• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 INTRODUÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Dhiovani A. Caetano1, Edilene F. Vetorato2, Junior H. V. Oliveira3, Marco A. Nagao4, Gustavo K. Montanha5

1Cursando Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Fatec, Botucatu. E-mail: dhioo@outlook.com.

2Tecnóloga em Informática para Negócios - Fatec, Botucatu. E-mail: edilenefv@gmail.com. 3Cursando Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Fatec, Botucatu. E-mail:

junioradm10@gmail.com.

4Docente Especialista na Faculdade de Tecnologia de Botucatu - Fatec, Botucatu. E-mail: mnagao@fatecbt.edu.br.

5Docente da Faculdade de Tecnologia de Botucatu - Fatec, Botucatu. E-mail: gmontanha@fatecbt.edu.br.

1 INTRODUÇÃO

A língua inglesa diante da acentuada globalização observada nos últimos anos surge como ferramenta essencial para a comunicação competitiva de empresas e pessoas no mercado de trabalho. Ao assumir esse papel, nota-se também que o inglês passa a ser mais importante na área acadêmica, onde as instituições de ensino detêm a missão de melhor preparar os alunos que deverão concorrer no mercado profissional.

O processo de ensino e aprendizagem do inglês adquire grande importância dentro do “fenômeno globalização”, essa importância é evidenciada através dos discursos midiáticos sob ótica globalizada. Lopes (2005) acentua a importância da linguagem, enfatizando que o inglês é utilizado como idioma que rege o discurso da globalização. Segundo o pesquisador, o inglês é o “latim dos nossos tempos” e a língua pela qual pode-se compreender e participar criticamente do mundo contemporâneo.

O ensino da língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de interação no mundo social (científico, tecnológico e humano), o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, lhe concede maior competência em diversas atividades. Sendo assim, é possível notar que há motivos para o estímulo global deste idioma, principalmente na área da tecnologia, onde o inglês passa a ser a linguagem padrão, além do mais, é usado como base fundamental nas instruções das próprias linguagens de programação, tanto para desenvolvimento de aplicações quanto para implementação de banco de dados (ESTEVES, 2015).

De acordo com Bruthiaux (2006), esse papel de idioma universal vem sendo empreendido com sucesso ao longo dos tempos pela língua inglesa. É importante

(2)

observar que com o advento mais recente das Tecnologias da Informação (TI) e, particularmente, da internet, o aprendizado deste idioma vem se tornando uma exigência para qualquer indivíduo que deseje prosperar seja qual for sua área de trabalho ou pesquisa.

O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da língua inglesa para atividades vinculadas à TI, com ênfase no aprendizado e utilização do idioma em cursos superiores voltados à tecnologia.

2 MATERIAL E MÉTODOS

O desenvolvimento deste trabalho teve como base levantamentos bibliográficos, análise de artigos relacionados ao tema abordado e notícias atuais sobre TI. A metodologia empregada consistiu na observação e análise de um cenário de uma instituição de ensino superior, que já implementou disciplinas de inglês em todos os períodos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com o objetivo de melhor preparar os alunos para o mercado de TI. A principal forma de busca das informações foi por uso de computadores (pesquisas por trabalhos anteriormente publicados etc.) e também foram realizadas entrevistas e discussões com alunos e docentes do curso.

Utilizou-se também ferramentas como o ambiente de desenvolvimento integrado

NetBeans na versão 8.1 e a ferramenta de administração e construção de banco de dados MySQL Workbench na versão 6.3 para apresentação de resultados e discussões.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A partir do levantamento realizado, foi possível verificar que instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas com o aperfeiçoamento de seus alunos, não apenas no desenvolvimento de algoritmos e lógica de programação, mas também na língua inglesa, que hoje é essencial para o profissional de TI (CRUSE; PECK, 2012).

De acordo com Rapkiewicz et al. (2006), a disciplina de algoritmos é considerada a base para o ensino da programação, e esta aborda a criação de algoritmos em inglês, sendo necessário desenvolver um raciocínio lógico, para que tal algoritmo exerça sua função esperada. Entretanto, muitas vezes o uso da ferramenta ou palavra

(3)

reservada de determinada linguagem é automático e não corresponde ao verdadeiro conhecimento do idioma. Como por exemplo as linguagens Java, Pascal e suas derivadas possuem if, while e for como palavras reservadas para programação em suas plataformas – onde o inglês é predominante.

Segundo Anido (2015), a primeira e mais importante barreira para estudantes brasileiros usarem as ferramentas existentes para desenvolvimento de aplicações por exemplo, é o fato de que as mesmas foram desenvolvidas com destino à um público que têm o domínio da língua inglesa e, apesar dos meios de internacionalização, a maioria dos ambientes exige algum conhecimento mais profundo e interpretativo do idioma, e não exclusivamente referente à palavras-chave de alguma linguagem de programação que está sendo usada pelo desenvolvedor.

A Figura 1 mostra a interface do NetBeans IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), com exemplo de sintaxe utilizada nas linguagens de programações JAVA.

Figura 1 - Exemplo de sintaxe da programação JAVA no NetBeans

Fonte: Plataforma Netbeans IDE 8.1.

Assim como em plataformas para desenvolvimento de aplicações, para a construção do banco de dados não é diferente, pois a linguagem SQL (Structured Query

Language ou Linguagem de Consulta Estruturada) que é a linguagem mais usada hoje

(4)

lógico para execução correta dos comandos. A Figura 2 a seguir mostra a interface da plataforma para criação e administração de banco de dados MySQL Workbench (Banco de Trabalho em Linguagem de Consulta Estruturada) com exemplo de sintaxe utilizada na criação de um banco de dados de uma biblioteca e suas tabelas.

Figura 2 - Exemplo de sintaxe da programação em linguagem SQL no Workbench

Fonte: Plataforma MySQL Workbench 6.3 CE.

No mundo acadêmico, a maior parte das certificações concedidas por grandes corporações somente são realizadas em inglês, assim é proporcionado ao aluno, materiais de apoio ou aulas inteiramente em inglês, que será também o idioma utilizado na prova ou processo de certificação. Analisando este contexto, é possível observar que

o inglês possui requisitos evidentes que lhe tornam uma língua franca, ou seja, é a

língua da diplomacia, a principal no mercado de trabalho mundial e também a língua predominante nas publicações científicas (PAIVA; OLIVEIRA, 2008). Dessa forma, para ser um profissional completo e de destaque no mercado, é necessário aperfeiçoar-se no idioma. Entre as principais organizações que fornecem tais certificações estão a

Google, Microsoft, Oracle e Cisco.

Diversas universidades no Brasil já implementaram a disciplina de inglês em quase todo o período acadêmico de seus cursos envolvidos com TI, pois os profissionais que lidam com esta área, seja desenvolvimento ou aplicação, são os que mais

(5)

necessitam do inglês como ferramenta de trabalho, não somente pelo fato de ser a língua mais falada hoje, mas também pelo fato de que nesse idioma são transmitidas informações entre grandes organizações de tecnologia (Samsung, Dell, etc.), e também são divulgados diversos tipos de pesquisa.

Todo esse cenário que vem sendo aprimorado cada vez mais nas organizações que de alguma forma se envolvem com tecnologia, é reflexo do que já vem se antecedendo nas universidades tecnológicas que preparam seus alunos para esse mundo globalizado, sempre ressaltando e reforçando a importância da língua inglesa – fator que influencia em larga escala o desenvolvimento do setor de tecnologia e os futuros profissionais que estão por vivenciar essa “era globalizada” na TI moderna. De fato, as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) geraram e continuam gerando impactos profundos sobre os indivíduos e a sociedade. (HINTERHOLZ, 2009).

4 CONCLUSÕES

Com base no trabalho desenvolvido, pode-se concluir que é de extrema importância o aprendizado da língua inglesa na formação acadêmica de futuros profissionais de tecnologia, para que então possam obter domínio do idioma e maior facilidade no desenvolvimento e na manipulação de ferramentas específicas, podendo se destacar futuramente em sua área de atuação e ter maior facilidade na busca de conhecimentos tendo em vista que grande parte de conteúdos relacionados à TI apresentam-se no idioma inglês.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANIDO, R. Saci-ainda outro ambiente para o ensino de programação. In: ANAIS DO XXIII WEI - WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO. 2015. Disponível em: < http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/servlet/Trabalho?id=23427> Acesso em: 10 ago.2017

BRUTHIAUX, P. Predicting challenges to English as a global language in the 21 st century. LANGUAGE PROBLEMS AND LANGUAGE PLANNING. London: Methuen, 2006. Disponível em: < https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/download/1704/1368> Acesso em: 10 ago.2017 CRUSE R. M; PECK, E. R. A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. 2012. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.1, n.1, 2012. ESTEVES, J. C. A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2015. Disponível em: <https://www.profissionaisti.com.br/2015/03/a-importancia-do-ingles-na-tecnologia-da-informacao/> Acesso em: 01 set. 2016.

(6)

HINTERHOLZ JR. O. TEPEQUÉM: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ALGORITMOS NOS CURSOS SUPERIORES EM COMPUTAÇÃO. 2009. In: XVII-Anais do Workshop sobre Educação em Informática.

LOPES M. P. L. INGLÊS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: AMPLIANDO OPORTUNIDADES SOCIAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502008000200006> acesso em 10 ago.2017

PAIVA; OLIVEIRA V. L. M. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em <www.veramenezes.com/techist.pdf> Acesso em: 10 ago. 2017.

RAPKIEWICS, C. et al. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ASSOCIADAS AO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS. 2006. CINTED¬UFRGS - Novas Tecnologias na Educação.

AGRADECIMENTOS

Nosso agradecimento à Faculdade de Tecnologia de Botucatu pela oportunidade e apoio. Aos Professores Marco Antonio Nagao e Gustavo Kimura Montanha pela orientação, compreensão e incentivos oferecidos durante o desenvolvimento deste trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Foram incluídos pa- cientes de ambos os gêneros, com ida- de ≥18 anos, que utilizaram ventilação mecânica não invasiva devido ao quadro de insuficiência respiratória secundária

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

This thesis presents the following contributions: The specification of a semantic-based architecture for a Peer Data Management System PDMS; The specification, implementation,

A via de sinalização Hedgehog (HH) desempenha papel importante no desenvolvimento embrionário influenciando, de forma autócrina e parácrina: a proliferação,