• Nenhum resultado encontrado

ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 12 de julho de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 12 de julho de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1341 | 7 a 12 de julho de 2014

A grande vencedora da promoção, Maria José de Oliveira Moreira, recebeu seus prêmios das mãos dos diretores do Sindicato, no dia 2/7, no BNB Passaré (pág. 5)

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

Sindicato entrega premiação da

promoção Bancários na Copa

• Botequim dos Bancários

do mês de julho será

em Quixadá, no próximo

dia 19, abrangendo a

categoria da região do

Sertão Central (pág. 3)

• Em assembleia dia 3/7,

os bancários aprovaram

o balanço fi nanceiro e

patrimonial do exercício

2013 do Sindicato

(pág. 8)

• Itaú: bancários em

negociação, dia 2/7, pedem

o fi m das demissões, mais

contratações e melhores

condições de saúde,

segurança e trabalho

(pág. 6)

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

AABNB é atuante em defesa

dos aposentados

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE A Associação dos

Aposen-tados do Banco do Banco do Nordeste (AABNB) foi fundada no dia 17 de maio de 1983, com o objetivo de reunir e congregar seus associados pelo aposen-tado Otacílio Braga Barbosa. Desde então, a entidade pro-move, entre outras atividades, momentos de integração social para que os aposentados do BNB tenham oportunidade de reencontrar amigos, trocar ideias, obterem informações e socializarem-se com os ex-colegas de banco. Além disso, a entidade oferece programação cultural, acompanhamento de assuntos referentes à Camed, Capef, BNB e BNB Clube, par-ticipa das lutas em defesa da Previdência Complementar e, inclusive, representa e defende os interesses dos associados, em juízo ou fora dele.

“Nosso papel é criar um canal de ligação entre o apo-sentado e a empresa que tanto tempo fez parte da sua vida, o BNB, seja com informações ou entre os antigos colegas de trabalho. Além disso, oferece-mos cursos de informática e, caso seja necessário, podemos representar o associado juri-dicamente também”, destaca

o presidente da AABNB, Arcelino Lima, aposentado desde 1993. Crise – Arceli-no enfatiza que a situação dos apo-sentados do BNB, assim como de todos os aposen-tados, não tem sido fácil, mas não culpa o Ban-co diretamente. Segundo ele, a si-tuação atual foi “amarrada” ainda

no governo FHC, através da Emenda Constitucional 20 e as leis 108/9 que uniformizaram e padronizaram a legislação para todos os fundos de pensão, com acompanhamento direto do governo através do Ministério da Previdência (Previc). “Essas normatização criou a paridade de participação na proporção de um para um. Ou seja, se o BNB quiser aumentar sua con-tribuição à Capef irá onerar os próprios aposentados que também terão que contribuir com um valor maior”, expli-ca. Segundo ele, o reajuste anual com o índice da infl ação

somente será permitido se o fundo conseguir o resultado fi nanceiro igual ao INPC mais a Taxa Atuarial. A da Capef é de 5,75%. Qualquer benefício adicional só será permitido se obter um superávit sufi ciente na Reserva Técnica.

Associe-se – De acordo com Arcelino, cerca de 580

SERVIÇO:

AABNB – Rua Perboyre e Silva, 111 – Salas 801/805 Centro – Fortaleza

Telefones: (85) 3254-5204 / 3252-3493 aabnb@aabnb.com.br / www.aabnb.com.br

funcionários aderiram ao PID do BNB. “O que nós queremos é que esses aposentados pro-curem a associação. A mensa-lidade é descontada através da Capef e nós estamos de portas abertas para que esses novos aposentados continuem fazen-do parte da família benebeana e, além disso, fortalecer a luta por nossos direitos”, informa.

(3)

Arraiá do Botequim anima bancários

em clima junino e de Copa

Fotos: Drawlio Joca – SEEB/CE

Um verdadeiro ar-raiá. Foi assim o Bo-tequim dos Bancários realizado no último dia 27/6, com uma decora-ção especial misturando os festejos juninos com a realização da Copa do Mundo de Futebol. Um dos mais animados Bo-tequins, com sanfonei-ro, violeiros, quadrilha junina improvisada e comidas típicas tradi-cionais nordestinas. O público vibrou com toda a programação.

Uma dupla de violei-ros abrilhantou a Con-versa de Botequim, com o bancário Orlando Quei-roz (CEF), abordando o tema A Arte do Repente. Houve também o lança-mento do livro “Recorda-ções”, do aposentado da CEF, Rogélio Fernandes (Talento Bancário). A banda Elias Carneiro e Raízes do Forró antece-deu o show do sanfoneiro Clementino Moura e promoveu a animação da quadrilha improvisada, puxada pelo animador cultural Dilson Pinheiro.

Após o sucesso de Fortaleza, o Sindicato leva o Botequim dos Bancários ao Sertão Central, numa programação alegre e festiva para os bancários dessa

região. A ideia é levar o Botequim a outras regiões do Ceará”

Tomaz de Aquino, secretário de Cultura do Sindicato dos Bancários do Ceará

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizará no próximo dia 19 de Julho a primeira edição do Botequim dos Bancários no interior do Estado. A edição especial será na cidade de Quixadá, no Clube da AABB, abrangendo a região do Sertão Central e os municípios de Mombaça, Quixeramobim, Morada Nova, Baturité, Senador Pompeu, dentre outros.

O evento contará com todas as atrações do Botequim dos Bancários que é realizado em Fortaleza, ou seja: o quadro Conversa de Botequim, apresentação do Talento Bancário da região (Robson Barros e banda, da Caixa Econômica) e duas atrações musicais levadas de Fortaleza, entre elas a banda Transacionais, que faz um resgate da autêntica “música retrô brasileira”. Os Transacionais surgem como uma proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê-Iê-Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e descontração da surf-music.

O Botequim dos Bancários em Quixadá será aberto às 19h com encerramento previsto para as 23h. Da mesma forma que em Fortaleza, o bar funcionará oferecendo bebidas como cerveja, whisky, refrigerante e água clonadas, onde o consumidor ao adquirir uma ficha recebe duas. Petiscos e tira-gostos serão servidos a preço de custo.

O Botequim dos Bancários tem entrada gratuita para bancários que podem levar familiares e convidados. Entre os bancários que se inscreverem confirmando presença através do site www.bancariosce.org.br/sorteio.php será realizado sorteio de quatro vales-contas no valor de R$ 100,00 cada, a ser entregue na hora, em espécie, mas apenas para os que estiverem presentes no momento do sorteio.

Sindicato leva o

Botequim dos Bancários

para o Interior

(4)

Com o objetivo de atender uma demanda permanente da categoria bancária e contribuir para a quali-fi cação proquali-fi ssional e ascensão no mercado de trabalho, o Sindicato dos Bancários do Ceará, em parceria com o professor João Henrique Le-mos, promoverá Curso Preparatório

para o EXAME CPA10 (ANBIMA). O curso será ministrado na sede do Sindicato, no perío-do de 22 a 31/7, com duração de 24 horas/ aulas, no horário das 19 às 22 horas. Serão disponibilizadas 50 vagas somente para bancários sindicalizados. O investimento será de R$ 220,00.

Os bancários sindicalizados interessados em participar do curso devem fazer sua pré-inscrição na Secretaria de Formação do SEEB/CE, através do telefone (85) 3252 4266, no período de 14 a 18/7, no horário de 10 às 16 horas.

No conteúdo programático estão inclusos Sistema Financeiro Nacional; ética; regula-mentação e análise do perfi l do investidor;

Sindicato promove inscrições

para curso CPA-10

noções de economia e fi nanças; prin-cípios de investimento: conceitos; fundos de investimento e demais produtos de investimentos; além da resolução de simulados diversos.

O curso de CPA-10 destina-se a certifi car profi ssionais que desempenham atividades de co-mercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias. Esta iniciativa, amparada na Resolução 3.158 do Conselho Monetário Nacional, instituiu um processo de aferição do conhecimento dos principais aspectos relacionados à dis-tribuição desses produtos de investimento. “Essa é uma iniciativa do Coletivo de For-mação, que através de sua secretaria, tenta realizar atividades voltadas para o desenvolvi-mento e o aprimoradesenvolvi-mento da categoria bancá-ria, não somente no âmbito profi ssional, mas também nos valores políticos, humanitários e culturais”, afi rma a secretária de Formação do Sindicato, Iêda Marques.

O Sindicato dos Bancá-rios do Ceará realizou reu-nião com os empregados da Caixa Econômica Federal de Canindé no último dia 26/6. Os diretores da entidade, Bosco Mota e Erotildes Tei-xeira, deram informes sobre a campanha salarial deste ano e forneceram orienta-ções de como os bancários devem proceder em casos de problemas com relação à jor-nada de trabalho e o devido pagamento de horas extras, assédio moral e cobrança de metas.

Sindicato visita agência da Caixa em Canindé

A Contraf-CUT, federações e sindicatos entregaram no dia 30/6, à Fenacrefi (Federação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos), em São Paulo, a pau-ta de reivindicações dos financiários para a campanha salarial deste ano. A primeira rodada de negociação foi marcada para o próximo dia 16 de julho, às 10h, na sede da entidade patronal, na capital paulista.

A categoria reivindica reajuste composto pela reposição da inflação de 5,6% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre 1º de junho de 2013 a 31 de maio de 2014, mais 5% de aumento real, aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), combate às metas abusivas e ao assédio moral, dentre outras.

Na campanha deste ano, os finan-ciários estão também mobilizados pela inclusão do vale-cultura, benefício já conquistado pelos bancários durante a última campanha salarial. O valor de R$ 50,00 mensais é destinado por lei aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos, mas as empresas precisam aderir ao Programa Cultura do Trabalhador junto ao Ministério da Cultura.

Financiários pedem

aumento real de 5%,

além da reposição da

infl ação

“Queremos que os fi nanciários tenham aumento real de salário signifi cativo e sejam todos contemplados com o vale-cultura” Ricardo de

Paula, secretário Geral do Sindicato dos Bancários do Ceará e empregado

do Banrisul

(5)

Sindicato entrega prêmios aos vencedores

da promoção Bancários na Copa

Durante toda a semana passada, o Sindicato dos Bancários fez a entrega da premiação aos vencedores da promoção Bancários na Copa, em suas respectivas agências. Participaram da promoção mais de 1.400 bancários sindicalizados.

Os diretores do Sindicato fizeram a en-trega das premiações à bancária do BNB, Maria José de Oliveira Moreira, a grande

vencedora da TV de 60’’ que também levou uma camisa da Seleção Brasileira. “Minha filha que teve a iniciativa de se cadastrar na promoção e com a ajuda dos irmãos foi anotando os palpites um a um e depois, íamos todos acompanhando os resultados. Foi um momento que envol-veu todos nós e agora toda a família foi premiada”, conta.

Os demais vencedores do concurso, do 2º ao 20º colocado, receberam camisas oficiais da Seleção Brasileira.

Quem se cadastrou no site, dava seu palpite sobre os resultados dos 48 jogos da primeira fase da Copa. Quem acertava o placar, acumulava 30 pontos, enquanto quem só acertava o resultado (vitória ou empate), acumulava 10 pontos.

(6)

Foto: Contraf/CUT Em negociação com a

direção do Itaú ocorrida no dia 2/7, em São Paulo, a Contraf-CUT, federações e sindicatos cobraram o fi m das demissões e da ro-tatividade no banco, bem como mais contratações e melhores condições de saúde, segurança e tra-balho.

O Itaú lucrou R$ 4,5 bilhões no primeiro tri-mestre de 2014, um cresci-mento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, apesar de tanto lucro, o banco cortou 733 vagas nos primeiros três meses deste ano, totalizan-do 2.759 nos últimos 12 meses, o que é inaceitável. Os repre-sentantes do banco afi rmaram que não há plano de redução de funcionários, mas foram logo contestados pela Contraf-CUT.

Agências de Negócios – Os dirigentes sindicais reitera-ram as críticas ao modelo de agências de negócios do Itaú, que têm sido implantadas em várias cidades do País, mas não possuem portas de segurança com detectores de metais nem vigilantes, o que põe em rico a vida de bancários e clientes. O banco anunciou a suspensão da abertura de novas agências de negócios e afirmou que está estudando a questão do funcionamento das atuais 64 unidades existentes.

Em negociação, bancários

cobram fim das demissões e da

rotatividade

Além disso, a falta de fun-cionários no Itaú é tão grande que até o direito ao gozo de 30 dias de férias dos bancários tem sido descumprido pelo banco. Os representantes do Itaú informaram que foi feito um comunicado aos gestores do banco, recomendando que os funcionários possam usufruir todo o período de 30 dias de férias.

Fináustria – Foi retoma-do o debate sobre a proposta de bancarização de 1.829 trabalhadores da área de fi -nanciamento de veículos, a Fináustria. Pela proposta apre-sentada pelo banco na última negociação, realizada no dia 13/5, todos os empregados da Fináustria que estavam excluí-dos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) passarão a ter os direitos dos bancários.

“O que nós vemos hoje no Itaú, além dos números do balanço, são funcionários sobrecarregados, acumulando

funções e, por conta disso, adoecendo física e mentalmente. O que queremos

são mais contratações, o fi m da rotatividade e o aumento dos postos de trabalho. Não

podemos aceitar que um banco, que lucra tanto, demita

pais e mães de família”

Alex Citó , diretor do Sindicato dos Bancários do

Ceará

Os aposentados aniversa-riantes de julho e os pensionis-tas, cujos titulares dos planos de benefícios fazem aniversário neste mês, estão sendo convo-cados pela Funcef a recadas-trarem-se o quanto antes junto à Fundação. Os participantes aptos devem ficar atentos ao prazo.

O processo de recadastra-mento anual de aposentados e pensionistas vinculados à Funcef foi lançado no ano pas-sado. A Funcef esclarece que esse procedimento poderá ser feito em qualquer agência da Caixa pelo País, cabendo aos aposentados comparecer no mês de aniversário, já que os pensionistas devem se recadas-trar no mês de aniversário do titular do plano.

O processo é simples: basta comparecer a uma das agências da Caixa, portando um documento de identidade com foto e o formulário recebi-do pelos Correios.

Quem estiver impossibi-litado de comparecer a uma agência da Caixa, deverá ligar para a Central de Atendimento da Funcef (0800 706 9000) e agendar uma visita. Atenção: quem não se recadastrar no mês estipulado pela Funda-ção poderá ter seu benefício suspenso e, em último caso, cancelado.

Os aniversariantes de meses anteriores, no caso de ainda não terem se recadas-trado, devem procurar uma agência da Caixa, a fim de evi-tar a suspensão do pagamento do benefício.

Funcef defl agra

processo de

recadastramento

de aposentados e

pensionistas

(7)

Santander volta a liderar em maio ranking de

queixas de clientes no Banco Central

O Santander voltou a liderar em maio, pela quarta vez em 2014, o ranking das instituições fi nanceiras com o maior número de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). O banco espanhol teve 415 reclamações procedentes e maio, contando com 22,851 milhões clientes sob o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que representa o índice de 1,81 no mês, o mais alto entre as maiores instituições.

As principais reclamações no Santander foram a realização de débitos não autorizados, a prestação do serviço de conta-salário de forma irregular e a concessão de crédito sem docu-mentação adequada. Em 2013, o Santander ocupou por oito vezes o primeiro lugar no ranking de reclamações do BC.

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumpri-mento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). A

lista considera apenas as recla-mações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verifi car qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns ban-cos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Banrisul, HSBC, BB e Itaú vêm logo depois – O Banrisul

Essa liderança do Santander no ranking de reclamações do Banco Central é refl exo da falta

de funcionários nas agências do banco, que traz como consequência a extrapolação da jornada de

trabalho, adoecimento dos funcionários e a prática de assédio moral quando da

cobrança das metas”

Eugênio Silva, secretário de Saúde do Sindicato dos

Bancários do Ceará

passou da terceira para a se-gunda posição do ranking do BC. O HSBC passou do primeiro lugar em abril para o terceiro em maio. Já o Banco do Brasil permaneceu no quarto lugar e o Itaú entrou para o ranking, ocupando a quinta posição, no lugar do Bradesco, que não está mais entre os cinco mais reclamados. No total, foram 1.049 reclamações de clientes procedentes em maio contra 732 em abril.

BNB: Sindicato reivindica suspensão da

cobrança de prestações de empréstimo

O Sindicato dos Bancá-rios do Ceará protocolou na quinta-feira, dia 3/7, junto à Presidência do BNB, requerimento solicitando suspensão na cobrança de prestações dos empréstimos de férias e CDC’s durante

os meses de julho, agosto e setembro de 2014.

O objetivo é propiciar aos funcionários alívio orça-mentário nos meses finais da vigência do acordo salarial 2013/2014, tendo em vis-ta já terem decorrido dez

meses do último aumento, conquistado em vitoriosa greve da categoria realizada em setembro de 2013.

O Sindicato dos Bancá-rios do Ceará entende que o pleito deverá ser atendi-do, pois já se tornou uma

prática adotada há mais de dez anos. Compreende também que a medida deve ser estendida a todo corpo funcional do Banco, inde-pendentemente do Sindicato ao qual o funcionário esteja vinculado.

(8)

Homenagem ao SEEB/CE

O Sindicato dos Bancários do Ceará será homenageado pela

Paróquia de Nossa Senhora Santana, durante a festa da padroeira, no dia 24 de julho,

no município de Santana do Cariri. A homenagem será prestada no encerramento do novenário da Santa Padroeira, numa solenidade às 19 horas do

dia 24/7. O pároco da cidade prestará homenagem, além do Sindicato, aos Correios e Telégrafos e servidores públicos

municipais.

Pauta dos trabalhadores

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Vicente Candido (PT/SP), instalou, dia 2/7,

uma subcomissão voltada especificamente à análise de projetos de interesse dos trabalhadores. Cerca de 180 matérias relacionadas à classe trabalhadora tramitam na CCJ. Entre os projetos estão a redução da jornada de trabalho para 40h/semanais, a manutenção da política de valorização do salário, a correção da tabela do IR, o fim do fator previdenciário e a igualdade de oportunidades para homens e mulheres. A constituição desta subcomissão é um desmembramento da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em abril, em São Paulo.

Mais Médicos

A presidenta Dilma Rousseff disse dia 30/6 que o Programa Mais Médicos superou a meta de cobertura e beneficia, atualmente, 50 milhões de pessoas em todo o País. O número inicial estipulado era

chegar a 46 milhões de brasileiros. Segundo ela, todos os pedidos de prefeitos por médicos para suas cidades foram atendidos. O Mais

Médicos está presente em 3.819 municípios. São 14.462 médicos (brasileiros e estrangeiros) atuando em postos de saúde no Brasil.

Bancários aprovam prestação de contas

do Sindicato do exercício 2013

Reunidos em assembleia na última quinta-feira, dia 3/7, os bancários apro-varam o balanço fi nanceiro e patrimo-nial do exercício 2013 do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Dando sequência ao processo de transparência e democracia, o Sindi-cato, em uma assembleia da categoria, apresentou através do escritório de Contabilidade Ábaco, responsável pela contabilidade da entidade, dados e informações referente ao exercício do ano de 2013. Durante a assembleia, os bancários puderam acompanhar uma exposição do contador Bosco Cardoso contendo o demonstrativo das contas da entidade durante o ano passado.

O diretor José Eduardo Marinho, em nome do Conselho Fiscal leu o parecer do referido Conselho, que após analisar

os documentos, concluiu aprovar tais documentos e recomenda a aprovação do balanço de 2013.

E após debate, os bancários delibe-raram pela aprovação das contas do Sindicato, fi cando constatada a respon-sabilidade com que a direção prima em gerir os recursos da entidade.

Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, a diretoria procura deixar clara a sua preocupa-ção com os recursos do Sindicato. “A direção do Sindicato tem procurado ter maior atuação, com ações que cheguem mais aos bancários. Atuamos de forma decisiva, com segurança, austeridade, preservando o patrimônio da entidade para manter a luta em defesa dos direitos da categoria. Nossos associados reco-nhecem que o Sindicato os representa e os defende”, disse.

Referências

Documentos relacionados

Ao tratar da produção e da pesquisa em humanidades, é importante considerar, antes de decidir se algo é frau- dulento ou plágio, que tais ciências são de natureza es-

Memorandum de Entendimento (MoU) Tro ca de info rm aç ão b ase Análise mais detalhada da informação  Financeira e de mercado  Institucional  Plano de negócios

O Domaine Robert Serol, que na Região de Roanne é uma vinícola emblemática, vinifica alguns hectares de vinhedo da Família Troisgros. com a uva Gamay, que tanto na Região

A entidade adjudicante terá o direito a exigir indemnização por perdas e danos eventualmente resultantes do atraso ou do não cumprimento por parte do adjudicatário

Interessante, também, foi à alteração introduzida no artigo 62, que trata da ação de despejo por falta de pagamento que estabeleceu claramente a justificativa

É o seu amor como o vento Isso atingiu minha alma E isso tocou meu coração E te encontrar hoje em mim Como um amor para sempre E, que eu nunca vou esquecer Vida do meu coração.

O objetivo desse estudo é avaliar as tensões aplicadas no componente femoral e no componente acetabular da prótese de fêmur no momento de maior propulsão da

Analisando em pormenor as respostas dadas, constata-se que a menção de “pouco satisfeito” apenas foi atribuída 1 vez a cada uma das questões acima referidas e pelo