• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA ASSESSORIA DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA ASSESSORIA DE IMPRENSA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000

CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br

Governo do Estado de São Paulo dá a largada

para a Virada Cultural Paulista 2014

Estado confirma a participação de 28 cidades e antecipa divulgação de artistas escalados para o evento, que acontece pela primeira vez em dois fins de semana.

Line up inclui a banda inglesa Asian Dub Foundation, o americano John Pizzarelli e a

alemã Tusq, além de grandes nomes da música nacional

O Governo do Estado de São Paulo deu a largada para a Virada Cultural Paulista de 2014. O governador Geraldo Alckmin confirmou a participação de 28 cidades no evento deste ano, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença dos prefeitos e secretários municipais de Cultura. Foi divulgado também o calendário de realização da Virada – que pela primeira vez ocorrerá em dois fins de semana, 24 e 25 de maio; 31 de maio e 1º de junho – além de revelados os nomes de artistas já confirmados. A partir de agora, está dada a largada para que a Secretaria de Estado da Cultura produza a oitava edição do evento cultural mais abrangente do interior e litoral paulistas.

"Nosso Estado tem um compromisso com a cultura, que tem um papel de transformação da sociedade que é muito importante. A Virada promove cultura com descentralização, levando-a para onde a população paulista está. E para isso, não há melhores parceiras do que as prefeituras municipais" afirmou o Governador Geraldo Alckmin.

No fim de semana de 24 e 25 de maio recebem a Virada Cultural Paulista as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Já no fim de semana seguinte, 31 de maio e 1º de junho, a Virada acontece em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara do Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.

Com a divisão do evento em dois fins de semana, a população paulista ganha a oportunidade de acompanhar a Virada em cidades diferentes, escolhendo a programação que mais lhe agrada em cada fim de semana. Além disso, a mudança atende à necessidade de criar uma alternativa para cidades que realizam grandes festas locais na mesma época da Virada. Outra grande vantagem é que a Secretaria de Estado da Cultura poderá escalar os artistas mais consagrados e requisitados pelo público para fazer até quatro shows em cidades diferentes.

É o caso da banda Titãs, por exemplo, que se apresentará em Botucatu, Indaiatuba, Mogi Mirim e São Carlos. A Virada também conseguiu reunir dois ex-titãs – Nando Reis com participação especial de Arnaldo Antunes – para um

(2)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000

CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br

show que acontece em Diadema. O rock nacional terá, ainda, as participações de Lobão (com o show Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal), Arnaldo Antunes (solo), Ultraje a Rigor, Ira! e Raimundos. Da influência e hip hop, vem Gabriel O Pensador, enquanto o manguebeat pernambucano marca presença com a Nação Zumbi. Já Otto faz dois shows diferentes: do seu disco mais recente, The Moon

1111 e do projeto Otto canta Martinho, com repertório de Martinho da Vila.

O rol dos artistas já confirmados inclui ainda nomes consagrados da MPB, como Gal Costa, com o consagrado show Recanto, Geraldo Azevedo, Almir Sater, Guilherme Arantes, João Bosco e Baby do Brasil, além de Wanderléa representando a Jovem Guarda. O ídolo Tim Maia será homenageado em tributo que reúne a Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima.

Da nova geração da música brasileira, a Virada confirma a participação de Emicida, Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, B Negão e os Seletores de Frequência, Farofa Carioca e Pollo.

A Virada também já garantiu a participação de bandas internacionais no evento. O jazzista americano John Pizzarelli – que já gravou dois discos dedicados à música brasileira – se apresenta em Americana. Da Inglaterra, a banda Asian Dub Foundation promete agitar o público de Araçatuba, Indaiatuba e Campinas com sua mistura eletrônica de rapcore, dub, dance e raggae. Já a banda alemã Tusq, cujas influências mesclam folk, rock e indie, se apresenta em Botucatu, Jundiaí, Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste.

(veja abaixo em que cidade os artistas tocam)

“Com a realização da Copa em junho e a perspectiva de muitos eventos culturais associados a ela, a produção da Virada Cultural Paulista começou mais cedo este ano para garantirmos a contratação de artistas concorridos”, explica a coordenadora da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC) – responsável pela realização do evento – Maria Thereza Bosi de Magalhães. “Adiantamos a divulgação dos nomes já confirmados e, a partir de agora, vamos trabalhar no fechamento da grade de programação para cada cidade. Como já é marca da Virada, estarão presentes estilos diversificados nas linguagens música, teatro adulto e infantil, dança, circo e muito mais”, conclui.

A programação é discutida previamente com cada município, que indica as tendências culturais mais apreciadas em cada cidade. A partir disso, a produção da Virada busca contemplar os estilos indicados com nomes consagrados e de vanguarda, oferecendo shows e apresentações tanto para quem quer ver artistas já conhecidos como para os que gostam de conhecer novas tendências.

(3)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000

CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br

Se a Virada Cultural Paulista tem uma tradição, é justamente a de incluir em sua programação artistas de vanguarda junto com os consagrados; nomes jovens da cena emergente e estilos tradicionais como o samba. Para compor essa cena de diversidade musical, já estão contratados para o evento as bandas Metá Metá, Holger, Tokyo Savannah, A Banda Mais Bonita da Cidade, Sandália de Prata, Os Opalas, O Terno, Isca de Polícia, Bicho de Pé, Banda Paralela, Porcas Borboletas, Vivendo do Ócio, Leões de Israel, Copacabana Club, Aliados, Selvagens à Procura da Lei, assim como Azymuth e Hyldon.

A banda Vanguart fará um show especial em homenagem a Raul Seixas. Também estão confirmados nomes da nova MPB, como Thiago Pethit, Tiê, Luiza Possi, Graça Cunha, Fabiana Cozza, Daúde, Ana Cañas e Bruna Caram. Marquinhos Dikuã e Tobias da Vai Vai se apresentam juntos.

Realização e parcerias

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e das Prefeituras das 28 cidades. O Estado é responsável pela contratação dos artistas e grupos, além da coordenação geral do evento, enquanto os municípios investem na infraestrutura de som, palco e segurança para garantir a festa. Além disso, a virada tem também a parceria do SESC-SP, que faz uma programação especial nas unidades localizadas nos municípios participantes.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, afirma que a participação do SESC na Virada Cultural Paulista “tem o objetivo de proporcionar o acesso da população aos bens culturais, fortalecendo os vínculos com o público de diferentes regiões do Estado e as parcerias institucionais”.

O Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos são apoiadores da Virada Cultural Paulista 2014: em iniciativa inédita, eles vão desenvolver um aplicativo para celulares com toda a programação do evento, cidade a cidade.

A execução da Virada Cultural Paulista é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social parceira da Secretaria de Estado da Cultura.

ARTISTAS/CIDADES

Estes são os nomes já confirmados para a Virada. A grade de programação completa é bastante extensa e incluirá também espetáculos de dança, teatro adulto e infantil, circo e outras linguagens artísticas. A divulgação de outros artistas e grupos confirmados será feita em breve pela Secretaria de Estado da Cultura.

(4)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000

CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br

Americana – Criolo e J. Pizzarelli (EUA)

Araraquara – Otto (The Moon 1111) e Gal Costa Barretos – Lobão e Emicida

Botucatu – Titãs e Geraldo Azevedo

Caraguatatuba – Gabriel o Pensador e Wanderléa Franca – Almir Sater e Lobão

Indaiatuba – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs Jundiaí – Emicida e Ultraje a Rigor

Marília – Geraldo Azevedo e Raimundos Mogi das Cruzes –Guilherme Arantes

Piracicaba – Guilherme Arantes e Nação Zumbi

São João da Boa Vista – Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes São José do Rio Preto – Gal Costa e Otto (The Moon 1111) Sorocaba – Arnaldo Antunes e Criolo

2ª FIM DE SEMANA: 31 de Maio e 1º de Junho Araçatuba – Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra) Assis – Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz Bauru – IRA! e Almir Sater

Campinas – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil

Diadema – Gabriel O Pensador e Nando Reis com participação de Arnaldo Antunes Ilha Solteira – (em confirmação)

Mogi Mirim – Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência Mogi Guaçu – João Bosco e Céu

Presidente Prudente – Farofa Carioca e Raimundos

Registro – Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila) Santa Bárbara D’Oeste – Almir Sater e IRA!

Santos – Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima)

São Carlos – Baby do Brasil e Titãs

São José dos Campos – Otto (Otto canta Martinho da Vila) e Pollo

Mais informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura

Natália Inzinna – (11) 2627-8162 – ninzinna@sp.gov.br

Juliana Petroni – (11) 2627-8070 – jpetroni@sp.gov.br Jamille Menezes – (11) 2627-8243 – jmferreira@sp.gov.br Josiane Campos – (11) 2627-8164 – josianecampos@sp.gov.br

(5)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000

CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

As provas são encurtadas quando o calor está muito intenso.” A atleta revela algumas me- didas utilizadas pelos atletas desse esporte para fugir do calor.. “Se o calor é

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

Imediatamente após o transplante de medula, os antibióticos e os antifúngicos necessários durante a aplasia, os narcóticos utilizados para tratar a mucosité, os