• Nenhum resultado encontrado

Percurso educacional. Os resultados estão representados no gráfico abaixo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Percurso educacional. Os resultados estão representados no gráfico abaixo:"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1. (Uerj 2015) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:

a) sofrer hidrólise b) ser compactado c) produzir energia d) solubilizar-se em água

2. (Uerj 2013) Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima.

Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições:

• ausência de inibidores;

• presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo; • presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo. Os resultados estão representados no gráfico abaixo:

A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores.

As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números: a) II e IV

b) II e III c) III e II d) IV e III

3. (Uerj 2013) Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais.

Essas características mostram que a conformação espacial das proteínas depende do seguinte tipo de estrutura de suas moléculas:

a) primária b) secundária c) terciária d) quaternária

4. (Enem 2ª aplicação 2010) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: 1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à

refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.

2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.

(2)

3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

a) Temperatura, superfície de contato e concentração. b) Concentração, superfície de contato e catalisadores. c) Temperatura, superfície de contato e catalisadores. d) Superfície de contato, temperatura e concentração. e) Temperatura, concentração e catalisadores.

5. (Uerj 2013) Em um laboratório, inoculou-se em um rato, previamente mantido em jejum prolongado, o aminoácido alanina marcado com 14C. Após algum tempo, a incorporação de 14

C foi medida em quatro substâncias extraídas de diferentes órgãos desse animal: — glicose, do fígado;

— histidina, do tecido muscular; — acetilcolina, do cérebro;

— ácido oleico, do tecido adiposo.

Sabendo-se que a alanina, após ser desaminada, produz ácido pirúvico, a eficiência de marcação pelo isótopo radioativo deverá ter sido maior na seguinte substância:

a) glicose b) histidina c) acetilcolina d) ácido oleico

6. (Enem PPL 2012) O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel.

O papel do detergente nessa extração de DNA é

a) aglomerar o DNA em solução para que se torne visível. b) promover lise mecânica do tecido para obtenção do DNA. c) emulsificar a mistura para promover a precipitação do DNA. d) promover atividades enzimáticas para acelerar a extração do DNA. e) romper as membranas celulares para liberação do DNA em solução.

7. (Uerj 2011) Em um experimento, uma pequena amostra de soro sanguíneo foi colocada em um suporte poroso embebido em meio formado por solução salina mantida em pH 6,0. Através desse suporte estabeleceu-se um circuito elétrico, como mostra o esquema abaixo.

Sabe-se que:

- a carga elétrica de uma proteína depende do pH do meio em que está dissolvida;

- o ponto isoelétrico (pI) de uma proteína corresponde ao pH do meio onde ela é eletricamente neutra;

- quanto mais afastado do pH do meio for o ponto isoelétrico de uma proteína, maior será sua carga elétrica.

(3)

A tabela a seguir mostra os valores médios dos pontos isoelétricos e as velocidades de migração de quatro proteínas do soro sanguíneo, para essas condições experimentais:

Proteína pI

(valores médios) nome velocidade de migração

gamaglobulina v1 8,0

betaglobulina v2 7,6

alfaglobulina v3 6,6

albumina v4 4,8

A ordem crescente das velocidades de migração das proteínas citadas é: a) v3 – v1 – v4 – v2

b) v1 – v2 – v3 – v4 c) v1 – v2 – v4 – v3 d) v3 – v4 – v2 – v1

8. (Uerj 2010) Os principais elementos metálicos presentes no corpo humano são cálcio, sódio, potássio e magnésio.

Dentre esses elementos, o de maior raio atômico é encontrado, em maior quantidade, no seguinte fluido orgânico:

a) biliar b) intersticial c) plasmático d) intracelular

9. (Uerj 2010) A taxa de síntese e a taxa de degradação de uma proteína determinam sua concentração no interior de uma célula.

Considere o seguinte experimento:

– o aminoácido glicina marcado com 14C é adicionado, no momento inicial do experimento, a uma cultura de células;

– a intervalos regulares de tempo, são retiradas amostras das células, sendo purificadas as proteínas W, X, Y e Z de cada amostra;

– a quantidade de radioatividade incorporada por miligrama de cada uma dessas proteínas – suas radioatividades específicas – é medida ao longo do experimento.

Observe o resultado dessa medição na tabela a seguir:

Tempo (minutos) Radioatividade específica (unidades) W X Y Z 0 0 0 0 0 2 12 10 11 8 4 22 20 22 17 6 29 27 27 24 8 28 25 24 20 10 27 23 21 16 12 26 21 18 11

A meia-vida de uma proteína na célula corresponde ao tempo necessário para que,

desconsiderando o processo de síntese, a quantidade de suas moléculas se reduza à metade. A proteína de menor meia-vida do experimento é identificada por:

a) W b) X

(4)

c) Y d) Z

10. (Uerj 2010) A velocidade de uma reação enzimática corresponde à razão entre quantidade de produto formado e tempo decorrido.

Essa velocidade depende, entre outros fatores, da temperatura de incubação da enzima. Acima de uma determinada temperatura, porém, a enzima sofre desnaturação.

Considere um experimento no qual foi medida a velocidade máxima de uma reação enzimática em duas diferentes temperaturas. Observe a tabela:

Tempo (minutos)

Velocidade máxima de reação - Vmax

45 °C 50 °C

1 96 128

2 85 106

3 74 84

4 63 62

Para cada temperatura calculou-se a taxa de desnaturação da enzima, definida como a queda da Vmax da reação por minuto de incubação.

Se D1 é a taxa de desnaturação da enzima a 45 °C e D2 a taxa de desnaturação a 50 °C, a razão 1 2 D D é: a) 0,5 b) 1,0 c) 2,5 d) 4,0

11. (Enem 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas.

Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência

Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva. 12. (Uerj 2008) Diversos compostos formados por metais alcalinos e halogênios têm grande importância fisiológica para os seres vivos. A partir do fluido extracelular de animais, vários desses compostos podem ser preparados. Dentre eles, um é obtido em maior quantidade e

(5)

outro, apesar de sua importância para a síntese de hormônios, é obtido em quantidades mínimas.

Esses dois compostos estão indicados, respectivamente, em: a) NaCℓ e NaI

b) KCℓ e K2S c) Na2S e CaI2 d) KBr e MgCℓ2

13. (Uerj 2008) Em um experimento, em condições adequadas, foram medidas as velocidades de reação V de uma enzima, em função do aumento da concentração de seu substrato S. O gráfico a seguir indica variações de 1/V em função de S.

A curva que deve representar o resultado experimental é a identificada por: a) W

b) X c) Y d) Z

14. (Uerj 2007) Compartimentos e estruturas que contêm ácidos nucléicos, em uma célula eucariota, estão apresentados na seguinte alternativa:

a) mitocôndria - aparelho de Golgi - lisossomo

b) mitocôndria - retículo endoplásmico rugoso - cloroplasto c) retículo endoplásmico liso - aparelho de Golgi - cloroplasto

d) retículo endoplásmico rugoso - retículo endoplásmico liso - lisossomo

15. (Uerj 2007) Observe este trecho de molécula de RNA, que ilustra as ligações entre seus nucleotídeos:

(6)

A função química decorrente da ligação entre a ribose e o fosfato denomina-se: a) éter

b) éster c) álcool d) cetona

16. (Enem 2005) A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.

Tipo de célula Quantidade de água Tecido nervoso – substância cinzenta 85%

Tecido nervoso – substância branca 70%

Medula óssea 75%

Tecido conjuntivo 60% Tecido adiposo 15%

Hemácias 65%

Ossos sem medula 20%

Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de

a) tecido nervoso - substância cinzenta. b) tecido nervoso - substância branca. c) hemácias.

d) tecido conjuntivo. e) tecido adiposo.

17. (Enem 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.

(7)

Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA

a) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.

b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila. c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.

d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção. e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

18. (Enem 2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população

brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das

gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.

b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária. c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

19. (Uerj 2004) Num experimento, mediu-se, em condições ideais de temperatura e pH, a variação da velocidade de reação de uma enzima em função de concentrações crescentes de seu substrato. A concentração da enzima foi mantida constante e igual a [E1]. Os resultados estão mostrados no gráfico a seguir, no qual, para a concentração de substrato [S1],

determinou-se a velocidade V1.

(8)

Considere, agora, a realização de experimento similar, nas mesmas condições de temperatura e pH, utilizando, apenas, a concentração de substrato [S1] e diminuindo a concentração da enzima para um valor igual a [E2].

A nova velocidade, V2, seria igual ao resultado da multiplicação de V1 por: a) [E2]/[E1]

b) [E2] . [S1]/[E1] c) [E1]/[E2] d) [E1]/[E2] . [S1]

20. (Uerj 2004) É como se em cada quarto de um imenso prédio existisse uma estante contendo os planos do arquiteto para todo o prédio. (...) No homem, os planos do arquiteto montam 46 volumes.

Nessa analogia, proposta por Richard Dawkins no livro "O gene egoísta", cada página de cada volume contém um texto formado por uma sequência de:

a) fenótipos b) aminoácidos c) cromossomos d) bases nitrogenadas

21. (Enem 2003) Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.

Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando a) um idoso deseja se proteger contra gripe.

b) uma criança for picada por cobra peçonhenta. c) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite. d) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo.

e) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela.

22. (Enem 2003) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição

da síntese proteica bacteriana.

Essa afirmação permite concluir que o antibiótico

a) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.

b) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.

c) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.

(9)

d) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.

e) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

23. (Uerj 2002) A síndrome conhecida como "vaca louca" é uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso central de animais e até do homem.

O agente infeccioso dessa doença é um príon - molécula normal de células nervosas - alterado em sua estrutura tridimensional. Os príons assim alterados têm a propriedade de transformar príons normais em príons infecciosos.

Os príons normais são digeridos por enzimas do tipo da tripsina. Curiosamente, os alterados não o são, o que, entre outras razões, permite a transmissão da doença por via digestiva. Tais dados indicam que a molécula do príon é de natureza:

a) glicolipídica. b) polipeptídica. c) polissacarídica. d) oligonucleotídica.

24. (Uerj 2002) As variações das cargas elétricas das moléculas das proteínas W, X, Y e Z, em função do pH do meio, estão representadas no gráfico a seguir.

A molécula do DNA, em pH fisiológico, apresenta carga elétrica negativa, devido a sua natureza ácida. No núcleo celular, ela está associada a proteínas, de caráter básico, denominadas histonas.

De acordo com o gráfico, a proteína que apresenta propriedades compatíveis com as de uma histona é a representada pela seguinte letra:

a) W b) X c) Y d) Z

25. (Uerj 2002) Em uma determinada etapa metabólica importante para geração de ATP no músculo, durante a realização de exercícios físicos, estão envolvidas três substâncias orgânicas - ácido pirúvico, gliceraldeído e glicose - identificáveis nas estruturas X, Y e Z a seguir.

(10)

Na etapa metabólica considerada, tais substâncias se apresentam na seguinte sequência: a) X - Y - Z

b) Z - Y - X c) X - Z - Y d) Z - X - Y

26. (Uerj 2001) Um estudante recebeu um quebra-cabeça que contém peças numeradas de 1 a 6, representando partes de moléculas.

Para montar a estrutura de uma unidade fundamental de uma proteína, ele deverá juntar três peças do jogo na seguinte sequência:

a) 1, 5 e 3 b) 1, 5 e 6 c) 4, 2 e 3 d) 4, 2 e 6 27. (Uerj 1999) VITAMINAS "Megadoses de desconfiança"

Utilização de tratamento alternativos e práticas de terapia ortomolecular provocam polêmica entre médicos.

("Época", 14/09/98)

Algumas vitaminas, entre elas o ácido ascórbico e o tocoferol, ou vitamina E, são preconizadas em doses elevadas pelos defensores da chamada medicina ortomolecular, com o objetivo de prevenir uma série de doenças provocadas, segundo eles, por um acúmulo de radicais livres no organismo.

A utilização com essa finalidade está baseada na seguinte propriedade química dos compostos citados:

a) oxidante b) redutora

(11)

c) detergente d) emulsionante

28. (Uerj 1998) Um médico holandês observou, no final do século XIX, que galinhas alimentadas com arroz polido, ou descascado, apresentavam os sintomas de uma doença conhecida como beribéri, que era curada com a ingestão da película, ou casca, retirada dos grãos do arroz.

A substância necessária em pequenas quantidades na dieta para evitar o beribéri, é a vitamina denominada: a) E b) C c) B1 d) A Página 11 de 17

(12)

Gabarito:

Resposta da questão 1: [A]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de sofrer hidrólise.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

A hidrólise das ligações glicosídicas do polissacarídeo glicogênio é mais fácil do que a quebra das ligações éster dos triglicerídeos.

Resposta da questão 2: [B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

Os inibidores competitivos interferem na velocidade da reação enzimática, mas não impedem a reação. Os inibidores não competitivos alteram a estrutura da enzima e, portanto, reduzem a velocidade da reação enzimática.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

Na presença de inibidores é necessária uma quantidade maior de substrato para que uma determinada velocidade seja atingida comparando-se com a curva sem o inibidor e verifica-se isto na curva I.

A velocidade máxima da reação é atingida na inibição competitiva e neste caso é necessária uma quantidade muito maior de substrato na reação o que é indicado na curva II.

No caso da inibição não competitiva o inibidor se liga fora da enzima, como as enzimas não atuam no substrato, a velocidade máxima da reação não é atingida o que é indicado na curva III.

A partir da curva IV, podemos deduzir que sem substrato a velocidade é máxima, o que é impossível. Sem substrato, não existe atuação da enzima.

(13)

Resposta da questão 3:

[A]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

A conformação final de uma proteína é determinada pela sua estrutura primária, isto é, pela sequência de seus aminoácidos. As estruturas secundária, terciária e quaternária da proteína se formam a partir das interações entre os radicais dos aminoácidos participantes da estrutura primária.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

A estrutura espacial das proteínas depende de sua sequência primária.

A proteína pode ser desnaturada pelo solvente e a estrutura terciária se desfaz, mas como neste caso o solvente é retirado, não ocorre quebra da sequência de aminoácidos (estrutura primária) e a proteína mantém a forma final.

Resposta da questão 4: [C]

São fatores que aceleram a velocidade das reações químicas: aumento da temperatura e da superfície de contato e a presença de catalisadores.

Resposta da questão 5: [A]

O ácido pirúvico marcado com 14C pode dar origem às moléculas de glicose. Resposta da questão 6:

[E]

A extração do DNA das células eucarióticas é feita com o uso de detergentes, sais e alcoóis, pois essas substâncias rompem as membranas lipoproteicas que armazenam e protegem os cromossomos.

Resposta da questão 7: [D]

Quanto maior for a diferença entre o pH do meio e o ponto isoelétrico de uma proteína, mais carga ela terá e, portanto, maior sua velocidade de migração em um campo elétrico,

independentemente do polo para onde migrará. As diferenças entre o pH do meio (6,0) e o ponto isoelétrico das proteínas do soro são:

Gamaglobulina: 2,0 (v1); Betaglobulina: 1,6 (v2); Alfaglobulina: 0,6 (v3); Albumina: 1,2 (v4).

(14)

Dessa forma, a ordem crescente das velocidades de migração dessas proteínas nas condições propostas será: v3 – v4 – v2 – v1.

Resposta da questão 8: [D]

As distribuições eletrônicas em subníveis dos 4 elementos citados são: 11Na: 1s 2 2s2 2p6 3s1 12Mg: 1s 2 2s2 2p6 3s2 19K: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 20Ca: 1s 2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

Sódio e magnésio apresentam elétrons em apenas 3 camadas eletrônicas, enquanto potássio e cálcio apresentam elétrons em 4 camadas eletrônicas. Como o aumento do número de

camadas eletrônicas acarreta o aumento do raio do átomo, potássio e cálcio são os elementos de maiores raios. Comparando estes dois átomos, observa-se que o potássio apresenta um número menor de prótons; logo, o efeito de atração do núcleo sobre os elétrons é menor, de forma que seu raio atômico é maior que o do cálcio. Dentre os fluidos orgânicos apresentados, encontra-se potássio em maior quantidade no líquido intracelular.

Resposta da questão 9: [D]

A meia-vida de uma proteína na célula é o tempo necessário para que sua concentração se reduza à metade, a partir de um determinado momento, desprezando-se sua síntese. No experimento proposto, glicina marcada com 14C foi adicionada em quatro proteínas diferentes. Como a glicina marcada foi adicionada apenas no início do experimento, após algum tempo, a radioatividade específica das proteínas em questão irá diminuir, demonstrando que elas estão sendo destruídas por mecanismos celulares. No experimento estudado, a proteína de menor meia vida é a proteína Z, pois é aquela que diminui sua radioatividade específica mais rapidamente.

Resposta da questão 10: [A]

A queda da atividade da enzima por minuto representa a taxa de desnaturação. Assim, no experimento apresentam-se as seguintes taxas de desnaturação:

1 2 96 85 85 74 74 63 D 11 1 1 1 128 106 106 84 84 62 D 22 1 1 1 − − − = = = = − − − = = = = Desse modo: 1 2 D 11 0,5 D =22= Resposta da questão 11: [A]

Uma vacina contra HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), assim como qualquer outra vacina, conteria antígenos atenuados e induziria o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos que protegeria o organismo contra a contaminação viral.

Resposta da questão 12: [A]

(15)

Resposta da questão 13: [D] Resposta da questão 14: [B] Resposta da questão 15: [B] Resposta da questão 16: [D]

Após a secagem, a amostra de tecido passou de 200 mg para 80 mg, revelando que o teor hídrico do tecido analisado era de 120 mg. Percebe-se que 120 mg correspondem a 60% de água. Logo, a amostra é de tecido conjuntivo.

Resposta da questão 17: [A]

O ácido desoxirribonucleico (DNA), ocorrente em todos os seres vivos, é formado por

sequências nucleotídicas compostas por fosfato, açúcar desoxirriboses e quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, timina, guanina e citosina.

Resposta da questão 18: [E]

As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, isto é, ocorrem dissolvidas em lipídios e somente podem ser absorvidas pela mucosa do trato digestório com eles.

Resposta da questão 19: [A] Resposta da questão 20: [D] Resposta da questão 21: [B]

Os soros antiofídicos contêm anticorpos específicos que neutralizam os antígenos presentes no veneno das cobras peçonhentas.

Resposta da questão 22: [E]

O antibiótico em questão inibe a síntese de proteínas em bactérias patogênicas, causando sua morte e, consequentemente, diminuindo os danos causados aos seus hospedeiros.

Resposta da questão 23: [B] Resposta da questão 24: [A] Resposta da questão 25: [C] Página 15 de 17

(16)

Resposta da questão 26: [D] Resposta da questão 27: [B] Resposta da questão 28: [C] Página 16 de 17

(17)

Referências

Documentos relacionados

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Essa diferenciação referia-se à essas escolas e aos cursos oferecidos na Escola de Professores: as Escolas Normais do Estado de São Paulo compreendiam apenas um curso de

Para tanto foram utilizados 60 ratos (Wistar) machos divididos em quatro grupos de 15 animais cada. Todos os animais foram submetidos à extração do incisivo central superior direito,

Mediante a síntese das publicações, o presente estudo destacou que as características definidoras mais encontradas (em mais de 44% das publicações) para o DE

Este apoio está adequado (não sendo muito alto ou baixo provocando desvio de punho)? O teclado é macio?.. A altura do suporte do teclado é regulável? Espaço para as

Por exemplo, Kohan e O’Connor (2002) reportam que apesar dos polícias inquiridos apresentarem elevados níveis de stress profissional, apresentavam igualmente níveis mais elevados

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the