• Nenhum resultado encontrado

NA NOITE ESCURA, A RESPOSTA VEM DO ALTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NA NOITE ESCURA, A RESPOSTA VEM DO ALTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

NA NOITE ESCURA, A

RESPOSTA VEM DO ALTO

“E eis que a estela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino” (Mt 2.9)

M

agos saem

da Pérsia, o berço do esoterismo, para visitar e se curvar respeito-samente diante de Je-sus, Aquele que veio para salvar o homem de seus pecados, e para ser o Senhor so-bre o universo. Como souberam?

Consulta-ram as estrelas no céu, e havia algo muito estranho, inusitado, uma es-trela brilhava intensamente, como um sinal, apontando para um fato ex-traordinário. Até mesmo o cosmo apontava para o nascimento mais im-portante da história da humanidade. O Universo se curvava diante da-quele que nasceu para ser o Salvador e o Rei dos Reis.

Deus permitiu que os magos soubessem disso pelas suas ciências e pe-las suas crenças. Estes, iniciaram, então, uma longa viagem para che-gar até o Salvador.

Há pessoas que para conhecerem a Jesus não passam por grandes pro-vas ou dificuldades e falta muito pouco para terem o Salvador diante de seus olhos. Outras, são como esses magos, que para chegarem a Je-sus precisam empreender uma longa e difícil jornada, precisam aban-donar seus valores e crenças, precisam subjugar seu ego, para reconhe-cer e adorar Aquele que é de fato Rei sobre todas as coisas...

Uma estrela os guiou na noite escura. As estrelas sempre foram guias im-portantes para os navegadores antigos. Só que aquela não era uma estre-la qualquer. Eestre-la era um sinal de Deus que apontava o caminho até Cristo. Na noite escura de nossa vida Deus também nos aponta o caminho do Alto. O problema é que nessas horas, nós olhamos para dentro de nós para encontrarmos respostas. Só que ali dentro reina a confusão, o medo, e a obscuridade. Muita gente se perde numa “viagem” interior porque procura respostas na própria alma adoecida. Que tipo de resposta essa alma pode dar?

(2)

Aprendamos uma coisa – a resposta e o caminho não vêm de dentro. Vem de Deus! Vem do Alto!

Eis uma grande lição: diante da dúvida, diante da dor, diante da noi-te escura, não olhe para você, não olhe para sua miséria, não olhe para sua confusão, olhe para Deus que lhe aponta o caminho.

Quando o povo judeu estava sendo mordido por serpentes abrasadoras no deserto, Deus mandou Moisés fazer uma haste bem alta com uma serpente de bronze na ponta. E todos que “olhavam” para ela eram curados. A resposta não está em você. Está na cruz! Olhe para a cruz! Está no Alto – olhe para Deus!

Os magos adoraram a Jesus, reconheceram ali a presença de um rei. E foram embora, “partiram para a sua terra por outro caminho” (Mt 2.12). Por quê? Quem um dia se dobra diante de Jesus e conhe-ce Sua Pessoa, nunca volta a trilhar os mesmos ca-minhos de antes. Quem conhece ao Salvador nunca mais será o mesmo.

Feliz Natal em Cristo!

DIÁRIO DE UMA BÍBLIA

20 DE JANEIRO: Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do

Ano Novo, meu proprietário me leu diariamente, mas agora parece que me esqueceu.

16 DE FEVEREIRO: Hoje foi faxina geral de final de verão. Fui

desem-poeirada como outros objetos e recolocada em meu lugar.

24 DE MARÇO: Fui utilizada depois do café pelo meu proprietário. Ele

analisou alguns trechos e me levou ao culto.

08 DE MAIO: Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário

diri-giu um estudo bíblico e teve que procurar vários versículos. Raras ve-zes os encontrava, mesmo estando todos no velho lugar.

01 DE JUNHO: Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre

minhas páginas.

29 DE JUNHO: Fui colocada, juntamente com roupas e outros objetos,

dentro de uma mala. Parece que estamos em viagem de férias.

10 DE JULHO: Ainda estou na mala, embora quase todos os outros

ob-jetos já tenham sido retirados.

15 DE JULHO: Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma

viagem cansativa. Não entendo porque tive que participar dessa via-gem, pois ninguém se lembrou de mim.

10 DE AGOSTO: Hoje fui utilizada por Maria. Ela escreveu para sua

amiga e procurou um versículo para ela, pois seu pai faleceu.

20 DE AGOSTO: Meu dono me deixou aberta sobre a mesa da sala no

Salmo 91. Ele acha que fazendo isso eu vou proteger a sua casa.

31 DE DEZEMBRO: Continuo com as páginas abertas, e já estão

ama-relando. Não é dessa forma que eu quero ser usada.

Hoje, dia 13 de Dezembro é o Dia da Bíblia, e espero sinceramente que esta não seja a história da “sua” bíblia.

(3)

CURIOSIDADES BIBLICAS

• Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua uni-dade. Foi escrita num período 1.500 anos por mais de 40 autores, ten-do uma completa harmonia.

• A primeira citação da redondeza da terra, confirmava a idéia de Ga-lileu de um planeta esférico, bastava os descobridores conhecerem a Bíblia - Isaías 40:22.

• Moisés fez o povo beber ouro, do bezerro da desobediência - Êxodo 32:19-20.

• Os grandes sermões de Jesus foram feitas por ele assentado - Mateus 5:1-2 / Lucas 4:20-21 / Lucas 5:3

• O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia - Atos 11 :26 / Atos 26:28 / I Pedro 4:1 6.

• A “Epístola da Alegria”, a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão, e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. • O nascimento de uma menina tinha o dobro do “resguardo” do que

um menino Levíticos 12:2/5.

• A gozação, feita por 42 rapazes, chamando um profeta de Deus de ca-reca (calvo) teve um triste fim - II Reis 2:23.

• O “dia da noiva” mais longo durou um ano, e contou com uma prepa-ração tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2:12.

• Em dois livros bíblicos não aparece nem uma só vez o nome de “Deus”: Ester e Cantares de Salomão.

DECORAÇÃO DE NATAL

O Ministério do Santuário agradece a cola-boração de várias pessoas na bela decora-ção do nosso templo para o Natal: ao Proje-to “Construindo com Arte” (Marcia Botelho, Cida, Eizel, Eula, Nurimar) e também aos ir-mãos Marco, Maércio, Lia, Da.Eunice, Elie-zer e Murillo. Deus os abençoe por tornarem a casa do Senhor mais bonita.

PARA REFLETIR:

Uma mulher que estava em passando por quimioterapia acordou certa manhã e perce-beu que só lhe restavam 3 fios de cabelo. En-tão ela diz: Hoje vou fazer uma trança. Na manhã seguinte, ela se levanta e percebe que só tem 2 fios de cabelo,então diz: Hoje vou usar o cabelo repartido ao meio. E mais uma manhã e ela percebe que só lhe resta 1 fio,

en-tão ela diz: Vou usar o cabelo jogado para o lado. Porém no dia seguin-te ela olhou-se no espelho e viu que não lhe restava mais nenhum fio de

(4)

cabelo: Então ela vira e diz: Que bom! Hoje não preciso pentear os ca-belos ! É um conto simples, mas acho bonito, interessante! Como a mu-lher deste conto, temos muitas outras pessoas, que reescrevem sua re-alidade da melhor forma que pode. Ser feliz não é não ter problemas, mas sim encontrar o melhor ângulo para enxergá-los!

CALENDÁRIO DO FINAL-DE-ANO

DIA CULTO

13/12 – DOM. PARTIcIPAçãO EsPEcIAL DE NATAL DAs cRIANçAs 19/12 – sáB, 18h cuLTO DE NATAL EM sANT. PARNAíBA

(cORAL E IgREjA APADRINhANDO As cRIANçAs) 20/12 – DOM, 19h cANTATA DE NATAL DO NOssO cORAL

24/12 – 5ª FEIRA, 19h cuLTO DE VésPERA DE NATAL 25/12 – 6ª FEIRA (NENhuMA ATIVIDADE)

31/12 – 5ª FEIRA às 20h cuLTO EsPEcIAL DE PAssAgEM DE ANO

VOCÊ GOSTA DA IGREJA LIMPA?

Quem não gosta de chegar numa igreja limpinha, cheirosa, bem arrumada? Com certeza todos nós. Mas se VOCÊ não cooperar, ela poderá se tornar suja, feia, e causar má impressão a quem entra. Por isso, tomemos alguns cuidados:

• Trouxe copinho? Leve-o de volta (há uma lixeira fora do templo);

• Trouxe balas, chicletes, guloseimas? Guarde o papel no seu bolso, e não deixe no porta-bíblia do banco;

• Acendeu? Apague! Abriu? Feche! Está fora do lugar? Arrume! • Nos banheiros: lugar de papel é no lixo.

HOJE É O 3º DOMINGO DO ADVENTO

O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas. Este ano, começa no do-mingo 29 de novembro e se prolonga até o dia 20 de dezembro. Somos convidados a vi-ver com mais alegria, porque estamos próxi-mos do cumprimento do que Deus prometera e somos preparados para comemorar o nasci-mento de Jesus. A cor litúrgica deste período é o roxo.

Anualmente fazemos uma Coroa do Advento. Não se trata de um ele-mento venerativo, mas de um símbolo importante que antecede o mo-mento festivo do Natal. E’ um dos símbolos natalinos o mais significa-tivo. As velas geram luz e resplendor. Significam a Vida por excelência. Não faltam citações na Bíblia para esta simbologia: (Jo 1, 1-5) “e a vida era a luz dos homens”; (Mt 5,14) “vós sois a luz do mundo”. E somos constantemente lembrados e exortados: (Jo 12,36) “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da Luz”.

(5)

NOTÍCIAS CURTAS

1)Há ainda muitos acampantes que ainda não acertaram o Acampa-mento que a igreja fez no mês de agosto. Aproveitem o abono de fim de ano para fazê-lo.

2)Oremos pelos irmãos enfermos: Maria do Carmo (se recupernao-do de um acidente), Pr. Davi Flausino (se recuperanrecupernao-do de operação), Nancy Lakatos (problemas na visão) e seu marido Sr. José (estará pas-sando por cirurgia).

OFERTA DE GRATIDÃO

O fim-de-ano chegou ! E com ele, o tão esperado 13º salário para quem é trabalhador assalariado. É hora, então, de acertar as contas ou com-prar algo novo para a casa. Isso é bênção divina. Mas não se esqueça: seja grato para com Aquele que lhe proporcionou um emprego, e o tem sustentado com saúde a cada dia. Pegue um envelope de CONTRIBUI-ÇÃO DE GRATIDÃO que estamos colocando à disposição de todos os irmãos, e nesse mês de dezembro esteja fazendo uma Oferta Especial. É de gratidão, é de coração.

SÍMBOLOS DO NATAL

A ÁRVORE: Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maio-ria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade a Martinho Lutero (1483-1546). Uma cer-ta noite ele escer-taria andando por uma flores-ta de pinheiros. Ao reparar no céu loteado

de estrelas ficou fascinado com sua beleza e com a lembrança de que Deus disse a Abraão que sua descendência seria tanta quanto as estre-las existentes no céu. Deus plantou uma árvore, no jardim do Édem, chamada “árvore da Vida”, que representa Jesus. As bolas colocadas na árvore representa os “frutos” que nós damos em Cristo. E o pinhei-ro é usado para simbolizar a perseverança do cristão porque mesmo no inverno mantém os seus galhos verdes: “e a sua folha fica sempre verde” (Jr 17.8)

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

15/12 3ª feira Geraldo Faustino Rosa

15/12 3ª feira Artur Ricardo C. Silva ESCALA DE SERVIÇO

sERVIçO hOjE PRÓX. DOMINgO INTERcEssãO cARLA/syLVIO NuRIMAR / MANOEL LOuVOR gERAçãO ELEITA NOVA ALIANçA cuLTO INFANTIL ENsAIO NATAL (NO TEMPLO)

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571

Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522

Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www.metodistaitaberaba.com.br

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Fogueirinha20h culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hculto solene - 19h ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral gabinete: 14h às 18h gabinete: 14h às 18h gabinete: 14h às 18h gabinete / Visitação OBs.: EsTEs hORáRIOs sãO FLEXíVEIs E PODEM sER ALTERADOs DE AcORDO cOM As NEcEssIDADEs.

sE DEsEjAR FALAR cOM O PAsTOR, BAsTA AgENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• Buscando a santidade

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Cantata de Natal

Modo Diferente de Nascer!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

A documentação relativa ao período fiscal no qual estão incorporados os 100 dias iniciais é composta por demonstrativos regulares do exercício fiscal; relatórios resumidos

Para responder a problemática e os objetivos, este projeto foi realizado de maneira qualitativa e exploratória, e utilizou como fonte de consulta publicações em