• Nenhum resultado encontrado

*DURAÇÃO DE 10 MESES E CERTIFICADO DO CURSO EM 01 ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "*DURAÇÃO DE 10 MESES E CERTIFICADO DO CURSO EM 01 ANO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

MBA EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS

400h – INBEC Salvador - BA

Histórico da Instituição - UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

A Universidade Paulista, UNIP, reconhecida pela Portaria nº 550/88, iniciou suas atividades em 09 de novembro de 1988. Foi constituída a partir do Instituto Unificado Paulista, IUP, do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, e do Instituto de Odontologia Paulista, IOP; o primeiro destes, autorizado a funcionar em 1972, inicialmente com os cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Psicologia. Hoje, em razão do processo de evolução, a UNIP, por meio de uma proposta acadêmica moderna, vem expandindo suas atividades por diversos Campi, visando à preparação de recursos humanos altamente qualificados demandados pela política de desenvolvimento nacional.

A UNIP promove a formação atualizada dos alunos e sua capacitação para uma sociedade em mudança, por meio de um ensino de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro, nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde. Sua finalidade maior é promover o desenvolvimento do potencial dos alunos, estabelecendo condições que possibilitem uma inserção ativa no mercado de trabalho e a solução criativa de problemas que a sociedade propõe.

A realidade brasileira, que merece especial atenção por parte da UNIP, faz com que também seja dada ênfase aos programas de estudos pós-graduados. Estes dedicam-se ao aperfeiçoamento do seu próprio corpo docente assim como ao atendimento às necessidades da comunidade em geral, já que, além de formar profissionais de todas as áreas, de desenvolver pesquisas que venham a gerar descobertas científicas e inovações tecnológicas, a UNIP propõe-se a saber cumprir as exigências apresentadas pelo mundo moderno.

Assim, a Universidade Paulista vem sendo reconhecida como um importante centro de produção de conhecimento e de sua difusão a um número maior de pessoas, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão e pós-graduação.

DA RESOLUÇÃO DO MEC:

Curso Organizado conforme a Resolução nº. 01 de 08 junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação – MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006

JUSTIFICATIVA DO CURSO:

A construção civil, durante séculos, possuiu características artesanais tanto na elaboração de planejamentos e no controle da execução das obras.

A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, diminuindo o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez mais elaborada, exigindo, para sua melhor consecução, um planejamento e fiscalização minuciosos.

A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios necessitam atender à melhor relação de custos, benefícios e tempo, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de planejamentos mais precisos e previsão mais concreta de riscos.

Também o consumidor final da edificação se tornou mais consciente de seus direitos, provocando um maior cuidado com os padrões de qualidade da obra evitando assim transtornos judiciais; as questões ambientais estão nas agendas de quaisquer empresas, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade; boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas.

(3)

Todas estas modificações de parâmetros demandam profissionais especializados nos problemas de planejamento, gestão e controle, peculiares a este segmento econômico, vinculados a aspectos de política econômica, negociação, logística, técnicas construtivas e sistemas automatizados, que possibilitem seu controle em tempo real.

OBJETIVO DO CURSO:

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre gerenciamento de projetos para engenharia e arquitetura, através de uma metodologia de aplicação prática, para ser utilizada no gerenciamento de obras apresentando os mais modernos conceitos e técnicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Indicar ferramentas para melhor elaboração do Planejamento e Controle de Obras.

 Apresentar e orientar a utilização de Softwares de Planejamento e Controle das Obras.

 Elaborar e controle de técnicas para o gerenciamento do escopo da obra, de forma a atender as expectativas das partes interessadas.

 Elaborar, acompanhar e controlar Orçamentos da Obra.

 Elaborar, acompanhar e controlar cronogramas para os diversos tipos de obra e técnicas de construção.

 Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos riscos da Obra.

 Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos impostos, tributos e encargos sociais, seguros.

 Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos direitos civil, comercial e trabalhista.

 Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle das aquisições necessárias ao planejamento e execução da Obra.

 Elaborar, acompanhar e controlar indicadores de qualidade para a execução da obra.

 Promover técnicas para o desenvolvimento das partes interessadas e seu comprometimento com os objetivos do projeto.

 Promover técnicas para o desenvolvimento da organização física dos diversos tipos de obra.

 Analisar o impacto do projeto, sua metodologia de gerenciamento e controle, relacionados aos diversos tipos de obra.

 Promover a criação de metodologias de planejamento e controle de obras.

 Promover o planejamento, criação, controle e métodos de distribuição dos diversos documentos relacionados ao planejamento e controle de obras.

 Traçar metodologias de Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia;

 Promover a Racionalização da Produção da Obra através do princípio do Lean Construction

 Colaborar na formação geral de Gestor em Planejamento e Controle de Obras, assim como em toda a equipe do projeto.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Tecnólogos, com curso Superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação - MEC.

*DURAÇÃO DO CURSO E CONCLUSÃO:

10 meses de aulas, sendo 20 horas presenciais e mais 20 horas em ambiente EaD da UNIP em cada mês, podendo o Aluno concluir seu curso em até 01 ano, desde que aprovado em seu TCC – Monografia, dentro desse prazo.

(4)

COORDENAÇÃO DO CURSO:

M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA - Mestrado em Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ, Arquiteta e Urbanista - USU/RJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliações e Perícias Judiciais - UFF/RJ, Pesquisadora do NASA/UFRJ (CNPq), Professora Convidada da UFRJ.

ESP. HERON FÁBIO SANTOS - Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft e Pós-graduação em gerenciamento de projetos. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI-Recife.

MÓDULOS DO CURSO:

DISCIPLINA DOCENTE HORÁRIA CARGA EAD

01 ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE VIABILIDADE

E PLANO DE NEGOCIOS DA EDIFICAÇÃO Esp. Marcos Antônio Dias da Silva /

M. Sc. Luiz Paulo Orelli 20h 20h 02 PLANEJAMENTO DA OBRA E PROJETO DA

EDIFICAÇÃO Esp. Heron Fabio Santos 20h 20h

03 TECNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA. M. Sc. Carlos Alexandre Mourão 20h 20h 04 ORÇAMENTAÇÃO DA OBRA E DO PROJETO M. Sc. Maria Izabel De Paula Ribeiro

/ M. Sc. Anísio S. Menezes Filho 20h 20h 05 CONTROLE FÍSICO E FINANCEIRO DA OBRA

E DO PROJETO Esp. Heron Fabio Santos 20h 20h

06 ELABORAÇÃO DO PROJETO 3D –

INTRODUÇÃO AO BIM M. Sc. Rogério Henrique Frazão Lima 20h 20h 07 REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS E

RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS E DE ENERGIA.

D. Sc. Monica Pertel 20h 20h

08 DOCUMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E PRINCIPIOS DE DIREITO CIVIL,

TRABALHISTA E IMPOSTOS.

Esp. Carlos Vieira 20h 20h

09 SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO DO

CANTEIRO DA OBRA M. Sc. Carlos Alexandre Mourão Esp. Davi Teixeira / 20h 20h 10 METODOLOGIA CIENTÍFICA M. Sc. Solange Mathias de Almeida 20h 20h

CARGA HORÁRIA *400 horas sendo 200h presenciais e 200h em ambiente EaD.

(5)

PROFESSORES E CONFERENCISTAS COM COMPROVADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA:

D. SC. MÔNICA PERTEL - Doutoranda do Programa de Engenharia Civil da UFRJ/COPPE; Mestre em Engenharia Ambiental – UFES, Graduação em Saneamento Ambiental - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, Graduação em Ciências Biológicas – UFES. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental.

M. SC. ALEXANDRE MOURÃO – Doutorando em Arquitetura, Mestre em Engenharia de Produção – UFPB; Especialista em Logística Empresarial – UFC; Gerente Técnico da Construtora C. Rolim; Professor da Universidade Fortaleza.

M. SC. ROGÉRIO H. F. LIMA – Doutorando em Mestre em Arquitetura - PROARQ pela FAU/UFRJ; Graduado em Arquitetura e Urbanismo - UEMA, Professor titular da Disciplina de Informática Aplicada a Arquitetura da FAU/UEMA, Ex-Presidente do IAB-MA, desenvolve pesquisas na área do uso da tecnologia BIM no desenvolvimento de projetos de grande porte e em edifícios históricos.

M. SC. ANISIO DE SOUSA MENESES FILHO - Doutorado em andamento em Engenharia Civil - UFRGS, Mestrado em Engenharia Civil - UFC, Especialização em Informática - UFC, Graduação em Engenharia Civil - UFPI. Diplomado pela Escola de Formação de Governantes do Ceará. Servidor público na carreira de Analista Judiciário. Engenheiro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, exercendo atividades na Seção de Controle da Gestão Administrativa e Patrimonial. Membro da Comissão de Ética do TRT 7ª R.

M. SC. LUIS PAULO ORELLI BENARDI – Mestre em Habitação – IPT/USP, Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias - FAAP, Pós-Graduado em Marketing – FGV, Mestre Practionner e Trainer Training em Programação Neurolinguística PNL - SBPNL, Personal & Profissional, Executive e Life Coach - SBC, Grafólogo e Técnica em Hipnose, Professor da Universidade SECOVI, Professor do CEFAC. Autor do livro Marketing e Direito pela Editora Pulso.

M. SC. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO - Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção do Centro Universitário Augusto Motta, Prof. da Fundação Educacional Rosemar Pimentel.

M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA – Mestrado em Eng. de Transportes - COPPE/UFRJ, Arquiteta e Urbanista - USU/RJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliações e Perícias Judiciais - UFF/RJ, Pesquisadora do NASA/UFRJ (CNPq), Professora Convidada da UFRJ.

(6)

M.SC. SOLANGE FOLHA VERDE - Mestre em Educação – Linha de pesquisa - Políticas Públicas em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Graduação em Licenciatura Plena Letras – Português / Inglês pela

Universidade Guarulhos – UNG

ESP. HERON FÁBIO SANTOS - Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft e Pós-graduação em gerenciamento de projetos. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI-Recife.

ESP. MARCOS ANTONIO DIAS - Pós-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos (IBE/FGV – Campinas/SP), MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV/EBAPE, graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Marketing em Recife. Tenho também várias horas investidas em cursos de extensão e participação em diversos seminários, treinamentos e palestras. Articulista regular da Ótica Revista (escrevo para a coluna “Foco em Gestão”), Palestrante e Professor.

ESP. DAVI TEIXEIRA - MBA em Gerenciamento de Projetos - MRH – FGV, Graduação

em Engenharia de Produção Mecânica – UFC, Graduação em Engenharia Civil - UFC. Professor efetivo do Ensino Básico, técnico e tecnológico - IFCE; Coordenação da parceria CCB – Construtora Castelo Branco com a Incorporadora PDG.

ESP. CARLOS ALBERTO DE SOUZA VIEIRA – Graduação em Eng. Civil pela UFRJ, e em Direito pela UFRJ. Integra o quadro de auditores internos (Gestão da Qualidade) e de mediadores. Professor desde 2006, na Poli/UFRJ (Graduação e Pós) e Professor contratado pela Fundação COPPETEC. É autor do livro "A Responsabilidade Civil do Engenheiro Civil", atualmente esgotado.

ESP. ELYANDRO DE LIMA GOES - Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Tecnologia de Palmas – FTP, Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenador Pedagógico do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC.

PRÉ-REQUISITOS:

CÓPIAS AUTENTICADAS: Diploma de Curso Superior – Histórico da Graduação - Carteira de Identidade e CPF - Certidão de Nascimento ou Casamento - Currículo Vitae - 02 fotos 3x4 recentes - Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuada no ato da matrícula - Assinatura de Contrato Educacional, e para Alunos Estrangeiros ou com Diploma de outro País, será necessário a convalidação em Universidade Pública Brasileira, segundo determinação do MEC.

OBS: Os Diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por Universidade Pública autorizada.

(7)

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA: UNIP – Universidade Paulista

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

INVESTIMENTO:

Matrícula: R$ 295,00

Valor total do curso: R$ 10.800,00

Formas de pagamento 12 parcelas 16 parcelas 20 parcelas

Valor normal do curso -

R$ 10.800,00

R$ 900,00

R$ 675,00

R$ 540,00

Valor do curso com desconto para pagamento até

o dia 10 de cada mês -

R$ 9.600,00

R$ 800,00

R$ 600,00

R$ 480,00

Para pagamento à vista, desconto de 10%

OBS: - Convênios e descontos consulte o Representante local - Eventuais descontos não são cumulativos.

Referências

Documentos relacionados

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e