• Nenhum resultado encontrado

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DEVE SER FEITA JÁ, ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DEVE SER FEITA JÁ, ATÉ O DIA 30 DE JUNHO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DEVE SER FEITA JÁ,

ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

Companheiros (as),

Os membros da Comissão Nacional de Supervisão, pelo SINASEFE, vêm através des-te documento orientar as Comissões Indes-ternas de Supervisão que as IFEs onde já existia um programa de avaliação de desempenho, anterior ao PCCTAE, mas que desde 1º de março de 2005 ainda não realizaram a avaliação dos Técnicos Administrativos em Educa-ção, poderão fazê-lo nos moldes antigos, adaptando-os ao PCCTAE, até o dia 30 de junho de 2007, conforme a Resolução/CNS nº 02, de 23 novembro de 2006, e a Nota técnica nº 001/2007CGGP/SAA/MEC, de 19 de abril de 2007, publicada abaixo.

JOSEMAR CLEMENTE DE ALMEIDA, IVELISE SANTOS e WILLIAM CARVALHO Membros da Comissão Nacional de Supervisão pelo SINASEFE

Nota Técnica sobre Avaliação

Ministério da Educação

Subsecretaria de Assuntos Administrativos Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

NOTA TÉCNICA Nº 001/2007/CGGP/SAA/MEC

Ementa: Orientações aos dirigentes de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino (IFE) vinculadas ao Ministério da Educação, alertando sobre os procedimentos para a progressão por mérito no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

(2)

A presente Nota Técnica visa orientar as Instituições Federais de Ensino (IFE) quanto aos procedimentos relativos à Progressão por Mérito, complementando as informações trazidas pelas Resoluções da Comissão Nacional de Supervisão Nº 02 de 23/11/06 e Nº 03 de 01/12/06, em razão de diversos questionamentos encaminhados a esta Coordenação Geral.

1. Requisitos para a concessão da Progressão por Mérito

A Progressão por Mérito está definida no § 2º do Art 10 da Lei nº 11.091 de 12 de janeiro de 2005, quando esta estabelece que:

“Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respecti-vo nível de capacitação.”

Assim, para efeito de concessão é necessário observar dois requisitos, a saber:

o Interstício – Período mínimo de efetivo exercício exigido para a concessão de progressão por mérito, durante o qual o servidor será submetido a avaliação de desempenho. A Lei nº 11.091/2005 determina que este deva ser de 02 (dois) anos de efetivo exercício no cargo exercido pelo servidor.

o Resultado no Programa de Avaliação de Desempenho – é o resultado positivo obtido a partir da aplicação do processo de avaliação de desempenho.

2. Em relação ao interstício para a Progressão por Mérito

o Servidores que no PUCRCE não estavam no último padrão de vencimento. No caso dos servidores que, no momento do enquadramento na Lei nº 11.091/2005, ain-da não haviam atingido no PUCRCE o último padrão de vencimento, isto é, ainain-da não ha-viam atingido o padrão SIII, o resíduo de tempo entre a última progressão e a inclusão no PCCTAE (01 de março de 2005) deverá ser computado para efeito de concessão da primeira Progressão por Mérito.

Exemplificando:

o Um servidor “A” quando de seu enquadramento no PCCTAE estava posicio-nado no PUCRCE no padrão de vencimento SII e teve sua última Progres-são por Mérito em março de 2003. Conforme a Lei estabelece, este servidor já teria adquirido o direito à concessão de Progressão por Mérito em março

(3)

de 2005, caso obtivesse resultado positivo em programa de avaliação de desempenho.

o Um servidor “B”, quando de seu enquadramento no PCCTAE estava posi-cionado no PUCRCE no padrão de vencimento SI e teve sua última Pro-gressão por Mérito em agosto de 2004. Este, em agosto de 2006 já teria possibilidade de progredir por mérito, uma vez satisfeita a condição de ob-tenção de resultado positivo em programa de avaliação de desempenho. o Um servidor “C”, que estava no cargo a menos de dois anos quando da

im-plantação do PCCTAE, isto é, ingressou no cargo que ocupa no período compreendido entre 01 de março de 2003 e 12 de janeiro de 2005. Supondo que o seu ingresso tenha sido em 01 de agosto de 2004, em 01 de agosto de 2006 ele já teria possibilidade de progredir por mérito, uma vez satisfeita a condição de obtenção de resultado positivo em programa de avaliação de desempenho.

o Servidores que no PUCRCE estavam no último padrão de vencimento. Neste caso, a Resolução/CNS nº 03, de 01 de dezembro de 2006 estabelece que:

“Para os servidores que no PUCRCE estavam no último padrão do cargo será computado o resíduo de tempo de serviço que porven-tura tenha restado do enquadramento no PCCTAE. O resíduo a ser considerado para a Progressão por Mérito será aquele que ex-ceder os anos pares considerados para o enquadramento por tempo de serviço público federal.”

Tomando como exemplo dois servidores que no PUCRCE já estavam no padrão de vencimento SIII:

• Um servidor “D” que, no momento de seu enquadramento, tinha 22 (vinte e dois) anos e 08 (oito) meses de serviço público federal. Este servidor foi enquadrado no Padrão de Vencimento 12 e o resíduo de tempo restante do enquadramento foi de 08 (oito) meses. Assim, este tempo de 08 (oito) meses deverá ser considerado para a sua Progressão por Mérito. Neste caso, o servidor tem a possibilidade de concessão da Progressão por Mérito se dê a partir de 01 de julho de 2006, uma vez que:

o Em 01 de março 2005 o servidor já tem 08 meses para computar na contagem do interstício faltando-lhe, portanto, 16 meses. Então 01 de março de 2005 + 16 meses = 01 de julho de 2006 → adquire o direito de progredir por mérito, desde que obtenha resultado positivo em programa de avaliação de desempenho.

• Um servidor “E” que, no momento de seu enquadramento, tinha 23 (vinte e três) anos e 08 (oito) meses de serviço público federal. Este servidor foi

(4)

enquadrado no Padrão de Vencimento 12 e o resíduo de tempo restante do enquadramento foi de 01 (um) ano e 08 (oito) meses. Assim, este tempo de 01 (um) ano e 08 (oito) meses deverá ser considerado para a sua Progressão por Mérito. Neste caso, o servidor tem a possibilidade de que a concessão da Progressão por Mérito se dê em 01 de julho de 2005, pois:

o Em 01 de março 2005 o servidor já tem 20 meses para computar na contagem do interstício faltando-lhe, portanto, 04 meses. Então 01 de março de 2005 + 04 meses = 01 de julho de 2005 → adquire o direito de progredir por mérito, desde que obtenha resultado positivo em programa de avaliação de desempenho.

o Servidores que ingressaram no cargo após a edição da Lei nº 11.091/2005. Neste caso, a Resolução/CNS nº 03, de 01 de dezembro de 2006 estabelece que “a data do início do interstício para a Progressão por Mérito será a data de seu ingresso no cargo”.

Assim, um servidor “F”, cujo ingresso no cargo atualmente ocupado se deu em 14 de janeiro de 2005, terá esta data como a de início do seu interstício para a Progressão por Mé-rito e, decorridos 02 (dois) anos, em 14 de janeiro de 2007, ele poderá fazer jus a esta pro-gressão, desde que tenha obtido resultado positivo em programa de avaliação de desempe-nho.

3. Em relação ao Programa de Avaliação de Desempenho.

As IFE que já procediam a Progressão por Mérito de seus servidores, a partir do re-sultado de um programa de avaliação de desempenho, poderão continuar utilizando este mesmo instrumento para a concessão da progressão até 30 de junho de 2007. A partir desta data o instrumento de avaliação deverá estar de acordo com o que estabelece o inciso III do § 3º do Art. 24, da Lei nº 11.091/2005 e o Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. A apu-ração do interstício para a concessão da Progressão por Mérito deverá seguir a orientação discriminada no item 2 desta Nota Técnica.

As IFE que não utilizavam um programa de avaliação de desempenho como bali-zador para a concessão da Progressão por Mérito a seus servidores, isto é, onde a Progres-são por Mérito era concedida automaticamente a cada 02 anos de efetivo exercício, deverão: o Dar início, até o dia 01 de julho de 2007, a execução do Programa de Avaliação

de Desempenho, conforme estabelecido o inciso III do § 3º do Art. 24, da Lei nº 11.091/2005 e o Decreto nº 5.825/ 2006.

o Somente após dois anos contados a partir do início da execução do Programa de que trata o item anterior, a IFE poderá iniciar a concessão da Progressão por

(5)

Méri-to a seus servidores, observada a retroatividade de seus efeiMéri-tos, de acordo com a contagem do interstício estabelecido no item 2 desta Nota Técnica.

o Exclusivamente nestas instituições ao servidor que venha a se aposentar até 01 de julho de 2009, serão concedidas automaticamente as progressões a que ele fizer jus. Para tanto, antes de publicado o ato de aposentadoria, deverá ser efetivada a concessão retroativa à data em que o servidor cumpriu o interstício, respeitado o estabelecido no item 2 desta Nota Técnica.

Brasília, 19 de abril de 2007

MARIA DO SOCORRO MENDES GOMES Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas

Referências

Documentos relacionados

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as

1 JUNIOR; ANDRADE; SILVEIRA; BALDISSERA; KORBES; NAVARRO Exercício físico resistido e síndrome metabólica: uma revisão sistemática 2013 2 MENDES; SOUSA; REIS; BARATA

O presente capítulo apresenta o Plano de Ação Educacional, que propõe o desenvolvimento de um espaço de reflexão que permita que a Secretaria de Estado de Educação do

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational