• Nenhum resultado encontrado

Níveis de adubação e desfolha influenciam o desempenho de tomateiro em estufa plástica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Níveis de adubação e desfolha influenciam o desempenho de tomateiro em estufa plástica."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

em estufa plástica.

Bernadete Radin1; Alberto Cargnelutti Filho1; Nídio Antonio Barni1; Ronaldo

Matzenauer1; Aristides Câmara Bueno1.

1 Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), Rua Gonçalves Dias, 570, Bairro Menino Deus,

CEP 90130-060, Porto Alegre, RS. E-mail: radin@fepagro.rs.gov.br.

RESUMO

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de níveis de adubação e desfolha sobre o peso total, número e peso médio de frutos do tomateiro, sob cultivo em estufa de polietileno. O experimento foi conduzido na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), em Eldorado do Sul, RS, Brasil. O transplante das mudas foi realizado em 10/10/2003 utilizando-se a cultivar Fanny. As avaliações (colheitas) iniciaram em 15/12/2003 até 26/01/2004. Foi realizada adubação de base dois dias antes do transplante. A retirada dos brotos abaixo do primeiro rácimo floral ocorreu logo após a sua emissão. A primeira desfolha foi aos 25 dias após o transplante (DAT) e a segunda aos 39 DAT. Avaliaram-se as características peso de frutos bons, número de frutos bons, peso médio de frutos bons, peso de frutos danificados, número de frutos danificados e peso médio de frutos danificados de cada tratamento, em cada colheita. Os níveis de adubação e desfolha alteram a produtividade de tomateiro produzido em estufa plástica. O aumento da adubação proporciona maior peso e número de frutos enquanto que a desfolha propicia maior peso de frutos e frutos de maior tamanho.

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum, peso de frutos, número de frutos. ABSTRACT

Levels of fertilization and defoliation influence the performance of greenhouse tomato plants.

The objective of the work was to evaluate the effect of fertilization levels and defoliation on the all up weight, number and average weight of fruits of the tomato plants, under culture in greenhouse. The experiment was lead at Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), in Eldorado do Sul, RS, Brazil. The transplant of the changes was carried through in 10/10/2003 using to cultivate it Fanny. The evaluations (harvests) had initiated in 12/15/2003 up to 01/26/2004. It was carried through fertilization of base two days before the transplant. The defoliation of the sprouts below of first rácimo floral occurred after its emission soon. The first one defoliation was to the 25 days after the transplant (DAT) and second to the 39 DAT. Weight of good fruits, number of good fruits, average weight of good fruits, weight of damaged fruits, number of damaged fruits and average weight of fruits

(2)

damaged of each treatment had been evaluated the characteristics, in each harvest. The fertilization levels and defoliation modify the productivity of tomato produced in greenhouse. The increase of the fertilization provides to greater weight and number of fruits while that it defoliation propitiates greater weight of fruits and fruits of so great greater.

Keywords: Lycopersicon esculentum, weight of fruits, number of fruits. INTRODUÇÃO

A cultura do tomateiro é considerada a mais importante hortaliça produzida no Brasil. Devido à sua importância econômica, tem sido uma das espécies mais cultivadas em ambiente de estufa. No entanto, os custos de produção são elevados e, por isso, devem ser compensados com a maior produtividade e/ou qualidade dos produtos. Em função disso, existe grande demanda por informações técnicas sobre a cultura, como nutrição mineral e condução da planta.

Práticas de manejo como diferentes níveis de adubação, espaçamento, desfolha (poda) têm sido preconizadas para obtenção de maior produtividade e de melhor qualidade dos frutos do tomateiro (Peluzio et al., 1999).

O adequado suprimento de nutrientes pelo solo às plantas promove maior crescimento e aumento na produção do tomateiro. Sendo portanto, necessário o conhecimento de seus requerimentos nutricionais.

Em cultivos de tomateiro, a eliminação de folhas favoreceria a produção de assimilados pela melhor distribuição e captação de radiação solar ao reduzir o grau de sobreposição e sombreamento entre as folhas.

Resultados de pesquisa quanto ao efeito da desfolha da cultura do tomateiro sobre o rendimento são variáveis. Marcano (1996) trabalhando com o efeito de diferentes níveis de desfolha sobre o número e peso dos frutos por planta, observou que estas variáveis foram afetadas pela época em que ocorre a desfolha e pela intensidade do mesmo. Todos os níveis de desfolha reduziram o rendimento de frutos, e quanto mais intensa a desfolha menor o peso médio de frutos. Entretanto Martinez et al. (2001) observaram que todos os tratamentos com desfolha conduziram a um aumento no rendimento final da cultura do tomateiro quando comparado com o tratamento sem desfolha. Andriolo e Falcão (2000) verificaram que a matéria seca dos frutos não apresentou diferença entre os diferentes tratamentos de desfolha.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de níveis de adubação e desfolha sobre o peso total, número e peso médio de frutos de tomateiro, sob cultivo em estufa.

(3)

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido no período agrícola de 2003/2004, na Fundação Estadual

de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) em Eldorado do Sul, RS (latitude 30o05’S, longitude

51o39’W, altitude 10m). Utilizou-se uma estufa metálica modelo pampeana com cobertura

em arco coberta com filme de polietileno transparente de baixa densidade com 150 m de espessura e dimensões de 10 x 21 m, com pé-direito de 2,8 m e altura máxima de 4,0 m.

Foi utilizada a cultivar de tomateiro Fanny, de hábito de crescimento determinado. As sementes foram colocadas em bandejas de poliestireno com 128 células, sobre substrato comercial. O transplante foi realizado em 10/10/2003 quando as mudas estavam com quatro folhas definitivas. As avaliações (colheitas) foram realizadas a partir do dia 15/12/2003 até 26/01/2004, com intervalos de tempo que variaram entre 3 a 4 dias, totalizando 13 colheitas.

O controle de moléstias foi realizado preventivamente, com pulverizações semanais de fungicidas à base de iprodione, oxicloreto de cobre, mancozeb e mancozeb+metalaxyl-M, até a época da colheita, respeitando-se o período de carência. O controle de insetos foi feito de forma curativa, de acordo com a praga identificada, através de inseticida à base de deltamethrin e cyromazine.

O experimento foi delineado em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, com quatro repetições. Na parcela principal foram casualizados os três níveis de adubação (N1, N2 e N3) e na subparcela os três níveis de desfolha (D1, D2, D3). Seguiu-se a recomendação do CNPHortaliças (1992) e da Emater-RS para a determinação dos níveis de adubação. Assim,

definiu-se o nível N2 como sendo a adubação recomendada (300 kg ha–1 de P

2O5; 100 kg

ha–1 de k

2O; 120 kg ha–1 de N; 10 kg ha–1 de Bórax; 10 kg ha–1 de Sulfato de Zn), o nível N1 =

N2 x 0,5 e o nível N3 = N2 x 1,5. Os níveis de desfolha foram: D1 = sem desfolha; D2 = retirado uma folha e D3 = retirado duas folhas entre os rácimos. A parcela principal foi constituída de uma fila de plantas com dimensões de 9,00 m, espaçadas de 0,3 m entre si na linha e 1,25 m entre linhas. A unidade experimental (subparcela) foi constituída de uma

linha de 3 m x 1,25 m, totalizando 10 plantas (área útil de 3,75 m2). Uma linha em cada

extremidade da estufa, foi considerada como bordadura.

A adubação foi realizada na base, dois dias antes do transplante e a retirada dos brotos abaixo do primeiro rácimo floral foi realizada logo após a sua emissão. A primeira desfolha foi aos 25 dias após o transplante (DAT) e a segunda aos 39 DAT.

Avaliaram-se as características peso de frutos bons, número de frutos bons, peso médio de frutos bons, peso de frutos danificados, número de frutos danificados e peso médio de frutos danificados de cada tratamento, em cada colheita. Os frutos danificados caracterizaram-se por serem não-comerciais, o que abrange os refugos e aqueles atacados por pragas e doenças.

(4)

Realizou-se a análise da variância e teste F em relação a cada variável, com o total das colheitas, considerando fixos os efeitos de adubação e desfolha. As médias dos efeitos principais de adubação e desfolha foram comparadas pelo teste de Tukey, em nível de 5% de probabilidade de erro. As análises estatísticas foram realizadas, utilizando-se o programa computacional GENES (Cruz, 2001).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados da análise da variância dos caracteres peso de frutos bons (PFB), número de frutos bons (NFB), peso médio de frutos bons (PMFB), peso de frutos danificados (PFD), número de frutos danificados (NFD) e peso médio de frutos danificados (PMFD), utilizando o modelo matemático de um delineamento em blocos ao acaso com parcelas subdivididas, são apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Graus de liberdade (GL) e quadrado médio dos caracteres peso de frutos bons

(PFB), número de frutos bons (NFB), peso médio de frutos bons (PMFB), peso de frutos danificados (PFD), número de frutos danificados (NFD) e peso médio de frutos danificados (PMFD), para as causas de variação; média, coeficiente de variação para o efeito de níveis de adubação (CVa), coeficiente de variação para o efeito de desfolha (CVd), diferença mínima significativa pelo teste de Tukey para o efeito de adubação (a) e para o efeito de desfolha (d) em tomateiro. Eldorado do Sul, 2003/2004.

Quadrado Médio Causa de variação

GL PFB NFB PMFB PFD NFD PMFD

g m-2 frutos m-2 g fruto-1 g m-2 frutos m-2 g fruto-1

Bloco 3 1001812,8ns 287,0ns 478,8ns 34308,3* 39,1* 7,7ns Adubação (A) 2 4157615,4* 462,4* 39,9ns 12176,4ns 22,3ns 39,8ns Erro (a) 6 346794,8ns 62,7ns 132,4ns 4363,6ns 7,7ns 78,7ns Desfolha (D) 2 976951,6ns 16,7ns 276,7* 9109,6ns 27,2ns 45,0ns A*D 4 321062,4ns 25,0ns 70,2ns 7188,4ns 9,9ns 86,6ns Erro (d) 18 291915,5 31,1 66,4 14989,6 17,6 95,9 Média 5525,8 49,2 113,6 191,4 7,6 25,4 CVa (%) 10,7 16,1 10,1 34,5 36,7 34,9 CVd (%) 9,8 11,4 7,2 64,0 55,4 38,5 a 737,8 9,9 14,4 82,8 3,5 11,1 d 563,1 5,8 8,5 127,6 4,4 10,2

ns = Não significativo. * Significativo a 5% de probabilidade de erro pelo teste F.

O efeito de blocos foi significativo em relação as variáveis PFD e NFD, indicando que o uso do delineamento de blocos ao acaso foi eficiente para o estudo. Ausência de interação entre os fatores (adubação versus desfolha) em relação a todas as variáveis revela que as diferenças nas respostas dos níveis de adubação foram similares em todos os níveis de desfolha e vice-versa.

(5)

Houve diferença significativa em relação aos níveis de adubação quanto as variáveis PFB e NFB. Em relação aos níveis de desfolha, apenas o PMFB foi significativa. Por outro lado, os caracteres relacionados a frutos danificados (PFD, NFD e PMFD) não sofreram alterações em função de níveis de adubação e desfolha. Por isso, as mudanças nos caracteres relacionados a frutos bons (PFB, NFB e PMFB) possibilitam identificar tratamentos superiores em relação a adubação e/ou níveis de desfolha. Além disso, as estimativas obtidas em relação aos caracteres relacionados a frutos bons são mais precisas (menores valores de CVa e CVd) em relação aos caracteres relacionados a frutos danificados. De maneira geral, constatou-se superioridade dos caracteres relacionados a frutos bons, evidenciando uma boa qualidade da produção colhida.

As médias dos caracteres PFB, NFB, PMFB, PFD, NFD e PMFD, em relação aos níveis de adubação e desfolha encontram-se nas Tabelas 2 e 3, respectivamente. Considerando que o PMFD não foi alterado em função dos níveis de adubação, o maior PFB obtido com aplicação de 50% a mais que a adubação recomendada pode ser explicado pelo maior número de frutos bons (Tabela 2). Pinto et al. (1997) observaram aumento de produtividade

de até 308%, em relação ao tratamento sem N, com aplicação de 90 kg ha-1 de N.

Tabela 2. Média dos caracteres peso de frutos bons (PFB), número de frutos bons (NFB),

peso médio de frutos bons (PMFB), peso de frutos danificados (PFD), número de frutos danificados (NFD) e peso médio de frutos danificados (PMFD), de tomateiro em diferentes níveis de adubação. Eldorado do Sul, 2003/2004.

Níveis de adubação

PFB NFB PMFB PFD NFD PMFD

g m-2 frutos m-2 g fruto-1 g m-2 frutos m-2 g fruto-1

0,5 recomendação 5055,00 b* 44,09 b* 115,59ns 175,40 ns 7,00 ns 24,49 ns

1,0 recomendação 5336,82 b 47,33 ab 113,28 228,07 9,13 24,30 1,5 recomendação 6185,78 a 56,09 a 111,99 170,69 6,60 27,54

* Médias de tratamentos não seguidas de mesma letra diferem ao nível de 5% de probabilidade de erro pelo teste de Tukey. ns = não

significativo.

Quanto aos níveis de desfolha, o teste de F da análise da variância, foi significativo ao nível de 5,8% de probabilidade de erro, em relação ao peso de frutos bons. O diferente poder dos testes, explica o fato do teste de Tukey revelar diferença significativa ao nível de 5% (Tabela 3). Assim, o maior peso de frutos bons obtido com a maior desfolha (retirada de duas folhas/rácimo), pode ser explicado, provavelmente, pela maior translocação de fotoassimilados para a parte reprodutiva da planta, produzindo frutos com maior peso médio (maior tamanho).

Tabela 3. Média dos caracteres peso de frutos bons (PFB), número de frutos bons (NFB),

peso médio de frutos bons (PMFB), peso de frutos danificados (PFD), número de frutos danificados (NFD) e peso médio de frutos danificados (PMFD), de tomateiro em diferentes níveis de desfolha. Eldorado do Sul, 2003/2004.

(6)

Níveis de Desfolha

PFB NFB PMFB PFD NFD PMFD

g m-2 frutos m-2 g fruto-1 g m-2 frutos m-2 g fruto-1

Sem desfolha 5218,4 b* 49,2ns 108,1 b* 180,5ns 6,8ns 25,6 ns

Retirando 1 folha/rácimo 5577,0 ab 48,0 116,7 a 170,9 6,6 27,3 Retirando 2 folhas/rácimo 5782,2 a 50,3 116,1 ab 222,7 9,3 23,4

* Médias de tratamentos não seguidas de mesma letra diferem ao nível de 5% de probabilidade de erro pelo teste de Tukey; ns = não

significativo.

Os níveis de adubação e desfolha alteram a produtividade de tomateiro produzido em estufa plástica. O aumento da adubação proporciona maior peso e número de frutos não alterando o peso médio dos mesmos, enquanto que o aumento da desfolha propicia maior peso de frutos e frutos de maior tamanho, não modificando o número de frutos produzidos.

LITERATURA CITADA

ANDRIOLO, J. L.; FALCÃO, L. L. Efeito da poda de folhas sobre a acumulação de matéria seca e sua repartição para os frutos de tomateiro cultivado em ambiente protegido. Revista

Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.8, n.1, p.75-83, 2000.

CNPHortaliças. Cultivo do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.). Embrapa: Brasília, 1992, 22p.

CRUZ, C.D. PROGRAMA GENES – versão Windows: aplicativo computacional em genética

e estatística. Viçosa : UFV, 2001. 648p.

MARCANO, R.B. Efecto de diferentes niveles de defoliacion artificial sobre los rendimientos del tomate, en diferentes etapas de crecimiento del cultivo. Agronomía Tropical, Maracay, v.46, n.2, p.209-217, 1996.

MARTINEZ, S.; GRIMALDI, M.C.; GARBI, M.; ARTUR, M. Efecto de la defoliación en tres momentos fenológicos sobre el rendimiento en tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) en invernadero. Agricultura Técnica, Chillán, v.61; n. 4, p.522-526, 2001.

PELUZIO, J.M.; CASALI, V.W.D.; LOPES, N.F.; MIRANDA, G.V.; SANTOS, G.R. Comportamento da fonte e do dreno em tomateiro após a poda apical acima do quarto cacho. Ciência Agrotécnica, Lavras, v.23, n.3, p.510-514, 1999.

PINTO, J.M.; SOARES, J.M.; COSTA, N.D.; CLEMENTINO, M.B.F.; BRITO, L.T.L.; SILVA, D.J. Dose e período de aplicação de nitrogênio via água de irrigação na cultura do tomate.

Referências

Documentos relacionados

Foram mensuradas também as características de produção, como peso do cacho, número de frutos, peso médio dos frutos, produtividade, número de pencas; peso,

Conclusão: Esse relato de caso apresenta o ácido tricloroa- cético como opção terapêutica efetiva, de baixo custo e fácil aplicabilidade para pacientes com múltiplas comorbida-

Este trabalho objetivou avaliar o comportamento espacial do peso de frutos por planta (PP), número de frutos por planta (NF), peso médio de frutos por planta (PMF), em dois anos

violaceum (encoding for 13 tsr, 15 tar, 9 trg, and 4 tap), added to the multiple copies of the chemotaxis genes (four CheA, three CheB, two CheD, three CheR, three CheV, five CheY,

As variáveis número e peso de frutos de terceira classe e número e peso de frutos de descarte do ensaio sob adubação convencional, e as características

Dans le but de proposer une organisation didactique de l’expérience de recevoir le diagnostic médical, soutenue par notre expérience dans le domaine de l’annonce et prenant en

Tabela 1 - Número e peso de frutos totais e comerciais por planta, peso médio de frutos e nota média de sintomas de frutos de abobrinha de moita Samira sadias e infectadas com

Altura média das plantas, número médio de cachos e frutos por planta, peso médio de frutos e produção média do tomateiro cultivado em quatro substratos diferentes em