• Nenhum resultado encontrado

Opção técnica, novo ministro do Esporte diz estar imune à crise

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Opção técnica, novo ministro do Esporte diz estar imune à crise"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

B

O

L

E

T

I

M

‘Opção técnica’, novo ministro do

Esporte diz estar imune à crise

O F E R E C I M E N T O

Q U I N TA - F E I R A , 3 1 D E M A R Ç O D E 2 0 1 6

R$ 72 mi

foi o déficit acumulado do São

Paulo em 2015; o valor é menor

do que o de 2014 (R$ 98 mi)

N Ú M E R O D O D I A

E D I Ç Ã O • 4 7 2

POR ADALBERTO LEISTER FILHO

Confirmado pela presidente Dil-ma Roussef como novo ministro do Esporte, Ricardo Leyser, 45, do PCdoB, afirma que a pasta está imune à crise política, pelo fato de ter sido adotada uma “opção técnica” para o comando.

Ele assume no lugar de George Hilton, que deixou o ministério após o PRB, seu partido, deixar a base governista. Nem mesmo uma mudança de partido foi sufi-ciente para mantê-lo no cargo.

Integrante da pasta desde a sua criação, em 2003, Leyser já foi se-cretário nacional de Esporte Edu-cacional e secretário-executivo do ministério. Desde novembro, era secretário nacional de Alto Rendimento. Sua nomeação deve sair hoje no Diário Oficial.

Ontem, Leyser concedeu entre-vista exclusiva à Máquina do Es-porte. Leia os principais trechos: Máquina do Esporte: Como veio o convite para ser ministro?

Ricardo Leyser: Eu já tinha sido convidado pela presiden-te. Conversamos ontem sobre

isso. É uma honra, mas lamento perder também um compa-nheiro de trabalho [George Hilton], que estava bem integra-do ao ministério.

ME: O sr. teme que possa ter uma ges-tão curta por conta da possibilidade de impeachment?

RL: A presidente fez neste momento uma opção técnica, o que me deixa um pouco fora do deba-te político que

vive-mos hoje no Brasil. Montarei uma equipe técnica para a preparação dos Jogos Olímpicos. A con-quista olímpica não é um projeto deste governo. É de uma nação. As candidaturas brasileiras estive-ram a cargo de vários partidos e dirigentes. Desde Paulo Octavio [responsável pela candidatura de Brasília-2000, durante o governo Collor], passando pelo prefeito

Cesar Maia [candidatura do Rio-2012] passando pela parceria de Lula com Sérgio Cabral [2016].

ME: Os novos secretários já foram definidos?

RL: Vou tomar posse e pedir uma avaliação das áreas. Estava muito focado na entrega das Olimpíadas. A gente vai trazer quatro técnicos, independen-temente de filiação partidária (continua na próxima página).

(2)

2

A realização de atentados terroristas nos Jogos do Rio é uma “ameaça real”, na visão do novo ministro do Esporte, Ricar-do Leyser. Na segunda parte da entrevista com o ministro, ele fala sobre a reta final de preparação do Brasil para as Olimpíadas. E o legado do evento ao país.

ME: Como está a preparação para a Olimpíada do Rio?

RL: É o momento de pressão máxima. Houve mudança de perspectiva porque 90% das obras estão finalizadas. Uma ou outra questão precisa ser resolvi-da: Velódromo, obras em Deodo-ro. A partir de agora, deixamos de lidar com os grandes proble-mas e passamos a tratar, junta-mente com a Casa Civil, de milha-res de pequenos problemas.

ME: Como o governo vai lidar com o problema do zika?

RL: Acho que o governo bra-sileiro se saiu muito bem nesta questão, usando transparência. Houve uma comunicação muito boa com o exterior. Houve uma reação grande no início, mas agora, pelo que se percebe em conversas com federações inter-nacionais e COI, isso já está con-trolado, medidas foram tomadas. Não é uma crise, como ameaçou.

ME: E a questão da segurança, especialmente após os atenta-dos em Paris e Bruxelas?

RL: É uma questão crítica. A

gente tem visto uma mudança de lógica nesses atentados, o que obviamente preo-cupa. O Brasil não tem tradição de lidar com esse problema. É uma ameaça real que o país precisa se acos-tumar a lidar. É uma preocupação muito forte da Polícia Fede-ral e da Abin, com a cooperação dos ór-gãos internacionais de

inteligência até o último dia dos Jogos. Desde o Pan a gente tem a tradição de trabalhar com as forças internacionais. O Brasil não é alvo do terrorismo. Mas houve uma transformação no terrorismo. Esses atentados em Paris e na Bélgica não estavam vinculados a nenhum grande evento e aconte-ceram. Obviamente isso aumenta o risco de acontecer algo aqui.

ME: A cinco meses dos Jogos, como está a expectativa de cum-prir a meta de colocar o Brasil no top 10 do quadro de medalhas?

RL: Foi uma proposta do Ministério do Esporte que pas-sássemos a trabalhar com metas. Consideramos que como esta-mos entre as dez principais eco-nomias do planeta, poderíamos ser top 10 na Olimpíada. Há dois requisitos. Precisamos nos prepa-rar bem. E outra questão é que

mesmo assim, os outros países podem ter se preparado melhor. O Tiago Pereira é um excelente nadador mas é da mesma gera-ção do Michael Phelps, fenôme-no que não surge a toda hora.

ME: Qual é o legado que o sr. espera dos Jogos para o Brasil?

RL: Teremos uma infraestrutura esportiva renovada e a elevação do nível técnico da maioria das modalidades, o que é um lega-do. Na avaliação do ministério é possível continuar trabalhando nesta toada para 2020. Em Tó-quio chegaremos depois de um ciclo de seis, sete anos de traba-lho mais consistente. Com nossa infraestrutura poderemos sediar Mundiais de natação, atletismo, Pan-Americano, Sul-Americano. Podemos aproveitar essa estru-tura para gerar renda ao povo. Os Jogos também podem trazer legado ao turismo e à economia.

POR ADALBERTO LEISTER FILHO

Atentados terroristas são

‘ameaça real’ para Jogos

(3)
(4)

4

POR DUDA LOPES

Diretor de Novos Negócios da Máquina do Esporte

Nem tudo é tragédia na vida da

seleção, desde que o momento seja

devidamente aproveitado. A fase em

campo nunca foi tão ruim, com

der-rotas vexatórias. Mas as altas

audi-ências na TV provam que o

interes-se do torcedor pelo time cresceu.

E não há nada de estranho nisso.

Há uma clara diferença entre o

torcedor que sempre ganha e o

tor-cedor que ganha esporadicamente: o

segundo sempre vibra mais. Sofrer

nunca fez parte da vida do brasileiro

quando se tratava de seleção

brasi-leira. Pois agora faz, e isso torna o

time mais humano, mais próximo.

Não faltam exemplos disso no

mundo do futebol. No Brasil, talvez

o mais famoso seja o jejum

corintia-no. Sem títulos por 23 anos, a

torci-da cresceu e estabeleceu a identitorci-da-

identida-de identida-de “sofredor” carregada até hoje,

mesmo que em campo isso não faça

muito sentido há muito tempo.

Talvez a seleção brasileira

preci-se sofrer um pouco para valorizar

conquistas futuras. No jogo contra

o Paraguai, pude ouvir um grito na

janela em comemoração ao segundo

gol. Honestamente, não me

lembra-va de uma celebração desse tipo fora

do período da Copa do Mundo.

Para o mundo dos negócios, o que

vale é a lembrança: a seleção

brasi-leira pode deixar de ser um produto

interessante pela sua má gestão. A

CBF tem uma série de notáveis

pro-blemas extracampo, e é natural que

as marcas se assustem com isso.

No entanto, derrotas por si só não

devem jamais desvaloriza-la. Elas

fazem parte do esporte e da vida.

Fazem do “vencer” uma experiência

mais apreciada, mais inesquecível.

A crise pode fazer bem à seleção.

Crise inédita pode ter efeito

positivo para seleção brasileira

ESPN lança ‘fantasy game’ de surfe para

aproveitar boa fase de brasileiros

POR REDAÇÃO

A ESPN lançou um ‘fantasy game’ de surfe, em plataforma com uma série de conteúdo sobre a modalidade. O plano da emissora é fortalecer o elo com o esporte, que tem ganhado destaque no país após as boas

tem-poradas de atletas brasilei-ros como Gabriel Medina.

‘Fantasy Game’ faz su-cesso em esportes coleti-vos. Normalmente, o tor-cedor faz a escalação ideal de uma equipe e aguarda o desempenho dos atletas em uma rodada de um determinado campeonato.

No caso do aplicativo da ESPN, o desafio será escolher os melhores surfistas de cada etapa do circuito mundial. Os 36 melhores colocados vão ganhar uma série de prêmios, entre camisa,

bermudas e itens relacionados ao surfe.

Segundo a ESPN, que transmite todas as eta-pas do circuito mundial de surfe, o fã da moda-lidade é mais conectado que a média. Um dos exemplos citados é que 30% dos seguidores da emissora no Facebook divulgam ter interesse pelo esporte.

No aplicativo, haverá no-tícias publicadas pelo jorna-lismo da ESPN, com fotos e vídeos. Além disso, haverá dicas de surfe e alertas que avisarão quando um brasilei-ro está competindo.

Os internautas também podem assistir às pro-vas ao vivo. Para isso, terão que usar a ferramen-ta Watch ESPN, que exibe os outros produtos da emissora e depende de assinatura de TV a cabo.

(5)

A Abrarenas, a Associação Bra-sileira de Operadoras e Fornece-dores para Arenas, chegou ao fim nesta semana. A entidade surgiu após a construção dos novos estádios no Brasil com o intuito de unir interesses comuns das empresas que gerem os empre-endimentos recém-construídos.

A ideia da Abrarenas era se tor-nar “um agente efetivo na organi-zação do futebol”, mas uma série de instabilidades fez com que o grupo se dissolvesse até acabar. Marcelo Flores, presidente do Brio, empresa gestora do estádio Beira-Rio, foi o último presidente da Abrarenas. Ele dirigiu o grupo por um ano e, em conversa com a Máquina do Esporte, lamentou o fechamento da associação.

“No último ano, tentamos apro-ximar ainda mais as arenas, mas nos últimos meses faltou adesão dos estádios. Nem mesmo as outras arenas usadas na Copa do Mundo se juntaram. Sem maior

representati-vidade, prefe-rimos fechar a associação”, explicou Flores. Em 2015, ha-via seis arenas com a associa-ção: Arena da Baixada, Arena das Dunas, Are-na do Grêmio, Estádio Beira--Rio, Itaipava

Arena Fonte Nova e Maracanã. No entanto, nos últimos meses as concessionárias tiveram diver-sos problemas. O principal deles foi o envolvimento das construto-ras em escândalos de corrupção. Empresas como Odebretch, OAS e Andrade Gutierrez, que deti-nham o comando dos estádios, foram citadas na Operação Lava--Jato, que colocou seus principais executivos em xeque.

Além disso, a situação

finan-ceira da maior parte das novas arenas sempre foi delicada. Com receitas abaixo do previsto e com altas prestações a serem pagas, a maioria das concessionárias tem acumulado déficits. O cenário até então imprevisto de retração dos espaços acelerou o fim da asso-ciação em tão pouco tempo.

“Talvez no futuro, daqui a uns cinco, dez anos, quando esse mercado estiver mais maduro, nós poderemos retornar com a Abrarenas”, finalizou Flores.

POR DUDA LOPES

Sob instabilidade, associação de

arenas esportivas chega ao fim

Pela segunda vez em 2016, a Globo teve re-corde de audiência com o futebol com a seleção brasileira. Dessa vez o duelo contra o Paraguai rendeu em São Paulo 31 pontos de média, com participação 47% das televisões ligadas. Além de ter sido a maior audiência de um jogo de futebol em 2016, esse também foi o índice mais alto da

seleção brasileira nas eliminatórias da Copa-2018. No Rio de Janeiro, não houve recorde das eli-minatórias. Por ora, Brasil x Peru, com 32 pontos, permanece no topo. Mas, com 29 pontos de média, a partida igualou a mais alta audiência do futebol em 2016. O índice foi o mesmo do apre-sentado em Brasil x Uruguai, na última sexta-feira.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, nas pesquisas de campo procurou-se investigar como se dá a inserção das mulheres no mercado de trabalho na cidade de Guarabira: as características dessa participação

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de