• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DOS ESTAGIÁRIOS VINCULADOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM DIREITO DA PGE/PE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DOS ESTAGIÁRIOS VINCULADOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM DIREITO DA PGE/PE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

MANUAL DOS ESTAGIÁRIOS VINCULADOS AO

PROGRAMA DE ESTÁGIO EM DIREITO DA PGE/PE

Prezado(a) Estagiário(a), Seja bem-vindo à PGE!

Para auxiliá-lo no desempenho de suas funções e permitir que o estágio seja proveitoso e se torne o primeiro passo para uma grande carreira jurídica, a Coordenação do Centro de Estudos Jurídicos - CEJ elaborou este manual de orientação de estágio, na forma de perguntas e respostas, considerando as dúvidas mais comuns. Leia-o atentamente e o guarde para consultas. Coloco-me à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas adicionais. Cordialmente, PAULO ROSENBLATT Procurador Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos – CEJ/PGE-PE

(2)

2

Perguntas e Respostas

1) Há algum regulamento que trata do Programa de Estágio em Direito da PGE/PE? Sim, a Resolução nº 02/2015 (“Resolução de Estágio”), aprovada pelo Conselho Superior da PGE/PE, trata do estágio regular e do estágio alternativo, para estudantes egressos de escolas públicas estaduais. Os casos que não forem tratados pela citada Resolução serão apreciados e decididos pela Coordenação do CEJ. 2) O que é o termo de compromisso de estágio? É o acordo celebrado entre o estagiário, a PGE e a instituição de ensino superior (IES), na qual são estabelecidos os termos e condições para a realização do estágio. O estagiário deverá entregar 1 (uma) via do termo devidamente assinado por ele e pela IES em até 30 (trinta) dias do início do estágio, sob pena de desligamento. 3) Quais são as atribuições que competem aos estagiários? Os estagiários exercerão as seguintes funções previstas na Resolução de Estágio, sob a orientação de um ou mais Procuradores: I – auxiliar os Procuradores junto aos quais servirem, podendo acompanhá-los nos atos e termos processuais; II – assistir os Procuradores no exame dos autos e documentos, na realização de pesquisas, digitalização de documentos, organização de dados e documentos físicos e virtuais, e controle de recebimento e devolução de autos; III – elaborar minutas de peças processuais, atos, contratos, convênios e outros documentos jurídicos; IV – acompanhar e participar, em conjunto com os Procuradores, de audiências e outros atos judiciais; V – desenvolver pesquisas de doutrina e de jurisprudência; VI – realizar diligências forenses; VII – desempenhar outras tarefas que lhes forem cometidas, compatíveis com sua condição de estagiário.

4) Quais os deveres dos estagiários?

Os deveres dos estagiários constam da Resolução de Estágio e do termo de compromisso. O seu cumprimento é requisito para a permanência do estagiário no programa e para a sua eventual renovação. São eles: I – realizar com presteza as atividades definidas no termo de compromisso; II – acatar a orientação, solicitações e determinações dadas pelos Procuradores junto aos quais desempenhem suas funções, das Chefias e do Coordenador do CEJ, dentro de suas funções, nos prazos estabelecidos e observados os prazos processuais; III – cumprir com pontualidade e assiduidade o horário fixado; IV – permanecer no local de trabalho durante o horário de estágio; V – tratar todas as pessoas relacionadas direta ou indiretamente com o estágio com seriedade, respeito e urbanidade; VI – encaminhar ao CEJ relatório trimestral de desempenho; VII – cumprir, no que não for incompatível com sua condição, os deveres impostos pelo Estatuto do Servidor Público. 5) Como é o critério de lotação do estagiário? O CEJ realiza a distribuição dos estagiários por setor (Procuradoria do Contencioso Cível, Procuradoria da Fazenda ou Procuradoria Consultiva) de acordo com as vagas disponíveis, e respeitada a ordem de classificação na seleção de estágio.

(3)

3

6) Como são estabelecidas a jornada e os horários do estágio?

Na forma da Resolução de Estágio, a jornada é de 20 (vinte horas) semanais, repartidas em 4 (quatro) horas diárias. O turno será fixado de comum acordo com o(s) Procurador(es) supervisores, o estagiário, o CEJ e os Procuradores Chefes, de modo a não conflitar com seu horário da Faculdade de Direito. 7) Como é realizado o controle de frequência? Por meio de um ponto eletrônico. Cada estagiário possui uma senha para acessar a rede interna da PGE. Ao realizar o log in e log out em um dos computadores da PGE, é registrada a entrada e a saída do estagiário. 8) O que ocorre quando o estagiário falta ao estágio sem justificativa?

As faltas são registradas no sistema e há o desconto proporcional na bolsa de estágio, realizada pela Unidade Financeira. Faltas sucessivas e sem justificativa serão comunicadas ao CEJ, que irá avaliar eventual desligamento do estagiário. 9) Quais são as hipóteses de falta justificada?

O estagiário poderá justificar as faltas por motivo de saúde, mediante atestado médico, que deverá ser validado pelo Procurador supervisor e comunicado à gestora do setor. Quanto às avaliações regulares do semestre letivo da faculdade, o estagiário terá direito a faltar o dia imediatamente anterior ao exame, desde que seja útil. O calendário de provas deverá ser apresentado ao Procurador supervisor e comunicado à gestora, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Outros motivos serão avaliados pelo Procurador supervisor, a Chefia do setor ou o CEJ. 10) Configura infração utilizar a senha de outro estagiário que não tenha comparecido ao estágio para fins de frequência? Sim, configura falta grave e, uma vez comprovada à infração, o estagiário poderá ser desligado do estágio. 11) É possível ao estagiário compensar os horários e faltas justificadas?

Sim, excepcionalmente, e desde que previamente autorizado pelo Procurador supervisor e comunicado à gestora do setor.

12) O estagiário faz jus à prorrogação automática do estágio por mais um ano, completado o primeiro ano?

Não, a prorrogação dependerá do preenchimento dos requisitos previstos na Resolução de Estágio, sobretudo de avaliações positivas do Procurador supervisor e da ausência de infrações, e está sujeito a juízo de conveniência e oportunidade da Administração. O interessado na prorrogação deve requerer ao CEJ, em até 30 (trinta) dias antes do término do programa de estágio.

13) O estágio poderá ser remanejado para outro setor?

Sim, por sugestão do Procurador ou da chefia do setor ao qual se encontre vinculado, ou por decisão do CEJ. Hipóteses de permuta são excepcionais e serão decididas pelo CEJ, ouvido o Procurador supervisor e a Chefia do setor.

(4)

4 14) Existe a possibilidade de rodízio entre setores da PGE? Sim. O estagiário que tiver renovado o seu estágio por mais 1 (um) anos terá direito a efetivar rodízio para outro setor da Procuradoria, desde que haja vaga disponível. O pedido de rodízio deverá ser protocolado perante o CEJ, em até 10 (dez) dias antes da conclusão do primeiro ano de estágio. 15) Como o estagiário tem seu desempenho avaliado? Há um relatório trimestral de avaliação preenchido pelo Procurador supervisor e outro relatório trimestral de desempenho respondido pelo Estagiário, ambos validados pelo CEJ.

16) O que é o relatório trimestral de desempenho?

É um formulário que o estagiário deverá preencher a cada trimestre, em calendário divulgado pelo CEJ, no qual realiza uma avaliação do estágio e uma auto-avaliação. É importante tanto para o aprimoramento do estágio, quanto para a reflexão e crescimento profissional do estagiário. A não apresentação desse relatório configura infração regulamentar. 17) Como pode ocorrer o desligamento do estagiário? O estagiário poderá ser desligado nas seguintes hipóteses previstas na Resolução de Estágio: I – Por decurso do prazo do estágio, que é de 1 (um) ano, caso não prorrogado por mais um ano; II – A pedido do estagiário, devendo, neste caso, o desligamento ser requerido ao CEJ, com antecedência de pelo menos 15 (quinze) dias; III – Nos casos de desempenho insuficiente ou infração regulamentar; IV – Por interrupção do vínculo universitário, devendo, nesta hipótese, o estagiário requerer o desligamento ao CEJ, com efeitos a partir da data de sua colação de grau ou de qualquer outras data em que haja ocorrido a interrupção do vínculo universitário (como, por exemplo, desistência do curso universitário). OBS: Em todas as hipóteses de desligamento, o estagiário deve apresentar certidão de nada consta junto à Biblioteca e estar com todas as avaliações de estagiário de direito (elaborada pelo Procurador supervisor) e relatório de desempenho (preenchida pelo estagiário), ambas trimestrais, devidamente submetidas ao CEJ. 18) O estagiário possui direito a recesso remunerado?

Sim. Ao estágio com duração igual ou superior a 1 (um) ano, é assegurado um recesso de 30 (trinta) dias, que será gozado preferencialmente durante as férias escolares e deve ocorrer dentro do prazo de vigência do termo de compromisso. Não há período aquisitivo, mas o recesso será preferencialmente concedido no último mês de estágio. Não é possível o gozo do recesso após o fim do programa e não é cabível o pagamento de recesso não fruído. O estagiário deverá combinar o período de recesso com o Procurador supervisor, e o requerimento, assinado por ambos, deverá ser protocolado no CEJ com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

(5)

5

19) O tempo de estágio conta como tempo de serviço?

Não. Ao final do estágio, cumpridos os requisitos regulamentares, o estagiário poderá requerer declaração de estágio ao CEJ, para fins acadêmicos apenas. 20) Configura infração regulamentar perceber os valores referentes à bolsa-auxílio e/ou auxílio transporte após a interrupção do vínculo universitário? Sim. Neste caso, o estagiário será notificado a devolver os valores indevidamente percebidos e não lhe será concedida a Certidão de Estágio. 21) O estagiário tem direito a seguro contra acidentes pessoais? Sim. A cobertura abrange acidentes pessoais ocorridos com o estudante durante o período de vigência do estágio. 22) O estagiário pode participar dos seminários e cursos do CEJ? Sim, a depender do tipo de atividade e da disponibilidade de vagas. Nos eventos abertos aos estagiários, consta essa informação no público-alvo. O CEJ confere certificados de participação, os quais costumam ser aceitos pelas IES como atividades complementares. Para participar do evento no horário de estágio, o estagiário deverá ser autorizado pelo Procurador supervisor

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

No que tange à composição da equipe atual do PAPSE, formada por 6 (seis) técnicos, na visão da G1, esse número é insuficiente, dada à demanda de servidores, tanto

3.1. Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Ciclo de Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Avaliação de Política Pública ... Erro! Indicador

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo