• Nenhum resultado encontrado

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila

de MÓDULO 2 que por sua vez, faz parte do CURSO

de ELETROELETRÔNICA ANALÓGICA -DIGITAL

que vai do MÓDULO 1 ao 4.

A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o

treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

Você poderá adquirir o arquivo digital da apostila

completa (16 aulas), ou ainda na forma impressa que

será enviada por por correio. Entre na nova loja

virtual CTA Eletrônica e veja como:

www.lojacta.com.br

Além de ter a apostila e estuda-la, torne-se aluno e

assim poderá tirar dúvidas de cada uma das questões

dos blocos atrelados a cada uma das aulas da apostila,

receber as respostas por e-mail, fazer parte do

ranking de módulos e após a conclusão do módulo

com prova final, participar do ranking geral e poder

ser chamado por empresas do ramo de eletroeletrônica.

Saiba mais como se tornar um aluno acessando nossa

página de cursos:

(2)

AULA

1

O CAMPO MAGNÉTICO suas moléculas.

O mesmo princípio de linhas de forças elétricas, Na apostila anterior, estudamos o campo elétrico, aplicado ao campo elétrico, pode ser aplicado ao formado à partir de cargas elétricas. Este campo é campo magnético, conforme podemos ver na figura responsável por gerar uma diferença de potencial, 1.

criando uma tensão elétrica, e esta por sua vez, quando ligado a um condutor elétrico e mais alguns componentes eletro-eletrônicos, irão gerar corrente elétrica, realizando assim, trabalho na forma de calor, luz, som, etc.

Mas, além de realizar trabalho, a corrente elétrica também gera um novo campo, que tem propriedades diferentes do campo elétrico. Ele não atrai cargas elétricas e nem gera força elétrica a partir delas, como ocorre com o campo elétrico. Esse novo campo, tem a propriedade de criar força de atração ou repulsão apenas nas correntes elétricas e é chamado de CAMPO MAGNÉTICO. Historicamente, o campo magnético e suas propriedades magnéticas foram descobertos bem

antes do campo elétrico. Posteriormente, foi Nessa figura podemos ver um ímã natural, com as descoberto que o campo elétrico e magnético são linhas de forças magnéticas do campo magnético. gerados a partir do mesmo princípio e que na No campo elétrico as cargas tinham polaridade “+” e realidade, ambos - elétrico e magnético - são um só “-”, no campo magnético as polaridades são campo, porém aplicados em referenciais diferentes. chamadas de NORTE e SUL; conforme podemos Só que esta história fica para depois... ver na figura, as linhas de força saem do pólo norte e Voltando às propriedades do campo magnético, terminam no pólo sul.

devemos salientar a propriedade de atração de Todo material que está “imerso” em um campo materiais “ferrosos”, ou seja metais que são magnético sofrerá ação das linhas de força formados a partir do elemento ferro. Essa magnética, que irão interagir com as correntes propriedade ficou conhecida como imã ou atração

magnética, pois o campo magnético atrai metais compostos por ferro, como já é do conhecimento de nossos alunos.

Na prática toda pessoa já deve ter “brincado” com um pedaço de material, chamado de “imã”; que atraía pregos, parafusos, metais em geral. Esse material chamado de imã, tem “dentro” de suas moléculas “micro-correntes”, formadas pela movimentação dos elétrons; e essa corrente elétrica gera um ‘micro-campo magnético”, também chamados de “spins”. O arranjo natural das moléculas, faz com que esses micro-campos se somem formando um campo magnético macroscópico que passa a ser permanente para aquele material. Resumidamente os imãs naturais permanentes tem um campo magnético natural formado a partir das correntes elétricas internas às

IMÃ

figura 1

S N

OBJETO SOB AÇÃO DO IMÃ, SENDO ATRAÍDO

PELO MESMO

IMÃ

figura 2

INDUTORES EM CC E CAMPO INDUZIDO

O campo magnético e suas atuações

auto-indução - Indutância e Indutores

Reatância Indutiva - O indutor como componente

Indutor em corrente contínua (CC)

Análise de malhas com dimensionamentos

Análise de malhas com defeitos

(3)

elétricas desse material; tentando alinhá-las (da bússola) sempre estará apontado para o polo conforme o sentido das linhas de força. Quando o norte geográfico, que é na realidade o polo sul material imerso orientar suas moléculas conforme magnético da terra.

as linhas de força magnética, esse material também O campo magnético portanto, possui linhas de força passa a produzir um outro campo magnético e com magnética, e com isso podemos definir a grandeza isso sofrerá atração (ou repulsão) do imã que gerou FLUXO MAGNÉTICO como sendo a quantidade de o primeiro campo magnético (figura 2). linhas de força magnética por unidade de área, daí

poderemos definir algumas unidades de medida: Resumidamente podemos definir: MAXWELL é a unidade de medida de uma linha de

MAGNETISMO é a propriedade que certos corpos força magnética e portanto de fluxo magnético.

apresentam de atrair outros corpos, como o ferro e Embora essa medida seja muito prática ela não é outros metais. Na natureza podemos encontrar utilizada pelo Sistema Internacional (SI), que algumas substâncias que possuem essa adotou o weber como medida de linhas de força propriedade de forma acentuada, e são chamados magnética e fluxo magnético.

6 de imãs naturais. Destes materiais o que mais se O WEBER, cuja símbolo é “Wb”, equivale a 1x10 destaca é a magnetita. maxwell ou linhas de força magnética.

Como já dissemos anteriormente os imãs Como o fluxo magnético depende do tamanho da apresentam dois polos que foram definidos como: área que ele atravessa, a medida de densidade de polo SUL e polo NORTE; o polo norte de um imã fluxo magnético é mais usada para expressar o atrai o polo sul de outro imã ou corpo magnetizado valor do campo magnético.

e, consequentemente, o polo norte do imã atrai o Para a unidade maxwell, a densidade de fluxo polo sul. Já polos iguais, de imãs diferentes, se magnético é expressa em maxwell/cm², que repelem. equivale a 1 gauss, que é abreviado por “G”. Para A terra também tem em seu interior uma infinidade campos magnéticos pequenos utilizamos a unidade de correntes elétricas e portanto ela é um gauss.

gigantesco imã que produz um campo magnético, Como já dissemos o SI não adota o maxwell e na figura 3 podemos ver a terra com suas linhas de portanto nem o gauss. A unidade adotada pelo SI força magnética e seus polos magnéticos norte e para medir densidade de fluxo magnético é o sul. weber/m², que equivale a 1 TESLA, que é abreviado por “T”. O campo de 1 tesla equivale a campos magnéticos muito grandes, e por isso, recorremos a unidade gauss para representar os campos magnéticos, 1 tesla equivale a 10.000 gauss.

Para melhor exemplificar vamos comparar o valor do campo magnético da terra que vale 0,57 gauss, mas se fosse representado em tesla teremos o valor

-5 de 5,7 x 10 tesla.

CAMPO MAGNÉTICO E TENSÃO ELÉTRICA

Como já foi explicado, o campo magnético é gerado a partir da corrente elétrica, e quando uma corrente circula por um condutor, aparece um campo magnético ao seu redor. Contudo, para a corrente circular por um condutor é necessário a presença de um campo elétrico (gerando uma tensão elétrica), podemos então concluir que o campo magnético é gerado indiretamente pelo campo elétrico, ou melhor dizendo, por uma diferença do Olhando atentamente para a figura 3, podemos campo elétrico, que gera uma diferença de observar que os polos magnéticos da terra são potencial (tensão).

exatamente opostos aos polos geográficos. Exatamente!!! Como já tínhamos comentado Como a terra se comporta como um grande imã, anteriormente o campo elétrico e o campo nós podemos usar essa propriedade para nos magnético são duas formas diferentes de orientarmos em relação as posições geográficas; é interpretar a mesma energia; essa “energia” é o caso da bússola, que é um instrumento de c h a m a d a d e c a m p o e l e t r o m a g n é t i c o . orientação muito simples e ao mesmo tempo muito Resumidamente podemos dizer que a variação do preciso. Ela é constituída basicamente por uma campo elétrico gera um campo magnético e a “agulha” imantada que se orienta pelas linhas de variação do campo magnético gera um campo força magnética da terra. Portanto, seu polo norte

(4)

elétrico. Na figura 5, mostramos que o campo magnético Então, quando um condutor em movimento é começa a se propagar a partir do centro, indo para imerso em um campo magnético, acaba extremidade do condutor. Após um determinado aparecendo uma diferença de potencial em seus tempo, o campo magnético estará agindo no lado extremos. Já que o condutor está em movimento, o de fora do condutor. Quando o campo magnético campo magnético aplicado sobre ele é variável. está se movimentando do centro do fio para sua Essa variação do campo magnético irá gerar um borda, pode ser encarado como um campo campo elétrico que poderá ser notado pela magnético, movendo-se nas extremidades do fio. diferença de potencial sobre o condutor. Do ponto de vista teórico isso é equivalente ao Podemos dizer que ao aplicar uma corrente condutor estar em movimento e o campo em contínua circulante por um condutor, haverá a repouso. O que importa na realidade é o movimento formação de um campo magnético que partindo do relativo entre eles.

ponto central do condutor chegará sua extremidade Assim será induzida uma tensão nos extremos de forma muito rápida. Considerando que essa desse condutor. Vejamos os processos básicos da corrente contínua mantém um regime de trabalho sequência de indução:

constante (mesma corrente circulante), haverá um 1) A chave S1 é fechada.

campo constante criado ao redor desse condutor. 2) A corrente começa fluir pelo condutor.

Na figura 4, podemos ver que existe uma fonte de 3) O campo magnético começa a mover-se do alimentação ou bateria chamada de “E1” fazendo centro do fio para sua borda.

circular uma corrente através da carga “R1”. 4) O campo magnético em movimento induz uma tensão no próprio fio.

Considerando que o campo magnético em movimento, induz tensão no próprio fio, esse se oporá à tensão original externa feita por “E1” e tende a produzir uma corrente induzida em sentido contrário a corrente original (veja figura 6).

Como essa corrente induzida ocorre somente na variação do campo magnético, haverá portanto, uma corrente que irá se opor à original, causando assim uma oposição a essa corrente, e esta apresenta muita dificuldade em circular. Essa indução é chamada de FORÇA ELETROMOTRIZ INDUZIDA, mas como ela se opõe a variação da Notem o campo magnético gerado em torno do

corrente poderemos chamá-la de FORÇA condutor. Podemos dizer que a intensidade de

CONTRA-ELETROMOTRIZ INDUZIDA. campo será proporcional a intensidade da corrente

circulante.

AUTO-INDUÇÃO

Durante o tempo em que ocorrem os transientes, ou seja, quando a corrente está indo do zero até algum valor desconhecido, ocorre o fenômeno chamado “auto-indução”.

Quando a chave “S1” da figura 4 é fechada, a corrente começa fluir e um campo eletromagnético

aparece conforme o desenho. Contudo, o campo INDUTÂNCIA eletromagnético não aparece imediatamente,

começando a ser formado a partir do centro do A indutância pode ser definida como a capacidade condutor. de induzir uma força eletromotriz quando ocorre uma variação no fluxo de corrente. Então, definimos a indutância como a capacidade de um componente ou circuito de induzir uma força eletromotriz. Se um componente ou circuito possui essa capacidade, ela continuará existindo, mesmo que não ocorram mudanças no fluxo de corrente. A unidade de medida da indutância é o henry (H), em homenagem a Joseph Henry, um físico do século XIX que fez importantes descobertas nesta área da ciência. E1 Campo magnético CH1 R1 figura 4 seção transversal do fio campo magnético indica que a corrente está

entrando na página figura 5 Movimento relativo do condutor direção da corrente original direção genérica do campo (indicador) corrente original corrente induzida figura 6

(5)

Um henry é a capacidade de indutância que irá A simbologia utilizada para indutor é apresentada induzir uma força eletromotriz de 1 volt, quando a na figura 8.

corrente varia na razão de 1 ampère em 1 segundo.

Na maioria das aplicações eletrônicas essa unidade REATÂNCIA INDUTIVA é muito grande, sendo usado seus sub-múltiplos:

Oposição à passagem da corrente, quando da mili-henry (mH) e micro-henry (mH). A letra usada

variação desta. Sabemos que a corrente não pode para simbolizar a indutância é o “L”. Como exemplo

atingir o seu valor máximo instantaneamente, podemos ter: L = 100 mH.

quando essa é obrigada a passar por um circuito indutivo. O tempo necessário para que isso

INDUÇÃO

aconteça dependerá do valor da indutância e de alguma resistência em série com esse indutor. Indução é a ação de induzir uma força eletro-motriz

Para um dado valor de indutância, o tempo em um condutor, quando existe uma mudança no

necessário para que a corrente atinja seu valor fluxo de corrente em um indutor; ou quando um

máximo é diretamente proporcional a indutância. campo magnético variável, agindo sobre um

Podemos notar que a variação de tensão de 0V condutor, cria uma diferença de potencial em seus

para algum valor qualquer em um circuito com terminais.

indutores, obriga a circulação de corrente que sofre uma oposição pelo indutor no momento de variação

INDUTORES

de corrente, ou seja, de 0A para algum valor qualquer. Essa oposição criada é chamada de Podemos definir como qualquer condutor tem um

reatância indutiva e é medida em ohms. certo valor de indutância. Contudo, quando os

A reatância indutiva é diretamente proporcional a condutores são pouco extensos, esses valores de

frequência e a indutância, ou seja, se aumentarmos indutância são muito pequenos e somente podem

a frequência da corrente elétrica ou a indutância, ser medidos por instrumentos

aumentaremos a reatância indutiva e vice-versa. extremamente sensíveis. Um

O símbolo de reatância indutiva é “XL”, e a unidade c o m p o n e n t e p r o j e t a d o p a r a

de medida é o ohm, como já foi dito. Após alguns fornecer o valor de indutância

cálculos e experimentos, chegamos a uma fórmula e s p e c í f i c o é c h a m a d o d e

que exprime o valor da reatância indutiva em INDUTOR.

relação a frequência da corrente elétrica e a Podemos considerar o componente

indutância da “bobina”. Neste ponto de estudo, não i n d u t o r, c o m o u m c o n d u t o r

vale a pena demonstrarmos os cálculos envolvidos enrolado em um corpo cilíndrico;

para chegarmos a esta fórmula, já que a teoria de isto possibilita uma maior concentração de campos,

e l e t r o - m a g n e t i s m o , s o m e n t e p o d e s e r aumentando também a reatância indutiva. A forma

desenvolvida com ajuda de cálculos diferenciais um de enrolar o fio no corpo cilíndrico acabou gerando

pouco complexos. Então enunciaremos apenas a algumas vezes o nome de

fórmula, que é bem simples: “bobinas” para esse componente

(Figura 7).

Podemos aumentar a indutância

de uma bobina, aumentando o

XL = 2 x

p

x f x L

número de espiras. Outra forma de aumentar a indutância é utilizar o

f = frequências da corrente elétrica (Hz). n ú c l e o d e m a t e r i a l f e r r o

L = valor da indutância (H). magnético, capaz de evitar a

p (pi) = uma constante que vale: 3,141592654... dispersão do campo magnético induzido.

Por esta fórmula podemos ver que quanto maior a frequência da corrente elétrica maior será a reatância e também quanto maior for o valor da indutância da “bobina” em questão, maior será a reatância. O valor resultante desta fórmula será o valor da reatância indutiva desta “bobina” medida em ohms (W), desde que seja obedecida as unidades da frequência em hertz e a indutância em henry.

Podemos exemplificar esta fórmula aplicando-a a um circuito eletrônico, formado por uma bobina de 3,3uH, ligada a uma fonte de corrente senoidal

BOBINA

figura 7

Referências

Documentos relacionados

O Problema da programação de lotes econômicos de produção (ELSP) com tempos e custos de setup dependentes da seqüência : um estudo de caso / Javier Gutiérrez Castro ;

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Esta pesquisa também corrobora o fato de que buscar a cooperação por meio de estímulos à construção de interesses comuns e a cooperação via trocas se mostra

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis