guaritá, 159, Sala 326 - 3° andar - Bairro Abadia - CEP 38.025-440 - Uberaba-MG - Telefone: 34 - 3700-6937.

(7)

Telefone: 34 – 3700-6937

6.2 Na matrícula, os documentos referidos no subitem 1.1.2, letras e, f, h, i, j, deverão ser autenticados ou serem reproduzidos em cópias simples, acompanhadas dos originais. Documentos apresentados na inscrição, que estiverem em conformidade com este subitem, serão dispensados de nova apresentação.

7 – INÍCIO DAS ATIVIDADES

7.1 As atividades serão iniciadas a partir de agosto de 2016.

8 – DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A não efetivação da matrícula, no prazo fixado neste Edital, implicará exclusão do candidato do Processo de Seleção.

8.2 A inscrição implicará aceitação plena das normas deste Edital e das normas superiores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

8.3 Será excluído do Processo Seletivo candidato que, ativa ou passivamente, for encontrado praticando qualquer tipo de fraude ou improbidade durante a realização de qualquer das etapas.

8.4 O candidato deverá comparecer ao local das provas com 15 minutos de antecedência, munido de documento original de identificação pessoal, com foto.

8.4.1 Será proibido o acesso ao local de prova do candidato que não estiver munido de documento original de identidade. Em caso de extravio, em substituição ao RG, serão aceitos somente documentos originais com foto, a saber: Carteira de Identidade expedida pelas Forças Armadas (EX, AE, MM) e Polícia Militar (PM); Carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por Lei Federal, valem como documento de identidade em todo o país (CREA, OAB,...); Carteira de Trabalho, RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, se o documento não for brasileiro; Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto), passaporte (no prazo de validade). Nenhum outro documento será considerado hábil para entrada no local de prova.

8.5 Em hipótese alguma será admitida entrada de candidato após o início da prova.

8.6 A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas, e/ou nos documentos apresentados.

8.7 Outras informações poderão ser obtidas em http://www.uftm.edu.br/ppged ou na Secretaria do Programa, situada na Av. Getúlio Guaritá, 159, Sala 326 – 3° andar - Bairro Abadia, CEP 38.025-440, telefone 3700-6937.

(8)

Telefone: 34 – 3700-6937

8.8 Os documentos enviados para a inscrição de candidatos não aprovados neste Processo Seletivo poderão ser retirados na Secretaria do PPGE, de 02 de setembro a 04 de novembro de 2016. Após esse prazo, os documentos serão descartados.

8.9 Este Edital poderá ser impugnado fundamentadamente, por escrito, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, situada na Avenida Frei Paulino, n°30, Bairro Abadia, CEP 38025-180 – Uberaba – MG, no prazo de até dois dias úteis a partir da publicação.

8.10 Casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Colegiado do PPGE.

Uberaba, 0 3 de maio de 2016.

PROFª. DRª. ANA LÚCIA DE ASSIS SIMÕES Reitora da UFTM

(9)

Telefone: 34 – 3700-6937

ANEXO I – CRONOGRAMA

Atividade Data e horário Local

Inscrições (online e envio de documentos) 03 a 15 de maio de 2016 Inscrições sítio: http://www.uftm.edu.br/ppged/processo_seletivo

Envio de documentos para o endereço: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em

Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na Av. Getúlio Guaritá, 159, Sala 326 - 3° andar - Bairro Abadia, 38025-440

- Uberaba-MG Envio dos documentos do ítem 1.1.2. Conforme orientações do ítem 1.2 e 1.2.1

Até o dia 17 de maio de 2016

Envio de documentos para o endereço: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em

Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na Av. Getúlio Guaritá, 159,

Sala 326 B - 3° andar - Bairro Abadia, 38025-440 - Uberaba-MG Divulgação das inscrições deferidas 20 de maio de 2016 http://www.uftm.edu.br/ppged 1ª etapa: prova escrita 25 de maio de 2016, das 8h às 12h

Centro Educacional da UFTM, em sala a ser divulgada no sítio do programa, no endereço

http://www.uftm.edu.br/ppged Divulgação do

resultado 1ª etapa 06 de junho de 2016

Sítio do programa, no endereço http://www.uftm.edu.br/ppged e na área do

candidato no sistema de inscrições online 2ª etapa: análise de currículo 09 a 14 de junho de 2016, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação

Divulgação do

resultado 2ª etapa 15 de junho de 2016

Sítio do programa, no endereço http://www.uftm.edu.br/ppged e na área do

candidato no sistema de inscrições online 3ª etapa: análise de projeto 20 a 24 de junho de 2016, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação

Divulgação do

Resultado 3ª etapa 27 de junho de 2016

Sítio do programa, no endereço http://www.uftm.edu.br/ppged e na área do

candidato no sistema de inscrições online 4ª etapa: Arguição

do projeto de pesquisa

30 de junho a 06 de julho de 2016

Salas do Centro Educacional da UFTM a serem divulgadas no sítio do programa, no

endereço http://www.uftm.edu.br/ppged Divulgação do

Resultado Final 11 de julho de 2016

Sítio do programa, no endereço http://www.uftm.edu.br/ppged e na área do

candidato no sistema de inscrições online Matrícula 18, 19, 21 e 22 de julho

de 2016, das 9h às 11h

Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação

(10)

Telefone: 34 – 3700-6937

e das 13h30 às 16h Início das

atividades agosto de 2016

Salas da UFTM a serem divulgadas no sítio do programa, no endereço

http://www.uftm.edu.br/ppged

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

Mestrado Acadêmico em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM Instruções

1. A análise de currículo é eliminatória e só irão para a fase seguinte do processo de seleção os candidatos que obtiverem um mínimo de 60 pontos.

2. O formulário deve ser preenchido pelo próprio candidato e entregue juntamente com o Currículo Lattes documentado. O candidato deve enumerar os comprovantes que sucedem o currículo.

3. Ao preencher o formulário, o candidato deve anotar o número dos respectivos comprovantes de cada item no campo “Número da página comprovante no currículo documentado”.

CRITÉRIO DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO

MÁXIMA TOTAL DE PONTOS NÚMERO DA PÁGINA COMPROVANTE NO CURRÍCULO DOCUMENTADO 1. Graduação concluída

1.1 Licenciatura Plena 50 pontos

50 1.2 Pedagogia 50 pontos

1.3 Outras áreas 40 pontos 2. Iniciação

Científica

2.1 Com bolsa 9 pontos

9 2.2 Sem bolsa 6 pontos

3. PIBID e PET 3.1 Participação por semestre (3 pontos por semestre)

9 pontos 9

4. Eventos científicos

4.1 Somente participação (pontos por evento) 0,5 pontos

4

4.2 Participação e apresentação de trabalho (pontos por evento) 1 ponto 5. Publicações acadêmicas relacionadas à área de conhecimento “Educação”

5.1 Artigo em periódicos com ISSN e conselho editorial 3 pontos

9

5.2 Artigo em periódicos com Qualis 5 pontos

5.3 Capítulo de Livro ou organização de livro com ISBN e conselho editorial 3 pontos

5.4 Livro com ISBN e conselho editorial 3 pontos

5.5 Publicações acadêmicas em anais de congressos científicos com ISBN 2 pontos

6. Cursos

6.1 Curso de especialização (360 horas no mínimo) 4 pontos

4

6.2 Curso de aperfeiçoamento em “Educação” (180 horas no mínimo) 2 pontos

6.3 Curso de extensão em “Educação” (30 horas no mínimo) 1 ponto

6.4 Curso de curta duração (disciplinas cursadas programas de

pós-graduação em Educação e similares de curta duração – mínimo 16 horas) 1 ponto

(11)

Telefone: 34 – 3700-6937

7. Iniciação à pesquisa

7.1 Participação em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq

1 ponto 1

8. Intercâmbios no exterior

8.1 Intercâmbios acadêmicos no exterior de, no mínimo, dois meses com bolsa 3 pontos

3 8.2 Intercâmbios acadêmicos no exterior de, no mínimo, dois meses sem bolsa 2 pontos

9. Experiência profissional na área de Educação

9.1 Docência na Educação Superior (pontos por ano) 2 pontos

9

9.2 Docência na Educação Básica (pontos por ano) 1 ponto

9.3 Palestras, seminários e oficinas ministradas (0,2 ponto por palestra, seminário ou oficina)

9.4 Monitoria ou tutoria de graduação (ponto por disciplinas) 0,3 ponto

10. Participação em bancas

10.1 Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (pontos por banca) 0,5 ponto

2

10.2 Bancas de Cursos de Especialização (pontos por banca) 1,0 ponto

Pontuação Total ___________

Assinatura do candidato: ____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta voltada à re- ferida zona de esperança, que pressuponha o uso correto dos direitos do homem, a partir de uma

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”