• Nenhum resultado encontrado

- Observatório de Política Externa Brasileira - Nº 70 23/09/05 a 29/09/05

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Observatório de Política Externa Brasileira - Nº 70 23/09/05 a 29/09/05"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

- Observatório de Política Externa Brasileira -

Nº 70

23/09/05 a 29/09/05

Brasil poderá retaliar comercialmente os Estados Unidos

O Brasil solicitará à Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de retaliar os Estados Unidos por causa dos subsídios pagos a seus produtores de algodão. Esta prática já foi julgada ilegal pela Organização e Washington teve seis meses para se adequar às regras do comércio internacional. Contudo, passado o prazo, não houve nenhuma manifestação concreta por parte dos americanos indicando o que fariam. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que como forma de retaliação, poderão ser negociados com a Casa Branca eventuais benefícios comerciais para o Brasil, como a facilitação do acesso de produtos de interesse nacional no mercado norte-americano. (Folha de S. Paulo - Dinheiro - 23/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 23/09/05).

Principais atores da OMC reuniram-se na embaixada brasileira em Paris

Representantes da Índia, Brasil, Estados Unidos e União Européia (UE) se reuniram na embaixada brasileira em Paris para tentar retomar as negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). "Discutimos a fundo a questão agrícola e outras e tentamos ver onde estão nossas divergências. Falta um longo caminho a percorrer mas essa reunião foi útil para compreender onde estão os problemas", avaliou o chanceler brasileiro Celso Amorim. O Brasil tem insistido na flexibilização das posições dos europeus e norte-americanos nas negociações agrícolas para que a reunião ministerial que ocorrerá em Hong Kong, em dezembro, não seja mal sucedida. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 23/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 23/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 24/09/05).

Brasil insistirá na criação de uma linha emergencial de crédito no FMI

O Brasil defenderá mais uma vez, na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), a criação de uma linha de crédito emergencial para socorrer países com boa conduta fiscal para os momentos de crise. O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Luiz Pereira, acredita fortemente que o relatório final que será apresentado pelo diretor-gerente do FMI, Rodrigo Rato, incluirá o tema pela primeira vez. A proposta já obteve apoio do Japão e do Reino Unido. Os representantes brasileiros também defendem a redistribuição de cotas do Fundo para aumentar a representatividade das economias emergentes. Contudo, ambas propostas encontram resistência dos

(2)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Estados Unidos. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 23/09/05; Folha de S. Paulo – Dinheiro – 24/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 23/09/05).

Lula assinou decreto que reconhece a China como membro da OMC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que reconhece a China como membro da Organização Mundial do Comércio (OMC). A partir do reconhecimento, o Brasil pode adotar legalmente medidas de contenção da importação de produtos chineses que estejam ameaçando a produção nacional. Contudo, Brasília prefere adotar uma posição conciliadora com os chineses através da negociação de reduções voluntárias das exportações chinesas para o mercado brasileiro. O Itamaraty considera o país asiático um importante aliado nas diversas negociações multilaterais. Por isso, quer evitar um confronto com Pequim. O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, viajou à Pequim, no dia 29 de setembro, para negociar com o ministro chinês do Comércio, Bo Xilai, uma autolimitação na venda de produtos chineses para o mercado brasileiro.(Folha de S. Paulo – Dinheiro – 23/09/05; Folha de S. Paulo – Dinheiro – 28/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 28/09/05; O Globo – Economia – 27/09/05; O Globo – Economia – 29/09/05).

Lula participou da 2ª Conferência Mundial do Café

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no dia 24 de setembro, da abertura da 2ª Conferência Mundial do Café, em Salvador, Bahia. Segundo o ministério da Agricultura, a Organização Mundial do Café (OIC) escolheu o Brasil para sediar o evento porque este país é o maior produtor e exportador mundial de café, além de ocupar o segundo lugar no mercado consumidor. (Folha de S. Paulo – Brasil – 24/09/05).

Amorim visitou Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pela primeira vez desde o início do governo Lula, visitou os Estados Unidos. Além de encontrar-se com a Secretária de Estado americano, Condoleeza Rice, para acertar os detalhes da viagem do presidente George W. Bush ao Brasil - que acontecerá no dia 06 de novembro, quando passará algumas horas em Brasília - Amorim reuniu-se com o subsecretário de Estado, Nicholas Burns, e com o vice-secretário de Estado Robert Zoellick. A agenda do brasileiro abrangeu todo o leque de temas bilaterais. Os principais pontos de destaque foram o comércio, a próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Hong Kong e a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Outro tema relevante foi a continuação da liderança militar brasileira na força de estabilização da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, que recebeu elogios por parte dos americanos. Amorim

(3)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

tratou, ainda, com Rice e seus outros interlocutores, dos preparativos da Quarta Cúpula das Américas, marcada para o início de novembro, em Mar del Plata. Na falta de temas substantivos, os americanos temem que o evento se transforme em palco para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, armar uma confrontação com o presidente estadunidense George W. Bush. Antes de retornar ao país, o chanceler participou de uma conferência do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. (Folha de S. Paulo – Brasil – 26/09/05; O Estado de S. Paulo – Nacional – 27/09/05; Folha de S. Paulo – Mundo – 27/09/05; O Estado de S. Paulo – Nacional – 27/09/05; O Globo – O País – 27//09/05).

Celso Amorim defendeu a permanecia brasileira no Haiti

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a permanecia das Tropas de Estabilização da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti nos meses após o processo eleitoral pelo qual passará o país da América Central. A proposta de Amorim recebeu apoio da Secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, que pediu rapidez no processo eleitoral. Amorim esteve no país caribenho antes de encontrar-se com Rice nos EUA. O governo brasileiro enviou técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auxiliar nas eleições, entretanto, o uso de urnas eletrônicas foi descartado pela instabilidade no fornecimento de energia naquele país. (Folha de S. Paulo – Mundo – 27/09/05; Folha de S. Paulo – Mundo – 28/09/05).

G-7 poderá ser ampliado e contar com a presença do Brasil

O secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, declarou que o G-7 – Grupo dos Setes países mais industrializados do mundo – estará arriscando a sua relevância caso não expanda a ponto de refletir melhor a economia mundial. Outro funcionário do Tesouro americano, Fred Bergsten, disse que o grupo poderá ser ampliado no período de um ano. A proposta encontra apoio também do ministro da Fazenda Francês. Brasil e Rússia são países de reconhecida influência no comércio mundial e nos mercados financeiros, o que viabilizaria a inclusão brasileirano grupo. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 27/09/05).

Brasil sediou a primeira reunião da Comunidade Sul-Americana de Nações

Nos dias 29 e 30 de setembro, Brasília sediou a primeira reunião da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA), projeto de integração física, energética e política entre os países da América do Sul. Os presidentes de metade dos 12 países integrantes da Comunidade ausentaram-se da reunião, entre os quais o presidente da Argentina, Néstor Kirchner. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 27/09/05; Folha de S. Paulo – Brasil – 29/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 27/09/05; O Estado de S. Paulo – Nacional – 28/09/05).

(4)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Parlamento do Mercosul poderá ser lançado em 2007

O presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, o deputado uruguaio Roberto Conde, defendeu o lançamento do parlamento do Mercosul em 1º de janeiro de 2007. Segundo Conde, as diplomacias dos países que integram o grupo já discutem essa possibilidade. O parlamento do Mercosul constituir-se-á como uma instituição transnacional com competência apenas para intervir em questões relativas à integração e todas as decisões deverão ser ratificadas pelos legislativos locais. Caso haja acordo entre os parlamentares que integram a comissão conjunta a proposta será levada à apreciação das chancelarias. Entretanto, o deputado brasileiro Julio Redeced, declarou acreditar que dificilmente a proposta será consolidada a tempo. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 27/09/05).

Brasil voltou à OMC para pedir prazo para que UE suspenda subsídios

O Brasil voltou à Organização Mundial do Comércio (OMC), em 28 de setembro, para pedir que o órgão estipule um prazo para que os europeus reformem sua prática de subsídios ao açúcar. A UE pode exportar até 1,3 milhão de toneladas subsidiadas do produto por ano, mas tem exportado até 4 milhões. Em abril, a OMC condenou a prática européia, mas Bruxelas não suspendeu os subsídios condenados. Agora, o bloco europeu quer transformar 1,9 milhão de toneladas de açúcar destinadas ao mercado doméstico em produto de exportação até 2007, para evitar queda no preço interno. Por isso, o Brasil, juntamente com Austrália e Tailândia, pediu na organização que os países do bloco congelem seus subsídios até a reunião ministerial da entidade em Hong Kong, em dezembro. Os europeus, no entanto, anunciaram que não irão modificar seu sistema de subsídios até que a OMC determine um prazo. A UE quer que o governo espere até janeiro de 2007 para cumprir a decisão da organização; o Itamaraty sugere como prazo o fim de 2005. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 27/09/05; Folha de S. Paulo – Dinheiro – 28/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 27/09/05; O Estado de S. Paulo – Economia – 28/09/05; O Globo – Economia – 29/09/05).

OMS autorizou Brasil a fabricar vacina contra a gripe aviária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) autorizou o recebimento da cepa de um subtipo do vírus da gripe aviária pelo Brasil para que vacinas contra a doença sejam fabricadas. A vacina será produzida pelo Instituto Butantã, em São Paulo, que está desenvolvendo maneiras de melhorar a eficácia do produto. Com isso, o Brasil passou a integrar uma força-tarefa mundial contra a doença no caso de uma eventual epidemia, alertada pela organização. (O Estado de S. Paulo – Vida& – 27/09/05).

(5)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Secretário do Tesouro americano elogiou a política econômica brasileira

O secretário do Tesouro americano, John Snow, elogiou abertamente a política econômica brasileira, em evento promovido pela Câmara Brasil-EUA, em Washington, no dia 26 de setembro. Snow citou algumas praticas do Brasil que foram por ele classificadas como “maravilhosas”, como o crescimento econômico pelo qual o país vem passando e a criação de empregos. (O Estado de S. Paulo – Economia – 27/09/05; O Globo – Economia – 27/09/05).

Argentinos pediram compreensão aos calçadistas brasileiros

A Confederação Geral Econômica (CGE) da Argentina, pediu que os exportadores de calçados do Brasil compreendessem que os argentinos precisam das atuais restrições aplicadas à entrada de sapatos brasileiros em seu país. Os empresários gaúchos haviam solicitado que o governo Lula intercedesse para que as barreiras à entrada de 700 mil pares de calçados provenientes do Brasil que estão retidos nas alfândegas argentinas fossem suspensas. Há poucas semanas, o presidente da Argentina, Nestor Kirchner, aplicou o sistema de licenças não-automáticas para a importação de calçados brasileiros, que atrasam a liberação dos carregamentos em até 60 dias, desestimulando as importações. Segundo o presidente da CGE, Marcelo Fernández, se esse sistema não fosse adotado, com a invasão do produto brasileiro, cerca de 600 argentinos do setor calçadista ficariam desempregados. O presidente Lula deverá discutir com Kirchner o caso dos calçados no encontro que terão no dia 30 de novembro, em comemoração dos 20 anos do encontro entre os presidentes José Sarney e Raúl Alfonsín, o primeiro passo para a posterior criação do Mercosul. (O Estado de S. Paulo – Economia – 28/09/05).

Brasil limitou participação nas decisões sobre a gestão da internet

Nos debates da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o futuro da gestão da internet, em Genebra, o Brasil foi acusado por Organizações Não-Governamentais (ONGs) de limitar a participação da sociedade civil. O governo brasileiro, que defende a democratização e transparência na gestão da rede mundial de computadores, hoje nas mãos dos Estados Unidos, declarou que essa limitação pretendeu evitar que empresas influenciassem no processo, e que esta é uma forma de participação regulamentada pela ONU. Entretanto, para as ONGs e para alguns diplomatas europeus, a posição assumida pelo Itamaraty causou desconforto nas reuniões. As negociações em Genebra, que devem ser concluídas até o fim da semana, originarão o documento que será encaminhado à Cúpula da Sociedade da Informação, prevista para novembro na Tunísia. (Estado de S. Paulo – Economia – 28/09/05).

(6)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Comércio dentro do Mercosul diminuiu após TEC

Pesquisas indicam que, atualmente, há menos intercâmbio comercial entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em comparação ao total comercializado pelo bloco antes da implementação da TEC (Tarifa Externa Comum), em 1995. A participação das importações do Brasil dentro do bloco estão caindo em virtude da mudança brasileira de compras e da substituição de certos produtos argentinos por produtos de outros países. A diminuição também foi atribuída ao fato dos membros do bloco exportarem commodities, produtos pouco demandados pelos países do bloco. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 29/09/05).

Acordo entre Brasil e Argentina visa combater produto falso

Brasil e Argentina assinaram um acordo que prevê que os dois países passem a trocar informações sobre produtos falsificados. A finalidade do documento é promover ações preventivas de educação e proteção ao consumidor através do intercâmbio de informações entre os organismos a respeito da comercialização de produtos falsificados que possam representar um risco para a saúde e segurança dos consumidores. (Folha de S. Paulo – Dinheiro – 29/09/05).

Referências

Documentos relacionados

Assim, o objetivo geral que buscou caracterizar o impacto dos principais na cultura organizacional das organizações do terceiro setor a fim de desenvolver um mapeamento

Essa memória foi mantida pela jornalista Regina Echeverria na biografia Furacão Elis, lançada em 1985, pelo Círculo do Livro e Editorial Nórdica, e reeditada em 1994 e 2007,

Essa pesquisa tem como finalidade discutir de quemaneira parte da obra do compositor popular Gilberto Gil se configura como representações das memórias e

d) Mantenha a VENDEDORA atualizada dos seus endereços e contatos. e) Cessão gratuita e não onerosa de seu nome, imagem, som de voz gratuitamente à VENDEDORA para fins de

do quadrado é o mais desenvolvido entre os côndilos do processo mandibular do osso quadrado em G. A pars symphysialis mandibulae apresenta cerca de 1/3 do comprimento total

O objetivo destas reflexões traduz-se como uma tentativa de mostrar a influência da religião na vida do ser humano. Assim como outros construtos sociais a religião

Potranca Amado Fighter ganhador do Herculano de Freitas 1000 mts ao Consagração 3000 mts, em égua Hampstead, ganhadora de 11 corridas.. GP Dino Bertoldi; 2º Clás. Redattore)

149 Os Bénitos Portugal 150 Os Mendonças Portugal 151 Os Mirandinhas Portugal 152 Os Unidos Portugal 153. Ozkan