• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PEDRO LUCAS TOMAZETI FERNANDES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PEDRO LUCAS TOMAZETI FERNANDES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PEDRO LUCAS TOMAZETI FERNANDES SCHENAID CRISTIANO MENDES PEREIRA JÚNIOR

YAGO ALEXANDRE GOLTARA AFFONSO

MODELAGEM DE GRAFO DE SUPERPOSIÇÃO DE NICHOS ECOLÓGICOS COM 9 ESPÉCIES PRESENTES NO PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO DO RANGEDOR

São Luís – MA 2021

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PEDRO LUCAS TOMAZETI FERNANDES SCHENAID CRISTIANO MENDES PEREIRA JÚNIOR

YAGO ALEXANDRE GOLTARA AFFONSO

MODELAGEM DE GRAFO DE SUPERPOSIÇÃO DE NICHOS ECOLÓGICOS COM 9 ESPÉCIES PRESENTES NO PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO DO RANGEDOR

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Matemática Discreta Avançada, como pré-requisito para obtenção da 1ª nota, referente ao segundo período, na Universidade Estadual do Maranhão.

Orientador(a): Prof. Dr. Cícero Costa Quarto

São Luís – MA 2021

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 TEORIA DOS GRAFOS ... 5

3 PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO DO RANGEDOR ... 6

4 ESPÉCIES ANALISADAS ... 7

5 IDEALIZAÇÃO ... 8

6 MODELAGEM DO GRAFO ... 9

(4)

4

1 INTRODUÇÃO

Com o início dos estudos em Matemática Discreta, é importante notar que muitos conteúdos estudados nessa disciplina envolvem situações reais. Por exemplo:

1. Percorrer toda uma cidade sem passar duas vezes pela mesma rua.

2. Encontrar o menor caminho que pode ser percorrido entre três pontos (locais) com a finalidade de economizar o máximo de combustível possível

3. Montar uma teia de concorrência alimentar entre os animais que competem entre si os mesmos tipos, ou pelo menos o principal tipo, de alimento.

Os três casos citados acima são apenas alguns dentre os milhares que podem ser estudados e resolvidos pelas técnicas de estudo da Matemática Discreta. No entanto, este trabalho acadêmico busca, através da Teoria dos Grafos, pôr em prática o estudo do grafo de superposição de nichos ecológicos de 9 (nove) espécies do Parque Estadual do Sítio do Rangedor.

(5)

5

2 TEORIA DOS GRAFOS

A teoria dos grafos teve sua primeira aparição no ano de 1736 quando publicado em um livro de Leonhard Euler em que nele aparecia o problema das “Sete pontes de Königsberg”. O mesmo consistia em encontrar uma forma de passar por todas as sete pontes, mas apenas uma vez por cada uma delas.

A teoria dos grafos é uma área da matemática que estuda relações entre objetos de um determinado conjunto. Nele há estruturas denominadas (V e A), onde o “V” é um conjunto não-vazio denominado de vértices enquanto o “A” são as arestas que ligam um vértice ao outro.

Dessa forma, é modelado um grafo onde são colocados objetos de uma determinada área e em uma determinada situação, seja imaginária ou real. Por exemplo: uma cadeia alimentar; uma árvore genealógica; a representação de uma estrutura química molecular.

Com isso, as arestas e vértices se interligam através de uma situação ou relação, o que faz com que cada parte ligada tenha alguma conexão com a outra.

Os grafos podem ser exibidos de diversas formas, tamanhos e cores, podendo contar até com imagens. O que determina isso é apenas como serão organizadas as relações entre si.

Alguns tipos de grafos são chamados “simples”. Esse modelo apresenta arestas não direcionadas e não há presença de laços, apenas simples conexões entre os vértices, podendo um vértice se conectar apenas com um outro ou com todos. Já nos grafos completos, todos os vértices se interligam por arestas, sem exceções. Além desses, existe uma grande variedade de tipos, funções e especificações para cada um.

(6)

6

3 PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO DO RANGEDOR

No início, o Parque Estadual do Sítio do Rangedor formava uma área juntamente com Santa Eulália, porém ambos foram separados depois da construção da Avenida Jerônimo de Albuquerque. As atividades de algumas organizações da sociedade civil realizada coletivamente com o apoio do Ministério Público Estadual originaram a solicitação de estudos científicos para definir qual seria a sua categoria.

Um grupo de técnicos elaborou um estudo comprovando a importância do Sítio do Rangedor como ambiente de recarga de aquíferos, proporcionando a infiltração de águas pluviais. Assim, por meio do Decreto nº 21.797, foi considerada uma Estação Ecológica e a mesma foi vinculada a administração à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Na categoria que foi enquadrada permitia apenas o uso indireto dos recursos naturais, seu uso ficou exclusivamente para pesquisas científicas e educação ambiental. No entanto, para correção de alguns equívocos do decreto, foi dada nova redação por meio do Decreto 23.303/07. Neste foi realizada a diminuição da extensão territorial da Unidade de Conservação.

A alteração mais recente feita pela dada pela Lei Estadual nº 10.455, em que foi realizada a alteração da sua categoria de unidade da Estação Ecológica para Parque Estadual, porém seus limites continuaram sendo mantidos. A atual categoria, além da pesquisa científica e educação ambiental, permite também a visitação com atividades de recreação.

(7)

7

4 ESPÉCIES ANALISADAS

Começando com a espécie conhecida como osga ou labigó, encontrada no hábitat de Área Antrópica dos Cocais (AAC), alimentando-se exclusivamente de insetos. Em seguida, a iguana, também encontrada na AAC e na Mata de Terra Firme (MTF), cuja alimentação é composta por insetos; a cascavel, encontrada na AAC e alimentando – se de aves e roedores; a galinha d’água azul que se alimenta de insetos e sementes, e é encontrada na Mata Periodicamente Alagada(MPA) e em Habitats Aquáticos(HA); o anu-preto que é encontrado na MPA, MTF, HA e AAC, e se alimenta de roedores e insetos; ainda na avifauna, o caburé que é encontrado no MPA e MTF e se alimenta de roedores.

Os seguintes encontram-se na mastofauna. São eles: gambá - que é encontrado no MPA, MTF e na AAC alimentando-se de frutos silvestres e de ovos e filhotes de pássaros; paca - encontrada no MPA e MTF, considerada herbívora, alimenta-se de frutas, folhas, sementes e raízes; por último, cotia - também encontrada no MPA e MTF, sendo herbívora, sua alimentação é apenas sementes e frutas.

Sendo assim, a listagem e seleção dos animais se encerra na qual cada animal é especificado pelo seu habitat e pela sua alimentação, o que será de extrema importância para o contexto e construção do grafo.

No entanto, para a melhor visualização e entendimento do trabalho, reforça-se a ideia de que o grafo de superposição de nichos ecológicos representa as competições por alimento entre os animais interligados.

(8)

8

5 IDEALIZAÇÃO

A ideia principal é modelar um grafo de superposição de nichos ecológicos de algumas espécies da fauna do Parque Estadual do Sítio do Rangedor, modelo este que indica concorrência entre espécies ligadas. O grafo funciona da seguinte forma: os vértices indicam as espécies; as arestas indicam que há concorrência. Logo, quando um vértice x se conecta com um outro vértice y, significa que os dois disputam um mesmo tipo de alimento principal.

Na modelagem, foram utilizadas apenas 9 (nove) espécies a fim de deixar o grafo mais limpo visualmente e tornar mais fácil a compreensão e a aplicação do estudo. Além disso, muitas espécies da fauna do Sítio do Rangedor disputam os mesmos alimentos. Com isso, foram escolhidos os animais que conseguem se interligar de modo que o grafo ficasse sem nenhum vértice isolado ou, até mesmo, pendente.

Para modelar, foi utilizado o software CmapTools. Ele permite a criação de inúmeros modelos diferentes de grafos, sejam simples, orientados, multigrafos, com laços, etc. Ou seja, uma ferramenta simples e bem completa para esse tipo de trabalho.

Como base do trabalho, foi utilizado o Plano de Manejo do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Por ele foi possível obter todas as informações sobre o parque e acerca da sua fauna.

Além de sites do governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, que também foram utilizados para obter mais informações.

(9)

9

6 MODELAGEM DO GRAFO

Como já dito na seção anterior, para modelar esse tipo de estudo, foi utilizada a ferramenta CmapTools que, em sua prática, permite a criação de grafos de todos os modelos.

Para o grafo de superposição de nichos ecológicos, é necessário apenas os vértices que representarão os animais e as arestas não-direcionadas que representarão a concorrência/disputa por alimento entre duas espécies.

Logo, pode-se notar que esse modelo é um grafo simples, de fácil compreensão lógica.

(10)

10

Os animais representados pelos vértices de cor laranja possuem como principal alimento roedores de pequeno porte. Entretanto, percebe-se que o anu-preto concorre com outros animais representados pela cor verde e azul. As espécies de vértice cor verde possuem como principal fonte de alimento insetos.

Também é possível notar que a cascavel (laranja) possui ligação com o gambá, que é representado por um vértice de cor azul. Esses animais possuem como principal alimentação sementes, frutas, folhas e raízes, principalmente os mais próximos da base (cutia e paca).

Logo, é possível notar que independente da principal fonte de alimento, sempre haverá no mínimo um outro animal concorrente. Alguns vértices já possuem várias ligações, o que significa que essa espécie concorre com muitas outras. É o caso da Galinha d’água azul.

(11)

11

7 REFERÊNCIAS

SECRETARIA DE GOVERNO DE ESTADO. Parque do Rangedor, 2019. Página inicial. Disponível em: < https://segov.ma.gov.br/vemproparque/parque-rangedor/ >. Acesso em: 6 de jan. de 2021.

GOVERNO DO MARANHÃO. Plano de Manejo do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Brasil, 2017.

CONHEÇA O COMPLEXO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL SÍTIO DO RANGEDOR. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, 2019. Disponível em: < https://www.sema.ma.gov.br/conheca-o-complexo-ambiental-no-parque-estadual-sitio-do-rangedor/ >. Acesso em: 6 de jan. de 2021.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

das políticas de saúde e saúde mental no Brasil, como subsídio para uma melhor compreensão dos aspectos históricos que influenciaram a constituição do Sistema Único

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

[r]

Este questionário é parte integrante da pesquisa que realizo para a dissertação de mestrado profissional a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que