• Nenhum resultado encontrado

I. DA PESSOA NATURAL. Pessoa é o ser ao qual se atribuem direitos e obrigações.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I. DA PESSOA NATURAL. Pessoa é o ser ao qual se atribuem direitos e obrigações."

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

I. DA PESSOA NATURAL 1. CONCEITO

Pessoa é o ser ao qual se atribuem direitos e obrigações.

“Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.” Toda a pessoa é dotada de personalidade. Todo o ser humano é pessoa: pessoa natural.

O Direito também atribui personalidade a entes formados de conjuntos de pessoas ou de patrimônio, que são as pessoas jurídicas.

Animais e seres inanimados não podem ser sujeitos de direito.

Como refere o artigo 1º do Código Civil: Toda a pessoa é capaz de direitos e deveres, ou seja, capacidade de direito. (personalidade) No entanto, nem todas as pessoas podem exercem pessoalmente (no mundo dos fatos), pois lhes falta a capacidade de fato.

É o que ocorre com uma criança de cinco anos, que tem capacidade de direito, uma vez que pode ser proprietária de um imóvel, no entanto, em face de sua idade, não tem capacidade de fato. Não pode administrar o bem imóvel, nem vendê-lo.

“Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”

2. CAPACIDADE E INCAPACIDADE (Artigos 3º a 5º do Código Civil - Lei 10.406/2002)

Logo, os artigos 3º a 5º do Código Civil tratam de capacidade de fato ou de capacidade de exercício.

Incapacidade Absoluta (Artigo 3º do Código Civil - Lei 10.406/2002) A incapacidade absoluta tolhe completamente a pessoa de exercer atos da vida civil.

“Art. 3o São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:

(2)

I - os menores de dezesseis anos;

II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.”

I – Menores de Dezesseis Anos

O Código estabeleceu que os menores de 16 anos são absolutamente incapazes. Critério do desenvolvimento intelectual para reger a sua vida. Serão, portanto, representados (representação). Que significa a colocação de alguém para decidir por elas. Ato praticado por menor é nulo. (menor impúbere)

II - Deficiência Mental e Enfermidade – necessário discernimento Incapacidade em razão do estado mental. Distúrbio mental que possa afetar a vida civil. Anomalia mental. Aqueles que sofrem de problemas mentais que os tornam incapazes de uma determinada situação. Não tem o necessário discernimento.

III – Incapacidade Transitória

Matéria própria da Psicologia e Psiquiatria forense: atos praticados em estado hipnótico, situação de baixo controle emocional, em razão de acidentes ou traumas graves, choque cardíaco ou infarte. Subitamente, há alteração violenta e inesperada na conduta, em níveis que não se enquadram na mudança comum do ânimo.

Incapacidade Relativa (Artigo 4º do Código Civil - Lei 10.406/2002) A incapacidade relativa ou mitigada permite que as pessoas possam praticar atos da vida civil, desde que assistidas por outrem legalmente autorizado.

Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

(3)

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os pródigos.

Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial.

I – Maiores de Dezesseis e Menores de Dezoito Anos;

Não havendo disposição legal em contrário, os menores de 18 e maiores de 16 anos, que são relativamente incapazes, devem figurar nos atos jurídicos com assistência do pai ou da mãe, ou tutor se forem tutelados. Para a propositura de ações judiciais também necessitam de assistência, bem como para receberem citação.

Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

II - Ébrios habituais, os Viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

Ébrios habituais são aqueles que pelo vício da bebida alcoólica passam a viver constantemente sob o seu efeito. A embriaguez habitual deteriora as faculdades mentais. Daí a não dispensa de assistência, ainda que o ato tenha se praticado em estado de lucidez.

Viciados são os que utilizam droga habitualmente. Dependência química ou física de substância entorpecente. Não dispensa a assistência.

III - Excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

São os que congenitamente possuem limitação mental. Alienação mental em grau médio. Pessoa que tem alguma noção de si, sendo receptivas a impulsos externos. Embora baixo quociente de inteligência, revela algum entendimento. Necessita de assistência e acompanhamento.

IV - Pródigos.

A dissipação, o impulso, o desperdício. A definição deve ser fornecida pela Psiquiatria.

Art. 1.782. A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser

(4)

demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração.

O pródigo, enquanto não declarado como tal, é plenamente capaz.

Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial.

Da Maioridade e causas de Emancipação (Artigo 5º do Código Civil - Lei 10.406/2002)

Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

I - pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;

II - pelo casamento;

III - pelo exercício de emprego público efetivo;

IV - pela colação de grau em curso de ensino superior;

V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

A menoridade cessa aos 18 anos completos.

A Emancipação é a aquisição da capacidade civil, antes da idade legal, que se dá:

I - Pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;

Por escritura pública (uma vez concedida não pode ser revogada) ou por sentença.

(5)

II - Pelo casamento;

A lei entende que quem constituirá família com a autorização dos pais, deve ter maturidade para reger os atos da vida civil. (averbação) Uma vez alcançada a capacidade civil plena pelo casamento, não retornará, caso haja separação judicial e/ou divórcio.

III - Pelo exercício de emprego público efetivo;

Em qualquer das esferas. Somente aquele nomeado em caráter efetivo. (averbação)

IV - Pela colação de grau em curso de ensino superior;

Presunção de desenvolvimento humano, cultural e profissional. Mediante averbação.

V - Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

Entendido aquele que tem recursos próprios para a sua manutenção e sobrevivência. Neste caso, deve ser buscado judicialmente, sentença declaratória.

3. DO FIM DA PERSONALIDADE NATURAL

A existência da personalidade natural acaba com a morte, a saber: Art. 6o A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos aupresume-sentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

Art. 7o Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência:

I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;

II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

Parágrafo único. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e

(6)

averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento.

Art. 8o Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.

II. DA PESSOA JURÍDICA

Pessoa Jurídica é o conjunto de pessoas, ora como destinação patrimonial, com aptidão para adquirir e contrair obrigações.

Classificação

Classificam-se em dois grupos: pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado e, a teor do artigo 40 do CC, a saber:

Art. 40. As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

a) Pessoas Jurídicas de Direito Público

São aquelas destinadas a atender finalidades do Estado, criadas pela Constituição Federal ou por lei, gozando do jus imperii, e tratando de interesses públicos ou preponderantemente de todos.

As pessoas jurídicas de direito público interno são formadas de entes instituídos para a organização do Estado, consideradas da administração direta e indireta, são:

Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno: I - a União;

II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III - os Municípios;

IV - as autarquias, inclusive as associações públicas; (Redação dada pela Lei nº 11.107, de 2005)

(7)

Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, as pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Código. Os incisos IV e V tratam da administração indireta, enquanto os incisos I a III, da administração direta.

As pessoas jurídicas de direito público externo são as nações estrangeiras e os organismos internacionais (ONU, UNESCO).

É o que dispõe o artigo 42 do Código Civil:

Art. 42. São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.

b) Pessoas Jurídicas de Direito Privado Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado: I - as associações;

II - as sociedades; III - as fundações.

IV - as organizações religiosas; (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

V - os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

§ 1o São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

§ 2o As disposições concernentes às associações aplicam-se subsidiariamente às sociedades que são objeto do Livro II da Parte Especial deste Código. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

§ 3o Os partidos políticos serão organizados e funcionarão conforme o disposto em lei específica. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

(8)

I – Associações

São as entidades sem fins econômicos.

Art. 53 CC. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.

II – Sociedades

São as organizações com fins lucrativos. Sociedade Empresária x Sociedade Simples:

Art. 982 CC. Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais.

III - As Fundações.

Art. 62 CC. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. IV - As Organizações Religiosas

As organizações religiosas são livres, desde que lícitas e com seus estatutos devidamente inscritos no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. V - Os Partidos Políticos

Da Existência Legal e da Decadência da anulação da constituição dos atos constitutivos de Pessoas Jurídicas de Direito Privado Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

(9)

III. DOMICÍLIO Pessoa Jurídica é o conjunto de pessoas,

“Domicílio é a sede jurídica e social da pessoa, para qual todos se dirigem com a finalidade de se relacionarem juridicamente com ela.” (Arnaldo Rizzardo)

“É o lugar de exercício dos direitos e cumprimento das obrigações, no sentido da exigibilidade.” (Caio Mário da Silva Pereira)

“Art. 70 do CC: O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.”

Verificam-se dois elementos:

a) objetivo: residência (lar, teto, abrigo); b) subjetivo: o ânimo definitivo (permanecer).

É centro das ocupações, da vida, dos negócios, das sedes das atividades. Pode alguém ter mais de um domicílio? Admite-se a pluralidade de domicílios?

“Art. 71 do CC: Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.”

Domicílio e Profissão

Art. 72 do CC: É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

Domicílio para quem não tem residência atual

Art. 73 do CC: Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

(10)

Art. 74 do CC: Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar.

Parágrafo único. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declarações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

Carvalho Santos aponta alguns exemplos de falta de intenção de estar domiciliado em determinado lugar:

a) quem se acha transitoriamente, com problemas de saúde; b) quem está em uma cidade no verão;

c) quem vai em viagem de lazer;

d) empregado público, que, em licença, vai para outro lugar, temporariamente; função transitória, temporária.

DOMICÍLIO DAS PESSOAS JURÍDICAS Art. 75 do CC: Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é: I - da União, o Distrito Federal;

II - dos Estados e Territórios, as respectivas capitais;

III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal; IV - das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

§ 1o Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.

§ 2o Se a administração, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, no tocante às obrigações contraídas por cada uma das suas agências, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.

(11)

DOMICÍLIO NECESSÁRIO

Art. 76 do CC: Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.

Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

I - O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; II – O domicílio do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções;

III – O domicílio do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado;

IV – O domicílio do marítimo, onde o navio estiver matriculado V – O domicílio do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

DOMICÍLIO DO AGENTE DIPLOMÁTICO

Art. 77 do CC: O agente diplomático do Brasil, que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no país, o seu domicílio, poderá ser demandado no Distrito Federal ou no último ponto do território brasileiro onde o teve

.

DOMICÍLIO DE ELEIÇÃO

Art. 78 do CC: Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.

(12)

DAS ESPÉCIES DE DOMICÍLIO - SÍNTESE Domicílio Voluntário: que é escolhido livremente pela parte; Domicílio Legal ou Necessário: imposto pela lei;

Domicílio Ocasional: pessoa sem residência;

Domicílio Múltiplo: várias residências para um indivíduo.

IV. DOS BENS

DOS BENS IMÓVEIS

Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.

Os bens imóveis, também chamados de bens de raiz, são: o solo, com uma superfície, árvores, frutos pendentes, espaço aéreo e subsolo. Sementes, edifícios, construções. Adesão permanente ao solo

Art. 80. Consideram-se imóveis para os efeitos legais:

I - os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram; II - o direito à sucessão aberta.

São considerados imóveis: propriedade, usufruto, hipoteca. (direitos reais).

Sucessão aberta: evento morte abre a sucessão para os herdeiros. Art. 81. Não perdem o caráter de imóveis:

I - as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local;

II - os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.

(13)

DOS BENS MÓVEIS

Art. 82. São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.

Animais, máquinas, semoventes, os veículos, materiais de construção, mercadorias, os adornos, peças de vestuário.

Art. 83. Consideram-se móveis para os efeitos legais: I - as energias que tenham valor econômico;

II - os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes; III - os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.

Art. 84. Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio.

DOS BENS FUNGIVEIS E INFUNGÍVEIS

Art. 85. São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

O dinheiro é bem fungível. Ex.: o arroz, o feijão, o milho, etc.

O bem infungível é aquele que não pode ser substituído. Ex: Uma obra de arte, um apartamento.

DOS BENS CONSUMÍVEIS

Art. 86. São consumíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação.

(14)

DOS BENS DIVISÍVEIS

Art. 87. Bens divisíveis são os que se podem fracionar sem alteração na sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam.

Art. 88. Os bens naturalmente divisíveis podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei ou por vontade das partes.

DOS BENS SINGULARES E UNIVERSAIS

Art. 89. São singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais.

Ex.: Um automóvel (bancos, portas, vidros, rodas).

Art. 90. Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.

Ex.: Rebanho, uma biblioteca.

Parágrafo único. Os bens que formam essa universalidade podem ser objeto de relações jurídicas próprias.

Art. 91. Constitui universalidade de direito o complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico.

Ex.: A herança.

DOS BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS

Art. 92. Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal.

Art. 93. São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.

Ex.: as máquinas e equipamentos existentes em uma fazenda.

Art. 94. Os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal não abrangem as pertenças, salvo se o contrário resultar da lei, da manifestação de vontade, ou das circunstâncias do caso.

(15)

Art. 95. Apesar de ainda não separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negócio jurídico.

Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias. § 1o São voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor.

§ 2o São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.

§ 3o São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.

Art. 97. Não se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acréscimos sobrevindos ao bem sem a intervenção do proprietário, possuidor ou detentor.

CAPÍTULO III Dos Bens Públicos

Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

Art. 99. São bens públicos:

I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças;

II - os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias;

III - os dominicais, que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Parágrafo único. Não dispondo a lei em contrário, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.

Art. 100. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que

(16)

Art. 101. Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei.

Art. 102. Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.

Art. 103. O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

IV – DOS FATOS JURÍDICOS

Fatos Jurídicos são os que importam para o direito, criando ou extinguindo situações jurídicas, ou modificando situações existentes. São ocorrências do mundo dos fatos com interesse para o direito. Fatos Irrelevantes não são considerados na ciência jurídica.

Da Validade do Negócio Jurídico Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:

I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

III – forma prescrita ou não defesa em lei.

Se o ato for praticado por agente absolutamente incapaz, não representado, é nulo o contrato. O negócio jurídico feito por relativamente incapaz, sem assistência, é anulável, podendo ser convalidado.

Objeto lícito (não tratar de compra e venda de entorpecentes); Possível (impossibilidade física – terreno na lua) (impossibilidade jurídica, venda de herança de pessoa viva).

Forma prescrita ou não defesa em lei (contratos solenes x não-solenes). Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

Exemplo: venda de imóvel. Deve-se observar o limite de 30 salários mínimos.

(17)

Art. 113. Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração.

Princípios da probidade e da boa-fé.

Exemplo: deveres anexos de conduta, a aplicação dos usos do lugar da celebração.

Dos Defeitos do Negócio Jurídico

Do Erro ou Ignorância

Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Art. 139. O erro é substancial quando:

I - interessa à natureza do negócio, ao objeto principal da declaração, ou a alguma das qualidades a ele essenciais;

II - concerne à identidade ou à qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declaração de vontade, desde que tenha influído nesta de modo relevante;

III - sendo de direito e não implicando recusa à aplicação da lei, for o motivo único ou principal do negócio jurídico.

Erro: noção inexata ou falsa que temos de uma coisa. Exemplo: produto com preço mais baixo, com menor quantidade.

Exemplo: forma de alimentação de combustível do veículo proibida. Do Dolo

Dolo: Expediente ou estratégia astuciosa, no sentido de induzir alguém à prática de ato que lhe pode causar prejuízos.

Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

(18)

Somente é suscetível de anulabilidade o chamado dolos causam, ou principal, essencial, que se liga à causa determinante.

Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo.

Impõe-se o dever de reparação pelos danos sofridos ao adquirente de um trator cujo ano da fabricação não corresponde ao informado pelo vendedor, no entanto, não pode ser causa de anulação do negócio, havendo, no entanto, dever de indenizar.

Art. 150. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode alegá-lo para anular o negócio, ou reclamar indenização.

Trata-se da torpeza bilateral.

Da Coação

Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação.

Art. 152. No apreciar a coação, ter-se-ão em conta o sexo, a idade, a condição, a saúde, o temperamento do paciente e todas as demais circunstâncias que possam influir na gravidade dela.

Art. 153. Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor reverencial.

Do Estado de Perigo

Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa.

(19)

Parágrafo único. Tratando-se de pessoa não pertencente à família do declarante, o juiz decidirá segundo as circunstâncias.

Da Lesão

Art. 157. Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

§ 1o Aprecia-se a desproporção das prestações segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negócio jurídico.

§ 2o Não se decretará a anulação do negócio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.

Da Fraude Contra Credores

Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

§ 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente. § 2o Só os credores que já o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulação deles.

Art. 165. Anulados os negócios fraudulentos, a vantagem resultante reverterá em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores.

Da Invalidade do Negócio Jurídico O negócio nulo não pode produzir nenhum efeito jurídico.

Da Nulidade Art. 166. É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz;

(20)

II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto;

III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei;

V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade;

VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa;

VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção.

A fraude à lei imperativa, que leva à nulidade, é o exemplo de cláusulas usurárias em contrato de mútuo.

Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

§ 1o Haverá simulação nos negócios jurídicos quando:

I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas às quais realmente se conferem, ou transmitem;

II - contiverem declaração, confissão, condição ou cláusula não verdadeira;

III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou pós-datados. § 2o Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-fé em face dos contraentes do negócio jurídico simulado.

Art. 168. As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por qualquer interessado, ou pelo Ministério Público, quando lhe couber intervir.

Art. 169. O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo.

Da Anulabilidade

Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:

(21)

I - por incapacidade relativa do agente;

II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.

Art. 172. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

Art. 178. É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado:

I - no caso de coação, do dia em que ela cessar;

II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negócio jurídico;

III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade. QUESTÕES

1. É anulável o negócio jurídico:

a) por vício resultante de erro, dolo ou coação. b) que não se revestir de forma prescrita em lei.

c) quando for ilícito, impossível ou indeterminável seu objeto. d) que tiver por objeto fraudar lei imperativa.

e) quando o motivo determinante, comum a ambas as partes for ilícito.

2. De conformidade com o Código Civil é nulo o negócio jurídico a) por vício resultante de lesão.

b) praticado por agente relativamente incapaz. c) por vício resultante de fraude contra credores. d) quando for indeterminável o seu objeto. e) se praticado mediante coação.

(22)

3. O negócio jurídico NÃO é nulo quando

a) for preterida alguma solenidade que a lei considera essencial para sua validade.

b) for indeterminável o seu objeto. c) celebrado por pródigos.

d) o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito. e) não revestir da forma prescrita em lei.

4. Considere: I. Autarquias.

II. Organizações religiosas. III. Distrito Federal.

IV. Partidos políticos.

De acordo com o Código Civil brasileiro, são pessoas jurídicas de direito público interno, as indicadas APENAS em:

a) I,II e III. b) I,II e IV. c) I,III e IV. d) I e III.

5. Na classificação dos bens considerados em si mesmos, a herança é coisa: a) universal. b) móvel. c) fungível. d) singular. e) consumível.

(23)

6. Quanto aos bens considerados em si mesmos, têm-se como certo que:

a) os acréscimos ou melhoramentos sobrevindos ao bem sem intervenção do proprietário consideram-se também benfeitorias.

b) as ações que asseguram os direitos reais sobre imóveis são considerados móveis.

c) os materiais provenientes da demolição dos prédios mantêm sua condição de bens imóveis.

d) enquanto não separados do bem principal, os frutos e produtos não podem ser objeto de negócio jurídico.

e) as energias que tenham valor econômico são consideradas bens móveis.

7. Maria, artista circense, nasceu em Salvador. Maria faz espetáculos por todo o Brasil, com a companhia de circo de que faz parte. Considerando que seu marido e filho residem em Olinda e que seus ascendentes mais próximos residem em Ilhéus, ter-se-á por domicílio de Maria

a) a cidade de Ilhéus.

b) o local em que for encontrada. c) apenas na cidade de Salvador; d) apenas a cidade de Olinda;

8. O domicílio do

a) servidor público é o lugar onde residia antes da posse no cargo. b) incapaz é o lugar onde residir com ânimo definitivo.

c) preso é o lugar onde foi proferida a sentença condenatória. d) militar da aeronáutica é o lugar onde residir a sua família. e) marítimo é o lugar onde o navio estiver matriculado.

(24)

9. De acordo com o Código Civil brasileiro, o Domicílio Civil :

a) da pessoa natural, que não tenha residência habitual, é o lugar onde manteve sua última residência.

b) da pessoa natural que tiver diversas residências onde, alternadamente viva, é a Capital do Estado ou a cidade mais próxima da Capital.

c) do incapaz é o do seu representante ou assistente e o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções.

d) do marítimo é a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado.

e) do preso é o lugar onde foi proferida a sentença condenatória.

10. Considere as afirmativas abaixo sobre domicílio civil.

I. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

II. Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, apenas sua sede será considerada domicílio para quaisquer atos praticados.

III. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.

IV. Nos contratos escritos, o domicílio deve ser necessariamente o local da residência dos contraentes.

É correto o que se afirma APENAS em: a) I e II.

b) I, II e III. c) I e III. d) II e III. e) III e IV.

(25)

11. São considerados bens móveis: a) o direito à sucessão aberta;

b) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem;

c) os direitos reais sobre objetos móveis; d) o que for incorporado artificialmente ao solo; e) não respondida.

12. Consideram-se bens imóveis

a) os materiais provenientes da demolição de algum prédio.

b) os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados.

c) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reintegrarem.

d) os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações. e) as energias que tenham valor econômico.

13 – Maria completou 16 anos de idade em fevereiro de 2004. Em julho de 2004, contraiu matrimônio com João. Em agosto de 2004, aprovada em concurso, iniciou o exercício de emprego em empresa privada. Em novembro de 2004, estabeleceu-se no comércio, abrindo um restaurante. Segundo o Código Civil Brasileiro, é correto afirmar que Maria

a) adquiriu a maioridade civil quando iniciou o exercício do emprego na empresa privada.

b) ainda é considerada absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, em razão de sua idade.

c) ainda é incapaz, relativamente a certos atos, ou à maneiros de os exercer, em razão de sua idade.

(26)

e) adquiriu a maioridade civil quando estabeleceu-se no comércio, abrindo restaurante.

14 – O pródigo

a) é portador de um desvio de personalidade. b) padece de um estado de alienação mental.

c) poderá ser interditado por favorecer a seu cônjuge, ascendentes ou descendentes.

d) ficará privado de dar autorização para casamento dos filhos.

e) poderá praticar livremente alguns atos da vida civil que envolvam apenas pequenas questões patrimoniais.

15 - Consideram-se incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

a) os menores impúberes e os emancipados; b) os maiores de 70 (setenta) anos;

c) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; d) as mulheres casadas e os pródigos;

e) os estrangeiros.

16 - São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil

a) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

b) os pródigos.

c) os que, por deficiência mental, não tiveram o necessário discernimento. d) os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido. e) os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos de idade. 17 - A personalidade civil do homem, em nosso direito, tem início: a) desde a concepção, visto que são resguardados os direitos do nascituro;

b) a partir de 18 anos. c) do nascimento com vida.

(27)

d) desde a aquisição da capacidade de fato.

18 - A respeito dos institutos básicos de Direito Civil, assinale a afirmação correta.

a) A capacidade de fato das pessoas jurídicas é caracterizada pela sua aptidão para serem titulares de direitos e obrigações.

b) "Capacidade de fato" e "capacidade de direito" passaram a ser expressões de conteúdo idêntico, à luz da nova sistemática introduzida pelo Código Civil de 2002. Parte superior do formulário

c) Pela aplicação da teoria do órgão, as pessoas jurídicas são presentadas por seus órgãos, exteriorizadores de sua vontade.

d) Tendo-se em vista o princípio da consensualidade contratual, a personalidade das pessoas jurídicas surge com o simples consenso. 19 - No que tange às pessoas, no Código Civil, assinale a alternativa correta.

a) Somente as pessoas naturais são capazes de titularizar relações jurídicas na esfera do Direito.

b) Toda pessoa natural é dotada de personalidade.

c) O nascituro possui personalidade civil, restando protegidos seus direitos desde a concepção.

d) Personalidade e capacidades jurídicas são conceitos idênticos para o Direito Civil.

20 - O pródigo:

a) é absolutamente incapaz para praticar atos na vida civil. b) não tem capacidade de direito.

c) com a interdição perde a capacidade de gozo.

d) é considerado, após o processo de interdição, relativamente incapaz para a prática de certos atos da vida civil.

(28)

21- São hipóteses de cessação da menoridade, exceto: a) O casamento.

b) O exercício do direito de voto.

c) O exercício de qualquer cargo ou emprego público efetivo.

d) O estabelecimento civil ou comercial ou pela existência de relação de emprego desde que, em função dele, o menor de dezesseis anos completos tenha economia própria.

22. Solange de Paula move ação anulatória em face do Hospital das Clínicas. Ocorre que, necessitando internar seu marido, não encontrou vaga no SUS, logrando êxito em conseguir a internação em hospital da rede privada, não integrante da rede SUS. O hospital exigiu o depósito de R$ 3,5 mil para a internação e mais R$ 360,00 para exames. Entregues os cheques, após o atendimento, Carmem ingressou em juízo para anular o negócio jurídico. Assinale o melhor fundamento para sua pretensão.

(A) onerosidade excessiva (B) lesão

(C) estado de perigo

(D) enriquecimento sem causa (E) venire contra factum proprium

23. Em relação à fraude, avalie as afirmativas a seguir, atribuindo V para verdadeiro e F para falso.

( ) Para que a fraude à execução possa ser reconhecida é indispensável haver uma lide proposta.

( ) Para o reconhecimento da fraude contra credores é necessário propor a ação pauliana.

( ) A fraude à execução tem como conseqüência a anulabilidade do ato fraudulento.

Assinale a seqüência correta de cima para baixo. (A) V – F – V (B) V – V – F

(C) V – F – F (D) F – V – F (E) F – V – F

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito

04 – Transparência na aplicação dos recursos, capacitação e maior participação do Conselho Municipal de Saúde.. 05 – Reestruturação do CAPS – Centro de Apoio

Através dessa citação, extraída de uma dissertação de Mestrado de uma orientanda do professor Maurício da Silva, Caroline Moraes Oliveira, intitulada “Aluno-leitor, a

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.