• Nenhum resultado encontrado

III SEMANA DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA FÍSICA PROGRAMAÇÃO. horários 03/09 04/09 05/09 06/09 15:00 às 18:00h. Biogeografia do Pantanal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III SEMANA DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA FÍSICA PROGRAMAÇÃO. horários 03/09 04/09 05/09 06/09 15:00 às 18:00h. Biogeografia do Pantanal."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

LABORATÓRIO DE GEOMORFOLOGIA GRUPO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA FÍSICA

III SEMANA DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA FÍSICA PROGRAMAÇÃO horários 03/09 04/09 05/09 06/09 15:00 às 18:00h Geomorfologia e Pedologia do Pantanal Sala 01 Biogeografia do Pantanal Sala 01 Instrumentação meteorológica Sala 01 Cartografia Escolar Inclusiva Sala 01 19:00 às 22:00 Geografia e Arqueologia Sala 01 Cartografia morfopedológica Sala 01 Geoprocessamento Geomedia Sala de Informática Unidades de conservação Sala 01

(2)

Ministrante: Sheila Aparecida Correia Furquim

Instituição onde trabalha: Departamento de Ciências Exatas e da Terra - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Formação: Doutorado em Geografia Física pela USP, Pós-Doutorado em Ciência do Solo

Título do minicurso: O Pantanal Mato-Grossense: dinâmica geomorfológica e pedológica.

Resumo do minicurso: O Pantanal Mato-Grossense é uma das maiores áreas úmidas continentais do mundo, sendo considerado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e como Área Úmida de Importância Internacional pelo Ramsar Convention on Wetlands. Apesar da reconhecida importância internacional, a produção científica sobre o pantanal é ainda relativamente tímida, principalmente no que se refere a estudos aprofundados de fatores abióticos. Este minicurso possui como objetivo fornecer um panorama sobre os conhecimentos do meio físico do pantanal, ressaltando os avanços recentemente obtidos com estudos detalhados nas áreas de pedologia e geomorfologia.

Dia 03/09: 19 – 22h

Ministrante:Thomas Johannes Schrage

Instituição onde trabalha: Mestrando em Geografia Física pela USP Formação: Geógrafo pela USP

Título do minicurso: A Geografia e a Arqueologia.

Resumo do minicurso: A Geografia e Arqueologia podem se comunicar interdisciplinamente em duas grandes frentes: a Arqueologia da Paisagem e a Geoarqueologia. A palestra buscará introduzir o tema, e com foco na Geoarqueologia, demonstrar como ambas as ciências se ajudam em responder perguntas inerentes a cada uma. Para tanto, abordaremos brevemente a história da disciplina e exemplos práticos de sua aplicação no Brasil.

(3)

Ministrante: Luciana Graci Rodela

Instituição onde trabalha: Universidade Nove de Julho

Formação: Geógrafa e Doutora em Geografia Física pela USP.

Título do minicurso: Biogeografia aplicada ao estudo e utilização sustentável de pastagens nativas do Pantanal, Brasil.

Resumo: Abordagem de características biogeográficas e agroecossistêmicas do Pantanal do Brasil e apresentação de metodologia de estudo da dinâmica ambiental de pastagens nativas. A metodologia de estudo insere-se em projetos de pesquisa sobre sistemas sustentáveis de produção da pecuária de corte do Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, desenvolvidos pela Embrapa Pantanal, como um dos suportes à caracterização das pastagens nativas e seu manejo em escala local.

Dia 04/09: 19 – 22h

Ministrante: Marcos Roberto Pinheiro

Instituição onde trabalha: Laboped - DG - FFLCH - USP

Formação: Doutorando em Geografia Física (DG - FFLCH - USP), Mestre em Geografia Física (DG - FFLCH - USP) e Bacharel em Geografia (DG - FFLCH - USP)

Título do minicurso: A Cartografia Morfopedológica como Instrumento de Planejamento Ambiental.

Resumo do minicurso: A ação cada vez mais intensa do homem sobre a natureza tem gerado impactos que, não raro, são catastróficos. Em geral, esses problemas são consequência da falta de planejamento e da incompatibilidade entre as atividades humanas e a capacidade de suporte do meio natural. Nesse cenário, a Cartografia Morfopedológica surge com um instrumento muito importante de planejamento ambiental e apoio à tomada de decisão sobre as formas como as intervenções antrópicas devem se dar na paisagem. A análise da paisagem setorizada em unidades caracterizadas pelas formas, materiais e processos dominantes, principalmente os atuais, relacionados à leitura dos tipos de cobertura vegetal e do uso/manejo da terra, permite que cada área seja compreendida quanto ao seu funcionamento individual e a sua relação dinâmica com o contexto em que está inserida, o que possibilita um planejamento mais adequado das atividades de acordo com as características de cada unidade.

(4)

Ministrante: Marcos Alexandre Milanesi

Instituição onde trabalha: Doutorando em Climatologia –DG -USP Formação: Geógrafo e Mestre em Geografia Física pela USP Título do Minicurso: Estações meteorológicas e instrumentação.

Resumo do Minicurso: O ponto de partida deste minicurso é a identificação das diferenças existentes entre as estações meteorológicas atualmente em uso no Brasil. Considerando que tais diferenças são expressas por meio de classificação, ou seja, de acordo com a automação e o instrumental presente em cada uma, nosso objetivo será o da apresentação desses instrumentos utilizados para a coleta de dados dos atributos climáticos. Além do reconhecimento individual dos aparelhos mais comuns, serão abordados também seu funcionamento, as técnicas de uso e manuseio e as unidades de medida. Será proposto, ao término do minicurso, um exercício elucidativo.

Dia 05/09: 19 – 22h

Ministrante: Gustavo Miura Thiesen Instituição onde trabalha: SISGRAPH Formação: Superior em Geografia – USP

Título do minicurso: Análises Espaciais através das tecnologias Geomedia. Resumo do minicurso: O minicurso proposto tem por objetivo apresentar de modo geral os avanços tecnológicos no campo do geoprocessamento, além de possibilitar aos participantes o contato e instrução básica nas tecnologias da família Geomedia (Geomedia Professional e Módulos). Através de diversas análises espaciais sobre dados matriciais (ex. modelagem de terreno e análise hidrológica), vetoriais (ex. Consultas espaciais e atributos funcionais) e alfanuméricos (ex. cálculos estatísticos e operações com texto), o minicurso procura ampliar o conhecimento técnico de seus participantes permitindo-os aprimorar suas habilidades em Sistemas de Informações Geográficas.

(5)

Ministrante: Waldirene Ribeiro do Carmo

Instituição onde trabalha: LEMADI - Lab. de Ensino e Material Didático - DG. - FFLCH – USP

Formação: Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Mestrado em Geografia Física pela USP

Ministrante: Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena Instituição onde trabalha: UNESP - Campus de Ourinhos

Formação: Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado em Geografia Física pela USP

Título do minicurso: Cartografia Tátil e Ensino Inclusivo de Geografia.

Resumo do minicurso: O minicurso tem como objetivo principal sensibilizar sobre a importância do uso de recursos didáticos adaptados no apoio aos processos de ensino/aprendizagem em sala de aula, apresentando as possibilidades de aplicação da Cartografia Tátil Escolar na educação e no cotidiano dos estudantes. Assim como, demonstrar que o uso de recursos didáticos adaptados não é restrito a estudantes com deficiência visual, mas pode ser estendido a todos, favorecendo o processo de inclusão e tornando o ensino de Geografia mais dinâmico.

Dia 06/09: 19 – 22h

Ministrante: Sidnei Raimundo

Instituição onde trabalha: Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP

Formação: Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia pela USP Título do minicurso: Unidades de Conservação e Políticas Públicas.

Resumo do minicurso: O mini-curso será dividido em três partes. A primeira apresentará o processo histórico de criação de Áreas Protegidas, discutindo a Conservação da Natureza a partir da Idade Moderna; o Modelo dos E.U.A.; conceito de selvagem; e, no Brasil problemas e conflitos decorrentes desse modelo. Na segunda parte será discutido o SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Nesse bloco será realizada uma análise crítica sobre as definições e categorias de manejo de Unidades de Conservação; uma abordagem espacial sobre o mosaico de Unidades de Conservação e as estratégias criação dessas áreas. A terceira parte apresenta as estratégias de planejamento das Unidades de Conservação, tendo o plano de manejo seu principal instrumento de planejamento. Nesse bloco, serão apresentadas as definições e estratégias de elaboração de planos de manejo e alguns estudos de caso.

Referências

Documentos relacionados

Uma alternativa para diminuir o esforço de pesca sobre os camarões e demais esto- ques costeiros é o direcionamento da frota para áreas mais afastadas da costa, além da isóbata de 50

Tabacaria (Paragem Jardim dos Patinhos) 08:30 Hotel Real Marina (frt recepção / front reception) 08:35.. Hotel Eva/Hotel Faro/Renex/Davia (Paragem

Através da análise da qualidade ambiental urbana da folha 28, constatou-se que o abastecimento de água possui uma porcentagem boa, porém precisa de melhoria devido a

A constipação é um grave problema do sistema digestório, porém, com uma dieta adequada, pode-se melhorar esse distúrbio funcional. Marque a opção em que há apenas

com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis.. Artigo 17 - Os portadores da autorização de que trata o artigo anterior devem mantê-la sobre o painel do veículo, ou em local

De terça a sexta-feira: das 10h às 18h; sábado e domingo e feriado: das 10h às 14h Rua Arcebispo Santos – Praça Zumbi dos Palmares – s/nº Centro.. “Darwin, o pintor

2.2  Os cortiços como alternativa à moradia das classes de baixa renda no Brasil 5  2.3  Reabilitação de Centros urbano X Habitação de interesse social .....

Consulta previamente agendada, o usuário deve apresenta-se à Policlínica, na data marcada, até as 10h30 quando a consulta for no período matutino e até as 15h30 quando