• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO Nº 1/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO Nº 1/2014"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO Nº 1/2014

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), Campus Guarulhos, torna pública a abertura de inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado em Letras, cujas aulas terão início no segundo semestre de 2014.

DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E DO CORPO DOCENTE

O Programa de Pós-Graduação em Letras engloba duas áreas de concentração do campo de pesquisa das Letras: estudos literários e estudos linguísticos. A área de estudos literários divide-se em duas linhas de pesquisa e a área de estudos linguísticos possui uma linha.

ESTUDOS LITERÁRIOS

A área de concentração Estudos literários responde a duas tendências que têm sido verificadas no campo, nos últimos anos: por um lado, a abertura a áreas contíguas, principalmente das demais disciplinas das Humanidades, num diálogo interdisciplinar que procura se posicionar ante um mundo em acelerada transformação; por outro lado, uma volta à especificidade do fenômeno texto, notadamente literário, e das tradições letrada e literária.

Em relação interdisciplinar à área Estudos linguísticos, a proposta oferece-se, pois, como espaço de reflexão acerca do papel das Letras nas perspectivas diacrônica e sincrônica, e relativo à formação de indivíduo e sociedade. Visam-se questões como: função da leitura e da exegese textual; ensino de língua e de literatura; preservação e transmissão de memória e tradição, aliadas à análise dos processo de transformação, passados e contemporâneos; influência das artes e das mídias; relações de pesquisa com outros campos do saber.

1.1.1. Linhas de Pesquisa

• Linha de pesquisa “Questões de representação: poéticas e suas reapropriações”

Com especial atenção a transformações diacrônicas, as pesquisas da linha propõem reavaliações quanto a: função, alcance e limites da produção literária; surgimento e transformação de crítica e teoria literárias; arte, literatura e constituição de identidade; representação e seus limites; o papel do autor, artista e das práticas letradas na sociedade; ensino e transmissão de práticas letradas; mímesis, obra, autor, personagem, gênero, tradição, leitura e recepção. A noção de representação pode ser compreendida como operação que apresenta algo no lugar de outro, propondo relações e transferências de identidade e sentido. Vinculada desde a Antiguidade às artes, remete a noções como mímesis, metáfora, alegoria, signo e símbolo. O termo “poéticas”, por sua vez, refere à

(2)

produção de imagens e de sentidos pela linguagem, bem como à disciplina que rege o funcionamento do discurso.

Docentes vinculados à linha:

André Luiz Barros da Silva Leila de Aguiar Costa Lucia Ricotta Vilela Pinto

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho Markus Lasch Volker

Docentes vinculados à linha:

André Luiz Barros da Silva Leila de Aguiar Costa Lucia Ricotta Vilela Pinto

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho Markus Volker Lasch

• Linha de pesquisa “Literatura e autonomia: entre estética e ética”

Com foco na modernidade e no contemporâneo, agregam-se estudos sobre: função, alcance e limites da literatura; aspectos de crítica e teoria literárias; literatura e constituição de identidade; representação e limites da representação literária; o papel do autor, do artista, do leitor e das práticas letradas na sociedade; ensino e transmissão das Letras; literatura e outras artes e saberes; a literatura face a outras mídias e ao mundo tecnológico. A modernidade vincula-se a um processo de autonomização dos preceitos legados pela tradição (sociais, culturais, artísticos). O processo caracteriza-se também pelo ideal de uma aliança duradoura: as práticas artísticas e a literatura constituiriam um meio privilegiado de formação e transformação do homem. Essa aliança, porém, tem sido questionada. É, pois, necessário (re)considerar os estatutos ético e estético da literatura, a fim de compreender seu lugar no passado, bem como diante dos desafios de uma era de intensa aceleração tecnológica.

Docentes vinculados à linha: •

André Luiz Barros da Silva Francine Fernandes Weiss Ricieri

(3)

Leila de Aguiar Costa Ligia Fonseca Ferreira Lucia Ricotta Vilela Pinto Markus Lasch Volker Mirhiane Mendes de Abreu Paloma Vidal

Renata Philippov

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Em uma visão plural e multidisciplinar, a área de concentração Estudos Linguísticos agrega pesquisas com enfoques que abarcam o funcionamento da linguagem em novos contextos, incluídas novas mídias, tecnologias e modalidades de produção de sentido, reflexões críticas acerca da postura do professor diante dos processos de aprendizagem e do desenvolvimento da leitura de alunos com e sem necessidades especiais. Com os Estudos Literários, oferece-se como espaço de reflexão acerca do papel das Letras nas perspectivas de formação de indivíduos aptos a lidar com os novos desafios que a sociedade lhes apresenta. Visam-se questões como: função da leitura e construção de sentidos; reflexões sobre a linguagem em seus diversos contextos de uso; investigações da relação entre linguagem, memória e tradição; aproximações entre linguagem, artes e mídia(s); diálogos de pesquisa com outros campos do saber.

Linhas de Pesquisa

• Linguagem em novos contextos

Novas formas de produção e circulação de textos têm gerado desafios que demandam uma abordagem fronteiriça de investigação, o que, por sua vez, requer um olhar para dentro e para fora dos limites da linguagem. Inclui-se nessa abordagem o diálogo entre língua e novas tecnologias e mídia(s), multimodalidade, gêneros textuais/discursivos e questões de constituição do sujeito. Os projetos dessa linha promovem reflexões que possibilitam abordar, dentro de um espectro teórico amplo e interdisciplinar, o modo como tais diálogos se manifestam em diferentes contextos sócio-histórico-culturais, observáveis em produções orais, escritas e verbovisuais.

Docentes vinculados à linha:

Álvaro Antônio Caretta

Anderson Salvaterra Magalhães Fernanda Miranda da Cruz Paulo Eduardo Ramos

(4)

Sandro Luis da Silva Sueli Salles Fidalgo

2. DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas no período de 1º. a 30 de abril de 2014, por meio eletrônico e por via postal. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa à qual pretende se vincular, bem como um ou dois orientador(es) pretendido(s), em ordem de preferência. Não serão aceitas inscrições realizadas somente por via eletrônica ou somente por via postal. Os dois processos de inscrição são obrigatórios.

Importante:

a) O candidato indica um ou dois orientadores a partir da linha de pesquisa na qual deseja se vincular e registra sua escolha no Formulário de Inscrição. A indicação do possível orientador deve ser precedida por uma consulta ao seu currículo na Plataforma Lattes, disponível no site do programa, a fim de verificar a pertinência do projeto às áreas de interesse do docente.

b) A indicação de um possível orientador pelo candidato não implica, necessariamente, que tal escolha será atendida. Caberá sempre aos docentes vinculados ao programa, e que estejam oferecendo vagas para ingresso, a decisão sobre o aceite da indicação de orientador, considerando, além do desejo expresso pelo candidato, o tema do projeto e a linha de pesquisa escolhida, bem como a disponibilidade de vaga por parte do orientador. Conforme a demanda dos projetos de pesquisa dos candidatos e a disponibilidade dos orientadores, poderá haver realocação de vagas dentro da área de concentração.

2.1. Da inscrição por meio eletrônico

a) Preencher todos os campos do formulário disponível no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao, fazer o envio eletrônico do formulário devidamente preenchido para o e-mail ppg.letras@unifesp.br e imprimir o documento para posterior inscrição por via postal. Atente que não basta preencher o formulário e imprimi-lo, é preciso enviá-lo eletronicamente.

b) Anexar, no envio eletrônico, o projeto de pesquisa no formato PDF, de acordo com o modelo informado neste edital (ver item “Roteiro para Elaboração do Projeto de Pesquisa”)

2.2. Da inscrição por via postal

a) Cópia do Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. b) Cópia do documento de identidade.

c) Projeto de pesquisa (vide modelo nas informações complementares, item 6.1. “Roteiro para Elaboração do Projeto de Pesquisa”).

d) Curriculum Vitae, impresso conforme o modelo preenchido exclusivamente na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/)

(5)

e) Cópia do Diploma de Graduação, frente e verso, registrado pelo MEC, quando expedido por instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por instituição brasileira, quando expedido por instituição estrangeira. Na falta do diploma de graduação, a inscrição poderá ser feita com cópia do Certificado de Conclusão de Curso ou Declaração da Instituição de Ensino Superior, informando a data prevista da conclusão de curso e da colação de grau.

f) Cópia do histórico escolar do curso de graduação, devidamente assinado pela autoridade competente.

g) Cópia do certificado de proficiência em língua estrangeira. Em caso de o candidato requerer dispensa da Prova de Idioma (Fase II desta seleção), certificados de proficiência ou atestados de aprovação em provas realizadas em seleção de programas de Pós-Graduação de universidades públicas, sujeitos à análise e à aprovação da CEPG, podem permitir dispensa da prova de proficiência em língua estrangeira. Serão aceitos certificados das línguas alemã, francesa, inglesa e italiana outorgados por instituições reconhecidas (entre outros, Goethe-Zertifikat B1, Goethe-Zertifikat B2, Gothe-Zertifikat C1 e TestDaF para língua alemã; TCF B1, DELF/DALF B1 e Aliança Francesa B1 para língua francesa; CAE, CPE, MICHIGAN, TOEFL (pontuação mínima: versão iBT = 80/versão PBT = 460) e IELTS (pontuação mínima: faixa 5) para língua inglesa; CELI B1 e CILS B1 para língua italiana). Caso o Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira apresentado não seja aceito pela CEPG, o candidato deverá prestar a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira desta Seleção (Fase II).

Os documentos acima relacionados deverão ser enviados para:

Secretaria de Pós-Graduação

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / UNIFESP Programa de Pós-Graduação em Letras

Rua do Rosário, 382 (antigo 117)

Bairro Macedo. Guarulhos – SP / CEP 07111-080

Observação – O envio da documentação deverá ocorrer até o último dia de inscrição, comprovado pelo carimbo dos correios. É altamente recomendável que a postagem dos documentos seja enviada por SEDEX e acompanhada por aviso de recebimento (AR).

Importante

a) As inscrições deverão ser realizadas em apenas uma linha de pesquisa.

b) A secretaria do PPGL fará a verificação dos documentos e, cumpridas todas as exigências, publicará edital com inscrições deferidas, disponível no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao

c) Serão indeferidas as inscrições que não apresentarem a documentação exigida. No caso de interposição de recurso, este deverá ser feito entre os dias 12 e 13 de maio de 2014, das 9h às 17h, e protocolado pelo candidato na Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / UNIFESP, situada à Rua do Rosário, 382 (antigo 117) Bairro Macedo. Guarulhos – SP, 1º andar. Os recursos serão analisados e julgados pela CEPG.

(6)

d) As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. DAS VAGAS

Serão oferecidas 24 vagas para ingresso no segundo semestre de 2014, distribuídas nas 3 linhas de pesquisa do programa, ficando a critério da Comissão de Ensino de Pós-Graduação - CEPG o não preenchimento total das vagas inicialmente definidas.

4. DO PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos ao mestrado será realizada em 4 fases, todas eliminatórias, cujas provas terão, além disso, caráter classificatório, conforme critérios estabelecidos pelo Regimento da PPGL e pela CEPG. Constam da avaliação dos candidatos ao Mestrado as seguintes provas:

I. Análise do Projeto de Pesquisa;

II. Prova de proficiência em uma língua estrangeira (espanhol, francês, inglês); III. Exame escrito;

IV. Entrevista com o candidato.

4.1. Fase I: Análise do Projeto de Pesquisa

Nessa etapa, os projetos de pesquisa dos candidatos serão avaliados tendo em vista a adequação ao modelo de projeto exigido no Edital, a pertinência da investigação à área e à linha de pesquisa pretendida, o conhecimento do tema, os métodos de pesquisa e a possibilidade de orientação no âmbito do programa. A divulgação do resultado da análise dos projetos ocorrerá no dia 20 de maio de 2014. Serão aprovados os projetos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0. A relação dos candidatos aprovados nesta fase e encaminhados para a fase seguinte estará disponível no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao, com todas as informações necessárias.

4.2. Fase II: Prova de proficiência em língua estrangeira:

A prova de proficiência em língua estrangeira será feita em espanhol, francês ou inglês, segundo a escolha do candidato, a ser declarada no formulário de inscrição. A prova terá duração máxima de 2 horas e consistirá na compreensão global dos sentidos do texto apresentado, sem direito ao uso de dicionários. O candidato deverá atingir nota superior ou igual a 7,0. Além disso, a nota da prova de conhecimento em idioma estrangeiro ou a nota que conste em seu certificado de proficiência em língua estrangeira comporá a média final do candidato em termos classificatórios. Essa prova ocorrerá no dia 26 de maio de 2014.

4.3. Fase III: Prova escrita, com duração máxima de 4 (quatro) horas, sem consulta e redigida obrigatoriamente em língua portuguesa, que considerará a qualidade da produção textual, e do domínio da temática proposta pelas questões. Essa prova ocorrerá no dia 10 de junho de 2014. A prova escrita consistirá de uma redação.

(7)

- Espera-se que o candidato ao mestrado em Letras na área de concentração Estudos Literários esteja familiarizado com os debates em torno de: “instâncias literárias: autor, narrador/eu-lírico, personagem, leitor; gêneros; questões de representação e/ou mímese e imitação; cânone(s); apropriações retóricas e poéticas”. - Espera-se que o candidato ao mestrado em Letras na área de concentração Estudos Linguísticos esteja familiarizado com as “relações entre teorização linguística e cognição, discurso, ensino/aprendizagem, mídias, texto”.

O candidato deverá atingir nota superior ou igual a 7,0. Para a boa realização da prova, a título de informações complementares, os candidatos podem ler o projeto de pesquisa do programa para obter mais detalhado perfil teórico e bibliográfico dos orientadores e para compreender melhor as linhas de pesquisa. A relação dos candidatos aprovados nesta fase e encaminhados para a fase seguinte estará disponível no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao, com todas as informações necessárias. Os candidatos aprovados nesta etapa serão convocados para a entrevista em lista disponível no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao

4.4. Fase IV: Entrevista

A entrevista visa obter dados complementares do projeto de pesquisa, da prova escrita e do currículo. A análise do curriculum vitae considerará a formação acadêmica, as atividades profissionais e de pesquisa, as publicações e a participação em eventos científicos e acadêmicos. As entrevistas ocorrerão entre os dias 24 e 26 de junho de 2014.

4.5. Cronograma do processo seletivo 2014

De 1/04 a 30/04/2014 Inscrição, com o envio da documentação e do projeto de pesquisa.

Até 9/05/2014 Divulgação das inscrições homologadas.

Dia 12 e 13/05/2014 Data para interposição de recursos.

15/05/2014 Divulgação do resultado de recursos.

20/05/2014 Divulgação do resultado da Fase I: análise

de projetos com a lista dos candidatos selecionados para a Fase II.

26/05/2014 Fase II – Prova de proficiência em língua

estrangeira. 6/06/2014

10/06/2014

Divulgação do resultado da prova de proficiência em língua estrangeira. Fase III – Prova escrita.

18/06/2014 Divulgação do resultado da prova escrita.

De 24/6 a 26/6/2014 Fase IV – Realização de Entrevistas.

30/06/2014 Divulgação do resultado geral.

2/07/2014 Data para interposição de recursos.

3/07/2014 Divulgação do resultado de recursos e do

resultado final da Seleção.

10/07/2014 Reunião geral dos aprovados com a

coordenação do PPGL e pré-matrícula.

(8)

Importante: a divulgação de todas as fases do processo seletivo será realizada por meio do site do programa http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao.

4.4. Todas as fases da seleção para provimento de vagas serão realizadas no âmbito das linhas de pesquisa do PPGL.

5. DOS RESULTADOS

O resultado geral, com a lista dos aprovados, será divulgado no dia 30 de junho de 2014, no endereço http://www.humanas.unifesp.br/ppgletras/selecao em ordem de classificação. No caso de interposição de recurso, este deverá ser feito no dia 2 de julho 2014, das 9h às 17h, e protocolado pelo candidato na Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / UNIFESP, situada à Rua do Rosário, 382 (antigo 117) Bairro Macedo Guarulhos – SP, 1º andar. Os recursos serão analisados e julgados pela CEPG. O resultado dos recursos e o resultado final serão divulgados no dia 3 de julho de 2014.

6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Projeto de pesquisa com no máximo 20 páginas (incluindo a bibliografia), folha de tamanho A4, numeradas, com espaçamento 1,5 e redigidas com fonte Times new roman, tamanho 12, contendo:

6.1. Roteiro sugerido para elaboração do projeto de pesquisa:

• Capa, com título, identificação do candidato, linha de pesquisa escolhida e indicação de um ou dois orientadores, em ordem de preferência do candidato, dentre os docentes vinculados à linha de pesquisa escolhida.

• Resumo (máximo 20 linhas), com até cinco palavras-chave. • Introdução e justificativa.

• Objetivos.

• Descrição do objeto ou corpus / metodologia da pesquisa. • Fundamentação teórica.

• Cronograma de trabalho, com prazo de 24 meses. • Referências bibliográficas.

• Anexos (se for do interesse do projeto – não sujeitos ao cômputo de páginas).

(9)

a) A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste Edital, e nos comunicados já emitidos ou que vierem a ser tornados públicos.

b) Se houver candidato Portador de Necessidades Educacionais Especiais, o programa deve ser informado com antecedência para providenciar o atendimento da necessidade. c) Os casos omissos serão solucionados pela CEPG do Programa de Pós-Graduação em Letras e pela Câmara de Pós-Graduação da EFLCH/UNIFESP.

d) O material dos candidatos não aprovados ficará disponível por 30 dias na Secretaria de Pós-Graduação da EFLCH, após o encerramento do processo seletivo. Caso não seja recolhido, será destinado à reciclagem.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Neste estudo, o autor mostra como equacionar situações–problema, do tipo: “Descubra dois números cuja a soma é 20 e cuja a diferença é 5”, propondo primeiro que o

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,