• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - Odete São Paio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - Odete São Paio"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - Odete São Paio

1- (CEFET-MG) Apesar dos grandes avanços biotecnológicos, no mundo contemporâneo, ainda não se pode:

a) Sequenciar os nucleotídeos do DNA humano. b) Inserir genes humanos nas células bacterianas. c) Gerar seres humanos imunes a doenças parasitárias.

d) Escolher embriões com características geneticamente melhores. e) Analisar as chances de uma pessoa vir a ter uma doença genética.

2. (PUC-MG)CÉLULAS-TRONCO PODERÃO SER ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS AUTOIMUNES

As doenças autoimunes afetam de 3% a 5% da população mundial. Causadas por uma disfunção no sistema imunológico de origem desconhecida, elas fazem o organismo se autoagredir, destruindo células e tecidos saudáveis. Existem dezenas de doenças classificadas como autoimunes, como esclerose múltipla, diabetes mellitus tipo 1, hipotireoidismo autoimune e vitiligo. A maioria não tem cura, mas pode ser controlada com terapias antiinflamatórias ou imunossupressoras convencionais. Atualmente, uma nova alternativa vem sendo estudada: o desenvolvimento de terapias com células-tronco hematocitopoiéticas, retiradas do próprio paciente. Para que fiquem livres de suas

características que provocam a autoagressão, os pacientes recebem, antes do transplante, uma carga intensa de agentes imunossupressores. Só então as células-tronco são implantadas para que, a partir daí, o sistema imunológico se restabeleça livre da doença.

Fonte: Adaptado de http://www.einstein.br/pagina-einstein.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar, exceto:

a) Os agentes imunossupressores utilizados antes do transplante têm por objetivo a remoção de agentes estranhos da superfície das células a serem transplantadas.

b) No hipotireoidismo autoimune, o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula tireoide, provocando nela uma inflamação crônica, que pode acarretar o bócio e a diminuição do seu

funcionamento.

c) As células-tronco a que se refere o artigo são retiradas da medula óssea do próprio paciente. d) A produção de autoanticorpos células-beta das ilhotas pancreáticas é a causa do diabetes do tipo I. 3. (MACK) A melhor forma de combate à dengue é o ataque aos mosquitos transmissores. Pesquisadores conseguiram obter mosquitos machos de A. aegypti, modificados geneticamente, que foram soltos em algumas regiões de alta incidência da doença para serem cruzados com fêmeas existentes nesses locais. Com isso pretendeu-se obter descendentes:

a) Geneticamente modificados, resistentes ao vírus causador da doença. b) Geneticamente modificados, não hematófagos.

c) Estéreis e, assim, não dando origem a novas gerações do mosquito. d) Machos, geneticamente modificados, que não cruzarão com as fêmeas. e) Fêmeas geneticamente modificadas e estéreis.

4. (UNIMONTES) Células-tronco extraídas de dentes de leite comportam-se como as extraídas de medula e cordão umbilical. Em ensaios laboratoriais sobre sua capacidade de diferenciação, os resultados

mostraram que as células-tronco dentais podem se converter em células cardíacas, neurais, ósseas, gordurosas e hepáticas, entre outras. A diferenciação celular depende de fatores como, exceto: a) Inativação de alguns genes.

b) Produção de anticorpos do tipo Ig-E. c) Contato entre células.

d) Sinais provenientes de hormônios.

5. (UNESP) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de:

a) Mórula. b) Gástrula. c) Nêurula.

(2)

6. (UFU) Os estudos das ciências naturais aliados ao avanço da tecnologia têm permitido o

desenvolvimento de técnicas, procedimentos e medicamentos, entre outros produtos, que têm contribuído para o aumento da qualidade de vida da população. Sobre os impactos das ciências naturais nos mais diversos campos do conhecimento, analise as seguintes afirmativas.

I. A grande revolução ocasionada pela clonagem da ovelha Dolly, que abriu caminho para a possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar artificialmente (em laboratório) um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada da glândula mamária da ovelha.

II. Existem células-tronco em vários tecidos como, por exemplo, na medula óssea, no baço e no fígado, apenas das crianças.

III. Microrganismos como as bactérias vêm sendo estudados quanto à sua eficiência na degradação de poluentes industriais. Conhecendo-se as linhagens de bactérias capazes de utilizar os resíduos tóxicos como fonte de alimento e energia, poderá ser possível descontaminar a água onde os poluentes são liberados.

IV. Com o cenário econômico e social cada vez mais favorável ao uso de matérias-primas de fonte renovável e alternativas ao petróleo, têm sido realizados, no Brasil, estudos para produção de eteno (C2H4) a partir de etanol, com objetivo de produzir um polietileno 100% proveniente de

matérias-primas renováveis.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) Apenas I, III e IV. b) Apenas I, II e III. c) Apenas II, III e IV. d) Apenas I e II.

7. (PUC-PR) O primeiro organismo transgênico foi obtido por volta de 1981, quando genes de coelhos foram injetados em ovos de camundongos que se desenvolveram no útero de fêmeas dessa espécie. Os camundongos que nascidos desses ovos apresentaram hemoglobina de coelho em suas hemácias, porque: a) RNA mensageiro do coelho injetado no ovo passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula. b) DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.

c) DNA do coelho injetado no ovo foi transcrito para o RNA ribossômico que conduziu a síntese de proteínas nessa célula.

d) RNA mensageiro do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.

e) DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula.

8. (UFRGS) Em 2006, pesquisadores conseguiram contornar o principal argumento postulado por entidades religiosas contra a utilização de células-tronco embrionárias em experimentos científicos. Foi desenvolvida uma nova metodologia que consiste na retirada de uma única célula de um embrião humano de dois dias. Considere as seguintes afirmações sobre essa nova metodologia.

I. Ela permite o desenvolvimento de cultura de células-tronco embrionárias sem destruir o embrião. II. A célula retirada provém do botão embrionário.

III. A célula retirada denomina-se blastômero. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

9. (COVEST) Para um pesquisador transferir um gene de interesse, diferentes etapas são cumpridas em laboratório, entre as quais: a utilização de enzima do tipo (1), para o corte e a separação do segmento de DNA a ser estudado; a extração e o rompimento de (2), e a inclusão em (2) do segmento obtido (gene isolado) com o auxílio de enzimas do tipo (3). Os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

(3)

a) Enzima de restrição, plasmídio e enzima ligase. b) Enzima transcriptase reversa, cromossomo circular e enzima de restrição.

c) DNA recombinante, RNA plasmidial e enzima exonuclease. d) Enzima transcriptase reversa, plasmídio e enzima de restrição. e) Enzima de restrição, RNA plasmidial e enzima transcriptase reversa.

10. (UFPI) A sigla OGM significa “organismos geneticamente modificados” ou, simplesmente, transgênicos. Coloque V ou F conforme a afirmativa sobre a obtenção dos OGMs seja verdadeira ou falsa.

( ) São obtidos a partir de algumas células oriundas de um outro organismo, que são transferidas para o OGM.

( ) São obtidos pela clonagem de genes de um organismo qualquer.

( ) São obtidos pela transferência de genes de um organismo qualquer para o DNA genômico de outro organismo.

Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

a) V F V. b) V V V. c) F F V. d) V F F. e) F V V.

11. (UFC) Na espécie humana, a composição de sequência de bases, provenientes de fragmentos de DNA nuclear, tratados com uma específica enzima de restrição e submetidos a técnica de eletroforese, permite: I. Identificar a paternidade de uma criança.

II. Diagnosticar casos de Síndrome de Down. III. Prever a ocorrência de eritroblastose fetal.

Com respeito às três afirmativas, é correto dizer que apenas:

a) I é verdadeira. b) I e II são verdadeiras. c) II e III são verdadeiras. d) I e III são verdadeiras. e) II é verdadeira.

12. Uma ovelha gerada na Inglaterra, chamada Tracy, possui incorporada em um de seus cromossomos o gene para a antitripsina; trata-se, portanto, de um:

a) Clone. b) Híbrido. c) Plasmídio. d) Transgênico.

13. Amostras de DNA podem ser identificadas pelo conjunto de ferramentas obtidos pelo corte com enzimas de restrição e sua posterior separação por:

a) Eletroforese. b) Melhoramento genético. c) Transcrição gênica. d) Origem de replicação.

14. (UNESP) Em julho de2002, a Unesp produziu um clone animal a partir do núcleo de uma célula adulta. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, do campus de Jaboticabal, removeram o núcleo de uma célula obtida da cauda de uma vaca da raça Nelore (animal A) e injetaram-no injetaram-no óvulo anucleado de uma vaca de abatedouro (animal B). Posteriormente, esse “óvulo” foi

implantado no útero de uma vaca mestiça holandesa (animal C). Do desenvolvimento desse “óvulo” resultou a bezerra Penta. Nas células da bezerra Penta, há:

a) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal C. b) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal A. c) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal B. d) DNA nuclear do animal B e DNA mitocondrial do animal C. e) DNA nuclear do animal C e DNA mitocondrial do animal A.

15. (UERJ) Para a clonagem em bactérias do hormônio do crescimento humano a partir de seu RNA mensageiro, é inicialmente necessário que sejam sintetizadas em laboratório cópias em DNA desse RNA. As cópias, depois de introduzidas em plasmídios, serão expressas em culturas de bactérias contendo os

(4)

plasmídios modificados. Essas cópias de DNA são sintetizadas em laboratório com o auxílio de uma preparação da enzima denominada de:

a) RNA replicase. b) RNA polimerase.

c) Desoxirribonuclease. d) Transcriptase reversa.

16. (UNIFOR) Ultimamente tem sido anunciados uma série de “Projetos Genoma”, com o objetivo de sequenciar o genoma de espécies de importância econômica, como o eucalipto e o café. Sequenciar o genoma de um organismo significa descobrir:

a) O seu código genético. b) A sequência de bases do seu DNA. c) As relações de parentesco do organismo. d) Os genes importantes na produtividade. e) Os seus genes de resistência a pragas e doenças.

17. (UFMG) A tecnologia do DNA recombinante permitiu a inserção e a expressão, em bactérias, do gene humano responsável pela síntese da insulina. Todas as alternativas apresentam resultados esperados do êxito dessa técnica, exceto:

a) Possibilidade de expressão em bactérias de outros genes de interesse médico. b) Possibilidade de tratamento para pacientes com intolerância à insulina animal. c) Independência de pâncreas de animais para produção de insulina.

d) Obtenção de uma nova espécie de bactéria produtora de insulina humana.

18-(UFC-2002) Leia o texto abaixo:

―Cientistas da Embrapa e da Unicamp estão desenvolvendo pesquisas com uma variedade de soja geneticamente modificada, onde foram introduzidos genes capazes de produzir o hormônio do crescimento humano e a insulina. A soja modificada, depois de uma rigorosa avaliação da

biossegurança, funcionará como uma biofábrica de onde serão extraídas e purificadas as proteínas para a aplicação medicinal.‖

(Rev. Biotecnologia, junho/2001)

Com base no enunciado e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A obtenção de um organismo geneticamente modificado (OGM) consiste na transferência de células de um certo organismo para o DNA genômico de outro.

II. O objetivo principal da pesquisa é utilizar a soja

transgênica no tratamento de doenças como a diabetes, através da introdução desse vegetal na alimentação humana.

III. A produção do hormônio do crescimento humano e da insulina pela soja transgênica é conseqüência da expressão de genes do DNA recombinante.

Da análise das afirmativas, é correto concluir que:

A) somente I é verdadeira. B) somente II é verdadeira. C) somente III é verdadeira. D) I e III são verdadeiras. E) I e II são verdadeiras.

19 . (UFC-2002) Plasmídios são estruturas celulares, que consistem apenas de:

A) fitas lineares de DNA. B) fitas lineares de RNA. C) fitas circulares de DNA. D) fitas circulares de RNA. E) fitas circulares de DNA e RNA.

20-( FMJ -2005) A amniocentese é um exame pré-natal que consiste na coleta de uma pequena quantidade (20 mL) de líquido amniótico para análise. Foi realizado pela primeira vez em 1982, para eliminar excesso de líquido amniótico, e há muito tempo se utiliza na etapa final da gravidez, para identificar a presença de anemia

em bebês quando existe a incompatibilidade de Rh e para verificar se os pulmões do feto já estão suficientemente para o parto. Atualmente, amniocentese é utilizada com muita freqüência no segundo trimestre da gestação (geralmente entre a 15ª e a 18ª semanas) para diagnosticar ou descartar a presença de alguns defeitos congênitos, cromossômicos e genéticos.

Há várias indicações médicas para este tipo de exame, EXCETO quando a gestante

A) já passou de 35 anos de idade.

(5)

C) se expôs a algumas sessões de raios X.

D) deseja que se faça a identificação do sexo do bebê. E) tem irmão afetado por doença genética.

21-( UFPI-2002) A sigla OGM significa ―organismos geneticamente modificados‖ ou, simplesmente, transgênicos.

Coloque V ou F conforme a afirmativa sobre a obtenção dos OGMs seja verdadeira ou falsa. ( ) São obtidos a partir de algumas células oriundas

de um outro organismo, que são transferidas para o OGM. ( ) São obtidos pela clonagem de genes de um

organismo qualquer.

( ) São obtidos pela transferência de genes de um organismo qualquer para o DNA genômico de outro organismo.

Agora, assinale a alternativa que contém a seqüência correta:

A) V F V B) V V V C) F F V D) V F F E) F V V

22- Tanto para Lamarck como para Darwin, o ambiente tinha um papel importante no processo evolutivo. a) Qual dos dois cientistas admitia que o ambiente seleciona a variação mais adaptativa?

b) Qual o pensamento do outro cientista sobre o papel do ambiente no processo evolutivo?

23- Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibiótico.

a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução. b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.

24- Desde 1995 alguns estados norte-americanos estão excluindo o ensino da teoria de evolução biológica dos seus currículos escolares alegando, entre outras razões, que ninguém estava presente quando a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas defendem a teoria da evolução argumentando que, se é necessário "ver para crer", então não poderemos acreditar na existência dos átomos, pois estes também não podem ser vistos.(Adaptado da "ISTO É", 25/08/1999.)

a) Apresente três evidências que apóiam a teoria da evolução biológica.

b) A mutação gênica é considerada um dos principais fatores evolutivos. Por quê?

25- Em 1950, o vírus mixoma foi introduzido em uma região da Austrália para controlar o grande aumento de coelhos europeus. O primeiro surto de mixomatose matou 99,8 % dos coelhos infectados. O surto seguinte matou 90%. No terceiro surto somente 40 a 60% dos coelhos infectados morreram e a população voltou a crescer novamente. O vírus é transmitido por mosquitos que só picam coelhos vivos. O declínio da mortalidade dos coelhos foi atribuído a fatores evolutivos.

a) Do ponto de vista evolutivo, o que ocorreu com a população de coelhos?

b) Como os mosquitos podem ter contribuído para diminuição da mortalidade dos coelhos?

26- Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas. ("Folha de S.Paulo", 09.05.2006.)

O texto pressupõe uma interpretação darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique.

27- Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crença que persiste entre membros de muitas religiões. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princípio da imutabilidade das espécies, ou seja, que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo. Já no século XVIII, o biólogo francês Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biológico da época. Em

(6)

1809 o biólogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se através dos tempos, em contraposição ao Fixismo.

Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin expôs, em seu livro "Origem das Espécies", suas idéias a respeito do mecanismo da transformação das espécies, base da moderna teoria da Teoria da Seleção Natural.

Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações.

I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam à fase adulta para reproduzir-se, por isso o número de indivíduos de cada espécie se mantém constante ao longo das gerações.

II. As serpentes evoluíram de ancestrais que possuíam pernas muito curtas; quando, em determinada época, aconteceram mudanças radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar às novas condições e desenvolver o hábito de rastejar.

III. Somente os indivíduos mais aptos sobrevivem, porque são mais adaptados às condições ambientais de modo que cada geração aprimora o grau de adaptação conseguido por seus ancestrais.

IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivíduo, sua organização estrutural se altera de modo a torná-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os órgãos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados.

Identifique se as afirmações anteriores podem ser creditadas a Lamarck ou Darwin, respectivamente. 28- O controle das doenças bacterianas infecciosas feito por antibióticos ainda não está totalmente resolvido. A cada medicamento produzido, verifica-se o aparecimento de linhagens de bactérias que não respondem ao tratamento. Diante desse fato, conclui-se que os antibióticos induzem o aparecimento de bactérias resistentes.

Pergunta-se:

a) Está correta esta conclusão? b) Justifique a sua resposta

29- Leia com atenção a tira a seguir:

Calvin acredita que os morcegos são insetos porque, além de considerá-los nojentos, eles voam. No entanto, o que ele não sabe é que asas de insetos e de morcegos não são estruturas homólogas, mas análogas. Qual a diferença entre estruturas análogas e homólogas?

30- (UNIFESP – 2007) O mapeamento de toda a seqüência de nucleotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos

A) é o que ainda falta fazer após a conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

B) é a condição necessária para se saber o número de moléculas de RNA existentes em nosso organismo. C) é o que nos permitiria conhecer qual a real proporção de proteínas em relação às moléculas de DNA que possuímos.

D) é o que foi conseguido pelos pesquisadores há alguns anos, sendo apenas um passo no conhecimento de nosso genoma.

E) significa decifrar o código genético, que só foi descoberto depois da conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo procura dimensionar um sistema FV que atenda a demanda de energia elétrica de duas estações elevatórias de água da Companhia de Água e Esgoto do Estado do

Para Kim e Mauborgne 147 , o modelo de estratégia focado na competição selvagem tem sido a realidade da maioria das empresas na busca por um

▪ Para os jogadores que usam cadeira-de-rodas manual, quando o jogador deseja dirigir-se ao campo, o Assistente COVID pode ajudá-lo a mover-se para qualquer lugar. o O Jogador

Para contornar o problema de fan-in (n´ umero m´ aximo de entradas poss´ıveis em uma porta l´ ogica), decodificadores com grande n´ umero de entradas podem ser realizados por

A Direção Técnica e o Diretor do Corpo Médico terão 30 (trinta) dias para proferirem seus pareceres, por escrito. O Diretor do Corpo Médico fará a apresentação dos pedidos

Os conversores de frequência VACON® 100 INDUSTRIAL e VACON® 100 FLOW são ideais para economizar energia, otimizar o controle de processo e melhorar a produtividade.. Eles foram

Por exemplo, ao se locomover até um local para cumprir um objetivo do jogo, seja para capturar um Pokémon ou batalhar em um ginásio, o jogador utiliza o espaço

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória